Vitor Hugo Fernando de Oliveira

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (concluído em 2019), com período sanduíche na Case Western Reserve University (EUA). Possui também Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007), Especialização em Treinamento Personalizado e Musculação pela Universidade Norte do Paraná (2011) e Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (2015). Atualmente é professor da Prefeitura Municipal de Londrina e membro do Laboratório de Bioquímica do Exercício da Universidade Estadual de Londrina. Tem pesquisado sobre modelos de atividade física para pessoas vivendo com HIV e os efeitos adversos do HIV e da Terapia Antirretroviral sobre variáveis de aptidão física. Técnico nível III da Confederação Brasileira de Voleibol, já atuou em equipes de base, universitárias e de alto nível, nas funções de técnico, auxiliar técnico e estatístico.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação Física - Uel - Uem

2015 - 2019

Universidade Estadual de Londrina
Título: Sarcopenia em pessoas vivendo com o Vírus da Imunodeficiência Humana
Orientador: em Case Western Reserve University ( Allison Renee Webel)
com Rafael Deminice. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Mestrado em Educação Física - Uel - Uem

2013 - 2015

Universidade Estadual de Londrina
Título: Redução na força muscular é mais evidente em homens que em mulheres vivendo com HIV/AIDS em tratamento com terapia antirretroviral,Ano de Obtenção: 2015
Rafael Deminice.Palavras-chave: Vírus da Imunodeficiência Humana; Vírus da AIDS; Força muscular; Composição corporal; TARV.Grande área: Ciências da Saúde

Especialização em Treinamento Personalizado e Musculação

2010 - 2011

Universidade Norte do Parana
Título: Características do treinamento de força de uma equipe de voleibol masculino de alto nível
Orientador: Denilson de Castro Teixeira

Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física

2003 - 2007

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Preparação física no voleibol
Orientador: Ricardo Lucas Pacheco

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Prescrição e Orientação de Exercícios Resistidos em Idosos. (Carga horária: 2h). , Grupo de Estudo e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício, GEPEMENE, Brasil.

2018 - 2018

Organização de Programas de Treinamento de Força. (Carga horária: 2h). , Grupo de Estudo e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício, GEPEMENE, Brasil.

2018 - 2018

Risco Cardiometabólico e Exercício: da fisiologia à prescrição. (Carga horária: 2h). , Grupo de Estudo e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício, GEPEMENE, Brasil.

2018 - 2018

Medidas da Atividade Física e do Comportamento Sedentário. (Carga horária: 2h). , Grupo de Estudo e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício, GEPEMENE, Brasil.

2017 - 2017

Advanced Management Issues in HIV Care. (Carga horária: 8h). , Case Western Reserve University, CASE, Estados Unidos.

2016 - 2016

Treinamento Concorrente: Condutas de Prescrição e Respostas Adaptativas. (Carga horária: 4h). , Grupo de Estudo e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício, GEPEMENE, Brasil.

2016 - 2016

Treinamento Resistido para Portadores de Doenças Cardiovasculares. (Carga horária: 4h). , Grupo de Estudo e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício, GEPEMENE, Brasil.

2016 - 2016

Efeito do Treinamento Físico na Regulação da Massa Muscular em Doenças Crôn. (Carga horária: 4h). , Grupo de Estudo e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício, GEPEMENE, Brasil.

2016 - 2016

Recomendações Nutricionais no Exercício Aeróbico e Resistido. (Carga horária: 4h). , Grupo de Estudo e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício, GEPEMENE, Brasil.

2015 - 2015

Qualidade da assistência para pessoas com DST/HIV. , SOCIEDADE BRASILEIRA DE DST, SBDST, Brasil.

2013 - 2013

Promoção de atividade física na escola. (Carga horária: 4h). , Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde, SBAFS, Brasil.

2010 - 2010

Capacitação em Metabolismo, Nutrição e Exercício. (Carga horária: 40h). , Grupo de Estudo e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício, GEPEMENE, Brasil.

2008 - 2008

Curso de Arbitragem de Triatlo Nível I. (Carga horária: 8h). , Federação de Triatlo de Santa Catarina, FETRISC, Brasil.

2008 - 2008

Massoterapia. (Carga horária: 40h). , Escola de Qualificação Profissional Málaga, MÁLAGA, Brasil.

2008 - 2008

Prep. física: informação e execução de movimentos. (Carga horária: 4h). , UNESPORTE, UNESPORTE, Brasil.

2008 - 2008

Iniciação esportiva e talento esportivo. (Carga horária: 4h). , UNESPORTE, UNESPORTE, Brasil.

2007 - 2007

Curso Nacional de Treinadores de Voleibol nível 3. (Carga horária: 80h). , Associação Educacional Luterana BOM JESUS/IELUSC, BOM JESUS/IELUSC, Brasil.

2007 - 2007

Iniciação esportiva. (Carga horária: 3h). , UNESPORTE, UNESPORTE, Brasil.

2007 - 2007

Decisões pedagógicas no treinamento esportivo. (Carga horária: 3h). , UNESPORTE, UNESPORTE, Brasil.

2007 - 2007

Moderno treinamento de musculação. (Carga horária: 3h). , UNESPORTE, UNESPORTE, Brasil.

2007 - 2007

Planificação do treinamento físico no esporte. (Carga horária: 3h). , UNESPORTE, UNESPORTE, Brasil.

2007 - 2007

Capacitação dos Coordenadores de Núcleos do PST. (Carga horária: 30h). , Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande do Sul, FAURGS, Brasil.

2006 - 2006

Avaliação Técnica no Voleibol - Sistema Superliga. (Carga horária: 24h). , SC Consultoria - Esporte e Educação, SC CONSULTORIA, Brasil.

2005 - 2005

Curso de Psicologia do Esporte. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2004 - 2004

4ª Clínica de Mini Vôlei Centro Rexona Ades 2004. (Carga horária: 30h). , Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

OLIVEIRA, V. H. F. . III Festival de Judô do DEF/CDS/UFSC. 2004. (Festival).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

42 Simpósio Internacional de Ciências do Esporte e 2 Simpósio Internacional de Atividade Física e Comportamento Sedentário.Treinamento resistido na prevenção e tratamento da sarcopenia em pessoas vivendo com HIV. 2019. (Simpósio).

4 Congresso Nacional de Formação de Professores de Educação Física e 9 Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar - CONPEF. Percepção dos pais a respeito do índice de massa corporal de escolares de Londrina/PR: Implicações para a abordagem do tema "saúde" nas aulas de educação física. 2019. (Congresso).

8 Congresso Brasileiro sobre HIV-AIDS e Vírus Relacionados e o XIII Simpósio sobre Avanços na Patogenia e Manejo da AIDS. Prevalência e fatores associados à presença de sarcopenia em Pessoas Vivendo com HIV atendidas na cidade de Londrina, Paraná. 2018. (Congresso).

VII Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício. 2018. (Congresso).

HIV & AGING: From Mitochondria to the Metropolis.The 6-minute walk test distance is strongly correlated to peak cardiorespiratory fitness in women infected with HIV, but not in men. 2017. (Simpósio).

6 Congresso Brasileiro sobre HIV-AIDS e Vírus Relacionados. Efeitos de 16 semanas de treinamento concorrente sobre a força muscular, composição corporal, qualidade de vida e perfil psicológico de pessoas vivendo com HIV/AIDS: Um ensaio clínico aleatório. 2016. (Congresso).

VI Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício. Efeitos do treinamento concorrente sobre fatores de risco cardiovascular de pessoas vivendo com HIV: um ensaio clínico aleatório. 2016. (Congresso).

XI Simpósio sobre Avanços na Patogenia e Manejo da AIDS. 2016. (Simpósio).

X Congresso da Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis e VI Congresso Brasileiro de Aids. Redução na força é mais evidente em homens que em mulheres vivendo com HIV/AIDS em tratamento com terapia antirretroviral. 2015. (Congresso).

V Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício. Tempo de tratamento com terapia antirretroviral diminui a força em adultos portadores do HIV/AIDS. 2014. (Congresso).

XI Congresso Científico Latino-Americano e XI Congresso Científico Brasileiro da FIE. Desafios enfrentados pelas cidades-sede na fase pré-olímpica nas últimas três décadas: uma revisão de literatura e previsão para Rio 2016. 2014. (Congresso).

6° Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar e 1° Congresso Nacional de Formação de Professores de Educação Física. "Semana do Movimento e Saúde": Uma proposta para abordagem dos conteúdos sobre atividade física e saúde no meio escolar. 2013. (Congresso).

IX Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde. Fatores motivacionais de universitários para a prática do treinamento com pesos. 2013. (Congresso).

I Seminário do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos da Universidade Estadual de Londrina. 2012. (Seminário).

IV Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercicio. Análise quantitativa de saltos na superliga masculina de voleibol 2010/2011. 2012. (Congresso).

2 Encontro Nacional de Marketing Esportivo. 2008. (Encontro).

7 Fórum Internacional de Esportes. 2008. (Outra).

1 Encontro Sul Brasileiro de secretários municipais de esporte e lazer. 2007. (Encontro).

6 Fórum Internacional de Esportes.Motivos que levam mulheres de meia idade a praticarem voleibol. 2007. (Outra).

2 Congresso Internacional de Treinamento Esportivo da Rede CENESP. Impactos sofridos por atletas de voleibol masculino durante o treinamento e a relação com local de lesões. 2005. (Congresso).

5 Congresso Brasileiro de Atividade Física & Saúde. Características dos impactos nos membros inferiores dos atletas amadores de voleibol. 2005. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Crivaldo Gomes Cardoso Junior

DEMINICE, R.; LAZZAROTTO, A. R.;CARDOSO JR., C.G.. Influência do tempo de tratamento com terapia antirretroviral sobre a força, composição corporal e marcadores de estresse oxidativo em adultos portadores de HIV/AIDS. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física - Uel - Uem) - Universidade Estadual de Londrina.

Edilson Serpeloni Cyrino

DEMINICE, R.AVELAR, A.CARDOSO JUNIOR, C.G.; VOLTARELLI, F.A.; DANTAS, P.M.S.; OLIVEIRA, A.R.;CYRINO, E.S.. Estratégias alternativas para amenizar os efeitos adversos causados pela infecção do HIV e pelo uso de terapia antirretroviral: exercício físico e suplementação nutricional. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Física - Uel - Uem) - Universidade Estadual de Londrina.

Ademar Avelar de Almeida Junior

DEMINICE, R.AVELAR, A.; OLIVEIRA, A. R.. Redução na força muscular é mais evidente em homens que em mulheres com HIV/AIDS em tratamento com terapia antirretroviral. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Física - Uel - Uem) - Universidade Estadual de Londrina.

Ademar Avelar de Almeida Junior

DEMINICE, R.AVELAR, A.CARDOSO JR, C. G.; VOLTARELLI, F. A.; DANTAS, P. M. S.. Estratégias alternativas para amenizar os efeitos adversos causados pela infecção do HIV e pelo uso da terapia antirretroviral: exercício físico e suplementação de creatina. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de pós-graduação associado UEM-UEL) - Universidade Estadual de Londrina.

Débora Alves Guariglia

GUARIGLIA, DÉBORA ALVES; DEMINICE, R.;Avelar A; TEIXEIRA, D. C.; CARDOSO JUNIOR, C. G.. Sarcopenia em pessoas vivendo com HIV. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina.

Mario Luiz Couto Barroso

BARROSO, M. L. C.; PACHECO, R. L.; SANTOS, S. G.; KLEIN, M. Z.. Características da Preparação Física no Voleibol Moderno. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro de Desportos - UFSC.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ricardo Lucas Pacheco

Características da Preparação Física no Voleibol Moderno; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ricardo Lucas Pacheco;

SARAY GIOVANA DOS SANTOS

ESTUDO DAS CARACTERÍSTICAS DE IMPACTO DOS MEMBROS INFERIORES DE ATLETAS AMADORES DE VOLEIBOL; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Saray Giovana dos Santos;

Rafael Deminice

Redução na força muscular é mais evidente em homens que em mulheres com HIV/AIDS em tratamento com terapia antiretroviral; 2013; Dissertação (Mestrado em Educação Física - Uel - Uem) - Universidade Estadual de Londrina,; Orientador: Rafael Deminice;

Mario Luiz Couto Barroso

Características da Preparação Física no Voleibol Moderno; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro de Desportos - UFSC; Orientador: Mario Luiz Couto Barroso;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, V. H. F. ; CURRIE, JACKSON ; HORVAT DAVEY, C. ; JOSEPHSON, R. A. ; SILVA, D. R. P. ; DEMINICE, R. ; WEBEL, A. R. . Weekday and Weekend Physical Activity and Stationary Behavior Patterns of People Living With HIV. JANAC-JOURNAL OF THE ASSOCIATION OF NURSES IN AIDS CARE , p. 1, 2020.

  • Oliveira VHF ; BORSARI, A. L. ; WEBEL, A. R. ; ERLANDSON, K. ; DEMINICE, R. . Sarcopenia in people living with the Human Immunodeficiency Virus: a systematic review and meta-analysis. EUROPEAN JOURNAL OF CLINICAL NUTRITION , p. 1, 2020.

  • SANTOS, L. ; RIBEIRO, D. ; BARRETO, I. ; OLIVEIRA, VITOR H. F. ; SILVA, D. R. P. ; MENEZES, A. . Temporal trend of inactive commuting to school in adolescents from Sergipe, Brazil. SCIENTIA PLENA , v. 16, p. 052801 ? 1, 2020.

  • WEBEL, A. R. ; JENKINS, T. ; LONGENECKER, C. T. ; VEST, M. ; HORVAT DAVEY, C. ; CURRIE, J. ; DARRAH, R. ; LITMAN, P. ; Oliveira, V. H. F. ; JOSEPHSON, R. . Relationship of HIV Status and Fatigue, Cardiorespiratory Fitness, Myokines, and Physical Activity. JANAC-JOURNAL OF THE ASSOCIATION OF NURSES IN AIDS CARE , v. 30, p. 392-404, 2019.

  • Oliveira VHF ; ROSA, F. T. ; WIECHMANN, S. L. ; NARCISO, A. M. S. ; WEBEL, A. R. ; MORAES, S. M. F. ; DEMINICE, R. . Homocysteine-lowering exercise effect is greater in hyperhomocysteinemic people living with HIV: A randomized clinical trial. Applied Physiology Nutrition and Metabolism , v. 44, p. 1165-1171, 2019.

  • WEBEL, ALLISON R. ; JENKINS, TREVOR ; VEST, MARIANNE ; OLIVEIRA, VITOR H.F. ; LONGENECKER, CHRIS T. ; LIU, JINTAO ; CURRIE, JACKSON ; SATTAR, ABDUS ; JOSEPHSON, RICHARD . Cardiorespiratory fitness is associated with inflammation and physical activity in HIV+ adults. AIDS , v. 33, p. 1023-1030, 2019.

  • SANTOS, L. ; RIBEIRO, D. ; BARRETO, I. ; Oliveira VHF ; SILVA, D. R. P. ; MENEZES, A. . Association between insufficient level of physical activity and multiple health risk behaviors in adolescents. Motriz , v. 25, p. 1-7, 2019.

  • HORVAT DAVEY, CHRISTINE ; PERAZZO, JOSEPH D. ; VEST, MARIANNE ; JOSEPHSON, RICHARD A. ; OLIVEIRA, VITOR H. F. ; SATTAR, ABDUS ; WEBEL, ALLISON R. . The relationship of cardiorespiratory function, fatigue and depressive symptoms in PLHIV. AIDS CARE-PSYCHOLOGICAL AND SOCIO-MEDICAL ASPECTS OF AIDS/HIV , p. 1-5, 2019.

  • OLIVEIRA, VITOR H. F. ; ROSA, FLÁVIA T. ; SANTOS, JÁDIA C. ; WIECHMANN, SUSANA L. ; NARCISO, ARGÉRIA M. S. ; FRANZOI DE MORAES, SOLANGE M. ; WEBEL, ALLISON R. ; DEMINICE, RAFAEL . Effects of a Combined Exercise Training Program on Health Indicators and Quality of Life of People Living with HIV: A Randomized Clinical Trial. AIDS AND BEHAVIOR , v. 24, p. 1531-1541, 2019.

  • Oliveira VHF ; PERAZZO, J. D. ; JOSEPHSON, R. A. ; DEMINICE, R. ; WEBEL, A. R. . Association Between the 6-Minute Walk Test Distance and Peak Cardiorespiratory Fitness Among People Living with HIV Varies by Fitness Level. JANAC-JOURNAL OF THE ASSOCIATION OF NURSES IN AIDS CARE , p. 1, 2018.

  • OLIVEIRA, V. H. F. ; WIECHMANN, S. L. ; NARCISO, A. M. S. ; WEBEL, A. R. ; DEMINICE, R. . Muscle strength is impaired in men but not in women living with HIV taking antiretroviral therapy. ANTIVIRAL THERAPY , p. 11-19, 2017.

  • OLIVEIRA, V. H. F. ; WIECHMANN, S. L. ; NARCISO, A. M. S. ; DEMINICE, R. . Knee extension and flexion strength asymmetry in Human Immunodeficiency Virus positive subjects: a cross-sectional study. Brazilian Journal of Physical Therapy , v. 21, p. 434-439, 2017.

  • DEMINICE, R. ; SILVA, T. C. V. ; OLIVEIRA, V. H. F. . Elevated homocysteine levels in human immunodeficiency virus-infected patients under antiretroviral therapy: A meta-analysis. WORLD JOURNAL OF VIROLOGY , v. 4, p. 147-155, 2015.

  • OLIVEIRA, V. H. F. ; ROSA JR., F. ; MELLO, F. S. ; Nascimento, J. V. . Programa de treinamento de voleibol destinado à comunidade universitária. Extensio (Florianópolis) , v. 4, p. 1-5, 2007.

  • SANTOS, S. G. ; ESTEVES, A. C. ; OLIVEIRA, V. H. F. ; CHAGAS, L. . Magnitudes de impactos das cortadas e bloqueios associados com lesões em atletas de voleibol. LECTURAS EDUCACIÓN FÍSICA Y DEPORTES , v. 87, p. 1-3, 2005.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Oliveira, V. H. F. . Orientações e procedimentos para a realização da avaliação antropométrica nas escolas da rede municipal de ensino de Londrina, Pr. 2017.

OLIVEIRA, V. H. F. ; PADILHA, C. S. ; CELLA, P. S. . Exercício físico na sarcopenia e caquexia. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVEIRA, V. H. F. . Formação continuada em Educação Física. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Oliveira VHF . Relatório da avaliação antropométrica do segundo semestre de 2017 dos escolares matriculados na rede municipal de educação de Londrina, Paraná. 2018. (Relatório de pesquisa).

Oliveira VHF . Coordenador da sessão temática: Respostas Agudas e Crônicas do Treinamento com Pesos, no VII Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício. 2018. (Coordenador de sessão temática).

Oliveira, V. H. F. . Relatório da avaliação antropométrica das escolas municipais de Londrina, Pr. 2016. (Relatório de pesquisa).

OLIVEIRA, V. H. F. . Coordenador da Sessão Temática: Respostas agudas e crônicas ao treinamento com pesos, no VI Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício. 2016. (Coordenador de Sessão Temática).

OLIVEIRA, V. H. F. . Coordenador da Sessão Temática: Atividade Física na Prevenção e no Tratamento de Doenças Crônicas Não-Transmissíveis, no V Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício. 2014. (Coordenador de Sessão Temática).

OLIVEIRA, V. H. F. . Moderador de sessão no XXIII Encontro Anual de Iniciação Científica. 2014. (Moderador de sessão).

SANTOS, S. G. ; OLIVEIRA, V. H. F. . Estudos das caracteristicas de impacto de membros inferiores em atletas de voleibol. 2005. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    TARVMob: Autogestão da terapia antirretroviral usando aplicativo para aparelhos móveis para aumento da aderência em pessoas vivendo com HIV, Descrição: A terapia antirretroviral ativa (TARV) revolucionou o tratamento da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), reduzindo a mortalidade dos pacientes. De fato, a TARV transformou significativamente o curso do HIV de doença terminal para doença crônica gerenciável. No entanto, para alcançar o resultado benéfico da supressão da replicação viral, aumento da contagem de células CD4 e melhoria da qualidade de vida, a TARV requer taxas de aderência >95%. A aderência à TARV abaixo deste limiar leva a falha no tratamento, progressão para AIDS e aparecimento de cepas de HIV resistentes aos medicamentos. Assim, o sucesso do tratamento do HIV/AIDS é dependente da aderência sustentada e estrita da prescrição da TARV. Por este motivo, diversa estratégias têm sido estudadas na tentativa de monitorar e aumentar a aderência de pessoas vivendo com HIV (PVHIV) à TARV. Dentre muitas, a tecnologia baseada em telefone celular tem sido usada para melhorar a prestação de serviços de saúde em muitos países e diversas situações. Estudos realizados na África e na Ásia demonstraram aumento significativo da aderência ao TARV através de programa de lembretes curtos usando mensagens de celular. No entanto, não há tecnologia baseada em telefone celular para monitorar e aumentar a aderência à TARV no Brasil e em língua portuguesa. O objetivo primário deste projeto é desenvolver aplicativo compatível com telefone celular para monitorar e aumentar aderência de PVHIV no Brasil. Este trabalho é significativo pois o monitoramento da aderência ao TARV por telefone celular pode atingir um grupo geograficamente remoto e culturalmente diversificado de pessoas no Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vitor Hugo Fernando de Oliveira - Integrante / Rafael Deminice - Coordenador / Jacques Duílio Brancher - Integrante / Lucélia Moraes e Silva - Integrante / Gustavo Casarim Herrmann - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2019 - Atual

    Sarcopenia em pessoas vivendo com HIV/AIDS: características funcionais, morfológicas e moleculares, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rafael Deminice em 29/04/2019., Descrição: Sarcopenia é a perda de massa e função musculares relacionado ao avançar da idade. Pessoas vivendo com HIV/AIDS (PVHA) em uso de terapia antirretroviral apresentam perda de massa e baixos níveis de força muscular. A força muscular é um dos componentes da aptidão física relacionada à saúde, e baixos níveis desta variável estão associados a risco elevado de mortalidade e hospitalização, além de influenciar na realização de atividades da vida diária e reduzir a qualidade de vida dos sujeitos. Considerando que diferentes mecanismos atuam na redução da força muscular de PVHA, e nem todos eles estão ainda bem elucidados, este estudo tem por objetivo analisar os parâmetros neuromusculares (força muscular, ativação neuromuscular e características morfo-bioquímicas do músculo) de PVHA. A amostra será composta por indivíduos adultos, portadores do vírus HIV e usuários da terapia antirretroviral, e também por sujeitos soronegativos que servirão como grupo controle. Os sujeitos selecionados a participar do estudo serão submetidos às seguintes avaliações: análise de força muscular isocinética; análise eletromiográfica da ação muscular durante o teste de força isocinética; coleta de tecido muscular para dosagem de creatina e sondas de expressão gênica; testes funcionais; medidas antropométricas de massa corporal e estatura; e bioimpedância elétrica. Além disso, serão coletadas informações referentes aos dados clínicos, nível de atividade física habitual, nível socioeconômico, desempenho cognitivo e perfil alimentar. Espera-se que o presente estudo possa auxiliar no entendimento dos mecanismos atuantes na redução da força muscular de PVHA.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Vitor Hugo Fernando de Oliveira - Integrante / Rafael Deminice - Coordenador / Ana Lucia Borsari - Integrante / Gustavo Mello de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4

  • 2017 - 2018

    Percepção de risco cardiovascular em pessoas vivendo com HIV e impacto nos comportamentos preventivos para doença cardiovascular, Descrição: Examinamos como o status do HIV influencia o conhecimento, crenças e percepção de risco para doenças cardiovasculares ateroscleróticas e comportamentos de prevenção de doenças cardiovasculares ateroscleróticas. Embora as percepções do risco de doença cardiovascular aterosclerótica influenciem modestamente alguns comportamentos, barreiras adicionais resultam em insuficiente atividade física, má ingestão alimentar e taxas de tabagismo. No entanto, as pessoas vivendo com HIV têm alta adesão a medicamentos para doenças cardiovasculares ateroscleróticas, que podem ser aproveitadas para reduzir sua alta carga de doenças cardiovasculares ateroscleróticas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vitor Hugo Fernando de Oliveira - Integrante / LONGENECKER, CHRIS T. - Integrante / CURRIE, JACKSON - Integrante / HORVAT DAVEY, CHRISTINE - Integrante / Allison Webel - Coordenador.

  • 2017 - Atual

    Análise das ações e características neuromusculares de pessoas vivendo com HIV/AIDS, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rafael Deminice em 16/07/2018., Descrição: Pessoas vivendo com HIV/AIDS (PVHA) em uso de terapia antirretroviral apresentam baixos níveis de força muscular. A força muscular é um dos componentes da aptidão física relacionada à saúde, e baixos níveis desta variável estão associados a risco elevado de mortalidade e hospitalização, além de influenciar na realização de atividades da vida diária e reduzir a qualidade de vida dos sujeitos. Considerando que diferentes mecanismos atuam na redução da força muscular de PVHA, e nem todos eles estão ainda bem elucidados, este estudo tem por objetivo analisar os parâmetros neuromusculares (força muscular, ativação neuromuscular e características morfo-bioquímicas do músculo) de PVHA. A amostra será composta por indivíduos adultos, portadores do vírus HIV e usuários da terapia antirretroviral, e também por sujeitos soronegativos que servirão como grupo controle. Os sujeitos selecionados a participar do estudo serão submetidos às seguintes avaliações: análise de força muscular isocinética; análise eletromiográfica da ação muscular durante o teste de força isocinética; coleta de tecido muscular para dosagem de creatina e sondas de expressão gênica; testes funcionais; medidas antropométricas de massa corporal e estatura; e bioimpedância elétrica. Além disso, serão coletadas informações referentes aos dados clínicos, nível de atividade física habitual, nível socioeconômico, desempenho cognitivo e perfil alimentar. Espera-se que o presente estudo possa auxiliar no entendimento dos mecanismos atuantes na redução da força muscular de PVHA.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Vitor Hugo Fernando de Oliveira - Integrante / Susana Lilian Wiechmann - Integrante / Rafael Deminice - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    Avaliação do estado nutricional e determinação de fatores associados em escolares de Londrina, PR, Descrição: A obesidade infantil é um problema global e com números crescentes. Devido à associação da obesidade com diferentes problemas de saúde, as modificações no estilo de vida de crianças e adolescentes, principalmente ao longo das duas últimas décadas, tem favorecido o desenvolvimento de sobrepeso/obesidade e de inúmeras disfunções crônico-degenerativas em idades cada vez mais precoces. Assim, o propósito deste estudo será verificar o estado nutricional e seus fatores associados em escolares do município de Londrina/PR, bem como determinar a prevalência de inatividade física, consumo inadequado de frutas e verduras, hipertensão arterial e baixa aptidão física entre os escolares. Medidas antropométricas, de aptidão cardiorrespiratória, pressão arterial de repouso, nível habitual de atividade física, e informações sobre hábitos alimentares e nível socioeconômico serão obtidas. A prevalência das diferentes classificações do estado nutricional e dos diferentes fatores será determinada mediante o emprego da estatística descritiva, por meio da análise de distribuição em frequências. A regressão de Poisson será empregada para analisar as variáveis associadas à ao excesso de peso controlando para potenciais fatores de confusão. Razões de prevalências brutas e ajustadas, bem como seus respectivos intervalos de confiança de 95% serão calculados. As variáveis independentes serão inseridas de acordo com o modelo hierárquico de determinação. Espera-se com este estudo estabelecer os fatores que podem exercer maior impacto sobre a ocorrência de excesso de peso em escolares, de modo que ações de intervenção sobre estes fatores, proporcionem em médio e longo prazo, melhor qualidade de vida à população e redução nos custos médicos-hospitalares associados ao tratamento da obesidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Vitor Hugo Fernando de Oliveira - Coordenador., Número de produções C, T & A: 8

  • 2014 - 2018

    Impacto do treinamento com pesos em diferentes frequências semanais, destreinamento e retreinamento sobre biomarcadores de saúde, composição corporal, desempenho motor e indicadores de qualidade de vida em mulheres idosas, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edilson Serpeloni Cyrino em 26/10/2015., Descrição: Este estudo investigou os efeitos de 24 semanas de treinamento com pesos (TP) realizado em diferentes frequências semanais sobre indicadores metabólicos, fisiológicos, neuromusculares e morfológicos em mulheres idosas. Sessenta mulheres idosas não-treinadas foram selecionadas e separadas aleatoriamente em três grupos: TP duas vezes (TP2X), TP três vezes (TP3X) e controle (CONT). Medidas de força muscular, registros alimentares, antropometria, composição corporal, medidas hemodinâmicas e dosagens bioquímicas foram executadas na linha de base, após 12 e 24 semanas de intervenção. O TP foi realizado de forma progressiva em duas etapas com 12 semanas de duração cada. O grupo TP2X foi submetido a treinamento padronizado as terças e quintas-feiras, ao passo que o grupo TP3X executou o mesmo protocolo de treinamento as segundas, quartas e sextas-feiras. Os hábitos nutricionais foram acompanhados ao longo do período experimental por meio da aplicação de registros alimentares nos diferentes momentos do estudo. A composição corporal foi determinada por absortometria radiológica de dupla energia (DEXA), com a água corporal sendo estimada por bioimpedância elétrica. Testes dinâmicos (1-RM) foram utilizados para avaliação neuromuscular. Medidas de variabilidade da frequência cardíaca, de pressão arterial em repouso e monitoração ambulatorial da pressão arterial (MAPA) pós-exercício foram utilizadas para avaliação hemodinâmica. Amostras de sangue foram coletadas em jejum de 12 h para análise da glicemia em jejum, perfil lipídico (colesterol total, HDL, LDL e triglicérides), adipocinas (adiponectina, fator de necrose tumoral alfa, gama-glutamiltransferase e interleucina-6), proteína C-reativa, nitrito/nitrato e um agente anti-oxidante (superóxido desmutase). O estudo demonstrou que a prática do treinamento com pesos pode acarretar importantes benefícios à mulheres idosas mesmo em frequência semanal reduzida (duas vezes por semana), tais como ganhos de força muscular, manutenção ou aumento da flexibilidade, aumento da massa isenta de gordura, redução da gordura corporal, manutenção do conteúdo mineral ósseo e da densidade mineral óssea, redução da glicose, colesterol total, LDL e triglicérides, manutenção da HDL e da proteína C-reativa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vitor Hugo Fernando de Oliveira - Integrante / Enio Ricardo Vaz Ronque - Integrante / Leandro Ricardo Altimari - Integrante / Michele Caroline de Costa Trindade - Integrante / Crisieli Maria Tomeleri - Integrante / Ademar Avelar - Integrante / Alessandra Miyuki Okino - Integrante / Danielle Venturini - Integrante / Jair Aparecido de Oliveira - Integrante / Crivaldo Gomes Cardoso Junior - Integrante / Rodrigo dos Reis Fernandes - Integrante / Edilson Serpeloni Cyrino - Coordenador / Camila de Souza Padilha - Integrante / Alex Silva Ribeiro - Integrante / David Ohara - Integrante / Erick H. P. Eches - Integrante / Mariana Ferreira de Souza - Integrante / alexandre hideki okano - Integrante / Alexandre Jehan Marcori - Integrante / Ana Clara Ferreira Marinelli - Integrante / Andre de Oliveira Werneck - Integrante / Beatriz Suellen Arceni - Integrante / Carolina Moraes da Silva - Integrante / Claudinei Ferreira dos Santos - Integrante / Daniel Gomes da Silva Machado - Integrante / Decio Sabbatini Barbosa - Integrante / Denilson de Castro Teixeira - Integrante / Durcelina Schiavoni Bortoloti - Integrante / Edilaine Fungari Cavalcante - Integrante / Eduardo de Padua - Integrante / Fabio Luiz Cheche Pina - Integrante / Ferdinando Oliveira Carvalho - Integrante / João Pedro Alves Nunes - Integrante / José Claudio Jambassi Filho - Integrante / Juliano Casonatto - Integrante / Karina Elaine de Souza Silva - Integrante / Kessi Cassiane Iarosz - Integrante / Leandro dos Santos - Integrante / Letícia Trindade Cyrino - Integrante / Luis Alberto Gobbo - Integrante / Marcia Marques Dib - Integrante / Matheus Amarante do Nascimento - Integrante / Melissa Antunes - Integrante / Paolo Marcello da Cunha Fabro - Integrante / Paulo Sugihara Junior - Integrante / Raphael Mendes Ritti-Dias - Integrante / Renato Galindo da Silva - Integrante / Roberto Fernandes da Costa - Integrante / Tamara Patricia dos Santos - Integrante / Vinicius Alves Barreto Rocha - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2013 - 2015

    Efeitos de 16 semanas de treinamento com pesos na massa muscular, força e marcadores de estresse oxidativo em portadores de HIV/AIDS, Descrição: Este estudo investigou o impacto de um programa de treinamento com pesos sobre a massa muscular, força e marcadores de estresse oxidativo em indivíduos portadores do HIV/AIDS. A amostra foi composta por 50 indivíduos adultos, portadores do vírus HIV, e usuários da terapia antirretroviral, que foram submetidos a 16 semanas de treinamento com pesos, em uma frequência de 3 vezes por semana. Antes e após a intervenção os indivíduos foram avaliados por meio de medidas antropométricas de massa corporal e estatura, composição corporal, força muscular através do teste de 1RM, e coletas sanguíneas. O programa de treinamento exerceu efeitos positivos sobre a força muscular, qualidade de vida, índices de depressão e ansiedade, marcadores de estresse oxidativo e concentrações de homocisteína.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Vitor Hugo Fernando de Oliveira - Integrante / Rafael Deminice - Coordenador / Susana Lilian Wiechmann - Integrante., Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro / Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 18

  • 2012 - 2015

    Efeito da suplementação de creatina associada ao treinamento com pesos sobre variáveis morfológicas, metabólicas e de desempenho de indivíduos adultos jovens: uma comparação entre os sexos, Descrição: Este estudo investigou o efeito da suplementação de creatina (Cr) associada ao treinamento com pesos (TP) sobre parâmetros morfológicos, metabólicos e de desempenho de adultos jovens de ambos os sexos. A amostra foi composta por 57 indivíduos (30 homens e 27 mulheres) com idade entre 18 e 35 anos que participaram inicialmente de um programa de TP durante 16 semanas. Após este período eles foram divididos aleatoriamente, de maneira duplo-cega e balanceada pelo sexo, em dois grupos para receberem suplementação de Cr (monohidratada) ou placebo (maltodextrina), formando então quatro grupos, sendo, homens creatina (HCR), homens placebo (HPL), mulheres creatina (MCR) e mulheres placebo (MPL). O período de suplementação teve uma duração de oito semanas, sendo que os indivíduos continuaram engajados no TP. Durante os primeiros cinco dias os sujeitos ingeriram 20 g/dia de Cr ou placebo em quatro doses iguais de 5 g, separadas a cada 3-4 horas. Nos 51 dias subseqüentes uma única dose de 3 g foi consumida. Antes e após o período de suplementação, foram realizadas medidas de composição corporal (DEXA), hidratação (Água corporal total e intracelular ? ACT e AIC), força máxima (1-RM) e resistência de força (quatro séries com 80% de 1-RM). Após o período de suplementação os participantes fizeram uma sessão de exercício com pesos de alta intensidade. Amostras de sangue foram coletadas antes, imediatamente após e uma hora após o protocolo de exercício para dosagem de marcadores de estresse oxidativo. As concentrações plasmáticas de Cr estavam aumentadas, no grupo que ingeriu Cr, em aproximadamente 1,5 vezes após as oito semanas de suplementação (P < 0,05), quando comparados ao placebo. Interação significante tempo vs. suplemento (P < 0,01) foi verificada na MIG, indicando ganhos na ordem de 2,3 e 2,5 em MCR e HCR, respectivamente. De forma similar, interação significante tempo vs. suplemento (P < 0,05) foi verificada na ACT e AIC, indicando ganhos na ordem de 3,9 e 3,7% e 6,5 e 5,9%, em MCR e HCR. Interações significantes tempo vs. sexo vs. suplemento (P < 0,01) foram encontradas nos valores de 1-RM no supino e na rosca direta, com ganhos na ordem de 11% e 9,1%, respectivamente, no grupo HCR. Interação significante tempo vs. suplemento (P < 0,01) foi encontrada na somatória da carga levantada em testes de 1-RM nos três exercícios analisados (HCR = +8,5% e MCR = +8,3%). Nenhuma alteração foi encontradas nos indicadores de resistência muscular. Da mesma forma, a Cr não foi capaz de reverter a elevação, causada pelo exercício, dos marcadores de estresse oxidativo. Os resultados do presente estudo sugerem que a suplementação de Cr pode maximizar os ganhos de MIG, MIGO, ACT, AIC e força máxima em sujeitos treinados em TP, independente do sexo. Os homens suplementados com Cr apresentaram maiores ganhos na força muscular de membros superiores do que as mulheres. Entretanto, a suplementação de Cr parece não melhorar a resistência à fadiga em exercícios com pesos, bem como os marcadores de estresse oxidativo em indivíduos treinados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Vitor Hugo Fernando de Oliveira - Integrante / Enio Ricardo Vaz Ronque - Integrante / Marcelo Romanzini - Integrante / Leandro Ricardo Altimari - Integrante / Michele Caroline de Costa Trindade - Integrante / Crisieli Maria Tomeleri - Integrante / Ademar Avelar - Integrante / Helena Scheller - Integrante / Mariana Biagi Batista - Integrante / Henrique Bortolotti - Integrante / Paula Fernanda Vasconcelos - Integrante / Alessandra Miyuki Okino - Integrante / Danielle Venturini - Integrante / Jair Aparecido de Oliveira - Integrante / Jaqueline Vieira - Integrante / Ágatha Graça - Integrante / Crivaldo Gomes Cardoso Junior - Integrante / Rafael Deminice - Integrante / Rodrigo dos Reis Fernandes - Integrante / Edilson Serpeloni Cyrino - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 5

  • 2003 - 2005

    Estudo das características de impacto dos membros inferiores dos atletas de voleibol, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Saray Giovana dos Santos em 02/06/2014., Descrição: Avaliar as magnitudes e tempo de impactos durante as aterrissagens de cortada e bloqueios, do membro inferior dos atletas (tornozelo e joelho dominante) medidos em laboratório via acelerometria, bem como, identificar as lesões advindas da prática do vôlei, assim como o número e o intervalo de saltos realizados por treino e por jogo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Vitor Hugo Fernando de Oliveira - Integrante / Saray Giovana dos Santos - Coordenador / Audrey Cristine Esteves - Integrante / Luara Chagas - Integrante / Tatiane Piucco - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 18

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2016

Menção Honrosa, XXXI Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - Atual

Universidade Estadual de Londrina

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Outras informações:
Pesquisador do Laboratório de Bioquímica do Exercício da Universidade Estadual de Londrina

2010 - Atual

Universidade Estadual de Londrina

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Outras informações:
Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício (GEPEMENE/UEL)

2015 - 2019

Universidade Estadual de Londrina

Vínculo: Aluno de Doutorado, Enquadramento Funcional: Aluno de Doutorado, Carga horária: 20

Outras informações:
Aluno de Doutorado do Programa de Pós Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL, sob a orientação do Professor Dr. Rafael Deminice.

2013 - 2015

Universidade Estadual de Londrina

Vínculo: Aluno de Mestrado, Enquadramento Funcional: Aluno de Mestrado, Carga horária: 20

Outras informações:
Aluno de Mestrado do Programa de Pós Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL, sob a orientação do Professor Dr. Rafael Deminice.

2012 - 2013

Universidade Estadual de Londrina

Vínculo: Aluno Especial, Enquadramento Funcional: Aluno especial, Carga horária: 4

Outras informações:
Aluno especial do Programa de Pós Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL Disciplina: Atividade física relacionada à saúde na infância e adolescência

Atividades

  • 01/2013

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação Física e Desportos, .,Linhas de pesquisa

2018 - Atual

Prefeitura Municipal de Londrina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenação do Projeto Viva Mais, Carga horária: 8

Outras informações:
Coordenação do Projeto Viva Mais, que oferece um programa de exercícios físicos aos professores da Rede Municipal de Educação de Londrina, Paraná

2011 - Atual

Prefeitura Municipal de Londrina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor de Educação Fisica na rede básica de ensino

2018 - 2018

Prefeitura Municipal de Londrina

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 6

Outras informações:
Docente do curso Formação Continuada em Educação Física, ministrando os seguintes tópicos: Avaliação antropométrica, como e porquê realizá-la; Combate à obesidade infantil - Semana do Movimento e Saúde.

Atividades

  • 01/2015

    Pesquisa e desenvolvimento , Secretaria Municipal de Educação, .,Linhas de pesquisa

2012 - 2012

Instituto Pró-Esporte de Londrina

Vínculo: Contratual, Enquadramento Funcional: Estatístico, Carga horária: 50

Outras informações:
Estatístico da equipe SERCOMTEL/MARTIMINAS na disputa da Superliga Masculina de Voleibol 2011/2012

2010 - 2011

Instituto Pró-Esporte de Londrina

Vínculo: Contratual, Enquadramento Funcional: Auxiliar técnico, Carga horária: 50

Outras informações:
Auxiliar técnico da equipe LONDRINA/SERCOMTEL durante a temporada 2010/2011 da Superliga Masculina de Voleibol

Atividades

  • 12/2010 - 12/2012

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Pró-Esporte de Londrina, .,Linhas de pesquisa

2007 - 2008

SC Consultoria - Esporte e Educação

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Avaliador estatístico

Outras informações:
Avaliador durante os jogos da Superliga 2007/2008 totalizando uma carga horária de 60 horas

2006 - 2007

SC Consultoria - Esporte e Educação

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Avaliador estatístico

Outras informações:
Avaliador durante os jogos da Superliga 2006/2007 totalizando uma carga horária de 60 horas

2005 - 2007

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão, Carga horária: 10

Outras informações:
Técnico da Equipe de Voleibol Masculino da UFSC

2006 - 2006

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista do Projeto de Extensão "Programa de Treinamento de Voleibol à Comunidade Universitária"

2004 - 2005

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC/CNPQ, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista do Projeto "Estudos das características de impacto dos membros inferiores em atletas de voleibol" junto ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Pesquisa PIBIC/CNPq/BIP/UFSC, sob a orientaçãoda professora Saray Giovana dos Santos

2004 - 2004

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsa de Treinamento no Centro de Desportos

2003 - 2003

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsa de Treinamento no Centro de Desportos

2005 - 2007

CIMED ESPORTE CLUBE

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 15

Outras informações:
Estágio de observação e prático nas equipes de voleibol de base da Cimed Esporte Clube, categorias Infanto-Juvenil (sub-18) e Infantil (sub-16) masculino

2010 - 2010

Academia Pura Vida Ltda.

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Preparador Físico, Carga horária: 30

2005 - 2007

ASTEL - Associação Esportiva e Social de Florianópolis

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 8

Outras informações:
Estágio de observação e prático nas escolinhas de voleibol da ASTEL, atuando com meninos e meninas na faixa de 10 a 16 anos

2007 - 2008

FUNDAÇÃO CASAN

Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Professor de voleibol, Carga horária: 6

2010 - 2010

Life Saúde Preventiva

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Instrutor de Ginástica Laboral, Carga horária: 10

2017 - 2018

Case Western Reserve University

Vínculo: Aluno de doutorado sanduíche, Enquadramento Funcional: Aluno de doutorado sanduíche

Outras informações:
Estágio de doutorado sanduíche, sob orientação da professora Dra. Allison Webel. Bolsista da Capes/Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior/Processo n{88881.132132/2016-01}.

2018 - 2018

Instituto Avançado de Ensino, Pesquisa e Tecnologia de Londrina

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 10

Outras informações:
Professor convidado para lecionar o tópico "Estresse Oxidativo/Sistemas Antioxidantes no Exercício" do curso de pós-graduação Lato Sensu Especialização em Nutrição Aplicada ao Exercício Físico e Esporte, no Centro Universitário Filadélfia - UniFil