Edicarla Trentin

Possui graduação em AGRONOMIA pela Universidade Federal de Santa Maria (2013). Mestrado em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Santa Maria (2016) (Bolsista CAPES). Doutorado em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Santa Maria (2020) (Bolsista CAPES). Realizou um período de Doutorado Sanduíche na Liberá Universitá di Bolzano, Bolzano - Itália, como bolsista CAPES pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em biologia e microbiologia do solo, fertilidade do solo e nutrição de plantas.

Informações coletadas do Lattes em 28/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciência do Solo

2016 - 2020

Universidade Federal de Santa Maria
Título: SELEÇÃO DE PORTA-ENXERTOS DE VIDEIRAS E AMENIZANTES COMO ESTRATÉGIAS PARA REDUZIR A FITOTOXIDEZ POR COBRE
Orientador: em Libera Università di Bolzano ( Stefano Cesco)
com Gustavo Brunetto. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Ciência do Solo

2014 - 2016

Universidade Federal de Santa Maria
Título: SUPRESSÃO DO NEMATOIDE Pratylenchus brachyurus E ESTÍMULO AO CRESCIMENTO DA SOJA POR FUNGO MICORRÍZICO ARBUSCULAR,Ano de Obtenção: 2016
Zaida Inês Antoniolli.Coorientador: Rodrigo Josemar Seminoti Jacques. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Agronomia

2008 - 2013

Universidade Federal de Santa Maria
Título: Papel da adenosina trifosfato (ATP) e dos antioxidantes ascorbato e glutationa no desenvolvimento de escurecimento da polpa em maçãs ?Cripps Pink?
Orientador: Auri Brackmann
com Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2013

Agronomia. (Carga horária: 1241h). , Universidad de Talca, U.TALCA, Chile.

2011 - 2011

Análise Filogenética Molecular para Estudo de Micr. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

2010 - 2010

Curso de Apresentação Oral de Trabalhos Acadêmicos. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

2010 - 2010

Curso de Apresentação Oral de Trabalhos. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

2009 - 2010

Extensão universitária em Curso de Extensão em Línguas Estrangeiras (Inglês). (Carga horária: 85h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Microbiologia e Bioquímica do Solo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Nitrogen nutrition in fruit trees (14N labelled fertilizers). 2019. (Outra).

Calagem, adubação e estado nutricional de frutíferas: Avanços e perspectivas. 2018. (Outra).

Wokshop Uso e Manejo de Dejetos de Animais. 2016. (Outra).

Minicurso "Soil-plant interaction involved in mineral nutrition". 2014. (Seminário).

Treinamento no Laboratório de Biologia Celular e Molecular. 2012. (Outra).

1° Simpósio de Atualização em Grandes Culturas: Soja. 2011. (Simpósio).

1° Simpósio de Mercados Agropecuários (Simpomerc. 2011. (Simpósio).

1 Jornada Técnica em Pecuária Leiteira. 2011. (Outra).

XXII SEAGRO. 2011. (Congresso).

XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Utilização da região ITS do rnDNA de Chondrogaster spp. como ferramenta auxiliar na identificação da espécie. 2011. (Congresso).

25° Jornada Acadêmica Integrada da UFSM. EFEITO DO ÓLEO ESSENCIAL DE EUCALIPTO NA GERMINAÇÃO E NO CRESCIMENTO INICIAL DE MUDAS DE EUCALYPTUS GRANDIS HILL EX MAIDEN. 2010. (Congresso).

FERTIBIO. Avaliação da diversidade de fungos ectomicorrízicos através do Espaço Interno Transcrito (ITS) do nrDNA. 2010. (Congresso).

Fertibio 2010. 2010. (Congresso).

UNIVERSITAR. 2010. (Oficina).

VIII Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo. 2010. (Congresso).

VIII Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo. Caracterização molecular da região ITS do nrDNA de isolados de Trichoderma spp. do solo e seu controle em Fusarium spp.. 2010. (Congresso).

XXI SEAGRO. 2010. (Congresso).

XX SEAGRO. 2009. (Congresso).

Curso de Introdução a Informática e Operador de Microcomputadordor. 2008. (Outra).

XIX SEAGRO. 2008. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Luiza Michelon Somavilla

Brunetto, G.; SIMAO, D. G.;TRENTIN, E.. Alterações morfológicas e anatômicas em cultivares de porta-enxerto de pessegueiros em solos com altos teores de zinco. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Santa Maria.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Henrique Pessoa dos Santos

BRUNETTO, G.; GIROTTO, E.; RICACHENEVSKY, F.K.;SANTOS, H. P.Silva L S. Seleção de porta-enxertos de videiras e amenizantes como estratégias para reduzir a fitotoxidez por cobre.. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Caroline Borges Bevilacqua

STEFFEN, R. B.;ANTONIOLLI, Z. I.BEVILACQUA, C. B.. SUPRESSÃO DO NEMATOIDE Pratylenchus brachyurus E ESTÍMULO AO CRESCIMENTO DA SOJA POR FUNGO MICORRÍZICO ARBUSCULAR. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Gustavo Brunetto

BRUNETO, GUSTAVO; RICACHENEVSKY, F. K.;De Conti L; FERREIRA, P. A. A.; MIMMO, T.. Seleção de porta-enxertos de videiras e amenizantes como estratégias para reduzir a fitotoxidez por cobre. 2020. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Gustavo Brunetto

BRUNETO, GUSTAVOSilva L SGIROTTO, EDUARDO; RICACHENEVSKY, F. K.;SANTOS, Henrique Pessoa dos. Seleção de porta-enxertos de videiras e amenizantes como estratégias para reduzir a fitotoxidez de cobre. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Paulo Ademar Avelar Ferreira

Brunetto, G; KLEINRICACHENEVSKY, F.; CONTI, L.;FERREIRA, P. A. A.; MIMMO, T.. Seleção de porta-enxertos de videiras e amenizantes como estratégias para reduzir a fitotoxidez por cobre.. 2020. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

ZAIDA INES ANTONIOLLI

ANTONIOLLI, Z.I.SILVA, R. F.; BEVILACQUA, C. B.;Steffen, R. B.. Fungo micorrizico arbuscular Rhizophagus clarus no crescimento da soja e na supressão do nematóide Pratylenchus brachyurus. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Leandro Souza da Silva

BRUNETTO, Gustavo; GIROTTO, E.; RICACHENEVSKY, F. K.;SANTOS, H.P.Silva, Leandro Souza da. Seleção de porta-enxertos de videira e amenizantes como estratégias para reduzir a fitotoxidez por cobre. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Anderson Weber

Brackmann, AuriWEBER, Anderson. Papel da adenosina trifosfato (ATP) e dos antioxidantes ascorbato e glutationa no desenvolvimento de escurecimento da polpa em maçãs ?Cripps Pink ?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Kelen Muller Souto

ANTONIOLLI, Z. I.; BEVILACQUA, C. B.; STEFFEN, R. B.;SOUTO, K. M.. Fungo micorrízico arbuscular Rhizophagus Clarus no crescimento da soja e na supressão do nematóide Pratylenchus brachyurus. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Felipe Klein Ricachenevsky

RICACHENEVSKY, F. K.; MIMMO, T.; FERREIRA, P. A. A.; CONTI, L.. Seleção de porta-enxertos de videiras e amenizantes como estratégias para reduzir a fitotoxidez por cobre. 2020. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Felipe Klein Ricachenevsky

RICACHENEVSKY, F. K.; PESSOA, H.; GIROTTO, E.; SILVA, L. S.. Seleção de porta-enxertos de videiras e amenizantes como estratégias para reduzir a fitotoxidez por cobre. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Lessandro de Conti

BRUNETTO, G.; RICACHENEVSKY, F. K.;De CONTI, L.; FERREIRA, PAULO A.A.; MIMMO, TANJA. Seleção de Porta-Enxertos de Videiras e Amenizantes como Estratégias para Reduzir a Fitotoxidez por Cobre. 2020. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Gustavo Brunetto

Seleção de porta-enxertos de videiras e amenizantes como estratégias para reduzir a fitotoxidez por cobre; 2020; Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Gustavo Brunetto;

ZAIDA INES ANTONIOLLI

Fungo micorrizico arbuscular Rhizophagus clarus no crescimento da soja e na supressão do nematóide Pratylenchus brachyurus; 2016; Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Zaida Ines Antoniolli;

ZAIDA INES ANTONIOLLI

Difusão da minhocultura na região central do Rio grande do Sul; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Fundos de Incentivo a Extensão; Orientador: Zaida Ines Antoniolli;

ZAIDA INES ANTONIOLLI

Difusão da minhocultura na região central do Rio Grande do Sul; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Fundos de Incentivo a Extensão; Orientador: Zaida Ines Antoniolli;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DE CONTI, LESSANDRO ; CESCO, STEFANO ; MIMMO, TANJA ; PII, YOURY ; VALENTINUZZI, FABIO ; B MELO, GEORGE W. ; CERETTA, CARLOS A. ; TRENTIN, EDICARLA ; MARQUES, ANDERSON C.R. ; BRUNETTO, GUSTAVO . Iron fertilization to enhance tolerance mechanisms to copper toxicity of ryegrass plants used as cover crop in vineyards. CHEMOSPHERE , v. 243, p. 125298, 2020.

  • HAMMERSCHMITT, RODRIGO K. ; TIECHER, TADEU L. ; FACCO, DANIELA B. ; SILVA, LINCON O.S. ; SCHWALBERT, RAÍSSA ; DRESCHER, GERSON L. ; TRENTIN, EDICARLA ; SOMAVILLA, LUIZA M. ; KULMANN, MATHEUS S.S. ; SILVA, ISLEY C.B. ; TAROUCO, CAMILA P. ; NICOLOSO, FERNANDO T. ; TIECHER, TALES ; MAYER, NEWTON A. ; KRUG, AMANDA VERIDIANA ; BRUNETTO, GUSTAVO . Copper and zinc distribution and toxicity in `Jade / `Genovesa young peach tree. SCIENTIA HORTICULTURAE , v. 259, p. 108763, 2020.

  • TRENTIN, EDICARLA ; FACCO, DANIELA BASSO ; HAMMERSCHMITT, RODRIGO KNEVITZ ; AVELAR FERREIRA, PAULO ADEMAR ; MORSCH, LETÍCIA ; BELLES, SIMONI WEIDE ; RICACHENEVSKY, FELIPE KLEIN ; NICOLOSO, FERNANDO TEIXEIRA ; CERETTA, CARLOS ALBERTO ; TIECHER, TADEU LUÍS ; TAROUCO, CAMILA PELIGRINOTTI ; BERGHETTI, ÁLVARO LUÍS PASQUETTI ; TOSELLI, MORENO ; BRUNETTO, GUSTAVO . Potential of vermicompost and limestone in reducing copper toxicity in young grapevines grown in Cu-contaminated vineyard soil. CHEMOSPHERE , v. 226, p. 421-430, 2019.

  • SOMAVILLA, L. M. ; SIMAO, D. G. ; TIECHER, T. L. ; HAMMERSCHIMITT, R. K. ; OLIVEIRA, J. M. S. ; MAYER, N. A. ; PAVANELLO, E. P. ; TRENTIN, E. ; BELLES, S. W. ; Brunetto, G. . Structural changes in roots of peach rootstock cultivars grown in soil with high zinc content. SCIENTIA HORTICULTURAE , v. 237, p. 1-10, 2018.

  • SILVA, I. C. B. ; TIECHER, T. L. ; SCHNEIDER, J. M. ; TRENTIN, E. ; CONTI, L. ; FERREIRA, P. A. A. ; CERETTA, C. A. ; ARAUJO, M. M. ; TAROUCO, C. P. ; GARLET, L. P. ; HAMMERSCHMITT, R. K. ; Brunetto, G. . Growth, biochemical response and nutritional status of Angico-Vermelho (Parapiptadenia rigida (Bentham) Brenan) under the application of soil amendment in Cu-contaminated soil.. INTERNATIONAL JOURNAL OF PHYTOREMEDIATION , v. 1, p. 1-9, 2018.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    SELEÇÃO DE PORTA-ENXERTOS DE VIDEIRAS E AMENIZANTES COMO ESTRATÉGIAS PARA REDUZIR A FITOTOXIDEZ POR COBRE, Descrição: A viticultura é uma atividade agrícola de grande importância econômica e cultural na região Sul do Brasil. Frequentes aplicações de produtos químicos, como tratamento fitossanitário de prevenção e controle de doenças fúngicas foliares em vinhedos, podem ser responsáveis pela contaminação dos solos com elevados teores de cobre (Cu). O excesso de Cu no solo pode causar efeito de toxicidade aos cultivos, e consequentemente perdas de produtividade. Além, de representar risco de contaminação da água superficial e subsuperfícial, e causar alterações na comunidade de microrganismos do solo. Desta forma, torna-se necessário desenvolver estratégias de remediação dos solos contaminados, no intuito de minimizar os efeitos deletérios causados pelo excesso de Cu e manter a viabilidade e produtividade das áreas de cultivo. Dentre essas estratégias de manejo, está o cultivo de genótipos de videira que apresentem mecanismos de tolerância à toxidez e a aplicação de amenizantes para reduzir a disponibilidade de Cu em solução. O objetivo do projeto é identificar e caracterizar genótipos de porta-enxerto de videira tolerantes a altos teores de Cu em solução, e avaliar o potencial de utilização de amenizantes como estratégia para reduzir a biodisponibilidade e toxidez de Cu em videiras jovens. O projeto será composto por quatro estudos, os quais serão conduzidos na casa de vegetação do Departamento de Solos, e na sala de crescimento de plantas do Laboratório de Biotecnologia Vegetal pertencente ao Departamento de Biologia, ambos na UFSM, Santa Maria (RS). O solo a ser utilizado no estudo 4, com amenizantes, será coletado na Campanha Gaúcha, em Santana do Livramento (RS), enquanto que os demais estudos serão conduzidos em sistema de hidropônia, utilizando a solução nutritiva de Hoagland à 50% da força. No estudo 1 serão cultivados diferentes genótipos de porta-enxerto de videiras em solução nutritiva contendo concentrações crescentes de Cu. No estudo 2 será cultivado o genótipo de porta-enxerto mais tolerante e menos tolerante, em solução nutritiva padrão e com excesso de Cu. No estudo 3 será avaliada a fitotoxidez de Cu em porta-enxerto de videira cultivado com tratamentos amenizantes (fosfato e silicato de cálcio) em solução nutritiva. No estudo 4 será cultivado um porta-enxerto de videira em solo contaminado com Cu, com a aplicação de tratamentos amenizantes (calcário e vermicomposto), para minimizar a biodisponibilidade de Cu e efeito de fitotoxicidade. Em todos os estudos serão determinados parâmetros relacionados ao crescimento, aporte nutricional, atividade fotossintética, pigmentos fotossintéticos, fluorescência da clorofila a, e enzimas antioxidantes. Espera-se com a realização destes estudos identificar e caracterizar estratégias de mitigação da biodisponibilidade e fitotoxicidade do Cu, através da seleção de um genótipo de porta-enxerto de videira mais tolerante ao excesso de Cu no solo, bem como, potenciais amenizantes ao excesso de Cu no solo e solução. Assim, propor estratégias de manejo de remediação dos solos de vinhedos contaminados com Cu. Reduzir o problema de fitotoxidez por Cu em áreas de vinhedo é de fundamental importância para a produção de uvas e manutenção do segmento vitivinícola, bem como, para a preservação do meio ambiente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Edicarla Trentin - Integrante / Gustavo Brunetto - Coordenador / JACSON HINDERSMANN - Integrante / LETÍCIA MORSCH - Integrante / Betania Vahl de Paula - Integrante / Simoni Weide Belles - Integrante.

  • 2014 - 2017

    Estratégias para reimplantação de vinhedos em solos com altos teores de cobre., Descrição: Solos com vinhedos antigos do Rio Grande do Sul (RS) possuem altos teores de Cu derivado, especialmente, da aplicação de fungicidas cúpricos. O Cu pode causar toxidez para as videiras e para as plantas de cobertura que co-habitam os vinhedos e, por isso, torna-se necessário o uso de técnicas de fitoestabilização. O objetivo principal do projeto é avaliar como amenizantes e plantas de cobertura podem ser utilizados como técnicas de fitoestabilização em solos de vinhedos com altos teores de cobre no RS. O Projeto contará com a participação de professores-pesquisadores e Pós-Doutores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), de Santa Maria (RS); da Embrapa Uva e Vinho, de Bento Gonçalves (RS); do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Ibirubá (RS); do Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos e Vegetais (PPGRGV) e do Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas (PGA), ambos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), de Florianópolis (SC); da Universidade Federal de Lavras (MG), de Lavras (MG) e do Dipartimento di Scienze Agrarie, da Università di Bologna, de Bologna, Itália. Além disso, o Projeto será composto por 4 estudos. O estudo 1 tratará do uso de amenizantes como estratégia para reduzir a disponibilidade de Cu no solo. No estudo 2, plantas de cobertura de inverno serão selecionadas, cultivadas em solos de vinhedos com altos teores de Cu e com diferentes amenizantes. No estudo 3, videiras serão cultivadas em solo com altos teores de Cu e em casa de vegetação, sendo inoculadas com diferentes espécies de FMAs, selecionados em trabalhos da UFSC, para promover a fitoproteção das plantas. O estudo 4 será realizado a partir dos resultados obtidos nos estudos 1, 2 e 3, onde a campo e em vinhedos com altos teores de Cu, espécies de plantas de cobertura serão cultivadas associadas a amenizantes, bem como videiras jovens serão cultivadas e inoculadas com FMAs.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Edicarla Trentin - Integrante / Gustavo Brunetto - Coordenador / ADRIELE TASSINARI - Integrante / CARLOS ALBERTO CERETTA - Integrante / LESSANDRO DE CONTI - Integrante / ADRIANA CANCIAN - Integrante / BRUNO PEDRO LAZZARETTI - Integrante / CARINA MARCHEZAN - Integrante / JANAINA HEINZEN - Integrante / JÉSSICA MARQUES SCHNEIDER - Integrante / LINCON OLIVEIRA STEFANELLO DA SILVA - Integrante / LUANA PAULA GARLET - Integrante.

  • 2013 - Atual

    INSUMOS AGRÍCOLAS PARA MELHORIA DAS PROPRIEDADES DO SOLO E DA PRODUÇÃO VEGETAL, Descrição: A expansão da produção e da produtividade agrícola exige, dentre outros fatores, de adoção em larga escala de insumos químicos, os quais muitas vezes acarretam prejuízos ambientais e elevação dos custos de produção. Atualmente um dos maiores desafios para a agricultura é desenvolver sistemas agrícolas sustentáveis que possam produzir alimentos e fibras em quantidade e qualidade suficiente, com reduzido impacto nos recursos do ambiente. Inclui-se neste contexto a pesquisa de novos insumos para agricultura, com baixo custo e fácil utilização por produtores, inclusive aqueles inseridos no contexto da agricultura ecológica. O presente projeto visa avaliar novos insumos agrícolas para melhoria das propriedades químicas, físicas e biológicas do solo e da produção vegetal. Para isso, serão conduzidos ensaios nos anos de 2013 a 2017, com culturas agrícolas anuais e perenes, em casa de vegetação e a campo. Os efeitos dos novos insumos serão avaliados sobre propriedades químicas (acidez, disponibilidade de nutrientes, contaminação por substâncias tóxicas, etc), físicas (densidade, porosidade, compactação, retenção de água, etc) e biológicas (micorrização, nodulação, infestação por nematóides, C da biomassa microbiana, respiração do solo, atividade enzimática, taxa de decomposição dos resíduos, etc) do solo. Com base nos resultados espera-se compreender os efeitos da utilização dos novos insumos nas propriedades do solo e no crescimento das plantas, de forma a contribuir com a recomendação de novos insumos agrícolas, visando o aumento da eficiência técnica, a redução de custos e dos impactos ambientais das atividades agrícolas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Edicarla Trentin - Integrante / Zaida Inês Antoniolli - Integrante / Rodrigo Josemar Seminoti Jacques - Coordenador / Ricardo Bemfica Steffen - Integrante / Andressa de Oliveira Silveira - Integrante / Bárbara Estevão Clasen - Integrante / Antônio Carlos Bassaco - Integrante.

  • 2012 - Atual

    ISOLAMENTO, IDENTIFICAÇÃO E SELEÇÃO DE FUNGOS LIGNOCELULOLÍTICOS DO BIOMA PAMPA PARA A BIODEGRADAÇÃO DE CASCA DE ARROZ E LODO DE ESGOTO, Descrição: O Pampa é o mais desconhecido dos biomas brasileiros e vem passando por um acelerado processo de degradação de seus recursos naturais. Com isto, é possível que significativa parte da sua biodiversidade, e com ela importantes processos biotecnológicos, esteja sendo perdida sem que ao menos fosse conhecida e utilizada. A casca de arroz e o lodo de esgoto são gerados em grandes quantidades no Pampa e a elevada fragilidade dos solos deste bioma restringe grandemente a disposição final destes resíduos. Os objetivos deste projeto são isolar e identificar espécies de fungos de degradação branca e castanha presentes em plantações florestais do bioma Pampa e avaliar o potencial destes fungos de biodegradar os polímeros lignina, celulose e hemicelulose presentes nos resíduos casca de arroz e lodo de esgoto. Para isto serão realizadas coletas sistemáticas de basidiomas em áreas de cultivo de Pinus sp. e os fungos coletados serão identificados utilizando-se técnicas morfológicas e ferramentas de biologia molecular. Será realizado o isolamento e o cultivo destes fungos em laboratório, bem como seu depósito em micoteca, em herbário e em bancos de sequências de DNA. A seleção dos fungos com maior capacidade de degradação da casca de arroz e do lodo de esgoto será realizada através de experimentos respirométricos. A degradação da lignina, celulose e hemicelulose será avaliada através de análises bioquímicas destes resíduos antes e após a respirometria. Desta forma, informações serão geradas sobre a biodiversidade de fungos lignocelulolíticos do solo do bioma Pampa, como estratégia de conservação deste recurso biotecnológico para as futuras gerações. Além disto, esta proposta buscará a utilização dos fungos lignocelulolíticos coletados em matas do bioma Pampa para biodegradação da casca de arroz e do lodo de esgoto, dois resíduos que se não forem adequadamente tratados podem continuar a causar impactos ambientais graves no Pampa. Assim, a proposta se constitui num exemplo da utilização dos recursos biotecnológicos de um bioma para a solução de problemas ambientais que alteram este ambiente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Edicarla Trentin - Integrante / Zaida Inês Antoniolli - Integrante / Rodrigo Josemar Seminoti Jacques - Integrante / TAIS BACKES - Integrante / DAIANA BORTOLUZZI BALDONI - Integrante / Andressa de Oliveira Silveira - Coordenador / Luana Orlandi - Integrante.

  • 2011 - 2013

    POTENCIAL FERTILIZANTE DO COMPOSTO ORGÂNICO E DO VERMICOMPOSTO NA PRODUÇÃO DE MUDAS, Descrição: A compostagem é um processo de decomposição de resíduos orgânicos, onde ocorre a transformação desses resíduos em húmus pela ação de microrganismos aeróbios, resultando um produto final estável, rico em compostos húmicos e nutrientes. A Vermicompostagem é o processo químico, físico e biológico de transformação dos resíduos orgânicos em vermicomposto, realizado pela ação das minhocas e seus microrganismos intestinais, é um processo rápido e eficiente na reciclagem de materiais orgânicos e resulta um produto estável, utilizável na adubação. Este trabalho tem como objetivo avaliar os principais fatores que atuam diretamente nos processos de compostagem e vermicompostagem, assim como avaliar a sua utilização como substratos para a produção de mudas. Assim este trabalho será desenvolvido em três etapas: I) Produção de composto a partir de diversos resíduos orgânicos; II) Vermicompostagem a partir de material previamente compostado; III) Produção de mudas florestais, ornamentais e hortaliças a partir do vermicomposto.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Edicarla Trentin - Integrante / Zaida Inês Antoniolli - Coordenador / Rodrigo Josemar Seminoti Jacques - Integrante / Gerusa Pauli Kist Steffen - Integrante / Daniel Pazzini Eckhardt - Integrante / TAIS BACKES - Integrante / SABRINA DE FATIMA BARBOSA DAHMER - Integrante / Ricardo Steffen - Integrante.

  • 2011 - 2013

    CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA E MOLECULAR DE FUNGOS DEGRADADORES EM PLANTAÇÕES DE Pinus sp NO BIOMA PAMPA, Descrição: O bioma Pampa no Brasil destaca-se de outros biomas por ser o único cuja ocorrência é restrita a somente um Estado do Brasil e por ser o bioma mais desconhecido de todos os biomas brasileiros. Atualmente, a região vem passando pela implantação de um novo modelo de desenvolvimento, ancorado na monocultura de espécies florestais exóticas em grandes áreas. Apesar dos maciços investimentos no plantio de Pinus sp. poucos estudos têm demonstrado a diversidade de espécies que habitam essas áreas de plantio no Bioma Pampa e seu potencial de uso biotecnológico. Os fungos degradadores são extremamente importantes na ciclagem de nutrientes, devido sua capacidade de degradação de compostos orgânicos complexos como a lignina e a celulose. O conhecimento de novas espécies de fungos degradadores de podridão branca e castanha torna-se de suma importância para potencializar processos de biodegradação de materiais recalcitrantes no solo com alto teor de lignina e celulose como é o caso da casca de arroz e dos biossólidos gerados por Estações de Tratamento de Esgoto. Esse projeto tem por objetivos identificar espécies de fungos de degradação branca e marrom em plantações de Pinus sp. no bioma Pampa, com base em características morfológicas e moleculares e selecionar fungos degradadores com elevado potencial de biodegradação de polímeros complexos como a lignina, celulose e hemicelulose.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Edicarla Trentin - Integrante / Manueli Lupatini - Integrante / Zaida Inês Antoniolli - Coordenador / Rodrigo Josemar Seminoti Jacques - Integrante / DAIANA BORTOLUZZI BALDONI - Integrante / SABRINA DE FATIMA BARBOSA DAHMER - Integrante.

  • 2010 - 2012

    EFEITO DO CULTIVO DO EUCAPLITO NA DIVERSIDADE DE BACTÉRIAS DO SOLO NA REGIÃO DO PAMPA GAÚCHO, Descrição: O Pampa é o mais desconhecido dos biomas brasileiros. Os poucos estudos realizados revelaram que há grande diversidade espécies de vegetais e animais, porém ao nosso conhecimento, não existem estudos sobre a diversidade de microrganismos deste ambiente. Apesar de ainda desconhecermos este valioso recurso, o Pampa encontra-se sob risco de grande perda de biodiversidade devido a implantação de grandes áreas de monocultura de florestas exóticas. A instalação no Pampa de três multinacionais produtoras de papel e celulose visa o cultivo de mais de um milhão de hectares de eucalipto. O presente projeto tem como objetivo estudar a diversidade de bactérias do solo do bioma Pampa sob vegetação natural (campos) e monitorar a qualidade de um solo submetido a substituição da vegetação natural pelo cultivo de eucalipto, através da avaliação da estrutura das comunidades bacterianas deste solo. Serão coletadas amostras de solo nas proximidades da cidade de São Gabriel/RS, que está localizada no bioma Pampa. Os locais a serem estudados consistem de uma área com campo natural e áreas com 1, 2, 4, 6 e 8 anos de cultivo de eucalipto. As amostras de solo serão analisadas quanto às características físicas e químicas. O DNA total do solo será extraído diretamente das amostras. O estudo das comunidades microbianas através do DNA extraído será realizado pela técnica de RISA (Análise do Espaço Intergênico do RNA Ribossomal). Essa análise será utilizada para identificar padrões na diversidade de Bacteria e Archaea e definir os solos que apresentam maior e menor diversidade. Espera-se conhecer a biodiversidade de bactérias do solo do Bioma Pampa sob vegetação natural e sob florestas de eucalipto com diferentes idades, visando monitorar as mudanças na estrutura das comunidades microbianas, resultantes da substituição da vegetação natural pelo cultivo de florestas exóticas. Além disto, espera-se a realização de uma dissertação de mestrado numa área prioritária dentro do Programa de Pós-Graduaçã. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Edicarla Trentin - Integrante / Manueli Lupatini - Integrante / Zaida Inês Antoniolli - Integrante / Rodrigo Josemar Seminoti Jacques - Coordenador / Natielo Almeida Santana - Integrante / Bruna Balestrin Piaia - Integrante / RAQUEL CUSTÓDIO D'ÁVILA - Integrante / TAIS BACKES - Integrante.

  • 2000 - 2011

    DIFUSÃO DA MINHOCULTURA NA REGIÃO CENTRAL DO RIO GRANDE DO SUL, Descrição: RESUMO: A CRIACAO DE MINHOCAS VEM GANHANDO IMPORTANCIA NAO SO PELO FATO DE QUE ESTAS TRANSFORMAM A MATERIA ORGANICA EM HUMUS, MAS TAMBEM POR UTILIZAR OUTROS SUBSTRATROS NAO APROVEITADOS PELO HOMEM E QUE PO DEM SER POLUENTES AO MEIO AMBIENTE NA FORMA EM QUE SE ENCONTRAM NO MOMENTO DO DESCARTE. O PROJETO DE MINHOCULTURA E PRESERVACAO DO MEIO AMBIENTE NO DEPARTAMENTO DE SOLOS TEVE SEU INICIO EM 1993. DESDE ENTAO FORAM DESENVOLVIDOS VARIOS TRABALHOS DE VERMICOMPOSTA GEM, ACEITACAO DAS MINHOCAS AOS MEIOS, E CARACTERIZACAO QUIMICA DOS DIFERENTES VERMICOMPOSTOS PRODUZIDOS. VARIOS PROJETOS DE PES QUISA FORAM DESENVOLVIDOS DESDE ENTAO, O QUE GEROU UM TRABALHO GRANDE DE DIVULGACAO E NOVOS PROJETOS DE PESQUISA. O SETOR DE MIRESUMO: NHOCULTURA MANTEM UMA HOME-PAGE, PARA DIVULGACAO DOS RESULTADOS, FATO ESTE QUE TEM GERADO UMA GRANDE QUANTIDADE DE CONSULTAS VIA MAIL. SAO FREQUENTES AS SOLICITACOES VIA CENTRO OU DEPARTAMENTO, DE, DE VISITAS DE GRUPOS AO MINHOCARIO CONDUZIDO NA AREA EXPERIMEN TAL DO DEPARTAMENTO DE SOLOS, BEM COMO SAO TAMBEM SOLICITADAS PA LESTRAS A ESCOLAS DE SEGUNDO GRAU, TANTO MUNICIPAIS COMO ESTADUAIS. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Edicarla Trentin - Integrante / Zaida Inês Antoniolli - Coordenador / Gerusa Pauli Kist Steffen - Integrante / Daniel Pazzini Eckhardt - Integrante / ELIZIANE LUIZA BENEDETTI - Integrante / EVANDRO FERIGOLO VENTURINI - Integrante / Ricardo Steffen - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Solos. , Avenida Roraima n°1000 / Prédio:42, sala: 3310, Camobi, 97105900 - Santa Maria, RS - Brasil, Telefone: (55) 32208256, Fax: (55) 32208256

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2011 - 2012

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Ciêntífica, Carga horária: 20

Outras informações:
POTENCIAL FERTILIZANTE DO COMPOSTO ORGÂNICO E DO VERMICOMPOSTO NA PRODUÇÃO DE MUDAS

2010 - 2011

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Iniciação Ciêntífica, Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto " Utilização de Óleos Essênciais na Produção de Inóculo de Fungos Ectomicorrízicos para o Estabelecimento de Essências Florestais em áreas degradadas por Metais Pesados"

2009 - 2009

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Bolsista de Extensão, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão( FIEX), Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto " Difusão da Minhocultura na Região Central do Rio Grande do Sul"