Rodrigo Souza Salgado

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e em Relações Internacionais pelo Instituto Metodista Bennett, Mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com trabalho de conclusão de curso inserido nas sub-áreas de Segurança Regional e Integração Sul-Americana, com atuação profissional na área de Consultoria Aduaneira e Comércio Exterior, tendo inclusive formação complementar nessa área através de curso de especialização concluído na FGV.

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Relações Internacionais

2010 - 2012

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Política de Defesa na América do Sul: Uma análise comparativa dos casos brasileiro e venezuelano,Ano de Obtenção: 2012
Cláudio de Carvalho Silveira.Palavras-chave: Segurança Regional; Políticas de Defesa; Cooperação Regional; Integração Regional; Estratégia Nacional.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Política Internacional / Especialidade: Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais. Setores de atividade: Educação.

Graduação em Ciências Sociais

2006 - 2010

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: A evolução da cooperação política e da integração econômica na América do Sul: a influência do modelo econômico e da organização política sobre o relacionamento regional.
Orientador: Miriam Gomes Saraiva

Graduação em Relações Internacionais

2006 - 2009

Instituto Metodista Bennett
Título: O Interno e o Externo na Construção das Novas Políticas de Defesa Sul-Americanas: Um Panorama da Modernização
Orientador: Emerson Maione de Souza

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

Curso de Repetro. (Carga horária: 40h). , Sindicato dos Despachantes Aduaneiros, SINDAERJ, Brasil.

2013 - 2014

Analista de Comércio Exterior. (Carga horária: 100h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Política Internacional.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Estado e Governo.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Teoria Política.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

3 Encontro Nacional ABRI. 2011. (Encontro).

A União Européia na Governança Global após o Tratado de Lisboa. 2011. (Seminário).

Latincitties.A Rio Negócios em atuação (des)centralizada de promoção do Rio de Janeiro pelo Mundo. 2011. (Seminário).

V Encontro Nacional ENABED. 2011. (Encontro).

II Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas. As políticas externas de Brasil e Argentina na defesa da democracia. 2010. (Congresso).

Brasil - França - Europa: Parceria Estratégica?. 2009. (Outra).

VI Conferência do Forte de Copacabana - Segurança regional - Um diálogo Europa-América do Sul.. 2009. (Congresso).

II Conferência Nacional de Política Externa e Política Internacional - O Brasil no Mundo que vem aí.. 2007. (Congresso).

Seminário Bilateral de Comércio Exterior e Investimentos Brasil-Portugal. 2006. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Williams da Silva Gonçalves

GONÇALVES, Williams da Silva; SILVEIRA, C. C.; SOARES, S. A.. Segurança e Defesa na América do Sul: As Perspectivas de Integração e Cooperação do Brasil e Venezuela na primeira década do século XXI. 2012. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Adriano de Freixo

FREIXO, A.; SOUZA, Emerson Maione de; FERRETTI, R. M.. O interno e o externo na construção das novas políticas de defesa sul-americanas: um panorama da modernização.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Instituto Metodista Bennett.

Emerson Maione de Souza

SOUZA, E. M.; FREIXO, A.; FERRETTI, R. M.. O Interno e o Externo na construção de novas políticas de defesa sul-americanas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Instituto Metodista Bennett.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Emerson Maione de Souza

O Interno e o Externo na construção de novas políticas de defesa sul-americanas; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Instituto Metodista Bennett; Orientador: Emerson Maione de Souza;

MIRIAM GOMES SARAIVA

A evolução da cooperação e da integração econômica na América do AUl: a influência do modelo econômico e da organização política sobre o relacionamento regional; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Miriam Gomes Saraiva;

MIRIAM GOMES SARAIVA

Políticas externas de Brasil e Argentina na defesa da democracia na América do Sul; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Miriam Gomes Saraiva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SALGADO, R. S. ; LUIZ, J. R. . A Rio Negócios em atuação (des)centralizada de promoção do Rio de Janeiro pelo Mundo. In: Latincities II, 2011, Bahia. Latincities, 2011.

  • SALGADO, R. S. ; OLIVEIRA, A. C. V. . Modelos de integração na América do Sul: do Mercosul à Unasul. In: 3 Encontro Nacional ABRI, 2011, São Paulo. Governança Global e Novos Atores, 2011.

  • SALGADO, R. S. . As políticas externas de Brasil e Argentina na defesa da democracia. In: II Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas - Sistemas de Poder - Pluriculturalidade - Integração, 2010, Rio de Janiero. II Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas, 2010.

  • SALGADO, R. S. . As políticas externas de Brasil e Argentina na defesa da democracia. In: UERJ SEM MUROS, 2009, Rio de Janeiro. 18ºSemic Uerj, 2009.

  • LUIZ, J. R. ; SALGADO, R. S. . A Rio Negócios em atuação (des)centralizada de promoção do Rio de Janeiro pelo Mundo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SALGADO, R. S. . As políticas externas de Brasil e Argentina na defesa da Democracia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2009 - 2009

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Estágio Voluntário, Enquadramento Funcional: Pesquisador voluntário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Linha de pesquisa: "Argentina e Brasil frente ao Mercosul e aos processos de integração regional na América do Sul: desencontros e diferenças de percepções", coordenado pela Professora Dra Miriam Gomes Saraiva.

  • 2007 - 2009

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Bolsista Pibic, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Linha de pesquisa: Brasil e Argentina: o comportamento frente à questão de democracia e diretos humanos na América Latina. Coordenadora: Prof Dra Miriam Gomes Saraiva.

    Atividades

    • 08/2009 - 12/2009

      Estágios , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, .,Estágio realizado, Tema: Argentina e Brasil frente ao Mercosul e aos processos de integração regional na América do Sul: desencontros e diferenças de percepções. Coordenação - Prof Dra Miriam Gomes Saraiva.

    • 07/2007 - 06/2009

      Estágios , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, .,Estágio realizado, Tema: Brasil e Argentina: o comportamento frente à questão de democracia e direitos humanos na América Latina. 1990-2005 - Coordenação da Professora Dra Miriam Gomes Saraiva. As pesquisas realizadas neste período culminaram no trabalho "As Políticas.