Vinícius Cavalcanti Fabrino Gomes

Possui graduação em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em DESIGN, pesquisando principalmente os seguintes temas: game design, design e design de personagens.

Informações coletadas do Lattes em 10/09/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Design

2008 - 2010

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Método para criação e prototipagem de personagens para jogos digitais,Ano de Obtenção: 2010
Orientador: André Menezes Neves
Bolsista do(a): Financiadora de Estudos e Projetos, FINEP, Brasil. Palavras-chave: Artefatos Digitais; Metodologia de Design; Personagens.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Graduação em Design

2004 - 2008

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Aplicação da Processo XDM para Criação de Personagens Digitais
Orientador: André Neves
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Formação complementar

2013 - 2013

Gamification. (Carga horária: 53h). , University of Pennsylvania, UPENN, Estados Unidos.

2013 - 2013

DESIGNING WITH COLOR AND LIGHT, by Nathan Fowkes. (Carga horária: 40h). , Schoolism, SCHOOLISM, Estados Unidos.

2013 - 2013

DIGITAL PAINTING, by Bobby Chiu. (Carga horária: 40h). , Schoolism, SCHOOLISM, Estados Unidos.

2013 - 2013

O Docente e suas Práticas Pedagógicas. (Carga horária: 10h). , Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, CESAR, Brasil.

2012 - 2013

CHARACTER DESIGN, by Stephen Silver. (Carga horária: 40h). , Schoolism, SCHOOLISM, Estados Unidos.

2011 - 2011

IMedia: Complete Advanced Flash Course. (Carga horária: 64h). , IMedia Brasil, IMEDIA, Brasil.

2008 - 2008

Curso de Game Design. (Carga horária: 8h). , JYNX Playware, JYNX, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: DESIGN.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Design de Jogos.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Ilustração.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Programação Visual.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Desenho de Produto.

Participação em eventos

21o Festival Internacional de Animação do Brasil. A Desavença. 2013. (Feira).

20o Festival Internacional de Animação do Brasil. Zombie Corn. 2012. (Feira).

Adobe Camp. 2012. (Encontro).

AnimaForúm. 2012. (Simpósio).

SBGames 2012.Festival de Jogos Independentes. 2012. (Simpósio).

Flash Camp. 2011. (Encontro).

PixelShow. 2011. (Encontro).

SBGames 2011.Festival de Jogos Independentes. 2011. (Simpósio).

SBGames 2009. 2009. (Simpósio).

SBGames 2008.Análise da Evolução Iterativa em Design para Personagens de Jogos. 2008. (Simpósio).

3º International Information Design Congress. Proposta para um sistema de avaliação de games multi-plataformas baseado no método de heurísticas de jogos. 2007. (Congresso).

N Design. 2006. (Encontro).

SBGames 2006. 2006. (Simpósio).

Iseminar: Macromedia Roadshow. 2005. (Seminário).

S Design. 2005. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Elizabeth

MARTINS, V. F.;GOMES, V. C. F.. Jogos de Tabuleiro / Folclore Brasileiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Faculdades Integradas Barros Melo.

Aluno: Pamela Soares

GOMES, V. C. F.GOMES, V. C. F.. HISTÓRIA DA ANIMAÇÃO: UMA ANÁLISE DESCRITIVA DA EVOLUÇÃO DAS TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO TRADICIONAL. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema de Animação) - Faculdades Integradas Barros Melo.

Comissão julgadora das bancas

Fábio Ferreira da Costa Campos

NEVES, A. M. M.CAMPOS, Fabio; TROTTA, F. C.. Método Ágil para Concepção de Personagens para Jogos Digitais no Arranjo Produtivo Local de Pernambuco. 2010. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

Fábio Ferreira da Costa Campos

CAMPOS, Fabio. Design de Personagens para Jogos Digitais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

Felipe da Costa Trotta

TROTTA, Felipe C.; NEVES, André; CAMPOS, Fabio. Método ágil para concepção de personagens para jogos digitais no arranjo produtivo local de Pernambuco. 2010.

Orientou

Pamela Soares

História e Evolução das Técnicas de Animação Tradicional; Início: 2010; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema de Animação) - Faculdades Integradas Barros Melo; (Orientador);

Pamela Soares

HISTÓRIA DA ANIMAÇÃO: UMA ANÁLISE DESCRITIVA DA EVOLUÇÃO DAS TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO TRADICIONAL; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema de Animação) - Faculdades Integradas Barros Melo; Orientador: Vinícius Cavalcanti Fabrino Gomes;

Produções bibliográficas

  • GOMES, V. C. F. ; CAVALCANTI, Giula A. L. ; André Menezes Marques das Neves . Análise da Evolução Iterativa em Design de Personagens para Jogos. In: SBGames, 2008, Belo Horizonte. SBC - Proceedings of SBGames'08: Art & Design Track, 2008.

  • Leonardo Falcão ; André Menezes Marques das Neves ; GOMES, V. C. F. . Antepassados presentes: estruturas narrativas aplicadas à concepção de games. In: 3º Congresso Internacional de Design da Informação, 2007, Curitiba. Anais do 3º Congresso Internacional de Design da Informação, 2007. v. 1.

  • Felipe Breyer ; André Menezes Marques das Neves ; GOMES, V. C. F. . Parâmetros para criação de um sistema de avaliação de jogos centrado no usuário. In: 4º Congresso Internacional de Pesquisa em Design, 2007, Rio de Janeiro. Anais do 4º Congresso Internacional de Pesquisa em Design,, 2007. v. 1.

  • GOMES, V. C. F. . Criação de Personagens para Games. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOMES, V. C. F. . Criação de Personagens para Games. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

GOMES, V. C. F. ; TRIANON, H. ; BORGIANI, F. ; SILVA, A. P. ; ARAUJO, L. F. ; CRUZ, S. ; MACHADO, T. . Cosmo Defender. 2012.

SILVA, A. P. ; BORGIANI, F. ; ARAUJO, L. F. ; GOMES, V. C. F. ; MACHADO, T. ; BITTENCOURT, S. . Crash Boom Monster. 2012.

SILVA, A. P. ; BORGIANI, F. ; ARAUJO, L. F. ; MACHADO, T. ; BITTENCOURT, S. ; GOMES, V. C. F. . Up In The Jungle. 2012.

BORGIANI, F. ; ARAUJO, L. F. ; MACHADO, T. ; CRUZ, S. ; ALVES, R. ; GOMES, V. C. F. . KAM. 2011.

SILVA, A. P. ; BORGIANI, F. ; ARAUJO, L. F. ; MACHADO, T. ; GOMES, V. C. F. . Epidemóides. 2011.

SILVA, A. P. ; BORGIANI, F. ; ARAUJO, L. F. ; GOMES, V. C. F. ; MACHADO, T. ; NUNES, C. . Pega Bandeira. 2011.

GOMES, V. C. F. ; ARAUJO, L. F. ; MACHADO, T. . IFante. 2011.

Projetos de desenvolvimento

  • 2008 - 2009

    Projeto de Game Design (PROGAMES), Descrição: Projeto financiado pela Finep/CAPS/CNPQ focado em pesquisas e prototipagem de jogos digitais no âmbito local.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Vinícius Cavalcanti Fabrino Gomes - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Cooperação / Financiadora de Estudos e Projetos - Bolsa.

  • 2008 - 2009

    Projeto de Game Design (PROGAMES), Descrição: Projeto financiado pela Finep/CAPS/CNPQ focado em pesquisas e prototipagem de jogos digitais no âmbito local.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Vinícius Cavalcanti Fabrino Gomes - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Cooperação / Financiadora de Estudos e Projetos - Bolsa.

Prêmios

2012

3º lugar de Melhor Jogo na categoria Mobile do Festival de Jogos Independentes (Cosmo Defender), 11o Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, SBGames 2012.

2012

3º lugar no quesito Aspectos Sonoros na categoria Mobile do Festival de Jogos Independentes (Cosmo Defender), 11o Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, SBGames 2012.

2012

2o lugar no quesito Aspectos Técnicos na categoria Mobile do Festival de Jogos Independentes, 11o Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, SBGames 2012.

2011

Menção Honrosa: 1o Lugar de Aspectos Técnicos (KAM), 10o Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, SBGames 2011.

2011

Menção Honrosa: 3o Lugar de Aspectos Técnicos (Pega Bandeira), 10o Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, SBGames 2011.

2011

3º lugar de Melhor Jogo na categoria Mobile do Festival de Jogos Independentes (IFante), 10o Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, SBGames 2011.

Histórico profissional

Experiência profissional

2010 - 2013

Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Consultor de Qualificação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Lecionei mais de 600 horas (em torno de 7 semestres) de cadeiras técnicas relacionadas aos seguintes pontos: game design (design de sistemas, game balance, level design, content design), narrativa e storyboard, arte para jogos, animação, arte 2D (concept art, direção de arte e direção criativa) e design de personagens.

Atividades

  • 02/2012 - 12/2012

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Legislação e Ética

  • 02/2012 - 12/2012

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Técnicas de Produção de Imagens Estáticas

  • 02/2012 - 12/2012

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Arte para Jogos Digitais

  • 02/2012 - 12/2012

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Legislação e Ética

  • 02/2011 - 12/2011

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Arte para Jogos Digitais

  • 02/2011 - 12/2011

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Oficina de Jogos Analógicos

  • 02/2011 - 12/2011

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Projeto Integralizador 2 (Arte + Programação)

  • 04/2010 - 12/2010

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Cultura de Jogos Digitais (160 horas)

  • 04/2010 - 12/2010

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Projeto Integralizador (Arte + Programação)

2011 - 2011

Faculdades Integradas Barros Melo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente 1, Carga horária: 5

2010 - 2010

Faculdades Integradas Barros Melo

Vínculo: Professor Universitário, Enquadramento Funcional: Professor Assistente 1, Carga horária: 6

Outras informações:
Lecionei no curso de Cinema de Animação as seguintes cadeiras: - Criação de Personagens e Interpretação Teatral; - Arte Sequencial.

2010 - 2010

Faculdades Integradas Barros Melo

Vínculo: Professor Universitário, Enquadramento Funcional: Professor Assistente 1, Carga horária: 4

Outras informações:
Lecionei no curso Cinema de Animação as seguintes cadeiras: - Animação para jogos.

Atividades

  • 02/2011 - 07/2011

    Ensino, Cinema de Animação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Animação Avançada

  • 07/2010 - 12/2010

    Ensino, Cinema de Animação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Animação para Jogos

  • 02/2010 - 07/2010

    Ensino, Cinema de Animação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Design de Personagens

  • 02/2010 - 07/2010

    Ensino, Cinema de Animação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arte Sequencial

2006 - 2008

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Ilustrador, Carga horária: 20

Atividades

  • 07/2009 - 12/2009

    Estágios , Centro de Artes e Comunicação, .,Estágio realizado, Estágio Docência - Game Design.

  • 01/2007 - 02/2008

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Artes e Comunicação, .,Linhas de pesquisa

2014 - Atual

Joy Street

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Game Designer, Carga horária: 40

Outras informações:
Trabalho que engloba responsabilidades de game design, design gráfico e ilustração.