Andrea Luciane Rodrigues Mendes

Doutora em História Social da África e mestra em História Social da Cultura pela Unicamp, com pesquisas desenvolvidas junto ao CECULT - Centro de Pesquisa em História Social da Cultura. Bacharel em Artes Cênicas pela Instituto de Artes - Unicamp. Durante o doutoramento, foi pesquisadora visitante do The Harriet Tubman Institute for Research on the Global Migrations of African Peoples (York University, Canadá), com bolsa do CBIE - Canadian Bureau of International Education. Desde 2014, atua nas fases de organização, elaboração e avaliação da Olimpíada Nacional em História do Brasil - ONHB, atuando também como orientadora EAD dos cursos de formação continuada oferecidos pela ONHB para professores de História das redes públicas e privadas. Entre 2012 e 2013, atuou como orientadora EAD do projeto REDEFOR - Rede São Paulo de formação docente, oferecido pelo governo do Estado de São Paulo aos professores da rede estadual paulista através da Unicamp. Tem experiência na área de História, atuando principalmente nos seguintes temas: diáspora africana, visualidades afro-brasileiras nas Artes da Cena, Escravidão, História da África Central, Brasil Império, Brasil Primeira República. É figurinista e autora do livro "Vestidos de realeza: fios e nós centro-africanos no candomblé de Joãozinho da Gomeia. Suas principais áreas de interesse são a diáspora africana, práticas culturais centro-africanas no Brasil, religiões de matrizes africanas e relações étnico-raciais.

Informações coletadas do Lattes em 05/04/2019

Acadêmico

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Formação acadêmica

Doutorado em História

2012 - 2018

Universidade Estadual de Campinas
Título: "Sua bandeira na Aruanda está de pé". Caboclos e espíritos territoriais centro-africanos nos terreiros e comemorações da Independência (Bahia, 1824-1937)
Robert Wayne Andrew Slenes. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Diáspora africana; África Central; candomblé angola.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da África. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.

Mestrado em História

2009 - 2012

Universidade Estadual de Campinas
Título: Vestidos de realeza:contribuições centro-africanas no candomblé de Joãozinho da Goméia, 1937-1967,Ano de Obtenção: 2012
Robert Wayne Andrew Slenes.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: vestimentas; África Central; candomblé angola.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da África.

Mestrado interrompido em 1998 em Multimeios

1996 - Interrompido

Universidade Estadual de Campinas
Título: Solano Trindade: crônicas sobre um griot pernambucano - um estudo imagético sobre o Teatro Popular Solano Trindade na cidade do Embu - SP,Orientador: Marcius Cesar Soares Freire
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Ano de interrupção: 1998

Aperfeiçoamento em African History

2013 - 2013

York University, YorkU
Título: Every Altar has its Nkisi [charm] which is the Saint of the Cult: Central-African priests and their descendants in the making of Candomblé Angola (c.1850-1937). Ano de finalização: 2013
Orientador: José C. Curto
Bolsista do(a): Canadian Bureau of International Education, CBIE, Canadá.

Graduação em Artes Cênicas

1988 - 1993

Universidade Estadual de Campinas

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Formação complementar

2006 - 2006

Extensão universitária em Língua e Cultura Swahili. (Carga horária: 36h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

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Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Compreende Razoavelmente, Lê Bem.

Francês

Compreende Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.

Suaili

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco.

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Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da África.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da diáspora africana.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Império.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.

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Organização de eventos

MENDES, Andrea ; MENEGUELLO, C. ; PEDRO, A. ; GOMES, R. G. A. ; NOVO, L. ; VALENTINI JUNIOR, S. V. ; MURGEL, A. C. ; MINELLI, I. ; AMADO, Thiago . Décima Olimpíada Nacional em História do Brasil - ONHB. 2018. .

MENEGUELLO, C. ; PEDRO, A. ; MURGEL, A. C. ; GOMES, R. G. A. ; MENDES, Andrea ; VALENTINI JUNIOR, S. V. ; NOVO, L. ; MINELLI, I. . Nona Olimpíada Nacional em História do Brasil - ONHB. 2017. .

MENEGUELLO, C. ; PEDRO, A. ; MURGEL, A. C. A. T ; GOMES, R. G. A. ; MENDES, Andrea ; CAMPOS, R. C. ; INACIO, D. S. ; AMANCIO, K. A. O ; FRACCARO, G. ; FRACCARO, L. ; CAPELLINI, M. E. ; VALENTINI JUNIOR, S. V. ; NOVO, L. ; FREITAS NETO, J. A. . Oitava Olimpíada Nacional em História do Brasil - ONHB. 2016. .

MENDES, Andrea ; SLENES, R. W. ; LARA, S. H. ; CURTO, J. C. ; REGINALDO, L. ; GOMES, R. G. A. ; COCA, R. C. . Seminário Internacional "Cultura, Política e Trabalho na África Meridional". 2015. (Congresso).

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Participação em eventos

Seminário Experiências Afro-diaspóricas e resistências - FE Unicamp.Escritas outras em práticas de resistência. 2018. (Seminário).

III Seminário Internacional de comunidades Tradicionais Bantu.Vestidos de realeza. Fios e nós centro-africanos no candomblé de Joãozinho da Goméia. 2017. (Seminário).

V Seminário Internacional História e Historiografia - A História na encruzilhada dos tempos.Vem de Aruanda, ê. Caboclos e ancestrais centro-africanos na formação do candomblé (Bahia, séc. XIX). 2016. (Seminário).

Grupo de Pesquisa Mídia, Religião e Cultura - PPG em Comunicação Social - Universidade Metodista de São Paulo.O Rei do Candomblé nas páginas da revista: Joãozinho da Gomeia em O Cruzeiro (1967). 2015. (Outra).

Roda de pesquisadores - Fontes e metodologias para a cultura afro brasileira como Patrimônio - Museu Vivo do São Bento.Fontes e metodologias para a cultura afro brasileira como Patrimônio. 2015. (Outra).

Tambores na Baixada Fluminense: Sons, afetos e espressões da cultura afro-abrasileira.Roda de pesquisadores. 2015. (Seminário).

Tambores na Baixada Fluminense: Sons, afetos e expressões da cultura afro brasileira - FEUDUC.As influências dos tambores nas culturas centro-africanas. 2015. (Seminário).

Tradições e Experiências: mutualismo, família, religiosidade e trabalho - CECULT - UNICAMP.Vestidos de realeza: fios e nós centro-africanos no candomblé de Joãozinho da Gomeia. 2015. (Outra).

I Seminário Herança Africana na Bahia: Genealogia da Música e do Candomblé Angola,."Meu culto é uma Suíça de democracia": Joãozinho da Gomeia, expansão e visibilidade dos cultos afro. 2014. (Seminário).

VIII Colóquio - Cidade e Educação Patrimonial: por entre histórias e memórias - Universidade São Francisco.Ireno, um feiticeiro nos caminhos de Bragança (1916). 2014. (Encontro).

África no Brasil: diáspora, história e educação não-formal em comunidades negras.África no Brasil: diáspora, história e educação não-formal em comunidades negras. 2012. (Outra).

II Encontro Internacional de Estudos Africanos da UFF.Elementos da religiosidade centro-africana na formação do candomblé Angola. 2012. (Encontro).

XXI Encontro Estadual de História ANPUH.África, Áfricas: por histórias além do singular. 2012. (Encontro).

Dinâmicas Afro-Latinas: Língua(s) e História(s). 2011. (Simpósio).

XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais. Memórias culturais centro-africanas na visualidade do candomblé. 2011. (Congresso).

Respostas ao Racismo: Produção Acadêmica e Compromisso Político em Tempos de Ação Afirmativa. 2009. (Seminário).

Negras raízes - A Cultura das Religiões de Matriz Africana. 1999. (Seminário).

Xth International Oral History Conference. 1998. (Congresso).

I Encontro de Pesquisa em Artes e Multimeios.produção/ apresentação de trabalho multimídia. 1997. (Encontro).

I Encontro de Pesquisa em Artes e Multimeios.Solano Trindade: Crônicas sobre um griot pernambucano. Um estudo imagético sobre o Teatro Popular Solano Trindade na cidade do Embu. 1997. (Encontro).

O Narrador Oral Africano E Sua Herança Nas Américas. 1997. (Seminário).

Seminário Internacional A Arte na Condição Contemporânea. 1997. (Seminário).

Desafios da Imagem: Iconografia, Fotografia e Vídeo nas Ciências Sociais. 1996. (Simpósio).

Filme Amador, Filme de Família, "Ego Productions": Vanguarda, Documentário, TV.Filme Amador, Filme de Família, "Ego Productions": Vanguarda, Documentário, TV: Prof. Dr Roger Odin - UNIVERSIDADE SORBONNE NOUVELLE/PARIS III. 1996. (Oficina).

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Participação em bancas

MENDES, Andrea; MENEGUELLO, C.; GOMES, R. G. A.; MURGEL, A. C. A. T; MINELLI, I.; NOVO, L.; CAMPOS, R. C.; VALENTINI JUNIOR, S. V.; AMADO, Thiago. Banca corretora da fase final da 10ª ONHB. 2018. Universidade Estadual de Campinas.

MENDES, Andrea; AMANCIO, K. A. O.; PEDRO, A.; MENEGUELLO, C.; GOMES, R. G. A.; MURGEL, A. C. A. T; NOVO, L.; VALENTINI JUNIOR, S. V.; CAPELLINI, M. E.; CAMPOS, R. C.. Banca corretora da fase final da 9ª ONHB. 2017. Universidade Estadual de Campinas.

MENDES, Andrea. XXIV Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP. 2016. Universidade Estadual de Campinas.

MENDES, Andrea; MINELLI, I.; MENEGUELLO, C.; PEDRO, A.; GOMES, R. G. A.; AMANCIO, K. A. O; ALMEIDA, J. M.; FRACCARO, L.; FRACCARO, G.; CAMPOS, R. C.. Avaliadora da fase 5 da 8ª ONHB. 2016. Universidade Estadual de Campinas.

MENDES, Andrea; FRACCARO, L. C.; SCANDAROLLI, D.; MENEGUELLO, C.; PEDRO, A.; GOMES, R. G. A.; MURGEL, A. C. A. T; AMANCIO, K. A. O; MINELLI, I.; CAMPOS, R. C.; FRACCARO, G.. Banca corretora da fase final da 8ª ONHB. 2016. Universidade Estadual de Campinas.

MENDES, Andrea; FRACCARO, L. C.; FRACCARO, G.; MENEGUELLO, C.; PEDRO, A.; GOMES, R. G. A.; MURGEL, A. C. A. T; AMANCIO, K. A. O; MINELLI, I.; ALMEIDA, J. M.; PISTORELLO, D.. Avaliadora da fase 5 da 7ª ONHB. 2015. Universidade Estadual de Campinas.

MENDES, Andrea; ZAMBELLO, M. H.; LOPES, F. T.; ALMEIDA, J. M.; MENEGUELLO, C.; PEDRO, A.; GOMES, R. G. A.; MURGEL, A. C. A. T.; COCA, R. C.; MINELLI, I.; PISTORELLO, D.; AMANCIO, K. A. O.. Avaliadora da fase 5 da 6ª ONHB. 2014. Universidade Estadual de Campinas.

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Comissão julgadora das bancas

Gabriela dos Reis Sampaio

SAMPAIO, G. R.; SLENES, R.; LARA, S. H.. Vestidos de Realeza: contribuições centro-africanas no candomblé de Joãozinho da Goméia (1937-1967). 2012. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Universidade Estadual de Campinas.

Gabriela dos Reis Sampaio

SAMPAIO, G. R.; REGINALDO, L.; LIMA, I. S.; SLENES, R.; BEZERRA, N. R.. "Sua bandeira na Aruanda está de pé. Caboclos e espíritos territoriais centro-africanos nos terreiros e comemorações da Independência (Bahia, 1824-1937)". 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Nielson Rosa Bezerra

R. Slenes;BEZERRA, N. R.; Reginaldo, L.; SAMPAIO, Gabriela; LIMA, I. S.. Sua bandeira na Aruanda está de pé: Caboclos e espíritos territoriais cento-africanos nos terreiros e comemorações da Independência da Bahia (1824-1937). 2018 - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Lucilene Reginaldo

REGINALDO, L.; Slenes, Robert; SAMPAIO, G. R.; LIMA, I. S.; BEZERRA, N. R.. Sua bandeira na Aruanda está de pé. Caboclos e espíritos territoriais centro-africanos nos terreiros e comemorações da Independência da Bahia (1824-1937). 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Lucilene Reginaldo

REGINALDO, L.; Slenes, Robert; Thomaz, O. R.. Pedrinha miudinha de Aruanda, ê Caboclos e espíritos territoriais centro africanos na festa cívica da independência da Bahia (Bahia, Século XIX). 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Silvia Hunold Lara

LARA, S. H.. Vestidos da realeza: contribuições centro-africanas no candomblé de Joãozinho da Goméia (1937-1966). 2012. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

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Foi orientado por

Robert Wayne Andrew Slenes

Pedrinha miudinha de Aruanda, ê?; Caboclos e espíritos territoriais centro-africanos na formação do candomblé (Bahia, sec; XIX); Início: 2012; Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Robert Wayne Andrew Slenes

Vestidos de Realeza: contribuições centro-africanas no Candomblé de Joãozinho da Goméia (1937-1967); 2012; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Robert Wayne Andrew Slenes;

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Produções bibliográficas

  • MENDES, A. . O rei do candomblé nas páginas da revista: Joãozinho da Goméia em O Cruzeiro (1967). RECONCAVO: REVISTA DE HISTÓRIA DA UNIABEU , v. 4, p. 58-78, 2014.

  • MENDES, Andrea . CANDOMBLÉ ANGOLA E O CULTO A CABOCLO: DE COMO JOÃO DA PEDRA PRETA SE TORNOU O REI NAGÔ. PERIFERIA (DUQUE DE CAXIAS) , v. 6, p. 120-138, 2014.

  • MENDES, A. . Sua majestade Tata Londirá: Joãozinho da Goméia e a expansão do rito Angola no Sudeste Brasileiro. REVISTA PILARES DA HISTÓRIA , v. 11, p. 11-19, 2011.

  • MENDES, Andrea . Vestidos de Realeza. Fios e nós centro-africanos no candomblé de Joãozinho da Goméia. 1. ed. Duque de Caxias - RJ: APPH-CLIO, 2014. v. 1. 186p .

  • TINOCO, D. ; MENDES, A. . Cem anos de um rei negro:pai de santo derrubou preconceitos e popularizou candomblé. O Globo, Rio de Janeiro - RJ, 20 dez. 2014.

  • MENDES, A. . 'Vem de Aruanda, ê. Caboclos e ancestrais centro-africanos na formação do candomblé (Bahia, Sec. XIX). In: V Seminário Internacional História e Historiografia - A história na encruzilhada dos tempos, 2016, Recife - PE. Seminário Internacional História e historiografia - A história na encruzilhada dos tempos : anais [recurso eletrônico]. Recife - PE: Editora UFPE, 2016. v. 1. p. 1344-1352.

  • MENDES, A. ; GOMES, R. G. A. . África, Áfricas: por histórias além do singular. In: XXI Encontro Estadual de História, 2012, Campinas. Anais do XXI Encontro Estadual de História: trabalho, cultura e memória - ANPUH-SP. são Paulo: ANPUH - SP, 2012.

  • MENDES, A. ; MENDES, J. R. . QUEM NÃO PODE COM MANDINGA NÃO CARREGA PATUÁ: PRÁTICAS E USOS ENCANTATÓRIOS DA ESCRITA NA DIÁSPORA NEGRA. In: Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais, 2011, Salvador - BA. XI Conlab - Anais eletrônicos, 2011.

  • MENDES, A. . MEMÓRIAS CULTURAIS CENTRO-AFRICANAS NA VISUALIDADE DO CANDOMBLÉ. In: XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais, 2011, Salvador - BA. XI conlab - Anais Eletrônicos, 2011.

  • MENDES, A. ; GOMES, R. G. A. . África, Áfricas: por histórias além do singular. In: XXI Encontro Estadual de História - Trabalho, Cultura e Memória, 2012, Campinas. Anais do XXI Encontro Estadual de História: trabalho, cultura e memória - ANPUH-SP. São Paulo: ANPUH - SP, 2012.

  • Mendes, A. . Fontes escritas, fontes orais (e outras fontes) na diáspora centro-africana: desafios e possibilidades. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, Andrea . Escravidão, Religiosidade e Cidadania - VIII Colóquio - Cidade e Educação Patrimonial: por entre Histórias e Memórias - Universidade São Francisco - USF. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENDES, Andrea . Speaker Series on Latin America and the Caribbean. Elementos da religiosidade bakongo nas vestimentas do candomblé Angola - Bahia e Rio de Janeiro, Brasil, 1937-1966. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENDES, Andrea . Elementos da religiosidade centro-africana na formação do candomblé Angola. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, Andrea . África no Brasil: diáspora, história e educação não-formal em comunidades negras. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENDES, Andrea ; GOMES, Raquel G. A. . África, Áfricas: por histórias além do singular. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MENDES, Andrea . MEMÓRIAS CULTURAIS CENTRO-AFRICANAS NA VISUALIDADE DO CANDOMBLÉ. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Jackeline Rodrigues Mendes ; MENDES, Andrea . QUEM NÃO PODE COM MANDINGA NÃO CARREGA PATUÁ: PRÁTICAS E USOS ENCANTATÓRIOS DA ESCRITA NA DIÁSPORA NEGRA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, E. L. ; SERRA, S. M. A. ; Barão, A. C. ; MENDES, A. ; Angelo, R. B. ; BARBEIRO, L. ; RESTIVO, D. . Capoeirando - Um Tributo à Cultura Popular. Campinas: Gráfica Unicamp, 1995 (Revista).

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Outras produções

MENDES, Andrea ; MENEGUELLO, C. ; PEDRO, A. ; GOMES, R. G. A. ; MURGEL, A. C. A. T ; MINELLI, I. ; NOVO, L. ; VALENTINI JUNIOR, S. V. ; AMADO, Thiago . Décima Olimpíada em História do Brasil - ONHB. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material instrucional para décima ONHB).

MENDES, Andrea ; MENEGUELLO, C. ; PEDRO, A. ; GOMES, R. G. A. ; MURGEL, A. C. A. T ; NOVO, L. ; VALENTINI JUNIOR, S. V. ; MINELLI, I. ; SCANDAROLLI, D. . Nona Olimpíada Nacional em História do Brasil - ONHB. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material instrucional para a Nona ONHB).

Mendes, A. ; MENEGUELLO, C. ; PEDRO, A. ; GOMES, R. G. A. ; MURGEL, A. C. A. T ; AMANCIO, K. A. O ; FRACCARO, G. ; FRACCARO, L. C. ; MINELLI, I. . Oitava Olimpíada Nacional em História do Brasil - ONHB. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material instrucional para olimpíada científica).

Barão, A. C. ; Lobo, E. ; MENDES, Andrea . Revista Capoeirando - Um tributo à cultura popular. 1995. (Integrante de corpo editorial).

BERNARDES, R. ; MENDES, Andrea . Compositores brasileiros, portugueses e italianos do século XVIII. 2003 ((Gravação Música Erudita Lusobrasileira)).

HORA, E. P. ; MENDES, Andrea . América Portuguesa. 1999 (Produção Musical - Música Erudita Brasileira - Cantora).

MENDES, Andrea . O Jardim das Cerejeiras. 1995 (Figurinos).

Marcio Tadeu ; MENDES, Andrea . Assistência de cenografia e figurino - Teatro dos Benditos Malditos. 1993 (Assistência de cenografia e figurino).

MENDES, Andrea ; ALBANO, J. . O caso dessa tal de Mafalda que deu muito o que falar e acabou como acabou num dia de carnaval. 1992 (Figurinos).

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Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2018

    Sua bandeira na Aruanda está de pé. Caboclos e espíritos territoriais centro-africanos nos terreiros e comemorações da Independência (Bahia, 1824-1937), Descrição: O projeto de pesquisa buscou analisar como se articularam noções religiosas, sociais, políticas e identitárias em torno da figura do Caboclo, presente nos cultos afro-brasileiros e também protagonista da festa ?cívico-popular? que comemora a Independência do Brasil na Bahia, onde centro-africanos provavelmente tiveram participação importante na criação e manutenção de seu símbolo. O culto a caboclo, mais conhecido e abordado pelas ciências sociais e estudos afro-brasileiros sobre a Macumba carioca, Umbanda, Pajelança amazônica, Jaré do Maranhão, entre outros, e tacitamente reconhecido como figura principal nesses contextos, foi tratado ao longo do tempo como a síntese da mestiçagem nos candomblés, fruto de profundas interações entre africanos e ameríndios, o que de certa maneira significava deteriorar a pureza africana pretendida nesses terreiros. Seu lugar no panteão afro-brasileiro foi devidamente dissimulado, escondido, dando lugar às marcas de ?pureza? e ?tradição? próprias do discurso de africanidade muitas vezes presente nesses cultos. Em uma análise mais profunda, no entanto, é possível reconhecer, no complexo que envolve o culto a Caboclo, elementos fortemente ligados às cosmovisões dos povos da zona Atlântica da África Centro-Ocidental, especialmente na região que compreende três grandes culturas regionais: Kongo, Umbundu e Ovimbundu. Esses grupos compartilhavam bases culturais similares, interagindo continuamente entre si, o que facilitou a forja de uma identidade calcada em heranças culturais comuns na experiência da diáspora. A partir da análise de fontes escritas, como crônicas de missionários, relatos de viajantes e periódicos, combinadas a fontes de outras naturezas, como vestígios de línguas centro-africanas no léxico do culto, a tradição oral dos pontos cantados, a cultura visual encontrada nesses cultos, como os pontos riscados, vestimentas e iconografia dos caboclos, é possível desvendar sentidos contidos em práticas culturais de centro-africanos e seus descendentes no contexto diaspórico, as quais servem como pistas para compreender de que forma suas noções cosmológicas compartilhadas se prestaram para o desenvolvimento de uma identidade partilhada. Identidade essa que, no desenrolar do cotidiano e dos embates sociais a que estavam submetidos, também servia de resistência ao peso da escravidão e seus desdobramentos na sociedade altamente racializada no Brasil do século XIX e primeiras décadas do século XX.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Andrea Luciane Rodrigues Mendes - Integrante / Robert W. Slenes - Coordenador.

  • 2009 - 2012

    Vestidos de realeza. Contribuições centro-africanas no candomblé de Joãozinho da Gomeia (1937-1967), Descrição: O Candomblé é uma religião cujos sentidos, ações rituais e cosmologia possuem vínculos com várias tradições religiosas do oeste e centro da África, e divide-se em subgrupos que se autodenominam nações: Ketu (ou Nagô), Jeje e Angola, entre outras. Os estudos sobre essa religiosidade privilegiaram, desde o seu início, o culto de origem nagô, que acabou sendo tomada como modelo ideal, em detrimento das outras, estabelecendo um importante paradigma que viria influenciar decisivamente os estudos afro-brasileiros, desde a transição do século XIX para o XX. Somente a partir da década de 1970, com o surgimento de novos estudos africanistas, foi possível traçar novos argumentos para analisar a presença africana nas Américas, e estabelecer bases para a discussão sobre um diálogo possível entre centro-africanos e africanos ocidentais na formação do candomblé. Joãozinho da Goméia (1914-1971) foi um pai de santo do Candomblé Angola, que iniciou sua trajetória na Bahia e se deslocou para Caxias, na Baixada Fluminense, na década de 1940. Personagem controvertido em sua época pelas constantes aparições na mídia, Joãozinho teve uma grande fotorreportagem veiculada pela revista o Cruzeiro, em 1966, que retratou as vestimentas das divindades cultuadas em seu candomblé, em um conjunto de 26 fotografias, além da capa da edição. O recorte temporal, que privilegia o período compreendido entre 1937-1966, diz respeito às primeiras aparições de Joãozinho na imprensa, até a veiculação da fotorreportagem em O Cruzeiro. A pesquisa se propôs a analisar, a partir das imagens veiculadas em O Cruzeiro, as contribuições da presença centro-africana na formação de uma religiosidade negra no Brasil, lançando mão do uso complementar de fontes de diversas naturezas, como periódicos, imprensa, relatos de missionários e etnografias, para permitir uma análise mais aprofundada do tema abordado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Andrea Luciane Rodrigues Mendes - Integrante / Robert W. Slenes - Coordenador.

Histórico profissional

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Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH. , Rua Cora Coralina 100, Cidade Universitária, 13083896 - Campinas, SP - Brasil - Caixa-postal: 13083730, Telefone: (19) 993411539

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Experiência profissional

  • 2017 - 2017

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Orientador EAD - Formação de professores ONHB

    Outras informações:
    Curso de Formação Continuada para professores - Imagens em sala de aula

  • 2016 - 2016

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Orientador EAD - Formação de professores ONHB

    Outras informações:
    Curso de Formação Continuada para professores - História dos índios em sala de aula

  • 2015 - 2015

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Orientador EAD - Formação de professores ONHB

    Outras informações:
    Curso de Formação Continuada para professores - Cinquenta anos do golpe e a ditadura civil militar

  • 2014 - 2014

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Orientador EAD - Formação de professores ONHB, Carga horária: 24

    Outras informações:
    Curso de formação continuada para professores - Ensino de História da África

    Atividades

    • 01/2012

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.,Linhas de pesquisa

    • 01/2009

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.,Linhas de pesquisa

  • 2012 - 2013

    Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Orientador EAD - REDEFOR - Formação de profs., Carga horária: 24

    Outras informações:
    Projeto Redefor (Rede São Paulo de Formação Docente) - curso de formação continuada em História

  • 2014 - 2014

    York University, YorkU

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador visitante, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Estágio de pesquisa no The Harriet Tubman Institute for Research on the Global Migrations of African Peoples (York University, Canadá), sob orientação de José C. Curto. Bolsista do Canadian Bureau of International Education, CBIE, Canadá.