Luisa Alvarez Dominguez Rial

Sanitarista da Divisão de Informação, Controle e Avaliação na Coordenação de Atenção Primária da Área Programática/ CAP 5.1 - Município do Rio de Janeiro. Bacharela em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IESC - UFRJ) em 2012. Especialista em Gestão de Saúde da Família pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FENF - UERJ) em 2014. Membro do grupo de pesquisa do CNPq intitulado Linkage de registros: aspectos éticos, metodológicos e aplicação na pesquisa e avaliação em saúde (LabMECS - UFRJ)

Informações coletadas do Lattes em 22/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em Gestão em Saúde da Família

2013 - 2014

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: A Educação Permanente em Saúde como qualidade da atenção na Estratégia de Saúde da Família
Orientador: Lucia Helena Garcia Penna

Graduação em Saúde Coletiva

2009 - 2012

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Evolução da Taxa de Internação do Câncer de Esôfago por sexo no Brasil e suas diversidades regionais, segundo dados do DATASUS 2003-2010
Orientador: Ronir Raggio Luiz

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2012

Excel básico e intermediário. (Carga horária: 15h). , Tema Informática.

2012 - 2012

Relevância das Questões Ambientais. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

"Crack, uma Pedra no Caminho" Desafio do combate ao uso do crack e outras drogas na nossa realidade. 2013. (Seminário).

Avaliação para a melhoria do Sistema Público de Saúde: Perspectivas e Controvérsias. 2013. (Seminário).

10. Congresso Internacional da Rede Unida. 2012. (Congresso).

10 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. EVOLUÇÃO DA TAXA DE INTERNAÇÃO DO CÂNCER DE ESÔFAGO NO BRASIL, SEGUNDO DADOS DO DATASUS. 2012. (Congresso).

III Semana de Saúde Coletiva da UFRJ. 2012. (Seminário).

Avaliação para a melhoria do Sistema Público de Saúde: Perspectivas e Controvérsias. 2012. (Seminário).

Participação popular e luta pelos direitos sociais em saúde: o trabalho do movimento de reintegração das pessoas atingidas pela Hanseníase. 2012. (Oficina).

Movimentos Sociais e Saúde. 2012. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ronir Raggio Luiz

TORRES, Tania Zdenka Guillen deBRITO, A. S.LUIZ, Ronir Raggio. Evolução da taxa de internação do câncer de esôfago por sexo no Brasil e suas diversidades regionais, segundo dados do DATASUS 2003-2010. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Alexandre dos Santos Brito

TORRES, T. Z. G.;BRITO, A. S.LUIZ, R.R.. Evolução da taxa de internação do câncer de esôfago por sexo no Brasil e suas diversidades regionais, segundo dados do DATASUS 2003-2010. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ronir Raggio Luiz

Análise espacial e temporal das internações por câncer de esôfago no Brasil segundo os dados do DATASUS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ronir Raggio Luiz;

Ronir Raggio Luiz

Distriibuição geográfica e tendência temporal das internações por doenças inflamatórias intestinais no Brasil, segundo o DATASUS - 1995 a 2010Internações hospital; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ronir Raggio Luiz;

Jéssica Pronestino de Lima Moreira

Coorientação do projeto de iniciação científica, intitulado "Evolução da taxa de internação do câncer de esôfago por sexo no Brasil e suas diversidades regionais, segundo os dados do DATASUS 2003-2010; Orientador: Ronir Raggio Luiz; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Saúde Coletiva) - Instituto de Estudos de Saúde Coletiva; Orientador: Jessica Pronestino de Lima Moreira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • AMORIM, C. A. F. L. ; MOREIRA, J. P. L. ; RIAL, L. A. D. ; CARNEIRO, A. J. ; FOGACA, H. S. ; ELIA, C. ; LUIZ, R. R. ; SOUZA, H. S. P. . Ecological study of gastric cancer in Brazil: Geographic and time trend analysis. World Journal of Gastroenterology , v. 20, p. 5036-5044, 2014.

  • RIAL, L. A. D. ; MOREIRA, J. P. L. ; AMORIM, C. A. F. L. ; SOUZA, H. S. P. ; LUIZ, R. R. . Evolução da Taxa de Internação do Câncer de Esôfago por sexo no Brasil, segundo dados do DATASUS 2003-2010. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RIAL, L. A. D. ; MOREIRA, J. P. L. ; AMORIM, C. A. F. L. ; SOUZA, H. S. P. ; LUIZ, R. R. . Distribuição Espacial do Câncer de Esôfago no Brasil: Um Estudo Ecológico do Ano de 2010, segundo dados do DATASUS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RIAL, L. A. D. ; MOREIRA, J. P. L. ; AMORIM, C. A. F. L. ; SOUZA, H. S. P. ; LUIZ, R. R. . Evolução da Taxa de Internação do Câncer de Esôfago no Brasil, segundo dados do DATASUS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LEANDRO, B. B. S. ; SOTERO, B. P. ; SANTOS JUNIOR, N. ; RIAL, L. A. D. ; FONSECA, L. L. M. ; OLIVEIRA, R. L. ; SANTOS, A. C. . Dificuldades e desafios de um núcleo de vigilância hospitalar sob o olhar do graduando em Saúde Coletiva. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - Atual

    Registro Integrado de Saúde: avaliando longitudinalmente a morbimortalidade de uma coorte de nascidos vivos e de suas mães Fase 1, Descrição: Nesse projeto, dentro do âmbito do Registro Integrado de Saúde do estado do Rio de Janeiro, buscamos implantar o modelo de cadeias de links. Uma cadeia de links é um registro de eventos no qual cada link, que contem apenas identificadores, se relaciona a outras bases de dados, que contém as informações de conteúdo (por exemplo, dados sobre hospitalização). Todos os links em uma cadeia são identificados com um mesmo número identificador, e se referem a um mesmo indivíduo. Uma cadeias de links pode se relacionar com outras cadeias de links no mesmo registro. Um registro de cadeias de links permite estudar grupamentos familiares, além de permitir sequenciar eventos que ocorrem no ciclo de vida de um indivíduo. A base do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC) do estado do Rio de Janeiro no ano de 2006 (N=122.383 registros) será a referência. Essa será relacionada, empregando a técnica de linkage probabilístico, com as bases do SINASC (1999 a 2005 e 2007 a 2010); com as bases do Sistema de Informações Sobre Mortalidade (SIM) (1999 a 2005, óbitos fetais; 2006 a 2010, geral); e do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH-SUS) (1999 a 2010), também relativas ao estado do Rio de Janeiro. Com esse procedimento será possível vincular os eventos de óbitos e hospitalizações ocorridos nos nascidos vivos; identificar a história reprodutiva materna; hospitalizações e óbitos de suas mães; e, por fim, identificar nascimento de irmãos (vivos ou mortos). Constrói-se, dessa forma, uma coorte com dados dos recém-nascidos e suas mães, que podem ser monitorados no longo prazo. Nessa etapa do projeto, além da implantação do registros de cadeias de link, serão desenvolvidos estudos sobre mortalidade e hospitalizações nos nascidos vivos e suas mães; história reprodutiva materna e desfechos de gestação subsequentes, com enfoque nas desigualdades socieconômicas em saúde. Projeto Financiado pela FAPERJ (Cientista do Nosso Estado 2012).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Luisa Alvarez Dominguez Rial - Coordenador / Claudia Medina Coeli - Integrante / Rejane Sobrino Pinheiro - Integrante / Kenneth de Rochel de Camargo Jr - Integrante / Thais Medina Coeli Rochel de Camargo - Integrante / Sandra Costa Fonseca - Integrante / PATRÍCIA VIANA GUIMARÃES - Integrante / Claudia Lima Vieira - Integrante / Fernada Pinheiro Aguiar - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Estudos em Saúde Coletiva. , Avenida Horácio Macedo, S/N, Ilha do Fundão, 21944-970 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional