José Milton Andriguetto Filho

Professor titular da UFPR, no departamento de Zootecnia. Graduou-se em Oceanografia Biológica pela Fundação Universidade do Rio Grande (1983), e obteve o mestrado em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná (1989), na área de biologia marinha. Após o mestrado, especializou-se em Gerenciamento Costeiro, no Japão e nos Estados Unidos. Isto iniciou uma trajetória interdisciplinar de pesquisa e extensão, aplicada a problemas de meio ambiente e desenvolvimento na zona costeira paranaense, que levou à obtenção do Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela UFPR, com estágio de um ano na Université Bordeaux 2 (1999). A tese de doutorado versou sobre a evolução dos sistemas de produção pesqueira no Litoral do Paraná. Leciona disciplinas na área de Ciências Ambientais, Ecologia e Gerenciamento Costeiro para os cursos de graduação e pós-graduação em Medicina Veterinária, Zootecnia, Oceanografia e Biologia. Entre 1990 e 2006 foi membro da Diretoria do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFPR, tendo ocupado o cargo de Diretor do núcleo. Desde 2000 é professor do Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFPR, onde exerceu a função de coordenador entre 2006 e 2008. Desde 2012, é Editor-Chefe do periódico científico Desenvolvimento e Meio Ambiente. É membro da Associação Brasileira de Oceanografia, onde já ocupou o cargo de Presidente do Conselho Diretor, e sócio fundador das ONGs Associação MarBrasil e Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), da qual foi conselheiro durante vários anos entre 1990 e 2003. Hoje é membro do Observatório de Conservação Costeira do Paraná. Tem experiência técnico-científica na área de Oceanografia, com ênfase em Gerenciamento Costeiro e Meio Ambiente e Desenvolvimento, atuando principalmente nos temas de pesca artesanal e seu manejo, relações sociedade - natureza, conflitos de uso, comunidades tradicionais e sustentabilidade. Além do ensino e da pesquisa, tem experiência de trabalho, inclusive administrativa, com a comunidade, agências de governo e organizações não-governamentais, sempre em temas e problemas da zona costeira. Atuou como membro do Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná, e da Comissão Técnica Permanente do Instituto LIFE.

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento

1993 - 1999

Universidade Federal do Paraná
Título: Sistemas Técnicos de Pesca e suas Dinâmicas de Transformação no Litoral do Paraná, Brasil
Orientador: em Université Victor Segalen de Bordeaux 2 ( Claude Raynaut)
com Paulo da Cunha Lana. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: pesca artesanal; sistemas técnicos; Paraná; Manejo pesqueiro; Relações Sociedade - Natureza; Sustentabilidade. Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Recursos Pesqueiros Marinhos / Especialidade: Manejo e Conservação de Recursos Pesqueiros Marinhos. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Meio Ambiente e Desenvolvimento. Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado; Desenvolvimento Rural; Outros Setores.

Mestrado em Zoologia

1984 - 1989

Universidade Federal do Paraná
Título: Abundância, distribuição, hábitos alimentares e ciclo reprodutivo de Loligo sanpaulensis Brakoniecki, 1984 (Cephalopoda, Myopsida) na plataforma costeira e talude superior do Rio Grande do Sul, Brasil.,Ano de Obtenção: 1989
Manuel Haimovici.Palavras-chave: Recursos pesqueiros; Cefalópodes; Loligo; Lulas; Ciclo de vida; Abundância. Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Gestão Pesqueira. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Aplicada / Especialidade: Ecologia de Espécies Explotadas. Setores de atividade: Pesca, Aqüicultura e Maricultura.

Especialização em Summer Institute on Coastal Management

1992 - 1992

University of Rhode Island
Título: Institutional prospects in managing coastal environmental conservation units in Paraná State, Brazil
Orientador: Niels West

Especialização em Environmental Management of Enclosed Coastal Seas

1990 - 1990

Japan International Cooperation Agency
Título: Country Report on Systems of Environment Management on enclosed Coastal Seas - Brazil
Bolsista do(a): Japan International Cooperation Agency, JICA, Japão.

Graduação em Oceanologia

1980 - 1983

Universidade Federal do Rio Grande
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1988 - 1988

The Future of Management. (Carga horária: 40h). , Companhia Paranaense de Energia, COPEL, Brasil.

1987 - 1987

Avaliação de Impactos Ambientais. (Carga horária: 40h). , Companhia Paranaense de Energia, COPEL, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Meio Ambiente e Desenvolvimento.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Gerenciamento Costeiro.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Gestão Pesqueira/Especialidade: Sistemas Técnicos de Pesca.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Recursos Pesqueiros Marinhos/Especialidade: Manejo e Conservação de Recursos Pesqueiros Marinhos.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Avaliação de Impactos Ambientais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ANDRIGUETTO-FILHO, JOSÉ MILTON . 54a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. 2017. (Congresso).

RIBEIRO, C. ; LIMA, M. R. V. ; ANDRIGUETTO FILHO, J. M. . I Encontro Nacional de Reciclagem. 2008. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VI Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação.Biodiversidade, globalização e desenvolvimento. 2009. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Bryan Renan Müller

DOMENICO, M.; Araújo, L.G.;ANDRIGUETTO FILHO, JOSÉ MILTON. PESCARIA DE PEQUENA ESCALA E SEGURANÇA ALIMENTAR: UM ESTUDO DA PESCA DE REDE ALTA EM PONTAL DO PARANÁ E MATINHOS. 2018. Dissertação (Mestrado em Sistemas Costeiros e Oceânicos) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Maria Fernanda Cherem Côrte Bezerra

ANDRIGUETTO-FILHO, JOSÉ MILTON; FLORIANI, Dimas; Azevedo, N.T.. Conflitos socioambientais e formas de resistências dos pescadores artesanais do litoral do Paraná. 2016. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Ana Carolina Vitório Arantes

ANDRIGUETTO-FILHO, JOSÉ MILTON; Spínola, J.L.. A dinâmica atual do conflito entre uso e conservação dos recursos pesqueiros na Estação Ecológica de Guaraqueçaba, PR. 2016. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Eduardo Henrique Ferreira Pinto Feniman

NIEDERLE, P.A.;ANDRIGUETTO FILHO, J. M.; LESAMA, M. F.. Hortas curitibanas: as representações simbólicas do cultivo de alimentos na cidade. 2014. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Priscila Onório Figueira

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.. ISSO AQUI PRA MIM É VIDA: MEMÓRIA, HISTÓRIA, PESCA E DESASTRE AMBIENTAL NUMA CONFIGURAÇÃO SOCIAL (AMPARO, PARANÁ, 1940-2010). 2014. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Hugo Juliano Hermógenes da Silva

PIERRI, N.ANDRIGUETTO FILHO, J. M.; PEREIRA, L. A.. O desenvolvimento recente da maricultura no Paraná: situação atual e perspectivas. 2014. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Beatriz Leite Ferreira Cabral

Sampaio, C. A. C.;ANDRIGUETTO FILHO, J. M.; MIRANDA, R. B.; GUZZATTI, T. C.. Entre marés: pesca artesanal e náutica na Baía de Guaratuba. 2014. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Juliana de Oliveira e Silva

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.. OS USOS DOS MANGUEZAIS NAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DE GUARAQUEÇABA - PR: DINÂMICAS SOCIOAMBIENTAIS. 2013. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: José Hugo Dias Gondim Guanais

MEDEIROS, R. P.;ANDRIGUETTO FILHO, J. M.; ROBERT, M. C.. Enfoque ecossistêmico aplicado à pesca de arrasto na APA de Anhatomirim: construção de uma abordagem a partir de modificações tecnológicas. 2013. Dissertação (Mestrado em Sistemas Costeiros e Oceânicos) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Renata Brockelt Giacomitti

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.. Poluição ambiental: responsabilidades. 2013. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Natália Cristina Fidelis Bahia

Seixas, C.;ANDRIGUETTO FILHO, J. M.; SETZ, E. Z. F.. Efeitos das Mudanças Socioecológicas sobre a Pesca Artesanal e a Captura Incidental de tartarugas Marinhas no Bairro São Francisco (São Sebastião, São Paulo). 2012. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Fernando Pedro Marinho Repinaldo Filho

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.. Contribuições do conhecimento ecológico local ao sistema de gestão compartilhada da pesca em emburateuas, nos estuários da Reserva Extrativista Marinha de Caeté-Taperaçu, Bragança, Pará. 2012. Dissertação (Mestrado em Biologia Ambiental) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Tiago Vernize Mafra

ANDRIGUETTO-FILHO, JOSÉ MILTON. ESTRATÉGIAS TÉCNICAS E ECONÔMICAS DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO PESQUEIROS DA REGIÃO DE GUARAQUEÇABA, LITORAL DO PARANÁ. 2012. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Augusto de Oliveira Brunow Ventura

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.LANA, Paulo da Cunha; Seixas, C.. DESENVOLVIMENTO DE UM ÍNDICE EMPÍRICO DE VULNERABILIDADE AMBIENTAL E SUA APLICAÇÃO NO MANGUEZAL DO RIO PEREQUÊ (PONTAL DO PARANÁ, PR, BRASIL). 2011. Dissertação (Mestrado em PGSISCO - Sistemas costeiros e oceânicos) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Alexandre Rycheta Arten

PIERRI, N.ANDRIGUETTO FILHO, J. M.TEIXEIRA, C. F.. Processo de implantação de recifes artificiais no litoral do Paraná: significado para a gestão pesqueira e costeira. 2011. Dissertação (Mestrado em Sistemas Costeiros e Oceânicos) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Carolina de Andrade Mello

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.. Modos de inserção da mulher na pesca de pequena escala no litoral do Paraná: suas condições de trabalho e seu potencial de contribuição para a gestão da pesca e da região costeira. 2010. Dissertação (Mestrado em PGSISCO - Sistemas costeiros e oceânicos) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Fábio Carneiro Sterzelecki

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.. Efeitos da salinidade no desenvolvimento de juvenis de robalo-peva, Centropomus parallelus (Poey). 2009. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Guilherme Augusto Caldeira

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.ESTADES, Naína Pierri; KARAM, K. F.. Diagnóstico sócio-ecológico da pesca no município de Pontal do Paraná: subsídios para a gestão compartilhada da atividade. 2009. Dissertação (Mestrado em PGSISCO - Sistemas costeiros e oceânicos) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Ellie Anne López Barrera

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.. Análise da captura acidental de tartarugas marinhas em artes de pesca artesanal na desembocadura sul da Baía de Paranaguá, Litoral do Paraná. 2008. Dissertação (Mestrado em PGSISCO - Sistemas costeiros e oceânicos) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Viviane Lorenzi Carniel

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.. Interação de aves costeiras com descartes oriundos da pesca artesanal no litoral centro-sul paranaense. 2008. Dissertação (Mestrado em PGSISCO - Sistemas costeiros e oceânicos) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Ana Cristina Novelino Penna Franco

ESTADES, Naína PierriANDRIGUETTO FILHO, J. M.. O defeso do camarão no litoral do Paraná: histórico e percepção dos principais atores envolvidos. 2007. Dissertação (Mestrado em Biologia Ambiental) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Ana Cristina Novelino Penna Franco

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.ESTADES, Naína Pierri. Análise do instrumento de gestão pesqueira defeso do camarão no Litoral do Paraná: objetivos, instrumentos e resultados. 2006. Dissertação (Mestrado em Biologia Ambiental) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Marcelo Faria Cardoso

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.OSTRENSKY, Antonio; SILVA, Ariel Scheffer da. Efeitos da Sísmica com Cabos de Fundo sobre Peixes Recifais. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Tania Zaleski

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.; PEREZ, José Angel Alvarez; AGUIAR, Roberta. Análise da posição sistemática e dinâmica populacional da lula Lolliguncula brevis (Mollusca: Cephalopoda). 2005. Dissertação (Mestrado em Zoologia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Luciana de Carvalho Spillere

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.; BEAUMORD, Antônio Carlos; CAMPOS, Lucila Maria de Souza. Caracterização ambiental do parque industrial pesqueiro instalado em Itajaí e Navegantes, SC: formulação de uma hipótese global de situação de impacto para este setor.. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Maurício de Castro Robert

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.; CHAVES, Paulo de Tarso; SUNYE, Patrícia. Análise da pesca artesanal com rede de emalhe usada como fundeio no litoral sul do Paraná, entre Guaratuba (PR) e Barra do Saí (SC). 2004. Dissertação (Mestrado em Zoologia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Heitor Schulz Macedo

MEDEIROS, R. P.;ANDRIGUETTO FILHO, J. M.; STEENBOCK, W.; PINTO, E. F.;Serafini, T.Z.. MESMO LUGAR, DIFERENTES OLHARES: GOVERNANÇA DE ÁREAS MARINHAS PROTEGIDAS DE USO SUSTENTÁVEL NA PERSPECTIVA DE PESCADORES ARTESANAIS, OPERADORES DE TURISMO E GESTORES. 2018. Tese (Doutorado em Sistemas Costeiros e Oceânicos) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Tiago Vernize Mafra

Azevedo, N.T.; RIBARIC, R. A.; KATUTA, A. M.; SOUZA FILHO, C. F. M.;ANDRIGUETTO FILHO, J. M.. PRODUÇÃO SOCIOESPACIAL DO LITORAL DO PARANÁ E AS ESTRATÉGIAS DE RESISTÊNCIAS DOS PESCADORES ARTESANAIS NA LUTA PELO SEU TERRITÓRIO. 2018. Tese (Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Cláudio Dybas da Natividade

BORZONE, Carlos Alberto; PAES, E. T.;ANDRIGUETTO FILHO, J. M.; SPACH, Henry Louis; MEDEIROS, R. P.; MARENZI, A. W. C.. Respostas populacionais do camarao sete-barbas Xiphopenaeus kroyeri (Heller, 1862) (Decapoda: Penaeidae) ao esforço pesqueiro e à meteorologia no litoral do Paraná, Brasil, entre os anos de 1977 e 2005. 2014. Tese (Doutorado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Luciana Gomes de Araújo

Seixas, C.; ADAMS, C.;ANDRIGUETTO FILHO, J. M.; MEDEIROS, R. P.; FUTEMMA, C. R. T.. A PESCA COSTEIRA ARTESANAL DE PARATY, RJ: UMA ANÁLISE MULTIESCALAR SOB O ENFOQUE DA COGESTÃO DE RECURSOS COMUNS. 2014. Tese (Doutorado em Ambiente e Sociedade) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Natalia Tavares de Azevedo

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.. POLÍTICA NACIONAL PARA O SETOR PESQUEIRO NO BRASIL (2003-2011). 2012. Tese (Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Luiz Francisco Ditzel Faraco

ANDRIGUETTO-FILHO, JOSÉ MILTON. Vulnerabilidade às mudanças climáticas de pescadores artesanais no litoral do Estado do Paraná. 2012. Tese (Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Thiago Zagonel Serafini

ANDRIGUETTO-FILHO, JOSÉ MILTON. Limites e possibilidades para a construção da gestão compartilhada da pesca marinha-estuarina: uma análise a partir do sistema socioecológico pesqueiro da Baía da Babitonga-SC. 2012. Tese (Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Roberto Schwarz Júnior

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.. A ictiofauna demersal da plataforma interna entre a barra do Ararapira e Matinhos, Paraná. 2009. Tese (Doutorado em Zoologia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Letícia Knechtel Procopiak

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.. O conhecimento dos comandantes de navios sobre bioinvasão por água de lastro nos portos do Estado do Paraná. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Maurício de Castro Robert

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.; CHAVES, Paulo de Tarso; SPACH, Henry Louis; PEZZUTO, P. R.; VIANA, M.. Variações nos procedimentos de pesca associadas às flutuações sazonais na disponibilidade do recurso ictiofaunístico costeiro: um estudo de caso na comunidade de Barra do Saí (Itapoá, SC). 2008. Tese (Doutorado em Zoologia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: José Claro da Fonseca Neto

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.ESTADES, Naína Pierri; ANDERSEN, S.; GANDARA, José Manoel Gonçalves; POLETTE, M.. Ecoturismo no litoral do Paraná: caminhos e descaminhos. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Iracema David Gomes

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.. A estrutura da ictiofauna demersal do Paraná, entre os sistemas de Baía de Guaratuba e a foz do Rio Saí-Guaçu.. 2005. Tese (Doutorado em Zoologia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: ROSANA BARROSO MIRANDA

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.LANA, Paulo da Cunha; FLORIANI, Dimas; DIEGUES, Antonio Carlos; CORREA, Marco Fabio Maia. Dinâmicas de apropriação e saberes comunais dos manguezais e de seus recursos bênticos de interesse econômico no complexo estuarino da Baía de Paranaguá, Paraná.. 2004. Tese (Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Chang Man yu

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.. Seqüestro de carbono florestal no Brasil - dimensões políticas, socioeconômicas e ambientais. 2004. Tese (Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Guilherme Augusto Caldeira

ANDRIGUETTO FILHO, JOSÉ MILTON; Pontes, D.R.;PIERRI, NAINA. JUSTIÇA AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO ALTERNATIVO: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A PESCA ARTESANAL EM PONTAL DO PARANÁ-PR. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Manuela Dreyer da Silva

ANDRIGUETTO-FILHO, J. M.. Práticas de gestão de recursos comuns e alianças estratégicas: apoio à tomada de decisões na APA de Guaraqueçaba. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Tiago Vernize Mafra

Azevedo, N.T.;ANDRIGUETTO FILHO, J. M.; Isaguirre, K.. PRODUÇÃO SOCIOESPACIAL DO LITORAL DO PARANÁ E AS ESTRATÉGIAS DE RESISTÊNCIAS DOS PESCADORES ARTESANAIS NA LUTA PELO SEU TERRITÓRIO. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: DANIELE ALVES VILA NOVA

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.. An outlook on reef conservation in emerging countries: what have we been protecting?. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Frederico Monteiro Neves

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.. Análise da política nacional relacionada à mudança climática no Brasil sob a perspectiva da sustentabilidade. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação e Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Juliana Spínola

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.. Participação e deliberação da RESEX Marinha do Pirajubaé: relações entre saberes e distribuição de poder. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Regiane Borsato

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.. GOVERNANÇA E INSTRUMENTOS DE GESTÃO AMBIENTAL: A PARTICIPAÇÃO DE NOVOS ATORES SÓCIO-POLÍTICOS NO CONTEXTO DOS SISTEMAS INTERNACIONAIS DE CERTIFICAÇÃO. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Thiago Zagonel Serafini

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.. Limites e possibilidades para a construção da gestão compartilhada da pesca marinha-estuarina: uma análise a partir do sistema socioecológico pesqueiro da Baía da Babitonga-SC. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Natalia Tavares de Azevedo

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.. POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO DA PESCA E GESTÃO DOS RECURSOS PESQUEIROS NO BRASIL ? 2003 ? 2010. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Ricardo Krul

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.. PRÁTICAS PESQUEIRAS E SUAS INTERAÇÕES COM PAISAGEM, BIODIVERSIDADE E SAÚDE AMBIENTAL EM COMUNIDADES PESQUEIRAS DO LITORAL DO PARANÁ. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Maristela Aparecida Marangon

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.. Reprodução Socioeconômica em Comunidades Pesqueiras Tradicionais. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Paulo Rogério Mangini

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.. SAÚDE AMBIENTAL E SUAS INTERAÇÕES COM PRÁTICAS MATERIAIS, PAISAGEM E BIODIVERSIDADE EM COMUNIDADES PESQUEIRAS DO LITORAL DO PARANÁ. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Letícia Knechtel Procopiak

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.. Limites e possibilidades da Educação Ambiental em ambientes portuários: o caso da bioinvasão por água de lastro de navios nos Portos do Estado do Paraná. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: ROSANA BARROSO MIRANDA

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.. Dinâmicas de apropriação e saberes comunais dos manguezais e de seus recursos bênticos de interesse econômico no complexo estuarino da Baía de Paranaguá, Paraná.. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Linus Ghisi Menezes da Silva

ANDRIGUETTO FILHO, JOSÉ MILTON; Azevedo, N.T.;Serafini, T.Z.. A PESCA DE CERCO FIXO: O PAPEL DO ESTADO E DOS PESCADORES NO ORDENAMENTO PESQUEIRO PARA O COMPLEXO ESTUARINO DE PARANAGUÁ. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Camilla Maciel de Souza

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.. IMPACTO AMBIENTAL DA PRODUÇÃO DE SILAGENS. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Beatriz Leite Ferreira Cabral

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.. Marés, peixes e marinas: Percepção de pescadores sobre a náutica, na Baía de Guaratuba. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Priscila Onório Figueira

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.. Isso aqui prá mim é vida: memória e pesca na comunidade de Amparo (1970-2013). 2013. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Tiago Vernize Mafra

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.. A PESCA DA REGIÃO DE GUARAQUEÇABA, LITORAL DO PARANÁ: OS SISTEMAS DE PRODUÇÃO PESQUEIROS E A CAPACIDADE ADAPTATIVA DO SISTEMA SOCIOECOLÓGICO LOCAL. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Juliana de Oliveira e Silva

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.. OS USOS DOS MANGUEZAIS NAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DE GUARAQUEÇABA PELOS PESCADORES ARTESANAIS DO LITORAL NORTE DO PARANÁ: CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS E ARRANJOS ALTERNATIVOS DE GESTÃO PESQUEIRA. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Alexandre Rycheta Arten

PIERRI, N.ANDRIGUETTO FILHO, J. M.; Sampaio, C. A. C.. Processo de implantação de recifes artificiais no litoral do Paraná: alternativa de gestão dos recursos pesqueiros. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Sistemas Costeiros e Oceânicos) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: TAINÁ SANTOS NAVOLAR

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.. A EXPANSÃO DO VEGETARIANISMO NO BRASIL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Amanda Ventura Firmino da Silva

CHAVES, Paulo de Tarso; MEDEIROS, R. P.;ANDRIGUETTO FILHO, JOSÉ MILTON. Fauna capturada incidentalmente pela pesca de emalhe em Matinhos, PR: análise descritiva e de potencial impacto. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Juliane Maria Vink

ANDRIGUETTO-FILHO, J. M.; CHAVES, Paulo de Tarso; MEDEIROS, R. P.; Martins, S.B.. Fauna componente dos resíduos da atividade pesqueira em Matinhos, Paraná: gestão atual e recomendações para uma destinação alternativa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Thiago Pinheiro Lecheta

ANDRIGUETTO-FILHO, JOSÉ MILTON. Pescando-se mais, faturando-se menos?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Mariane Pecharki Lecheta

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.. Tempo destinado aos cuidados parentais pelo papagaio-de-cara-roxa em vida livre (Amazona brasiliensis). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Gustavo Adolfo Ascázubi Silva

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.. Nutrição e manejo do robalo (Centropomus parallelus, C. undecimalis) em tanque rede near-shore. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Diego Costa Nogues

PIERRI, N.ANDRIGUETTO FILHO, J. M.TEIXEIRA, C. F.. UNIDADES DE CONSERVAÇÃO (UCs) DO LITORAL PARANAENSE E SEUS EFEITOS NAS COMUNIDADES DE PESCADORES ARTESANAIS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Priscila Cristine Brudzinski

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.. A CERTIFICAÇÃO LIFE E A SETORIZAÇÃO DA METODOLOGIA PARA A PECUÁRIA: REVISÃO DA EMISSÃO DE GASES DE EFEITO ESTUFA PELA BOVINOCULTURA NO BRASIL. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Carlos Alexandre Demeterco

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.. ETNOCONHECIMENTO COMO APORTE À PRESERVAÇÃO DO PEIXE-BOI DA AMAZÔNIA (Trichechus inunguis) NA RDS UATUMÃ, AMAZONAS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Thais Barbara de Souza

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.. Pescadores da Ilha do Mel: passado, presente e perspectivas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Mirian Cavalheiro

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.. As indústrias de processamento do pescado do litoral do Paraná. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Silmara Maldonado Marthos

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.. Uso de enriquecimento ambiental para animais cativos do refúgio biológico Bela Vista, Itaipu Binacional, Foz do Iguaçu, Paraná. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Diogo Neves Melo

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.. Caracterização das ações de assistência técnica e extensão pesqueira e aqüícola em comunidades da área de proteção ambiental de Guaraqueçaba, Paraná. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Reginaldo Fabricio de Lima

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.. Métodos de insensibilização de peixes sob a ótica do bem-estar animal. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Giorgi Dal Pont

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.OSTRENSKY, Antonio. Aplicabilidade do modelo do ligante biótico (BLM) na avaliação da contaminação por cobre em águas brancas da Amazônia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Natália Spuldaro Tanno

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.ESTADES, Naína Pierri; Mello, L.. Reprodução socioeconômica da comunidade de pescadores de pequena escala ad Vila do Maciel (Baía de Paranaguá, Paraná, Brasil). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Roberta de Azevedo Zanatta

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.. Uso de métodos alternativos para obtenção de sementes para o cultivo do mexilhão Perna perna (Linnaeus, 1758) e consequências para o manejo dos bancos naturais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Tiago Vernize Mafra

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.; ABSHER, Theresinha Monteiro;ESTADES, Naína Pierri; VIDAL, E. A. G.. Caracterização da atividade de ostreicultura no município de Guaratuba - Paraná - Brasil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Gabriela Conforto dos Santos

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.ESTADES, Naína Pierri; KRUL, Ricardo. A utilização dos recifes artificiais e unidades anti-arrasto como ferramenta da gestão pesqueira: histórico e percepção dos principais atores envolvidos - Paraná - Brasil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Luciana Sereneski de Lima

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.LANA, Paulo da Cunha; BORGES, André Essenfelder;HANAZAKI, Natália. ?DIZ QUE É BOM??: AS PLANTAS NA VIDA DAS COMUNIDADES DE BARRANCOS E MACIEL (PONTAL DO PARANÁ ? PARANÁ). 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências do Mar) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: André Pereira Cattani

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.ESTADES, Naína Pierri; KRUL, Ricardo. Estratégias coletivas adotadas pelos pescadores artesanais paranaenses na defesa de seus interesses, com destaque aos pescadores do município de Pontal do Paraná - PR - Brasil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências do Mar) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Tathiana Almeida Seraval

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.ESTADES, Naína PierriMANESCHY, Cristina. A evolução da pesca artesanal e a participação da mulher na reprodução econômica e social de uma comunidade pesqueira: o caso de Vila das Peças (Ilha das Peças, Guaraqueçaba, Paraná, Brasil). 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências do Mar) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Juliana de Oliveira e Silva

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.ESTADES, Naína PierriTEIXEIRA, Cristina Maneschy. Efeitos do avanço do turismo e da atividade portuária nas comunidades de pescadores do Município de Pontal do Paraná ? PR. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências do Mar) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Amanda Bortolan Nogueira

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.; CHAVES, Paulo de Tarso; SCHWARZ JR., Robert. Comunidades pesqueiras do litoral sul - PR e norte - SC: relações entre fisiografia local, rotina de pesca e espécies de peixes envolvidas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Elisandra Weigert

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.; PIEKARSKI, Paulo Roberto Barreto; MOLENTO, Carla Forte Maiolino. Antimicrobianos no leite. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Marcus Vinicius Fier Girotto

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.OSTRENSKY, Antonio; MONTEIRO, Alda Lúcia Gomes. BASES CIENTÍFICAS E TECNOLÓGICAS ENVOLVIDAS NO CULTIVO DO POLVO COMUM (Octopus vulgaris, CUVIER 1797). 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Ana Cristina Novelino Penna Franco

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.; CORREA, Marco Fabio Maia;ESTADES, Naína Pierri; SPACH, Henry Louis. Caracterização da comunidade pesqueira de Antonina - Paraná. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências do Mar) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Allan Paul Krelling

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.ESTADES, Naína Pierri; SOARES, Carlos Roberto; ANGULO, Rodolfo José. Diagnóstico sócio-ambiental da região da Ponta do Poço - Pontal do Paraná - PR. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências do Mar) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Guilherme Augusto Caldeira

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.; ABSHER, Theresinha Monteiro;ESTADES, Naína Pierri; BRANDINI, Frederico. Diagnóstico sócio-econômico e caracterização dos parques ostreícolas das populações tradicionais do complexo estuarino de Paranaguá - Paraná - BR: subsídios para o gerenciamento da atividade. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências do Mar) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Liliane Kotler

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.LANA, Paulo da CunhaESTADES, Naína Pierri; ROSLER, Silvia. Diagnóstico e propostas de manejo para o Parque Natural Municipal da Restinga - Pontal do Paraná - Paraná - Brasil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências do Mar) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Pedro Henrique W

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.LANA, Paulo da CunhaESTADES, Naína Pierri. Koehler.O uso tradicional de sururu (Mytella guayanensis) pela comunidade pesqueira de Paranaguá - Paraná. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências do Mar) - Universidade Federal do Paraná.

ANDRIGUETTO-FILHO, JOSÉ MILTON; Isaguirre, K.;LANA, Paulo da Cunha. Concurso público para a vaga de professor adjunto em Direito Ambiental. 2016. Universidade Federal do Paraná.

ANDRIGUETTO FILHO, JOSÉ MILTON. Carreira do Magistério Superior, professor Adjunto Classe A, Área de Conhecimento de Avicultura. 2015. Universidade Federal do Paraná.

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.. Concurso público para a vaga de professor adjunto em Dinâmica de Populações Pesqueiras. 2014. Universidade Federal do Rio Grande.

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.. Concurso público para professor adjunto, Classe A, em Cultivo de Moluscos. 2014. Universidade Federal do Paraná.

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.. Provimento da carreira de Magistério Superior da Classe de Professor Adjunto, área de Gestão Ambiental Costeira. 2010. Universidade Federal do Paraná.

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.. Provimento da carreira de magistério do ensino básico, técnico e teconológico, área de Gestão Ambiental Costeira. 2010. Instituto Federal do Paraná.

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.. Provimento na carreira de magistério superior na classe de professor adjunto, área específica de Ciências do Mar, matéria específica de Gestão Ambiental. 2009. Universidade Federal do Paraná.

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.. Provimento na carreira de magistério superior na classe de professor adjunto, área específica de Sociologia Ambiental. 2009. Universidade Federal do Paraná.

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.. Provimento na carreira de magistério superior na classe de professor adjunto, área específica de Geografia, matéria de Análise Ambiental. 2009. Universidade Federal do Paraná.

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.. Provimento na carreira de magistério superior na classe de professor adjunto, área específica de Ciências do Mar, matéria específica de Estatística Aplicada às Ciências do Mar. 2004. Universidade Federal do Paraná.

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.. Provimento na carreira de magistério superior na classe de professor adjunto, área específica de Zootecnia, matéria específica de Exterior, Julgamento e Comportamento Animal. 2004. Universidade Federal do Paraná.

ANDRIGUETTO FILHO, JOSÉ MILTON. Teste seletivo de professor substituto na área de conhecimento de Zootecnia. 2017. Universidade Federal do Paraná.

Chichorro, J.G.; Almeida, R.;ANDRIGUETTO FILHO, JOSÉ MILTON. Banca de avaliação de estágio probatório. 2016. Universidade Federal do Paraná.

ANDRIGUETTO FILHO, J. M.. Prêmio CAPES de Tese, área de Ciencias Ambientais. 2013. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Renato Contin Marinoni

MARINONI, R. C.. Abundância, distribuição, hábitos alimentares e ciclo reprodutivo de Loligo sanpaulensis Brakoniecki, 1984 (Cephalopoda, Myopsida) na plataforma costeira e talude superior do Rio Grande do Sul, Brasil. 1989. Dissertação (Mestrado em Zoologia) - Universidade Federal do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Suellen Carolina de Proença

O IMPACTO DO AQUECIMENTO GLOBAL, AS MUDANÇAS NA COMPOSIÇÃO ATMOSFÉRICA E SUAS IMPLICAÇÕES CLIMÁTICAS SOBRE A ECOLOGIA DAS ESPÉCIES; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná; (Orientador);

Tatiana Graeml Abdalla

AGROTÓXICOS versus SAÚDE HUMANA E AMBIENTAL: Bases teóricas para a elaboração de um material didático para o Ensino Médio sob a ótica do Pensamento Complexo; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná; (Orientador);

Tiago Vernize Mafra

ESTRATÉGIAS TÉCNICAS E ECONÔMICAS DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO PESQUEIROS DA REGIÃO DE GUARAQUEÇABA, LITORAL DO PARANÁ; 2012; Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Jose Milton Andriguetto Filho;

Humberto Zontini Malheiros

Avaliação da pesca do camarão-sete-barbas (Xiphopenaeus kroyeri) realizada por duas vilas do entorno do Parque Nacional do Superagüi ? Paraná, Brasil; 2008; 0 f; Dissertação (Mestrado em Sistemas Costeiros e Oceânicos) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Jose Milton Andriguetto Filho;

Gabriel Nunesmaia Rebouças

Regimes de apropriação, usos e conflitos de uso do espaço marinho e seus recursos: estudo de caso no município de Garopaba, litoral centro-sul de Santa Catarina; 2008; 0 f; Dissertação (Mestrado em Sistemas Costeiros e Oceânicos) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Jose Milton Andriguetto Filho;

Larissa Dantas Roeder

ANÁLISE DA PRODUÇÃO E MANEJO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE SAÚDE NO HOSPITAL VETERINÁRIO DA UFPR: PROPOSTAS DE METODOLOGIA PARA SEU GERENCIAMENTO INTERNO E CLASSIFICAÇÃO PARA O RESÍDUO VETERINÁRIO; 2006; 96 f; Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jose Milton Andriguetto Filho;

Cláudio Dybas da Natividade

ESTRUTURA POPULACIONAL E DISTRIBUIÇÃO DO CAMARÃO SETE-BARBAS Xiphopenaeus kroyeri (HELLER, 1862) (DECAPODA: PENAEIDAE) NO LITORAL DO PARANÁ, BRASIL; ; 2006; 75 f; Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Jose Milton Andriguetto Filho;

Dailey Fischer

DE CORREDOR A MOSAICO: ESTRATÉGIAS DE DIFERENTES GOVERNOS PARA UM MESMO FIM?; 2014; Tese (Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Milton Andriguetto Filho;

Thiago Zagonel Serafini

LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DA GESTÃO COMPARTILHADA DA PESCA MARINHA-ESTUARINA: ESTUDO DE CASO DO SISTEMA SOCIOECOLÓGICO PESQUEIRO DA BAÍA DA BABITONGA-SC; 2012; Tese (Doutorado em Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jose Milton Andriguetto Filho;

Luiz Francisco Ditzel Faraco

VULNERABILIDADE DE PESCADORES PARANAENSES ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E OS FATORES QUE INFLUENCIAM SUAS ESTRATÉGIAS DE ADAPTAÇÃO; 2012; Tese (Doutorado em Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Milton Andriguetto Filho;

Juliana Lima Spinola

PARTICIPAÇÃO E DELIBERAÇÃO NA RESEX MARINHA DO PIRAJUBAÉ (SC); 2012; Tese (Doutorado em Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Jose Milton Andriguetto Filho;

Natalia Tavares de Azevedo

POLÍTICA NACIONAL PARA O SETOR PESQUEIRO NO BRASIL (2003-2011); 2012; Tese (Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Milton Andriguetto Filho;

Regiane Borsato

GOVERNANÇA AMBIENTAL E AS CERTIFICAÇÕES: PARTICIPAÇÃO E INFLUÊNCIA DO MOVIMENTO AMBIENTALISTA NOS INSTRUMENTOS PRIVADOS DE GESTÃO AMBIENTAL; 2012; Tese (Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná,; Coorientador: Jose Milton Andriguetto Filho;

Ricardo Krul

Relações entre a pesca, a biodiversidade, a saúde e a paisagem em duas comunidades de pescadores artesanais do litoral do Paraná; 2010; 0 f; Tese (Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Milton Andriguetto Filho;

Paulo Rogério Mangini

Saúde e suas relações com biodiversidade, pesca e paisagem em duas comunidades de pescadores artesanais no litoral do Paraná; 2010; Tese (Doutorado em Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Milton Andriguetto Filho;

Letícia Knechtel Procopiak

Limites e possibilidades da Educação Ambiental em ambientes portuários: o caso da bioinvasão por água de lastro de navios nos Portos do Estado do Paraná; 2009; Tese (Doutorado em Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jose Milton Andriguetto Filho;

Lucia Helena de Oliveira Cunha

Ordens e desordens socioambientais - saberes tradicionais em dinâmicas pesqueiras da costa paranaense; 2007; Tese (Doutorado em Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Jose Milton Andriguetto Filho;

Luciana Pinheiro

O DECLÍNIO DA PESCA DE ARRASTÃO DE PRAIA FACE ÀS MUDANÇAS NOS REGIMES DE USO E APROPRIAÇÃO DOS RECURSOS PESQUEIROS NO LITORAL DO PARANÁ; 2007; Tese (Doutorado em Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jose Milton Andriguetto Filho;

Celso Fernando de Azambuja Gomes Carneiro

A CONSTITUIÇÃO DE PATRIMÔNIOS NATURAIS E O TOMBAMENTO DA SERRA DO MAR NO PARANÁ; 2007; 0 f; Tese (Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Jose Milton Andriguetto Filho;

Mariana Melo Gogola

Os relatórios GRI e a certificação LIFE como ferramentas de conservação da biodiversidade através do setor privado; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Jose Milton Andriguetto Filho;

Mateus Chicarelli Diana Duarte

O IMPACTO DO AQUECIMENTO GLOBAL SOBRE A ECOLOGIA DAS ESPÉCIES MARINHAS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Jose Milton Andriguetto Filho;

Rafaela Graça Scheiffer

VISÃO SISTÊMICA E HOLÍSTICA NA CIÊNCIA: A RESSIGNIFICAÇÃO DO CONCEITO DE VIDA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Jose Milton Andriguetto Filho;

Maíra Gnoatto Afonso

VANTAGENS E DESVANTAGENS ECOLÓGICAS DA MELIPONICULTURA PARA A CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Jose Milton Andriguetto Filho;

Fabiola Cassanelli

LIMITES E POSSIBILIDADES DA MELIPONICULTURA NA APA DE GUARAQUEÇABA: O CASO ACRIAPA ? ASSOCIAÇÃO DE CRIADORES DE ABELHAS NATIVAS DA APA DE GUARAQUEÇABA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Jose Milton Andriguetto Filho;

Carlos Alexandre Demeterco

ETNOCONHECIMENTO COMO APORTE À PRESERVAÇÃO DO PEIXE-BOI DA AMAZÔNIA (Trichechus inunguis) NA RDS UATUMÃ, AMAZONAS; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Jose Milton Andriguetto Filho;

Priscila Cristine Brudzinski

A CERTIFICAÇÃO LIFE E A SETORIZAÇÃO DA METODOLOGIA PARA A PECUÁRIA: REVISÃO DA EMISSÃO DE GASES DE EFEITO ESTUFA PELA BOVINOCULTURA NO BRASIL; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Jose Milton Andriguetto Filho;

Cinthia Raquel Ayres Chico

Análise ambiental da atividade suinícola em pequenas e médias propriedades rurais paranaenses; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Jose Milton Andriguetto Filho;

Andrea Gomes Chalbaud Biscaia

Avaliação das mudanças recentes nos sistemas socioecológicos pesqueiros do litoral norte do Paraná; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Zootecnia) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Milton Andriguetto Filho;

Luis Maurício Martins Borges

O manejo pesqueiro e a evolução dos indicadores econômicos de sustentabilidade da pesca de arrasto de camarão do litoral do Paraná; ; 2006; 15 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Milton Andriguetto Filho;

Cláudio Dybas da Natividade

Definição e diagnóstico de sistemas pesqueiros no Paraná: atributos bioecológicos e tecnológicos; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Milton Andriguetto Filho;

Luis Maurício Martins Borges

Definição e diagnóstico de sistemas pesqueiros no Paraná: atributos sociais e econômicos; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Milton Andriguetto Filho;

Maria José C F Pereira

Análise descritiva das estatísticas de desembarque do registro geral da pesca (SUDEPE / IBAMA) para o litoral do Paraná; 2003; 18 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Paraná, Ufpr Tesouro Nacional; Orientador: Jose Milton Andriguetto Filho;

GILFREDO CARRASCO MAULIN

Tipificação Sócio-Ambiental e Técnica dos Sistemas de Produção Pesqueira do Litoral do Paraná; 1999; 25 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Milton Andriguetto Filho;

Wolmar Benjamin Wosiacki

Inventário da Ictiofauna da Sub-Bacia do Rio Nhundiaquara, Serra do Mar, Paraná; 1988; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Jose Milton Andriguetto Filho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Manuel Haimovici

Dinamica Populacional de Loligo Sanpaulensis (Cephalopoda, Teutheidea)No Sul do Brasil; 1989; Dissertação - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Manuel Haimovici;

PAULO DA CUNHA LANA

Sistemas técnicos de pesca e suas transformações no litoral do Estado do Paraná; 1999; 0 f; Tese (Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Paulo da Cunha Lana;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Spínola, J.L. ; TEIXEIRA, C. F. ; ANDRIGUETTO-FILHO, J. M. . Conflito territorial e (in)justiça ambiental: o caso da construção da Via Expressa Sul na Resex Marinha do Pirajubaé, Santa Catarina, Brasil. SUSTENTABILIDADE EM DEBATE , v. 9, p. 58-71, 2018.

  • ANDRIGUETTO-FILHO, JOSÉ MILTON ; DA NATIVIDADE, CLÁUDIO DYBAS ; BRANDINI, Frederico Pereira ; TEIXEIRA, RODRIGO DE ALMEIDA . Local hydrography and fishing drive life cycle strategies and population dynamics of the sea-bob shrimp Xiphopenaeus kroyeri in a coastal subtropical environment in Brazil. Hydrobiologia (The Hague. Print) , v. 771, p. 207-225, 2016.

  • SERAFINI, THIAGO ZAGONEL ; MEDEIROS, RODRIGO PEREIRA ; ANDRIGUETTO-FILHO, JOSÉ MILTON . Conditions for successful local resource management: lessons from a Brazilian small-scale trawling fishery. Regional Environmental Change (Print) , v. 16, p. 1, 2016.

  • FARACO, LUIZ FRANCISCO DITZEL ; ANDRIGUETTO FILHO, JOSÉ MILTON ; DAW, TIM ; LANA, Paulo da Cunha ; TEIXEIRA, CRISTINA FRUTUOSO . Vulnerability Among Fishers in Southern Brazil and its Relation to Marine Protected Areas in a Scenario of Declining Fisheries. DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE (UFPR) , v. 38, p. 51-76, 2016.

  • Serafini, T.Z. ; ANDRIGUETTO-FILHO, J. M. ; PIERRI, NAINA . Subsídios para a gestão compartilhada da pesca na Baía da Babitonga (SC, Brasil). Brazilian Journal of Aquatic Science and Technology (Impresso) , v. 18, p. 99-111, 2014.

  • Spínola, J.L. ; TEIXEIRA, C. F. ; ANDRIGUETTO FILHO, J. M. . Desafios à cogestão: os impactos da Via Expressa Sul sobre o extrativismo na RESEX Marinha do Pirajubaé. Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPR) , v. 32, p. 139-150, 2014.

  • ANDRIGUETTO-FILHO, JOSÉ MILTON ; PIERRI, NAINA . Participación de pescadores artesanales en el diseño de un proyecto de implantación de arrecifes artificiales en el Sur de Brasil. Cultura-Hombre-Sociedad , v. 22, p. 95-113, 2012.

  • Serafini, T.Z. ; FRANÇA, G. B. ; ANDRIGUETTO FILHO, J. M. . Ilhas oceânicas brasileiras: biodiversidade conhecida e sua relação com o histórico de uso e ocupação humana. Revista da Gestão Costeira Integrada , v. 10, p. 281-301, 2010.

  • PINHEIRO, Luciana ; LANA, Paulo da Cunha ; ANDRIGUETTO FILHO, J. M. ; HANAZAKI, Natália . Pesca de pequena escala e a gestão patrimonial: o caso da pesca da tainha no litoral paranaense. Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPR) , v. 21, p. 143-155, 2010.

  • Faraco, L.F.D. ; ANDRIGUETTO FILHO, J. M. ; LANA, Paulo da Cunha . A methodology for assessing the vulnerability of mangroves and fisherfolk to climate change. Pan-American Journal of Aquatic Sciences , v. 5, p. 205-223, 2010.

  • Marone, E. ; LANA, Paulo da Cunha ; ANDRIGUETTO FILHO, J. M. ; Seixas, C. ; Turra, A. ; KNOPPERS, B. . Coastal Ecosystems and Human Well-Being. The case of MAFU Brazil and a program in progress with India and South Africa. Cátedra UNESCO sobre Desarrollo Sostenible y Educación Ambiental de la UPV/EHU , v. 4, p. 113-125, 2010.

  • ANDRIGUETTO FILHO, J. M. ; KRUL, Ricardo ; FEITOSA, Samara . Analysis of natural and social dynamics of fishery production systems in Parana´ , Brazil: implications for management and sustainability. Journal of Applied Ichthyology , v. 25, p. 277-286, 2009.

  • ROEDER-FERRARI, L. D. ; ANDRIGUETTO FILHO, J. M. ; FERRARI, M. V. . PRODUÇÃO E MANEJO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE SAÚDE NO HOSPITAL VETERINÁRIO DA UFPR. Archives of Veterinary Science , v. 13, p. 26-30, 2008.

  • ANDRIGUETTO FILHO, J. M. . A mudança técnica e o processo d. DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE (UFPR) , Curitiba, v. 8, p. 43-58, 2005.

  • ANDRIGUETTO FILHO, J. M. . Das ?dinâmicas naturais? aos ?usos e conflitos?: uma reflexão sobre a evolução epistemológica da linha do ?costeiro?. Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPR) , Curitiba, v. 10, p. 187-192, 2005.

  • ANDRIGUETTO FILHO, J. M. ; OSTRENSKY, Antonio ; PIE, Marcio R ; SILVA, Ubiratã A ; BOEGER, Walter . Evaluating the impact of seismic prospecting on artisanal shrimp fisheries. Continental Shelf Research , Londres, v. 25, n.14, p. 1720-1727, 2005.

  • ANDRIGUETTO FILHO, J. M. . Os sistemas de produção pesqueira no litoral do Paraná.. Cadernos do Litoral, Curitiba, v. 3, p. 33-36, 2000.

  • ANDRIGUETTO FILHO, J. M. ; KRUGER, A. C. ; LANGE, M. B. R. . Caça, biodiversidade e gestão ambiental na Área de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba, Paraná, Brasil. Biotemas (UFSC) , Florianópolis, v. 11, n.2, p. 133-156, 1998.

  • ANDRIGUETTO FILHO, J. M. ; HAIMOVICI, Manuel . Feeding habits of Loligo sanpaulensis Brakoniecki, 1984 (Cephalopoda, Loliginidae) in southern Brazil.. Nerítica (Pontal do Sul) , Curitiba, v. 11, p. 61-74, 1997.

  • ANDRIGUETTO FILHO, J. M. ; HAIMOVICI, Manuel . REPRODUCTIVE CYCLE OF LOLIGO SANPAULENSIS BRAKONIECKI, 1984 (CEPHALOPODA; LOLIGINIDAE) IN SOUTHERN BRAZIL.. Scientia Marina , Barcelona, v. 60(4), p. 443-450, 1996.

  • CUBBAGE, F. ; ANDRIGUETTO FILHO, J. M. ; SILLS, E. ; MULLER, M. V. Y. ; MOTTA, M. N. J. . PROTECTION OF THE ATLANTIC COASTAL FORESTS IN THE NORTHERN LITTORAL REGION OF THE STATE OF PARANA, BRAZIL: LEGAL AND ADMINISTRATIVE FRAMEWORKS.. FORSTWISSENSCHAFTLICHE BEITRäGE DER PROFESSUR FORSTPOLITIK UND FORSTöKONOMIE, v. 16, p. 24-41, 1996.

  • CUBBAGE, F. ; ANDRIGUETTO FILHO, J. M. ; SILLS, E. ; MOTTA, M. N. J. ; MULLER, M. V. Y. . LEGAL AND ADMINISTRATIVE FRAMEWORKS FOR MANAGING ENVIRONMENTAL CONSERVATION UNITS IN THE STATE OF PARANA, BRAZIL. FORESTRY PRIVATE ENTERPRISE INITIATIVE WORKING PAPER, v. 56, p. 1-60, 1995.

  • ANDRIGUETTO FILHO, J. M. ; HAIMOVICI, Manuel . Abundance and distribution of Loligo sanpaulensis Brakoniecki, 1984 (Cephalopoda, Loliginidae) in southern Brazil. Scientia Marina , Barcelona, v. 55(4), p. 611-618, 1991.

  • ANDRIGUETTO FILHO, J. M. ; HAIMOVICI, Manuel . EFFECTS OF FIXATION AND PRESERVATION METHODS ON THE MORPHOLOGY OF A LOLIGINID SQUID (CEPHALOPODA: MYOPSIDA).. American Malacological Bulletin , v. 6(2), p. 213-217, 1988.

  • ANDRIGUETTO FILHO, J. M. . COMPORTAMENTO DE UM LEAO-MARINHO EM CATIVEIRO. Natureza em Revista , Porto Alegre, v. 12, p. 38-43, 1987.

  • HAIMOVICI, Manuel ; ANDRIGUETTO FILHO, J. M. . CEFALOPODES COSTEIROS CAPTURADOS NA PESCA DE ARRASTO DO LITORAL SUL DO BRASIL. Arquivos de Biologia e Tecnologia , Curitiba, v. 29(3), p. 473-495, 1986.

  • HAIMOVICI, Manuel (Org.) ; ANDRIGUETTO FILHO, JOSÉ MILTON (Org.) ; SUNYE, Patrícia (Org.) . A pesca marinha e estuarina no Brasil : estudos de caso multidisciplinares. 1. ed. Rio Grande: Editora da FURG, 2014. v. 1. 191p .

  • ISAAC, Victória Judith (Org.) ; MARTINS, Agnaldo Silva (Org.) ; HAIMOVICI, Manuel (Org.) ; ANDRIGUETTO FILHO, J. M. (Org.) . A pesca marinha e estuarina do Brasil no início do século XXI: Recursos, tecnologias, aspectos socioeconômicos e institucionais. 1. ed. Belém: Editora Universitaria da UFPA, 2006. v. 1. 188p .

  • ANDRIGUETTO FILHO, J. M. . Dinâmicas naturais dos ambientes costeiros: usos e conflitos. Curitiba: Editora UFPR, 2003. v. 1. 104p .

  • RAYNAUT, Claude (Org.) ; ZANONI, Magda (Org.) ; LANA, Paulo da Cunha (Org.) ; FLORIANI, Dimas (Org.) ; FERREIRA, Angela Duarte Damasceno (Org.) ; ANDRIGUETTO FILHO, J. M. (Org.) . Desenvolvimento e Meio Ambiente: em busca da interdisciplinaridade. Pesquisas urbanas e rurais.. Curitiba: Editora da UFPR, 2002. v. 1. 295p .

  • LANGE, M. B. R. ; ANTONELLI FILHO, R. ; LIBERAL, C. G. ; ANDRIGUETTO FILHO, J. M. ; KARAM, K. F. ; SUGAMOSTO, M. ; LIMA, R. X. ; MIKICH, S. B. . PLANO INTEGRADO DE CONSERVACAO PARA A REGIAO DE GUARAQUECABA, PARANA, BRASIL.. Curitiba: SPVS, 1992. v. 2. 129p .

  • ANDRIGUETTO-FILHO, J. M. . Parcours intellectuel sur l?approche systémique et interdisciplinaire de la pêche. L?influence théorique d?avant-garde de Claude Raynaut. In: Frédéric Bourdier; Chrystelle Grenier-Torres. (Org.). L?interdisciplinarité - Un enjeu pour le développement. 1ed.Paris: Karthala, 2017, v. , p. 213-231.

  • ANDRIGUETTO-FILHO, JOSÉ MILTON ; TEIXEIRA, C. F. ; PIERRI, N. ; Sampaio, C. A. C. ; Azevedo, N.T. ; Faraco, L.F.D. ; Serafini, T.Z. ; Spínola, J.L. . O ?NEOCOSTEIRO?: LIÇÕES DE UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA E FORMAÇÃO DOUTORAL INTERDISCIPLINAR EM MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO. In: PHILIPPI Jr, Arlindo; FERNANDES, Valdir.. (Org.). Práticas da Interdisciplinaridade no Ensino e Pesquisa. 1ed.Barueri: Manole, 2015, v. , p. 379-417.

  • HAIMOVICI, Manuel ; ANDRIGUETTO-FILHO, J. M. ; SUNYE, Patrícia . Apresentação. In: Manuel Haimovici, José Milton Andriguetto Filho, Patrícia Sfair Sunye. (Org.). A pesca marinha e estuarina no Brasil : estudos de caso multidisciplinares. 1ed.Rio Grande: Editora da FURG, 2014, v. , p. 11-15.

  • ANDRIGUETTO FILHO, JOSÉ MILTON ; KRUL, Ricardo ; FEITOSA, Samara . Contradições históricas entre gestão e fomento e a evolução da pesca de arrasto de camarão na plataforma interna do Paraná. In: Manuel Haimovici, José Milton Andriguetto Filho, Patrícia Sfair Sunye. (Org.). A pesca marinha e estuarina no Brasil : estudos de caso multidisciplinares. 1ed.Rio Grande: Editora da FURG, 2014, v. , p. 87-99.

  • HAIMOVICI, Manuel ; ANDRIGUETTO-FILHO, JOSÉ MILTON ; SUNYE, Patrícia ; MARTINS, Agnaldo Silva . Padrões das dinâmicas de transformação em pescarias marinhas e estuarinas do Brasil (1960- 2010). In: Manuel Haimovici, José Milton Andriguetto Filho, Patrícia Sfair Sunye. (Org.). A pesca marinha e estuarina no Brasil : estudos de caso multidisciplinares. 1ed.Rio Grande: Editora da FURG, 2014, v. , p. 181-191.

  • Spínola, J.L. ; TEIXEIRA, C. F. ; ANDRIGUETTO-FILHO, JOSÉ MILTON . O desenho institucional do Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista Marinha do Pirajubaé (SC): Limites e Avanços para uma efetiva gestão democrática. In: Carla Gandini Giani Martelli; Valdemir Pires; Wagner Romão. (Org.). Participação política no Brasil. Ação coletiva e interfaces socio estatais.. 1ed.São Paulo: Editora UNESP Cultura Acadêmica, 2014, v. 1, p. 191-207.

  • ANDRIGUETTO FILHO, J. M. ; KRUL, Ricardo ; FEITOSA, Samara . Sustentabilidade e manejo dos sistemas de produção pesqueira no litoral do Paraná: uma análise interdisciplinar. In: Manuel Haimovici. (Org.). Sistemas pesqueiros marinhos e estuarinos do Brasil: caracterização e análise de sustentabilidade. Rio Grande: Editora da FURG, 2011, v. , p. 79-91.

  • FLORIANI, Dimas ; BRANDENBURG, A. ; FERREIRA, Angela Duarte Damasceno ; TEIXEIRA, C. F. ; MENDONCA, F. A. ; LIMA, J. E. S. ; ANDRIGUETTO FILHO, J. M. ; KNECHTEL, M. R. ; LANA, Paulo da Cunha . CONSTRUÇÃO INTERDISCIPLINAR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO DA UFPR. In: Arlindo Philippi Jr.; Antônio J. Silva Neto. (Org.). Interdisciplinaridade em ciência, tecnologia & inovação. 1ed.São Paulo: Editora Manole, 2011, v. , p. 342-378.

  • PINHEIRO, Luciana ; LANA, Paulo da Cunha ; ANDRIGUETTO FILHO, J. M. ; HANAZAKI, Natália . A pesca do arrastão de praia no litoral do Paraná: reflexões sobre o método etnoecológico. In: Thiago Antonio de Sousa Araújo; Ulysses Paulino de Albuquerque. (Org.). Encontros e desencontros na pesquisa etnobiológica e etnoecológica : os desafios do trabalho em campo. 1ed.Recife: NUPEEA - Núcleo de Publicações em Ecologia e Etnobotânica Aplicada, 2009, v. , p. 145-164.

  • ANDRIGUETTO FILHO, J. M. ; CHAVES, Paulo de Tarso ; SANTOS, César ; LIBERATI, Sidney Antonio . Diagnóstico da pesca no litoral do estado do Paraná. In: Victória Judith Isaac; Agnaldo Silva Martins; Manuel Haimovici; José Milton Andriguetto Filho. (Org.). A pesca marinha e estuarina do Brasil no início do século XXI: Recursos, tecnologias, aspectos socioeconômicos e institucionais. 1ed.Belém: Editoria Universitária da UFPA, 2006, v. 1, p. 117-140.

  • ISAAC, Victória Judith ; MARTINS, Agnaldo Silva ; HAIMOVICI, Manuel ; CASTELLO, Jorge Pablo ; ANDRIGUETTO FILHO, J. M. . Síntese do estado de conhecimento sobre a pesca marinha e estuarina do Brasil. In: Victoria Judith Isaac; Agnaldo Silva Martins; Manuel Haimovici; José Milton Andriguetto Filho. (Org.). A pesca marinha e estuarina do Brasil no início do século XXI: Recursos, tecnologias, aspectos socioeconômicos e institucionais. 1ed.Belém: Editora Universitária da UFPA, 2006, v. 1, p. 181-188.

  • ANDRIGUETTO FILHO, J. M. . Os sistemas de produção pesqueira. In: Raquel R. B. Negrelle; Renato Eugenio de Lima. (Org.). Meio ambiente e desenvolvimento no litoral do Paraná: Subsídios à ação.. 1ed.Curitiba: Editora NIMAD - UFPR, 2002, v. , p. 27-44.

  • LIMA, R. E. ; NEGRELLE, Raquel Rejane Bonatto ; ANDRIGUETTO FILHO, J. M. . O Projeto PADCT-NIMAD-LITORAL: uma visão geral. In: Raquel R. B. Negrelle; Renato Eugenio de Lima. (Org.). Meio Ambiente e Desenvolvimento no Litoral do Paraná: Subsídios à Ação. 1ed.Curitiba: Editora NIMAD - UFPR, 2002, v. , p. 3-8.

  • ANDRIGUETTO FILHO, J. M. ; NEGRELLE, Raquel Rejane Bonatto ; LIMA, R. E. . Desenvolvimento sustentável no litoral: o desafio das diferenças. In: Raquel R. B. Negrelle; Renato Eugenio de Lima. (Org.). Meio Ambiente e Desenvolvimento no Litoral do Paraná: Subsídios à Ação. 1ed.Curitiba: Editora NIMAD - UFPR, 2002, v. , p. 9-21.

  • ANDRIGUETTO FILHO, J. M. ; MARCHIORO, N. P. X. ; LANA, Paulo da Cunha ; ZANONI, Magda ; RAYNAUT, Claude . Metodologia de um diagnóstico interdisciplinar.. In: Claude Raynaut; Magda Zanoni; Paulo da Cunha Lana; Dimas Floriani; Angela Duarte D. Ferreira; José Milton Andriguetto Filho. (Org.). Desenvolvimento e Meio Ambiente: em busca da interdisciplinaridade. Pesquisas urbanas e rurais. Curitiba: Editora da UFPR, 2002, v. , p. 139-157.

  • ANDRIGUETTO FILHO, J. M. ; MARCHIORO, N. P. X. . Diagnóstico e problemática para a pesquisa.. In: Claude Raynaut; Magda Zanoni; Paulo da Cunha Lana; Dimas Floriani; Angela Duarte D. Ferreira; José Milton Andriguetto Filho. (Org.). Desenvolvimento e Meio Ambiente: em busca da interdisciplinaridade. Pesquisas urbanas e rurais.. Curitiba: Editora da UFPR, 2002, v. , p. 159-194.

  • ANDRIGUETTO FILHO, J. M. . Sistemas técnicos de pesca no litoral do Paraná: caracterização e tipificação. In: Claude Raynaut; Magda Zanoni; Paulo da Cunha Lana; Dimas Floriani; Angela Duarte D. Ferreira; José Milton Andriguetto Filho. (Org.). Desenvolvimento e Meio Ambiente: em busca da interdisciplinaridade. Pesquisas urbanas e rurais.. Curitiba: Editora da UFPR, 2002, v. , p. 213-233.

  • ANDRIGUETTO FILHO, J. M. . Litoral Paranaense: Conflitos de Uso do Solo e Estudo de caso sobre a pesca. Módulo IV.. In: Reis, E.G.; Asmus,M.L.; Castello,J.P.. (Org.). Gerenciamento Costeiro Integrado: Trocas e inter-relações entre os sistemas continental e oceânico adjacente. Pontal do Paraná (PR). 3ed.Rio Grande: FURG, CIRM, DOALOS/ONU, 1998, v. , p. 1-17.

  • LIMA, R. E. ; NEGRELLE, Raquel Rejane Bonatto ; ANDRIGUETTO FILHO, J. M. ; BITTENCOURT, A. V. L. ; LANA, Paulo da Cunha ; CANALI, N. E. ; ANGULO, Rodolfo José ; MARCHIORO, N. P. X. . O projeto PADCT-NIMAD-LITORAL: objetivos, desenvolvimento e estratégia interdisciplinar. In: Lima, R.E.; Negrelle, R.R.B.. (Org.). Meio Ambiente e Desenvolvimento no Litoral do Paraná: diagnóstico. 1ed.Curitiba: Editora da UFPR, 1998, v. 1, p. 13-22.

  • LIMA, R. E. ; NEGRELLE, Raquel Rejane Bonatto ; ANDRIGUETTO FILHO, J. M. ; BITTENCOURT, A. V. L. ; LANA, Paulo da Cunha ; CANALI, N. E. ; ANGULO, Rodolfo José . Caracterização do NIMAD e do litoral paranaense. In: Lima, R.E.; Negrelle, R.R.B.. (Org.). Meio Ambiente e Desenvolvimento no Litoral do Paraná: diagnóstico. 1ed.Curitiba: Editora da UFPR, 1998, v. 1, p. 3-12.

  • ANDRIGUETTO FILHO, J. M. ; TORRES, R. F. ; TOMAZ, L. M. . Interações, fatores de mudança e sustentabilidade das práticas materiais e dinâmicas ambientais nos sistemas técnicos da pesca artesanal.. In: Lima, R.E.; Negrelle, R.R.B.. (Org.). Meio Ambiente e Desenvolvimento no Litoral do Paraná: diagnóstico.. 1ed.Curitiba: Editora da UFPR, 1998, v. 1, p. 95-104.

  • ANDRIGUETTO FILHO, J. M. . Os pescadores do litoral do Paraná.. Ouro Azul, Curitiba, , v. I, p. 7 - 7, 02 abr. 1998.

  • MARQUES, A. C. ; SILVA, R. M. ; ANDRIGUETTO-FILHO, JOSÉ MILTON ; WISNIESKI, C. . FLONAS DO SUL E RELEVÂNCIA ECOLÓGICA: ESPÉCIES AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO NA FLORESTA NACIONAL DE TRÊS BARRAS / SC. In: VII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, 2012, Natal. Anais do VII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, 2012. v. 1. p. 1-16.

  • PINHEIRO, Luciana ; LANA, Paulo da Cunha ; ANDRIGUETTO FILHO, J. M. ; HANAZAKI, Natália . Lições de sustentabilidade por meio dos valores coletivos. In: Seminarios do Relatório de Desenvolvimento Humano Brasileiro 2009/2010, 2009, Porto Alegre. SÉRIE TEXTOS DE APOIO AO RDH 2009/2010, 2009. p. 1-22.

  • BORGES, Luís Maurício Martins ; MAULIN, Gilfredo Carrasco ; ANDRIGUETTO FILHO, J. M. . Analysis of Income Sources of Fishers'Families on the Coast of the State of Paraná, Brazil.. In: 8th International Coastal Symposium, 2006, Itajaí. Journal of Coastal Research. Itajaí, 2004. v. 39. p. 1268-1272.

  • NATIVIDADE, Claúdio Dybas da ; PEREIRA, Maria José C F ; ANDRIGUETTO FILHO, J. M. . Small-scale Fishing Landings on the Coast of the State of Paraná, Brazil, from 1975 to 2000, with Emphasis on Shrimp Data.. In: 8th International Coastal Symposium, 2006, Itajaí. Journal of Coastal Research. Itajaí, 2004. v. 39. p. 1273-1276.

  • ANDRIGUETTO FILHO, J. M. . Institutional Prospects in Managing Coastal Environmental Conservation Units in Paraná State, Brazil. In: EIGHTH SYMPOSIUM ON COASTAL AND OCEAN MANAGEMENT, 1993, New Orleans. COASTAL ZONE '93 PROCEEDINGS, 1993. v. 1. p. 2354-2368.

  • STOIEV, S. B. ; BERNARDO, C. ; SCHWARZ JR., Robert ; NATIVIDADE, Claúdio Dybas da ; ANDRIGUETTO FILHO, J. M. ; SPACH, Henry Louis . A captura incidental de peixes (by-catch) na pesca de arrasto do camarão sete-barbas, Xiphopenaeus kroyeri, no estado do Paraná, Brasil.. In: XII Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar - COLACMAR, 2007, Florianópolis. Livro de resumos. Florianópolis: AOCEANO, 2007. v. 1. p. 247-247.

  • ISAAC, Victória Judith ; MARTINS, Agnaldo Silva ; CASTELLO, Jorge Pablo ; ANDRIGUETTO FILHO, J. M. ; HAIMOVICI, Manuel ; SUNYE, Patrícia ; LESSA, Rosangela P ; ALMEIDA, Zafira S . Grupo Tematico Modelo Gerencial da Pesca: Na busca de modelos sustentaveis de gestao pesqueira. In: Congresso Brasileiro de Biologia Marinha, 2006, Niterói. Programa e resumos de palestras, mesas-redondas e paineis institucionais. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2006. v. 1. p. 156-158.

  • PINHEIRO, Luciana ; ANDRIGUETTO FILHO, J. M. ; LANA, Paulo da Cunha ; HANAZAKI, Natália . Estratégias patrimoniais de usos dos recursos pesqueiros no arrastão de praia paranaense.. In: VI CONGRESSO da Organização Internacional de Universidades para o Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente - OIUDSMA, 2006, Curitiba. Anais. Curitiba, 2006.

  • NATIVIDADE, Claúdio Dybas da ; ROBERT, Rafaela ; HOFART, Carlos Eduardo ; NOGUEIRA, Miodeli ; SCHWARTZ JR, Robert ; STRENZEL, Gil Marcelo Reuss ; ANDRIGUETTO FILHO, J. M. ; SPACH, Henry Louis ; BORZONE, Carlos Alberto ; BRANDINI, Frederico Pereira . Avaliação preliminar da macrofauna de invertebrados bentônicos capturada pela pesca de arrasto do camarão sete-barbas Xiphopenaues kroyeri Heller 1862 (Crustacea, Decapoda) na plataforma continental rasa do Estado do Paraná, Brasil.. In: XI Congreso Latinoamericano de Ciencias del Mar, 2005, Viña de Mar. Programa y Resumenes del Congresso: Exposiciones Orales. Viña del Mar: Chile: Serviço Hidrográfico y Oceanográfico de la Armada, 2005. v. 6. p. 5-5.

  • NATIVIDADE, Claúdio Dybas da ; ANDRIGUETTO FILHO, JOSÉ MILTON ; PAES, E. T. ; BORZONE, Carlos Alberto . RESPOSTAS POPULACIONAIS DO CAMARÃO SETE-BARBAS Xiphopenaeus kroyeri AO ESFORÇO PESQUEIRO E A METEOROLOGIA NO LITORAL DO PARANÁ, BRASIL, ENTRE OS ANOS DE 1977 E 2005. In: XVI Congresso Latinoamericano de Ciencias del Mar (COLACMAR), 2015, Santa Marta. Anais do XVI Congresso Latinoamericano de Ciencias del Mar (COLACMAR), 2015.

  • MAFRA, T. V. ; ANDRIGUETTO FILHO, J. M. ; MALHEIROS, Humberto Zontini ; CALDEIRA, G. A. . Spatialization of fisheries legislation of the coast of Paraná State, Brazil: mapping fishing laws to reduce management conflicts. In: 6th World Fisheries Congress, 2012, Edimburgo. Sustainable Fisheries in a Changing World - Book of Abstracts. Edimburgo: The Fisheries Society of th British Isles, 2012. v. 1. p. 161-161.

  • Azevedo, N.T. ; PIERRI, N. ; ANDRIGUETTO FILHO, J. M. . Institutional changes and policies for development and fisheries management in Brazil (2003-2010). In: 6th World Fisheries Congress, 2012, Edimburgo. Sustainable Fisheries in a Changing World - Book of Abstracts. Edimburgo: The Fisheries Society of the British Isles, 2012. v. 1. p. 191-191.

  • ANDRIGUETTO FILHO, J. M. ; KRUL, Ricardo ; FEITOSA, Samara . The contradictory history of development and control measures and its effects on the evolution of shrimp trawling systems in Paraná, southern Brazil. In: 6th World Fisheries Congress, 2012, Edimburgo. Sustainable Fisheries in a Changing World - Book of Abstracts. Edimburgo: The Fisheries Society of the British Isles, 2012. v. 1. p. 191-191.

  • ANDRIGUETTO FILHO, J. M. ; Serafini, T.Z. ; PIERRI, N. . Limits and possibilities to build adaptive shared management of fisheries in a socioecological marine-estuarine system in southern Brazil. In: 6th World Fisheries Congress, 2012, Edimburgo. Sustainable Fisheries in a Changing World - Book of Abstracts. Edimburgo: The Fisheries Society of the British Isles, 2012. v. 1. p. 193-193.

  • MARQUES, A. C. ; SILVA, R. M. ; ANDRIGUETTO FILHO, J. M. ; WISNIESKI, C. . IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA DAS FLONAS DO SUL E ESPÉCIES AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO: ESTUDO DE CASO DA FLORESTA NACIONAL DE TRÊS BARRAS / SC. In: II Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica do ICMBio, 2010, Brasília. Anais do II Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica do ICMBio - Biodiversidade e Economia. Brasília: MMA-ICMBio, 2010. p. 81-82.

  • ISAAC, Victória Judith ; ANDRIGUETTO FILHO, J. M. ; MARTINS, Agnaldo Silva ; CASTELLO, Jorge Pablo ; ALMEIDA, Zafira S ; HAIMOVICI, Manuel ; LESSA, Rosangela P ; SUNYE, Patrícia . Sustainability assessement of Brazilian marine fishing. In: International Symposium on Integrated Coastal Zone Management, 2007, Arendal. Abstract collection, 2007. v. 1. p. 139-139.

  • MOLENTO, Carla Forte Maiolino ; LANGE, Rogério Ribas ; ANDRIGUETTO FILHO, J. M. ; MAIORKA, Alex ; BIONDO, Alexander Welker ; VALEIXO NETO, José César ; ALBERTON, Geraldo Camilo ; SOARES, Desirée Ribeiro . Comissão de ética no uso de animais do Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná. In: I Congresso Internacional de Conceitos em Bem-Estar Animal, 2006, Rio de Janeiro. Anais, 2006.

  • CATTANI, André Pereira ; ANDRIGUETTO FILHO, J. M. . O manejo pesqueiro e a evolução dos indicadores sócio-econômicos de sustentabilidade da pesca de arrasto de camarão do litoral do Paraná. In: 14o. EVINCI - Evento de Iniciação Científica da UFPR, 2006, Curitiba. Livro de Resumos. Curitiba: Pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação da UFPR, 2006. p. 19-19.

  • PINHEIRO, Luciana ; ANDRIGUETTO FILHO, J. M. ; LANA, Paulo da Cunha ; HANAZAKI, Natália . A pesca artesanal da tainha no litoral do Paraná: uma abordagem interdisciplinar. In: 58ª Reunião Anual da SBPC, 2006, Florianópolis. Anais. Florianópolis: SBPC/UFSC, 2006.

  • BORGES, Luís Maurício Martins ; ANDRIGUETTO FILHO, J. M. . Análise da formação do capital fixo na pesca do litoral do Paraná, no período compreendido entre 1980 e 2005. In: 13o. EVINCI - Evento de Iniciação Científica da UFPR, 2005, Curitiba. Livro de resumos. Curitiba: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UFPR, 2005. p. 19-19.

  • ANDRIGUETTO FILHO, J. M. . Changing small-scale fisheries production systems on the coast of Paraná, Southern Brazil: embracing complexity through a Nature/Society interactions approach.. In: Fourth World Fisheries Congress, 2004, Vancouver. Abstracts, 2004. p. 86-87.

  • ANDRIGUETTO FILHO, J. M. . Determination of small-scale fisheries production systems and dynamics of their differentiation on the coast of Paraná, Southern Brazil, through cladistic analysis. In: Fourth World Fisheries Congress, 2004, Vancouver. Abstracts, 2004. p. 86-86.

  • PEREIRA, Maria José C F ; ANDRIGUETTO FILHO, J. M. ; NATIVIDADE, Claúdio Dybas da . Análise descritiva das estatísticas de desembarque do Registro Geral da Pesca (SUDEPE/IBAMA) para o litoral do Paraná. In: XI EVINCI - Evento de Iniciação Científica da UFPR, 2003, Curitiba. Livro de Resumos. Curitiba: Imprensa Universitária da UFPR, 2003. p. 156-156.

  • MAULIN, Gilfredo Carrasco ; ANDRIGUETTO FILHO, J. M. . Caracterização e evolução da produção pesqueira do Litoral do Paraná. In: VII EVINCI - Evento de Iniciação Científica da UFPR, 1999, Curitiba. Anais. Curitiba: Editora da UFPR, 1999.

  • GHEZZI, A. ; ANDRIGUETTO FILHO, J. M. . Tipificação socio-ambiental e técnica dos sistemas de produção pesqueira do litoral do Paraná. In: VI EVINCI - Evento de Iniciação Científica da UFPR, 1998, Curitiba. Anais. Curitiba: Editora da UFPR, 1998.

  • KRUGER, A. C. ; ANDRIGUETTO FILHO, J. M. . A caça tradicional na Área de Proteção Ambiental (APA) de Guaraqueçaba. In: II Jornadas Científicas sobre Meio Ambiente, Asociación de Universidades Grupo Montevideo, 1996, Curitiba. Volume de Resumos. Curitiba: Editora da UFPR, 1996.

  • TOMAZ, L. M. ; ANDRIGUETTO FILHO, J. M. . Caracterização sócio-econômica das comunidades da Área de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba - PR. In: IV EVINCI - Evento de Iniciação Científica da UFPR, 1996, Curitiba. Anais. Curitiba: Editora da UFPR, 1996.

  • TORRES, R. F. ; ANDRIGUETTO FILHO, J. M. . A atividade da pesca artesanal como interação homem-meio na Área de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba, Paraná.. In: II Jornadas Científicas sobre Meio Ambiente, Asociación de Universidades Grupo Montevideo, 1996, Curitiba. Curitiba: Editora da UFPR, 1996.

  • KRUGER, A. C. ; ANDRIGUETTO FILHO, J. M. . A caça tradicional como interação homem / meio na Área de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba, Paraná. In: 2a Jornada Nacional de Iniciação Científica da 47a Reunião Anual da SBPC, 1995, São Luís. Anais, 1995.

  • CUBBAGE, F. ; ANDRIGUETTO FILHO, J. M. ; SILLS, E. ; MULLER, M. V. Y. ; MOTTA, M. N. J. . Protection of the Atlantic Coastal Forests in the Northern Littoral Region of the State of Paraná, Brazil: Legal and Administrative Frameworks. In: IUFRO XX World Congress, 1995, Tampere. Caring for the Forest: Research in a changing world. Abstracts of Invited Papers. Tampere: The Finnish IUFRO World Congress Organising Committee, 1995. p. 469-469.

  • LIMA, R. E. ; ANDRIGUETTO FILHO, J. M. ; NEGRELLE, Raquel Rejane Bonatto . Projetos de meio ambiente e desenvolvimento do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente e Desenvolvimento da Universidade Federal do Paraná (NIMAD/UFPR). In: Primeras Jornadas Cientificas sobre Medio Ambiente, 1995, Montevidéu. Anales, 1995.

  • ANDRIGUETTO FILHO, J. M. ; HAIMOVICI, Manuel . Ciclo Reprodutivo de Loligo sanpaulensis Brakoniecki, 1984, na Plataforma e Talude Superior do Rio Grande do Sul. In: XVI Congresso Brasileiro de Zoologia, 1989, João Pessoa. Volume de Resumos, 1989.

  • ANDRIGUETTO FILHO, J. M. ; HAIMOVICI, Manuel . Abundância Relativa e Distribuição Espacial de Loligo sanpaulensis Brakoniecki, 1984, na Plataforma e Talude Superior do Rio Grande do Sul. In: Simpósio da FURG sobre Pesquisa Pesqueira, 1988, Rio Grande, 1988.

  • MARTERER, B. E. L. A. ; ANDRIGUETTO FILHO, J. M. . Ictiofauna do Rio Nhundiaquara, Serra do Mar, Paraná.. In: XIV Congresso Brasileiro de Zoologia, 1987, Juiz de Fora. Volume de Resumos, 1987.

  • ANDRIGUETTO FILHO, J. M. ; HAIMOVICI, Manuel . Efeitos dos métodos de fixação e preservação sobre a biometria de Loligo sanpaulensis Brakoniecki, 1984 (Loliginidae; Cephalopoda): uma nova abordagem.. In: XIII Congresso Brasileiro de Zoologia, 1986, Cuiabá. Volume de Resumos, 1986.

  • ANDRIGUETTO FILHO, J. M. ; HAIMOVICI, Manuel . Efeitos dos métodos de fixação e preservação sobre as proporções corporais de Loligo sanpaulensis Brakoniecki, 1984 (Loliginidae; Cephalopoda).. In: XII Congresso Brasileiro de Zoologia, 1985, Campinas. Volume de resumos, 1985.

  • PEREZ, José Angel Alvarez ; ANDRIGUETTO FILHO, J. M. ; HAIMOVICI, Manuel . Estudos sobre o ciclo de vida dos polvos costeiros do Rio Grande do Sul. In: II Encontro Brasileiro de Oceanólogos, 1985, Rio Grande. Volume de resumos. Rio Grande: FURG, 1985.

  • HAIMOVICI, Manuel ; ANDRIGUETTO FILHO, J. M. . Composição de espécies e distribuição de cefalópodes costeiros do Rio Grande do Sul. In: II Simpósio Brasileiro sobre Recursos do Mar, 1984, Rio de Janeiro. Volume de resumos, 1984.

  • HAIMOVICI, Manuel ; VIEIRA, P. C. ; ANDRIGUETTO FILHO, J. M. ; TEIXEIRA, R. L. ; MACEIRA, R. P. . Estudo da fauna de teleósteos demersais e cefalópodes do litoral sul do Brasil. In: VIII Simpósio Latino-americano sobre Oceanografia Biológica, 1983, Montevidéu. Resumenes. Montevidéu, 1983. p. 7-7.

  • ANDRIGUETTO FILHO, J. M. . Antropoceno e limites planetários. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Turra, A. ; Marone, E. ; ANDRIGUETTO-FILHO, JOSÉ MILTON ; Seixas, C. ; KNOPPERS, B. ; NUNES, F. O. ; XAVIER, L. Y. ; SINISGALLI, P. A. A. . The MAFU Brazil: a proposal of a case study of ecosystem services under an impact assessment approach in coastal areas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Marone, E. ; LANA, Paulo da Cunha ; ANDRIGUETTO FILHO, J. M. ; Seixas, C. ; Turra, A. ; KNOPPERS, B. . The Brazilian coastal and marine SGA (subglobal assessment). 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Marone, E. ; ANDRIGUETTO FILHO, J. M. ; Turra, A. ; Seixas, C. ; LANA, Paulo da Cunha ; KNOPPERS, B. . India, Brazil & South Africa: The reasons to undertake a comparative assessment and methods used. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Faraco, L.F.D. ; ANDRIGUETTO FILHO, J. M. ; TEIXEIRA, C. F. ; LANA, Paulo da Cunha . Metodologia para análise da vulnerabilidade de manguezais e pescadores às mudanças climáticas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANDRIGUETTO FILHO, J. M. ; Seixas, C. ; Marone, E. ; LANA, Paulo da Cunha . PROPOSAL OF A BRAZILIAN COASTAL AND MARINE SUB-GLOBAL ASSESSMENT. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANDRIGUETTO FILHO, J. M. ; ESTADES, Naína Pierri . Participacion de pescadores artesanales en el diseño de un proyecto de implantacion de arrecifes artificiales en el sur de Brasil.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Boldrini, EB ; PROCOPIAK, L. K. ; ANDRIGUETTO FILHO, J. M. . A TROCA OCEÂNICA DA ÁGUA DE LASTRO SOB O PONTO DE VISTA DOS COMANDANTES DOS NAVIOS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ANDRIGUETTO FILHO, J. M. . Ecossistemas e biodiversidade: Conflitos no uso e ocupação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANDRIGUETTO FILHO, J. M. . O doutorado em Meio Ambiente da UFPR. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANDRIGUETTO FILHO, J. M. ; LANA, Paulo da Cunha . Cátedra UNESCO para o Desenvolvimento Sustentável - UFPR. Brasília: UNESCO - Representação no Brasil, 2008 (Publicação especial).

  • ANDRIGUETTO FILHO, J. M. . Editorial do volume 8 - revista Desenvolvimento e Meio Ambiente. Curitiba: Editora UFPR, 2003 (Editorial).

  • ANDRIGUETTO FILHO, J. M. . Sistemas Técnicos de Pesca e suas Dinâmicas de Transformação no Litoral do Paraná, Brasil 1999 (Tese de Doutorado).

  • ANDRIGUETTO FILHO, J. M. ; NEGRELLE, Raquel Rejane Bonatto ; LIMA, R. E. . Propostas para o desenvolvimento sustentável do litoral do Paraná: O Desafio das Diferenças.. Curitiba: NIMAD-UFPR, 1998 (Publicação especial).

  • ANDRIGUETTO FILHO, J. M. ; MARCHIORO, N. P. X. ; MORAES, M. E. S. ; MOTTA, M. N. J. ; POLINARI, M. ; LANGE JR, F. L. . As interações entre sociedade e natureza nos meios rural e marítimo do litoral do Paraná: diagnóstico e modelos de interação.. Curitiba: NIMAD-UFPR, 1996 (Relatório de Pesquisa).

  • ANDRIGUETTO FILHO, J. M. . COUNTRY REPORT ON SYSTEM OF ENVIRONMENT MANAGEMENT ON ENCLOSED COASTAL SEAS - BRAZIL. Kobe: Japan International Cooperation Agency, 1990 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).

  • ANDRIGUETTO FILHO, J. M. . ABUNDANCIA, DISTRIBUICAO, HABITOS ALIMENTARES E CICLO REPRODUTIVO DE _LOLIGO SANPAULENSIS_ BRAKONIECKI, 1984 (CEPHALOPODA, MYOPSIDA) NA PLATAFORMA COSTEIRA E TALUDE SUPERIOR DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL 1989 (Tese de Mestrado).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Loyola, R. ; Lewinsohn, T. ; ANDRIGUETTO FILHO, JOSÉ MILTON ; Fernandez, F. . Indicadores de resultados de conservação da certificação LIFE. 2015.

Isaguirre, K. ; ANDRIGUETTO FILHO, JOSÉ MILTON . Parecer sobre a Portaria do IBAMA de nº. 12 de 2003 para a Defensoria Pública do Paraná. 2015.

ANDRIGUETTO FILHO, J. M. . Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatório de Impacto Ambiental do Terminal Portuário Porto Pontal do Paraná - seção pesca. 2007.

ANDRIGUETTO FILHO, J. M. . PROJETO DE MANEJO INTEGRADO DO ESTUÁRIO DA LAGOA DOS PATOS - AVALIAÇÃO TÉCNICA INTERMEDIÁRIA. 2007.

ANDRIGUETTO FILHO, J. M. . DIAGNÓSTICO DA PESCA DA REGIÃO LITORÂNEA DO PARANÁ. RELATÓRIO FINAL - SISTEMATIZAÇÃO DE DADOS PRETÉRITOS.. 2004.

ANDRIGUETTO FILHO, J. M. ; KRUL, Ricardo . DIAGNÓSTICO DA PESCA DA REGIÃO LITORÂNEA DO PARANÁ. CARTA SÍNTESE DA PESCA - APRESENTAÇÃO, NOTAS EXPLICATIVAS DA COLEÇÃO DE LEGENDAS E RECOMENDAÇÕES PARA O ZONEAMENTO MARINHO.. 2004.

ANDRIGUETTO FILHO, J. M. ; CORDEIRO, T. ; TAMM, C. M. C. ; PASSOS, A. E. . Estudo de Impacto Ambiental e respectivo relatório (RIMA) do Parque de Tancagem e Terminal Marítimo de Cattalini Terminais Marítimos Ltda., em Paranaguá, PR.. 1988.

ANDRIGUETTO FILHO, J. M. ; Serafini, T.Z. ; Faraco, L.F.D. ; Azevedo, N.T. ; Born, P. A. ; FISCHER, D. ; LIMONT, M. ; Spínola, J.L. . Políticas de gestão ambiental e pesqueira e a vulnerabilidade de populações e ambientes costeiros às mudanças climáticas - Lições aprendidas nos litorais de Paraná e Santa Catarina. 2012.

LANA, Paulo da Cunha ; PIEKARZ, G. F. ; ANDRIGUETTO FILHO, J. M. ; GARMATTER, C. . PARECER SOBRE AS NORMAS DE USO E OCUPAÇÃO DA ÁREA TOMBADA DA ORLA MARÍTIMA DE MATINHOS. 2012.

ANDRIGUETTO FILHO, J. M. ; ESTADES, Naína Pierri ; KRUL, Ricardo ; NATIVIDADE, Claúdio Dybas da ; FEITOSA, Samara . Participação dos pescadores no planejamento do projeto de Recuperação da biodiversidade marinha e dos estoques pesqueiros na plataforma rasa do Estado do Paraná através da instalação de Recifes Artificiais de Recrutamento Larval (RRL) e de um Sistema Anti-Arrasto (SAA).. 2006.

KLISIOWICZ, Débora Do Rocio ; GANDARA, José Manoel Gonçalves ; ANDRIGUETTO FILHO, J. M. ; FRAGOMENI, Luís Henrique Cavalcanti ; NEGRELLE, Raquel Rejane Bonatto ; LIMA, R. E. ; LIMA, Rosângela Tapia ; BARRA, Vilma Marcassa ; BETTEGA, Wilson Paulo . Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado. Resultados e análises da consulta popular - municípios de Matinhos e Guaratuba.. 2002.

OSTRENSKY, Antonio ; BECERRA, S N ; CINTRA, I H A ; BOEGER, Walter A ; ANDRIGUETTO FILHO, J. M. ; TEIXEIRA, U A ; GUIMARÃES, A T B ; CRUZ, S R Z ; WEGBECHER, F X ; BELZ, Carlos Eduardo ; PILCHOWSKI, R W ; CARDOSO, M F ; CASTRO, A J B . Avaliação dos impactos causados durante a aquisição de dados sísmicos sobre organismos marinhos de interesse comercial.. 2002.

ANDRIGUETTO FILHO, J. M. . Análise e parecer técnico sobre o Estudo de Impacto Ambiental da usina termoelétrica da Conversora de Fertilizante e Energia do Paraná (COFEPAR), solicitado pelo Ministério Público do Estado do Paraná. 2001.

ANDRIGUETTO FILHO, J. M. . Análise e parecer técnico sobre o Estudo de Impacto Ambiental da repotenciação da usina termoelétrica de Figueira, Paraná, solicitado pelo Ministério Público do Estado do Paraná. 2001.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Vulnerabilidades e respostas das populações locais às ameaças socioeconômicas e naturais na Baía de Paranaguá ? PR, Descrição: O presente projeto propõe avaliar as vulnerabilidades e respostas das populações locais às ameaças naturais e socioeconômicas no Complexo Estuarino de Paranaguá (CEP) e subsidiar a elaboração de estratégias de empoderamento local e de formulação de práticas e políticas de gestão socioambiental. O mesmo avançará a compreensão científica de cada uma dessas categorias nas condições concretas da região de estudo, e procurará aperfeiçoar ou desenvolver produtos e processos que contribuam para o desenvolvimento de respostas mais eficazes ou adequadas aos problemas de sustentabilidade, por parte dos diversos atores sociais envolvidos (governo, setor privado e comunidade). No que se refere às ameaças físicas ou naturais, o projeto avançará o conhecimento teórico e metodológico sobre a análise de vulnerabilidade a riscos geoambientais à mudança do clima. Estes serão identificados, espacializados e analisados no contexto das realidades locais. No que se refere aos processos socioeconômicos, o projeto contribuirá para o avanço do conhecimento teórico e metodológico de caráter interdisciplinar sobre atividades produtivas de interesse social, populações em situação de vulnerabilidade socioeconômica, empoderamento popular e aspectos socioambientais do uso e apropriação de recursos e espaços naturais. O projeto tem também um componente transversal voltado à educação formal nas escolas públicas da região, que, em contato com professores e alunos, e, através deles com as comunidades, conduzirá um processo de identificação dos problemas socioambientais locais e de debate das eventuais soluções visando qualificar a participação comunitária nos processos de gestão e valorizar a cultura e os saberes locais. Finalmente, a partir dos resultados da pesquisa o projeto promoverá sucessivas devolutivas e discussões junto com as comunidades, gestores ambientais e demais envolvidos. O resultado material deste processo será a definição de agendas de desenvolvimento socioambiental sustentável que suponham efetiva participação dos interessados e estabeleçam compromissos recíprocos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (7) . , Integrantes: Jose Milton Andriguetto Filho - Integrante / Rodolfo José Angulo - Coordenador / Lilian Mello - Integrante / Carlos Alberto Cioce Sampaio - Integrante / Juliana Lima Spínola - Integrante / Natália Tavares de Azevedo - Integrante / PIERRI, NAINA - Integrante / Carina Catiana Foppa - Integrante / SERAFINI, THIAGO ZAGONEL - Integrante / FARACO, LUIZ FRANCISCO DITZEL - Integrante / TEIXEIRA, CRISTINA FRUTUOSO - Integrante / Maria Cristina Souza - Integrante / Vanessa Marion Andreoli - Integrante / Roberto Sampaio - Integrante / Tamara van Kaick - Integrante / Man Yu Chang - Integrante / Hugo Juliano Hermógenes da Silva - Integrante / Evandro Cardoso do Nascimento - Integrante / Maria Fernanda CHEREM - Integrante / Patrícia Denkewicz - Integrante / Raquel dos Santos Vieira - Integrante / Sandra Dalila Corbari - Integrante / Alessandra Schneider - Integrante / Luiz Henrique Sielski de Oliveira - Integrante / Fernanda Avelar Santos - Integrante / Yanina Micaela Sammarco - Integrante / Carolina dos Anjos de Borba - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2009 - 2017

    Políticas ambientais, gestão da pesca e populações pesqueiras no sul do Brasil: uma abordagem a partir da perspectiva de mudanças globais, Descrição: O projeto Políticas ambientais, gestão da pesca e populações pesqueiras no sul do Brasil: uma abordagem a partir da perspectiva de mudanças globais originou-se no âmbito das oficinas interdisciplinares de pesquisa do curso de Doutorando em Meio Ambiente e Desenvolvimento (MADE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Nas oficinas formou-se uma equipe de doutorandos e professores com interesse comum na situação de vulnerabilidade dos sistemas produtivos associados à pesca de pequena escala frente às mudanças sociais e ecossistêmicas de caráter global. Esta equipe elaborou o presente Projeto ao qual estão vinculados cinco doutorandos que desenvolverão suas teses até o ano de 2012, período previsto para o seu encerramento. O objetivo geral do projeto é analisar as relações entre as políticas públicas e práticas de gestão da biodiversidade associadas ao sistema produtivo da pesca em três contextos socioecológicos da zona costeira do sul do Brasil, na perspectiva de mudanças globais, particularmente, as mudanças climáticas e a internacionalização da governança socioambiental. Os contextos socioecológicos selecionados estão localizados na região de Guaraqueçaba, no litoral norte do Paraná, e na região da Baía de Babitonga e na Resex de Pirajubaé, no litoral de Santa Catarina. A partir do objetivo geral, o Projeto prevê a análise das diretrizes, políticas e ações internacionais relacionadas à conservação da biodiversidade e ao desenvolvimento da pesca, assim como a incidência das mesmas sobre as políticas públicas e outras ações nacionais e regionais voltadas à pesca em pequena escala, particularmente, aquelas que afetam diretamente os contextos acima citados. Ao mesmo tempo, serão observados os fenômenos locais dos contextos socioecológicos sobre os quais estas políticas e ações incidem. Dentre eles, as experiências participativas locais diante dos modelos de gestão pesqueira e das ações de conservação da biodiversidade e as adaptações dos sistemas de pesca à situação d. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Jose Milton Andriguetto Filho - Coordenador / Naína Pierri Estades - Integrante / Lúcia Helena de Oliveira Cunha - Integrante / Lilian Mello - Integrante / Thiago Zagonel Serafini - Integrante / Cristina Frutuoso Teixeira - Integrante / Carlos Alberto Cioce Sampaio - Integrante / Luiz Francisco Ditzel Faraco - Integrante / Juliana Lima Spínola - Integrante / Francelise Pantoja Diehl - Integrante / Natália Tavares de Azevedo - Integrante / Juliana de Oliveira e Silva - Integrante / Andrea Gomes Chalbaud Biscaia - Integrante.

  • 2009 - 2013

    Rede de ATER pesqueira da costa sul-sudeste: subsídios ao fortalecimento de teritórios sustentáveis na pesca artesanal, Descrição: Este projeto está estruturando uma rede de extensão pesqueira nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, coordenada inicialmente por seis universidades e institutos de pesquisa (UFRJ, Instituto de Pesca, UFPR, UNIVALI e FURG) e o Ministério da Pesca e Aqüicultura, que integrará setores governamentais, não governamentais e os usuários da pesca. No Paraná, a equipe é liderada pelo professor José Milton Andriguetto Filho, da UFPR. O projeto, que conta com financiamento do CNPq (edital Universal), está em sua fase final, e tem duração prevista de dois anos. No momento, a partir de uma organização em núcleos estaduais, a rede está preparando os documentos com os resultados do projeto, e organizando encontros estaduais de disseminação de resultados. Os pesquisadores da rede tem interagido através de tele-conferências, e de seminários presenciais. As informações geradas serão sistematizadas e disponibilizadas na forma de artigos científicos, um roteiro metodológico sobre práticas de extensão pesqueira, um documentário e um portal eletrônico para acesso livre as informações e para dinamizar o processo de diálogo entre extensionistas, instituições de extensão e usuários dos recursos pesqueiros. Com base nessa proposta, estão sendo levantados subsídios para a estruturação de programas, projetos e ações de extensão pesqueira em nível territorial, estadual e municipal, dentro de uma abordagem participativa e orientada para o fomento à perspectivas territoriais de desenvolvimento nas comunidades pesqueiras artesanais. Com base em uma perspectiva analítica integrada, os pesquisadores poderão analisar, de forma participativa, os potenciais e obstáculos para a execução de ações de extensão pesqueira, subsidiando o diálogo entre os diferentes atores. Espera-se que, futuramente, a extensão pesqueira possa ter todos os subsídios necessários para ser um processo mediador entre a situação de crise no setor pesqueiro e a promoção de um ambiente favorável à melhoria da qualidade de vida das comunidades pesqueiras.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Milton Andriguetto Filho - Coordenador / Rodrigo Pereira Medeiros - Integrante / Daniela Kalikoski - Integrante / Carina Catiana Foppa - Integrante / Jocemar Mendonça - Integrante / Sidney Lianza - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2012

    Comparative marine and terrestrial ecosystem services and human livelihood assessment: South Africa, Brazil and India. Brazil Chapter., Descrição: Projeto conjunto com pesquisadores da Africa do Sul e India, para elaboração de uma proposta de avaliação interdisciplinar e multiescalar dos ecossistemas costeiros e do bem estar humano de suas populações, no ambito do Programa das Avaliações Ecossistêmicas Subglobais do PNUMA.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Jose Milton Andriguetto Filho - Integrante / Paulo da Cunha Lana - Integrante / Eduardo Marone - Coordenador / Cristiana Seixas - Integrante / Alexandre Turra - Integrante / Bastiaan Knoppers - Integrante., Financiador(es): Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - Auxílio financeiro.Número de orientações: 4

  • 2008 - 2014

    Avaliação multidisciplinar e modelo de gestão de sistemas pesqueiros estuarinos e marinhos, Descrição: A pesca marinha mundial e no Brasil se encontra em crise com muitos dos principais recursos pesqueiros sobrexplorados, industriais e armadores sobrecapitalizados, baixa rentabilidade do setor, declíneo da qualidade de vida dos pescadores e subsídios que oneram a sociedade como um todo e mascaram os verdadeiros custos da atividade. (Iudicello et al. 1999). O principal fator por trás da crise é o aumento crescente da demanda de pescado devido, por um lado, ao aumento das populações humanas e por outro, ao crescimento econômico, que estimula o consumo de alimentos de melhor qualidade nutricional como o pescado. Estas pressões tornam complexa a gestão pesqueira, tanto no mundo como no Brasil ao envolver muitos setores e interesses conflitantes o que dificulta ou impede a sustentabilidade das pescarias. Este projeto tem como objetivo central analisar os fatores biológicos, econômicos, sociais, tecnológicos e de manejo que estão associados a diferenças na sustentabilidade de sistemas pesqueiros, definidos ?sensu lato? como unidades mínimas de manejo. Através dos resultados destas analises, pretende-se, num primeiro passo, avançar na caracterização de um número significativo de sistemas pesqueiros estuarinos e marinhos incluindo aqueles em pequena (artesanais) e grande escala (industriais). Num segundo passo, os sistemas pesqueiros caracterizados serão analisados comparativamente para formular critérios e recomendações que contribuam para uma política de gestão sustentável. A metodologia escolhida foi a de identificar sistemas pesqueiros, elaborar atributos nas dimensões biológica, econômica, social, tecnológica e de manejo que através de escalas qualitativas permitam caracterizar o grau de sustentabilidade de cada sistema pesqueiro e finalmente através de analises multivariadas identificar as combinações que podem ser associadas às pescarias menos e mais sustentáveis. Finalmente pretende-se identificar que ações públicas podem ser associadas às experiências. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Milton Andriguetto Filho - Coordenador / Ricardo Krul - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2012

    Indicadores de sustentabilidade socioambiental em comunidades pesqueiras do litoral do Paraná: práticas materiais pesqueiras, apropriação do território e saúde ambiental, Descrição: Projeto interdisciplinar que investiga as interações entre as práticas materiais, notadamente as pesqueiras, das comunidades de pescadores do litoral norte do Paraná, as formas de apropriação do território terrestre e aquático, e a saúde ambiental, entendida como a saúde das pessoas, das espécies naturais e dos ecossistemas. A pesquisa compara comunidades em diferentes contextos, especialmente a presença de unidades de conservação de uso indireto, visando identificar fatores e riscos à sustentabilidade das comunidades e das unidades.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: Jose Milton Andriguetto Filho - Coordenador / Ricardo Krul - Integrante / Paulo Rogério Mangini - Integrante / Maristela Marangon - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / One World ? One Health Brazil Grants Fund - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2005 - 2011

    Recuperação da biodiversidade marinha e dos estoques pesqueiros na plataforma rasa do Estado do Paraná através da instalação de Recifes Artificiais de Recrutamento Larval (RRL) e de um Sistema Anti-Arrasto (SAA) - componente de participação dos pescadores, Descrição: O projeto prevê o lançamento de recifes artificiais em vários pontos ao longo da plataforma rasa do litoral do Paraná, com objetivos de pesquisa pesqueira e ecológica, e de gestão pesqueira, especialmente coibir a pesca de arrasto e permitir a recuperação da biodiversidade e da produção dos ecossistemas de fundos arenosos e duros do litoral. Através disso, o projeto pretende estimular o desenvolvimento da maricultura e de outras formas de produção pesqueira, bem como proteger os ambientes naturais de plataforma no Estado. Uma tal alteração do ambiente pode trazer conseqüências positivas e negativas para a atual sociedade de pescadores marítimos do Paraná, o que exige que esta seja envolvida, por razões éticas e jurídicas, no planejamento do projeto. Mais do que isso, os conhecimentos detidos pelos pescadores, sobre a ecologia e as estruturas marinhas na área de influência do projeto, são instrumentais para o sucesso do mesmo. Assim, o projeto idealizou este componente de participação pública com os objetivos de levantar o conhecimento local dos pescadores pertinente ao projeto, e de modificar o desenho do projeto original em função dos interesses coletivos e conhecimentos da população de pescadores potencialmente afetada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Jose Milton Andriguetto Filho - Integrante / Claúdio Dybas da Natividade - Integrante / Ricardo Krul - Integrante / Naína Pierri Estades - Coordenador / Samara Feitosa - Integrante., Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 10

  • 2005 - 2010

    Saberes tradicionais, etnoconservação e gestão patrimonial na pesca de pequena escala do litoral do Paraná, Brasil., Descrição: O projeto pretende correlacionar os saberes tradicionais ou locais dos pescadores marítimos paranaenses com suas práticas de gestão patrimonial e eventuais práticas de etnoconservação resultantes das formas tradicionais de manejo, com ênfase nos sistemas de pesca do arrastão de praia e de canoas do litoral paranaense. Tem como objetivos específicos: identificar o modo como os patrimônios materiais e imateriais envolvidos no arrastão de praia são percebidos e valorados pelos seus usuários, os pescadores; detectar, segundo percepção manifesta pelos pescadores, quem são considerados titulares desses patrimônios; descrever o conhecimento local sobre a resiliência do ecossistema, relacionando-o com propósitos conservacionistas; descrever as formas tradicionais de manejo praticadas no arrastão; relacionar laços sociais e suas funções no manejo do arrastão de praia; relatar transformações nos processos (estratégias, usos, manejo, partilha, e divisão de trabalho) empregados pelos agentes (pescadores e outros envolvidos) do arrastão de praia; e captar as representações que o velho pescador tem da natureza (da terra, do mar, do céu) da paisagem, do espaço, das espécies e sua forma de produção dos "sistemas de objetos",vinculados com "seu sistema de ações" e de ideações.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Jose Milton Andriguetto Filho - Coordenador / Luciana Pinheiro - Integrante / Lúcia Helena de Oliveira Cunha - Integrante / Gabriel Nunesmaia Rebouças - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 15 / Número de orientações: 2

  • 2004 - 2008

    Composição, abundância, aspectos reprodutivos e distribuição da fauna capturada pela pesca de arrasto do camarão sete-barbas no litoral do Paraná, Brasil., Descrição: O camarão sete-barbas (Xiphopenaeus kroyeri) é a espécie mais capturada em toda a atividade pesqueira do Litoral do Estado do Paraná, chegando a representar cerca de 75% do peso total dos pescados desembarcados. Nos bastidores da pesca do camarão existe uma economia que movimenta milhares de reais ao mês e que envolve complexas relações de trabalho, em uma peculiar organização social. A captura do camarão sete-barbas no litoral do estado do Paraná é feita por diversas técnicas, mas se destaca a atuação da frota chamada de "arrasteira", que envolve diversos tipos de embarcações motorizadas de pequeno e médio porte que atuam na plataforma continental rasa. O "arrasto" de camarão captura acidentalmente diversos organismos aquáticos de vários táxons e destrói mecanicamente os seus habitats pela desagregação e movimentação do sedimento. Pesquisas demonstraram que cerca de 75% de todo o pescado "arrastado" é descartado, o que proporcionalmente pressiona toda a biodiversidade costeira. Por isso, esta a atividade pesqueira possui não só importância sócio-econômica, mas também ecológica, visto que causa diversos impactos sobre os meios biótico e abiótico. Apesar de existirem estudos biológicos pontuais não há até o momento informação detalhada e ampla o suficiente para que se ordene a atividade com base em informações ecológicas. Esta proposta tem por objetivo verificar a composição, abundância, aspectos reprodutivos e a distribuição da fauna capturada pela pesca de arrasto do camarão sete-barbas no litoral do Paraná, Brasil, com especial atenção ao camarão sete-barbas, como subsídio ao manejo desta atividade e à conservação dos ecossistemas envolvidos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jose Milton Andriguetto Filho - Coordenador / Claúdio Dybas da Natividade - Integrante / Rafaela Robert - Integrante / Humberto Zontini Malheiros - Integrante., Financiador(es): Instituto de Pesquisas Ecológicas - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1

  • 2002 - 2006

    Projeto RECOS - Uso e Apropriação de Recursos Costeiros: Desenvolvimento de um Modelo Gerencial para a Pesca Brasileira - Seção do Paraná., Descrição: O projeto RECOS: Uso e Apropriação de Recursos Costeiros foi aprovado no âmbito do programa dos Institutos do Milênio, do Ministério da Ciência e Tecnologia (CNPq - PADCT), criado para patrocinar pesquisas de excelência em áreas estratégicas para o desenvolvimento do País.O programa tem um modelo inovador, que integra grupos de pesquisa em redes, potencializa a base nacional instalada de laboratórios, favorece a integração com centros internacionais de pesquisa e impulsiona a desconcentração do conhecimento, em benefício de regiões brasileiras menos avançadas nos setores científico e tecnológico. Sob a coordenação dos Professores Jorge Pablo Castello, da Fundação Universidade do Rio Grande (FURG), e Paulo da Cunha Lana, da UFPR, a proposta do Projeto RECOS: Uso e Apropriação de Recursos Costeiros resultou da formação de um consórcio, formalizado no nível das administrações superiores, entre 17 instituições de oito estados costeiros brasileiros. A partir da formação de uma rede de pesquisadores e instituições, estão sendo realizados estudos padronizados de diversos sistemas costeiros. Por meio de redes de observações, os pesquisadores irão monitorar, compreender e predizer problemas relativos à pesca, maricultura, biodiversidade, qualidade ambiental, erosão e uso e ocupação costeira. Para tanto, a proposta concentra-se em torno de quatro grupos temáticos, sob as seguintes denominações: 1. Modelo Gerencial da Pesca 2. Maricultura Sustentável 3. Monitoramento, Modelagem, Erosão e Ocupação Costeira 4. Qualidade Ambiental e Biodiversidade O projeto foi contemplado com recursos do PADCT/CNPq num total de R$ 6,3 milhões para aplicação em três anos, dos quais cerca de R$170.000,00 serão disponibilizados para o grupo temático do Modelo Gerencial da Pesca no Paraná, coordenado por mim, também para os três anos de projeto. A coordenadora geral do grupo do Modelo Gerencial da Pesca é a professora Victória Isaac, da UFPA.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Jose Milton Andriguetto Filho - Coordenador / Luís Maurício Martins Borges - Integrante / Claúdio Dybas da Natividade - Integrante / Ricardo Krul - Integrante / Luciana Pinheiro - Integrante / Samara Feitosa - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 23 / Número de orientações: 5

  • 1997 - 2002

    Interações, fatores de mudança e sustentabilidade das práticas materiais e dinâmicas ambientais nos sistemas técnicos da pesca artesanal do litoral do Paraná (BANPESQ-UFPR 97004809), Descrição: O projeto analisará e tipificará os sistemas técnicos da pesca artesanal paranaense sob o paradigma das relações Sociedade / Natureza, aquela representada pelas sociedades de pescadores e esta pelos ecossistemas marinhos e estuarinos. Empregando-se metodologias interdisciplinares de pesquisa, descrever-se-á a história da mudança técnica e das modalidades e estratégias de pesca, procurando-se determinar os fatores de transformação, sejam ecológicos, econômicos, culturais ou institucionais. Espera-se apontar, a partir da compreensão da mudança, medidas para o desenvolvimento do setor pesqueiro no Paraná.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jose Milton Andriguetto Filho - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 14

  • 1994 - 1998

    Interações entre os processos produtivos, meio ambiente e qualidade de vida na região da Baía de Paranaguá / Paraná - Geração de propostas de desenvolvimento (PADCT - CNPq - CIAMB; BANPESQ-UFPR 97005066), Descrição: Reunindo mais de 100 pesquisadores da UFPR, o projeto procurou atacar os problemas complexos da susentabilidade no Litoral do Paraná. A partir de um conhecimento das características regionais, o projeto teve o objetivo geral de gerar propostas para viabilizar a prática do desenvolvimento sustentável na região. Estudaram-se os processos produtivos regionais e os sistemas natural e social, na busca da compreensão das relações entre estes elementos, através de uma metodologia participativa, integradora, interinstitucional e interdisciplinar. Três grupos de objetivos específicos foram abordados: a proposição de alternativas de sustentabilidade, o fortalecimento da participação pública nas questões do desenvolvimento regional, e a capacitação institucional da UFPR. O projeto teve como grandes áreas temáticas o uso dos recursos naturais e as políticas e estratégias de gestão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jose Milton Andriguetto Filho - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 15

  • 1988 - 1994

    Biologia Populacional de Loligo sanpaulensis na plataforma costeira do Rio Grande do Sul (BANPESQ-UFPR 88001797)., Descrição: A partir de oito cruzeiros de prospecção pesqueira demersal realizados pelo NPq Atlantico Sul da Fundação Universidade do Rio Grande, o projeto analisou a abundância, distribuição, tamanho do estoque, ciclo reprodutivo e hábitos alimentares da lula Loligo sanpaulensis na plataforma costeira e talude continental do Rio Grande do Sul.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jose Milton Andriguetto Filho - Integrante / Manuel Haimovici - Coordenador / José Angel Alvarez Perez - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 13

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2004

Diploma de honra ao mérito, Universidade Federal do Paraná.

1988

Diploma de honra ao mérito, Sociedade Brasileira de Zoologia.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Departamento de Zootecnia. , Rua dos Funcionários, 1540, Juvevê, 80035050 - Curitiba, PR - Brasil, Telefone: (41) 33505666, Fax: (41) 33505629, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1987 - 2004

    Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Sócio, Carga horária: 1

    Outras informações:
    Membro de conselhos consultivos e deliberativos. Todo o trabalho sempre executado como voluntário, sem remuneração.

    Atividades

    • 03/1987 - 11/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Sociedade de Pesquisa Em Vida Selvagem e Educação Ambiental, .,Cargo ou função, Membro de comitês consultivos e deliberativos.

  • 2018 - Atual

    Universidade Federal do Paraná

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2016 - 2018

    Universidade Federal do Paraná

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado 4, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2014 - 2016

    Universidade Federal do Paraná

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado 3, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2012 - 2014

    Universidade Federal do Paraná

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado 2, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2010 - 2012

    Universidade Federal do Paraná

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2008 - 2010

    Universidade Federal do Paraná

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 4, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2003 - 2008

    Universidade Federal do Paraná

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto 3, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2001 - 2003

    Universidade Federal do Paraná

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto 2, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1999 - 2001

    Universidade Federal do Paraná

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1996 - 1999

    Universidade Federal do Paraná

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor assistente 4, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1994 - 1996

    Universidade Federal do Paraná

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor assistente 3, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1991 - 1994

    Universidade Federal do Paraná

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor assistente 2, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1989 - 1991

    Universidade Federal do Paraná

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor assistente 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1988 - 1989

    Universidade Federal do Paraná

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar 2, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1986 - 1988

    Universidade Federal do Paraná

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 02/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.,Cargo ou função, Membro do Conselho Gestor do CAPES-PRINT/UFPR.

    • 02/2012

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.,Cargo ou função, Membro do Conselho de Periódicos da instituição.

    • 03/2010

      Ensino, Zootecnia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Produção Animal, Meio Ambiente e Desenvolvimento

    • 03/2002

      Ensino, Ciências Veterinárias, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Produção Animal, Meio Ambiente e Desenvolvimento

    • 03/2000

      Ensino, Zootecnia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ciências do Ambiente

    • 01/2000

      Pesquisa e desenvolvimento , Doutorado Em Meio Ambiente e Desenvolvimento, .,Linhas de pesquisa

    • 03/1986

      Pesquisa e desenvolvimento , Setor de Ciências Agrárias, Departamento de Zootecnia.,Linhas de pesquisa

    • 03/1986

      Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ciências do Ambiente, Aquacultura

    • 03/1986

      Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ciências do Ambiente

    • 09/2000 - 12/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo Integrado de Meio Ambiente e Desenvolvimento, Universidade Federal do Paraná.,Cargo ou função, Conselho Executivo da Cátedra Unesco de Desenvolvimento Sustentável.

    • 10/2007 - 12/2015

      Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, Reitoria.,Atividade realizada, Líder da Área Temática de Meio Ambiente (resolução COUN 51/04).

    • 10/1999 - 12/2015

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Doutorado Em Meio Ambiente e Desenvolvimento, .,Cargo ou função, Membro do comitê científico do programa de doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento.

    • 06/2003 - 11/2014

      Ensino, Ciências do Mar, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gerenciamento Costeiro

    • 01/2000 - 09/2014

      Ensino, Meio Ambiente e Desenvolvimento, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos das ciências da natureza, Uso e apropriação de recursos costeiros

    • 01/2006 - 12/2012

      Ensino, Sistemas Costeiros e Oceânicos, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gerenciamento Costeiro

    • 01/1989 - 11/2012

      Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo Integrado de Meio Ambiente e Desenvolvimento, Universidade Federal do Paraná.,Linhas de pesquisa

    • 11/2005 - 11/2010

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Setor de Ciências Agrárias, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Ética do Uso de Animais em ensino e pesquisa.

    • 08/2006 - 08/2008

      Direção e administração, Doutorado Em Meio Ambiente e Desenvolvimento, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

    • 08/2004 - 08/2006

      Direção e administração, Setor de Ciências Agrárias, Departamento de Zootecnia.,Cargo ou função, Vice-chefe de departamento.

    • 08/2004 - 08/2006

      Direção e administração, Doutorado Em Meio Ambiente e Desenvolvimento, .,Cargo ou função, Vice-coordenador.

    • 04/1987 - 08/2006

      Ensino, Ciências Veterinárias, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Etologia, Ecossistemas costeiros, Ecologia trófica marinha, Produção animal, meio ambiente e desenvolvimento

    • 03/1993 - 12/2004

      Outras atividades técnico-científicas , Setor de Ciências Agrárias, Setor de Ciências Agrárias.,Atividade realizada, Diversas coordenações de convênios institucionais.

    • 08/2001 - 06/2004

      Ensino, Educação Para a Sustentabilidade, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, A crise ambiental e os novos paradigmas de sustentabilidade

    • 04/2001 - 04/2003

      Direção e administração, Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente e Desenvolvimento, .,Cargo ou função, Vice-diretor da unidade.

    • 04/1999 - 04/2001

      Direção e administração, Núcleo Integrado de Meio Ambiente e Desenvolvimento, Universidade Federal do Paraná.,Cargo ou função, Diretor de Unidade.

    • 04/1991 - 04/1999

      Direção e administração, Núcleo Integrado de Meio Ambiente e Desenvolvimento, Universidade Federal do Paraná.,Cargo ou função, Diretor adjunto.

    • 02/1991 - 07/1993

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo Integrado de Meio Ambiente e Desenvolvimento, Universidade Federal do Paraná.,Cargo ou função, Comissões de elaboração e implantação do Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento.

    • 03/1989 - 12/1992

      Ensino, Engenharia Agronômica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Aquacultura

    • 03/1989 - 03/1992

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo Integrado de Meio Ambiente e Desenvolvimento, Universidade Federal do Paraná.,Cargo ou função, Membro do Conselho do NIMAD.

  • 1986 - 1992

    Associação Brasileira de Oceanografia

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Associado, Carga horária: 1

    Outras informações:
    Membro voluntário de cargos eletivos

    Atividades

    • 01/1990 - 12/1992

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Associação Brasileira de Oceanografia, .,Cargo ou função, Presidente do Conselho Diretor.

    • 01/1988 - 12/1989

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Associação Brasileira de Oceanografia, .,Cargo ou função, Vice-presidente da Seção Regional Santa Catarina / Paraná.

    • 03/1986 - 12/1987

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Associação Brasileira de Oceanografia, .,Cargo ou função, Representante para o Paraná.