Carlos Eduardo Moreira de Araújo

Professor Adjunto de Ensino de História e Educação para as Relações Étnico-raciais da Universidade Federal de Uberlândia. Pós-Doutor em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/ UFRJ (2016). Doutor em História Social pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (2009). Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro /UFRJ (2004). Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/ UFRJ (2001). Um dos organizadores do livro Rascunhos cativos: educação, escolas e ensino no Brasil escravista (2017). Co-autor do livro Cidades Negras. Africanos, crioulos e espaços urbanos no Brasil escravista do século XIX. (2006). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação para as Relações Étnico-Raciais e Ações Afirmativas (NEPERE / UFU) e do Laboratório de Pesquisa em Patrimônio, Memória e Identidade (LAPAMI / UFU). Tem experiência na área de pesquisa histórica, atuando principalmente nos seguintes temas: Brasil Império; história da escravidão africana no Brasil; sistema prisional no império; Casa de Correção do Rio de Janeiro; obras públicas; história urbana; Relações Étnicorraciais e Ensino de História.

Informações coletadas do Lattes em 30/11/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em História

2004 - 2009

Universidade Estadual de Campinas
Título: Cárceres Imperiais: a Casa de Correção do Rio de Janeiro. Seus detentos e o sistema prisional no Império, 1830 - 1861.
Sidney Chalhoub. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Prisões; Sistema Prisional; Casa de Correção; Rio de Janeiro; africanos livres.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em História Social

2002 - 2004

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: O Duplo Cativeiro: escravidão urbana e o sistema prisional no Rio de Janeiro, 1790 - 1821.,Ano de Obtenção: 2004
Marcos Luiz Bretas.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Escravidão Urbana; Prisões; Rio de Janeiro; Sistema Prisional; História da Escravidão.Grande área: Ciências Humanas

Especialização em Licenciatura

1998 - 2001

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduação em História

1997 - 2002

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2014 - 2016

Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Teoria Racial Crítica. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2015 - 2015

Projeto TecEscola. (Carga horária: 5h). , Comitê de Democratização da Internet, CDI, Brasil.

2011 - 2011

Programa de Aperfeiçoamento Docente - PROAD. (Carga horária: 4h). , ABEU Centro Universitário, UNIABEU, Brasil.

2010 - 2010

Implantação de Disciplinas Semi-presenciais. (Carga horária: 8h). , Associação de Mantenedoras Particulares de Educ. Superior de Santa Catarina, AMPESC, Brasil.

2008 - 2008

Programa de Aperfeiçoamento Docente - PROAD. (Carga horária: 4h). , ABEU Centro Universitário, UNIABEU, Brasil.

2003 - 2003

Curso Avançado de Relacões Raciais e Cultura Negra. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Império.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Colônia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil República.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Direito.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Ensino de História.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ARAUJO, C. E. M. . II Seminário da Uniabeu. 2012. (Outro).

ARAUJO, C. E. M. . I Jornada do Laboratório de Estudos sobre Sociedade e Cultura (LESC / USS). Espaços Urbanos: memória, cultura e sociedade.. 2011. (Outro).

ARAUJO, C. E. M. ; DIETRICH, A. M. . I Seminário Nacional do Laboratório de Estudos e Pesquisas da Contemporaneidade. 2011. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

X Congresso dos Pesquisadores Negros. 2018. (Congresso).

Tardes de Pesquisa. Programação Século XIX.As revoltas escravas e a origem da lei de 10 de junho de 1835. 2017. (Seminário).

V Semana de História do Pontal / IV Encontro de Ensino de História.Rascunhos da liberdade: letramento e escravidão no Brasil, século XIX.. 2017. (Encontro).

XI Jornada Desigualdades Raciais na Educação Brasileira.Mostra de Experiências Pedagógicas na implementação da Educação das Relações Étnico-raciais. Lei. 2017. (Outra).

XI Jornada Desigualdades Raciais na Educação Brasileira.Rascunhos cativos: Educação, escolas e ensino no Brasil escravista. 2017. (Outra).

XVII Encontro de História da Anpuh - Rio. 2016. (Encontro).

XVII Encontro de História da Anpuh - Rio.Simpósio Temático 021. História do crime, da polícia e da justiça criminal. 2016. (Encontro).

Semana Jurídica da Universidade Veiga de Almeida.Intendência Geral de Polícia da Corte: urbanização, ordem e controle social no Rio de Janeiro, 1808 - 1831. 2015. (Outra).

III Seminário Internacional Mundos do Trabalho.A cidade e o cárcere. Trabalho prisional na urbanização do Rio de Janeiro, 1808 c.a. 1860. 2014. (Seminário).

IX Seminário Discente de História Uniabeu.Conflitos e Identidades. 2014. (Seminário).

Seminário História da África e culturas afro-brasileiras.África: suas histórias. 2014. (Seminário).

XVI Encontro Regional de História ANPUH - Rio.Trabalho e Liberdade: os africanos e o trabalho livre num cárcere imperial. Rio de Janeiro, século XIX. 2014. (Encontro).

Discutindo a África na sala de aula.Leis 10639/03 e 11645/08. 2013. (Oficina).

VII Encontro de História Uniabeu - Cotidiano e Poder.A cidade como construção histórica. 2013. (Oficina).

VIII Semana de História Pólítica e V Seminário Nacional de História: Política e Cultura & Política e Sociedade.O continente africano na história política. 2013. (Seminário).

II Simpósio Nacional História do Crime, Polícia e Justiça Criminal.A cidade e as prisões. Trabalho prisional na urbanização do Rio de Janeiro, século XIX. 2012. (Simpósio).

VII Jornada de Estudos Históricos Manoela Salgado Guimarães.Exclusão & Inclusão. 2012. (Outra).

VI Simpósio Nacional de História Cultural. Escritas da História: Ver - Sentir - Narrar.O voo do Falcão: administração e disciplina penitenciária no Brasil, século XIX.. 2012. (Simpósio).

V Simpósio de Política e Cultura.Entre senzalas, canteiros e fábricas. Trabalho escravo e trabalho livre no Brasil. 2012. (Seminário).

Colóquio História do Crime e da Segurança Pública.Trabalho e trabalhadores na construção da Casa de Correção do Rio de Janeiro. 2011. (Outra).

III Congresso Internacional Universidade Federal do Espírito Santo / Université Paris-Est / Universidade do Minho e XVIII Simpósio de História da Universidade Federal do Espírito Santo - Territórios, poderes, identidades. Duplo Cativeiro: os escravos urbanos e as prisões na corte joanina (1808 - 1821). 2011. (Congresso).

I Jornada do Laboratório de Estudos sobre Sociedade e Cultura (LESC / USS). Espaços Urbanos: Memória, Cultura e Sociedade.Antigos serviços, novas categorias. A utilização do trabalho prisional na urbanização do Rio de Janeiro, 1808 - c.a 1860. 2011. (Outra).

I Jornada Severino Sombra - A cultura afro-brasileira nas diversas áreas do conhecimento.As teorias organizacionais nos Quilombos. 2011. (Outra).

I Seminário Nacional do Laboratório de Estudos e Pesquisas da Contemporaneidade. Minorias e suas representações.Cárceres Imperiais: a história das prisões no Rio de Janeiro, século XIX. 2011. (Seminário).

I Seminário Nacional do Laboratório de Estudos e Pesquisas da Contemporaneidade dea.Mini curso Criminalidade e controle social: historiografia e metodologia a partir das fontes policiais e judiciárias, séculos XIX e XX. 2011. (Oficina).

Trabalhadores especializados, livres e de pele escura no Brasil imperial.Prisão, trabalho & liberdade: os africanos livres na construção da Casa de Correção do Rio de Janeiro, 1834 - 1864. 2011. (Oficina).

V Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional.Novas leituras da resistência escrava. 2011. (Encontro).

XXVI Simpósio Nacional de História - ANPUH.Sentina (s) de todos os vícios: as prisões do Rio de Janeiro no final do período colonial. 2011. (Simpósio).

I Encontro do Programa de Apoio a Pesquisa e à Extensão (PROAPE).Notas de Pesquisa sobre as Enfermidades dos Africanos Livres Depositados na Casa de Correção do Rio de Janeiro. 1834 - 1850. 2010. (Encontro).

II Encontro de História do Império Brasileiro: Culturas e Sociabilidades: Políticas, Diversidades, Identidades e Práticas Educativas.Sociedade Escravista: Escravizados, Mulheres e Homens Livres Pobres. 2010. (Encontro).

I Simpósio Internacional de Estudos Sobre a Escravidão Africana no Brasil.Escravidão, crime e punição. Para além do tronco e do pelourinho. 2010. (Simpósio).

VII Seminário do Trabalho. Trabalho, Educação e Sociabilidade.Canteiros da Liberdade. Os africanos livres na construção da primeira Prisão com Trabalho do Brasil. Rio de Janeiro, 1834 - 1864. 2010. (Seminário).

XII Encontro de História: "Sankofa: ressignificando a História da África (FEUC).Os Africanos Livres na construção do Império. 2010. (Encontro).

XIV Encontro Regional da ANPUH - Rio.Saúde, Trabalho & Liberdade. Os africanos livres, as enfermidades e seus tratamentos na Casa de Correção da Corte, 1834 - 1863.. 2010. (Encontro).

4o. Encontro Cultura & Memória.Artífices da Liberdade: os africanos livres e as obras públicas no Rio de Janeiro Imperial. 2009. (Encontro).

África e Africanos: Desafios para o Desenvolvimento Humano.A Historiografia da Escravidão no Brasil. 2009. (Outra).

III Jornada Desigualdades Raciais na Educação Brasileira.Pré Abolição: Resistências e Lutas pela Liberdade. 2009. (Outra).

XXV Simpósio Nacional de História - História e Ética.Encarcerados do Império: a Casa de Correção do Rio de Janeiro e seus detentos. 1830 - 1861. 2009. (Simpósio).

Diálogos & Aproximações.A liberdade encarcerada: a trajetória dos africanos livres na Casa de Correção da Corte (1834 - 1863). 2008. (Seminário).

I Semana Acadêmica de História do Instituto Multidiciplinar UFRRJ - Nova Iguaçu.Criminalidade e controle social no século XIX. 2008. (Seminário).

VI Semana do curso de História da Universidade Estácio de Sá.Cárceres Imperiais: a história das prisões no Rio de Janeiro, século XIX. 2008. (Seminário).

X Encontro de História "Fontes e História: a pesquisa e a sala de aula" FEUC."Sala de aula, fontes e outras histórias: uma reflexão sobre o ofício do educador/historiador". 2008. (Seminário).

3o. Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional.Corrigindo os desviantes:A construção do sistema prisional no Brasil - uma perspectiva comparativa. Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, século XIX. 2007. (Encontro).

Curso de Extensão Trabalho e Mentalidade: A Escravidão no Brasil séculos XVI ao XIX.A Escravidão Africana. 2005. (Outra).

I Encontro de História UNIABEU.I Encontro de História UNIABEU. 2005. (Encontro).

 Seminário PPGHIS 20 anos - Programa de Pós Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Seminário PPGHIS 20 anos - Programa de Pós Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2002. (Seminário).

Seminário Memórias de Negros no Rio de Janeiro ? Arquivo Nacional e UFRJ.Seminário Memórias de Negros no Rio de Janeiro ? Arquivo Nacional e UFRJ. 2002. (Seminário).

 XXIII Jornada de Iniciação Científica / CNPq ? Universidade Federal do Rio de Janeiro.Criminalidade, escravidão e cotidiano: acervos judiciários e a Corte de Apelação - século XIX. 2001. (Outra).

 XXIII Jornada de Iniciação Científica / CNPq ? Universidade Federal do Rio de Janeiro.Urbanização, controle social e escravidão: sistema prisional e identidades na Corte do Rio de Janeiro (1800 - 1850). 2001. (Outra).

Seminário Cotas da Escravidão: mês da consciência negra.Seminário Cotas da Escravidão: mês da consciência negra. 2001. (Seminário).

 XXII Jornada de Iniciação Científica / CNPq ? Universidade Federal do Rio de Janeiro.Correspondências reservadas: a Întendência de Polícia, controle social e as. 2000. (Outra).

 XXII Jornada de Iniciação Científica / CNPq ? Universidade Federal do Rio de Janeiro.Narrativas e experiências históricas: algumas fugas e outros fugitivos no Brasil escravista (o caso dos escravos Antônio Ferreira e Antônio José, 1860). 2000. (Outra).

Semana de História PUC / RJ Cinco séculos de formação brasileira.Devoção e Desordem: o signigicado das festas das irmandades negras na cultura urbana no Rio de Janeiro, 1817 - 1822. 1999. (Outra).

XXI Jornada de Iniciação Científica CNPq - Universidade Federal do Rio de Janeiro.Desmanchando cenários: festas, irmandades negras e cultura urbana no Rio de Janeiro, 1817 - 1822. 1999. (Outra).

XXI Jornada de Iniciação Científica CNPq - Universidade Federal do Rio de Janeiro.Redefinindo a escravidão: fugitivos, criminalidade e comunidades escravas no Rio de Janeiro, século XIX.. 1999. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Mariana Gino

Murilo S.B.Meihy;ARAUJO, C. E. M.; Flávio dos Santos Gomes. A Reescrita da História da África Negra no século XX: oralidade como fonte histórica para o renascimento Africana. 2018. Dissertação (Mestrado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Helena Tavares Dias

COSTA, C. S.;ARAUJO, C. E. M.; SANTOS, S. P.; REIS, R. M.. Entre memórias e narrativas dos festeiros e das festas de Santo do Território Quilombola Vão Grande. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Jorge Luiz Silveira Ribeiro

ARAUJO, C. E. M.; Flávio dos Santos Gomes; CHEVITARESE, A. L.. Lapa e Glória: uma comparação entre tradições invertidas e lugares de memória. O Carnaval entre as décadas de 1960 e 1980. 2017. Dissertação (Mestrado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Benedita Rosa da Costa

COSTA, C. S.;ARAUJO, C. E. M.; SANTOS, S. P.; REIS, R. M.. Comunidade Quilombola Tanque do Padre: memórias, narrativas e vivências.. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: João Carlos Nara Júnior

ARAUJO, C. E. M.; CHEVITARESE, A. L.; MEGA, M.. Arqueologia da persuasão. Estudo arqueológico da primeira igreja rococó da América. 2016. Dissertação (Mestrado em Arqueologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Daniela Carvalho Cavalheiro

ARAUJO, C. E. M.; POPINIGIS, F.; CHALHOUB, S.; NASCIMENTO, A. P.. Africanos Livres no Brasil: tráfico ilegal, vidas tuteladas e experiências coletivas no século XIX. 2015. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Caio da Silva Batista

BATISTA, Caio S.;ARAUJO, C. E. M.; FREIRE, Jonis; SOARES, L. C.. Cotidiano e escravidão urbana na paróquia de Santo Antônio de Juiz de Fora (MG), 1850 - 1888. 2013. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Salgado de Oliveira.

Aluno: André Luiz Reis Mattos

DIETRICH, A. M.; SANTOS, K. P.; PEREIRA, N. C.;ARAUJO, C. E. M.. Fotografia, história e memória: reflexões e narrativas imagéticas da Vila de Entre-Rios (1861 - 1939). 2012. Dissertação (Mestrado em História) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Aluno: Carlos Augusto Alves Santana

SANTANA, C. A. A.; SANTOS, L. F.; Flávio dos Santos Gomes;ARAUJO, C. E. M.; CHEVITARESE, A. L.; MORAES, W. S.; VIANA, I. S.. Racismo, instrumentos legislativos e antirracismo: uma história da trajetória de parlamentares negros no Congresso Nacional (1983 - 1991). 2018. Tese (Doutorado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Carlos Augusto Alves Santana

ARAUJO, C. E. M.; Flávio dos Santos Gomes; CHEVITARESE, A. L.. Racismo, instrumentos legislativos e antirracismo: uma história da trajetória de parlamentares negros no Congresso Nacional (1983 - 1991). 2017. Exame de qualificação (Doutorando em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Mariana Gino

Murilo S.B.Meihy;ARAUJO, C. E. M.; Flávio dos Santos Gomes. A escrita da História Oral da África Negra: uma análise comparada de autores africanos na segunda metade do século XX. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Jorge Luiz Silveira Ribeiro

Flávio dos Santos Gomes;ARAUJO, C. E. M.; CHEVITARESE, A. L.. Lapa e Glória: uma comparação entre tradições inventadas e lugares de memória. O carnaval de rua nas décadas de 60,70 e 80.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Lívia de Lauro Antunes

ARAUJO, C. E. M.; Flávio dos Santos Gomes. Por uma memória da nação: abolição e pós-emancipação nos Institutos Históricos (uma abordagem comparada). 2013. Exame de qualificação (Mestrando em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Daniela Carvalho Cavalheiro

ARAUJO, C. E. M.; POPINIGIS, F.; COSTA, C. E.. Africanos Livres no Brasil: tráfico ilegal, vidas tuteladas e experiências coletivas no século XIX. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Andréa Rios Leite

ARAUJO, C. E. M.; SANGLARD, G. P.; FERREIRA, L. O.. A presença da enfermagem católica na profissionalização da enfermeira obstétrica. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em História) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Aluno: Márcio Toledo Rodrigues

ARAUJO, C. E. M.; SIQUEIRA, J. J.; CORD, M. M.. Acabar com a escravidão, não nos basta; é preciso destruir a obra da escravidão: abolição e reforma social nos escritos de Joaquim Nabuco. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em História) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Aluno: Caio da Silva Batista

ARAUJO, C. E. M.; FREIRE, Jonis; CARVALHO, Marieta P.. Novas perspectivas sobre o escravismo na Zona da Mata Mineira. A escravidão urbana na Freguesia de Santo Antônio do Paraibuna, 1850 a 1888. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Salgado de Oliveira.

Aluno: Victor Ridel Juzwiak

JUZWIAK, V. R.; SILVA JUNIOR, A. F.;ARAUJO, C. E. M.; FONSECA, S. G.. O ensino de História nas produções acadêmicas nas IES mineiras 2009 - 2017. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: GISLENE DE MORAIS GUIMARÃES

GUIMARAES, G. M.; SILVA JUNIOR, A. F.;ARAUJO, C. E. M.; LEITE, M. F. A.. O subprojeto PIBID História/UFU Campus Pontal: Contribuições para a formação de professores. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Marcos Flávio Alves Leite

SILVA JUNIOR, A. F.;ARAUJO, C. E. M.; SOUSA, J. J. M.. Caminhando e questionando: o paradigma da educação nas escolas localizadas no meio rural do município de Ituiutaba, MG. Brasil, 2017. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Ariana Gonçalves de Paula

ARAUJO, C. E. M.; SILVA, D. M. O.; GIAVARA, E.. Escravidão, família escrava e os assentamentos de batismo da Igreja Matriz de São José do Rio Tijuco, século XIX. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Silvania Aparecida de Almeida

ARAUJO, C. E. M.; GIAVARA, E.; FERREIRA FILHO, A. J.. Agostinho Marques Perdigão Malheiro: trajetórias de um abolicionista moderado - escravidão e abolicionismo no Brasil, 1860 - 1870. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Anderson Vinicius Pereira Mathias

ARAUJO, C. E. M.; SANGLARD, G. P.; RODRIGUES, F. S.. A reforma de Pereira Passos vista pela historiografia brasileira: uma discussão em três tempos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Aluno: Talita Barbosa Gomes de Araújo

ARAUJO, C. E. M.. Memórias de Infância do regime nazista: o testemunho de Elie Wiesel e Anne Frank. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Aluno: Amanda Teles dos Santos

ARAUJO, C. E. M.. Cativeiros Imperfeitos, liberdades precárias e manumissões no Rio de Janeiro (1830 - 1870): um estudo sobre alforrias de pia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: KEITH VALÉRIA DE OLIVEIRA BARBOSA

ARAUJO, C. E. M.. Doenças, mortalidade e senzalas no Rio de Janeiro: história e historiografia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ricardo Couto

ARAUJO, C. E. M.. Ética do capitalismo na Segunda Guerra Mundial. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - ABEU Centro Universitário.

Aluno: Mônica Gomes

ARAUJO, C. E. M.. Reflexões sobre a Segunda Guerra Mundial. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - ABEU Centro Universitário.

Aluno: PEDRO RICARDO DA SILVA

ARAUJO, C. E. M.. A "classe" intelectual no século XVIII. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - ABEU Centro Universitário.

Aluno: Diego Loyo Machado

ARAUJO, C. E. M.. A mentalidade anti-semita na Alemanha pré-nazista. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - ABEU Centro Universitário.

Aluno: Grasiele Braz

ARAUJO, C. E. M.. Ascensão islâmica no século XX. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - ABEU Centro Universitário.

ARAUJO, C. E. M.; PRADO, G. S.; VIEIRA, M. G. O.; CARNEIRO, E. A.. Seleção Tutor do PET História Campus Pontal. 2018. Universidade Federal de Uberlândia.

ARAUJO, C. E. M.. Seleção Docente Programa de Mestrado em História Social Severino Sombra. 2011. UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

ARAUJO, C. E. M.. Seleção Discente Programa de Mestrado em História Social Universidade Severino Sombra. 2011. UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

ARAUJO, C. E. M.. Seleção de Monitoria de Introdução aos Estudos Históricos. 2010. ABEU Centro Universitário.

ARAUJO, C. E. M.. Seleção de Monitoria de História Antiga. 2010. ABEU Centro Universitário.

ARAUJO, C. E. M.. Seleção de Monitoria de História do Brasil II. 2010. ABEU Centro Universitário.

ARAUJO, C. E. M.. Seleção de Monitoria em História do Brasil I. 2010. ABEU Centro Universitário.

ARAUJO, C. E. M.. Seleção para monitoria de Introdução aos Estudos Históricos. 2009. ABEU Centro Universitário.

ARAUJO, C. E. M.. Seleção de Monitoria de História do Brasil I. 2009. ABEU Centro Universitário.

ARAUJO, C. E. M.. Seleção de monitoria em História do Brasil II. 2009. ABEU Centro Universitário.

ARAUJO, C. E. M.. Seleção de Monitoria História Medieval. 2009. ABEU Centro Universitário.

ARAUJO, C. E. M.. Seleção de Monitoria História do Brasil II. 2009. ABEU Centro Universitário.

ARAUJO, C. E. M.. Seleção de Monitoria História Moderna I. 2009. ABEU Centro Universitário.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Gracilda Alves

ALVES, G.; GOMES, Flávio. Atráves dos Tribunais: Escravidão, Cotidiano e Criminalidade na Provincia do Rio de Janeiro. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Silvia Hunold Lara

LARA, S. H.. Cárceres imperiais. A Casa de Correção do Rio de Janeiro. Seus detentos e o sistema prisional no Império, 1830-1863. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Robert Wayne Andrew Slenes

SLENES, Robert Wayne Andrew. Cárceres imperiais: a Casa de Correção do Rio de Janeiro: seus detentos e o sistema prisional no Império, 1830-1861. 2009. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Sidney Chalhoub

CHALHOUB, S.. Cárceres imperiais: a Casa de Correção do Rio de Janeiro. Seus detentos e o sistema prisional no Império, 1830-1863. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Lúcia Maria Paschoal Guimarães

CHALHOUB, Sidney; GOMES, Flávio;GUIMARAES, L. M. P.. Cárceres Imperiais: a Casa de Correção do Rio de janeiro, seus detentos e o sistema prisional do Império (1830-1861). 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em História Social Unicamp) - Universidade Estadual de Campinas.

FLAVIO DOS SANTOS GOMES

GOMES, F. S.; BRETAS, Marcos; SILVA, Eduardo. O Duplo cativeiro: Escravidão Urbana e o Sistema Prisional no Rio de Janeiro, 1790-1821. 2004. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Jefferson Cano

CANO, JeffersonCHALHOUB, S.; SLENES, R. W.; GUIMARAES, L. M. P.; GOMES, F. S.. Cárceres imperiais: a Casa de Correção do Rio de Janeiro, seus detentos e o sistema prisional do império, 1830-1861. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Beatriz Catão Cruz Santos

SANTOS, Beatriz Catão Cruz; FONSECA, Marcos Luiz Bretas da; SOARES, Carlos Eugenio Líbano. O Duplo cativeiro; escravidão urbana e o sistema prisional no Rio de Janeiro. 1790-1840. 2003. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Ricardo de Brito

A voz da periferia: violência e racismo na poética do grupo Facção Central (1990 - 2010); Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia; (Orientador);

Janaína Terezinha Rezende

As mulheres e a congada: religiosidade, cultura popular e participação feminina no Congo Real da cidade de Ituiutaba (1987 - 2017); Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia; (Orientador);

Matheus Vilela Freitas

O anti-haitianismo no Brasil regencial: uma análise da impressa do Rio de Janeiro, 1831 - 1835; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia; (Orientador);

Giulia dos Santos Abden Nabi

Escravidão & Liberdade no sertão oeste mineiro, século XIX; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em História - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Márcio Toledo Rodrigues

Abolição e Reforma Social em Joaquim Nabuco; 2011; Dissertação (Mestrado em História) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS,; Orientador: Carlos Eduardo Moreira de Araujo;

Ariana Gonçalves de Paula

Escravidão, família escrava e os assentamentos de batismo da Igreja Matriz de São José do Rio Tijuco, século XIX; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Carlos Eduardo Moreira de Araujo;

Angélica de Angelo Lima Andrade

Da Monarquia à República: os últimos momentos da Monarquia no Brasil e o baile da Ilha Fiscal; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - ABEU Centro Universitário; Orientador: Carlos Eduardo Moreira de Araujo;

Elaine dos Santos Teixeira

Religiosidade Escrava: a influência da Irmandade de N; Sra; do Rosário e S; Benedito dos Homens Pretos no Rio de Janeiro, século XVIII; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - ABEU Centro Universitário; Orientador: Carlos Eduardo Moreira de Araujo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Sidney Chalhoub

Cárceres imperiais: a Casa de Correção do Rio de Janeiro; Seus detentos e o sistema prisional no Império, 1830-1861; 2009; 0 f; Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sidney Chalhoub;

FLAVIO DOS SANTOS GOMES

2016; Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Flávio dos Santos Gomes;

FLAVIO DOS SANTOS GOMES

Através dos Tribunais: Escravidão, Cotidiano e Criminalidade na Província do Rio de Janeiro, Século XIX; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Flávio dos Santos Gomes;

FLAVIO DOS SANTOS GOMES

Produzindo a Liberdade: A fuga e os escravos fugitivos no Rio de Janeiro nos séculos XVIII e XIX; 2000; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Flávio dos Santos Gomes;

Marcos Luiz Bretas da Fonseca

O Duplo Cativeiro; Escravidão urbana e o sistema prisional no Rio de Janeiro, 1790-1821; 2004; 151 f; Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcos Luiz Bretas da Fonseca;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ARAUJO, C. E. M. . ARQUITETANDO A LIBERDADE. OS AFRICANOS LIVRES E AS OBRAS PÚBLICAS NO RIO DE JANEIRO IMPERIAL. Estudos Leopoldenses. Série História (Cessou em 2006. Cont. ISSN 1519-3861 História Unisinos) , v. 14, p. 330-334, 2010.

  • ARAUJO, C. E. M. . Entre os senhores e o Estado. Revista UNIABEU , v. Ano 1, p. 09-24, 2009.

  • ARAUJO, C. E. M. . O Duplo Cativeiro: Escravos e Prisões na Corte Joanina. Rio de Janeiro, 1790 - 1821. Revista do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro , v. 2, p. 81-100, 2008.

  • ARAUJO, C. E. M. . Da Casa de Correção da Corte ao Complexo Penitenciário da Frei Caneca:um breve histórico do sistema prisional no Rio de Janeiro, 1834 - 2006. Revista Cidade Nova (Cessou em 2007. Cont. ISSN 1983-6031 Revista do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro) , v. 1, p. 147-161, 2007.

  • ARAUJO, C. E. M. ; COUCEIRO, L. A. . Dimensões cativas e construção da emancipação: relações morais nas lógicas de sociabilidade de escravos e livres, sudeste 1860 ? 1888. Estudos Afro Asiáticos, Rio de Janeiro, v. 25, n.2, p. 281-306, 2003.

  • CORD, M. M. (Org.) ; ARAUJO, C. E. M. (Org.) ; Flávio dos Santos Gomes (Org.) . Rascunhos cativos: educação, escolas e ensino no Brasil escravista. 1. ed. Rio de Janeiro: Faperj/7Letras, 2017. v. 1. 288p .

  • ARAUJO, C. E. M. ; SANGLARD, G. P. (Org.) ; SIQUEIRA, J. J. (Org.) . História Urbana. Memória, cultura e sociedade. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013. v. 1. 367p .

  • ARAUJO, C. E. M. ; Flávio dos Santos Gomes ; SOARES, C. E. L. ; FARIAS, J. B. . Cidades Negras: africanos, crioulos e espaços urbanos no Brasil escravista do século XIX. 1. ed. São Paulo: Editora Alameda, 2006. v. 1. 175p .

  • ARAUJO, C. E. M. ; CORD, M. M. . Nesse grande rebanho de tantas ovelhas más?: O Instituto de Menores Artesãos do Rio de Janeiro corrigindo e produzindo o futuro trabalhador livre, 1861-1865.. In: MAC CORD, Marcelo; ARAÚJO, Carlos Eduardo Moreira de; GOMES, Flávio. (Org.). Rascunhos cativos: educação, escolas e ensino no Brasil escravista. 1ed.Rio de Janeiro: Faperj/7Letras, 2017, v. 1, p. 233-252.

  • ARAUJO, C. E. M. . Entre dois cativeiros: escravidão urbana e o sistema prisional no Rio de Janeiro, 1790 ? 1821. In: Clarissa Nunes Maia; Marcos Luiz Bretas; Flávio de Sá Neto; Marcos Paulo Pedrosa Costa. (Org.). História das Prisões no Brasil. 2ed.Rio de Janeiro: Editora Rocco LTDA, 2017, v. 1, p. 217-252.

  • ARAUJO, C. E. M. . A cidade e as prisões: trabalho prisional na urbanização do Rio de Janeiro no século XIX. In: CARNEIRO, Deivy Ferreira; BRETAS, Marcos Luiz; ROSEMBERG, André. (Org.). História, violência e criminalidade: reflexões temáticas e narrativas regionais. 1ed.Uberlândia: Edufu, 2015, v. 1, p. 197-224.

  • ARAUJO, C. E. M. . A Engenharia da Liberdade: os africanos livres e as obras públicas no Rio de Janeiro Imperial. In: CARREIRA, Shirley Gomes de Souza; MAZZI, Marcelo Mariano. (Org.). Pesquisa em Ação. 1ed.Belford Roxo: Uniabeu, 2014, v. 2, p. 33-51.

  • ARAUJO, C. E. M. ; SANGLARD, G. P. ; SIQUEIRA, J. J. . Apresentação. In: SANGLARD, Gisele; ARAÚJO, Carlos Eduardo M.; SIQUEIRA, José Jorge. (Org.). História Urbana: memória, cultura e sociedade. 1ed.Rio de Janeiro: FGV, 2013, v. 1, p. 11-18.

  • ARAUJO, C. E. M. . Antigos Serviços, novas categorias: a utilização do trabalho prisional na urbanização do Rio de Janeiro, 1808 - 1821. In: Sanglard, GP; Araujo, CEM; Siqueira, J.J.. (Org.). História Urbana: memória, cultura e sociedade. 1ed.Rio de Janeiro: FGV, 2013, v. 1, p. 143-159.

  • ARAUJO, C. E. M. . Entre dois cativeiros: escravidão urbana e o sistema prisional no Rio de Janeiro, 1790 - 1821. In: Clarissa Nunes Maia; Marcos Luiz Bretas; Flávio de Sá Neto; Marcos Paulo Pedrosa Costa. (Org.). História das Prisões no Brasil. 1a.ed.Rio de Janeiro: Editora Rocco LTDA, 2009, v. 1, p. 217-252.

  • Flávio dos Santos Gomes ; ARAUJO, C. E. M. . História Viva. História Viva, São Paulo, p. 62 - 67, 01 maio 2008.

  • ARAUJO, C. E. M. . Sentina (s) de todos os vícios: as prisões do Rio de Janeiro no final do período colonial. In: XXVI Simpósio Nacional de História - ANPUH, 2011, São Paulo. Anais do XXVI simpósio nacional da ANPUH - Associação Nacional de História. São Paulo: ANPUH SP, 2011.

  • ARAUJO, C. E. M. . Canteiros da Liberdade. Os africanos livres na construção da primeira Prisão com Trabalho do Brasil. Rio de Janeiro, 1834 - 1864. In: VII Seminário do Trabalho. Trabalho, Educação e Sociabilidade, 2010, Marília / SP. Anais do VII Seminário do Trabalho. Trabalho, Educação e Sociabilidade. Marília / SP: UNESP / Marília, 2010. v. 1. p. 10-22.

  • ARAUJO, C. E. M. . A Liberdade Encarcerada: a trajetória dos africanos livresna Casa de Correção da Corte, 1834 - 1863. In: Diálogos & Aproximações: seminário de pesquisa de Pós-Graduação em História da UFRJ, 2008, Rio de Janeiro. A Liberdade Encarcerada: a trajetória dos africanos livres na Casa de Correção da Corte, 1834 - 1863, 2008.

  • ARAUJO, C. E. M. . Corrigindo os desviantes: A construção do sistema prisional no Brasil - uma perspectiva comparativa. Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, século XIX. In: 3o. Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional, 2007, Santa Catarina. 3 o. Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional - Caderno de Resumos, 2007.

  • ARAUJO, C. E. M. . Sentina (s) de todos os vícios: as prisões do Rio de Janeiro no final do período colonial. In: XXVI simpósio nacional da ANPUH - Associação Nacional de História, 2011, São Paulo. Anais do XXVI simpósio nacional da ANPUH - Associação Nacional de História, 2011.

  • ARAUJO, C. E. M. ; CAMACHO, V. M. ; BERKOWICZ, Nicolas Barros A. . Saúde, Trabalho & Liberdade. Os africanos livres, as enfermidades e seus tratamentos na Casa de Correção, 1834 - 1863. In: XIV Encontro Regional da ANPUH - Rio, 2010, Rio de Janeiro. Resumo do XIV Encontro Regional da ANPUH - Rio, 2010. v. 1. p. 142-142.

  • ARAUJO, C. E. M. . Encarcerados do Império: a Casa de Correção do Rio de Janeiro e seus detentos. 1830 - 1861. In: XXV Simpósio Nacional de História - História e Ética, 2009, Fortaleza. XXV Simpósio Nacional de História - História e Ética, 2009.

  • ARAUJO, C. E. M. . Guardiões do Medo, Administradores do Caos: os carcereiros na capital do Vice Reino do Brasil no final do século XVIII.. In:  1 º Seminário Regional do Centro de Estudos dos Oitocentos (CEO), 2003, Niterói.  1 º Seminário Regional do Centro de Estudos dos Oitocentos (CEO). Niterói: UFF, 2003.

  • ARAUJO, C. E. M. . A Prisão e o Cativeiro: Sistema Prisional e a Escravidão Urbana ? Rio de Janeiro, 1800 ? 1850. In:  X Encontro Regional da Associação Nacional de História (ANPUH): História e Biografias, 2002, Rio de Janeiro.  X Encontro Regional da Associação Nacional de História (ANPUH): História e Biografias. Rio de Janeiro: Anpuh, 2002.

  • ARAUJO, C. E. M. . Criminalidade, Escravidão e Cotidiano: Acervos Judiciários e a Corte de Apelação ? Século XIX.. In:  XXIII Jornada de Iniciação Científica / CNPq ? Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2001, Rio de Janeiro.  XXIII Jornada de Iniciação Científica / CNPq ? Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: CNPq/UFRJ, 2001.

  • ARAUJO, C. E. M. . Correspondência Reservadas: A Intendência de Polícia, Controle Social e as ?Desordens? na Corte Imperial (1833 ? 1840).. In:  XXII Jornada de Iniciação Científica / CNPq ? Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2000, Rio de Janeiro.  XXII Jornada de Iniciação Científica / CNPq ? Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: CNPq - UFRJ, 2000.

  • ARAUJO, C. E. M. . Narrativas e Experiências Históricas: algumas fugas e outros fugitivos no Brasil escravista (O caso dos escravos Antônio Ferreira e Antônio José, 1860).. In:  XXII Jornada de Iniciação Científica / CNPq ? Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2000, Rio de Janeiro.  XXII Jornada de Iniciação Científica / CNPq ? Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: CNPq / UFRJ, 2000.

  • ARAUJO, C. E. M. . Desmanchando Cenários: festas, irmandades negras e cultura urbana no Rio de Janeiro (1817 ? 1822). In:  XXI Jornada de Iniciação Científica / CNPq - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1999, Rio de Janeiro. XXI Jornada de Iniciação Científica / CNPq -Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1999.

  • ARAUJO, C. E. M. . Redefinindo a Escravidão: fugitivos, criminalidade e comunidades escravas no Rio de Janeiro, século XIX.. In: XXI Jornada de Iniciação Científica CNPq - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1999, Rio de Janeiro. XXI Jornada de Iniciação Científica CNPq - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: CNPq/UFRJ, 1999.

  • ARAUJO, C. E. M. . Devoção e Desordem: O Significado das Festas das Irmandades Negras na Cultura no Rio de Janeiro. In:  Semana de História ? PUC / RJ: Cinco Séculos de Formação Brasileira, 1999, Rio de Janeiro. Cinco Séculos de Formação Brasileira - PUC/ RJ. Rio de Janeiro: PUC/RJ, 1999.

  • ARAUJO, C. E. M. . Os libertos e a construção de identidades no pós-abolição: em busca da cidadania não conquistada. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ARAUJO, C. E. M. ; CARNEIRO, D. F. ; SILVA, M. S. . Mesa Redonda Justiça, Crime e Violência. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ARAUJO, C. E. M. . Pesquisando Instituições: A Casa de Correção do Rio de Janeiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO, C. E. M. . Rascunhos cativos: Educação, escolas e ensino no Brasil escravista. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAUJO, C. E. M. . História Institucional 'vista de baixo': os cárceres e seus detentos (Brasil, século XIX). 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO, C. E. M. . Sementes do mal (?): crime, trabalho e educação no Instituto dos Menores Artesãos da Casa de Correção da Corte (1861 - 1865). 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ARAUJO, C. E. M. . Intendência Geral de Polícia da Corte: urbanização, ordem e controle social no Rio de Janeiro, 1808 - 1831. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO, C. E. M. . O ensino de História com alunos do Fundamental II. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO, C. E. M. . África: suas histórias. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO, C. E. M. . Leis 10639/03 e 11645/08. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO, C. E. M. . Prisão, Trabalho e Liberdade. Os africanos livres na construção da Casa de Correção do Rio de Janeiro, 1834 - 1864. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAUJO, C. E. M. . Prisão, Trabalho e Liberdade. Os africanos livres na construção da Casa de Correção do Rio de Janeiro, 1834 - 1864. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO, C. E. M. . Fundamentos Teóricos-práticos que embasam os modelos organizacionais hegemônicos no Brasil: da escravidão ao contemporâneo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAUJO, C. E. M. . Canteiros da Liberdade. Os africanos livres na construção da primeira prisão com trabalho do Brasil (Rio de Janeiro, 1834 - 1864). 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ARAUJO, C. E. M. ; CAMACHO, V. M. ; BERKOWICZ, Nicolas Barros A. . Saúde, Trabalho & Liberdade. Os africanos livres, as enfermidades e seus tratamentos na Casa de Correção da Corte, 1834 - 1863. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAUJO, C. E. M. . A liberdade encarcerada: a trajetória dos africanos livres na Casa de Correção da Corte (1834 - 1863). 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ARAUJO, C. E. M. ; SCHWARCZ, L. M. ; Flávio dos Santos Gomes . 'Fim do Tráfico'. São Paulo: Companhia das Letras, 2018 (Verbete).

  • ARAUJO, C. E. M. ; GONCALVES, L. R. D. ; PAULA, B. X. . Livro de Resumos (Anais) X Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros. Franca: Ribeirão Gráfica e Editora, 2018 (Organização Anais).

  • ARAUJO, C. E. M. . Cárceres Imperiais: a Casa de Correção. Seus detentos e o sistema prisional do Império, 1830 - 1861 2009 (Tese de Doutorado).

  • ARAUJO, C. E. M. . O Duplo Cativeiro: escravidão urbana e o sistema prisional no Rio de Janeiro, 1790 - 1821. Rio de Janeiro: IFCS/UFRJ, 2004 (Dissertação de Mestrado).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ARAUJO, C. E. M. . Revista Tempos Históricos. 2018.

ARAUJO, C. E. M. . Revista UNIABEU. 2018.

ARAUJO, C. E. M. . Edital Nº 02 /2018 PIBIC / CNPq / UFU. 2018.

ARAUJO, C. E. M. . Edital Nº 06 / 2018 PIBIC / FAPEMIG / UFU. 2018.

ARAUJO, C. E. M. . Edital 05/2017 Bolsas de Iniciação Científica PIBIC / FAPEMIG / UFU. 2017.

ARAUJO, C. E. M. . Revista Uniabeu. 2016.

ARAUJO, C. E. M. . Revista Uniabeu. 2012.

ARAUJO, C. E. M. . Revista Clio - UFPE. 2012.

ARAUJO, C. E. M. . Programa Margens - África Consulting. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ARAUJO, C. E. M. . Museu e Educação Patrimonial. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ARAUJO, C. E. M. . Criminalidade e controle social: historiografia e metodologia a partir das fontes policiais e judiciárias. Séculos XIX e XX. 2011. .

ARAUJO, C. E. M. . Recôncavo. Revista de História da Uniabeu. 2011. (Editoração/Periódico).

ARAUJO, C. E. M. . I Seminário Nacional Laboratório de Estudos e Pesquisas da Contemporaneidade. Minorias e suas Representações. 2011. (Comissão Técnica).

ARAUJO, C. E. M. . Revista Uniabeu Humanas e Tecnológica. 2009. (Editoração/Periódico).

ARAUJO, C. E. M. . Controle Social, Criminalidade e Sistema Prisional. 2008. .

ARAUJO, C. E. M. . O Duplo Cativeiro:o sistema prisional no Brasil, século XVIII - XIX. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ARAUJO, C. E. M. . Escravidão e colonização na América. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ARAUJO, C. E. M. . Escravidão e Reação:Quilombos na Baixada Fluminense. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ARAUJO, C. E. M. . Escravidão e Colonização:a presença do trabalhador africano no processo colonizador. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Escravidão, Trabalho e Liberdade no sertão oeste de Minas Gerais, século XIX., Descrição: O objetivo principal do projeto é pensar as relações de trabalho entre senhores, escravos, feitores, lavradores e sitiantes livres e libertos no Triângulo Mineiro, conhecido no século XIX como sertão da Farinha Podre, oeste da Província de Minas Gerais. Tais relações serão analisadas através da ideia de "comunidade de fazenda", chamando a atenção para o conflito entre livres e escravos e na formação de alianças em torno das regras sociais de justiça e trabalho, ora sendo rompidas, ora sendo reafirmadas em permanente conflito social. A principal fonte a ser utilizada para a pesquisa desse cotidiano do trabalho escravo e livre na região serão os processos criminais depositados no Arquivo Público de Uberaba. Ao longo do período estudado, a região era dividida nas seguintes freguesias: Santo Antônio do Uberaba, Frutal, São Pedro do Uberabinha, N.Srª. do Carmo do Prata, São José do Tejuco, São Francisco de Sales, N.Srª do Rosário do Rio Verde, S. Francisco das Chagas de Monte Alegre, Abadia do Bom Sucesso (Tupaciguara), Santa Maria, Santíssimo Sacramento, Desemboque (julgado que deu origem à região ainda no século XVIII), Santana e Bom Jesus do Brejo Alegre.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Carlos Eduardo Moreira de Araujo - Coordenador / Giulia dos Santos Abden Nabi - Integrante / Matheus Vilela Freitas - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Controle, Trabalho e Caridade. O Instituto de Menores Artesãos do Rio de Janeiro e a política imperial (c.a 1856 ? 1865)., Descrição: Com a fundação da Casa de Detenção (1856) no interior da Casa de Correção do Rio de Janeiro, centenas de jovens ? órfãos abandonados, pobres ou considerados ?vadios? e ?vagabundos? detidos pela polícia ? passaram a frequentar o mesmo ambiente dos condenados com base no Código Criminal (1830). Esses menores foram submetidos aos projetos imperiais que pretendiam o controle social das classes populares através da educação para o trabalho. Teremos como objetos de pesquisa dois grupos de menores depositados no Instituto dos Menores Artesãos: os presos pela Polícia da Corte como ?vadios, vagabundos e abandonados? e os entregues pelas família sob a alegação de não terem condições financeiras para educa-los. Destacaremos como a política imperial interferiu no cotidiano e nas relações, sempre problemáticas, entre os pequenos artesãos e os presos da Casa de Correção. Utilizaremos para tal a documentação administrativa de ambas instituições, relatórios do ministério da Justiça e textos publicados nos periódicos da Corte sobre o Instituto e seus alunos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2014 - 2016

    Trabalho & Liberdade. Os africanos e o trabalho livre no Rio de Janeiro Imperial, Descrição: Em "Cárceres Imperiais" analisamos a presença dos africanos livres nas obras da primeira Casa de Correção do Brasil. A instituição prisional servia de depósito para esses trabalhadores, além de ser a responsável pela distribuição dessa mão-de-obra aos arrematantes particulares e a diversas instituições públicas do Império. As obras desenvolvidas pelo governo imperial em todo o país contaram com o trabalho dos africanos livres entre as décadas de 1830 e 1860. O principal objetivo desse projeto de pós doutoramento é levantar e analisar a presença dos africanos livres nas obras públicas desenvolvidas no Rio de Janeiro ao longo do século XIX, percebendo como o governo imperial organizava a mão-de-obra à sua disposição e levava a cabo os empreendimentos considerados de interesse nacional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2009 - 2011

    A Engenharia da Liberdade. Os africanos livres e as obras públicas no Rio de Janeiro Imperial, Descrição: Em pesquisa anterior analisamos a presença dos africanos livres nas obras da primeira Casa de Correção do Brasil. A instituição prisional servia de depósito para esses trabalhadores, além de ser a responsável pela distribuição dessa mão-de-obra aos arrematantes particulares e a diversas instituições públicas do Império. Todas as obras desenvolvidas pelo governo quer fossem no Rio de Janeiro ou em qualquer outro ponto do país, contaram com o trabalho dos africanos livres a partir de 1831. O objetivo do projeto é levantar e analisar a presença dos africanos livres nas obras públicas desenvolvidas no Rio de Janeiro ao longo do século XIX. Assim, conseguiremos perceber como o governo imperial organizava a mão-de-obra à sua disposição e levava a cabo os empreendimentos de interesse nacional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Carlos Eduardo Moreira de Araujo - Coordenador / Victor Mariano Camacho - Integrante / Nicolas B. A. Berkowicz - Integrante.Financiador(es): ABEU Centro Universitário - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

1º lugar no concurso público docente da área de Ensino de História e Relações Étnico-raciais da UFU, Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal de Uberlândia.

2009

Doutorado em História Social, Unicamp.

2007

Menção Honrosa no Prêmio Afonso Carlos Marques dos Santos, Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro AGCRJ.

2007

Qualificação Tese, Unicamp.

2004

Mestre em História Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2004

Bolsa Doutorado, CAPES, Unicamp.

2003

Qualificação Dissertação, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2002

Bolsa Mestrado, CNPq, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

1999

Bolsista de Iniciação Científica CNPq (Graduação), Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal. , Rua Vinte, Tupã, 38304402 - Ituiutaba, MG - Brasil, Telefone: (34) 32715232, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - Atual

    Universidade Federal de Uberlândia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor de Ensino de História e Educação para as Relações Étnico-raciais do Instituto de Ciências Humanas - Campus Pontal.

    Atividades

    • 08/2018

      Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Substituto Legal do Coordenador do Curso de Graduação em História. Portaria SEI REITO Nº 785 de 16/08/2018.

    • 08/2018

      Ensino, História - Licenciatura Ou Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tendências da Historiografia Contemporânea

    • 08/2018

      Ensino, História - Licenciatura Ou Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado II

    • 08/2018

      Ensino, História - Licenciatura Ou Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso II

    • 06/2018

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Humanas, .,Linhas de pesquisa

    • 06/2018

      Extensão universitária , Instituto de Ciências Humanas, .,Atividade de extensão realizada, Projeto TransNegressão - Curso de Extensão em Formação Acadêmica para acesso à Pós-Graduação.

    • 03/2018 - 07/2018

      Ensino, História - Licenciatura Ou Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pluralidade e Diversidade Cultural no Ensino de História

    • 03/2018 - 07/2018

      Ensino, História - Licenciatura Ou Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Curricular Supervisionado III

    • 03/2018 - 07/2018

      Ensino, História - Licenciatura Ou Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto Integrado de Práticas Educativas (PIPE) III

    • 03/2018 - 07/2018

      Ensino, História - Licenciatura Ou Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso I

    • 07/2017 - 07/2018

      Direção e administração, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, .,Cargo ou função, Substituto Legal Coordenação do curso de História. Portaria Reitoria nº 1395, de 18 de julho de 2017..

    • 04/2018 - 06/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Especial de Consulta Eleitoral para Direção do Instituto de Ciências Humanas - ICH / UFU. Portaria nº 2, de 12 de abril de 2018..

    • 10/2017 - 06/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação dos Planos de Trabalho Docentes. Portaria SEI DIRFACIP nº 16 de 16 de outubro de 2017..

    • 08/2017 - 06/2018

      Extensão universitária , Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, .,Atividade de extensão realizada, Projeto TransNegressão - Curso de Extensão em formação acadêmica para acesso à Pós-Graduação.

    • 05/2017 - 06/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, .,Cargo ou função, Membro Docente do Colegiado do curso de graduação em História. Portaria FACIP Nº 41 de 09 de maio de 2017..

    • 04/2018 - 05/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, .,Cargo ou função, Representante do Colegiado do curso na Comissão de Seleção Tutor PET História Pontal . Portaria PROGRAD /DIREN, nº 004 de 20 de abril de 2018..

    • 11/2017 - 03/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Acompanhamento da proposta de desmembramento da FACIP em três novas unidades acadêmicas. Portaria SEI CONFACIP nº 2, de 24 de novembro de 2017..

    • 08/2017 - 12/2017

      Ensino, História - Licenciatura Ou Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado IV

    • 08/2017 - 12/2017

      Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Economia e da Tecnologia

    • 03/2017 - 08/2017

      Ensino, História - Licenciatura Ou Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura Afro-Brasileira

    • 03/2017 - 08/2017

      Ensino, História - Licenciatura Ou Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado III

    • 03/2017 - 08/2017

      Ensino, História - Licenciatura Ou Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino de História II

  • 2014 - 2016

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Pós-Doutorando, Carga horária: 8

  • 2002 - 2004

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Mestrado, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Mestrado realizado no Programa de Pós Graduação em História Social - PPGHIS

    Atividades

    • 04/2016 - 07/2016

      Ensino, História Comparada, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, E. P. Thompson e os mundos do trabalho.

  • 2015 - 2016

    Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

  • 2015 - 2015

    Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Convidado, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Co-responsável pela disciplina Seminário Especial II: Relações de poder, trabalho e práticas culturais no Programa de Pós-Graduação em História.

    Atividades

    • 08/2015 - 02/2016

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da violência e do crime no Brasil: objetos e possibilidades, História do Brasil III, Tópicos Especiais VIII -

    • 03/2015 - 02/2016

      Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Formação Histórica do Brasil I

    • 08/2015 - 12/2015

      Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário Especial II

    • 03/2015 - 07/2015

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil II, Tópico Especial em História do Brasil II - Escravidão: historiografia e conceitos

  • 2011 - 2013

    Universidade de Vassouras

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Professor Adjunto do Programa de Mestrado em História Social

    Atividades

    • 02/2012 - 12/2012

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil Império

    • 02/2012 - 12/2012

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos e Metodologia do Ensino de História

    • 03/2012 - 07/2012

      Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Orientação I

    • 07/2011 - 12/2011

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos e Metodologia do Ensino de História e Geografia

    • 07/2011 - 12/2011

      Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário Especial II - Métodos e Técnicas de História Cultural

    • 03/2011 - 07/2011

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Medieval I

  • 2013 - 2014

    ABEU Centro Universitário

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assessor Reitoria, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Responsável pela aplicação da Avaliação Institucional e análise de seus resultados. Suporte à Coordenação Geral de Graduação.

  • 2008 - 2014

    ABEU Centro Universitário

    Vínculo: Professor Assistente, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 12

  • 2010 - 2013

    ABEU Centro Universitário

    Vínculo: Coordenador PROAPE, Enquadramento Funcional: Coordenador do Programa de Apoio à Pesquisa, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Coordenador do Programa de Apoio à Pesquisa e Extensão - PROAPE

  • 2010 - 2013

    ABEU Centro Universitário

    Vínculo: Coordenador PROBIN, Enquadramento Funcional: Coordenador do Programa Bolsas Institucionais, Carga horária: 2

  • 2010 - 2011

    ABEU Centro Universitário

    Vínculo: Coordenação Geral de Graduação, Enquadramento Funcional: Assessor Pedagógico CGG, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Coordenador do PRONIDI - Programa de Nivelamento Discente.

  • 2009 - 2010

    ABEU Centro Universitário

    Vínculo: Direção e Administração Campus, Enquadramento Funcional: Coordenação do Curso de Licenc. em História, Carga horária: 30

    Atividades

    • 08/2014 - 12/2014

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Moderna II, HIstória do Brasil III, História Contemporânea I, Estudos Integrados II

    • 01/2014 - 07/2014

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil I, História do Brasil III

    • 02/2013 - 07/2014

      Direção e administração, ABEU Centro Universitário, .,Cargo ou função, Assessor Reitoria.

    • 08/2013 - 12/2013

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil III

    • 01/2013 - 07/2013

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria, Método e Historiografia, Estudos Integrados II

    • 11/2010 - 01/2013

      Direção e administração, ABEU Centro Universitário, .,Cargo ou função, Coordenador do Programa de Bolsas Institucionais - PROBIN.

    • 08/2010 - 01/2013

      Direção e administração, ABEU Centro Universitário, .,Cargo ou função, Coordenador do Programa de Apoio a Pesquisa - PROAPE.

    • 08/2012 - 12/2012

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil I, Teoria, Método e Historiografia, Estudos Integrados II

    • 01/2012 - 07/2012

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil I, Teoria, Método e Historiografia, Estudos Integrados II

    • 08/2011 - 12/2011

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil II, Estudos Integrados II, Estudos Especiais I

    • 01/2011 - 12/2011

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil I, Estudos Integrados II

    • 01/2011 - 07/2011

      Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Pensamento Jurídico

    • 01/2011 - 07/2011

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação

    • 03/2010 - 07/2011

      Direção e administração, ABEU Centro Universitário, .,Cargo ou função, Assessor Pedagógico.

    • 08/2010 - 12/2010

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria, Método e Historiografia, Estudos Integrados II, Estudos Especiais II

    • 08/2010 - 12/2010

      Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Pensamento Jurídico

    • 08/2010 - 12/2010

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação

    • 01/2010 - 07/2010

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil II, Teoria, Método e Historiografia, Estudos Integrados II

    • 01/2010 - 07/2010

      Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Pensamento Jurídico

    • 01/2010 - 07/2010

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação

    • 08/2009 - 01/2010

      Direção e administração, ABEU Centro Universitário, .,Cargo ou função, Coordenador Acadêmico do curso de História.

    • 08/2009 - 12/2009

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil II, Teoria, Método e Historiografia, Estudos Integrados II

    • 08/2009 - 12/2009

      Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Pensamento Jurídico

    • 08/2009 - 12/2009

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação

    • 01/2009 - 07/2009

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Moderna I, História do Brasil II, Estudos Integrados II, Teoria, Método e Historiografia

    • 01/2009 - 07/2009

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação

    • 01/2009 - 07/2009

      Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Econômica e Social do Brasil

    • 08/2008 - 12/2008

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Moderna I, História Moderna II

  • 2005 - 2017

    Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Santo Cristo

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Docente I, Carga horária: 16

    Outras informações:
    Professor de História do Ensino Médio.

  • 2010 - 2010

    Instituto Superior de Estudos Pedagógicos

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor História da África II, Carga horária: 5

  • 2004 - 2009

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Doutorado, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Estudante de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em História