Eduardo Alves Portela Santos

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Bahia (1993), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Realizou estágio pós doutoral na Universidade Tecnológica de Eindhoven (Holanda) (2009). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e professor adjunto na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Leciona nos cursos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Produção na PUCPR e no curso de Administração Aplicada na UFPR. É membro permanente do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas da PUCPR. Coordena e participa de projetos de desenvolvimento tecnológico em parceria com empresas do setor metal-mecânico na área de manutenção industrial. Atua também na área de saúde aplicando técnicas e ferramentas de análise de dados e de processos. Atua como pesquisador nos seguintes temas: mineração de processos, gerenciamento de processos de negocio, sistemas a eventos discretos, sistemas de informação, suporte a tomada de decisão na manutenção, variabilidade em processos.

Informações coletadas do Lattes em 28/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia Elétrica

1998 - 2003

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Contribuições ao Projeto Conceitual de Sistemas de Manipução e Montagem Automatizados
José Eduardo Ribeiro Cury. Palavras-chave: Sistemas a eventos discretos; Supervisão; Metodologia de projeto; Sistemas de Montagem.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Automação. Setores de atividade: Informática; Desenvolvimento de Programas (Software) e Prestação de Serviços em Informática.

Mestrado em Engenharia Mecânica

1994 - 1996

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Análise teórico experimental de posicionadores pneumáticos,Ano de Obtenção: 1996
Arno Bollmann.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Pneumática; Controle; Escoamento em orifícios.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Indústria Metal-Mecânica.

Graduação em Engenharia Mecânica

1988 - 1993

Universidade Federal da Bahia

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2009 - 2009

Pós-Doutorado. , Eindhoven University of Technology, TU/e, Holanda. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Engenharias, Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Informacao.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Informacao/Especialidade: Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM).

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Mineração de processos.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Operações e Logística.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Sistemas de Informação.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Sistemas a Eventos Discretos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Edson Ruschel

SANTOS, E. A. P.LOURES, E. F. R.; PECORA JUNIOR, J. E.. Metodologia de análise diagnóstica baseada em mineração de processos para suporte a tomada de decisão em manutenção industrial. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produçã) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Nicoli Mariá Silva

RUDEK, M.;SANTOS, E. A. P.; MANFRA, E. F.; CARVALHO, D. R.. Proposta de um método de classificação de padrão de marcha baseado na distribuição de centros de pressão. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produçã) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Anderson Evandro do Prado

CAMPOS, F. C.; HELLENO, A. L.;SANTOS, E. A. P.. O uso de norma de governança de TI (COBIT) em ambiente de inteligência competitiva: proposta de um método de avaliação. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Alexandre da Costa Castro

LOURES, E. F. R.SANTOS, E. A. P.LIMA, E. P.DESCHAMPS, F.; FREGA, J. R.; Cestari, J. M. A. P.. Modelo de avaliação de interoperabilidade na administração pública baseado em métodos de decisão multi-critério. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produçã) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: José Leal de Souza Neto

PECORA JUNIOR, J. E.; SCARPIN, C. T.; FREDERICO, G. F.;SANTOS, E. A. P.. Emprego de metodologia de modelagem e simulação em operação de linha férrea singela Cascavel-Guarapuava. 2016. Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA DE PRODUÇÃO) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Gustavo Dering Barddal

SANTOS, E. A. P.LOURES, E. F. R.DESCHAMPS, F.; SANTORO, F. M.. Uma abordagem declarativa aplicada a modelagem de processos de gestão de projetos. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produçã) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Julio Cesar Battirola Filho

LOURES, E. F. R.SANTOS, E. A. P.; MARÇAL, R.; RIGONI, E.; SANTANNA, A. M. O.. A Process-Aware FMEA for failure analysis maintenance integrating AHP and Delphi methodology. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produçã) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Rolando Jacyr Kurscheidt Netto

SANTOS, E. A. P.LOURES, E. F. R.DESCHAMPS, F.; SANTANNA, A. M. O.. Suporte a Tomada de Decisão na Gestão da Manutenção: Abordagens Baseadas na Mineração de Dados de Chão de Fábrica. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produçã) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: David Gabriel de Barros Franco

STEINER, M. T. A.;SANTOS, E. A. P.; NIEVOLA, J. C.; SCARPIN, C. T.. Redes neurais artificiais para previsão de séries temporais financeiras e nova estratégia de inicialização para as redes neurais função de base radial. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produçã) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Giuliano Nascimento Ribeiro

MARÇAL, R.;SANTOS, E. A. P.; VIEIRA, M.. Aplicação de um framework para diagnóstico de processos em um processo de ressuprimento de materiais de uma organização. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produçã) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Edson Roberto Ferreira Bueno

SANTANNA, A. M. O.;SANTOS, E. A. P.LOURES, E. F. R.; MIYAKE, D. I.. Proposta de implantação do indicador OEE em uma linha de produção de produtos discretos. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produçã) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Rodrigo Pierezan

BUSETTI DE PAULA, Marco AntonioLOURES, E. F. R.VIEIRA, Agnelo DenisSANTOS, E. A. P.; LEAL, A.. Modelagem e simulação de sistemas de informação de chão de fábrica em rede de Petri Colorida. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produçã) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Rosemary Francisco

BUSETTI DE PAULA, Marco AntonioLOURES, E. F. R.SANTOS, E. A. P.VIEIRA, Agnelo Denis; TOLEDO, M. B. F.. Serviço de controle supervisório: uma proposta de controle para processos de negócios flexíveis. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produçã) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Antônio Carlos Seabra Reverbel Neto

BUSETTI DE PAULA, Marco AntonioLOURES, E. F. R.SANTOS, E. A. P.; ESTORILIO, C. A.. Metodologia de implantação de sistema de medição de desempenho (SMD) para centro de distribuição em empresa de varejo. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Jeferson Luiz Curzel

LEAL, A.;SANTOS, E. A. P.. Sintese e Implementacao de controle supervisorio em uma celula flexivel de manufatura didatica. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia Eletrica) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Anderson Pereira da Silva Rocha

SPINOSA, L. M.; SANTOS, N.;SANTOS, E. A. P.. Planejamento estratégico de tecnologia da informação alinhado a estratégia de operações: uma abordagem em Engenharia Ontológica. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produçã) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Clever Guimarães Esturilho

ESTORILIO, C. A.; MARTINS, F.; RODRIGUES, L. C.;SANTOS, E. A. P.. Desdobramento estratégico da flexibilidade em função do processo de manufatura de uma indústria automobilística. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica e de Materiais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Frederico Theodoro Alves e Mello

SANTOS, E. A. P.; CURY, José Eduardo Ribeiro;NEGRI, Victor Juliano deQUEIROZ, Max Hering de. Implementação distribuída de controle supervisório para sistemas a eventos discretos. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Giovanni Pedron

SANTOS, E. A. P.NEGRI, Victor Juliano de; OLIVEIRA, Gustavo H C; ARAUJO, H. X.. Análise e Projeto de Sistemas de Controle para Sistemas Servo Acionados: um Estudo de Caso. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Rodrigo Barbosa Souto

SANTOS, E. A. P.; DIAS, Acires; FORCELLINI, Fernando Antônio;QUEIROZ, Max Hering de. Projeto de Sistemas Automáticos com Modelagem e Controle da Comunicação com o Ambiente Externo. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Denise Curanishi

SANTOS, E. A. P.; GOUVÊA, Sérgio;PAULA, Marco Antônio Busetti de; PEREIRA, Heitor. Abordagem de segurança alimentar para a seleção de AMT - Tecnologias Avançadas de Manufatura. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Maria das Graças Junqueira Machado Tomazela

CAMPOS, F. C.; COUTINHO, A. R.; LIMA, C. R. C.;SANTOS, E. A. P.; LAURINDO, F. J. B.. Mineração de dados como mecanismo para elaboração de um roteiro sistematizado visando a otimização da produtividade de cana de açúcar. 2017. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Marcos Gonçalves Perroni

DA COSTA, S.E.G.;LIMA, E. P.; SILVA, W. V.;SANTOS, E. A. P.LOURES, E. F. R.; OLIVEIRA, G. A.; SELLITTO, M. A.. Abordagem de processos para a medição contínua do desempenho enérgetico. 2017. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Andreia Pasqualini

DA COSTA, S.E.G.;LIMA, E. P.DESCHAMPS, F.SANTOS, E. A. P.; QUELHAS, O. L. G.; BORTOLUZZI, S. C.. Desenvolvimento de um framework e um processo de avaliação do desempenho ambiental na gestão hospitalar. 2015. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Arthur Maria do valle Neto

SANTOS, E. A. P.LOURES, E. F. R.DESCHAMPS, F.; SALVIANO, C. F.; SANTANNA, A. M. O.. Process Mining Extension to Scampi: um método para aplicação de técnicas de mineração de processos em avaliações de processos de software. 2015. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Rafael Rodrigues Guimarães Wollmann

SAMPAIO, R. J. B.;LIMA, E. P.SANTOS, E. A. P.; CLETO, M. G.. Productio planning based on linear programming models using the concept of clearing function to estimate capacity and lead times. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção e Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

ANDRE OGLIARI

SANTOS, E. A. P.;OGLIARI, A.; CURY, José Eduardo Ribeiro; FARINES, J. M.;BACK, Nelson; NEGRI, Victor Juliano de. Uma Contribuição a Metodologia de Projeto Integrado de Sistemas de Manipulação. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Carlos Eduardo Trabuco Dórea

CURY, José Eduardo Ribeiro; DE NEGRI, V. J.; MIYAGI, Paulo Eigi;DÓREA, C. E. T.; BUSETTI, Marcos; FORCELLINI, Fernando Antonio; OLIVEIRA, Rômulo Silva. Contribuições ao Projeto Conceitual de Sistemas de Manipulação e Montagem Automatizados. 2003. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

FERNANDO ANTONIO FORCELLINI

FORCELLINI, F. A.; DOREA, C. E. T.; CURY, J. E. R.; BUSETTI, M.; MIYAGI, P. E.; OLIVEIRA, R. S.; NEGRI, V. J.. Contribuições ao Projeto Conceitual de Sistemas de Manipulação e Montagem Automatizados. Portaria No. 091/CPPGEEL/2003.. 2003. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Rômulo Silva de Oliveira

OLIVEIRA, R. S. de; CURY, José Eduardo Ribeiro; NEGRI, Victor Juliano de; MIYAGI, Paulo Eigi; DOREA, Carlos Eduardo Trabuco; BUSETTI, Marcos; FORCELLINI, Fernando Antonio. Contribuições ao projeto conceitual de sistemas de manipulação e montagem automatizados. 2003. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Hygor Maiorki

Integração de mineração de processos e simulação para suporte a manutenção industrial; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produçã) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Pontifícia Universidade Católica do Paraná; (Orientador);

Lícia Cristina Santos

Suporte a seleção de cenários de simulação utilizando métodos multicritérios; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produçã) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Fundação Araucária; (Orientador);

Cleiton Santos

Modelo qualitativo e quantitativo para suporte a tomada de decisão na manutenção; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produçã) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Pedro Gomes

Suporte a tomada de decisão na cadeia de suprimentos: abordagem baseada em MCDM; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produçã) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Edson Ruschel

Integração de modelos preditivos e probabilístico para suporte a gestão da manutenção; Início: 2017; Tese (Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Rolando Jacyr Kurscheidt Netto

Técnicas de aprendizado e mineração de processos para predição de falhas em manutenção; Início: 2017; Tese (Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Deise Cristina Buzzi

Proposição de um modelo de maturidade para processos na área de saúde; Início: 2016; Tese (Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Pontifícia Universidade Católica do Paraná; (Orientador);

Reginaldo Borges

Previsão e diagnóstico de falhas em manutenção: abordagens baseadas em mineração de dados e de processos; Início: 2016; Tese (Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; (Orientador);

Fábio Pegoraro

Análise e diagnóstico de processos na área da saúde: abordagens baseadas em mineração de processos; Início: 2016; Tese (Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; (Orientador);

Flávio Piechnicki

Gerenciamento do Conhecimento do Conhecimento Heterogêneo em Manutenção Industrial para perspectivas de Tomada de Decisão Organizacionais; Início: 2015; Tese (Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Pedro Henrique Bertoldi

Mineração de processos aplicada a operações de sistemas industriais; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Marina Amarante

Modelagem e simulação de processos na área de saúde; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Produção) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Ana Julia Arada Carvalho

Avaliação dos atributos de segmentação da cadeia de suprimentos utilizando MCDM; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Administração) - Universidade Federal do Paraná, Fundação Araucária; (Orientador);

Letícia Kist Mantovani

Análise de fluxo de atendimento de pacientes usando mineração de processos; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Daphne Louise Caron De Oliveira

Identificação de perspectivas e atributos da cadeia de suprimentos para construção de modelos de maturidade; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Administração) - Universidade Federal do Paraná; (Orientador);

Eduardo Borsa

Modelos probabilísticos, aprendizado de máquina e mineração de processos para análise de sistemas industriais; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Edson Ruschel

Metodologia de análise diagnóstica baseado em mineração de processos para suporte a decisão em manutenção; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produçã) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Gustavo Riz

Avaliação da interoperabilidade organizacional em sistemas de saúde baseado em mineração de processos e análise multicritério; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produçã) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Danilo Orion Valerio

Uma metodologia para análise do pós-venda baseada em mineração de processos; 2016; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Fundação Araucária; Orientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Rolando Jacyr Kurscheidt Netto

Suporte a Tomada de Decisão na Gestão da Manutenção: Abordagens Baseadas na Mineração de Dados de Chão de Fábrica; 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produçã) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Gustavo Dering Barddal

Uma abordagem declarativa aplicada a modelagem de processos de gestão de projetos; 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produçã) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Julio Cesar Battirola Filho

A Process-Aware FMEA for failure analysis maintenance integrating AHP and Delphi methodology; 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produçã) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná,; Coorientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Deise Cristina Buzzi

Procedimento metodológico para o diagnóstico de processos de negócios; 2013; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produçã) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná,; Orientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Sauro Schaidt

Processos não estruturados baseados em restrições: uma aplicação da Teoria de Controle Supervisório; 2013; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Flávio Piechnicki

Modelo de aplicação da MCC em sistemas industriais; 2012; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produçã) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná,; Orientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Rosemary Francisco

Serviço de controle supervisório: uma proposta de controle para processos de negócios flexíveis; 2011; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produçã) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná,; Orientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Rodrigo Pierezan

Modelagem e simulação de sistemas de informação de chão de fábrica em rede de Petri Colorida; 2011; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produçã) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná,; Orientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Luiz Roberto Moreira de Castilho Junior

O detalhamento do processo de desenvolvimento de produto integrado ao gerenciamento do processo de negocio; 2009; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produçã) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná,; Orientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Marcelo Rodrigo Kulka

Estudo da aplicação dos conceitos Lean em um sistema híbrido de planejamento e controle da produção (MRPII / JIT); 2009; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná,; Orientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Vagner Marcelo Fontana

A manutenção integrada a produção: modelagem e análise do processo de negócio; 2009; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produçã) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná,; Orientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Eliseu Ramos

Contribuição para uma abordagem metodológica estruturada na análise de processos de negócios; 2009; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná,; Coorientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Fábio Sérgio Sipioni

Modelo para revisão de indicadores de desempenho utilizando a integração do Balanced Scorcard e Business Process Manegement; 2009; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produçã) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná,; Orientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Sebastião Ribeiro Soares

Novo modelo híbrido: contribuição do Business Process Management e Six Sigma ao Balanced Scorecard; 2009; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná,; Coorientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Alexandre Roberto dos Passos

Modelagem e Analise do Processo de Desenvolvimento de Software utilizando Redes de Petri; 2008; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná,; Orientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Ricardo Alexandre Diogo

Um ambiente de suporte à implementacao da estrutura de controle supervisório; 2008; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Carlos Alberto Vicari

Uso da Simulação no Suporte a Implementacao da Estrutura de Controle Supervisorio; 2008; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produçã) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná,; Orientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Eron Carlos Scheffer

Proposição de uma definição e mensuração do valor em um processo produtivo com base na dinâmica de sistemas; 2008; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produçã) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná,; Coorientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Vilson Roiz Gonçalves Rebelo da Silva

Um estudo de modelagem do sistema híbrido MRPII/JIT-Kanban aplicado em pequenas e médias empresas; 2008; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produçã) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná,; Coorientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Daniel Balieiro Silva

Aplicação da Teoria de Controle Supervisório no Projeto de Controladores para Sistemas de Manufatura Multi-Produtos; 2007; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel; Orientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Jairo Rafael Cantillo Molina

Uma Arquitetura Híbrida para o Controle de Sistemas de Manufatura com Roteamentos de Produção; 2007; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel; Orientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Nilson Bastos Júnior

Contribuições ao Projeto de Sistemas de Informação de Chão de Fábrica utilizando redes de Petri Coloridas; 2007; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produçã) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná,; Orientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Cassiane das Graças Celli

Mapeamento de variáveis para desenvolvimento de um modelo conceitual de melhoria do gerenciamento de mudanças em pequenas empresas de engenharia; 2007; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produçã) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná,; Coorientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Barbara Kimie Okayama

Modelagem e análise dos processos de negócios em uma empresa do ramo automotivo através do formalismo das redes de Petri; 2007; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produçã) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná,; Coorientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Marcos Cezar Kujiv Müller

Gestão de controle acadêmico: mapeamento do conhecimento e modelagem através das redes de Petri; 2007; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produçã) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná,; Coorientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Jonerlam Roberto Carvalho

Implementação da Teoria de Controle Supervisório em Plataformas de Baixo Custo; 2006; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná,; Orientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Giovanni Pedron

Análise e projeto de sistemas de controle para atuadores hirdráulicos servo acionados; 2006; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná,; Coorientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Gilvan de Oliveira Costa

Uma plataforma computacional de suporte ao ciclo de desenvolvimento de sistemas automatizados de manufatura; 2006; 70 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Silvana Pereira Detro

A Framework for managing process variability through process mining and semantic reasoning: an application in healthcare; 2017; Tese (Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Sauro Schaidt

Variability management in constraint-based processes: contributions to selection of process variants; 2017; Tese (Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo Alves Portela Santos;

José Marcelo Almeida Prado Cestari

A contribution to interoperability capability diagnosis in public administration domain; 2015; Tese (Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná,; Coorientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Giovani Antonio Bordini

Contribuição para a formalização de um modelo de avaliação de interoperabilidade na cadeia de suprimentos do setor automotivo; 2015; Tese (Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná,; Coorientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Arthur Maria do Valle

Process Mining Extension to Scampi: um método para aplicação de técnicas de mineração de processos em avaliações de processos de software; 2015; Tese (Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná,; Orientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Danielle Pedrotti Silveira

Análise de viabilidade de implantação de um sistema automatizado de exibição de documentos em uma linha de produção; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Gustavo Dering Barddal

Gestão de projetos de curta duração através da gestão de processos de negócio (BPM); 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Gustavo Yamada Ito

Aplicação de padrões de processo em linguagem BPMN e simulação no BPMS Bonita Open Solution; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Ricardo Alexandre Diogo

Projeto de implementação de controle distribuído utilizando controlador lógico programável; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Julia Yumi Maruyama Moura

Mineração de informações em saúde para análise de conformidade de processos de tratamento de pacientes; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Ramon Martinez Pereira

Uso da mineração semântica para avaliação do processo de tratamento de pacientes; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Matheus Weil

Uso de indicadores de desempenho para o suporte a tomada de decisão na manutenção; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Deisy Brigid De Zorzi Dalke

Análise de conformidade no tratamento de pacientes usando a mineração de processos; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Gabriela da Silva Dias

Modelagem e simulação de processos na área da saúde; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Hygor Guilherme Maiorki

Uso da mineração de processos para a construção de redes bayesianas; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Carime Kotekoski

Identificação, modelagem e configuração de variantes de processos; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Thaiane Regina Portela

Modelagem e implementação de um processo flexível na área da saúde; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Lucas Matheus dos Santos

Modelagem e simulação de um processo na área de saúde; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Administração) - Universidade Federal do Paraná, Fundação Araucária; Orientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Gabriel Beraldo

Integração do sistema de informação a um equipamento industrial de manufatura; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Osvaldo da Silveira Junior

Implementação da interface com o usuário utilizando planilha eletrônica; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Hygor Guilherme Maiorki

Mineração de informações de chão de fábrica para a construção de redes bayesianas; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Giovanni Gonçalves Condado

Monitoramento do indicador OEE para suporte ao planejamento de paradas de manutenção; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Carime Kotekoski

Modelagem e implementação de um processo usando o DCRGraphs; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Giovanni Gonçalves Condado

Modelagem e implementação de um processo baseado em restrições; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Edson Ruschel

Implementação e testes de dispositivo eletrônico para coleta de indicadores de manutenção; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Osvaldo da Silveira Junior

Interface home máquina para geração de indicadores e relatórios de manutenção; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Cesar Luiz Rizatti Júnior

Criação de biblioteca de modelos formais de subsistemas e de especificações; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Rolando Jacyr Kurscheidt Netto

Avaliação de tecnologias de comunicação de dados sem-fio para sistemas de informação de chão-de-fábrica; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Alan Fassarella Shunck

Sistema de informação de chão de fábrica para o suporte a gestão da manutenção; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Rolando Jacyr Kurscheidt Netto

Integração da IHM e do protótipo eletrônico em um processo de manufatura; 2012; Iniciação Científica - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Ricardo Massao Kagami Zanotto

Implantação e testes de um dispositivo eletrônico para coleta de informações; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Lucas Roberto Ferreira

Investigação e identificação dos fluxos relevantes de informações de chão-de-fábrica; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Rafael Araujo Kluska

Sistema de informação de chão-de-fábrica para o suporte a gestão da manutenção; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Rolando Jacyr Kurscheidt Netto

Testes de um protótipo de um sistema de informação de chão de fábrica; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Felipe Fidelis

Implementação de modelos teóricos em hardware de baixo custo; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Pedro Figueroa Filho

Estudo e Implementação de Tecnologias de Rastreabilidade para Sistemas de Informação de Chão-de-Fábrica; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Thiago Marcel Labegalini

Desenvolvimento de interface homem máquina para sistemas de informação de chão de fábrica; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Felipe Fidelis Schauenburg

Construção de um potótipo de um sistema de informação de chão de fábrica; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Brunno Tortelli

Projeto de uma base de especificações operacionais visando a reutilização de programas de controle; 2005; 6 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel; Orientador: Eduardo Alves Portela Santos;

João Victor Borges dos Santos

Projeto de uma plataforma computacional para monitoramento e testes do sistema de controle aplicável a sistemas de manufatura; 2005; 6 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Bruno Tortelli

Implementação de controladores modulares de baixo custo para sistemas a eventos discretos; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Eduardo Alves Portela Santos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Arno Bollmann

Análise teórico-experimental de um posicionador servopneumático; 1996; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Arno Bollmann;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ALMEIDA PRADO CESTARI, JOSÉ MARCELO ; LOURES, EDUARDO DE FREITAS ROCHA ; Santos, Eduardo Alves Portela ; Panetto, Hervé . A capability model for public administration interoperability. Enterprise Information Systems , v. 1, p. 1-31, 2019.

  • PEREIRA DETRO, SILVANA ; Santos, Eduardo Alves Portela ; Panetto, Hervé ; LOURES, EDUARDO DE ; Lezoche, Mario ; CABRAL MORO BARRA, CLAUDIA . Applying process mining and semantic reasoning for process model customisation in healthcare. Enterprise Information Systems , v. 1, p. 1-27, 2019.

  • SANTOS GARCIA, CLEITON DOS ; MEINCHEIM, ALEX ; FARIA JUNIOR, ELIO RIBEIRO ; DALLAGASSA, MARCELO ROSANO ; VECINO SATO, DENISE MARIA ; CARVALHO, DEBORAH RIBEIRO ; PORTELA SANTOS, EDUARDO ALVES ; SCALABRIN, EDSON EMILIO . Process Mining Techniques and Applications - A Systematic Mapping Study. EXPERT SYSTEMS WITH APPLICATIONS , v. 1, p. 1, 2019.

  • RUSCHEL, EDSON ; Santos, Eduardo Alves Portela ; LOURES, EDUARDO DE FREITAS ROCHA . Establishment of maintenance inspection intervals: an application of process mining techniques in manufacturing. JOURNAL OF INTELLIGENT MANUFACTURING , v. 1, p. 1, 2018.

  • VIEIRA, Agnelo Denis ; Santos, Eduardo Alves Portela ; DE QUEIROZ, MAX HERING ; LEAL, ANDRE B. ; DE PAULA NETO, AMARO DUARTE ; CURY, JOSE E. R. . A Method for PLC Implementation of Supervisory Control of Discrete Event Systems. IEEE Transactions on Control Systems Technology (Print) , v. 25, p. 175-191, 2017.

  • COSTA, G. K. ; BORGES, R. ; LOURES, Eduardo de Freitas Rocha ; CANCIGLIERI, O. ; SANTOS, E. A. P. . ANÁLISE E IMPLEMENTAÇÃO DE MÉTODOS DE TOMADA DE DECISÃO EM MANUTENÇÃO COM BASE EM PLATAFORMA BPMS. Revista SODEBRAS , v. 1, p. 235-240, 2017.

  • BATTIROLA FILHO, JULIO CESAR ; PIECHNICKI, FLÁVIO ; LOURES, Eduardo de Freitas Rocha ; Santos, Eduardo Alves Portela . Process-aware FMEA framework for failure analysis in maintenance. JOURNAL OF MANUFACTURING TECHNOLOGY MANAGEMENT , v. 28, p. 822-848, 2017.

  • MACHADO, R. ; Cestari, J. M. A. P. ; LOURES, Eduardo de Freitas Rocha ; SANTOS, E. A. P. . Information Technology Service Management Processes for Small and Medium Enterprises A Proposal for an Implementation Sequence. INTERNATIONAL JOURNAL OF ENGINEERING RESEARCH & TECHNOLOGY , v. V6, p. 772-779, 2017.

  • RIGONI, E. ; Cestari, J. M. A. P. ; LOURES, Eduardo de Freitas Rocha ; SANTOS, E. A. P. . Interoperability Assessment as Indicator of Innovation Management Effectiveness. INTERNATIONAL JOURNAL OF ENGINEERING RESEARCH & TECHNOLOGY , v. V6, p. 1, 2017.

  • RUSCHEL, EDSON ; Santos, Eduardo Alves Portela ; LOURES, Eduardo de Freitas Rocha . Industrial maintenance decision-making: A systematic literature review. JOURNAL OF MANUFACTURING SYSTEMS , v. 45, p. 180-194, 2017.

  • M. VALLE, ARTHUR ; A.P. SANTOS, EDUARDO ; R. LOURES, EDUARDO . Applying process mining techniques in software process appraisals. INFORMATION AND SOFTWARE TECHNOLOGY , v. 87, p. 19-31, 2017.

  • DETRO, S. P. ; SANTOS, E. A. P. ; LOURES, Eduardo de Freitas Rocha ; PANETTO, H. ; LEZOCHE, M. . An approach to select a process variant using process mining: An application in healthcare. INSIGHT International Council on Systems Engineering , v. 20, p. 1, 2017.

  • CESTARI, J. M. A. P. ; LOURES, EDUARDO DE FREITAS ROCHA ; SANTOS, E. A. P. . A METHOD TO DIAGNOSE PUBLIC ADMINISTRATION INTEROPERABILITY CAPABILITY LEVELS BASED ON MULTI-CRITERIA DECISION-MAKING. INTERNATIONAL JOURNAL OF INFORMATION TECHNOLOGY & DECISION MAKING , v. 1, p. 1-37, 2017.

  • PIECHNICKI, FLÁVIO ; Loures, Eduardo ; Santos, Eduardo . A Conceptual Framework of Knowledge Conciliation to Decision Making Support in RCM Deployment. PROCEDIA MANUFACTURING , v. 11, p. 1135-1144, 2017.

  • RUSCHEL, EDSON ; Santos, Eduardo Alves Portela ; LOURES, EDUARDO DE FREITAS ROCHA . Mining Shop-Floor Data for Preventive Maintenance Management: Integrating Probabilistic and Predictive Models. PROCEDIA MANUFACTURING , v. 11, p. 1127-1134, 2017.

  • DOS SANTOS, CLEITON FERREIRA ; PIECHNICKI, FLÁVIO ; DE FREITAS ROCHA LOURES, EDUARDO ; Santos, Eduardo Alves Portela . Mapping the Conceptual Relationship among Data Analysis, Knowledge Generation and Decision-making in Industrial Processes. PROCEDIA MANUFACTURING , v. 11, p. 1751-1758, 2017.

  • DONAISKY, EMERSON ; OLIVEIRA, GUSTAVO H.C. ; Santos, Eduardo A.P. ; LEANDRO, GIDEON V. ; PENA, ADINÃ M. ; SOUZA, JOÃO A. . Semi-physical piecewise affine representation for governors in hydropower system generation. Electric Power Systems Research (Print) , v. 136, p. 181-188, 2016.

  • LIAO, YONG XIN ; ROCHA LOURES, EDUARDO ; PORTELA SANTOS, EDUARDO ALVES ; CANCIGLIERI, OSIRIS . The Proposition of a Framework for Semantic Process Mining. Advanced Materials Research (Online) , v. 1051, p. 995-999, 2014.

  • Santos, Eduardo ; Vieira, Agnelo ; Schaidt, Sauro ; Loures, Eduardo . Modeling constraint-based processes: A supervisory control theory application. COMPUT SCI INF SYST , v. 1, p. 26-26, 2014.

  • KONDO, RICARDO EIJI ; DE FREITAS ROCHA LOURES, EDUARDO ; PORTELA SANTOS, EDUARDO ALVES ; BRAGA, CARMELA MARIA POLITO . Alarm Rationalization Based on Process Mining Techniques. Advanced Materials Research (Online) , v. 1061-1062, p. 1258-1265, 2014.

  • Cestari, J. M. A. P. ; Valle, A. M. ; LIMA, E. P. ; SANTOS, E. A. P. . Achieving maturity (and measuring performance) through model-based process improvement. Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação (Online) , v. 10, p. 339-356, 2013.

  • Santos, Eduardo Alves Portela ; FRANCISCO, ROSEMARY ; PESIC, MAJA ; AALST, WIL VAN DER . Supervisory control service for supporting flexible processes. Industrial Management + Data Systems , v. 113, p. 1007-1024, 2013.

  • DIOGO, Ricardo Alexandre ; LOURES, E. F. R. ; SANTOS, E. A. P. ; VIEIRA, Agnelo Denis ; BUSETTI DE PAULA, Marco Antonio . A computational control implementation environment for automated manufacturing systems. International Journal of Production Research (Print) , v. 50, p. 1-16, 2012.

  • Silva, Daniel B. ; Vieira, Agnelo D. ; Loures, Eduardo F.R. ; Busetti, Marco A. ; Santos, Eduardo A.P. . Dealing with routing in an automated manufacturing cell: a supervisory control theory application. International Journal of Production Research (Print) , v. 49, p. 4979-4998, 2011.

  • SANTOS, E. A. P. ; Paula, Marco Antonio Busetti de ; Uma abordagem metodológica para o desenvolvimento de sistemas automatizados e integrados de manufatura. Produção (São Paulo. Impresso) , v. 18, p. 8, 2008.

  • BUSETTI DE PAULA, Marco Antonio ; SANTOS, E. A. P. . An approach for reconfigurable automated processes in agile manufacturing. Brazilian Journal of Operations and Production Management , v. 5, p. 1-22, 2008.

  • LOURES, E. F. R. ; PAULA, Marco Antônio Busetti de ; SANTOS, E. A. P. . A control-monitoring-maintenance framework based on Petri net with objects in flexible manufacturing system. Brazilian Journal of Operations and Production Management , v. 4, p. 1, 2007.

  • Schaedler Uhlmann, Thiago ; Alves Portela Santos, Eduardo ; Mendes, Luciano Antonio . Process Mining Applied to Player Interaction and Decision Taking Analysis in Educational Remote Games. Lecture Notes in Networks and Systems. 1ed.: Springer International Publishing, 2019, v. , p. 425-434.

  • Pegoraro, Fábio ; Santos, Eduardo Alves Portela ; DE FREITAS ROCHA LOURES, EDUARDO ; da Silva Dias, Gabriela ; dos Santos, Lucas Matheus ; Coelho, Renata Oliveira . Short-Term Simulation in Healthcare Management with Support of the Process Mining. Advances in Intelligent Systems and Computing. 1ed.: Springer International Publishing, 2018, v. , p. 724-735.

  • Pereira, Laion Xavier ; PORTELA SANTOS, EDUARDO ALVES ; DE FREITAS ROCHA LOURES, EDUARDO . Analysis of Interoperability Attributes for Supplier Selection in Supply Chain Segmentation Strategy. Advances in Intelligent Systems and Computing. 1ed.: Springer International Publishing, 2018, v. , p. 92-102.

  • dos Santos, Kássio Cabral Pereira ; DE FREITAS ROCHA LOURES, EDUARDO ; Junior, Osíris Canciglieri ; Santos, Eduardo Alves Portela . Product Lifecycle Management Maturity Models in Industry 4.0. IFIP Advances in Information and Communication Technology. 1ed.: Springer International Publishing, 2018, v. , p. 659-669.

  • Kurscheidt Netto, Rolando Jacyr ; Santos, Eduardo Alves Portela ; DE FREITAS ROCHA LOURES, EDUARDO ; Pierezan, Rodrigo . Using Overall Equipment Effectiveness (OEE) to Predict Shutdown Maintenance. Lecture Notes in Management and Industrial Engineering. 1ed.: Springer International Publishing, 2017, v. , p. 13-21.

  • da Costa Castro, Alexandre ; Cestari, José Marcelo Almeida ; Loures, Eduardo Rocha ; de Lima, Edson Pinheiro ; Santos, Eduardo Alves Portela . Interoperability Frameworks in Public Administration Domain: Focus on Enterprise Assessment. Lecture Notes in Management and Industrial Engineering. 1ed.: Springer International Publishing, 2017, v. , p. 185-195.

  • da Costa Castro, Alexandre ; Cestari, José Marcelo Almeida ; Loures, Eduardo Rocha ; de Lima, Edson Pinheiro ; Santos, Eduardo Alves Portela . Performance Measurement Systems for Designing and Managing Interoperability Performance Measures: A Literature Analysis. Lecture Notes in Management and Industrial Engineering. 1ed.: Springer International Publishing, 2017, v. , p. 307-315.

  • Schaidt, Sauro ; Santos, Eduardo Alves Portela ; VIEIRA, Agnelo Denis ; DE FREITAS ROCHA LOURES, EDUARDO . Dealing with Variability: A Control-Based Configuration of Process Variants. In: Rocha Á., Correia A., Adeli H., Reis L., Costanzo S.. (Org.). Advances in Intelligent Systems and Computing. 1ed.: Springer International Publishing, 2017, v. , p. 416-425.

  • Riz, Gustavo ; Santos, Eduardo Alves Portela ; DE FREITAS ROCHA LOURES, EDUARDO . Interoperability Assessment in Health Systems Based on Process Mining and MCDA Methods. In: Rocha Á., Correia A., Adeli H., Reis L., Costanzo S.. (Org.). Advances in Intelligent Systems and Computing. 1ed.: Springer International Publishing, 2017, v. , p. 436-445.

  • Scuissiatto, Victor ; Santos, Eduardo Alves Portela ; Loures, Eduardo Rocha ; Bueno, Sarah ; Santos, Vanessa . Interoperability Assessment in Healthcare Based on the AHP/ANP Methods. In: Rocha Á., Correia A., Adeli H., Reis L., Costanzo S.. (Org.). Advances in Intelligent Systems and Computing. 1ed.: Springer International Publishing, 2017, v. , p. 679-689.

  • Frega, Deise Cristina Buzzi ; Santos, Eduardo Alves Portela ; Loures, Eduardo Rocha ; Frega, José Roberto . A Bibliometric and Sociometric Study on Healthcare Systems Maturity Models (HSMM). In: Rocha Á., Correia A., Adeli H., Reis L., Costanzo S.. (Org.). Advances in Intelligent Systems and Computing. 1ed.: Springer International Publishing, 2017, v. , p. 768-778.

  • Gomes, Pedro F. O. ; Loures, Eduardo F. R. ; Santos, Eduardo A. P. . Semantic Interoperability: A Systematic Research Towards Its Requirements. Advances in Intelligent Systems and Computing. 1ed.: Springer International Publishing, 2017, v. , p. 847-857.

  • Cestari, José Marcelo A. P. ; Loures, Eduardo de Freitas R. ; Santos, Eduardo A. P. ; Liao, Yongxin ; Panetto, Hervé ; Lezoche, Mario . An Overview of Attributes Characterization for Interoperability Assessment from the Public Administration Perspective. Lecture Notes in Computer Science. 1ed.: Springer Berlin Heidelberg, 2014, v. , p. 329-338.

  • Schaidt, Sauro ; VIEIRA, Agnelo Denis ; Freitas Rocha Loures, Eduardo ; Santos, Eduardo Alves Portela . Dealing with Constraint-Based Processes: Declare and Supervisory Control Theory. In: Álvaro Rocha; Ana Maria Correia; Tom Wilson; Karl A. Stroetmann. (Org.). Advances in Intelligent Systems and Computing. 206ed.: Springer Berlin Heidelberg, 2013, v. , p. 227-236.

  • Schaidt, Sauro ; Freitas Rocha Loures, Eduardo ; VIEIRA, Agnelo Denis ; Santos, Eduardo Alves Portela . Supervision of Constraint-Based Processes: A Declarative Perspective. Lecture Notes in Computer Science. 1ed.: Springer Berlin Heidelberg, 2013, v. 8186, p. 134-143.

  • Cestari, José Marcelo A. P. ; Loures, Eduardo R. ; Santos, Eduardo Alves Portela . Interoperability Assessment Approaches for Enterprise and Public Administration. Lecture Notes in Computer Science. 1ed.: Springer Berlin Heidelberg, 2013, v. 8186, p. 78-85.

  • Cestari, José Marcelo A. P. ; Loures, Eduardo R. ; Santos, Eduardo Alves Portela . Interoperability Assessment Approaches for Enterprise and Public Administration. Lecture Notes in Computer Science. 001ed.: Springer Berlin Heidelberg, 2013, v. , p. 78-85.

  • Santos, Eduardo A. P. ; FRANCISCO, ROSEMARY ; Vieira, Agnelo D. ; F.R. Loures, Eduardo ; Busetti, Marco A. . Modeling Business Rules for Supervisory Control of Process-Aware Information Systems. Lecture Notes in Business Information Processing. 1ed.: Springer Berlin Heidelberg, 2012, v. 100, p. 447-458.

  • NEGRI, Victor Juliano de ; SANTOS, E. A. P. . Capítulo 15 - Projeto de sistemas de automação da manufatura. In: Luiz Antônio Aguirre; Augusto Humberto Bruciapaglia; Paulo Eigi Miyagi; Ricardo Hiroshi Caldeira Takahashi. (Org.). Enciclopédia de Automática. São Paulo: Editora Edgar Blucher, 2007, v. 1, p. 1-452.

  • Bollmann ; SANTOS, E. A. P. . Uma introdução a servoposicionadores pneumáticos. Revista ABHP São Paulo, São Paulo, p. 8 - 11, 28 fev. 1997.

  • MANTOVANI, L. K. ; MORO, C. ; CINTHO, L. M. M. ; SANTOS, E. A. P. . Mineração de processos em atendimentos de acidente vascular cerebral. In: XVI Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 2018, Fortaleza. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 2018.

  • VALERIO, D. O. ; SANTOS, E. A. P. ; LOURES, E. F. R. . Uma metodologia para análise do pós-venda baseada em mineração de processos. In: XXV Simpósio de Engenharia de Produção, 2018, Bauru. Anais do XXV Simpósio de Engenharia de Produção, 2018.

  • ZANOTTO, R. ; SANTOS, E. A. P. ; PUSTILNICK, S. . Modelo em redes de Petri Coloridas de um PCP para um sistema de cultivo controlado. In: XXV Simpósio de Engenharia de Produção, 2018, Bauru. Anais do XXV Simpósio de Engenharia de Produção, 2018.

  • ARCHANJO, M. A. ; KLUSKA, R. A. ; DESCHAMPS, F. ; SANTOS, E. A. P. . Application of process mining in project management context: an exploratory case study in software development projects. In: 2018 American Society for Engineering Management International Annual Conference, 2018, Coeur d'Alene. Proceedings of the American Society for Engineering Management 2018 International Annual Conference, 2018.

  • PEGORARO, F. ; SANTOS, E. A. P. ; LOURES, E. F. R. ; DIAS, G. S. ; COELHO, R. O. . Framework de suporte à tomada de decisão em gestão de pronto socorro. In: XVI Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 2018, Fortaleza. Anais XVI Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 2018.

  • PEREIRA, G. B. ; SANTOS, E.A.P. ; MACENO, M. M. C. . Aplicações e benefícios da mineração de processos na saúde. In: XVI Congresso Brasileiro de Informática em Saúde 27, 2018, Fortaleza. Anais XVI Congresso Brasileiro de Informática em Saúde 27, 2018.

  • RUSCHEL, E. ; SANTOS, E. A. P. ; LOURES, E. F. R. . Mining Shop-Floor Data for Preventive Maintenance Management: Integrating Probabilistic and Predictive Models. In: 27th International Conference on Flexible Automation and Intelligent Manufacturing (FAIM 2017), 2017, Modena. Proceedings of FAIM 2017, 2017. v. 1.

  • PIECHNICKI, F. ; LOURES, E. F. R. ; SANTOS, E. A. P. . A conceptual framework of knowledge conciliation to decision making support in RCM deployment. In: 27th International Conference on Flexible Automation and Intelligent Manufacturing (FAIM2017), 2017, Modena. Proceedings of FAIM 2017, 2017. v. 1.

  • SANTOS, C. F. ; PIECHNICKI, F. ; LOURES, E. F. R. ; SANTOS, E. A. P. . Mapping the conceptual relationship among data analysis, knowledge generation and decision-making in industrial processes. In: 27th International Conference on Flexible Automation and Intelligent Manufacturing (FAIM2017), 2017, Modena. Proceedings of FAIM 2017, 2017. v. 1.

  • KLUSKA, R. A. ; ARCHANJO, M. A. ; DESCHAMPS, F. ; SANTOS, E. A. P. . ?Process Mining Projects: A Case Study in a Software Development Enterprise. In: 3rd International Joint Conference ICIEOM-ADINGOR-IISE-AIM-ASEM, 2017, Valencia. Proceedings of the 3rd International Joint Conference ICIEOM-ADINGOR-IISE-AIM-ASEM, 2017. v. 1.

  • VALERIO, D. O. ; SANTOS, E. A. P. ; LOURES, E. F. R. ; Cestari, J. M. A. P. . Application of process mining in after-sales on an automotive industry. In: 24TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON PRODUCTION RESEARCH, 2017, Poznan. 24TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON PRODUCTION RESEARCH, 2017. v. 1. p. 180.

  • STRAUB, K. A. ; SANTOS, E. A. P. ; LOURES, E. F. R. ; Cestari, J. M. A. P. . Scenario priorization for automotive assembly system simulation: an approach based on AHP. In: 24TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON PRODUCTION RESEARCH, 2017, Poznan. 24TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON PRODUCTION RESEARCH, 2017. v. 1. p. 1.

  • BORGES, R. ; SANTOS, E. A. P. ; LOURES, E. F. R. ; Cestari, J. M. A. P. . Application of process mining in industry maintenance: structuring an approach for the analysis of equipment stops. In: 24TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON PRODUCTION RESEARCH, 2017, Poznan. 24TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON PRODUCTION RESEARCH, 2017. v. 1. p. 1.

  • SOTSEK, N. C. ; MESSIAS, J. S. N. ; SANTOS, E. A. P. ; SANTOS, A. P. L. . Análise de conformidades no processo de fabricação em Light Wood Framing: uma abordagem baseada em mineração de processos. In: III CBCTEM 2017- Congresso brasileiro de ciência e tecnologia da madeira, 2017, Florianópolis. III CBCTEM 2017- Congresso brasileiro de ciência e tecnologia da madeira, 2017. v. 1. p. 1.

  • MACHADO, E. L. ; SANTOS, E. A. P. ; SANTOS, A. P. L. . Análise do processo de inspeção de pontes utilizando a mineração de processos. In: 2º Simpósio Paranaense de Patologia das Construções, 2017, Curitiba. 2º Simpósio Paranaense de Patologia das Construções, 2017. v. 1. p. 1.

  • PEGORARO, F. ; SANTOS, E. A. P. . Proposta de uma estrutura de simulação de curto prazo baseada em mineração de processos para suporte a gestão da saúde. In: XXIV SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (SIMPEP), 2017, Bauru. XXIV SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (SIMPEP), 2017. v. 1. p. 1.

  • DETRO, S. P. ; MOROZOV, D. ; Lezoche, M. ; PANETTO, H. ; SANTOS, E. A. P. ; ZDRAVKOVIC, M. . Enhancing Semantic Interoperability in Healthcare using Semantic Process Mining. In: 6th International Conference on Information Society and Technology (ICIST 2016), 2016, Kapaonik. Proceedings of 6th International Conference on Information Society and Technology (ICIST 2016), 2016.

  • RIZ, G. ; SANTOS, E. A. P. ; LOURES, E. F. R. . Análise de Conformidade na Área de Saúde com o Suporte da Mineração de Processos. In: Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, 2016, Florianópolis. In: XII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, 2016.

  • SCUISSIATTO, V. R. ; SANTOS, E. A. P. ; LOURES, E. F. R. . Interoperability Assessment Approach in Cancer Healthcare. In: International Conference on Transdisciplinary Engineering (ISPE), 2016, Curitiba. ISPE International Conference on Transdisciplinary Engineering, 2016.

  • RUSCHEL, E. ; SANTOS, E. A. P. ; LOURES, E. F. R. . Metodologia de análise diagnóstica de um processo produtivo para suporte nas gestões de produção e manutenção. In: Simpósio de Engenharia de Produção (XXIII SIMPEP), 2016, Bauru. Simpósio de Engenharia de Produção (XXIII SIMPEP), 2016.

  • RUSCHEL, E. ; SANTOS, E. A. P. ; LOURES, E. F. R. . Tomada de decisão na manutenção industrial: uma revisão sistemática da literatura. In: Simpósio de Engenharia de Produção (XXIII SIMPEP), 2016. Simpósio de Engenharia de Produção (XXIII SIMPEP), 2016.

  • KLOSS, N. A. ; DEFREYN, J. M. ; SANTOS, E. A. P. ; PECORA JUNIOR, J. E. . Gestão de processos na administração pública: uma proposta de modelo de maturidade. In: Simpósio de Engenharia de Produção (XXIII SIMPEP), 2016, Bauru. Simpósio de Engenharia de Produção (XXIII SIMPEP), 2016.

  • MOURAO, S. E. T. ; MENDES JUNIOR, R. ; PECORA JUNIOR, J. E. ; SANTOS, E. A. P. ; SANTOS, A. P. L. . Análise de conformidade em saúde. In: Simpósio de Engenharia de Produção (XXIII SIMPEP), 2016, Bauru. Simpósio de Engenharia de Produção (XXIII SIMPEP), 2016.

  • MUNIK, J. ; Cestari, J. M. A. P. ; DESCHAMPS, F. ; PINHEIRO DE LIMA, E. ; GOUVEA DA COSTA, S. E. ; SANTOS, E. A. P. ; AKEN, E. V. . Performance Measurement Systems in Nonprofit Organization: A Bibliometric Analysis. In: International Annual Conference of the American Society for Engineering Management, 2016, Charlotte. Proceedings of the 2016 International Annual Conference of the American Society for Engineering Management, 2016.

  • RIZ, G. ; SANTOS, E. A. P. ; LOURES, E. F. R. . Process Mining to Knowledge Discovery in Healthcare Processes. In: International Conference on Transdisciplinary Engineering (ISPE 2016), 2016, Curitiba. International Conference on Transdisciplinary Engineering (ISPE 2016), 2016.

  • SENECHAL, O. ; LOURES, E. F. R. ; SANTOS, E. A. P. ; CESTARI, J. M. . Knowlegde management for sustainable performance in industrial maintenance. In: Industrial and Systems Engineering Research Conference (ISERC), 2015, Nashville. Proceedings of Industrial and Systems Engineering Research Conference (ISERC 2015), 2015.

  • NETTO, R. J. K. ; SANTOS, E. A. P. ; LOURES, E. F. R. ; PECORA JUNIOR, J. E. ; CESTARI, J. M. . A Methodology for Discovering Bayesian Networks Based on Process Mining. In: Industrial and Systems Engineering Research Conference, 2015, Nashville. Proceedings of Industrial and Systems Engineering Research Conference (ISERC 2015), 2015.

  • NETTO, R. J. K. ; SANTOS, E. A. P. ; LOURES, E. F. R. ; PIEREZAN, R. . Using Overall Equipment Effectiveness (OEE) to predict shutdown maintenance. In: Joint International Conference ICIEOM-CIO-IIIEC 2015, 2015, Aveiro. Proceedings of Joint International Conference ICIEOM-CIO-IIIEC 2015, 2015.

  • NETTO, R. J. K. ; SANTOS, E. A. P. ; LOURES, E. F. R. ; PECORA JUNIOR, J. E. . Discovering Bayesian Networks using Process Mining: an Application in Manufacturing. In: Joint International Conference ICIEOM-CIO-IIIEC 2015, 2015, Aveiro. Proceedings of Joint International Conference ICIEOM-CIO-IIIEC 2015, 2015.

  • CASTRO, A. C. ; CESTARI, J. M. ; LOURES, E. F. R. ; LIMA, E. P. ; SANTOS, E. A. P. . Performance Measurement Systems for designing and managing Interoperability Performance Measures: A literature analysis. In: Joint International Conference ICIEOM-CIO-IIIEC 2015, 2015, Aveiro. Proceedings of Joint International Conference ICIEOM-CIO-IIIEC 2015, 2015.

  • CASTRO, A. C. ; CESTARI, J. M. ; LOURES, E. F. R. ; LIMA, E. P. ; SANTOS, E. A. P. . Interoperability Frameworks in Public Administration Domain: Focus on Enterprise Assessment. In: Joint International Conference ICIEOM-CIO-IIIEC 2015, 2015, Aveiro. Proceedings of Joint International Conference ICIEOM-CIO-IIIEC 2015, 2015.

  • NETTO, R. J. K. ; SANTOS, E. A. P. ; LOURES, E. F. R. . Restrições no uso da Informação de Chão de Fabrica na Gestão da Manutenção. In: XI Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, 2015, Goiânia. Proceedings of the XI Brazilian Symposium on Information Systems, 2015.

  • SENECHAL, O. ; TRENTESAUX, D. ; PIRES, S.P. ; LOURES, E. F. R. ; SANTOS, E. A. P. . Sustainable performance: a paradigm inducing new needs of interoperability between maintenance and scheduling activities in manufacturing. In: 5th International Workshop Advanced Cleaner Production, 2015, São Paulo. Proceedings of 5th International Workshop Advanced Cleaner Production, 2015.

  • Cestari, José Marcelo A. P. ; LOURES, E. F. R. ; SANTOS, E. A. P. ; Lezoche, M. . A Research Strategy for Public Administration Interoperability Assessment. In: Industrial and Systems Engineering Research Conference, 2014, Montreal. Proc. of ISERC 2014, 2014.

  • SCHAIDT, S. ; BARDDAL, G. D. ; SANTOS, E. A. P. ; LOURES, E. F. R. ; Cestari, José Marcelo A. P. . Enhancing flexibility in business process management using declarative languages. In: Industrial and Systems Engineering Research Conference, 2014, Montreal. Proc. of ISERC 2014, 2014.

  • SCHAIDT, S. ; BARDDAL, G. D. ; VIEIRA, A. D. ; LOURES, E. F. R. ; SANTOS, E. A. P. . Modelagem de processos baseados em restrições: uma comparação entre abordagens declarativas. In: X Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, 2014, Londrina. Proc. SBSI 2014, 2014.

  • VALLE NETO, A. ; SANTOS, E. A. P. ; LOURES, E. F. R. ; Cestari, José Marcelo A. P. . Framework for applying Process Mining techniques in Software Process Assessments. In: Industrial and Systems Engineering Research Conference, 2014, Montreal. Proc. of ISERC 2014, 2014.

  • Cestari, José Marcelo A. P. ; Lezoche, M. ; LOURES, E. F. R. ; PANETTO, H. ; SANTOS, E. A. P. . A Method for eGovernment concepts Interoperability Assessment. In: 4th International Conference on Information Society and Technology (ICIST 2014), 2014, Kopaonik. Proc. of 4th International Conference on Information Society and Technology (ICIST 2014), 2014.

  • NETTO, R. J. K. ; SANTOS, E. A. P. ; LOURES, E. F. R. ; PIEREZAN, R. . Proposta de abordagem para estimar a condição e curca P-F de equipamentos utilizando fatores do OEE. In: XXI Simpósio Brasileiro de Engenharia de Produção, 2014, Bauru. Anais do XXI SIMPEP 2014, 2014.

  • BATTIROLA FILHO, J. C. ; LOURES, E. F. R. ; SANTOS, E. A. P. . Uma abordagem FMEA integrando Delphi, AHP e BPM. In: XXI Simpósio Brasileiro de Engenharia de Produção, 2014, Bauru. Anais do XXI SIMPEP 2014, 2014.

  • BORDINI, G. ; LOURES, E. F. R. ; SANTOS, E. A. P. . Avaliação da interoperabilidade na qualificação de fornecedores na cadeia de suprimentos automotiva - uma visão conceitual baseada no método AHP. In: XXI Simpósio Brasileiro de Engenharia de Produção, 2014, Bauru. Anais do XXI SIMPEP 2014, 2014.

  • SANTOS, E. A. P. ; DESCHAMPS, F. ; DETRO, S. P. ; VIEIRA, A. D. ; IOSHII, S. . Applying process mining in healthcare process management. In: 2014 International Annual Conference of the American Society for Engineering Management, 2014, Virginia Beach. Proceedings of the 2014 International Annual Conference of the American Society for Engineering Management, 2014.

  • VALLE NETO, A. ; SANTOS, E. A. P. ; LOURES, E. F. R. ; DESCHAMPS, F. . Structure and content of a framework to apply process mining techniques in SCAMPI assessments. In: 2014 International Annual Conference of the American Society for Engineering Management, 2014, Virginia Beach. Proceedings of the 2014 International Annual Conference of the American Society for Engineering Management, 2014.

  • SCHAIDT, S. ; VIEIRA, Agnelo Denis ; LOURES, E. F. R. ; SANTOS, E. A. P. . Processos Baseados em Restrições: Uma Aplicação da Teoria de Controle Supervisório. In: IX Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação - VII Workshop Brasileiro em Gestão de Processos de Negócio, 2013, João Pessoa. IX Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, 2013.

  • DESCHAMPS, F. ; HIGASHI, K.P. ; SILVEIRA, W.G. ; LIMA, E. P. ; SANTOS, E. A. P. . Control and Supervision Function Reference Model and Auditing. In: Industrial and Systems Engineering Research Conference (ISERC 2013), 2013, San Juan. Proceedings of the 2013 Industrial and Systems Engineering Research Conference, 2013.

  • DESCHAMPS, F. ; LIMA, E. P. ; DA COSTA, S.E.G. ; SANTOS, E. A. P. ; VAN AKEN, E. . Development of Enterprise Engineering Guidelines for Enterprise Diagnosis and Design. In: Industrial and Systems Engineering Research Conference (ISERC 2013), 2013, San Juan. Proceedings of the 2013 Industrial and Systems Engineering Research Conference, 2013.

  • BORDINI, G. ; SANTOS, E. A. P. ; LOURES, E. F. R. . Requirements for an Organizational Architecture for Pulp and Paper Industry. In: Industrial and Systems Engineering Research Conference (ISERC 2013), 2013, San Juan. Proceedings of the 2013 Industrial and Systems Engineering Research Conference, 2013.

  • Cestari, J. M. A. P. ; SANTOS, E. A. P. ; LOURES, E. F. R. . An Overview of Enterprise Interoperability Assessment. In: 22nd International Conference on Production Research (ICPR 22), 2013, Foz do Iguaçu. Proceedings of the 22nd International Conference on Production Research (ICPR 22), 2013.

  • PIRES, S.P. ; MARÇAL, R. ; SANTOS, E. A. P. ; LOURES, E. F. R. . Framework for Shutdown Maintenance Management. In: 22nd International Conference on Production Research (ICPR 22), 2013, Foz do Iguaçu. Proceedings of the 22nd International Conference on Production Research (ICPR 22), 2013.

  • SANTOS, E. A. P. ; LOURES, E. F. R. ; KONDO, R. E. ; BRAGA, C. M. P. . Mineração de processos para a identificação de padrões de falhas para a racionalização de alarmes. In: XIX Congresso Brasileiro de Automática, 2012, Campina Grande. Anais do XIX Congresso Brasileiro de Automática, 2012.

  • DESCHAMPS, F. ; LOURES, E. F. R. ; SANTOS, E. A. P. ; LIMA, E. P. . Characterization of process-related models for enterprise engineering. In: XVIII International Conference on Industrial Engineering and Operations Management, 2012, Guimarães. Proc. XVIII International Conference on Industrial Engineering and Operations Management, 2012.

  • SANTOS, E. A. P. ; LOURES, E. F. R. ; KONDO, R. E. . Process Mining for Alarm Rationalization and Fault Patterns Identification. In: 17th IEEE Emerging Technologies and Factory Automation, 2012, Cracóvia. Proc. IEEE Emerging Technologies and Factory Automation, 2012.

  • VALLE NETO, A. ; CESTARI, J. M. ; LIMA, E. P. ; SANTOS, E. A. P. . Quantitative benefits of model-based improvement in a SME unit. In: European System, Software & Service Process Improvement & Innovation (EuroSPI 2012), 2012, Viena. Proc. European System, Software & Service Process Improvement & Innovation, 2012.

  • VALLE NETO, A. ; SANTOS, E. A. P. . Business appraisal, organizational diagnosis or best practice benchmarking?. In: International Conference of Production Research America´s 2012, 2012, Santiago. Proc. International Conference of Production Research America´s 2012, 2012.

  • VALLE NETO, A. ; SANTOS, E. A. P. . Business performance appraisals using best practice benchmarking. In: International Conference on Business Performance Management and Measurement, 2012, Lima. Proc. International Conference on Business Performance Management and Measurement, 2012.

  • SCHAIDT, S. ; LOURES, E. F. R. ; SANTOS, E. A. P. . Gerenciamento de Processos de Negócio Não Estruturados - Implementação baseada em LTL. In: VI Workshop de Gestão de Processos de Negócio, 2012, São Paulo. Pro. VI Workshop de Gestão de Processos de Negócio, 2012.

  • PIECHNICKI, F. ; LOURES, E. F. R. ; SANTOS, E. A. P. . Modelo de aplicação da MCC em sistemas industriais. In: XIX Simpósio de Engenharia de Produção (SIMPEP 2012), 2012, Bauru. Anais XIX Simpósio de Engenharia de Produção, 2012.

  • BUSETTI DE PAULA, Marco Antonio ; LOURES, E. F. R. ; SANTOS, E. A. P. ; Rego, D. C. ; SANTOS, A. A. P. . Process efficiency analisys: An approach applied in manufatuiring industry. In: 21st International Conference on Production Research, 2011, Stuttgart. 21st International Conference on Production Research, 2011.

  • PIEREZAN, R. ; SANTOS, E. A. P. ; LOURES, E. F. R. ; BUSETTI DE PAULA, Marco Antonio ; FERREIRA, L. R. . Machine simulation for operational decision support using colored Petri nets. In: 21st International Conference on Production Research, 2011, Stuttgart. 21st International Conference on Production Research, 2011.

  • FRANCISCO, R. ; SANTOS, E. A. P. ; VIEIRA, Agnelo Denis ; LOURES, E. F. R. ; BUSETTI DE PAULA, Marco Antonio . Modeling Business Rules for Supervisory Control of Process-Aware Information Systems. In: 9th International Conference on Business Process Management - 1st International Workshop on Workflow Security Audit and Certification, 2011, Clermont-Ferrand. 9th International Conference on Business Process Management - 1st International Workshop on Workflow Security Audit and Certification, 2011.

  • FRANCISCO, R. ; SANTOS, E. A. P. ; VIEIRA, Agnelo Denis ; LOURES, E. F. R. ; BUSETTI DE PAULA, Marco Antonio . Controle supervisório no gerenciamento de processos de negócio. In: X Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente (SBAI), 2011, São João del-Rei. Anais do X Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente (SBAI), 2011.

  • FRANCISCO, R. ; SANTOS, E. A. P. ; CUNHA, M. A.V.C. . Monitorando processos com uma arquitetura orientada a serviços: Uma aplicação no processo de gestão da produção. In: The International Conference on Information Resources Management, 2010, Montego Bay. . In: The International Conference on Information Resources Management (Conf-Irm), 2010. v. 1. p. 1-13.

  • PIEREZAN, R. ; DESCHAMPS, F. ; SANTOS, E. A. P. ; LOURES, E. F. R. ; BUSETTI DE PAULA, Marco Antonio . Estudo do impacto do OEE de processos produtivos no mix ótimo de produção. In: XVII SIMPEP, 2010, Bauru. Anais do XVII Simposio de Engenharia de Produção - XVII SIMPEP, 2010.

  • DESCHAMPS, F. ; LOURES, E. F. R. ; SANTOS, E. A. P. ; JUHARZ, W. . Modelagem e simulação de processos de negócio em uma clínica médica. In: XXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2009, Salvador. XXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2009.

  • BUSETTI DE PAULA, Marco Antonio ; LOURES, E. F. R. ; SANTOS, E. A. P. ; SOARES, S. R. . Novo modelo híbrido: Contribuição do business process management e six sigma ao balanced scorecard. In: XXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2009, Salvador. XXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2009.

  • CASTILHO JUNIOR, L. R. ; LOURES, E. F. R. ; SANTOS, E. A. P. . O Detalhamento do Processo de Desenvolvimento de Produto Integrado ao Gerenciamento do Processo de Negócio (BPM). In: XXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2009, Salvador. XXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2009.

  • BUSETTI DE PAULA, Marco Antonio ; DESCHAMPS, F. ; FRANCISCO, R. ; LOURES, E. F. R. ; SANTOS, E. A. P. . Traduzindo a definição de processo em XPDL para modelos em Redes de Petri. In: XXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2009, Salvador. XXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2009.

  • CANTILLO, Jairo ; PAULA, Marco Antônio Busetti de ; LOURES, E. F. R. ; SANTOS, E. A. P. . A Hybrid Control Architecture Applied to Flexible Manufacturing Systems. In: 17th World Congress - IFAC 2008, 2008, Seoul. Proceedings of the 17th World Congress - IFAC 2008, 2008.

  • DIOGO, Ricardo Alexandre ; VICARI, C. A. ; LOURES, E. F. R. ; PAULA, Marco Antônio Busetti de ; SANTOS, E. A. P. . An Implementation Environment for Reconfigurable Manufacturing Systems. In: 17th World Congress - IFAC 2008, 2008, seoul. Proceeding of the 17th World Congress - IFAC 2008, 2008.

  • BASTOS JÚNIOR, Nilson ; LOURES, E. F. R. ; PAULA, Marco Antônio Busetti de ; SANTOS, E. A. P. . Production Process Efficiency Analysis: an approach based on Colored Petri Nets. In: 17th World Congress - IFAC 2008, 2008, Seoul. Proceedings of the 17th World Congress - IFAC 2008, 2008.

  • BALIEIRO, Daniel ; VIEIRA, Agnelo Denis ; PAULA, Marco Antônio Busetti de ; SANTOS, E. A. P. . Application of the Supervisory Control Theory in the Project of a Robot-Centered, Variable Routed System Controller. In: 13th IEEE International Conference on Emerging Technologies and Factory Automation, 2008, Hamburgo. Proceedings of the IEEE ETFA 2008, 2008.

  • DESCHAMPS, F. ; LOURES, E. F. R. ; SANTOS, E. A. P. ; PAULA, Marco Antônio Busetti de . Proposal of an Industrial Information System Model for Automatic Performance Evaluation. In: 13th IEEE International Conference on Emerging Technologies and Factory Automation, 2008, Hamburgo. Proceedings of the 13th IEEE ETFA 2008, 2008.

  • DIOGO, Ricardo Alexandre ; VICARI, C. A. ; LOURES, E. F. R. ; PAULA, Marco Antônio Busetti de ; SANTOS, E. A. P. . Um Ambiente Computacional de Suporte a Implementacao de Controladores para Sistemas de Manufatura. In: XVII Congresso Brasileiro de Automatiza, 2008, Juiz de Fora. Anais do XVII CBA 2008, 2008.

  • BALIEIRO, Daniel ; VIEIRA, Agnelo Denis ; PAULA, Marco Antônio Busetti de ; SANTOS, E. A. P. . Aplicacao da Teoria de Controle Supervisorio no Projeto de um Controlador de um Sistema de Rota Variavel Centrado em Robo. In: XVII Congresso Brasileiro de Automatica, 2008, Juiz de Fora. Anais do XVII CBA 2008, 2008.

  • SANTOS, E. A. P. ; LOURES, E. F. R. ; DESCHAMPS, F. ; PAULA, Marco Antônio Busetti de . Proposal of a model for a factory information system for automatic performance evaluation. In: XVIII Congresso Brasileiro de Automatica, 2008, Juiz de Fora. Anais do XVII CBA 2008, 2008.

  • FRANCISCO, R. ; CASTILHO JUNIOR, L. R. ; LOURES, E. F. R. ; SANTOS, E. A. P. . Uso das notações EPC e BPMN na modelagem de um sistema de gerenciamento de anomalias. In: XV Simposio de Engenharia de Producao - XV Simpep, 2008, Bauru. Anais do Simposio de Engenharia de Producao, 2008.

  • BALIEIRO, Daniel ; VIEIRA, Agnelo Denis ; PAULA, Marco Antônio Busetti de ; SANTOS, E. A. P. . Application of the Supervisory Control Theory to Automated Systems of Multi-Product Manufacturing. In: 12th IEEEConference on Emerging technologies and Factory Automation, 2007, Patras. Proceedings of the 12th IEEEConference on Emerging technologies and Factory Automation, 2007.

  • BALIEIRO, Daniel ; VIEIRA, Agnelo Denis ; PAULA, Marco Antônio Busetti de ; SANTOS, E. A. P. . Aplicação da Teoria de Controle Supervisório em Sistemas Automatizados de Manufatura Multi Produtos. In: VIII Simpósio Brasileiro de Automacão Inteligente, 2007, Florianópolis. Proceedings of VIII SBAI 2007 - Simpósio, 2007.

  • CANTILLO, Jairo ; LOURES, E. F. R. ; PAULA, Marco Antônio Busetti de ; SANTOS, E. A. P. . Uma Abordagem Hibrida para o Controle de Sistemas de Manufatura baseada na Teoria de Controle Supervisorio e nas Redes de Petri Coloridas. In: VIII Simposio Brasileiro de Automação Inteligente, 2007, Florianópolis. Proceedings of VIII SBAI 2007 - Simpósio, 2007.

  • CANTILLO, Jairo ; LOURES, E. F. R. ; PAULA, Marco Antônio Busetti de ; SANTOS, E. A. P. . A hybrid approach for a Flexible Manufacturing System based on Supervisory Control Theory and Colored Petri Nets. In: 19th International Conference on Production Research, 2007, Valparaiso. Proceedings of 19th International Conference on Production Research, 2007.

  • MULLER, Marcos ; LOURES, E. F. R. ; SANTOS, E. A. P. ; PAULA, Marco Antônio Busetti de . Gestão de Controle Acadêmico: mapeamento do conhecimento e modelagem através de Redes de Petri. In: XXXV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - Cobenge, 2007, Curitiba. Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2007.

  • SANTOS, E. A. P. ; PAULA, Marco Antônio Busetti de ; VIEIRA, Agnelo Denis . Control Synthesis and Implementation for an Integrated Manufacturing System Based on Supervisory Control Theory. In: IEEE International Conference on Control Applications, 2006, Munique. Proceedings of the 2006 IEEE International Conference on Control Applications, 2006.

  • SANTOS, E. A. P. ; VIEIRA, Agnelo Denis ; PAULA, Marco Antônio Busetti de . Controle de um Sistema Integrado de Manufatura Baseado na Teoria de Controle Supervisório. In: XVI Congresso Brasileiro de Automática, 2006, Salvador. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Automática, 2006.

  • Fonseca, J. C. ; TITZE, E. ; PAULA, Marco Antônio Busetti de ; SANTOS, E. A. P. . Ambiente computacional para o suporte a implantação de sistemas automatizados de manufatura. In: ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2006, Fortaleza. Anais do ENEGEP 2006 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2006.

  • LOURES, E. F. R. ; SANTOS, E. A. P. ; PAULA, Marco Antônio Busetti de . Maintenance integration in a modular supervision framework based on Petri net with objects. Application to a robot-driven flexible cell.. In: IEEE International Conference on Information Reuse and Integration, 2006, Havai. Proceedings of The 2006 IEEE International Conference on Information Reuse and Integration IEEE IRI 2006: Heuristic Systems Engineering, 2006.

  • LOURES, E. F. R. ; SANTOS, E. A. P. ; PAULA, Marco Antônio Busetti de . Maintenance integration in a modular supervision framework based on Petri net with objects. In: XII International Conference on Industrial Engineering and Operations Management, 2006, Fortaleza. Proceedings of The XII International Conference on Industrial Engineering and Operations Management, 2006.

  • COSTA, Gilvan de Oliveira ; SANTOS, E. A. P. ; PAULA, Marco Antônio Busetti de . Cost based implementation of modular supervisory control theory. In: 16th IFAC World Congress, 2005, Praga. 16th IFAC World Congress, 2005.

  • SILVEIRA, Marcos Renato da ; COMBACAU, Michel ; SANTOS, E. A. P. . Redudant information analysis in a decomposed petri net model. In: International Conference on Computational Intelligence for Modelling Control and Automation, 2005, Viena. Proceedings International Conference on Computational Intelligence for Modelling, Control & Automation, 2005. v. II. p. 753-758.

  • SANTOS, E. A. P. ; PAULA, Marco Antônio Busetti de ; SILVEIRA, Marcos Renato da . Reutilization of control software modules in design of automated manufacturing systems. In: 7th IFAC Symposium on Cost Oriented Automation, 2004, Ottawa. PREPRINTS - IFAC - 7 th Symposium on Cost Oriented Automation, 2004.

  • SANTOS, E. A. P. ; PAULA, Marco Antônio Busetti de ; SILVEIRA, Marcos Renato da . An approach to the development cycle of automated manufacturing system. In: 7th IFAC Symposium on Cost Oriented Automation, 2004, Ottawa. 7th IFAC Symposium on Cost Oriented Automation, 2004.

  • SANTOS, E. A. P. ; PAULA, Marco Antônio Busetti de ; SILVEIRA, Marcos Renato da . A methodology for modeling the control of a mechatronic manufacturing cell. In: 9th Mechatronics Forum International Conference 2004, 2004, Ankara. Proceedings of 9th Mechatronics Forum International Conference, 2004.

  • COSTA, Gilvan de Oliveira ; TORTELLI, Brunno ; SANTOS, E. A. P. ; PAULA, Marco Antônio Busetti de . Design and Implementation of a Low Cost Control System for a Manufacturing Cell. In: IEEE Conference on Robotics, Automation and Mechatronics, 2004, Singapura. Proceedings of IEEE Conference on Robotics, Automation and Mechatronics, 2004.

  • SANTOS, E. A. P. ; CURY, José Eduardo Ribeiro ; NEGRI, Victor Juliano de . Projeto de uma Base de Especificações Operacionais para Sistemas Automatizados de Manufatura. In: XV Congresso Brasileiro de Automática, 2004, Gramado. Anais do XV Congresso Brasileiro de Automática, 2004.

  • SANTOS, E. A. P. ; PAULA, Marco Antônio Busetti de . Modeling the Control of a Discrete Event Manufacturing Cell. In: Conference on Management and Control of Production and Logistics, 2004, Santiago. Proceedings of the Third Conference on Management and Control of Production and Logistics, 2004.

  • SANTOS, E. A. P. ; PAULA, Marco Antônio Busetti de . An integrated design methodolgy for automated mananufacturing systems. In: Conference on Management and Control of Production and Logistics, 2004, Santiago. Proceedings of the Third Conference on Management and Controle of Production and Logistics, 2004.

  • COSTA, Gilvan de Oliveira ; PAULA, Marco Antônio Busetti de ; SANTOS, E. A. P. . VIEnCod - Uma plataforma computacional para a otimização do ciclo de desenvolvimento de sistemas automatizados de manufatura. In: X SIMPEP, 2004, Bauru. Anais do X Símposio Brasilerio de Engenharia de Produção, 2004.

  • PEDRON, Giovanni ; OLIVEIRA, Gustavo H C ; SANTOS, E. A. P. . Modeling and Analysis of Servo-Hydraulic Positioning Mechanisms In: Conferência Internacional de Aplicações Industriais. In: INDUSCON, 2004, Joinville. Anais da VI Conferência Internacional de Aplicações Industriais., 2004.

  • SANTOS, E. A. P. ; CURY, José Eduardo Ribeiro ; NEGRI, Victor Juliano de . Modelagem das especificações operacionais de sistemas de manipulação e montagem automatizados. In: Símposio Brasileiro de Automação Inteligente, 2003, Bauru. 6 Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente, 2003. v. 1. p. 144-149.

  • SANTOS, E. A. P. ; CURY, José Eduardo Ribeiro ; NEGRI, Victor Juliano de . Mechatronic design and supervisory control theory for fluid power applications. In: International Conference on Fluid Power Transmission and Control, 2001, Hanghzou. Proceedings of the 5th Intenational Conference on Fluid Power Transmission and Control, 2001. p. 333-337.

  • SANTOS, E. A. P. ; NEGRI, Victor Juliano de ; CURY, José Eduardo Ribeiro . A computational model for supporting conceptual design of automatic systems. In: International Conference on Engineering Design, 2001, Glasgow. Proceedings of 13th International Conference on Engineering Design, 2001. v. 1. p. 517-524.

  • QUEIROZ, Max Hering de ; SANTOS, E. A. P. ; CURY, José Eduardo Ribeiro . Síntese Modular do Controle Supervisório em Diagrama Escada para uma Célula de Manufatura. In: Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente, 2001, Canela. Anais do V Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente, 2001.

  • Bollmann ; SANTOS, E. A. P. . Análise teórico experimental de um posicionador pneumático. In: VII Congresso nacional de inginieria mecanica, 1996, Valdivia. Anais do VII Congresso nacional de inginieria mecanica, 1996. p. 45-48.

  • Bollmann ; SANTOS, E. A. P. . Análise de um servoposicionador com cilindro sem haste. In: IV SAET / 9 SIBRAT / PFM 96, 1996, Rio de Janeiro. Coteq 96 - Conferência sobre tecnologia de equipamentos, 1996.

  • VALLE NETO, A. ; SANTOS, E. A. P. ; LOURES, E. F. R. . Applying Process Mining Techniques in Software Process Appraisals. Information and Software Technology , 2017.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

RUSCHEL, E. ; SANTOS, E. A. P. . Ferramenta computacional para monitoramento de equipamentos e visualização de falhas e tendências. 2018.

RUSCHEL, E. ; SANTOS, E. A. P. ; LOURES, E. F. R. . Ferramenta para especificação de intervalos entre paradas para manutenção. 2017.

Cestari, J. M. A. P. ; LOURES, E. F. R. ; SANTOS, E. A. P. . AMBIENTE WEB PARA AVALIAÇÃO DE INTEROPERABILIDADE ORGANIZACIONAL. 2015.

BATTIROLA FILHO, J. C. ; LOURES, E. F. R. ; SANTOS, E. A. P. . AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO FMEA VIA PLATAFORMA BPMS. 2015.

NETTO, R. J. K. ; SANTOS, E. A. P. ; LOURES, E. F. R. . PLATAFORMA DE APOIO A TOMADA DE DECISÃO EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL.. 2015.

SANTOS, E. A. P. ; FRANCISCO, R. . Supervisory control service - Plug-in for Process Mining Framework. 2010.

NETTO, R. J. K. ; SANTOS, E. A. P. . Sistema de aquisição de dados com interface homem-máquina e protocolo de comunicação wi-fi. 2012.

DESCHAMPS, F. ; SANTOS, E. A. P. ; PAULA, Marco Antônio Busetti de ; LOURES, E. F. R. ; PIEREZAN, R. ; ALBUQUERQUE, J. J. N. ; GELASKO, A. . SISTEMA ELETRONICO DE AQUISICAO E GERENCIAMENTO DAS INFORMACOES DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS. 2009.

RIZ, G. ; SANTOS, E. A. P. ; LOURES, E. F. R. . Procedimento para avaliação da interoperabilidade organizacional na área da saúde. 2017.

RUSCHEL, E. ; SANTOS, E. A. P. ; LOURES, E. F. R. . Processo para especificação de intervalos entre paradas de manutenção. 2017.

DETRO, S. P. ; SANTOS, E. A. P. ; LOURES, E. F. R. . Procedimento para suporte a tomada de decisão no tratamento de pacientes com AVC. 2017.

NETTO, R. J. K. ; SANTOS, E. A. P. ; LOURES, E. F. R. . Processo para diagnóstico de falhas de equipamentos industriais. 2015.

Valle, A. M. ; SANTOS, E. A. P. ; LOURES, E. F. R. . Ferramenta para avaliação de processos de software utilizando mineração de processos. 2015.

SANTOS, E. A. P. ; PECORA JUNIOR, J. E. . Relatório de simulação do atendimento de pacientes nos ambulatórios do Hospital Cajuru (Ortopedia). 2015.

SANTOS, E. A. P. ; LOURES, E. F. R. . Relatório técnico - Modelagem do processo de atendimento de pacientes da Quimioterapia no Hospital Erasto Gaertner. 2015.

DESCHAMPS, F. ; SANTOS, E. A. P. . Relatório técnico - Modelagem do processo de atendimento do Hospital Cajuru. 2014.

DESCHAMPS, F. ; SANTOS, E. A. P. . Relatório técnico - Modelagem do processo de atendimento do Hospital Santa Casa de Misericórdia. 2014.

SANTOS, E. A. P. ; FRANCISCO, R. ; PESIC, M. ; AALST, W. V. D. . Supervisory Control Service - A control approach supporting flexible processes. 2010.

SANTOS, E. A. P. ; Rego, D. C. . Estudo do OEE em uma indústria de embalagens. 2010.

SANTOS, E. A. P. ; CIESLAK, W. J. . Avaliação do fluxo de trabalho nas equipes de manutenção em uma empresa da linha branca. 2010.

SANTOS, E. A. P. . Third International Conference on Production Research - Americas' Region 2006 (ICPR-AM06). 2006.

SANTOS, E. A. P. . Revista Controle & Automação. 2005.

SANTOS, E. A. P. . VI Conferência Internacional de Aplicações Industriais. 2004.

KULKA, M. R. ; BUSETTI DE PAULA, Marco Antonio ; SANTOS, E. A. P. . RELATORIO DE PESQUISA DA APLICAÇÃO DOS CONCEITOS LEAN EM UM SISTEMA HÍBRIDO DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO (MRPII/JIT). 2009. (Relatório de pesquisa).

PASSOS, Alexandre dos ; SANTOS, E. A. P. . MODELAGEM E ANÁLISE DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE UTILIZANDO REDES DE PETRI. 2009. (Relatório de pesquisa).

SANTOS, E. A. P. . Controladores Lógicos Programáveis Especialização em Mecatrônica Industrial Turma 4. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SANTOS, E. A. P. . Controladores Lógico Programáveis Especialização em Mecatrônica Industrial Turma 3. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SANTOS, E. A. P. ; PAULA, Marco Antônio Busetti de . Especialização em Mecatrônica Industrial Turma 3. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SANTOS, E. A. P. ; PAULA, Marco Antônio Busetti de . Especialização em Mecatrônica Industrial Turma 4. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SANTOS, E. A. P. ; PAULA, Marco Antônio Busetti de . Sistemas Industriais Especialização em Engenharia de Produção. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SANTOS, E. A. P. ; PAULA, Marco Antônio Busetti de . Especialização em Mecatrônica Industrial Turma 1. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SANTOS, E. A. P. ; PAULA, Marco Antônio Busetti de . Especialização em Mecatrônica Industrial Turma 2. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SANTOS, E. A. P. . Modelagem e Controle de Sistemas a Eventos Discretos Especialização em Mecatrônica Industrial Turma 1. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SANTOS, E. A. P. . Especialização em Engenharia, Projeto e Manufatura Assistidos por Computador. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Modelo de maturidade para avaliação da cadeia de suprimentos com enfoque em segmentação, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eduardo Alves Portela Santos - Coordenador / Silvana Pereira Detro - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Proposição e desenvolvimento de um framework para a melhoria de processos da Renault do Brasil, Descrição: O presente projeto de pesquisa envolve o estudo, desenvolvimento e aplicação de técnicas para o uso de informações oriundas das diversas bases de dados da empresa com o intuito de extrair conhecimento para análise, diagnóstico e proposição de melhorias dos diversos processos operacionais e corporativos da Renault do Brasil. O objetivo geral do presente projeto é conceber um framework que incorpore técnicas, ferramentas, modelos de mineração de dados e de processos (engenharia de dados e analytics) visando a análise, diagnóstico e proposição de melhorias dos diversos processos de negócio na empresa Renault do Brasil. Espera-se como resultado que esse sistema suporte os gestores da planta na tomada de decisão em relação ao melhor desempenho da planta industrial bem como dos processos de negócio corporativos. Este objetivo geral pode ser melhor entendido na perspectiva de: 1) Sistematização de um processo para o diagnóstico, análise e reprojeto dos processos de negócio da Renault do Brasil e de seus fornecedores. 2) Modelagem, avaliação e proposição de melhorias dos sistemas e processos de negócio da Renault do Brasil e seus forn cedores localizados na região metropolitana de Curitiba. 3) Projetos de sistemas de aquisição e tratamento de dados de processos de chão-de-fábrica 4) Desenvolver uma estratégia de monitoramento e diagnóstico de padrões significativos nos dados a fim de quantificar o desempenho do processo e auxiliar a tomada de decisão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Alves Portela Santos - Coordenador / Eduardo de Freitas Rocha Loures - Integrante / Fernando Deschamps - Integrante / Edson Pinheiro de Lima - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Gestão e Organização por Processos - aplicação em Healthcare, Descrição: Os gestores da área da saúde enfrentam o desafio de reduzir custos no tratamento de pacientes oferecendo qualidade no atendimento, melhorando a utilização de recursos médicos e procurando maneiras de otimizar os processos envolvidos. Para tanto, estas organizações estão adotando a gestão por processos para melhorar o desempenho organizacional. O objetivo geral do presente projeto é conceber uma sistemática de modelagem e configuração de processos hospitalares que incorpore aspectos de flexibilidade no tratamento e gerenciamento dos pacientes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . , Integrantes: Eduardo Alves Portela Santos - Coordenador / Eduardo de Freitas Rocha Loures - Integrante / José Eduardo Pécora Junior - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Enterprise Interoperability Assessment - EIA, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Eduardo de Freitas Rocha Loures em 10/03/2016., Descrição: Desenvolvimento de modelos e ferramentas de avaliação de Interoperabilidade em organizações. O projeto de pesquisa foca atualmente os seguintes domínios de aplicação: a cadeia de suprimentos do setor automotivo, o setor de administração pública, e a área de saúde (Healthcare). Conta com a colaboração do Centre de Recherche d'Automatique de Nancy, CRAN/CNRS, Nancy, França.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eduardo Alves Portela Santos - Integrante / Eduardo de Freitas Rocha Loures - Coordenador / Fernando Deschamps - Integrante / Hervé Panetto - Integrante / Lezoche, Mario - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Modelos declarativos para a modelagem e concepção de processos, Descrição: Existem casos em que modelos de processo utilizando notações derivadas das Redes de Petri, como WF-Net, BPMN, EPC e YAWL não representam adequadamente os processos reais. Existem situações, por exemplo, em que a sequência de atividades a ser realizada só pode ser definida no tempo de execução, como é um caso frequente na área de saúde, ou no caso de gestão de projetos, em que existem atividades com pré-requisitos para sua execução e outras atividades com menos pré-requisitos. Uma das soluções para estes caso é a utilização de modelagens com a abordagem declarativa, que define de forma implícita o fluxo de atividades do processo através de restrições e regras.O presente projeto tem por objetivo investigar modelos declarativos para a modelagem de processos de negócio.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Eduardo Alves Portela Santos - Coordenador / Agnelo Denis Vieira - Integrante / Eduardo de Freitas Rocha Loures - Integrante / Fernando Deschamps - Integrante.

  • 2010 - Atual

    Mineração de processos para a análise e diagnóstico de processos de negócio., Descrição: Atualmente muitas organizações contêm algum sistema de informação para suportar a execução dos seus diversos processos de negócio. Alguns exemplos são os Sistemas Corporativos de Planejamento de Recursos (ERP), como o SAP/R3; os Workflow Management Systems (WFMSs), como Staffware e Peoplesoft; os sistemas Case Handling (CH), como Flower; os sistemas de Customer Relationship Management (CRM), como os sistemas CRM da Oracle, SAP ou Salesforce.com; sistemas de suporte ao projeto de produto ou sistemas desenvolvidos inhouse. Pode-se citar ainda os Sistemas de Informação de Chão-de-Fábrica (FIS), utilizados para monitorar, gerenciar e controlar operações de manufatura. Esses sistemas de informação normalmente suportam alguma funcionalidade para registrar em um log (arquivo, um registro em um banco de dados etc) os eventos que estão ocorrendo durante a execução dos processos associados.Nesse contexto, uma técnica que vem se consolidando na academia e na industria nos últimos anos é mineração de processos. De maneira geral essa técnica engloba uma série de algoritmos de descoberta de informações relevantes sobre o processo executado. O objetivo do projeto é conceber técnicas, métodos e ferramentas baseadas na mineração de processos para a análise de processos de negócio.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Eduardo Alves Portela Santos - Coordenador / Eduardo de Freitas Rocha Loures - Integrante / Fernando Deschamps - Integrante., Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Remuneração.Número de orientações: 1

  • 2010 - Atual

    Sistemas de Informação de Chão de Fábrica para o suporte a tomada de decisão na manutenção, Descrição: O projeto visa conceber sistemas de informação que suportem o gestor da manutenção na tomada de decisão em relação a paradas de equipamentos, tipos de manutenção, reposição de peças em estoque, dentre outras. O projeto utiliza técnicas de mineração de processos, mineração de dados, modelos de previsão, indicadores de desempenho, dente outros, como base de conhecimento para a concepção de sistemas de informação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eduardo Alves Portela Santos - Coordenador.

  • 2008 - 2013

    Rede de Cooperação Acadêmica em Sistemas a Eventos Discretos, Sistemas Híbridos e Controle Robusto, Descrição: O principal objetivo deste projeto é constituir uma rede de cooperação nas áreas de sistemas a eventos discretos, sistemas híbridos e controle robusto, fortalecendo as relações existentes entre os quatro programas de pós-graduação, através do desenvolvimento conjunto de pesquisas, seminários e orientações de dissertações e teses, com vistas à consolidação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica do IME (nível 3 na CAPES) e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas da PUCPR (nível 3 na CAPES). Pretende-se também promover a integração dessas três áreas correlatas de modo a estimular a abordagem de novos tópicos de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas da UFSC (nível 5 na CAPES) e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFMG (nível 6 na CAPES).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eduardo Alves Portela Santos - Integrante / José Eduardo Ribeiro Cury - Coordenador / Max Hering de Queiroz - Integrante / Agnelo Denis Vieira - Integrante / Eduardo de Freitas Rocha Loures - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2015

    Concepção de uma metodologia para o desenvolvimento de sistemas automatizados e integrados de manufatura, Descrição: Concepção de uma metodologia que englobe o ciclo de desenvolvimento - modelagem, síntese e implementação - de sistemas automatizados e integrados de manufatura.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Eduardo Alves Portela Santos - Coordenador / Agnelo Denis Vieira - Integrante., Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Remuneração., Número de produções C, T & A: 6

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2010 - Atual

    Sistema de informação de chão de fábrica: técnicas e ferramentas para auxílio a gestão da manutenção, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Alves Portela Santos - Coordenador / Rodrigo Pierezan - Integrante / Rolando Jacyr Kurscheidt Netto - Integrante / Ricardo Massao Kagami Zanotto - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 6

  • 2010 - Atual

    Sistema de informação de chão de fábrica: técnicas e ferramentas para auxílio a gestão da manutenção, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Alves Portela Santos - Coordenador / Rodrigo Pierezan - Integrante / Rolando Jacyr Kurscheidt Netto - Integrante / Ricardo Massao Kagami Zanotto - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 6

  • 2010 - Atual

    Sistema de informação de chão de fábrica: técnicas e ferramentas para auxílio a gestão da manutenção, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Alves Portela Santos - Coordenador / Rodrigo Pierezan - Integrante / Rolando Jacyr Kurscheidt Netto - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 6

  • 2010 - Atual

    Sistema de informação de chão de fábrica: técnicas e ferramentas para auxílio a gestão da manutenção, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Alves Portela Santos - Coordenador / Rodrigo Pierezan - Integrante / Rolando Jacyr Kurscheidt Netto - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 6

  • 2010 - Atual

    Sistema de informação de chão de fábrica: técnicas e ferramentas para auxílio a gestão da manutenção, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Alves Portela Santos - Coordenador / Rodrigo Pierezan - Integrante / Rolando Jacyr Kurscheidt Netto - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 6

  • 2010 - Atual

    Sistema de informação de chão de fábrica: técnicas e ferramentas para auxílio a gestão da manutenção, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Alves Portela Santos - Coordenador / Rodrigo Pierezan - Integrante / Rolando Jacyr Kurscheidt Netto - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 6

  • 2010 - Atual

    Sistema de informação de chão de fábrica: técnicas e ferramentas para auxílio a gestão da manutenção, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Alves Portela Santos - Coordenador / Rodrigo Pierezan - Integrante / Rolando Jacyr Kurscheidt Netto - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 6

  • 2010 - Atual

    Sistema de informação de chão de fábrica: técnicas e ferramentas para auxílio a gestão da manutenção, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Alves Portela Santos - Coordenador / Rodrigo Pierezan - Integrante / Rolando Jacyr Kurscheidt Netto - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 6

  • 2010 - Atual

    Sistema de informação de chão de fábrica: técnicas e ferramentas para auxílio a gestão da manutenção, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Alves Portela Santos - Coordenador / Rodrigo Pierezan - Integrante / Rolando Jacyr Kurscheidt Netto - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 6

  • 2010 - Atual

    Sistema de informação de chão de fábrica: técnicas e ferramentas para auxílio a gestão da manutenção, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Alves Portela Santos - Coordenador / Rodrigo Pierezan - Integrante / Rolando Jacyr Kurscheidt Netto - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 6

  • 2010 - Atual

    Sistema de informação de chão de fábrica: técnicas e ferramentas para auxílio a gestão da manutenção, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Alves Portela Santos - Coordenador / Rodrigo Pierezan - Integrante / Rolando Jacyr Kurscheidt Netto - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 6

  • 2018 - Atual

    Sistema de Informação para o suporte a gestão da manutenção, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Eduardo Alves Portela Santos - Coordenador / Alex Meincheim - Integrante / Cleiton Garcia - Integrante.Financiador(es): SMART PROCESS - Cooperação.

  • 2018 - Atual

    Proposta de programa para o estudo, desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias para o aprimoramento de processos com ênfase na melhoria da qualidade final dos produtos e aumento da eficiência produtiva da Renault do Brasil, Projeto certificado pela empresa Renault do Brasil S/A em 14/09/2018., Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Alves Portela Santos - Integrante / Eduardo de Freitas Rocha Loures - Integrante / Fernando Deschamps - Coordenador / CANCIGLIERI, OSIRIS - Integrante / Edson Pinheiro de Lima - Integrante / Marcelo Rudek - Integrante / Anderson Luis Szejka - Integrante / Ubiratã Tortato - Integrante / Altair Olivo Santin - Integrante / Carlos Silla - Integrante / Renê Bergel - Integrante / Roberto Zanetti Freire - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Proposição de um programa de melhoria dos processos e base tecnológica da Renault do Brasil com base nos conceitos e requisitos da Indústria 4.0., Projeto certificado pela empresa Renault do Brasil S/A em 16/09/2018., Descrição: Com o aumento constante das exigências dos consumidores, as empresas desenvolvedoras de produtos, para continuarem competitivas no mercado, precisam constantemente se atualizarem tecnologicamente na busca por desenvolvimento sustentável de seus produtos com maior qualidade, menores custos e redução significativa do tempo de lançamento no mercado. Isso só é possível se estas empresas possuírem: i) um sistema integrado de desenvolvimento de produtos orquestrando toda a sua gestão de projetos e melhorias de produto e processo; ii) infraestrutura tecnológica capaz de suportar todo o fluxo informacional através dos diferentes times de desenvolvimento e heterogêneos sistemas de informação, sob uma perspectiva distribuída desta informação gerada desde o nível de chão de fábrica e consumida pelas diferentes camadas e funções da gestão corporativa. Estas exigências caracterizam, portanto, uma maior densidade e heterogeneidade de informação que deverá produzir conhecimento para suporte inteligente, através de coordenação mais colaborativa de processos, das diferentes dimensões decisionais da organização ao logo de todo o ciclo de desenvolvimento de produto. O maior sincronismo entre o fluxo físico de produção e fluxos informacionais inferem, juntamente com o emprego de inteligência computacional, maior reatividade aos sistemas de operação e gestão frente a verificação preditiva do afastamento de condições ótimas de desempenho. A Indústria 4.0 refere-se aos avanços tecnológicos recentes onde a internet e tecnologias de suporte servem como backbone para integração de objetos físicos, atores humanos, máquinas inteligentes, linhas de produção e processos além das fronteiras organizacionais para formação de uma nova cadeia de valor ágil, inteligente e em rede. O parque industrial, em específico o setor automotivo, manifesta um esforço atual muito expressivo para identificação de oportunidades e organização das dimensões abordadas pela Indústria 4.0 e seu impacto na melhoria do desempenho de seus processos e programas (lean manufacturing, sustentabilidade, TPM, RCM, etc.). Modelos de operação ágil (descentralização, modularização, flexibilidade), processos, governança, estrutura digital (capacidade, segurança, escalabilidade, confiabilidade) são orientações estratégicas que norteiam a as chamadas ações inteligentes (smart), drivers de crescimento e eficiência, tais como: Smart Factory, Smart Product, Smart Services, Smart Innovation, Smart Supply Chain. Para suporte a estas dimensões, sob as demandas de integração (vertical e horizontal) e interoperabilidade, configuram-se os habilitadores tecnológicos: cloud computing, analytics (big data), machine learning, M2M (Machine to Machine), impressão 3D (manufatura aditiva), robótica (colaborativa), dispositivos móveis, plataformas IoT, sensores inteligentes, realidade aumentada/virtual, dentre outros. O presente projeto visa, à luz das necessidades formalizadas através do edital CP 02/2017 da Fundação Araucária/Renault do Brasil, a busca de oportunidades de melhoria e inovação em seus diferentes programas e processos estreitamente ligados à avaliação de sua base tecnológica orientada pelos requisitos da Indústria 4.0 nas diferentes dimensões descritas. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Alves Portela Santos - Integrante / Eduardo de Freitas Rocha Loures - Coordenador / Fernando Deschamps - Integrante / Rodrigo Pierezan - Integrante / Edson Pinheiro de Lima - Integrante / SÉRGIO EDUARDO GOUVEA DA COSTA - Integrante / Osiris Canciglieri - Integrante / Marcelo Rudek - Integrante / Anderson Luis Szejka - Integrante / Ubiratã Tortato - Integrante / Altair Olivo Santin - Integrante / Carlos Silla - Integrante.Financiador(es): Renault do Brasil S/A - Bolsa / Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2017 - Atual

    Project Management Analytics: exploração de técnicas de mineração de dados e processos para a análise de dados históricos de projetos, Projeto certificado pela empresa Volvo do Brasil Veiculos em 14/09/2018., Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Alves Portela Santos - Integrante / Fernando Deschamps - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2017 - Atual

    Desenvolvimento de Dimensões de Análise (Analytics) e Decisionais no Gerenciamento de Ativos e Manutenção na Plataforma Manusis 4.0, Projeto certificado pela empresa WERT SOLUTIONS LTDA - EPP em 16/09/2018., Descrição: O presente projeto amplia o escopo e objetivos do projeto "Otimização no Gerenciamento de Ativos e Gerenciamento da Manutenção na Indústria 4.0" para dimensões de decisão e aprendizado, incorporando mais inteligência e reatividade aos recursos da plataforma Manusis 4.0.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2017 - Atual

    Projeto de desenvolvimento de aplicações de monitoramento integradas envolvendo hardware customizável e plataforma de software de supervisão em nuvem, Projeto certificado pela empresa Ingênio Consultoria em Tecnologia e Organização em 14/09/2018., Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2017 - Atual

    Otimização no Gerenciamento de Ativos e Gerenciamento da Manutenção na Indústria 4.0, Projeto certificado pela empresa WERT SOLUTIONS LTDA - EPP em 16/09/2018., Descrição: Os sistemas de produção atualmente são submetidos a altos níveis de desempenho, devendo satisfazer elevados critérios de qualidade que se repercutem nos níveis de controle e operação do sistema. O foco é muito voltado à flexibilidade do sistema de controle do processo de fabricação frente à demanda de produção, mas pouco à questão de previsão e reatividade do sistema a condições anormais de funcionamento ou falhas. O problema de reação em face a situações de anormalidade é uma problemática e tema continuamente investigados pela comunidade científica, apresentando um interesse contínuo muito grande do segmento industrial muito aquecido sob a demanda da Indústria 4.0. Neste cenário, o papel da função manutenção e sistemas de gerenciamento de informação associados ganham renovado destaque. Sob estas perspectivas que o presente projeto encontra motivação e relevância - na incorporação de inteligência aos mecanismos decisionais ligados às funções integradas de monitoramento e manutenção, visando à melhora dos indicadores relacionados à disponibilidade, confiabilidade, mantenabilidade e segurança, assim como a otimização dos processos de gestão da manutenção. Neste sentido, os sistemas de gerenciamento de manutenção (CMMS) e de ativos (EAM) podem apresentar um papel importante, sincronizando com a operação a aplicação de ações corretivas, detectivas, preventivas e preditivas. No atendimento de tais dimensões, vislumbra-se o aprimoramento da verificação antecipatória de condições inadequadas de operação, no aumento de reatividade do sistema de produção a condições degenerativas de operação, otimização no tempo de retomada de uma planta frente a uma parada não programada devido a uma falha, dentre outras. Este direcionamento apresenta uma implicação muito forte na gestão coordenada da manutenção com a operação, ampliando a visão e planos de melhoria aos indicadores de produção. Destaca-se neste domínio o indicador OEE, com ampla aceitação industrial, ampliando a visão de disponibilidade à avaliação de desempenho operacional e qualidade. Este cenário científico e industrial configura grande motivação no desenvolvimento das perspectivas de PI&D junto à empresa WERT Solutions.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Eduardo Alves Portela Santos - Integrante / Eduardo de Freitas Rocha Loures - Coordenador / Fernando Deschamps - Integrante.Financiador(es): WERT SOLUTIONS LTDA - Cooperação.

  • 2016 - 2017

    Proposição e desenvolvimento de um framework para a melhoria de processos da Renault do Brasil, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2010 - Atual

    Sistema de informação de chão de fábrica: técnicas e ferramentas para auxílio a gestão da manutenção, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Alves Portela Santos - Coordenador / Rodrigo Pierezan - Integrante / Rolando Jacyr Kurscheidt Netto - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 6

  • 2018 - Atual

    Proposta de programa para o estudo, desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias para o aprimoramento de processos com ênfase na melhoria da qualidade final dos produtos e aumento da eficiência produtiva da Renault do Brasil, Projeto certificado pela empresa Renault do Brasil S/A em 14/09/2018., Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Alves Portela Santos - Integrante / Eduardo de Freitas Rocha Loures - Integrante / Fernando Deschamps - Coordenador / CANCIGLIERI, OSIRIS - Integrante / Edson Pinheiro de Lima - Integrante / Marcelo Rudek - Integrante / Anderson Luis Szejka - Integrante / Ubiratã Tortato - Integrante / Altair Olivo Santin - Integrante / Carlos Silla - Integrante / Renê Bergel - Integrante / Roberto Zanetti Freire - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Sistema de Informação para o suporte a gestão da manutenção, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Eduardo Alves Portela Santos - Coordenador / Alex Meincheim - Integrante / Cleiton Garcia - Integrante., Financiador(es): SMART PROCESS - Cooperação.

  • 2017 - Atual

    Projeto de desenvolvimento de aplicações de monitoramento integradas envolvendo hardware customizável e plataforma de software de supervisão em nuvem, Projeto certificado pela empresa Ingênio Consultoria em Tecnologia e Organização em 14/09/2018., Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Eduardo Alves Portela Santos - Coordenador / Eduardo de Freitas Rocha Loures - Integrante / Fernando Deschamps - Integrante., Financiador(es): Ingênio Consultoria em Tecnologia e Organização - Outra.

  • 2017 - Atual

    Desenvolvimento de Dimensões de Análise (Analytics) e Decisionais no Gerenciamento de Ativos e Manutenção na Plataforma Manusis 4.0, Projeto certificado pela empresa WERT SOLUTIONS LTDA - EPP em 16/09/2018., Descrição: O presente projeto amplia o escopo e objetivos do projeto "Otimização no Gerenciamento de Ativos e Gerenciamento da Manutenção na Indústria 4.0" para dimensões de decisão e aprendizado, incorporando mais inteligência e reatividade aos recursos da plataforma Manusis 4.0.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Eduardo Alves Portela Santos - Integrante / Eduardo de Freitas Rocha Loures - Coordenador / Fernando Deschamps - Integrante / Rodrigo Pierezan - Integrante / LIAO, YONG XIN - Integrante., Financiador(es): WERT SOLUTIONS LTDA - Cooperação.

  • 2017 - Atual

    Project Management Analytics: exploração de técnicas de mineração de dados e processos para a análise de dados históricos de projetos, Projeto certificado pela empresa Volvo do Brasil Veiculos em 14/09/2018., Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Alves Portela Santos - Integrante / Fernando Deschamps - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2017 - Atual

    Otimização no Gerenciamento de Ativos e Gerenciamento da Manutenção na Indústria 4.0, Projeto certificado pela empresa WERT SOLUTIONS LTDA - EPP em 16/09/2018., Descrição: Os sistemas de produção atualmente são submetidos a altos níveis de desempenho, devendo satisfazer elevados critérios de qualidade que se repercutem nos níveis de controle e operação do sistema. O foco é muito voltado à flexibilidade do sistema de controle do processo de fabricação frente à demanda de produção, mas pouco à questão de previsão e reatividade do sistema a condições anormais de funcionamento ou falhas. O problema de reação em face a situações de anormalidade é uma problemática e tema continuamente investigados pela comunidade científica, apresentando um interesse contínuo muito grande do segmento industrial muito aquecido sob a demanda da Indústria 4.0. Neste cenário, o papel da função manutenção e sistemas de gerenciamento de informação associados ganham renovado destaque. Sob estas perspectivas que o presente projeto encontra motivação e relevância - na incorporação de inteligência aos mecanismos decisionais ligados às funções integradas de monitoramento e manutenção, visando à melhora dos indicadores relacionados à disponibilidade, confiabilidade, mantenabilidade e segurança, assim como a otimização dos processos de gestão da manutenção. Neste sentido, os sistemas de gerenciamento de manutenção (CMMS) e de ativos (EAM) podem apresentar um papel importante, sincronizando com a operação a aplicação de ações corretivas, detectivas, preventivas e preditivas. No atendimento de tais dimensões, vislumbra-se o aprimoramento da verificação antecipatória de condições inadequadas de operação, no aumento de reatividade do sistema de produção a condições degenerativas de operação, otimização no tempo de retomada de uma planta frente a uma parada não programada devido a uma falha, dentre outras. Este direcionamento apresenta uma implicação muito forte na gestão coordenada da manutenção com a operação, ampliando a visão e planos de melhoria aos indicadores de produção. Destaca-se neste domínio o indicador OEE, com ampla aceitação industrial, ampliando a visão de disponibilidade à avaliação de desempenho operacional e qualidade. Este cenário científico e industrial configura grande motivação no desenvolvimento das perspectivas de PI&D junto à empresa WERT Solutions.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Eduardo Alves Portela Santos - Integrante / Eduardo de Freitas Rocha Loures - Coordenador / Fernando Deschamps - Integrante., Financiador(es): WERT SOLUTIONS LTDA - Cooperação.

  • 2017 - Atual

    Proposição de um programa de melhoria dos processos e base tecnológica da Renault do Brasil com base nos conceitos e requisitos da Indústria 4.0., Projeto certificado pela empresa Renault do Brasil S/A em 16/09/2018., Descrição: Com o aumento constante das exigências dos consumidores, as empresas desenvolvedoras de produtos, para continuarem competitivas no mercado, precisam constantemente se atualizarem tecnologicamente na busca por desenvolvimento sustentável de seus produtos com maior qualidade, menores custos e redução significativa do tempo de lançamento no mercado. Isso só é possível se estas empresas possuírem: i) um sistema integrado de desenvolvimento de produtos orquestrando toda a sua gestão de projetos e melhorias de produto e processo; ii) infraestrutura tecnológica capaz de suportar todo o fluxo informacional através dos diferentes times de desenvolvimento e heterogêneos sistemas de informação, sob uma perspectiva distribuída desta informação gerada desde o nível de chão de fábrica e consumida pelas diferentes camadas e funções da gestão corporativa. Estas exigências caracterizam, portanto, uma maior densidade e heterogeneidade de informação que deverá produzir conhecimento para suporte inteligente, através de coordenação mais colaborativa de processos, das diferentes dimensões decisionais da organização ao logo de todo o ciclo de desenvolvimento de produto. O maior sincronismo entre o fluxo físico de produção e fluxos informacionais inferem, juntamente com o emprego de inteligência computacional, maior reatividade aos sistemas de operação e gestão frente a verificação preditiva do afastamento de condições ótimas de desempenho. A Indústria 4.0 refere-se aos avanços tecnológicos recentes onde a internet e tecnologias de suporte servem como backbone para integração de objetos físicos, atores humanos, máquinas inteligentes, linhas de produção e processos além das fronteiras organizacionais para formação de uma nova cadeia de valor ágil, inteligente e em rede. O parque industrial, em específico o setor automotivo, manifesta um esforço atual muito expressivo para identificação de oportunidades e organização das dimensões abordadas pela Indústria 4.0 e seu impacto na melhoria do desempenho de seus processos e programas (lean manufacturing, sustentabilidade, TPM, RCM, etc.). Modelos de operação ágil (descentralização, modularização, flexibilidade), processos, governança, estrutura digital (capacidade, segurança, escalabilidade, confiabilidade) são orientações estratégicas que norteiam a as chamadas ações inteligentes (smart), drivers de crescimento e eficiência, tais como: Smart Factory, Smart Product, Smart Services, Smart Innovation, Smart Supply Chain. Para suporte a estas dimensões, sob as demandas de integração (vertical e horizontal) e interoperabilidade, configuram-se os habilitadores tecnológicos: cloud computing, analytics (big data), machine learning, M2M (Machine to Machine), impressão 3D (manufatura aditiva), robótica (colaborativa), dispositivos móveis, plataformas IoT, sensores inteligentes, realidade aumentada/virtual, dentre outros. O presente projeto visa, à luz das necessidades formalizadas através do edital CP 02/2017 da Fundação Araucária/Renault do Brasil, a busca de oportunidades de melhoria e inovação em seus diferentes programas e processos estreitamente ligados à avaliação de sua base tecnológica orientada pelos requisitos da Indústria 4.0 nas diferentes dimensões descritas. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Alves Portela Santos - Integrante / Eduardo de Freitas Rocha Loures - Coordenador / Fernando Deschamps - Integrante / Rodrigo Pierezan - Integrante / Edson Pinheiro de Lima - Integrante / SÉRGIO EDUARDO GOUVEA DA COSTA - Integrante / Osiris Canciglieri - Integrante / Marcelo Rudek - Integrante / Anderson Luis Szejka - Integrante / Ubiratã Tortato - Integrante / Altair Olivo Santin - Integrante / Carlos Silla - Integrante., Financiador(es): Renault do Brasil S/A - Bolsa / Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2016 - 2017

    Proposição e desenvolvimento de um framework para a melhoria de processos da Renault do Brasil, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Eduardo Alves Portela Santos - Coordenador / Ricardo Alexandre Diogo - Integrante / Fernando Deschamps - Integrante / Ângelo Márcio de Oliveira SantÁnna - Integrante / Osiris Canciglieri - Integrante / Marcelo Rudek - Integrante / Luciano Antonio Mendes - Integrante.

  • 2010 - Atual

    Sistema de informação de chão de fábrica: técnicas e ferramentas para auxílio a gestão da manutenção, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Alves Portela Santos - Coordenador / Rodrigo Pierezan - Integrante / Rolando Jacyr Kurscheidt Netto - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 6

  • 2018 - Atual

    Sistema de Informação para o suporte a gestão da manutenção, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Eduardo Alves Portela Santos - Coordenador / Alex Meincheim - Integrante / Cleiton Garcia - Integrante., Financiador(es): SMART PROCESS - Cooperação.

  • 2018 - Atual

    Proposta de programa para o estudo, desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias para o aprimoramento de processos com ênfase na melhoria da qualidade final dos produtos e aumento da eficiência produtiva da Renault do Brasil, Projeto certificado pela empresa Renault do Brasil S/A em 14/09/2018., Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Alves Portela Santos - Integrante / Eduardo de Freitas Rocha Loures - Integrante / Fernando Deschamps - Coordenador / CANCIGLIERI, OSIRIS - Integrante / Edson Pinheiro de Lima - Integrante / Marcelo Rudek - Integrante / Anderson Luis Szejka - Integrante / Ubiratã Tortato - Integrante / Altair Olivo Santin - Integrante / Carlos Silla - Integrante / Renê Bergel - Integrante / Roberto Zanetti Freire - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Proposição de um programa de melhoria dos processos e base tecnológica da Renault do Brasil com base nos conceitos e requisitos da Indústria 4.0., Projeto certificado pela empresa Renault do Brasil S/A em 16/09/2018., Descrição: Com o aumento constante das exigências dos consumidores, as empresas desenvolvedoras de produtos, para continuarem competitivas no mercado, precisam constantemente se atualizarem tecnologicamente na busca por desenvolvimento sustentável de seus produtos com maior qualidade, menores custos e redução significativa do tempo de lançamento no mercado. Isso só é possível se estas empresas possuírem: i) um sistema integrado de desenvolvimento de produtos orquestrando toda a sua gestão de projetos e melhorias de produto e processo; ii) infraestrutura tecnológica capaz de suportar todo o fluxo informacional através dos diferentes times de desenvolvimento e heterogêneos sistemas de informação, sob uma perspectiva distribuída desta informação gerada desde o nível de chão de fábrica e consumida pelas diferentes camadas e funções da gestão corporativa. Estas exigências caracterizam, portanto, uma maior densidade e heterogeneidade de informação que deverá produzir conhecimento para suporte inteligente, através de coordenação mais colaborativa de processos, das diferentes dimensões decisionais da organização ao logo de todo o ciclo de desenvolvimento de produto. O maior sincronismo entre o fluxo físico de produção e fluxos informacionais inferem, juntamente com o emprego de inteligência computacional, maior reatividade aos sistemas de operação e gestão frente a verificação preditiva do afastamento de condições ótimas de desempenho. A Indústria 4.0 refere-se aos avanços tecnológicos recentes onde a internet e tecnologias de suporte servem como backbone para integração de objetos físicos, atores humanos, máquinas inteligentes, linhas de produção e processos além das fronteiras organizacionais para formação de uma nova cadeia de valor ágil, inteligente e em rede. O parque industrial, em específico o setor automotivo, manifesta um esforço atual muito expressivo para identificação de oportunidades e organização das dimensões abordadas pela Indústria 4.0 e seu impacto na melhoria do desempenho de seus processos e programas (lean manufacturing, sustentabilidade, TPM, RCM, etc.). Modelos de operação ágil (descentralização, modularização, flexibilidade), processos, governança, estrutura digital (capacidade, segurança, escalabilidade, confiabilidade) são orientações estratégicas que norteiam a as chamadas ações inteligentes (smart), drivers de crescimento e eficiência, tais como: Smart Factory, Smart Product, Smart Services, Smart Innovation, Smart Supply Chain. Para suporte a estas dimensões, sob as demandas de integração (vertical e horizontal) e interoperabilidade, configuram-se os habilitadores tecnológicos: cloud computing, analytics (big data), machine learning, M2M (Machine to Machine), impressão 3D (manufatura aditiva), robótica (colaborativa), dispositivos móveis, plataformas IoT, sensores inteligentes, realidade aumentada/virtual, dentre outros. O presente projeto visa, à luz das necessidades formalizadas através do edital CP 02/2017 da Fundação Araucária/Renault do Brasil, a busca de oportunidades de melhoria e inovação em seus diferentes programas e processos estreitamente ligados à avaliação de sua base tecnológica orientada pelos requisitos da Indústria 4.0 nas diferentes dimensões descritas. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Alves Portela Santos - Integrante / Eduardo de Freitas Rocha Loures - Coordenador / Fernando Deschamps - Integrante / Rodrigo Pierezan - Integrante / Edson Pinheiro de Lima - Integrante / SÉRGIO EDUARDO GOUVEA DA COSTA - Integrante / Osiris Canciglieri - Integrante / Marcelo Rudek - Integrante / Anderson Luis Szejka - Integrante / Ubiratã Tortato - Integrante / Altair Olivo Santin - Integrante / Carlos Silla - Integrante., Financiador(es): Renault do Brasil S/A - Bolsa / Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2017 - Atual

    Project Management Analytics: exploração de técnicas de mineração de dados e processos para a análise de dados históricos de projetos, Projeto certificado pela empresa Volvo do Brasil Veiculos em 14/09/2018., Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Alves Portela Santos - Integrante / Fernando Deschamps - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2017 - Atual

    Otimização no Gerenciamento de Ativos e Gerenciamento da Manutenção na Indústria 4.0, Projeto certificado pela empresa WERT SOLUTIONS LTDA - EPP em 16/09/2018., Descrição: Os sistemas de produção atualmente são submetidos a altos níveis de desempenho, devendo satisfazer elevados critérios de qualidade que se repercutem nos níveis de controle e operação do sistema. O foco é muito voltado à flexibilidade do sistema de controle do processo de fabricação frente à demanda de produção, mas pouco à questão de previsão e reatividade do sistema a condições anormais de funcionamento ou falhas. O problema de reação em face a situações de anormalidade é uma problemática e tema continuamente investigados pela comunidade científica, apresentando um interesse contínuo muito grande do segmento industrial muito aquecido sob a demanda da Indústria 4.0. Neste cenário, o papel da função manutenção e sistemas de gerenciamento de informação associados ganham renovado destaque. Sob estas perspectivas que o presente projeto encontra motivação e relevância - na incorporação de inteligência aos mecanismos decisionais ligados às funções integradas de monitoramento e manutenção, visando à melhora dos indicadores relacionados à disponibilidade, confiabilidade, mantenabilidade e segurança, assim como a otimização dos processos de gestão da manutenção. Neste sentido, os sistemas de gerenciamento de manutenção (CMMS) e de ativos (EAM) podem apresentar um papel importante, sincronizando com a operação a aplicação de ações corretivas, detectivas, preventivas e preditivas. No atendimento de tais dimensões, vislumbra-se o aprimoramento da verificação antecipatória de condições inadequadas de operação, no aumento de reatividade do sistema de produção a condições degenerativas de operação, otimização no tempo de retomada de uma planta frente a uma parada não programada devido a uma falha, dentre outras. Este direcionamento apresenta uma implicação muito forte na gestão coordenada da manutenção com a operação, ampliando a visão e planos de melhoria aos indicadores de produção. Destaca-se neste domínio o indicador OEE, com ampla aceitação industrial, ampliando a visão de disponibilidade à avaliação de desempenho operacional e qualidade. Este cenário científico e industrial configura grande motivação no desenvolvimento das perspectivas de PI&D junto à empresa WERT Solutions.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Eduardo Alves Portela Santos - Integrante / Eduardo de Freitas Rocha Loures - Coordenador / Fernando Deschamps - Integrante., Financiador(es): WERT SOLUTIONS LTDA - Cooperação.

  • 2017 - Atual

    Desenvolvimento de Dimensões de Análise (Analytics) e Decisionais no Gerenciamento de Ativos e Manutenção na Plataforma Manusis 4.0, Projeto certificado pela empresa WERT SOLUTIONS LTDA - EPP em 16/09/2018., Descrição: O presente projeto amplia o escopo e objetivos do projeto "Otimização no Gerenciamento de Ativos e Gerenciamento da Manutenção na Indústria 4.0" para dimensões de decisão e aprendizado, incorporando mais inteligência e reatividade aos recursos da plataforma Manusis 4.0.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Eduardo Alves Portela Santos - Integrante / Eduardo de Freitas Rocha Loures - Coordenador / Fernando Deschamps - Integrante / Rodrigo Pierezan - Integrante / LIAO, YONG XIN - Integrante., Financiador(es): WERT SOLUTIONS LTDA - Cooperação.

  • 2017 - Atual

    Projeto de desenvolvimento de aplicações de monitoramento integradas envolvendo hardware customizável e plataforma de software de supervisão em nuvem, Projeto certificado pela empresa Ingênio Consultoria em Tecnologia e Organização em 14/09/2018., Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Eduardo Alves Portela Santos - Coordenador / Eduardo de Freitas Rocha Loures - Integrante / Fernando Deschamps - Integrante., Financiador(es): Ingênio Consultoria em Tecnologia e Organização - Outra.

  • 2016 - 2017

    Proposição e desenvolvimento de um framework para a melhoria de processos da Renault do Brasil, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Eduardo Alves Portela Santos - Coordenador / Ricardo Alexandre Diogo - Integrante / Fernando Deschamps - Integrante / Ângelo Márcio de Oliveira SantÁnna - Integrante / Osiris Canciglieri - Integrante / Marcelo Rudek - Integrante / Luciano Antonio Mendes - Integrante.

  • 2010 - Atual

    Sistema de informação de chão de fábrica: técnicas e ferramentas para auxílio a gestão da manutenção, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Alves Portela Santos - Coordenador / Rodrigo Pierezan - Integrante / Rolando Jacyr Kurscheidt Netto - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 6

  • 2018 - Atual

    Sistema de Informação para o suporte a gestão da manutenção, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Eduardo Alves Portela Santos - Coordenador / Alex Meincheim - Integrante / Cleiton Garcia - Integrante., Financiador(es): SMART PROCESS - Cooperação.

  • 2018 - Atual

    Proposta de programa para o estudo, desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias para o aprimoramento de processos com ênfase na melhoria da qualidade final dos produtos e aumento da eficiência produtiva da Renault do Brasil, Projeto certificado pela empresa Renault do Brasil S/A em 14/09/2018., Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Alves Portela Santos - Integrante / Eduardo de Freitas Rocha Loures - Integrante / Fernando Deschamps - Coordenador / CANCIGLIERI, OSIRIS - Integrante / Edson Pinheiro de Lima - Integrante / Marcelo Rudek - Integrante / Anderson Luis Szejka - Integrante / Ubiratã Tortato - Integrante / Altair Olivo Santin - Integrante / Carlos Silla - Integrante / Renê Bergel - Integrante / Roberto Zanetti Freire - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Projeto de desenvolvimento de aplicações de monitoramento integradas envolvendo hardware customizável e plataforma de software de supervisão em nuvem, Projeto certificado pela empresa Ingênio Consultoria em Tecnologia e Organização em 14/09/2018., Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Eduardo Alves Portela Santos - Coordenador / Eduardo de Freitas Rocha Loures - Integrante / Fernando Deschamps - Integrante., Financiador(es): Ingênio Consultoria em Tecnologia e Organização - Outra.

  • 2017 - Atual

    Project Management Analytics: exploração de técnicas de mineração de dados e processos para a análise de dados históricos de projetos, Projeto certificado pela empresa Volvo do Brasil Veiculos em 14/09/2018., Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Alves Portela Santos - Integrante / Fernando Deschamps - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2017 - Atual

    Proposição de um programa de melhoria dos processos e base tecnológica da Renault do Brasil com base nos conceitos e requisitos da Indústria 4.0., Projeto certificado pela empresa Renault do Brasil S/A em 16/09/2018., Descrição: Com o aumento constante das exigências dos consumidores, as empresas desenvolvedoras de produtos, para continuarem competitivas no mercado, precisam constantemente se atualizarem tecnologicamente na busca por desenvolvimento sustentável de seus produtos com maior qualidade, menores custos e redução significativa do tempo de lançamento no mercado. Isso só é possível se estas empresas possuírem: i) um sistema integrado de desenvolvimento de produtos orquestrando toda a sua gestão de projetos e melhorias de produto e processo; ii) infraestrutura tecnológica capaz de suportar todo o fluxo informacional através dos diferentes times de desenvolvimento e heterogêneos sistemas de informação, sob uma perspectiva distribuída desta informação gerada desde o nível de chão de fábrica e consumida pelas diferentes camadas e funções da gestão corporativa. Estas exigências caracterizam, portanto, uma maior densidade e heterogeneidade de informação que deverá produzir conhecimento para suporte inteligente, através de coordenação mais colaborativa de processos, das diferentes dimensões decisionais da organização ao logo de todo o ciclo de desenvolvimento de produto. O maior sincronismo entre o fluxo físico de produção e fluxos informacionais inferem, juntamente com o emprego de inteligência computacional, maior reatividade aos sistemas de operação e gestão frente a verificação preditiva do afastamento de condições ótimas de desempenho. A Indústria 4.0 refere-se aos avanços tecnológicos recentes onde a internet e tecnologias de suporte servem como backbone para integração de objetos físicos, atores humanos, máquinas inteligentes, linhas de produção e processos além das fronteiras organizacionais para formação de uma nova cadeia de valor ágil, inteligente e em rede. O parque industrial, em específico o setor automotivo, manifesta um esforço atual muito expressivo para identificação de oportunidades e organização das dimensões abordadas pela Indústria 4.0 e seu impacto na melhoria do desempenho de seus processos e programas (lean manufacturing, sustentabilidade, TPM, RCM, etc.). Modelos de operação ágil (descentralização, modularização, flexibilidade), processos, governança, estrutura digital (capacidade, segurança, escalabilidade, confiabilidade) são orientações estratégicas que norteiam a as chamadas ações inteligentes (smart), drivers de crescimento e eficiência, tais como: Smart Factory, Smart Product, Smart Services, Smart Innovation, Smart Supply Chain. Para suporte a estas dimensões, sob as demandas de integração (vertical e horizontal) e interoperabilidade, configuram-se os habilitadores tecnológicos: cloud computing, analytics (big data), machine learning, M2M (Machine to Machine), impressão 3D (manufatura aditiva), robótica (colaborativa), dispositivos móveis, plataformas IoT, sensores inteligentes, realidade aumentada/virtual, dentre outros. O presente projeto visa, à luz das necessidades formalizadas através do edital CP 02/2017 da Fundação Araucária/Renault do Brasil, a busca de oportunidades de melhoria e inovação em seus diferentes programas e processos estreitamente ligados à avaliação de sua base tecnológica orientada pelos requisitos da Indústria 4.0 nas diferentes dimensões descritas. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Alves Portela Santos - Integrante / Eduardo de Freitas Rocha Loures - Coordenador / Fernando Deschamps - Integrante / Rodrigo Pierezan - Integrante / Edson Pinheiro de Lima - Integrante / SÉRGIO EDUARDO GOUVEA DA COSTA - Integrante / Osiris Canciglieri - Integrante / Marcelo Rudek - Integrante / Anderson Luis Szejka - Integrante / Ubiratã Tortato - Integrante / Altair Olivo Santin - Integrante / Carlos Silla - Integrante., Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Renault do Brasil S/A - Bolsa.

  • 2017 - Atual

    Otimização no Gerenciamento de Ativos e Gerenciamento da Manutenção na Indústria 4.0, Projeto certificado pela empresa WERT SOLUTIONS LTDA - EPP em 16/09/2018., Descrição: Os sistemas de produção atualmente são submetidos a altos níveis de desempenho, devendo satisfazer elevados critérios de qualidade que se repercutem nos níveis de controle e operação do sistema. O foco é muito voltado à flexibilidade do sistema de controle do processo de fabricação frente à demanda de produção, mas pouco à questão de previsão e reatividade do sistema a condições anormais de funcionamento ou falhas. O problema de reação em face a situações de anormalidade é uma problemática e tema continuamente investigados pela comunidade científica, apresentando um interesse contínuo muito grande do segmento industrial muito aquecido sob a demanda da Indústria 4.0. Neste cenário, o papel da função manutenção e sistemas de gerenciamento de informação associados ganham renovado destaque. Sob estas perspectivas que o presente projeto encontra motivação e relevância - na incorporação de inteligência aos mecanismos decisionais ligados às funções integradas de monitoramento e manutenção, visando à melhora dos indicadores relacionados à disponibilidade, confiabilidade, mantenabilidade e segurança, assim como a otimização dos processos de gestão da manutenção. Neste sentido, os sistemas de gerenciamento de manutenção (CMMS) e de ativos (EAM) podem apresentar um papel importante, sincronizando com a operação a aplicação de ações corretivas, detectivas, preventivas e preditivas. No atendimento de tais dimensões, vislumbra-se o aprimoramento da verificação antecipatória de condições inadequadas de operação, no aumento de reatividade do sistema de produção a condições degenerativas de operação, otimização no tempo de retomada de uma planta frente a uma parada não programada devido a uma falha, dentre outras. Este direcionamento apresenta uma implicação muito forte na gestão coordenada da manutenção com a operação, ampliando a visão e planos de melhoria aos indicadores de produção. Destaca-se neste domínio o indicador OEE, com ampla aceitação industrial, ampliando a visão de disponibilidade à avaliação de desempenho operacional e qualidade. Este cenário científico e industrial configura grande motivação no desenvolvimento das perspectivas de PI&D junto à empresa WERT Solutions.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Eduardo Alves Portela Santos - Integrante / Eduardo de Freitas Rocha Loures - Coordenador / Fernando Deschamps - Integrante., Financiador(es): WERT SOLUTIONS LTDA - Cooperação.

  • 2017 - Atual

    Desenvolvimento de Dimensões de Análise (Analytics) e Decisionais no Gerenciamento de Ativos e Manutenção na Plataforma Manusis 4.0, Projeto certificado pela empresa WERT SOLUTIONS LTDA - EPP em 16/09/2018., Descrição: O presente projeto amplia o escopo e objetivos do projeto "Otimização no Gerenciamento de Ativos e Gerenciamento da Manutenção na Indústria 4.0" para dimensões de decisão e aprendizado, incorporando mais inteligência e reatividade aos recursos da plataforma Manusis 4.0.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Eduardo Alves Portela Santos - Integrante / Eduardo de Freitas Rocha Loures - Coordenador / Fernando Deschamps - Integrante / Rodrigo Pierezan - Integrante / LIAO, YONG XIN - Integrante., Financiador(es): WERT SOLUTIONS LTDA - Cooperação.

  • 2016 - 2017

    Proposição e desenvolvimento de um framework para a melhoria de processos da Renault do Brasil, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Eduardo Alves Portela Santos - Coordenador / Ricardo Alexandre Diogo - Integrante / Fernando Deschamps - Integrante / Ângelo Márcio de Oliveira SantÁnna - Integrante / Osiris Canciglieri - Integrante / Marcelo Rudek - Integrante / Luciano Antonio Mendes - Integrante.

  • 2010 - Atual

    Sistema de informação de chão de fábrica: técnicas e ferramentas para auxílio a gestão da manutenção, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eduardo Alves Portela Santos - Coordenador / Rodrigo Pierezan - Integrante / Rolando Jacyr Kurscheidt Netto - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 6

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Programa de Pós Graduação Em Engenharia de Produção e Sistemas. , Rua Imaculada Conceição, 1155, Prado Velho, 80215901 - Curitiba, PR - Brasil, Telefone: (41) 32712445, Fax: (41) 32711345, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1996 - Atual

    Pontifícia Universidade Católica do Paraná

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

    Atividades

    • 03/2002

      Ensino, Engenharia de Produção e Sistemas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática Discreta, Sistemas a Eventos Discretos

    • 03/1996

      Ensino, Engenharia de Controle e Automação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática Discreta e Lógica Computacional, Sistemas a Eventos Discretos, Sistemas Industriais

    • 08/2006 - 12/2007

      Direção e administração, Engenharia Mecatrônica (Controle e Automação), .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 2014 - Atual

    Universidade Federal do Paraná

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 20

    Atividades

    • 08/2014

      Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Logística de Distribuição, Logística de Suprimentos, Sistemas de Produção