Mariane Igansi Alves

Doutora em de Ciência e Tecnologia de Alimentos na área de Microbiologia Agroindustrial, na Universidade Federal de Pelotas em 2019. Professora auxiliar substituta na Universidade Federal de Pelotas em 2019.Formação pedagógica para não licenciados em Química com habilitação em Ciências pela Universidade de Franca em 2019. Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Pelotas em 2016. Bacharela em Química de Alimentos pela Universidade Federal de Pelotas em 2014. Realizou estágio final no Frigorífico do Salso-Ltda em Pelotas-RS como monitora do controle de qualidade. Bolsista de Iniciação Científica PROBIC- FAPERGS no projeto:"Silagem de colostro em produtos de panificação: desenvolvimento de protótipos e estudo sensorial". Possui experiência na área de análises microbiológicas, microbiologia industrial, processos fermentativos, preservação de microrganismos e produtos de origem animal.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial

2016 - 2019

Universidade Federal de Pelotas
Título: Maximização de parâmetros operacionais e comparação do meio para melhoria da produção e acúmulo de P(3HB) por bactérias nativas
Angelita da Silveira Moreira. Coorientador: Patrícia Diaz de Oliveira. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial

2014 - 2016

Universidade Federal de Pelotas
Título: Produção do Poli(3-hidroxibutirato) [P(3HB)] por Bacillus megaterium CN3 suplementado com lipídeos,Ano de Obtenção: 2016
Angelita da Silveira Moreira.Coorientador: Claire Tondo Vendruscolo. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGS, Brasil.

Graduação em Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes - Química

2018 - 2019

UNIVERSIDADE DE FRANCA

Graduação em Química de Alimentos

2009 - 2014

Universidade Federal de Pelotas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Extensão universitária em MOOC: Diálogos sobre Cultura Digital e Formação Docente. (Carga horária: 40h). , Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

2017 - 2017

Curso de Produção de Patentes. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2017 - 2017

Exame de proficiência em línguas estrangeiras. , Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.

2016 - 2016

- Aplicações de espectroscopia no infravermelho para bioprospecção de micro. (Carga horária: 13h). , Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, UNIVATES, Brasil.

2016 - 2016

Exame de proficiência em línguas estrangeiras. , Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.

2010 - 2013

Extensão universitária em Curso de Inglês Attitude Idiomas. (Carga horária: 30h). , Curso de Inglês Attitude Idiomas, C.I.A.T, Brasil.

2012 - 2012

BPSA- Boas práticas nos serviços alimentares. (Carga horária: 40h). , Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.

2012 - 2012

Grupo de Pesquisa e PET. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ALVES, M. I. . XI Semana Acadêmica de Química de Alimentos. 2013. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I COITA: International Online Congress of Food and Science Technology-"Food security: Strategies in the Pandemic Period". 2020. (Congresso).

XXVI Congresso Latinoamericano de Microbiologia Aplicada. 2018. (Congresso).

VIII Simpósio de Microbiologia Aplicada. 2017. (Simpósio).

V Simpósio de Biotecnologia: O potencial da Integração Científica e I Mostra Científica. 2017. (Simpósio).

1 Congresso de Biotecnolgia da Região Sul- BiotecSul. PRODUÇÃO DO BIOPLÁSTICO P(3HB) POR Bacillus megaterium CN3: INFLUÊNCIA DO pH E ADIÇÃO DO PERCURSOR ÁCIDO BUTÍRICO. 2016. (Congresso).

VIII Simpósio de Alimentos para a Região Sul.Elaboração de biscoito salgado à base de silagem de colostro. 2013. (Simpósio).

XII Semana acadêmica e VI Mostra Científica do Curso de Química de Alimentos. 2013. (Seminário).

XI Semana Acadêmica da Química de Alimentos. 2013. (Encontro).

21 Congresso de Iniciação Científica. Elaboração de Manteiga e Requeijão à base de silagem de colostro. 2012. (Congresso).

4°SIMPÓSIO DE SEGURANÇA ALIMENTAR.PERFIL DE RESISTÊNCIA/SENSIBILIDADE DE ANTIBIÓTICOS EM CEPAS DE ESTAFILOCOCOS COAGULASE POSITIVA. 2012. (Simpósio).

5 Simpósio Brasileiro de Qualidade do Arroz.Cocção de arroz parboilizado com diferentes proporções de sal. 2012. (Simpósio).

VII Simpósio de Alimentos para a Região Sul. 2011. (Simpósio).

9ª Semana Acadêmica e 5ª Mostra Científica do Curso de Química de Alimentos. 2009. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Diulle Buttenbender

CARBONERA, N.; BORGES, C. D.;ALVES, MARIANE IGANSI. Recebimento da matéria prima, análise físico- químicas e microbiológicas dos queijos mussarela e prato. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Lurian Porto Peres

ALVES, M. L. F.; OLIVEIRA, P. D.; DODE, L. B.;ALVES, MARIANE I.. Avaliação da viabilidade celular de cepas de Xanthomonas arboricola pv pruni após liofilização. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biotecnologia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Matheus Acevedo Montano

ALVES, MARIANE IGANSI; MOREIRA JUNIOR, C.; MUNHOZ, A. P.; OLIVEIRA, P. D.. Construção e avaliação de equipamento para monitoramento e controle automático de pH e oxigênio dissolvido em agitadores orbitais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biotecnologia) - Universidade Federal de Pelotas.

ALVES, MARIANE IGANSI. Ad Hoc de Projetos submetidos no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação ? PRADI. 2017. Instituto Federal do Paraná.

ALVES, MARIANE IGANSI. AD HOC de Projetos submetidos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBITI. 2017. Instituto Federal do Paraná.

ALVES, MARIANE I.. Debatedora no XXVI Congresso de Iniciação Científica, da III Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão. 2017. Universidade Federal de Pelotas.

ALVES, MARIANE IGANSI. AD HOC de Projetos submetidos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação- PIBITI. 2017. Instituto Federal do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Lígia Furlan

MOREIRA, A. S.FURLAN, L.; FIORENTINI, A. M.; CORREA, E. K.. Produção de Poli-3Hidroxibutirato (P3HB) por Bacillus megaterium.. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal de Pelotas.

Lígia Furlan

MOREIRA, A. S.; FIORENTINI, A. M.;FURLAN, L.. (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos). 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Alimentos) - Universidade Federal de Pelotas.

Patrícia Diaz de Oliveira

MOREIRA, A. S.;OLIVEIRA, PATRÍCIA DIAZ DE; Conceição, F. R.; LEITE, F. P. L.. Ajustes dos fatores de aeração e agitação e uso de efluentes industriais na fase de inóculo para aumento da produção de poli(3-hidroxibutirato) [(P(3HB)] a partir da bactéria brasileira Ralstonia solanacearum RS em biorreator. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência e Tecnologia Agroindustrial) - Universidade Federal de Pelotas.

Rosane da Silva Rodrigues

MOREIRA, A. S.; FIORENTINI, A. M.; FURLAN, L.;RODRIGUES, Rosane da Silva. Otimização dos parâmetrso operacionais, fonte de carbono e pH na fase de crescimento e comparação de meiors de cultivo para produção de poli(3-hidroxibutirato) a partir de bactérias produtoras. 2019. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial) - Universidade Federal de Pelotas.

Fabrício Rochedo Conceição

Conceição, Fabricio RochedoLeite, FPL; OLIVEIRA, P. D.; MOREIRA, A. S.. Ajuste dos fatores operacionais aeração e agitação e uso de efluentes industriais na fase de inóculo para o aumento da produção de poli (3-hidroxibutirato) a partir da bactéria Ralstonia solanacearum RS em biorreator. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência e Tecnologia Agroindustrial) - Universidade Federal de Pelotas.

Fábio Pereira Leivas Leite

MOREIRA, A. S.; OLIVEIRA, P. D.;Leivas Leite, Fabio P.Conceição, Fabricio Rochedo. Ajuste dos fatores operacionais aeração e agitação e uso de efluentes industriais na fase de inóculo para o aumento da produção de poli (3-hidroxibutirato) [(P(3HB)] a partir da bactéria brasileira Ralstonia solanacearum RS em biorreator. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal de Pelotas.

Angela Maria Fiorentini

MOREIRA, A. S.;FIORENTINI, A. M.; CORRÊA, E. K.; FURLAN, L.. PRODUÇÃO DE POLI 3-HIDROXIBUTIRATO P(3HB) POR Bacillus megaterium CN3. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal de Pelotas.

Angela Maria Fiorentini

MOREIRA, A. S.;FIORENTINI, A. M.; FURLAN, L.; RODRIGUES, R. S.. OTIMIZAÇÃO DOS PARÂMETROS OPERACIONAIS, FONTES DE CARBONO E pH NA FASE DE CRESCIMENTO E COMPARAÇÃO DE MEIOS DE CULTIVO PARA PRODUÇÃO DE POLI (3-HIDROXIBUTIRATO) A PARTIR DE BACTÉRIAS PRODUTORAS. 2019. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal de Pelotas.

Angelita da Silveira Moreira

MOREIRA, A. S.; FIORENTINI, A. M.; CORREA, E. K.;FURLAN, L.. Produção de Poli(3-hidroxibutirato) P(3HB) por Bacillus megaterium. 2016. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal de Pelotas.

Angelita da Silveira Moreira

MOREIRA, A. da S.; FIORENTINI, A. M.; RODRIGUES, R. da S.;FURLAN, L.. Ajustes dos fatores de aeração e agitação e uso de efluentes industriais na fase de inóculo para aumento da produção de poli(3-hidroxibutirato) [P(3HB)] a partir da bactéria brasileira Ralstonia solanacearum RS em biorreator. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal de Pelotas.

Angelita da Silveira Moreira

MOREIRA, A. da S.; OLIVEIRA, P. D.; CONCEICAO, F. R.; LEITE, F. P. L.. Ajustes dos fatores de aeração e agitação e uso de efluentes industriais na fase de inóculo para aumento da produção de poli(3-hidroxibutirato) [P(3HB)] a partir da bactéria brasileira Ralstonia solanacearum RS em biorreator. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal de Pelotas.

Érico Kunde Corrêa

Moreira, S, A.; Fiorentini, A.M.;CORRÊA, É. K.; FURLAN, L.. Produção de Poli 3-hidroxibutirato P (3hb) por Bacillus megaterium. 2016 - Universidade Federal de Pelotas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Camila Rios Piecha

?Biodegradação de P(3HB) produzido pela cepa brasileira Ralstonia solanacearum RS em solo cultivado com forrageira Lolium multiflorum (azevém); 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Biotecnologia) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Mariane Igansi Alves;

Matheus Marques Torres

Influência dos microrganismos Ralstonia solanacearum e Bacilus megaterium na taxa de degradação de poli(3-hidroxibutirato) comercial e sintetizado por Ralstonia solanacearum; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Biotecnologia) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Mariane Igansi Alves;

Letícia Zarnott Lages

PRODUÇÃO DE POLI(3-HIDROXIBUTIRATO) POR Bacillus megaterium EM EMULSÃO DE ÓLEO DE ARROZ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Química de Alimentos) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Mariane Igansi Alves;

Lurian Porto

Preservação e reativação de Xantomonas arborícola pv; pruni; 2018; Orientação de outra natureza; (Biotecnologia) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Mariane Igansi Alves;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Nadia Carbonera

Alteração e Implementação Manual de Boas Práticas de Fabricação em Frigorífico Abatedouro na Região Sul doBrasil; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química de Alimentos) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Nádia Carbonera;

Claire Tondo Vendruscolo

PRODUÇÃO DO BIOPLÁSTICO POLI-(3HIDROXIBUTIRATO) [(P3HB)] POR Bacillus megaterium CN3 SUPLEMENTADO COM LIPÍDEOS; 2016; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial) - Universidade Federal de Pelotas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Coorientador: Claire Tondo Vendruscolo;

Lígia Furlan

Degradabilidade de Poli(3-hidroxibutirato) sintetizado por Ralstonia solanacearum; ; Início: 2016; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Pelotas; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Lígia Furlan

Seleção de meios para produção de Poli(3-hidroxibutirato) para Bacillus megaterium; ; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal de Pelotas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Coorientador: Lígia Furlan;

Patrícia Diaz de Oliveira

AUMENTO DE RENDIMENTO DE PRODUÇÃO DE POLI(3-HIDROXIBUTIRATO) E AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS, TÉRMICAS E DE DEGRADAÇÃO A PARTIR DE Ralstonia solanacearum; 2016; Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial) - Universidade Federal de Pelotas,; Coorientador: Patrícia Silva Diaz;

Amanda de Souza da Motta

Isolamento de Staphylococcus coagulase positivo de leite de búfala e avaliação da produção de enterotoxinas (Co-orientadora); 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Quimica de Alimentos) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Amanda de Souza da Motta;

Márcia Arocha Gularte

Silagem de colostro: desenvolvimento de alimentos; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Química de Alimentos) - Universidade Federal de Pelotas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcia Arocha Gularte;

Angelita da Silveira Moreira

Seleção de meios para produção de Poli(3-hidroxibutirato) para Bacillus megaterium; 2016; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial) - Universidade Federal de Pelotas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Angelita da Silveira Moreira;

Angelita da Silveira Moreira

Ajustes dos fatores de aeração e agitação e uso de efluentes industriais na fase de inóculo para aumento da produção de poli(3-hidroxibutirato) [P(3HB)] a partir da bactéria brasileira Ralstonia solanacearum RS em biorreator; 2019; Tese (Doutorado em PósGraduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Angelita da Silveira Moreira;

Marcia Monks Jantzen

Isolamento e contagem de Estafilococus coagulase positivo em leite de búfala; 2010; Orientação de outra natureza; (Química de Alimentos) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Márcia Monks Jantzen;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ALVES, M. I. ; MACAGNAN, K. L. ; PIECHA, C. R. ; TORRES, M. M. ; RODRIGUES, R. S. ; DIAZ, P. S. ; MOREIRA, A. S. . Efeito do pH e sacarose no acúmulo de P(3HB) por Bacillus megaterium CN3 utilizando DCCR 22. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 19116-19122, 2020.

  • TORRES, M. M. ; PIECHA, C. R. ; MACAGNAN, K. L. ; ALVES, M. I. ; MOREIRA, A. S. ; DODE, L. B. ; RAUBACH, C. W. ; DIAZ, P. S. . Biodegradative capacity of Bacillus megaterium and Ralstonia solanacearum on biodegradation of P(3HB) films in simulated soil.. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 27034-27050, 2020.

  • ALVES, MARIANE IGANSI ; MACAGNAN, KARINE LASTE ; PIECHA, CAMILA RIOS ; TORRES, MATHEUS MARQUES ; PEREZ, IZADORA ALMEIDA ; KESSERLINGH, SÔNIA MARIA ; RODRIGUES, ROSANE DA SILVA ; DE OLIVEIRA, PATRÍCIA DIAZ ; MOREIRA, ANGELITA DA SILVEIRA . Optimization of Ralstonia solanacearum cell growth using a central composite rotational design for the P(3HB) production: Effect of agitation and aeration. PLoS One , v. 14, p. e0211211, 2019.

  • MACAGNAN, KARINE LASTE ; ALVES, MARIANE IGANSI ; PIECHA, CAMILA RIOS ; TORRES, MATHEUS MARQUES ; KESSERLINGH, SÔNIA MARIA ; OLIVEIRA, PATRÍCIA DIAZ DE ; VENDRUSCOLO, CLAIRE TONDO ; MOREIRA, ANGELITA DA SILVEIRA . Production and Physiochemical Characterization of Poly(3-hydroxybutyrate) Bioplastic by Brazilian Bacterium Ralstonia solanacearum Under Different Production Media and Saline Stress Conditions. Industrial Biotechnology , v. 15, p. 248-255, 2019.

  • MACAGNAN, KARINE LASTE ; RODRIGUES, AMANDA AVILA ; ALVES, MARIANE IGANSI ; FURLAN, LÍGIA ; KESSERLINGH, SÔNIA MARIA ; MOURA, ANDRÉA B. ; DE OLIVEIRA, PATRÍCIA DIAZ ; MCBRIDE, ALAN JOHN ALEXANDER ; MOREIRA, ANGELITA DA SILVEIRA ; VENDRUSCOLO, CLAIRE TONDO . Simplified recovery process of Ralstonia solanacearum-synthesized polyhydroxyalkanoates via chemical extraction complemented by liquid-liquid phase separation. Química Nova (Online) , v. 40, p. 125-130, 2017.

  • ALVES, MARIANE I. ; MACAGNAN, KARINE L. ; RODRIGUES, AMANDA A. ; DE ASSIS, DENER A. ; TORRES, MATHEUS M. ; DE OLIVEIRA, PATRÍCIA D. ; FURLAN, LÍGIA ; VENDRUSCOLO, CLAIRE T. ; MOREIRA, ANGELITA DA S. . Poly(3-hydroxybutyrate)-P(3HB): Review of Production Process Technology. Industrial Biotechnology , v. 13, p. 192-208, 2017.

  • MACAGNAN, KARINE LASTE ; ALVES, MARIANE IGANSI ; RODRIGUES, AMANDA ÁVILA ; FURLAN, LÍGIA ; DA SILVA RODRIGUES, ROSANE ; DIAZ DE OLIVEIRA, PATRÍCIA ; VENDRUSCOLO, CLAIRE TONDO ; DA SILVEIRA MOREIRA, ANGELITA . Complete factorial design to adjust pH and sugar concentrations in the inoculum phase of Ralstonia solanacearum to optimize P(3HB) production. PLoS One , v. 12, p. e0180563, 2017.

  • RODRIGUES, AMANDA AVILA ; MACAGNAN, K. L. ; SANTOS, BRUNA COI DOS ; ALVES, M. I. ; MOURA, ANDREA BITTENCOURT ; PERALBA, MARIA DO CARMO RUARO ; OLIVEIRA, PATRÍCIA DIAZ DE ; PINTO, LUCIANO DA SILVA ; DELLAGOSTIN, ODIR ANTONIO ; MOREIRA, ANGELITA DA SILVEIRA ; VENDRUSCOLO, CLAIRE TONDO . SELEÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE LINHAGENS BACTERIANAS PRODUTORAS DO BIOPLÁSTICO POLI(3-HIDROXIBUTIRATO). Revista brasileira de tecnologia agroindustrial , v. 9, p. 1771-1785, 2015.

  • SAALFED, M. H. ; PEREIRA, D.I.B ; SILVEIRA, K.R.K ; DINIZ, G.L ; KRINGEL, D. H. ; ALVES, M. I. ; GULARTE, M. A. ; LEITE, F.P.L . COLOSTRO: A REDESCOBERTA DE UM ALIMENTO SAUDÁVEL, NUTRITIVO E COM POTENCIAL PROBIÓTICO. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável , v. 5, p. 18-24, 2012.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MACAGNAN, K. L. ; ALVES, MARIANE IGANSI ; GONCALVES, V. M. . Minicurso: Produção de Bioplásticos e Biofilmes. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, P. D. ; MACAGNAN, K. L. ; ALVES, MARIANE IGANSI . Minicurso: Produção de Bioplásticos. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2019

    Determinação da taxa de biodegradação do biopolímero polihidroxibutirato P(3HB) sintetizado pela bactéria Ralstonia solanacearum, Descrição: A vida contemporânea juntamente com as novas tecnologias tem causado um aumento na produção de resíduos sólidos. Grande parte destes permanece por centenas e milhares de anos no ambiente, causando não só uma crise ambiental, como também um problema econômico e social. O grande consumo de produtos industrializados que necessitam de embalagens plásticas resulta no aumento de resíduos sólidos e consequentemente em impacto ambiental. O aumento da preocupação mundial com o meio ambiente tem impulsionado a produção de embalagens biodegradáveis como uma opção viável para a gestão destes resíduos. Uma das alternativas é substituição dos plásticos obtidos a partir do petróleo pelos biopolímeros biodegradáveis sintetizados com o uso de fontes renováveis e com características térmicas e mecânicas que permitam a industrialização. Os polímeros biodegradáveis podem ser sintetizados por bactérias a partir de pequenas moléculas como o ácido butírico ou o ácido valérico, dando origem ao Poli(3-hidroxibutirato) [P(3HB)] e ao Poli(3hidroxibutirato-co-3-hidroxivalerato) P(3HB-co-3HV), respectivamente. São conhecidos mais de 300 microrganismos capazes de sintetizar PHAs, mas são poucos os efetivamente empregados na sua produção. Dentre esses, a Ralstonia sp. apresenta condições favoráveis à produção industrial, pois possui elevados rendimento e velocidade de produção. O estudo do processo de biodegração do P(3HB) sintetizado por Ralstonia solanacearum cepa RS, elucidará a capacidade de degradação deste polímero no solo, bem como, a capacidade biodegradativa das bactérias Ralstonia solanacearum cepa RS e Bacillus megaterium cepa CN3, ambas advindas da biodiversidade local e comprovadamente acumuladores de P(3HB).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Mariane Igansi Alves - Integrante / Karine Laste Macagnan - Integrante / Angelita da Silveira Moreira - Integrante / Clarie Tondo Vendruscolo - Integrante / Lígia Furlan - Integrante / Patrícia Diaz de Oliveira - Coordenador / Matheus Marques Torres - Integrante / Luciana Bicca Dode - Integrante.

  • 2014 - 2019

    Obtenção, caracterização e aplicação de polihidroxialcanoatos, Descrição: Os plásticos convencionais, obtidos a partir do petróleo, são amplamente utilizados devido ao baixo custo, à versatilidade e à durabilidade. No entanto, apresentam elevada resistência à degradação, gerando desequilíbrio ambiental. Através de fermentações bacterianas é possível a obtenção de biopolímeros da família dos polihidroxialcanoatos (PHAs). Estes são poliésteres estruturalmente simples e biodegradáveis, além de serem termoplásticos e biocompatíveis. Diversos microrganismos sintetizam PHAs como reserva de carbono; em sua maioria em condições de excesso de carbono e limitação de algum nutriente essencial, como fósforo ou nitrogênio. Modificações nos parâmetros operacionais dos processos de produção podem influenciar na quantidade e na qualidade do polímero sintetizado. O objetivo deste projeto é produzir PHAs com características termoplásticas de interesse comercial. Para tanto será realizada a triagem de linhagens bacterianas potencialmente sintetizadoras de PHA e a padronização das condições operacionais para produção em incubador agitador orbital e em biorreator. Os polímeros sintetizados serão caracterizados química e fisicamente. A relação entre o rendimento da produção e as propriedades termoplásticas dos PHAs será considerada para determinar a possibilidade de aplicação dos bioplásticos obtidos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Mariane Igansi Alves - Integrante / Amanda Ávila Rodrigues - Integrante / Karine Laste Macagnan - Integrante / Angelita da Silveira Moreira - Coordenador / Clarie Tondo Vendruscolo - Integrante.

  • 2012 - 2013

    Silagem de colostro em produtos de panificação: desenvolvimento de protótipos e estudo sensorial, Descrição: O presente projeto propõe estudar a otimização da tecnologia do colostro fermentado para ser utilizado como ingrediente para suplemento em produtos de panificação, além de estudar suas propriedades sensoriais. Justifica-se que os produtos de panificação podem ser uma fonte viável para o enriquecimento nutricional, com efeitos benefícios à saúde, pois a suplementação na panificação é devida ser estes produtos um dos mais consumidos pela população e, ainda a agregação de valor, dado a importância econômica do colostro para o Sul do Brasil. Durante a execução se estudará as características físico-químicas e microbiológicas do colostro fermentado para apresentar uniformidade, qualidade e informação nutricional para utilização como ingrediente de pães, bolos e biscoitos com características sensoriais que atendam as preferências dos consumidores. Os protótipos desenvolvidos em planta piloto pode ser provável para atender ao interesse de empresas e de outros setores com interesse as demandas alimentares da sociedade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 1) / Doutorado ( 1) . Integrantes: Rosane da Silva Rodrigues - Integrante / Mírian Ribeiro Galvão Machado - Integrante / Eliézer Ávila Gandra - Integrante / Mara Helena Saalfeld - Integrante / Marcia Arocha Gularte - Coordenador. Financiador(es): Associação Riograndense de Empreendimentos de Assist. Téc. e Extensão Rural - Outra / UFPel - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mariane Igansi Alves - Integrante / DIANINI HUTTNER KRINGEL - Integrante / MÁRCIA AROCHA GULARTE - Coordenador / Lislei Grützmann - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Potencial patogênico de Staphylococcus spp. isolados de leite de búfala refrigerado, Descrição: O projeto apresenta como objetivo geral quantificar Staphylococcus spp. em leite de búfala destinado para a elaboração de derivados lácteos e avaliar o potencial patogênico dos isolados, tendo como objetivos específicos: A) Quantificar Estafilococos coagulase positiva em amostras de leite cru de búfala destinado à elaboração de derivados; B) Avaliar o perfil de resistência/sensibilidade dos isolados de Staphylococcus spp. a antimicrobianos; C) Avaliar e medir a capacidade dos isolados em produzir biofilmes; D) Verificar as espécies do micro-organismo prevalentes em um rebanho bubalino; D) Estimar a capacidade de produção de enterotoxinas dos isolados. O Projeto também foi submetido ao Edital 002/2011 Programa Pesquisador Gaúcho (PqG).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 3) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 0) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0) . Integrantes: Eliezer Ávilla Gandra - Integrante / Motta, Amanda - Integrante / Ana Paula Guedes Frazzon - Integrante / Jozi Fagundes De Mello - Integrante / Márcia Monks Jantzen - Coordenador.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mariane Igansi Alves - Integrante / MÁRCIA MONKS JANTZEN - Coordenador / AMANDA DE SOUZA MOTTA - Integrante / ELIEZER ÁVILA GANDRA - Integrante / FATIELE BONOW - Integrante.

  • 2010 - 2011

    Quantificação e caracterização de Staphylococcus spp. em leite de bufala destinado para elaboração de derivados, Descrição: O projeto tem por objetivo quantificara estafilococus coagulase positiva em amostras de leite cru de búfalas, pertencente a um laticínio sob inspeçao estadual localizado no sul do Rio Grande do sul. Os isolados serão analisados quanto á presenaça de coagulase, potencial para produção de enterotoxinas e para a formação de biofilmes. Com isso espera-se predizer o risco microbiológico do leite produzido e consequentemente dos derivados lácteos. Dessa forma, medidas preventivas poderão ser tomadas pelo produtor e industrial que utilizam o leite. . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 2) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 0) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0) . Integrantes: Eliezer Ávilla Gandra - Integrante / Amanda de Souza da Motta - Integrante / Márcia Monks Jantzen - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mariane Igansi Alves - Integrante / MANOELA MARIN - Integrante / MÁRCIA MONKS JANTZEN - Coordenador / AMANDA DE SOUZA MOTTA - Integrante / ELIEZER ÁVILA GANDRA - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - 2014

    Frigorífico do Salso Ltda

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Controle de Qualidade, Carga horária: 25

    Atividades

    • 10/2013 - 01/2014

      Estágios , Frigorífico do Salso Ltda, .,Estágio realizado, Estágio realizado como disciplina obrigatória no 8 semestre do Curso de Bacharelado em Química de Alimentos da Universidade Federal de Pelotas.

  • 2019 - 2019

    Universidade Federal de Pelotas

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professora nas disciplinas: Tecnologia de chocolates, balas e caramelos- Curso de Bacharelado em Química de Alimentos; Análise Físico- Química de Alimentos- Curso de Bacharelo em Farmácia

  • 2016 - 2019

    Universidade Federal de Pelotas

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado- CAPES, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2017 - 2017

    Universidade Federal de Pelotas

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio em Docência Orientada, Carga horária: 17, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Disciplina de Aditivos para o curso de Bacharelado em Química de Alimentos: Espumantes e Antiespumantes; Emulsificantes; Umectantes, Antiumectantes e Aromatizantes; Antioxidantes e Sequestrantes. Disciplina de Tópicos em Biotecnologia de Alimentos: Introdução à Biotecnologia e Bioprocessos; Principais Nutrientes; Manutenção e Propagação de microrganismos.

  • 2014 - 2016

    Universidade Federal de Pelotas

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado- CAPES, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2014 - 2014

    Universidade Federal de Pelotas

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio em Docência Orientada, Carga horária: 17

    Outras informações:
    Disciplina de Introdução, Ciência e Tecnologia de Alimentos para o curso de Bacharelado em Farmácia: Concentração Osmótica e Conservação por defumação e salga. Disciplina de Higiene e Segurança dos Alimentos para o curso de Bacharelado em Farmácia: Condições de Trabalho e Insalubridade, Equipamentos de Proteção Coletiva e Risco Químico. Disciplina de Higiene e Legislação para o curso de Tecnologia em Alimentos: Condições de Trabalho e Insalubridade, Equipamentos de Proteção Coletiva e Risco Químico. Disciplina de Tecnologia dos Bioprocessos Industriais para o curso de Bacharelado em Química Industrial: Nutrientes e Manutenção de microrganismos.

  • 2012 - 2013

    Universidade Federal de Pelotas

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Silagem de colostro em produtos de panificação: desenvolvimento de protótipos e estudo sensorial Descrição:o presente projeto propõe estudar a otimização da tecnologia do colostro fermentado para ser utilizado como ingrediente para suplemento em produtos de panificação, além de estudar suas propriedades sensoriais. Justifica-se que os produtos de panificação podem ser uma fonte viável para o enriquecimento nutricional, com efeitos benefícios à saúde, pois a suplementação na panificação é devida ser estes produtos um dos mais consumidos pela população e, ainda a agregação de valor, dado a importância econômica do colostro para o Sul do Brasil. Durante a execução se estudará as características físico-químicas e microbiológicas do colostro fermentado para apresentar uniformidade, qualidade e informação nutricional para utilização como ingrediente de pães, bolos e biscoitos com características sensoriais que atendam as preferências dos consumidores. Os protótipos desenvolvidos em planta piloto pode ser provável para atender ao interesse de empresas e de outros setores com interesse as demandas alimentares da sociedade..Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.Alunos envolvidos: Graduação ( 1) / Doutorado ( 1) .Integrantes: Rosane da Silva Rodrigues - Integrante / Mírian Ribeiro Galvão Machado - Integrante / Eliézer Ávila Gandra - Integrante / Mara Helena Saalfeld - Integrante / Marcia Arocha Gularte - Coordenador.Financiador(es): Associação Riograndense de Empreendimentos de Assist. Téc. e Extensão Rural - Outra / UFPel - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2. Situação:EM ANDAMENTO Natureza: Projetos de pesquisa Integrantes: Mariane Igansi Alves (Responsável)