Wilmar Gomes de Souza

Artista Plástico e Ilustrador. Possui Licenciatura Plena em Artes Plásticas pelo Centro Universitário Teresa D`Ávila (1990). Mestre em Comunicação pela Universidade Paulista. Doutor em Comunicação pelo programa de Pós Graduação da Universidade Paulista e membro do grupo de pesquisa "mídia e estudos do imaginário". É professor dos cursos de Publicidade e Propaganda, Design, Fotografia, Artes e Comunicação da Universidade Cidade de São Paulo - UNICID e da Universidade de Mogi das Cruzes - UMC.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Comunicação

2015 - 2019

Universidade Paulista
Título: IMAGEM DILUÍDA E SUBJETIVAÇÃO DO CORPO: A TATUAGEM COMO INTERLOCUTORA DE UMA TRAJETÓRIA DE CONSUMO E ESTEREOTIPIZAÇÃO.
Mauricio Ribeiro da Silva. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: corpo; imagem; tatuagem; disseminação; estereotipização.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Educação.

Mestrado em Comunicação

2009 - 2011

Universidade Paulista
Título: A estrutura compositiva da imagem enunciando sua construção em um universo digitalizado, do ponto ao pixel,Ano de Obtenção: 2011
Eduardo Peñuela Cañizal.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: ponto; pixel; imagem; estética.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas / Especialidade: Desenho. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação. Setores de atividade: Educação; Outros Serviços Coletivos, Sociais e Pessoais; Edição e edição integrada à impressão.

Especialização em comunicação empresarial e institucional

2009 - 2010

Universidade Nove de Julho
Título: identidade visual e estratégia enunciativa:uma sucinta análise estética da logomarca bradesco a partir do conceito de responsabilidade social
Orientador: Wanderlei Postigo

Graduação em Licenciatura Plena em Artes Plásticas

1986 - 1990

Centro Universitário Teresa D`Ávila

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1989 - 1989

produção gráfica. (Carga horária: 96h). , Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas/Especialidade: Desenho.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Curso Avançado Teorias, métodos, empiria e procedimentos: tatuagem e consumo como instância de mediação do local. 2018. (Seminário).

Ainda existem as massas?. 2017. (Congresso).

Imaginário: Sociosfera ou Noosfera.Imaginário: Sociosfera ou Noosfera. 2016. (Seminário).

Eclesiocom - X Conferência Brasileira de Comunicação Eclesial. GT2- Midia e autoridades religiosas. 2015. (Congresso).

SAPIENTIA - Arqueologia de um saber esquecido. 2015. (Simpósio).

V COMCULT - V Congresso Internacional de Comunicação e Cultura. CORPO E ESPAÇO: UMA METÁFORA DIGITAL SOB A ÓTICA DA INSTANTANEIDADE. 2015. (Congresso).

Erick Landowiski - aula Magna. 2010. (Outra).

transformações no Conceito de Comunidade: Uma Leitura de Tonnies e Durkhein. 2010. (Seminário).

Eduardo Peuela Caizal - O lugar da Metáfora nos Meios de Comunicação Visual. 2009. (Seminário).

Educação e Saberes Escolares para a Compreensão do mundo: Formação de Crianças e adolescentes Cidadãos.1ª Semana Pedagógica. 2009. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Geraldo Carlos do Nascimento

CANIZAL, E. P.;NASCIMENTO, G. C.; SPINELLI, E. M.. A Esxtrutura Compositiva da Imagem Enunciando sua Construção em um Universo Diigitalizado; Do Ponto ao Pixel. 2011. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.

Jorge Miklos

CIQUINI, F. H.;MIKLOS, JORGE; CONTRERA, Malena Segura; SILVA, M. R.. Imagem Diluída e Subjetivação do Corpo: A Tatuagem como Interlocutora de uma Trajetória de Consumo e Esteriotipização. 2019. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Paulista.

Egle Muller Spinelli

PEUELA, Eduardo Caizal; NASCIMENTO, Geraldo;SPINELLI, Egle Müller. A Estrutura Compositiva da Imagem Enunciando sua Construção em um Universo Digitalizado: do ponto ao pixel. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.

João Batista Freitas Cardoso

SILVA, M. R.; CONTRERA, M. S.; MIKLOS, J.;CARDOSO, J. B. F.; CIQUINI, F. H.. Imagem diluída e subjetivação do corpo: a tatuagem como interlocutora de uma trajetória de consumo e estereotipização. 2019. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Paulista.

Fabio Henrique Ciquini

CIQUINI, F.H; SILVA, M. R.; MIKLOS, J.; Contrera, Malena; CARDOSO, J. B. F.. Imagem diluída e subjetificação do corpo: a tatuagem como interlocutora de uma trajetória de consumo e estereotiização. 2019. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Paulista.

Fabio Henrique Ciquini

CIQUINI, F.H; Contrera, Malena; SILVA, M. R.. A flor na pele: a tatuagem como interlocutora da cultura midiática. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação) - Universidade Paulista.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Wilmar Gomes de Souza

A estrutura compositiva da imagem enunciando sua construção em um universo digitalizado, do ponto ao pixel; 2011; Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Wilmar Gomes de Souza;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Eduardo Peñuela Cañizal

Configurações iconográficas de logos digitais; 2011; Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Peñuela Cañizal;

Vanderlei Postigo

IDENTIDADE VISUAL E ESTRATÉGIAS ENUNCIATIVAS: UMA SUCINTA ANÁLISE DA LOGOMARCA BRADESCO A PARTIR DO CONCEITO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em COMUNICACAO EMPRESARIAL E INSTITUCIONAL) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Vanderlei Postigo;

Maurício Ribeiro da Silva

Imagem diluída e subjetivação do corpo: A tatuagem como interlocutora de uma trajetória de consumo e estereotipização; 2019; Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Paulista,; Orientador: Maurício Ribeiro da Silva;

Wilmar Gomes de Souza

A estrutura compositiva da imagem enunciando sua construção em um universo digitalizado, do ponto ao pixel; 2011; Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Wilmar Gomes de Souza;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SOUZA, W. G. . a imagem e sua construção a partir da hierarquia de leitura das suas estruturas compositivas. SIGNIFICAÇÃO - Revista de cultura audiovisual , v. 33, p. 127-141, 2010.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SOUZA, W. G. . Desenho. 1998. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Paula Fioretto ; SOUZA, W. G. . Grafite Arte ou Vandalismo?. 1996. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SOUZA, W. G. . Desenho Básico. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - didático).

SOUZA, W. G. . we art. 2003. Outra.

SOUZA, W. G. . Candell'arte. 2003. Pintura.

SOUZA, W. G. . Mulheres 2001. 2001. Pintura.

SOUZA, W. G. . IV Concurso de artes plásticas. 2000. Pintura.

SOUZA, W. G. . práticas esportivas. 2000. Pintura.

SOUZA, W. G. . O sonhador. 1999. Pintura.

SOUZA, W. G. . cardume. 1999. Pintura.

SOUZA, W. G. . circo. 1999. Gravura.

SOUZA, W. G. . Sobre todas as cores. 1999. Pintura.

SOUZA, W. G. . vendedor de flores. 1999. Desenho.

SOUZA, W. G. . V anual de pintura. 1998. Pintura.

SOUZA, W. G. . Espelhos distantes. 1998. Pintura.

SOUZA, W. G. . Tendências. 1998. Pintura.

SOUZA, W. G. . sem título. 1998. Pintura.

SOUZA, W. G. . Práticas esportivas. 1998. Pintura.

SOUZA, W. G. . 4 estações. 1998. Pintura.

SOUZA, W. G. . todos os traços. 1998. Desenho.

SOUZA, W. G. . Urbanus. 1995. Pintura.

SOUZA, W. G. . Cidade. 1995. Pintura.

SOUZA, W. G. . busto. 1995. Escultura.

SOUZA, W. G. . Av. Paulista. 1995. Pintura.

SOUZA, W. G. . Babel. 1994. Pintura.

SOUZA, W. G. . Caminhos noturnos. 1993. Gravura.

SOUZA, W. G. . Engraxate. 1988. Pintura.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    A TATUAGEM COMO VETOR DE MANIFESTAÇÃO DO IMAGINÁRIO NA PERIFERIA DA CIDADE DE SÃO PAULO, Descrição: ?A tatuagem como vetor de manifestação do imaginário na periferia da cidade de São Paulo?, é o título que figura o presente estudo e fomenta o debate sobre a utilização da tatuagem como veículo de manifestação da dimensão arquetípica, um mecanismo de ressignificação das realidades locais e que têm suas fronteiras transpassadas na busca por identificação. Nesse sentido, a pele passa a ser a interface em cuja superfície emergem figuras primordiais e narrativas cotidianas, permeadas de vestígios de violência, referências religiosas e familiares que se misturam, entre tantas outras representações. Essa conjunção entre o corpo e o imaginário, entre o arcaico e o contemporâneo, balizam a pesquisa, aqui justificada sob a hipótese que defende o corpo como primeira e última estância midiática, oferecendo uma experiência pós-traumática sob o manto da tatuagem, que figura sua mais primitiva necessidade, a mimese. Assim, ao afirmar que a manifestação dessa estrutura arquetípica está viva e ressignificada sob a ótica da tatuagem, o estudo avalia que tal prática figura como fenômeno de identificação cultural na periferia da cidade de São Paulo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Wilmar Gomes de Souza - Integrante / Jorge Miklos - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2008 - 2010

    imagens revelando diálogos, Descrição: O projeto imagens revelando diálogos tem como objetivo principal apresentar uma nova proposta na produção da obra artística , criando uma conexão direta entre texto e imagem , são diálogos e reflexões sobre situações cotidianas , contadas através de textos poéticos e telas que refletem situações e acontecimentos quase biográficos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Wilmar Gomes de Souza - Coordenador.

  • 2008 - 2010

    imagens revelando diálogos, Descrição: O projeto imagens revelando diálogos tem como objetivo principal apresentar uma nova proposta na produção da obra artística , criando uma conexão direta entre texto e imagem , são diálogos e reflexões sobre situações cotidianas , contadas através de textos poéticos e telas que refletem situações e acontecimentos quase biográficos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Wilmar Gomes de Souza - Coordenador.

  • 2008 - 2010

    imagens revelando diálogos, Descrição: O projeto ? imagens revelando diálogos ? tem como objetivo principal apresentar uma nova proposta na produção da obra artística , criando uma conexão direta entre texto e imagem , são diálogos e reflexões sobre situações cotidianas , contadas através de textos poéticos e telas que refletem situações e acontecimentos quase biográficos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Wilmar Gomes de Souza - Coordenador.

  • 2008 - 2010

    imagens revelando diálogos, Descrição: O projeto ? imagens revelando diálogos ? tem como objetivo principal apresentar uma nova proposta na produção da obra artística , criando uma conexão direta entre texto e imagem , são diálogos e reflexões sobre situações cotidianas , contadas através de textos poéticos e telas que refletem situações e acontecimentos quase biográficos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Wilmar Gomes de Souza - Coordenador.

  • 2008 - 2010

    imagens revelando diálogos, Descrição: O projeto ? imagens revelando diálogos ? tem como objetivo principal apresentar uma nova proposta na produção da obra artística , criando uma conexão direta entre texto e imagem , são diálogos e reflexões sobre situações cotidianas , contadas através de textos poéticos e telas que refletem situações e acontecimentos quase biográficos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Wilmar Gomes de Souza - Coordenador.

  • 2008 - 2010

    imagens revelando diálogos, Descrição: O projeto ? imagens revelando diálogos ? tem como objetivo principal apresentar uma nova proposta na produção da obra artística , criando uma conexão direta entre texto e imagem , são diálogos e reflexões sobre situações cotidianas , contadas através de textos poéticos e telas que refletem situações e acontecimentos quase biográficos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Wilmar Gomes de Souza - Coordenador.

  • 2008 - 2010

    imagens revelando diálogos, Descrição: O projeto ? imagens revelando diálogos ? tem como objetivo principal apresentar uma nova proposta na produção da obra artística , criando uma conexão direta entre texto e imagem , são diálogos e reflexões sobre situações cotidianas , contadas através de textos poéticos e telas que refletem situações e acontecimentos quase biográficos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Wilmar Gomes de Souza - Coordenador.

  • 2008 - 2010

    imagens revelando diálogos, Descrição: O projeto ? imagens revelando diálogos ? tem como objetivo principal apresentar uma nova proposta na produção da obra artística , criando uma conexão direta entre texto e imagem , são diálogos e reflexões sobre situações cotidianas , contadas através de textos poéticos e telas que refletem situações e acontecimentos quase biográficos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2008 - 2010

    imagens revelando diálogos, Descrição: O projeto ? imagens revelando diálogos ? tem como objetivo principal apresentar uma nova proposta na produção da obra artística , criando uma conexão direta entre texto e imagem , são diálogos e reflexões sobre situações cotidianas , contadas através de textos poéticos e telas que refletem situações e acontecimentos quase biográficos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Wilmar Gomes de Souza - Coordenador.

  • 2008 - 2010

    imagens revelando diálogos, Descrição: O projeto ? imagens revelando diálogos ? tem como objetivo principal apresentar uma nova proposta na produção da obra artística , criando uma conexão direta entre texto e imagem , são diálogos e reflexões sobre situações cotidianas , contadas através de textos poéticos e telas que refletem situações e acontecimentos quase biográficos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Wilmar Gomes de Souza - Coordenador.

  • 2008 - 2010

    imagens revelando diálogos, Descrição: O projeto ? imagens revelando diálogos ? tem como objetivo principal apresentar uma nova proposta na produção da obra artística , criando uma conexão direta entre texto e imagem , são diálogos e reflexões sobre situações cotidianas , contadas através de textos poéticos e telas que refletem situações e acontecimentos quase biográficos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Wilmar Gomes de Souza - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2003

we art, judith daprá arte e galeria.

2003

Candel ' Arte, Museu Municipal - Fundação Pró-memória.

2001

Mulheres 2001, Museu Municipal Fundação Pró-Memória.

2001

Mulheres 2001, Agência Central - Banco Banespa.

2001

Dia do Artista Plástico, Fundação Pró Memória - São Caetano do Sul.

2000

IV Concurso de Artes Plásticas, Galeria Mali Villas-Bôas Organização Paulista de Arte-OPA.

2000

Deficiente Cidadão, OAB-SP Ordem dos Advogados do Brasil -Sto. André - Casa do Advogado.

1999

Prêmio E. Whitaker, Galeria de Arte Arlete Mello.

1999

14ª Coletiva de Arte, Galeria de Arte Arlete Mello.

1999

III Concurso de Artes Plásticas, Galeria Mali Villas-Boas & Organização Paulista de Arte.

1999

Sobre todas as Cores, Escola Arte São Paulo.

1999

I Prêmio Santana de Artes, studio smalti - creativita in cerâmica.

1998

V exposição Anual de Pintura, Rotary Club S. Caetano do Sul.

1998

Espelhos Distantes, ABRA - Academia Brasileira de Arte.

1998

Tendências, Officina Dell'arte.

1998

XI Salão Paralelo, ABRA - Academia Brasileira de Arte.

1998

20 Desenhos, Depto. de Cultura - Prefeitura de São Caetano do sul.

1997

Guia das Pessoas Portadoras de Deficiência Fisica, SESC Brasil.

1997

Painéis Estações - Garagem Clínicas, Consórcio Dr. Enéas de Carvalho & Caso design.

1997

Deficiente Cidadão, Prefeitura de Ribeirão Pires.

1997

HQ Brasil, CCSP - Centro Cultural São Paulo.

1996

insieme d'arte, Ciman Galleria D'arte.

1995

Nossa Gente, Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo.

1995

Parede D'arte, Livraria Alpharrabio - Sto André.

1995

Parede D'arte, Livraria Alpharrabio - Sto. André.

1995

Urbanus, SESC São Caetano.

1995

VIII Salão Interno de Artes, ABRA - Academia Brasileira de Arte.

1994

A Visão de quem Ensina Arte, Prefeitura de Sto. André.

1994

Babel, ABRA - Academia Brasileira de Arte.

1993

Caminhos Noturnos, Casa do Olhar - Sto. André.

1988

3 Aquarela Brasileira de Artes plásticas, Núcle de Arte e Cultura Nova Era.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Cidade de São Paulo. , Rua cesário Galeno, 448/475, Carrão, 01240001 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (011) 30031189, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2014 - Atual

Universidade Cidade de São Paulo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 18

2015 - Atual

Universidade de Mogi das Cruzes

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor

2012 - Atual

Istituto Europeo Di Design

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 12

1996 - 1999

Prefeitura da cidade de São caetano do Sul

Vínculo: informal, Enquadramento Funcional: Capacitador, Carga horária: 20