Daniele Maria Megid

Possui graduação e mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2009 e 2012). Atualmente é aluna do doutorado em História Social pela Universidade Estadual de Campinas, atuando principalmente nos seguintes temas: Imprensa, Machado de Assis e personagens femininas.

Informações coletadas do Lattes em 01/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em História

2012 - Atual

Universidade Estadual de Campinas
Título: "Tão culpada como Capitu": ficção, uxoricídio e política de gênero no tempo de Dom Casmurro,
Sidney Chalhoub.

Mestrado em História

2010 - 2012

Universidade Estadual de Campinas
Título: À roda de Brás Cubas: literatura, ciência e personagens femininas em Machado de Assis,Ano de Obtenção: 2012
Sidney Chalhoub.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Palavras-chave: Imprensa; Personagens femininas; Machado de Assis.Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil Império.

Graduação em História

2005 - 2009

Universidade Estadual de Campinas
Título: Mulheres de jornal: personagens femininas em romances-folhetins de Machado de Assis
Orientador: Sidney Chalhoub
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Seminário Internacional Mundos do Trabalho.Quando a taça de gratidão transborda: da dependência ao trabalho feminino na literatura de Machado de Assis. 2012. (Seminário).

XXVI Simpósio Nacional de História.Mulheres de jornal: personagens femininas de Quincas Borba e leitoras de A Estação. 2011. (Simpósio).

Seminário Internacional Arquivo Edgard Leuenroth: História e Pesquisa. 2010. (Seminário).

I Encontro de Pesquisa de Graduação em História.A literatura na imprensa: uma análise de Iaiá Garcia no jornal O Cruzeiro. 2008. (Encontro).

XIX Encontro Regional de História.A literatura na imprensa: uma análise de Iaiá Garcia no jornal O Cruzeiro. 2008. (Encontro).

Colóquio Vieira & Machado. 2008. (Outra).

Congreso Regional de Historia e Historiografía. 2007. (Congresso).

VII Encontro Internacional da ANPHLAC. 2006. (Encontro).

II Encontro de História da Arte. 2006. (Encontro).

Seminário Multidisciplinar Fórmulas e Gêneros Narrativos. 2005. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Robert Wayne Andrew Slenes

SLENES, Robert Wayne Andrew. A literatura na imprensa: uma análise de Iaiá Garcia no jornal O Cruzeiro. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Daniela Magalhães da Silveira

SILVEIRA, D. M.; CHALHOUB, S.; CANO, J.. À roda de Brás Cubas: literatura, ciência e personagens femininas em Machado de Assis. 2012. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Jefferson Cano

CANO, JeffersonCHALHOUB, S.; SILVEIRA, D. M.. À roda de Brás Cubas: literatura, ciência e personagens femininas em Machado de Assis. 2012. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Jefferson Cano

RAMOS, A. F. C.CANO, JeffersonCHALHOUB, S.. Tão culpada como Capitu: ficção, uxoricídio e política de gênero no tempo de Dom Casmurro. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Ana Flávia Cernic Ramos

Chalhoub, S.CANO, J.RAMOS, A. F. C.. Análise do romance Dom Casmurro em interlocução com outras fontes. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Sidney Chalhoub

?Tão culpada quanto Capitu?: ficção, uxoricídio e política de gênero no tempo de Dom Casmurro; Início: 2012; Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; (Orientador);

Sidney Chalhoub

À roda de Brás Cubas: literatura, ciência e personagens femininas em Machado de Assis; 2012; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Sidney Chalhoub;

Sidney Chalhoub

Mulheres de jornal: personagens femininas em romances-folhetins de Machado de Assis; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Sidney Chalhoub;

Sidney Chalhoub

A literatura na imprensa: uma análise de Iaiá Garcia no jornal O Cruzeiro; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Sidney Chalhoub;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • À roda de Brás Cubas: literatura, ciência e personagens femininas em Machado de Assis. 1. ed. São Paulo: Nankin Editorial e Fapesp, 2014. v. 1. 175p .

  • De homem a personagem: as construções sobre Machado de Assis nas biografias. In: Alexandre de Sá Avelar; Benito Bisso Schmidt. (Org.). Grafia da vida: Reflexões e experiências com a escrita biográfica. 1ed.São Paulo: Letra e Voz, 2012, v. 1, p. 109-128.

  • MEGID, D. ; 'Honestas, mas namoradeiras': experiências femininas em contos de Machado de Assis. In: XXVII Simpósio Nacional de História - Conhecimento histórico e diálogo social (ANPUH), 2013, Natal/RN. Anais eletrônicos do XXVII Simpósio Nacional de História, 2013.

  • MEGID, D. ; Mulheres de jornal: personagens femininas de Quincas Borba e leitoras de A Estação. In: XXVI Simpósio Nacional de História, 2011, São Paulo. XXVI Simpósio Nacional de História. ANPUH: 50 anos, 2011.

  • MEGID, D. ; A literatura na imprensa: uma análise de Iaiá Garcia no jornal O Cruzeiro. In: XIX Encontro Regional de História, 2008, São Paulo. Anais - XIX Encontro Regional de História: Poder, exclusão e violência, 2008.

  • MEGID, D. ; A literatura na imprensa: uma análise de Iaiá Garcia no jornal O Cruzeiro. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - Atual

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Editora, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Editora, parecerista e colaboradora da Revista História Social/Unicamp

  • 2012 - 2012

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Programa de Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Programa de Estágio Docente (nível C) na disciplina HH 183 - Introdução ao Estudo de História, sob orientação do professor Sidney Chalhoub.

  • 2012 - 2012

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Programa de estágio Docente, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Programa de Estágio Docente (nível B) na disciplina HH 092 - Introdução à História, ministrada para alunos do ProFis - Programa de Formação Interdisciplinar Superior, sob orientação do professor Sidney Chalhoub.

  • 2012 - 2012

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Orientadora Educacional à Distância-História, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Formadora-Tutora no Curso de Especialização em História, na modalidade EAD, oferecido aos professores do Magistério Público Estadual pelo Programa Rede São Paulo de Formação Docente (RefeFor), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEE).