Paulo Eduardo de Almeida

Especialista em Gestão Cultural pelo SENAC SP; especialista em Design Instrucional para EaD virtual pela Universidade Federal de Itajubá, bacharel em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Atua como como Coordenador do Centro de Integração Científica, Cultural e Tecnológico do Inatel, atualmente nas áreas da biblioteca, centro de memória, Inatel Cultural e Rádio Educativa no Instituto Nacional de Telecomunicação integrando com a missão pedagógica desse Instituto e colaborando com a formação humanística dos acadêmicos e da sociedade.

Informações coletadas do Lattes em 28/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em Gestão Cultural: cultura, desenvolvimento e mercad

2014 - 2015

Centro Universitário Senac
Título: A produção do Evento e Projeto Arte e Pensamento
Orientador: Diólia de Carvalho

Especialização em Design Instrucional para EaD Virtual

2009 - 2010

Universidade Federal de Itajubá
Título: Design Instrucional para EaD virtual
Orientador: Prof. Marcio L. Pimenta

Curso técnico/profissionalizante

2002 - 2003

Colégio Integrado São Francisco

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 -

Gestão Cultural. (Carga horária: 120h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.

2013 - 2013

Gestão Cultural. (Carga horária: 20h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Belo Horizonte, SEBRAE/MG, Brasil.

2012 - 2012

Cultura Empreendedora. (Carga horária: 20h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Belo Horizonte, SEBRAE/MG, Brasil.

2011 - 2011

Politicas Públicas e de Cultura. (Carga horária: 16h). , Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais, MG, Brasil.

2008 - 2008

Curso de Conservação Preventiva e Pequenos Reparos. (Carga horária: 24h). , Superintendência de Bibliotecas Publicas de Minas Gerais, SUB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Biomédica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CHAVES, W. W. ; ALMEIDA, P. E. . Festival Cidade Criativa Cidade Feliz. 2017. (Festival).

CHAVES, W. W. ; ALMEIDA, P. E. . Festival Cidade Criativa Cidade Feliz. 2016. (Festival).

CHAVES, W. W. ; ALMEIDA, P. E. . Festival Cidade Criativa Cidade Feliz. 2015. (Festival).

CHAVES, W. W. ; ALMEIDA, P. E. . Festival Cidade Criativa Cidade Feliz. 2014. (Festival).

ALMEIDA, P. E. ; VIGILATO, P. A. . Exposições diversas e do Projeto Frutos da Arte do Programa Inatel Cultural. 2013. (Exposição).

CHAVES, W. W. ; ALMEIDA, P. E. . Festival Cidade Criativa Cidade Feliz. 2013. (Festival).

ALMEIDA, P. E. ; VIGILATO, P. A. . Exposições diversas e do Projeto Frutos da Arte do Programa Inatel Cultural. 2012. (Exposição).

ALMEIDA, P. E. ; VIGILATO, P. A. . Exposições diversas e do Projeto Frutos da Arte do Programa Inatel Cultural. 2011. (Exposição).

ALMEIDA, P. E. ; VIGILATO, P. A. . Exposições diversas e do Projeto Frutos da Arte do Programa Inatel Cultural. 2010. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

9º Encontro Nacional do Sophia Bibliotecas.Apresentação do Case da Biblioteca Ministro Olavo Bilac Pinto - Inatel. 2013. (Encontro).

Foruns permanente do Ensino Superior. 2013. (Seminário).

Workshop Cultura Empreendedora. 2012. (Oficina).

17º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. UM MODELO DE DESIGN INSTRUCIONAL PARA CURSOS DE EDUCAÇÃO CONTINUADA À DISTÂNCIA EM ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES (TV DIGITAL). 2011. (Congresso).

1º Grande Gestores do inatel. 2011. (Seminário).

Oficina de Elaboração de Projetos. 2011. (Oficina).

XXIII Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação. Biblioteca 2.0: uso das ferramentas web 2.0 na Biblioteca do Inatel. 2011. (Congresso).

2ºEncontro Brasieliro de Bibliometria e Cientometria.Prospecção de parâmetros de estudos bibliométricos a partir da biblioteca brasileira de teses e dissertações (BDTD). 2010. (Encontro).

XXIII - CBBD CONGFRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. 2009. (Congresso).

Organização da Informação Digital. 2008. (Encontro).

Documentos Digitais: Gestão x Legislação. 2007. (Simpósio).

 Arquivo Municipal de Barcelona. 2005. (Seminário).

 Desenvolvimento de Projetos Administrativos. 2005. (Seminário).

 Políticas Públicas para as culturas Populares. 2005. (Seminário).

 Projeto Conservação e Preservação. Projeto Conservação e Preservação. 2005. (Seminário).

 Preservação e Conservação de Documentos. 2004. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Mariângela Pisoni Zanaga

Beraquet, Vera Sílvia Marão; OUTROS;ZANAGA, M. P.. Uso das tecnologias de informação e comunicação pelos docentes do Curso de Ciência da Informação da PUC-Campinas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Informação - Habil. em Biblioteconomia) - Faculdade de Biblioteconomia - PUC-Campinas.

José Ricardo Haddad

HADDAD, J. R.; MISAILIDIS, Mirta Gladys L M. A Relação de Trabalho na Nova Competência da Justiça Trabalhista. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Michelle Simões Reboita

PIMENTA, M. L.;REBOITA, M. S.; BARISON, M. R.. Design Instrucional do Mini Curso Virtual Biblio On-Line do Inatel. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Design Instrucional Virtual) - Universidade Federal de Itajubá.

Cibele Roberta Sugahara

SUGAHARA, C. R.; BERAQUET, V.S.B.. Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação pelos Docentes no Curso de Ciência da Informação da PUCCampinas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Informação com habilitação em Bibliotec) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Marcus Vinícius Lima de Oliveria

MUSICOTERAPIA E NEUROCIÊNCIA; 2008; Orientação de outra natureza; (fisioterapia) - Centro Regional Universitário Espírito Santo do Pinhal; Orientador: Paulo Eduardo de Almeida;

Vanessa Bueno da Silva Franco

Melhoramento da Capacitação Funcional no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mogi Mirim; 2007; Orientação de outra natureza; (Administração) - Instituição de Ensino Superior São Francisco; Orientador: Paulo Eduardo de Almeida;

Ana Clélia Casadei Nery

Fluxo logístico: melhoria na distribuição de mercadorias do supermercado Ponto Novo; 2007; Orientação de outra natureza; (Administração) - Instituição de Ensino Superior São Francisco; Orientador: Paulo Eduardo de Almeida;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Cibele Roberta Sugahara

Uso das Tecnologias de Informação pelos docentes no curso de Ciência da Informação da PUC Campinas (Co-Orientação); 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Informação com habilitação em Bibliotec) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Orientador: Cibele Roberta Sugahara;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ALMEIDA, P. E. . Relato de Experiência: A Tecnologia existe para agregar conhecimento e criar novos recursos. Boletim Eletronico do Conselho Regional de Biblioteconomia, www.crb6.org.br, 26 nov. 2010.

  • ALMEIDA, P. E. . Projeto Restauração de Livros. Jornal de Santa Barbará, Sant Barbará do Oeste.

  • ALMEIDA, P. E. ; Azevedo, Alexandre Willian . Biblioteca 2.0: Uso das ferramentas web 2.0 na Biblioteca do Inatel. In: Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, 2011, Maceió - Alagoas. XXIII Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, 2011.

  • ALMEIDA, P. E. ; Azevedo, Alexandre Willian . BIBLIOTECA 2.0 uso das ferramentas Web 2.0 na biblioteca INATEL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Azevedo, Alexandre Willian ; ALMEIDA, P. E. . Prospecção de parâmetros de estudos bibliométricos a partir da biblioteca brasileira de teses e dissertações (BDTD). 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALMEIDA, P. E. . Gestão de Unidade de Informação: análise da biblioteca do Inatel. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ALMEIDA, P. E. . Curso: Gestão em Bibliotecas Universitárias relato de experiência na Biblioteca do Instituto Nacional de Telecomunicações. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CHAVES, W. W. ; ALMEIDA, P. E. . Projeto Arte e Pensamento. 2014 (Palestra/Debate/Intervenção Artística).

ALMEIDA, I. M. M. ; ALMEIDA, P. E. . Oficina da Leitura. 2009.

ALMEIDA, P. E. . Café cultural. 2008 (Cultural) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2009 - 2010

    DESIGN INSTRUCIONAL DO CURSO VIRTUAL BIBLIO ON-LINE DO INATEL, Descrição: A preocupação com a familiaridade no conhecimento em relação à normalização dos trabalhos acadêmicos do Instituto Nacional de Telecomunicações Inatel fez com que a Biblioteca Ministro Olavo Bilac Pinto investisse em mais uma ferramenta para auxílio no contexto de padronização dos trabalhos acadêmicos para ajudar seus funcionários, professores, usuários e comunidade acadêmica em geral. Essa ferramenta é representada como um ambiente virtual denominado Plataforma TelEduc que exprime em leituras e atividades em meio virtual através de linguagens de interatividade aos usuários. Essas atividades, além do conhecimento adquirido sobre a padronização de trabalhos acadêmicos, contêm informações sobre os serviços que a biblioteca oferece. Revela-se ainda que a metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica atribuída pela disponibilidade dos materiais existentes no acervo da biblioteca. Concluiu-se grande influência desse estudo na padronização, ordenação e organização dos trabalhos acadêmicos (TCCs e Dissertações) no ambiente da biblioteca, pois o conhecimento prévio dos usuários frequentadores sobre a utilização adequada das normas da ABNT e os serviços de informação realizados na biblioteca resultou na melhoria do seu funcionamento e na rotina de serviço prestados.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2009 - 2010

    DESIGN INSTRUCIONAL DO CURSO VIRTUAL BIBLIO ON-LINE DO INATEL, Descrição: A preocupação com a familiaridade no conhecimento em relação à normalização dos trabalhos acadêmicos do Instituto Nacional de Telecomunicações ? Inatel fez com que a Biblioteca Ministro Olavo Bilac Pinto investisse em mais uma ferramenta para auxílio no contexto de padronização dos trabalhos acadêmicos para ajudar seus funcionários, professores, usuários e comunidade acadêmica em geral. Essa ferramenta é representada como um ambiente virtual denominado Plataforma TelEduc que exprime em leituras e atividades em meio virtual através de linguagens de interatividade aos usuários. Essas atividades, além do conhecimento adquirido sobre a padronização de trabalhos acadêmicos, contêm informações sobre os serviços que a biblioteca oferece. Revela-se ainda que a metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica atribuída pela disponibilidade dos materiais existentes no acervo da biblioteca. Concluiu-se grande influência desse estudo na padronização, ordenação e organização dos trabalhos acadêmicos (TCCs e Dissertações) no ambiente da biblioteca, pois o conhecimento prévio dos usuários frequentadores sobre a utilização adequada das normas da ABNT e os serviços de informação realizados na biblioteca resultou na melhoria do seu funcionamento e na rotina de serviço prestados.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Paulo Eduardo de Almeida - Coordenador.

  • 2009 - 2010

    DESIGN INSTRUCIONAL DO CURSO VIRTUAL BIBLIO ON-LINE DO INATEL, Descrição: A preocupação com a familiaridade no conhecimento em relação à normalização dos trabalhos acadêmicos do Instituto Nacional de Telecomunicações ? Inatel fez com que a Biblioteca Ministro Olavo Bilac Pinto investisse em mais uma ferramenta para auxílio no contexto de padronização dos trabalhos acadêmicos para ajudar seus funcionários, professores, usuários e comunidade acadêmica em geral. Essa ferramenta é representada como um ambiente virtual denominado Plataforma TelEduc que exprime em leituras e atividades em meio virtual através de linguagens de interatividade aos usuários. Essas atividades, além do conhecimento adquirido sobre a padronização de trabalhos acadêmicos, contêm informações sobre os serviços que a biblioteca oferece. Revela-se ainda que a metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica atribuída pela disponibilidade dos materiais existentes no acervo da biblioteca. Concluiu-se grande influência desse estudo na padronização, ordenação e organização dos trabalhos acadêmicos (TCCs e Dissertações) no ambiente da biblioteca, pois o conhecimento prévio dos usuários frequentadores sobre a utilização adequada das normas da ABNT e os serviços de informação realizados na biblioteca resultou na melhoria do seu funcionamento e na rotina de serviço prestados.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Nacional de Telecomunicações. , Av. João de Camargo, 510, INATEL, 37540000 - Santa Rita do Sapucaí, MG - Brasil - Caixa-postal: 5, Telefone: (35) 34719234, Ramal: 234, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2008 - Atual

Instituto Nacional de Telecomunicações

Vínculo: Coodenação, Enquadramento Funcional: Coordenador do CICCT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenação da Biblioteca Ministro Olavo Bilac Pinto, Centro de Memória do Inatel e Programa Inatel Cultural

2006 - 2006

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas

Vínculo: Outro (especifique) Aluno, Enquadramento Funcional: não, Carga horária: 20