Vanessa Rodrigues Alves

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de Franca (2012). Pesquisas laboratoriais durante o curso com ênfase na área de genética (mutagênese). Estágios realizados na Universidade de Franca e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Laboratório de Biodiversidade e Evolução Molecular. Atualmente, realizando Especialização em Reprodução Humana no Centro de Referência da Saúde da Mulher - Hospital Pérola Byington.

Informações coletadas do Lattes em 03/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Ciências Biológicas

2009 - 2012

UNIVERSIDADE DE FRANCA
Orientador: Andrea de Oliveira Cecchi

Ensino Médio (2º grau)

2005 - 2007

Mário D´elia

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 0

Infertilidade Conjugal e Reprodução Humana. (Carga horária: 296h). , Projeto Alfa e Sociedade Paulista de Medicina Reprodutiva.

2012 - 2012

Extensão universitária em Nutrigenômica e Nutrigenética. (Carga horária: 5h). , Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Conservação de animais selvagens em cativeiro. (Carga horária: 5h). , Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Comportamento e bem-estar animal. (Carga horária: 20h). , Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Gerenciamento de Resíduos e Serviços de Saúde. (Carga horária: 4h). , Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.

2010 - 2012

Estágio Curricular Supervisionado de Genética. (Carga horária: 948h). , Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Manejo de Répteis em Cativeiro. (Carga horária: 20h). , Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Coleta de materiais biológicos. (Carga horária: 8h). , Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Remanescentes florestais da Fazenda Santa Cecília. (Carga horária: 8h). , Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Remanescentes florestais do Parque João Paulo II. (Carga horária: 8h). , Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.

2011 - 2011

Análise Forense de DNA. (Carga horária: 8h). , Renova Cursos.

2010 - 2010

Extensão universitária em Biologia Molecular do Câncer. (Carga horária: 10h). , Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Insetos aquáticos como bioindicadores na água. (Carga horária: 10h). , Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Atuação do Biólogo na Polícia Técnico-Científica. (Carga horária: 8h). , Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.

    Grande área: Outros.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

58 o Congresso Brasileiro de Genética. Evaluation in vivo of antigenotoxic activity of tangerine juice. 2012. (Congresso).

4º Simpósio do Comitê de Ética em Pesquisa. 2012. (Simpósio).

7º Encontro de Iniciação Científica e de Professores Pesquisadores.Instabilidade genética em linfócitos de um grupo de idosos. 2012. (Encontro).

Jornada de Ciências Biológicas. 2012. (Outra).

Jornada de Ciências Biológicas. 2011. (Outra).

Análise Forense de DNA. 2011. (Outra).

Parque Nacional da Ilha do Cardoso. 2011. (Outra).

Aula de campo de Ecologia Vegetal- Remanescentes florestais da Fazenda Santa Cecília. 2011. (Outra).

Aula de campo de Ecologia Vegetal- Remanescentes florestais do Parque João Paulo II. 2011. (Outra).

FEPRO - Feira de Profissões.Zoologia. 2011. (Outra).

Jornada de Ciências Biológicas. 2010. (Outra).

Semana da água - Parque de exposições - Fernando Costa. 2010. (Outra).

Jornada de Ciências Biológicas. 2009. (Outra).

Visita técnica aos aquários de Santos e Guarujá. 2009. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Andréa de Oliveira Cecchi

CECCHI, AOSANTOS, R. A.; OLIVEIRA, P. F.. Avaliação da instabilidade genética em linfócitos de um grupo de idosos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade de Franca.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Andréa de Oliveira Cecchi

Instabilidade genética avaliada em idosos; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade de Franca; Orientador: Andrea de Oliveira Cecchi;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ALVES, V. R. ; Pereira, H. ; MENDONCA, V. R. R. ; PORTO, T. F. ; MOREIRA, A. C. S. ; CECCHI, A. O. . Evaluation in vivo of antigenotoxic activity of tangerine juice. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALVES, V. R. ; CECCHI, A. O. ; SANTOS, R. A. . Instabilidade genética em linfócitos de um grupo de idosos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2012

    Avaliação da instabilidade genética em linfócitos de um grupo de idosos., Descrição: O envelhecimento populacional vem ocorrendo gradualmente em todo o mundo, exigindo preparação para as consequências que dele advêm. As alterações fisiológicas e anatômicas do próprio processo de envelhecimento têm repercussão na saúde. Decorrente de vários fatores pode-se dizer que o envelhecimento compreende um processo multifatorial que leva a danos irreversíveis em macromoléculas (proteínas, lipídios e DNA), células e órgãos, muitos dos quais resultantes da elevada produção de espécies reativas de oxigênio ( reactive oxygen species - ROS). Quando produzidas em níveis fisiológicos alterados, as ROS excedem a capacidade antioxidante celular e são prejudiciais ao organismo, especialmente quando interagem com a molécula de DNA causando danos. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a instabilidade genética de um grupo de idosos (acima de 60 anos) e comparar com um grupo de jovens sadios (18-25 anos). Todos os voluntários jovens eram não fumantes e não tinham sido expostos a qualquer agente químico ou físico. Para estimar a taxa de danos dos dois grupos de indivíduos, foi empregado o ensaio cometa em células do sangue periférico. Nossos resultados indicam que o grupo de idosos não mostrou aumento na taxa de danos no DNA quando os dados foram comparados com o grupo de indivíduos jovens. Embora existam evidências que os danos no DNA acumulam durante o envelhecimento, essa não parece ser uma regra.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Vanessa Rodrigues Alves - Coordenador / Andréa de Oliveira Cecchi - Integrante / Raquel Alves dos Santos - Integrante., Financiador(es): Universidade de Franca - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2011

    Avaliação da atividade antimutagênica e antigenotóxica do suco de tangerina em sistema teste in vivo, Descrição: Os sucos obtidos a partir de frutas cítricas estão entre os mais consumidos pela população brasileira. Além da alta concentração de vitamina C, constituem uma complexa mistura de outros fitoquímicos antioxidantes como compostos fenólicos simples, glicosídeos e flavonóides. Para testar se o potencial antioxidante do suco de tangerina pode resultar em proteção contra danos no DNA, o presente estudo empregou os ensaios de micronúcleo e cometa. O suco fresco, e com 3 e 5 h após o preparo (10 mL kg-1 de peso corpóreo - p.c.; via gavage), foi avaliado sobre a mutagenicidade/genotoxidade induzida pela ciclofosfamida (CPA - 100 mg kg-1 p.c.; via intraperitoneal), em sistema teste in vivo. Amostras de sangue foram coletadas 24 h após os tratamentos. Os resultados mostraram que o suco diminuiu a taxa de danos no DNA, tanto no teste de micronúcleo quanto no ensaio cometa. O efeito protetor do suco foi observado independente do tempo de preparo. Em conclusão, a fruta cítrica avaliada no presente estudo é apontada como uma boa fonte natural de substâncias que podem contribuir com a defesa do organismo contra danos oxidativos no DNA que continuamente desafiam nossa saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Vanessa Rodrigues Alves - Coordenador / Henrique Pereira - Integrante / Andréa de Oliveira Cecchi - Integrante / Thaís Fontes Porto - Integrante / Viviane dos Reis Resende Mendonça - Integrante / Aline Cristine da Silva Moreira - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - Atual

    Centro de Estudo e Pesquisa do Hospital Pérola Byington

    Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 08/2013

      Estágios , Reprodução Assistida, .,Estágio realizado, Embriologista.

  • 2012 - 2012

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 06/2012 - 08/2012

      Estágios , Instituto de Ciências Biológicas, .,Estágio realizado, LBEM - Laboratório de Biodiversidade e Evolução Molucular.

  • 2010 - 2012

    UNIVERSIDADE DE FRANCA

    Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 25, Regime: Dedicação exclusiva.