Gabriela Cardoso Portella

Mestranda em Direitos Humanos e Democracia pela Universidade Federal do Paraná. Bacharela em Direito pela mesma universidade, com habilitação em Direito das Relações Sociais. Pós-graduada Lato-Sensu em Direito Constitucional pela Academia Brasileira de Direito Constitucional. Integra o grupo de pesquisa Clínica de Direito do Trabalho: Trabalho e Direitos, do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná. Desenvolveu pesquisas junto ao Núcleo Trabalho Vivo, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná, de 2014 até 2016. Foi membro do Programa de Educação Tutorial (PET - Direito/UFPR) de 2012 a 2014. Tem experiência na área de Direito do Trabalho, com ênfase em direitos fundamentais do trabalho, flexibilização dos direitos trabalhistas, novos mecanismos de regulação do trabalho e informalidade. Servidora pública.

Informações coletadas do Lattes em 22/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Direito

2018 - Atual

Universidade Federal do Paraná
Orientador: Sidnei Machado;

Especialização em Direito Constitucional

2016 - 2017

Academia Brasileira de Direito Constitucional, ABDConst
Título: Cadeias globais de produção e proteção do trabalhador: reflexões a partir dos direitos fundamentais sociais
Orientador: Prof. Dr. Flávio Pansieri

Graduação em Direito

2011 - 2015

Universidade Federal do Paraná
Título: Códigos de conduta e regulação do trabalho: tensões, limites e possibilidades.
Orientador: Professor Dr. Sidnei Machado

Ensino Médio (2º grau)

2007 - 2010

Colégio Estadual Sagrada Família

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

, Lê Razoavelmente.

Francês

, Lê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

OPUSZKA, P. R. ; PORTELLA, G. C. . I Simpósio de Trabalho, Economia e Políticas Públicas. 2018. (Outro).

PORTELLA, G. C. ; LOBO, G. L. A. . PET Literatura: laboratórios de leitura de contos curitibanos. 2013. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IV Encontro da Rede Nacional de Grupos de Pesquisa e Extensão em Direito do Trabalho e Seguridade Social - RENAPEDTS.Onde está o trabalhador informal na Constituição? Considerações sobre o trabalho autônomo na perspectiva constitucional (GT 10: Revisita Crítica aos fundamentos históricos, filosóficos e sociais do Direito do Trabalho). 2018. (Encontro).

BRIDI, M.A; PORTELLA, G.C. IV Encontro de Direito do Trabalho, Multinacionais e Terceirização..Terceirização, cadeia produtiva e reconfiguração da noção de empregador: o caso Atento.. 2016. (Encontro).

MACHADO, S. ; BRIDI, M. A. ; PORTELA, G. C. As empresas multinacionais e o Direito do Trabalho: estudo comparado entre o Brasil e o Uruguai.Empresas multinacionais no sistema de relações de trabalho no Brasil e Uruguai. 2014. (Encontro).

Análise das atividades especiais para fins previdenciários (JFPR). 2013. (Outra).

Semana do Calouro 2011 (UFPR). 2011. (Outra).

v Congresso Brasileiro de História do Direito. 2011. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Thereza Cristina Gosdal

MACHADO, S.; COUTINHO, A. R.;GOSDAL, T. C.. Códigos de conduta e regulação do trabalho: tensões, limites e possibilidades. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Paraná.

Aldacy Rachid Coutinho

COUTINHO, A. R.. Códigos de conduta e regulação do trabalho: tensões, limites e possibilidades. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Sidnei Machado

CÓDIGOS DE CONDUTA E REGULAÇÃO DO TRABALHO: TENSÕES, LIMITES E POSSIBILIDADES; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Sidnei Machado;

Flávio Pansieri

Cadeias globais de produção e proteção do trabalhador: reflexões a partir dos direitos fundamentais sociais; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Constitucional) - Academia Brasileira de Direito Constitucional; Orientador: Flávio Pansieri;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PORTELLA, G. C. ; NARLOCH, N. B. . Considerações sobre as políticas de metas e o assédio moral organizacional. REVISTA JURÍDICA THEMIS , v. 01, p. 190-208, 2014.

  • 2013 PORTELLA, G. C. ; AULER, M. M. ; BASSO, Estela ; LOUREIRO, M. F. B. ; MELO, J. C.F. ; MILKEVICZ, G. ; NARLOCH, N. B. ; NOVATO, A. F. ; OLCHANOWSKI, N. ; ROMFELD, V. S. ; SILVA, H. K. C. ; TABUCHI, M. G. . A Revitalização da Rua São Francisco: uma reflexão sobre a memória do tempo presente na (re)invenção da cidade. Revista Jurídica Themis , v. 24, p. 165-184, 2013.

  • 2013 PORTELLA, G. C. ; NARLOCH, N. B. . A recompensa atroz: o sistema de pagamento por produção como mecanismo de captura da subjetividade trabalhadora. Anais da XV Jornada de Iniciação Científica , v. 1, p. 77-105, 2013.

  • PORTELLA, G. C. . Onde está o trabalhador informal na Constituição?. In: IV Encontro da Rede Nacional de Pesquisas e Estudos em Direito do Trabalho e Seguridade Social (Renapedts), 2018, Belo Horizonte. Caderno de Resumos do IV Encontro da Rede Nacional de Pesquisas e Estudos em Direito do Trabalho e Seguridade Social. Belo Horizonte: Initia Via, 2018. p. 212-213.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Reconfigurações jurídicas do Direito do Trabalho no Brasil depois da Reforma de 2017, Descrição: O projeto de pesquisa "Reconfigurações jurídicas do Direito do Trabalho no Brasil depois da Reforma de 2017", tem como objetivo a pesquisa teórica e empírica sobre os impactos jurídicos com a aprovação da Lei 13.467, de 13 de julho de 2017. A pesquisa é desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa A CLINICA DE DIREITO TRABALHO | TRABALHO E DIREITOS (cadastrado no CNPq) numa perspectiva transdisciplinar, em atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, em temas de Direitos Fundamentais do Trabalho e os Novos Paradigmas e Novas Configurações Jurídicas do Trabalho. A partir da inovação pedagógica com o método do ensino jurídico clínico, as atividades contemplam a pesquisa teórica e empírica no Direito em um conjunto de projetos específicos de extensão universitária, com resultados em publicações de impacto teórico e intervenção social. São seis os eixos de pesquisa: 1. Investigação e respostas às mudanças de paradigma nas relações de trabalho, em especial decorrentes da reconfigurações jurídicas da Reformas Trabalhistas brasileira, comparada em seu contexto regional e global; 2. Reconfiguração da responsabilidades empresarial das empresas em cadeias produtivas, em especial das empresas multinacionais; 3. Direitos fundamentais do trabalho e as respostas contra a discriminação no trabalho em qualquer de suas formas (incluindo raça, etnia, gênero, incapacidade e orientação sexual) 4. Direitos trabalhistas e de acesso à seguridade social dos trabalhadores informais e autônomos dependentes; 5. Exercício da liberdade sindical e de negociação coletiva. 6. A aplicação da inteligência artificial na prática jurídica do Direito do Trabalho. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gabriela Cardoso Portella - Coordenador / Sidnei Machado - Integrante.

  • 2014 - 2016

    As empresas multinacionais e o Direito do Trabalho: estudo comparado entre Brasil e Uruguai, Descrição: A pesquisa se desenvolve através das atividades de cooperação entre as Faculdades de Direito da Universidade Federal do Paraná e a Universidad de la Republica (Uruguai) e têm como principal objetivo a pesquisa de empresas multinacionais e seus impactos na relações de trabalho no Brasil e Uruguai.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gabriela Cardoso Portella - Integrante / Aldacy Rachid Coutinho - Coordenador / Sidnei Machado - Integrante.

  • 2013 - 2013

    Os 70 anos da CLT, Descrição: Visa a analisar os marcos históricos da construção das relações de trabalho desde o advento da CLT, em 1943.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gabriela Cardoso Portella - Integrante / Aldacy Rachid Coutinho - Coordenador / Sidnei Machado - Integrante / Sandro Lunard Nicoladeli - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2016

First Certificate in English - FCE, University of Cambridge.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional