Miguel Angelo Maniero

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1977), mestrado em Agrometeorologia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1980) e doutorado em Solos e Nutrição de Plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1993). Atualmente é professorAssociado do Departamento de Recursos Naturais e Proteção Ambiental do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos, campus de Araras - SP. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agrometeorologia, atuando principalmente nos seguintes temas: clima, temperatura, preciptação, adubação e cana-de-acucar.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Solos e Nutrição de Plantas

1989 - 1993

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
Título: ANALISE DA FUNCAO VELOCIDADE DO VENTO NA EQUACAO DE PENMAN
Orientador: PROF. DR. ANTONIO ROBERTO PEREIRA
Palavras-chave: EVAPOTRANSPIRACAO; VELOCIDADE; EQUACAO DE PENMAN.Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Agrometeorologia. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Agrometeorologia / Especialidade: Micrometeorologia. Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.

Mestrado em Agrometeorologia

1978 - 1980

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
Título: APLICACAO DO METODO DE GRAUS-DIA EM CANA-DE-ACUCAR,Ano de Obtenção: 1980
Orientador: PROF. DR. JESUS MARDEN DOS SANTOS
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Palavras-chave: GRAUS-DIA; TEMPERATURA; CANA-DE-ACUCAR.Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Agrometeorologia. Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.

Especialização em Curso de Introdução à Energia Nuclear na Agricultu

1975 - 1977

Centro de Energia Nuclear na Agricultura

Graduação em Engenharia Agronômica

1974 - 1977

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2012

MÉTODO LÓGICO PARA REDAÇÃO CIENTÍFICA INTERNACIONA. (Carga horária: 8h). , CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS/UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Agrometeorologia.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

PRIMEIRA CONFERÊNCIA ACADÊMICA DA CANA-DE-AÇÚCAR DA UFSCar. 2011. (Seminário).

Segundo Simposio de Cana de Açucar.Atualidades do Setor Sucroalcooleiro. 2009. (Simpósio).

II Dia de Campo de Milho e Sorgo. 2009. (Encontro).

I Simposio de Mecanização e Irrigação na Cultura da Cana-de-Açucar. 2008. (Simpósio).

I Dia de Campo de Milho. 2008. (Encontro).

V Jornada Agronomica. 2008. (Encontro).

58º Congresso Nacional de Botânica. 2007. (Congresso).

I Seminario de Inovações Pedagógicas. 2007. (Seminário).

I Simposio de Agronegocios Brasileiros - GEPAGRI/CCA/UFScar. 2007. (Simpósio).

III Simposio sobre tecnologia de Produção da Cana-de-Açucar. 2007. (Simpósio).

IV Jornada Agronomica. 2007. (Encontro).

Curso sobre Doenças de Citrus. 2007. (Encontro).

II SIMPÓSIO DE TECNOLOGIA DE PRODUÇÃO DE CANA-DE-AÇÚCAR. 2005. (Simpósio).

CURSO DE LEGISLAÇÃO E RESTAURAÇÃO FLORESTAL. 2004. (Encontro).

A ARQUITETURA NA PRÁTICA, UMA COMPLEMENTAÇÃO AOS PROFISSIONAIS E ESTUDANTES. 2003. (Outra).

REABILITAÇÃO DE PAISAGENS DEGRADADAS. 2003. (Outra).

PROJETO DE JARDIM, UMA MANEIRA DE PENSAR. 2003. (Outra).

1º ENCONTRO ESTADUAL DE PAISAGISMO. 2002. (Encontro).

INTERNET. 2001. (Outra).

X CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA. 1997. (Congresso).

CURSO DE DEFESA FITOSSANITÁRIA E RECEITUÁRIO AGRONÔMICO. 1996. (Outra).

SEMINÁRIO INTERNACIONAL BRASIL-CUBA. 1992. (Seminário).

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO SÓCIO-ECONÔMICA DA DIVERSIFICAÇÃO DO SETOR CANAVIEIRO. 1988. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Renato Rodrigues Silva

MANIERO, M. A.. A Distribuição Generalizada de Pareto e Mistura de Distribuições de Gumbel no Estudo da Vazão e da Velocidade Máxima do Vento em Piracicaba,SP. 2008. Dissertação (Mestrado em Estatistica e Experimentação Agronômica) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

Aluno: Luciano Quaglia

MANIERO, M. A.. Calibração de um Lisímetro de Pesagem para Monitoramento da Evaporação do Solo sem Cobertura Vegetal. 2005. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Física do Ambiente Agrícola)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Cristina da Cruz Franchini

MANIERO, M. A.. Adsorção de Fosfato e Sulfato em Solos Ácricos do Estado de São Paulo. 2000. Dissertação (Mestrado em Geociencias - Geologia Regional(Rc)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Divino Rodrigues Moreira

MANIERO, M. A.. Influência da Umidade do Solo na Germinação de Toletes de cana-deAçúcar (Saccharum spp). 1995. Dissertação (Mestrado em Ciencias Biologicas (Biologia Vegetal)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Jean Pierre H

MANIERO, M. A.. B. Ometto. Medidas e Estimativas do Balanço de Ondas Longas, para a Região de Piracicaba(SP). 1995. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Física do Ambiente Agrícola)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Valéria Hammes de'Carli

MANIERO, M. A.. Adequação das Épocas de Cultivo na região de Manaus-AM, através do balanço Hidrico Seriado. 1994. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Física do Ambiente Agrícola)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Greice Ximena Santos Oliveira

MANIERO, M. A.. RELAÇÕES ENTRE MEDIDAS DE EVAPORAÇÃO DE SUPERFÍCIES DE ÁGUA LIVRE POR EVAPORÍMETROS E ESTIMATIVAS POR MÉTODOS METEOROLÓGICOS EM DUAS REGIÕES DO ESTADO DE SÃO PAULO. 2009. Tese (Doutorado em Agronomia (Física do Ambiente Agrícola)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Divino Rodrigues Moreira

MANIERO, M. A.. Efeito do Estresse Hidrico sobre a Produtividade nos Cultivares de Trigo, ANAUAC (Triticum aestivum L.) e IAC-1003 ( Triticum durum L.) em Diferentes Estádios Fenologicos e niveis de Nitrogênio. 2001. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Carmen Silvia Correa Bueno

MANIERO, M. A.. Integração de Sistemas Especilistas e Utilização de Técnicas de Geoprocessamento, no Planejamento do Uso das Terras Agrícolas da Microbacia do Ribeirão do Moquém-SP. 2001. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Aquiles sandanielo

MANIERO, M. A.. Demanda de Agua da Chicória (Chicorium endivial L.) em Evapotranspirometros, Com e Sem Cobertura Plastica do Solo. 2000. Tese (Doutorado em Agronomia (Irrigacao e Drenagem)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Wilson Roberto de Jesus

MANIERO, M. A.. Desempenho do Metodo de Penmam Modificado por Equação Proposta de Estimativa do Saldo de Radiação de Ondas Longas. 2000. Tese (Doutorado em Agronomia (Energia na Agricultura)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Fernando Antonio Franco da Encarnacao

MANIERO, M. A.. Avaliação do desempenho de um Novo Instrumento o Hidrosarver para a Determinação da Lâmina de Irrigação. 1996. Tese (Doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Jose Carlos Rolim

MANIERO, M. A.. Influencia de Corretivos da Acidez e do Gesso Agrícola em Propriedades Quimicas do Solo, na Nutrição e Produção da Cana-de-Açúcar. 1995. Tese (Doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Victorio Laerte Furlani Neto

MANIERO, M. A.. Colhedora de Cana-deAçúcar (Saccharum spp), Avaliação em Canaviais Com e Sem Queima Prévia. 1995. Tese (Doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: JOSE GEANINI PERES

MANIERO, M. A.. Avaliação do Modelo de Penman-Monteith, Padrão FAO, para Estimar a Evapotranspiração de Referência nas Condições Climáticas do Estado de São Paulo. 1994. Tese (Doutorado em Irrigação e Drenagem) - Universidade de São Paulo.

Aluno: João Paulo Rocheto

MANIERO, M. A.SILVA, L. C. F.STOLF, R.. Avaliação de Diferentes Doses de Fósforo na Produtividade, no Teor de Matéria Seca e no tamanho dos tubérculos da Batata cv Markies para industrialização. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA AGRONOMICA) - CENTRO DE CIENCIAS AGRARIAS/UFSCar.

Aluno: Gustavo Scarmen Piagentini Pinto

SILVA, L. C. F.MANIERO, M. A.STOLF, R.. Torta de Filtro e Turfa na Mitigação de Solo Contaminado por Metais Pesados e Boro e o Uso de Mamona como Fito extratora. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA AGRONOMICA) - CENTRO DE CIENCIAS AGRARIAS/UFSCar.

Aluno: EMERSON SCABORA ALEVA

PERES, J. G.;MANIERO, M. A.; BRUGNARO, C.. Avaliação de Modelos para a Estimativa das Radiações Global e Líquida na região de Araras SP. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA AGRONOMICA) - CENTRO DE CIENCIAS AGRARIAS/UFSCar.

Aluno: PAULO DE TARSO CARDOSO JR

SILVA, L. C. F.MANIERO, M. A.STOLF, R.. Eficiência do uso de Boro (B10) por laranjeira em diferentes portas-enxerto com raiz bi-partida. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA AGRONOMICA) - CENTRO DE CIENCIAS AGRARIAS/UFSCar.

Aluno: RENAN SABBAG

MONQUERO, P. A.;MANIERO, M. A.; INACIO, S. M.. Lixiviação e Persistência de Herbicidas: byciclopyrone, byciclopyrone + ametrina e hexazinono no solo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA AGRONOMICA) - CENTRO DE CIENCIAS AGRARIAS/UFSCar.

Aluno: Pedro Rampazzo

SILVA, L. C. F.MANIERO, M. A.; Alves,S.N.R.. ESTÁGIO FINAL DE CONCLUSÃO DE CURSO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA AGRONOMICA) - CENTRO DE CIENCIAS AGRARIAS/UFSCar.

FONTANETTI, A.; OLIVEIRA, R. E.;MANIERO, M. A.. CONCURSO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO do Departamento de Agroecologia. 2012. CENTRO DE CIENCIAS AGRARIAS/UFSCar.

MANIERO, M. A.SILVA, L. C. F.; SOUZA, C. F.. CONCURSO PROFESSOR PARA A DISCIPLINA NUTRIÇÃO DE PLANTAS E ADUBAÇÃO DAS GRANDES CULTURAS. 2009. CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS/UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS.

MANIERO, M. A.; BASSINELLO, A. I.; RUAS, D. G. G.. COMISSÃO DE REVALIDAÇÃO DE DIPLOMA DE ENGENHARIA AGRONOMICA. 2011. CENTRO DE CIENCIAS AGRARIAS/UFSCar.

PERES, J. G.; ASSAD, M. L. R. C. L.;MANIERO, M. A.. Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade. 2011. CENTRO DE CIENCIAS AGRARIAS/UFSCar.

MANIERO, M. A.SILVA, L. C. F.STOLF, R.. EXAME DE QUALIFICAÇÃO - MESTRADO/PPGADR. 2010. CENTRO DE CIENCIAS AGRARIAS/UFSCar.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Antônio Roberto Pereira

PEREIRA, A. R.. Análise da função velocidade do vento na equação de Penman. 1993. Tese (Doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas)) - Universidade de São Paulo.

MARCELO BENTO PAES DE CAMARGO

CAMARGO, M. B. P.; MANIERO, M. A.; PEREIRA, A. R.; NOVA, N. A. V.; OLIVEIRA, A. P.; LEME, E. J. A.. Análise da função velocidade do vento na equação de Penman. 1993. Tese (Doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas)) - Universidade de São Paulo.

Luiz Roberto Angelocci

MANIERO, M. A.;ANGELOCCI, L. R.PEREIRA, A. R.; OLIVEIRA, A. S.;VILLA NOVA, N. A.; STOLF, R.. ANÁLISE DA FUNÇÃO VELOCIDADE DO VENTO NA EQUAÇÃO DE PENMAN. 1993. Tese (Doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas)) - Universidade de São Paulo.

Rubismar Stolf

PEREIRA, A. R.; OLIVEIRA, A. S.; NOVA, N. A. V.;STOLF, R.LEME, E. J. A.. Análise Da Função Velocidade Do Vento Na Equação De Penman / Miguel Angelo Maniero. 1993. Tese (Doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas)) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Antônio Roberto Pereira

Análise da Função Velocidade do Vento Na Equação de Penman; 1993; Tese (Doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Antonio Roberto Pereira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LARA, I. A. R. ; SERMARINI, R. A. ; PIEDADE, S. M. S. ; MANIERO, M. A. . AJUSTES DE MODELOS PROBABILISTICOS PARA OCORRÊNCIAS DE PRECIPITAÇÃO PLUVIAL EM ARARAS E PIRACICABA, SP: UM ESTUDO COMPARATIVO. Revista da Estatística da Universidade Federal de Ouro Preto , v. 3, p. 89-93, 2014.

  • SERMARINI, R. A. ; LARA, I. A. R. ; PIEDADE, S. M. S. ; MANIERO, M. A. . Modelos de Probabilidade da Familia Tweedie para Ocorrências de Precipitação Pluvial em Araras Sp. Revista Brasileira de Biometria , v. 32, p. 282-295, 2014.

  • SERAFIM, L. G. F. ; STOLF, R. ; SILVA, J. R. ; SILVA, L. C. F. ; MANIERO, M. A. ; BASSINELLO, A. I. . Influência do plantio mecanizado no índice de brotação da cana-de-açúcar. STAB (Piracicaba) , v. 31, p. 24-28, 2013.

  • SILVA, L. C. F. ; MANIERO, M. A. ; CASAGRANDE, J. C. ; STOLF, R. . CONTROLE DE PERDAS. Cultivar Grandes Culturas , v. XIV, p. 6-8, 2012.

  • SILVA, L. C. F. ; MANIERO, M. A. ; CASAGRANDE, J. C. ; STOLF, R. ; PIEDADE, S. M. S. . AVALIAÇÃO DE ADUBO NITROGENADO DE LIBERAÇÃO LENTA NA CANA DE AÇÚCAR. STAB (Piracicaba) , v. 30, p. 33-35, 2012.

  • SILVA, L. C. F. ; MANIERO, M. A. ; CASAGRANDE, J. C. ; STOLF, R. ; PIEDADE, S. M. S. . AGRICULTURA BIOESTIMULADA. Cultivar Grandes Culturas , v. XIV, p. 34-35, 2012.

  • STOLF, R. ; MURAKAMI, J. H. ; MANIERO, M. A. ; SOARES, M. R. ; SILVA, L. C. F. . Incorporação de régua para medida de profundidade no projeto do penetrômetro de impacto Stolf. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso) , v. 36, p. 1476-1482, 2012.

  • STOLF, R. ; PIEDADE, S. M. S. ; SILVA, J. R. ; SILVA, L. C. F. ; MANIERO, M. A. . WATER TRANSFER FROM SÃO FRANCISCO RIVER TO SEMIARID NORTHEAST OF BRAZIL: TECHNICAL DATA, ENVIRONMENTAL IMPACTS, SURVEY OF OPINION ABOUT THE AMOUNT TO BE TRANSFERRED. Engenharia Agrícola (Impresso) , v. 32, p. 998-1010, 2012.

  • MANIERO, M. A. ; SILVA, L. C. F. ; STOLF, R. ; IAIA, A. M. . FLORES INDESEJADAS. Cultivar Grandes Culturas , v. XIII, p. 06-07, 2011.

  • MARGARIDO, L. A. C. ; CASAGRANDE, J. C. ; SILVA, L. C. F. ; MANIERO, M. A. ; STOLF, R. ; FERREIRA, A. J. D. . VINHAÇA NO TOMATEIRO. Cultivar HF (Pelotas) , v. IX, p. 22-24, 2010.

  • SILVA, L. C. F. ; MANIERO, M. A. ; CASAGRANDE, J. C. ; STOLF, R. ; MARGARIDO, L. A. C. . ALTERNATIVAS DE NUTRIÇÃO. Cultivar Grandes Culturas , v. 11, p. 12-14, 2009.

  • SILVA, L. C. F. ; MANIERO, M. A. ; CASAGRANDE, J. C. ; STOLF, R. ; Margarido, L.A.C. . ESTUDOCOM ADUBO ORGÂNICO LÍQUIDO CONTENDO EXTRATO DE PEIXE. Revista canavieiros , v. 33, p. 26-27, 2009.

  • STOLF, R. ; MORANDINI, L. A. ; LIMA FILHO, S. A. ; MANIERO, M. A. . AVALIACAO DA CAPACIDADE DE CAMPO DE UM SUBSOLADOR VIBRATORIO. REVISTA DE ENGENHARIA AGRICOLA - JABOTICABAL, JABOTICABAL, v. 17, n.2, p. 20-41, 1998.

  • LEME, E. J. A. ; MATTOS, A. ; MANIERO, M. A. . COEFICIENTE BASAL E EVAPOTRANSPIRACAO DO FEIJOEIRO (PHASEOLUS VULGARIS L.). ENGENHARIA AGRICOLA - JABOTICABAL, JABOTICABAL, v. 16, n.4, p. 36-46, 1997.

  • MANIERO, M. A. ; PEREIRA, A. R. ; BARBIERI, V. ; NOVA, N. A. V. . PENMANS WIND FUNCTION FOR A TROPICAL HUMID. REVISTA BRASILEIRA DE AGROMETEOROLOGIA, SANTA MARIA - RS, v. 4, n.1, p. 69-75, 1996.

  • MANIERO, M. A. ; ANALISE DA FUNCAO VELOCIDADE DO VENTO NA EQUACAO DE PENMAN. TESE DE DOUTORADO, PIRACICABA, p. 1-69, 1993.

  • LEME, E. J. A. ; GUIDOLIM, J. C. ; MANIERO, M. A. . ESTIMATIVA DA AREA FOLIAR DA CANA-DE-ACUCAR E SUA RELACAO COM A PRODUTIVIDADE. CADERNOS PLANALSUCAR, PIRACICABA, v. 2, n.1, p. 1-22, 1984.

  • MANIERO, M. A. ; APLICACAO DO METODO DE GRAUS-DIA EM CANA-DE-ACUCAR. DISSERTACAO DE MESTRADO, PIRACICABA, v. 1, p. 1-76, 1980.

  • MANIERO, M. A. ; SAEMA NÃO DESCARTA RACIONAMENTO, CASO NÃO CHOVA. TRIBUNA DO POVO, ARARAS-SP, p. 4 - 4, 19 maio 2014.

  • MANIERO, M. A. ; ESPERAMOS QUE FEVEREIRO SEJA UM MÊS ATÍPICO, AFIRMA ESPECILISTA SOBRE FALTA DE CHUVA. Opinião Jornal, ARARAS - SP, p. 4 - 4, 14 fev. 2014.

  • MANIERO, M. A. ; Calor Acima da Média continua e Temperatura Sobe mais Ainda. www.tribunadopovo.com.br, ARARAS-SP, p. 5 - 5, 01 fev. 2014.

  • STOLF, R. ; Margarido, L.A.C. ; MANIERO, M. A. ; SILVA, J. R. . Grades Agrícolas 7 - Como medir o ângulo horizontal de ataque dos discos. ALCOOLBRÁS, SÃO PAULO, p. 31 - 33, 16 dez. 2013.

  • MANIERO, M. A. ; MASSA DE AR POLAR CAUSA SEMANA MAIS FRIA DO ANO NA CIDADE. OPINIÃO JORNAL, ARARAS -SP, p. 4 - 4, 25 set. 2013.

  • MANIERO, M. A. ; PRIMAVERA TEM INÍCIO COM PREVISÃO DE TEMPO QUENTE E MAIS ÚMIDO. OPINIÃO JORNAL, ARARAS -SP, p. 3 - 3, 22 set. 2013.

  • MANIERO, M. A. ; COM PERÍODO DE ESTIAGEM, BAIXA UMIDADE DO AR JÁ PREOCUPA. OPINIÃO JORNAL, ARARAS -SP, p. 3 - 3, 01 set. 2013.

  • MANIERO, M. A. ; COM A CHEGADA DO INVERNO PERÍODO DE ESTIAGEM SEGUE ATÉ OUTUBRO. OPINIÃO JORNAL, ARARAS - SP, p. 3 - 3, 23 jun. 2013.

  • MANIERO, M. A. ; CHUVA EM ARARAS NESTE ANO FICA NO MESMO PATAMAR DE IGUAL PERÍODO EM 2012. OPINIÃO JORNAL, ARARAS -SP, p. 3 - 3, 21 abr. 2013.

  • MANIERO, M. A. ; CHUVAS NO FINAL DE SEMANA CAUSAM TRANSTORNOS. JORNAL 1ª PRIMEIRA PÁGINA, SÃO CARLOS - SP, 11 dez. 2012.

  • MANIERO, M. A. ; TEMPO QUENTE DEIXA CLIMA INSUPORTÁVEL NA CIDADE. OPINIÃO JORNAL, ARARAS-SP, p. 4 - 4, 01 nov. 2012.

  • MANIERO, M. A. ; TEMPERATURA MÁXIMA ESTÁ ACIMA DA MÉDIA. TRIBUNA DO POVO, ARARAS-SP, p. 6A - 6A, 01 nov. 2012.

  • MANIERO, M. A. ; EM MENOS DE UMA SEMANA TEMPERATURA CAI PELA METADE. OPINIÃO JORNAL, ARARAS-SP, p. 4 - 4, 27 set. 2012.

  • MANIERO, M. A. ; CHUVA RETORNA E PRIMAVERA COMEÇA HOJE ÀS 11h49. TRIBUNA DO POVO, ARARAS-SP, p. 4A - 4A, 22 set. 2012.

  • MANIERO, M. A. ; FIM DO INVERNO É MARCADO POR TEMPO QUENTE E ATÍPICO PARA O PERÍODO. OPINIÃO JORNAL, ARARAS-SP, p. 4 - 4, 20 set. 2012.

  • MANIERO, M. A. ; SILVA, L. C. F. ; STOLF, R. ; IAIA, A. M. . O FLORESCIMENTO DA CANA-DE-AÇÚCAR E SUAS CONSEQUÊNCIAS. REVISTA ALCOOLBRÁS, SÃO PAULO, p. 57 - 58, 22 jun. 2012.

  • MANIERO, M. A. ; FRENTE FRIA: ARARENSES DEVEM ENFRENTAR MAIS ALGUNS DIAS DE BAIXAS TEMPERATURAS. TRIBUNA DO POVO, ARARAS/SP, p. 3A - 3A, 03 maio 2012.

  • MANIERO, M. A. ; CHUVA DEVE ALIVIAR CALOR QUE CHEGOU A 35ºC EM ARARAS. TRIBUNA DO POVO, ARARAS/SP, p. 5A - 5A, 11 fev. 2012.

  • MANIERO, M. A. ; UMIDADE DO AR AUMENTA DESCONFÔRTO NO VERÃO. JORNAL PRIMEIRA PÁGINA, SÃO CARLOS - SP, 27 dez. 2011.

  • MANIERO, M. A. ; FRENTE FRIA DERRUBA TEMPERATURA PARA 3,7ºC EM ARARAS. TRIBUNA DO POVO, ARARAS/SP, p. 4A - 4A, 30 jun. 2011.

  • MANIERO, M. A. ; VENDAVAL DERRUBA MUROS E DEIXA 1200 CASAS NO ESCURO. TRIBUNA DO POVO, ARARAS-SP, p. 6A - 6A, 09 jun. 2011.

  • MANIERO, M. A. ; SEM CHUVA HÁ 43 DIAS, ARARAS ENTRA EM ESTADO DE ALERTA. TRIBUNA DO POVO, ARARAS/SP, p. 7A - 7A, 26 ago. 2010.

  • MANIERO, M. A. ; QUALIDADE DO AR DE SÃO CARLOS E ARARAQUARA ESTÁ REGULAR, DIZ CETESB. A FOLHA - SÃO CARLOS, SÃO CARLOS - SP, p. 4 - 4, 01 ago. 2010.

  • MANIERO, M. A. ; CLIMA SECO ABAIXA A UMIDADE DO AR E COLOCA SÃO CARLOS EM ALERTA. A FOLHA - SÃO CARLOS, SÃO CARLOS, p. 3 - 3, 28 jul. 2010.

  • MANIERO, M. A. ; CHUVA MUDA A ROTINA DA CIDADE E AMENIZA SECA - CHUVA CHEGA COM FRENTE FRIA EM SÃO CARLOS. A FOLHA - SÃO CARLOS, SÃO CARLOS- SP, , v. 13059, p. 3 - 3, 13 jul. 2010.

  • MANIERO, M. A. ; SILVA, L. C. F. . POR QUE, NOS DESERTOS, FAZ TANTO CALOR DE DIA E TANTO FRIO À NOITE. MUNDO ESTRANHO, SÃO PAULO, p. 70 - 71, 01 jun. 2010.

  • MANIERO, M. A. ; ONDA REPENTINA DE FRIO FAZ TERMÔMETROS REGISTRAREM 11ºC. TRIBUNA DO POVO, ARARAS-SP, p. 6A - 6A, 08 abr. 2010.

  • MANIERO, M. A. ; TEMPORAL DE RAIOS ASSUSTA ARARENSES. TRIBUNA DO POVO, ARARAS-SP, p. 3A - 3A, 20 out. 2009.

  • STOLF, R. ; SILVA, L. C. F. ; MANIERO, M. A. ; Margarido, L.A.C. ; SILVA, J. R. . GRADES AGRICOLAS: 6 - RECICLAGEM DE DISCOS E DE FERRO EM GERAL. REVISTA ALCOOLBRAS, SÃO PAULO, , v. 11/123, p. 46 - 51, 30 set. 2009.

  • MANIERO, M. A. ; A PRIMAVERA ESTÁ SE INICIANDO. TRIBUNA DO POVO, ARARAS-SP, p. 2A - 2A, 19 set. 2009.

  • MANIERO, M. A. ; CHUVA DE UM UNICO DIA SUPERA MARCA DE SETEMBRO DE 2008. TRIBUNA DO POVO, ARARAS-SP, p. 6A - 6A, 10 set. 2009.

  • SILVA, L. C. F. ; MANIERO, M. A. ; CASAGRANDE, J. C. ; STOLF, R. . ADUBO ORGÂNICO LÍQUIDO CONTENDO AMINOÁCIDOS DE EXTRATO DE PEIXE II - ADUBAÇÃO DE CANA-SOCA. REVISTA ALCCOLBRÁS, São Paulo, , v. 11/122, p. 46 - 48, 15 jul. 2009.

  • MANIERO, M. A. ; QUEDA DE TEMPERATURA BATE NOVO RECORDE EM ARARAS. TRIBUNA DO POVO, ARARAS, p. 9A - 9A, 20 jun. 2009.

  • MANIERO, M. A. ; ARARAS TEVE MADRUGADA MAIS FRIA DOS ÚLTIMOS 9 ANOS. TRIBUNA DO POVO, ARARAS-SP, , v. 117, p. 4A - 4A, 04 jun. 2009.

  • SILVA, L. C. F. ; MANIERO, M. A. ; CASAGRANDE, J. C. ; STOLF, R. . ADUBO ORGANICO LÍQUIDO CONTENDOAMINOÁCIDOS DE EXTRATO DE PEIXE - I - ADUBAÇÃO DE CANA-PLANTA. REVISTA ALCOOLBRÁS, SÃO PAULO, , v. 11, p. 62 - 64, 05 nov. 2008.

  • MANIERO, M. A. ; Escassez de Chuvas Preocupa Agricultores. Tribuna do Povo, Araras-SP, p. 04 - 04, 26 ago. 2006.

  • MANIERO, M. A. ; Apesar de Pouca, Chuva Anima Agricultores. Tribuna do Povo, Araras-SP, p. 5 - 5, 21 jun. 2006.

  • RATIER, R. ; MANIERO, M. A. . Perfume de Bactérias - De Onde Vem o Cheiro da Chuva. Mundo Estranho, São Paulo, p. 23 - 23, 01 jul. 2003.

  • MANIERO, M. A. ; Outono Chega Hoje Com Diminuição Das Chuvas. Jornal Opinião, Araras-SP, p. 06 - 06, 20 mar. 2003.

  • MANIERO, M. A. ; Calor Compromete o Ar que Ararenses respiram. Opinão Jornal de Araras, Araras-SP, p. 07 - 07, 16 out. 2002.

  • MANIERO, M. A. ; Não Há Previsão para o Fim do Calor. News JH - jornal de Hoje, p. 04 - 04, 16 out. 2002.

  • MANIERO, M. A. ; Média de Chuvas em Setembro é a maior dos últimos 30 anos. Jornal Opinião, Araras-SP, p. 03 - 03, 14 set. 1999.

  • MANIERO, M. A. ; Chuva Ácida pode Provocar Mortalidade de Peixes. Jornal Opinião, Araras-SP, p. 05 - 05, 21 fev. 1999.

  • SERAFIM, L. G. F. ; STOLF, R. ; SILVA, L. C. F. ; MANIERO, M. A. . Influência do plantio mecanizado no índice de brotação da cana-de-açúcar. In: X Congreso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agrícola e XLI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola CLIA/CONBEA, 2012, Londrina. X Congreso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agrícola e XLI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola CLIA/CONBEA, 2012. p. 1-4.

  • STOLF, R. ; MURAKAMI, J. H. ; MANIERO, M. A. ; SOARES, M. R. ; SILVA, L. C. F. . INCORPORAÇÃO DE RÉGUA PARA MEDIDA DE PROFUNDIDADE NO PROJETO DO PENETRÔMETRO DE IMPACTO STOLF. In: XL Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA, 2011. Anais do XL Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2011, Cuiabá. Anais do XL Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2011. p. 1-10.

  • STOLF, R. ; PIEDADE, S. M. S. ; SILVA, J. R. ; SILVA, L. C. F. ; MANIERO, M. A. . TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO PARA O NORDESTE SEMIÁRIDO DO BRASIL: DADOS TÉCNICOS, IMPACTOS AMBIENTAIS E ENQUETE SOBRE O VOLUME TRANSPOSTO. In: IX CONGRESSO LATINOAMERICANO Y DEL CARIBE DE INGENIERIA AGRÍCOLA - CLIA 2010, 2010, VITÓRIA - ES. A ENGENHARIA AGRICOLA E O DESENVOLVIMENTO DAS PROPRIEDADES FAMILIARES. VITORIA - ES, 2010.

  • BARBIERI, V. ; MANIERO, M. A. ; NOVA, N. A. V. . Medidas e Estimativas de Consumo Hídrico em Cana-de-Açúcar(Saccharum spp). In: 14º Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 1984, Fortaleza. Anais do 14º Congresso de Engenharia Agrícola. Fortaleza, 1984. v. 1. p. 1-16.

  • BARBIERI, V. ; MANIERO, M. A. . Programa em Linguagem Basic (HP85) do Balanço Hidrico. In: 14º Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 1984, Fortaleza. Anais do 14º Cogresso Brasileiro de Engenharia Agricola. Fortaleza, 1984. v. 1. p. 20-34.

  • MANIERO, M. A. ; BARBIERI, V. . Programa para Computador (HP85) para Calculo do Balanço Hidrico em Cultura da Cana-de-Açúcar. In: 14º Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 1984, Fortaleza. Anais do 14º Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola. Fortaleza, 1979. v. 1. p. 50-63.

  • BARBIERI, V. ; MANIERO, M. A. ; MATSUOKA, S. . O Florescimento da Cana-de-Açúcar e Suas Implicações no Manejo Agrícola. In: 3º Congresso Nacional da STAB, 1984, São Paulo. Anais do 3º Congresso Nacional da STAB. São Paulo, 1984. v. 1. p. 1-14.

  • CASAGRANDE, J. C. ; SATO, C. A. ; REIS-DUARTE, R. M. ; SOARES, M. R. ; GUERRA, F. ; SILVA, L. C. F. ; MANIERO, M. A. . FERTILIDADE DO SOLO E DESENVOLVIMENTO DE FLORESTA DE RESTINGA. In: FertBio 2008, 2008, Londrina. Anais da FertBio 2008, 2008.

  • CASAGRANDE, J. C. ; MOUTA, E. R. ; SOARES, M. R. ; SILVA, L. C. F. ; MANIERO, M. A. . Metal Cations Adsorption by an Authentic Brazilian Variable Charge Soil. In: 9th International on the Biogeochemistry of Trace Elements(ICOBTE), 2007, Beijing. 9th ICOBTE, 2007.

  • BARBIERI, V. ; QUAGLIA, L. ; MANIERO, M. A. ; NOVA, N. A. V. . Estimativas da Constante de Evaporação do Solo NÚ (Ke) em Função da Evapotranspiração de Referência e da Evaporação do Tanque Classe A. In: XIVCongresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2005, Campinas. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2005.

  • BARBIERI, V. ; QUAGLIA, L. ; MANIERO, M. A. ; NOVA, N. A. V. . Estimativa do Armazenamento da Agua no Solo (ARM) em Função da Evapotranspiração de Referência(ETo) e da Evaporação do Tanque Classe A (ECA). In: XIV Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2005, Campinas. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2005.

  • KARAZAWA, S. ; MELO, R. ; PIEDADE, S. M. S. ; ANGELOCCI, L. R. ; MANIERO, M. A. . Análise da Tendência da Variação da Altura Pluviométrica e do Número de dias com Chuva ao longo dos anos em Araras,SP.. In: XIII CONGRESSO bRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 2003, Santa Maria. Anais XIII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2003.

  • PIEDADE, S. M. S. ; MANIERO, M. A. ; LAVORENTI, N. A. . Aplicação do Método de Distribuição Gama Incompleta para Calculo de Probabilidade de Precipitação para a região Canavieira de Araras no Estado de São Paulo. In: VII Simposio Nacional de Probabilidade e Estatistica - SINAPE, 1986, Campinas. Anais do VII Simposio Nacional de Probabilidade e Estatistica- SINAPE. campinas, 1986. v. 1. p. 1-2.

  • BARBIERI, V. ; MANIERO, M. A. ; PEREIRA, A. R. . Climatic Condicting of Flowering Induction in Sugarcane. In: 19º Congress of International Society of Sugarcane tecnologists, 1986, Jakarta. Anais do 19º Congress of ISSCT. Jakarta, 1986. v. 1. p. 1-3.

  • MANIERO, M. A. ; ENCARNACAO, C. R. F. ; SANTOS, J. M. . Modelo Simplificado de Albedometro. In: I Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 1979, Mossoró. Anais do I Congresso brasileiro de Agrometeorologia. Mossoró, 1979. v. 1. p. 1-2.

  • CASAGRANDE, J. C. ; MOUTA, E. R. ; SOARES, M. R. ; SILVA, L. C. F. ; MANIERO, M. A. . Nickel adsorption by variable charge soil.. In: European geos ciences Union - EGU general Assembly, 2008, 2008, Vienna. In EGU general Assembly 2008. Vienna, 2008.

  • CASAGRANDE, J. C. ; MOUTA, E. R. ; SOARES, M. R. ; SILVA, L. C. F. ; MANIERO, M. A. . Parameters and evidences for heavy metals adsorption mechanisms from batch adsorption studies with variable charge soils. In: European Geosciences Union, 2007, Viena. Geophisical. Viena, 2007. v. 9. p. 1-1.

  • MARGARIDO, L. A. C. ; CASAGRANDE, J. C. ; SILVA, L. C. F. ; STOLF, R. ; MANIERO, M. A. ; FERREIRA, A. J. D. . Enfoque Sistêmico na Produção de Tomate Orgânico Utilizando-se Vinhaça de Cachaça Orgânica. A Lavoura , 2009.

  • MATSUOKA, S. ; GONÇAVES, R. ; LAVORENTI, N. A. ; MANIERO, M. A. . AVALIAÇÃO DE GENÓTICOS DE GIRASSOL DA REDE NACIONAL, EM ARARAS-SP. 1999. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • HOFFMANN, H. P. ; MATSUOKA, S. ; MANIERO, M. A. . PRIMEIRA TENTATIVA DE INDUCAO ARTIFICIAL DE FLORESCIMENTO EM CANA-DE- ACUCAR. 1987. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARBIERI, V. ; MANIERO, M. A. . ESPACAMENTO E CARACTERISTICAS AGROINDUSTRIAIS DA CANA-DE-ACUCAR. 1987. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARBIERI, V. ; MANIERO, M. A. ; PEREIRA, A. R. . CLIMATIC CONDICTING OF FLOWERING INDUCTION IN SUGARCANE. 1986. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PIEDADE, S. M. S. ; MANIERO, M. A. ; LAVORENTI, N. A. . APLICACAO DO METODO DE DISTRIBUICAO GAMA INCOMPLETA PARA O CALCULO DA PROBABILIDADE DE PRECIPITACAO. 1986. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARBIERI, V. ; MANIERO, M. A. ; MATSUOKA, S. . FLORESCIMENTO DA CANA-DE-ACUCAR E SUAS IMPLICACOES HIDRICA NO MANEJO AGRICOLA. 1984. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARBIERI, V. ; MANIERO, M. A. . PROGRAMA EM LINGUAGEM BASIC (HP-85) DE BALANCO HIDRICO (THORNTHWAITE E MATHER, 1955). 1984. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MANIERO, M. A. ; BARBIERI, V. . PROGRAMA PARA COMPUTADOR HP-85 PARA CALCULO DE BALANCO HIDRICO EM CANA-DE-ACUCAR. 1984. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARBIERI, V. ; MANIERO, M. A. ; NOVA, N. A. V. . MEDIDAS E ESTIMATIVAS DO CONSUMO HIDRICO EM CANA-DE-ACUCAR. 1984. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MANIERO, M. A. ; ENCARNAÇÃO, C. R. F. ; SANTOS, J. M. . MODELO SIMPLIFICADO DE ALBEDOOMETRO. 1979. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BRUGNARO, C. ; MANIERO, M. A. . GERENCIADOR DE BANCO DE DADOS CLIMATOLÓGICOS DO CCA/UFSCar ( PLANILHAS EXCEL COM MACROS). 2010.

ESTIAGEM ENFRENTADA EM 2014 É SEMELHANTE A DE 20 ANOS. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SILVA, L. C. F. ; CASAGRANDE, J. C. . Avaliação de Fertilizantes em Cana - de -Açúcar - Ciclo Cana-Planta. 2011. (Relatório de pesquisa).

SILVA, L. C. F. ; CASAGRANDE, J. C. . Avaliação de Fertilizantes em Cana - de - Açúcar - Ciclo Cana-Soca. 2010. (Relatório de pesquisa).

SILVA, L. C. F. ; CASAGRANDE, J. C. . Extrato de Peixe na Adubação da Cana-de-Açucar - Ciclo Cana-Soca. 2009. (Relatório de pesquisa).

SILVA, L. C. F. ; MANIERO, M. A. . Erosão do Solo e Seu Controle. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - APOSTILA DE AULA: DISCIPLINA PROPRIEDADE DO SOLO E CLIMA E RELAÇÕES COM O MANEJO DA PRODUÇÃO AGRÍCOL).

SILVA, L. C. F. ; MANIERO, M. A. . Íons e Cargas Elétricas nos Solos. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - APOSTILA DE AULA: DISCIPLINA PROPRIEDADE DO SOLO E CLIMA E RELAÇÕES COM O MANEJO DA PRODUÇÃO AGRÍCOL).

SILVA, L. C. F. ; CASAGRANDE, J. C. . Efeito dos micronutrientes Zn, Mn, B, Cu e Mo na Adubação da Cana-de-Açúcar. 2008. (Relatório de pesquisa).

SILVA, L. C. F. ; CASAGRANDE, J. C. . Adubação Nitrogenada da Cana-de-Açucar com Fertilizantes de Liberação Gradual. 2008. (Relatório de pesquisa).

SILVA, L. C. F. ; CASAGRANDE, J. C. . Efeito de Macro e Micronutrientes e de Oxido de Calcio na Adubação da Cana-de-Açucar. 2008. (Relatório de pesquisa).

SILVA, L. C. F. ; CASAGRANDE, J. C. . Extrato de Peixe na Adubação da Cana-de-Açucar - Ciclo Cana - Planta. 2008. (Relatório de pesquisa).

Maniero, Miguel Angelo. Micronutrientes( Fe, Co, Mo, Zn, Mn e B) na Fertilização da Cana de Açúcar, ciclo 1ª Soca. Relatório Técnico, Setembro de 2007. 2007. (Relatório de pesquisa).

Efeito da Adubação Mineral com Macro e Micronutrientes na Produtividade da Cana de Açúcar, 3º corte, Usina Santa Lúcia, Araras-SP. Relatório Técnico. Janeiro de 2007. 2007. (Relatório de pesquisa).

Efeito da Adubação Mineral com Macro e Micronutrientes na Produtividade da Cana de Açúcar, 6º corte, Usina São João,Araras-SP. Relatório Técnico. Março de 2007. 2007. (Relatório de pesquisa).

Efeito da Adubação Mineral com Macro e Micronutrientes na Produtividade da Cana de Açúcar, 3º Corte, Centro de Ciencia Agrarias/UFSCar. Araras-SP. Relatório Técnico. Junho de 2007. 2007. (Relatório de pesquisa).

Enxofre e Micronutrientes(B,Mn,Mo e Zn) na fertilização da cana de açúcar, ciclo cana-planta, em solo argiloso. Relatório Técnico. Outubro, 2006.. 2006. (Relatório de pesquisa).

Maniero, Miguel Angelo. Matéria Orgânica Potássio e Nitrogênio Fluidos na Fertilização da Cana de Açúcar, ciclo 2ª Soca. Relatório Técnico. Novembro de 2006. 2006. (Relatório de pesquisa).

SILVA, L. C. F. ; MANIERO, M. A. . COMPORTAMENTO DO GESSO EM SOLOS ÁCIDOS. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - APOSTILA DE AULA: PROPRIEDADE DO SOLO E CLIMA E RELAÇÕES COM O MANEJO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA).

SILVA, L. C. F. ; MANIERO, M. A. . DEGRADAÇÃO DOS SOLOS E PRÁTICAS CONSERVACIONISTAS. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - APOSTILA DE AULA: DISCIPLINA PROPRIEDADE DO SOLO E CLIMA E RELAÇÕES COM O MANEJO DA PRODUÇÃO AGRÍCOL).

SILVA, L. C. F. ; MANIERO, M. A. . EFEITOS DA COMPACTAÇÃO DO SOLO NO CRESCIMENTO DE PLANTAS. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - APOSTILA DE AULA: PROPRIEDADES DO SOLO E CLIMA E RELAÇÕES COM O MANEJO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 1999 - 2000

    PROJETO DE PESQUISA INTEGRADO: PRODUÇÃO DE AÇÚCAR MASCAVO E OUTROS ALIMENTOS ORGÂNICOS EM PEQUENAS PROPRIEDADES - PROJETO FAPESP 99/03106, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Miguel Angelo Maniero - Integrante / Luiz Antonio Correia Margarido - Coordenador.

  • 1992 - Atual

    PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO AVALIAÇÃO DA FERTILIDADE DO SOLO - Processo 1537/99-95 (FAI), Descrição: Atividades de pesquisa com água no solo, fertilizantes e sua influência no desenvolvimento da cultura da cana-de-açúcar,e influência do clima nas principais cultura de interesse agricola.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Miguel Angelo Maniero - Integrante / José Carlos Casagrande - Coordenador / Luiz Carlos Ferreira da Silva - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Agrárias. , Rod.Anhanguera, km 174, CENTRO, 13600-970 - Piracicaba, SP - Brasil - Caixa-postal: 153, Telefone: (19) 35432616, Ramal: 2686, Fax: (19) 5424005

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1991 - Atual

    Universidade Federal de São Carlos

    Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR UNIVERSITARIO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 04/2006

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino e Pesquisa da UFSCar - CEPe, .,Cargo ou função, Membro Suplente do CEPe como Representante do CCA/UFSCar, Ato Administrativo da Presidencia Nº 821/06.

    • 01/2006

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias, .,Cargo ou função, Membro Titular do Conselho Coordenação do Curso de Biotecnologia do CCA/UFSCar.

    • 04/1991

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias, .,Cargo ou função, Membro Titular do Conselho Departamental do DRNPA/CCA/UFSCar.

    • 04/1991

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias, .,Cargo ou função, Membro Titular do Conselho de Coordenação do Curso de Engenharia Agronomica do CCA/UFSCar.

    • 01/1991

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Recursos Naturais e Proteção Ambiental.,Linhas de pesquisa

    • 01/1991

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Paisagismo Parques e Jardins, - AGROMETEOROLOGIA, - ANALISE FISICA DO AMBIENTE, - Fatores de Produção Agropecuária I, - Propriedade do Solo e Clima e suas Relações com a Produção Agrícola, Ciências do Ambiente

    • 01/2004 - 01/2006

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino e Pesquisa da UFSCar - CEPe, .,Cargo ou função, Membro Titular do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão como Representante do CCA/UFSCar, Ato Administrativo da Presidencia Nº 692/04.

    • 01/2003 - 05/2005

      Direção e administração, Centro de Ciências Agrárias, .,Cargo ou função, Suplente de Chefe do DRNPA/CCA.

    • 02/2003 - 01/2005

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Coordenadoria Especial para o Meio Ambiente (CEMA), .,Cargo ou função, Representante Titular do CCA/UFSCar junto a Coordenadoria Especial para o Meio Ambiente(CEMA), Portaria GR Nº484/03.

    • 11/2003 - 07/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias, .,Cargo ou função, Comissão de Reformulação Curricular e Estruturação do Projeto Pedagógico do CEA/CCA, Ato CCA nº 073/03.

    • 01/1998 - 06/2003

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Rearborização da avenida do CCA, Ato nº31/98.

    • 04/2002 - 04/2003

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Graduação para Criação de Novos Cursos No CCA, Ato CCA nº 58/02.

    • 10/1999 - 10/1999

      Conselhos, Comissões e Consultoria, CONSUNI, .,Cargo ou função, Membro para Escolha de Representantes Docentes junto ao ConsUni/CEPe, Resolução nº 362/99.

    • 08/1999 - 09/1999

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias, .,Cargo ou função, Membro da Comissão para Indicação de Representantes Docentes junto ao CEPe/UFSCar, Ato CCA nº 045/99.

    • 08/1997 - 07/1999

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino e Pesquisa da UFSCar - CEPe, .,Cargo ou função, Representante Efetivo do Corpo Docente do CCA junto ao CEPe/UFSCar, Ato Administrativo da Presidência do CEPe nº380/97.

    • 05/1999 - 06/1999

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Para Indicação de Representantes Docentes do CCA/UFSCar Junto ao CEPE/UFSCar, Ato nº 045/99.

    • 09/1998 - 12/1998

      Conselhos, Comissões e Consultoria, CEPE, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Processo Disciplinar, Ato CEPE nº 416/98.

    • 12/1994 - 01/1997

      Direção e administração, Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Recursos Naturais e Proteção Ambiental.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

    • 07/1996 - 07/1996

      Conselhos, Comissões e Consultoria, CONSUNI, .,Cargo ou função, Membro da Comissão para Escolha de Representantes Docentes Junto ao Conselho Universitário, Ato nº 271/96.

    • 03/1996 - 04/1996

      Conselhos, Comissões e Consultoria, CONSUNI, .,Cargo ou função, Membro da Comissão para a Escolha de Representantes Docentes junto ao Conselho Universitário, Resolução nº 267/96.

    • 04/1995 - 05/1995

      Conselhos, Comissões e Consultoria, CONSUNI, .,Cargo ou função, Membro da Comissão para escolha de representantes Docentes junto ao Conselho Universitário, Resolução nº240/95.

    • 01/1993 - 09/1993

      Conselhos, Comissões e Consultoria, CONSUNI, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Eleitoral Para Escolha de Representantes Docentes junto ao Conselho Universitário, Resolução 198/93.

    • 05/1991 - 04/1993

      Direção e administração, Centro de Ciências Agrárias, .,Cargo ou função, Suplente de Chefia do DRNPA/CCA.

  • 1980 - 1990

    Programa Nacional de Melhoramento da Cana de Acucar

    Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: ENGENHEIRO AGRONOMO, Carga horária: 40

    Atividades

    • 03/1980 - 12/1990

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto do Açúcar e do Álcool, Coordenadoria Regional Sul.,Linhas de pesquisa