Tércio Paschke Oppe

possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989), Habilitação em Indústria Farmacêutica, Cosméticos e Alimentos (1990), mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Análise, Controle e Estabilidade de Fármacos e Medicamentos, atuando principalmente nos seguintes temas: controle de qualidade, farmácia magistral, farmácia de manipulação, doseamento e validação de métodos analíticos, estabilidade de fármacos e medicamentos.

Informações coletadas do Lattes em 03/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências Farmacêuticas

2002 - 2007

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Cefpiroma: Desenvolvimento e Validação de Métodos Analíticos e Estudo da Estabilidade da
Elfrides Eva Scherman Schapoval. Palavras-chave: Cefpiroma; Métodos Analíticos; Estabilidade; Controle de Qualidade; Validação analítica; Cefalosporina. Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Garantia e controle de qualidade farmacêuticos / Especialidade: Estabilidade de Fármacos e Medicamentos. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Garantia e controle de qualidade farmacêuticos / Especialidade: Controle de Qualidade. Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas; Fabricação de Produtos Farmacêuticos; Educação Superior.

Mestrado em Ciências Farmacêuticas

1991 - 1995

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Estudo da estabilidade da Ampicilina na Forma Farmacêutica Pó para Suspensão Oral,Ano de Obtenção: 1995
Elfrides Eva Scherman Schapoval.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Estabilidade; Ampicilina; Controle de Qualidade.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Saúde Humana; Fabricação de Produtos Farmacêuticos; Educação.

Especialização em Habilitação Em Indústria de Medicamentos Cosmético

1989 - 1990

Universidade Federal de Minas Gerais

Graduação em Farmácia

1985 - 1989

Universidade Federal de Minas Gerais

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1999 - 1999

Extensão universitária em Fundamentos de Imunologia. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

1996 - 1996

Extensão universitária em Fundamentos de Aplicações da Biologia Molecular. (Carga horária: 40h). , Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Italiano

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Análise e Controle de Fármacos e Medicamentos.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Análise e Controle de Fármacos e Medicamentos/Especialidade: Validação de Métodos Analíticos.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Análise e Controle de Fármacos e Medicamentos/Especialidade: Estabilidade de Fármacos e Medicamentos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

OPPE, T. P. . Farmácia 2000 - II ENECQ. 2000. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Encontro Nacional dos Centros de Bioequivalência e Equivalência Farmacêutica. 2007. (Encontro).

II Simpósio de Cromatografia (SIMCRO). 2006. (Simpósio).

Febrafarma/U.S. Pharmacopeia Validação de Testes Microbiológicos Farmacopeicos. 2005. (Oficina).

III Encontro dos centros de Equivalência Farmacêutica Reblas. 2005. (Encontro).

I Semana Acadêmica Interdisciplinar.Controle de Qualidade de Fármacos e Medicamentos. 2005. (Simpósio).

VII Pharmatech IV Enecq - International Conference on Pharmaceutical Technologycal and Quality Control. 2003. (Congresso).

Conferência Conjunta sobre Excipientes Farmacêuticos US Pharmacopeia/Febrafarma. 2002. (Oficina).

Jornada de educação superior: graduação da UFRGS e as diretrizes curriculares.Jornada de educação superior: graduação da UFRGS e as diretrizes curriculares. 2001. (Outra).

4º Congresso de produtos Farmacêuticos e Cosméticos do RS e II Encontro Internacional de Farmacêuticos para o Mercosul. 2000. (Congresso).

II ENECQ - Encontro de Professores de Controle de Qualidade de Medicamentos e Cosméticos e Simpósio Internacional em Controle de Qualidade de Medicamentos e Cosméticos. II ENECQ - Encontro de Professores de Controle de Qualidade de Medicamentos e Cosméticos e Simpósio Internacional em Controle de Qualidade de Medicamentos e Cosméticos. 2000. (Congresso).

3º Congresso de Produtos Farmacêuticos e Cosméticos do RS e I Encontro Internacional de Farmacêuticos para o Mercosul. 1999. (Outra).

I ENECQ - Encontro Nacional de Ensino em Controle de Qualidade de Medicamentos e Cosméticos.I ENECQ - Encontro Nacional de Ensino em Controle de Qualidade de Medicamentos e Cosméticos. 1998. (Encontro).

I Simpósio Nacional em Qualidade Total de Medicamentos / Mercosul - MEDSUL.I Simpósio Nacional em Qualidade Total de Medicamentos / Mercosul - MEDSUL. 1997. (Seminário).

Oficina de Trabalho Atenção Farmacêutica: Importância e Perspectiva. 1997. (Oficina).

4º Congresso de Farmácia e Bioquímica de Minas Gerais. 1996. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Denise Crestani

Tércio Oppe. Gomas de mascar medicinais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rita de Cássia Maria

Tércio P. Oppe. Validação do processo de fabricação de Dorsanol 750 mg. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: ANGÉLICA GORETE CAYE

Tércio P. Oppe. Análise de misturas 3 em 1 utilizando o método coulter counter. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Juliana Sippel

Tércio Paschke Oppe. Validação do método de eletroforese capilar na análise do rabeprazol em comprimidos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Antônio Carneiro Kindermann

Tércio P. Oppe. Avaliação do perfil de dissolução de cápsulas de fexofenadina. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Carla Giordani Testa

Tércio Paschke Oppe. Separação de fármacos quirais por eletroforese capilar. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Alexandre Ramos de Oliveira

Tércio P. Oppe. Ensaios preliminares para análise de ceftriaxona intravenosa através de doseamento microbiológico. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Tiago Valente Casarin

CASARIN, T. V.;OPPE, T. P.. Validação de método analítico por espectrofotometria no ultravioleta para doseamento de piroxicam nas formas farmacêuticas comprimido e cápsula. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Michel Fernando Locatelli

LOCATELLI, M. F.;OPPE, T. P.; BAGESTEIRO, I. B.. Problemas relacionados com a determinação do prazo de validade de medicamentos manipulados. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Diogo Pielger

PIELGER, D.;OPPE, T. P.. Avaliação do pocesso de individualização de medicamentos por reembalagem em hospital universitário. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ana Rita Breier

BREIER, Ana RitaOPPE, T. P.; FRATINI, L.. Validação de método microbiológico para doseamento de azitromicina na forma farmacêutica cápsula. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cátia Brose

BROSE, C.;OPPE, T. P.; BAGESTEIRO, I. B.. Descrição da rotina de aquisição e controle de qualidade de matérias-primas em farmácia com manipulação e desenvolvimento de monografias para os adjuvantes lactose e amido. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Clarise Ramos

RAMOS, C.;OPPE, T. P.; BAGESTEIRO, I. B.. Descrição da rotina de aquisição e controle de qualidade de matérias-primas em farmácia com manipulação e desenvolvimento de monografias para os adjuvantes lactose e amido. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Loseane Lorenzet

LORENZET, L.;OPPE, T. P.. Estabilidade co cetoconazol em xampu. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Roberta Rocha

ROCHA, R.;OPPE, T. P.. Estabilidade do cetoconazol em xampu. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Bibiana Verlindo de Araújo

ARAÚJO, B. V.;OPPE, T. P.. Avaliação de modelo de infecção experimental em coxa de ratos imunodeprimidos. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Elisiane Taschetto

TASCHETTO, E.;OPPE, T. P.. Parâmetro de validação de metodologia titulométrica de doseamento do cloridrato de fluoxetina. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Patrícia Brum

BRUM, P.;OPPE, T. P.. Controle de qualidade de comprimidos de digoxina. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Francilene Haack Zago

ZAGO, F. H.;OPPE, T. P.. Análise comparativa de amostras de comprimidos de metildopa. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Michele Dall Igna Zilio

ZILIO, M. D. I.;OPPE, T. P.. Análise comparativa de amostras de comprimidos de metildopa. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Fernanda Araújo Gerson

GERSON, F. A.;OPPE, T. P.. Controle de qualidade de produtos cosméticos em farmácia de manipulação de Porto Alegre. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Evelise Reche

RECHE, E.;OPPE, T. P.. Ácido retinóico e seus efeitos. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Tatiana Baldissarella Gavioli

GAVIOLI, T. B.;OPPE, T. P.. Viabilidade da manipulação de cápsulas de gelatina dura contendo hidroxizina em fármacos com garantia de qualidade. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Fabiana Melara

MELARA, F.;OPPE, T. P.. Viabilidade da manipulação de cápsulas de gelatina dura contendo hidroxizina em fármacos com garantia de qualidade. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: José Luis Rosa

ROSA, J. L.;OPPE, T. P.. Controle de qualidade de comprimidos de carbonato de lítio. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Márcia Stainer

STAINER, M.;OPPE, T. P.. Controle de qualidade do fármaco hidroclorotiazida em farmácias de manipulação. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Simone Comeli Silva

SILVA, S. C.;OPPE, T. P.. Controle de qualidade de matérias-primas. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Daniele Bordin

BORDIN, D.;OPPE, T. P.. Insulina e heparina: importância do controle de qualidade de preparações farmacêuticas. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Daniele Klein

KLEIN, D.;OPPE, T. P.. Controle de qualidade do atenolol e do nifedipino e sua aplicação em farmácia de manipulação e laboratórios de controle de qualidade de pequeno porte. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: ANA GRACIELA VENTURA

VENTURA, A. G.;OPPE, T. P.. Contribuição ao estudo do Jaborandi: questionamento sobre usos e controle de qualidade em farmácia de manipulação. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Antônio Carlos Colar da Silva

SILVA, A. C. C.;OPPE, T. P.. Controle de qualidade para farmácia de manipulação: boas práticas de produção e análise da amoxicilina, do sulfametoxazol e trimetoprima. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ana Leticia Domingues

DOMINGUES, A. L.;OPPE, T. P.. Ciclofosfamida e o tratamento do Linfoma não Hodgkin. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Edson Bizarro Kern

KERN, E. B.;OPPE, T. P.. Estruturação de um laboratório microbiológico em cosméticos. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Juliana Mezzomo

MEZZOMO, J.;OPPE, T. P.. Ondasetron na prevenção da êmese induzida por quimioterâpicos citotóxicos e radioterápicos. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Daniela Gallo Mallmann

MALLMANN, D. G.;OPPE, T. P.. Tratamento medicamentoso da obesidade. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Dalva Lúcia da Silva Lopes Lind

LIND, D. L. S. L.;OPPE, T. P.. Antioxidantes em Cosméticos. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: HELENISE AZZI PIRES COSTA

COSTA, H. A. P.;OPPE, T. P.. O uso do fenobarbital e da fenitoína no tratamento da epilepsia. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Alessandra Dias Fagundes

FAGUNDES, A. D.;OPPE, T. P.. Doseamento da penicilina G potássica, amoxicilina, verapamil, cimetidina e furosemida no Laboratório de Controle de Qualidade da ULBRA - uma abordagem teórica. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Luciana Franceschette Albarnaz

ALBARNAZ, L. F.;OPPE, T. P.. Olina - essência da vida x portaria para fitoterápicos. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Luterana do Brasil.

Tércio P. Oppe; Volpato, Nadia M.; Koester, Letícia. Seção de Ciências da saúde - Tecnologia Farmacêutica A - XX Salão de Iniciação Científica da UFRGS. 2008. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Tércio Paschke OppeGARCIA, Cássia Virginia; Renata Raffin. Sessão de Ciências da Saúde - Tecnologia Farmacêutica B - XX Sa~lão de Iniciação Científica. 2008. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Tércio Paschke Oppe. Sessão de Controle de Qualidade de drogas, Fármacos e Medicamentos no XIX Salão de Iniciação Científica. 2007. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Tércio Paschke Oppe. Sessão de Tecnologia Farmacêutica no XVII Salão de Iniciação Científica. 2007. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Tércio Paschke Oppe. Sessão de Controle de Qualidade de drogas, Fármacos e Medicamentos no XVII Salão de Iniciação Científica. 2005. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Martin Steppe

STEPPE, M.. Cefpiroma: Desenvolvimento e validação de métodos analíticos e estudo da estabilidade. 2007. Tese (Doutorado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Martin Steppe

STEPPE, M.. Cefpiroma: Desenvolvimento e validação de métodos analíticos e estudo da estabilidade. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Istefani Carísio de Paula

PAULA, I. C.; STEPPE, M.; Volpato, N.M.. Cefpiroma: desenvolvimento e validação de métodos analíticos e estudo da estabilidade. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Kellen Cristhinia Borges de Souza

DE SOUZA, K. C. B.; TEIXEIRA, H. F.; STEPPE, M.. Métodos analíticos e estudo da estabilidade de Cefpiroma. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Nadia Maria Volpato

VOLPATO, N. M.; PAULA, I. C.; CARDOSO, S. G.; STEPPE, M.. Cefpiroma: desenvolvimento e validação de métodos analíticos e estudo da estabilidade. 2007. Tese (Doutorado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

GERSON ANTONIO PIANETTI

PIANETTI, G. A.; Schapoval, E.E.S.. Estudo da estabilidade da Ampicilina na Forma Farmacêutica Pó para Suspensão Oral. 1995. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Simone Gonçalves Cardoso

VOLPATO, N.M.;STEPPE, Martin; PAULA, I.C.;CARDOSO, S. G.. Cefpiroma: desenvolvimento e validação de métodos analíticos e estudo da estabilidade. 2007. Tese (Doutorado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

JULIA MENEGOLA

Validação de métodos analíticos para o controle de qualidade da cepfiroma; Início: 2001; Iniciação científica (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Cheila Denise Ottonelli Stopoglia

Qualidade microbiológica de loções autobronzeadoras comercializadas na cidade de Porto Alegre; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Tércio Paschke Oppe;

Jaime Augusto da S

Ceschini; Proposta de instrumento para avaliação de fornecedores em farmácias magistrais; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Tércio Paschke Oppe;

JULIA MENEGOLA

Validação de método analítico por espectroscopia da absorção molecular no ultravioleta para determinação de cefpiroma na forma farmacêutica pó para solução injetável; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Tércio Paschke Oppe;

Cláudio Rogério de Macedo

Estudo de estabilidade para a determinação do prazo de utilização de soluções de hipoclorito de sódio 0,1 e 0,0125%; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Tércio Paschke Oppe;

Hugo Bock

Comparação de métodos para produção de revestimento entérico em cápsulas gelatinosas em farmácia de manipulação; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Tércio Paschke Oppe;

Maria Cristina Franck

Validação do doseamento do óxido de zinco nas formas farmacêuticas pó e creme; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Tércio Paschke Oppe;

Mario Lettieri

Validação de métodos analíticos por espectrofotometria no ultravioleta para doseamento de meloxicam nas formas farmacêuticas comprimido e cápsula; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Tércio Paschke Oppe;

Diogo dos Santos Miron

Validação de métodos analíticos por espectrofotometria no ultravioleta para doseamento do omeprazol na forma farmacêutica cápsula; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Tércio Paschke Oppe;

Alexandre Meneghello Fuentefria

Controle de Qualidade de cápsulas de carbonato de cálcio (500 mg) e cálcio de ostras (500 mg) produzidas em farmácias magistrais; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Tércio Paschke Oppe;

Alexandre Seib

Ácido peracético: uma alternativa na desinfecção de artigos termossensíveis na área hospitalar; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Tércio Paschke Oppe;

Daniela Dal Sasso

Validação de metodologia analítica para sulfato de morfina - solução oral; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Tércio Paschke Oppe;

José Carlos Feliciano dos Santos

Aspectos gerais e garantia da qualidade na preparação de nutrição parenteral total; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Tércio Paschke Oppe;

Cássia Virginia Garcia

Validação de método analítico por CLAE para doseamento de acetato de dexametasona na forma farmacêutica creme; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Tércio Paschke Oppe;

Clésio Soldateli paim

Controle de qualidade de cápsulas de digoxina (0,25 mg) produzidas em farmácias de manipulação; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Tércio Paschke Oppe;

Magda Targa Martins

Controle e qualidade de cloridrato de propranolol em comprimidos; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Tércio Paschke Oppe;

Rafael de Oliveira Nogueira

Estudo da estabilidade do diazepam na forma farmacêutica papéis; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Tércio Paschke Oppe;

Eugênio Petter Neto

Estudo da estabilidade do hipoclorito de sódio como matéria-prima e soluções diluídas; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Tércio Paschke Oppe;

SUSAN WEDIG

Implantação de um laboratório de controle de qualidade em farmácia magistral segundo a resolução ANVS RDC nº 33; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Tércio Paschke Oppe;

Vladimir de Matos Menger

Estudo da estabilidade de soluções de hipoclorito de sódio armazenadas e em uso no Hospital de Clínicas de Porto Alegre; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Tércio Paschke Oppe;

Fernanda de Souza Azeredo

Colaboração para o estudo da estabilidade da tretinoína; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Tércio Paschke Oppe;

Fernanda Jung

Colaboração para o estudo da estabilidade da tretinoína; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Tércio Paschke Oppe;

Vinicius Anghelsen Predeson

Controle de qualidade de cápsulas de amoxicilina 250 mg preparadas em farmácias; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Tércio Paschke Oppe;

Marion Deon

Estudo preliminar de estabilidade da solução de minoxidil 5%; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Tércio Paschke Oppe;

Lóren Marchioro Rampon

Contribuição ao controle de qualidade da matéria prima cálcio de ostras utilizada na preparação de cápsulas em farmácia de manipulação; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Tércio Paschke Oppe;

Peterson de Castro França

Distribuição de medicamentos em farmácia hospitalar e proposta para implantação do sistema de distribuição de medicamentos no Hospital Geral de Porto Alegre; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Tércio Paschke Oppe;

Fabiana Briato Rasia

Revisão bibliográfica dos métodos de quantificação das Penicilinas; 1995; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Tércio Paschke Oppe;

MARIA LETÍCIA RAUPP DOS SANTOS

Quantificação da fluoxetina nas formas farmacêuticas cápsulas e comprimidos; 1995; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Luterana do Brasil, Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Tércio Paschke Oppe;

Cássia Virginia Garcia

Elaboração de monografias para a Farmacopéia Brasiléira; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Comissão Permanente de Revisão da Farmacopéia Brasileira; Orientador: Tércio Paschke Oppe;

Magda Targa Martins

Elaboração de monografias para a Farmacopéia Brasiléira; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Comissão Permanente de Revisão da Farmacopéia Brasileira; Orientador: Tércio Paschke Oppe;

Cássia Virginia Garcia

Elaboração de monografias para a Farmacopéia Brasiléira; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Comissão Permanente de Revisão da Farmacopéia Brasileira; Orientador: Tércio Paschke Oppe;

Magda Targa Martins

Elaboração de monografias para a Farmacopéia Brasiléira; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Comissão Permanente de Revisão da Farmacopéia Brasileira; Orientador: Tércio Paschke Oppe;

Sabrina Mioranzza

Validação de métodos analíticos para o controle de qualidade da cepfiroma; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Tércio Paschke Oppe;

JULIA MENEGOLA

Validação de métodos analíticos para o controle de qualidade da cepfiroma; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Tércio Paschke Oppe;

Clésio Soldateli paim

Elaboração de monografias para a Farmacopéia Brasileira; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Comissão Permanente de Revisão da Farmacopéia Brasileira; Orientador: Tércio Paschke Oppe;

Magda Targa Martins

Elaboração de monografias para a Farmacopéia Brasileira; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Comissão Permanente de Revisão da Farmacopéia Brasileira; Orientador: Tércio Paschke Oppe;

Sabrina Mioranzza

Validação de métodos analíticos para o controle de qualidade da cepfiroma; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Tércio Paschke Oppe;

Clésio Soldateli paim

Elaboração de monografias para a Farmacopéia Brasileira; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Comissão Permanente de Revisão da Farmacopéia Brasileira; Orientador: Tércio Paschke Oppe;

Magda Targa Martins

Elaboração de monografias para a Farmacopéia Brasileira; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Comissão Permanente de Revisão da Farmacopéia Brasileira; Orientador: Tércio Paschke Oppe;

Clésio Soldateli paim

Elaboração de monografias para a Farmacopéia Brasileira; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Comissão Permanente de Revisão da Farmacopéia Brasileira; Orientador: Tércio Paschke Oppe;

Magda Targa Martins

Elaboração de monografias para a Farmacopéia Brasileira; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Comissão Permanente de Revisão da Farmacopéia Brasileira; Orientador: Tércio Paschke Oppe;

MARIA LETÍCIA RAUPP DOS SANTOS

Análise quantitativa da fluoxetina nas formas farmacêuticas comprimidos e cápsulas; 1996; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Luterana do Brasil, Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Tércio Paschke Oppe;

MARIA LETÍCIA RAUPP DOS SANTOS

Análise quantitativa da fluoxetina nas formas farmacêuticas comprimidos e cápsulas; 1995; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Luterana do Brasil, Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Tércio Paschke Oppe;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Elfrides Eva Scherman Schapoval

Estudo da estabilidade da ampicilina na forma farmacêutica pó para suspensão oral; 1995; 206 f; Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Elfrides Eva Scherman Schapoval;

Elfrides Eva Scherman Schapoval

Cefpiroma: Desenvolvimento e Validação de Métodos Analíticos e Estudo da Estabilidade; 2007; 0 f; Tese (Doutorado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Elfrides Eva Scherman Schapoval;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Tércio Paschke Oppe ; Julia Menegola ; Elfrides Eva Scherman Schapoval . Microbiological assay for the determination of cefpirome in raw material and injectable preparation. Drug Analytical Research , v. 2, p. 29-35, 2018.

  • COSTA, MARCIA C. N. ; Barden, A. T. ; ANDRADE, J. M. ; OPPE, T. P. ; Elfrides E. S. Schapoval . Quantitative evaluation of besifloxacin ophtalmic suspension by HPLC, application to bioassay method and cytotoxicity studies. Talanta (Oxford) , v. 119, p. 367-374, 2014.

  • Stopiglia, Cheila Denise Ottonelli ; Vieira, Fabiane Jamono ; Mondadori, Andressa Grazziotin ; Oppe, Tercio Paschke ; Scroferneker, Maria Lúcia . In Vitro Antifungal Activity of Dihydroxyacetone Against Causative Agents of Dermatomycosis. Mycopathologia (1975. Print) , v. 171, p. 267-271, 2011.

  • CRUZ, L. ; GRAEBIN, C. S. ; VIANA, A. ; PIATO, A. L. ; GHISLENI, D. D. M. ; SANTOS, E. ; LIMBERGER, J. ; VAUCHER, L. R. C. ; GNOATTO, S. C. B. ; OLIVEIRA, S. Q. ; OPPE, T. P. ; SCHAPOVAL, E. E. S. ; EIFLER-LIMA, V. L. . Síntese e Ensaio In Vivo de Ésteres da Indometacina. Desenvolvimento de Aula Prática em Química Medicinal para Alunos de Pós-Graduação. Acta Farmaceutica Bonaerense , v. 27, p. 716-720, 2008.

  • Andreas S. L. Mendez ; Vanessa Weisheimer ; OPPE, T. P. ; Martin Steppe ; SCHAPOVAL, E. E. S. . Microbiological assay for the determination of meropenem in pharmaceutical dosage form. Journal of Pharmaceutical and Biomedical Analysis , v. 37, p. 649-653, 2005.

  • GARCIA, Cássia Virginia ; BREIER, Ana Rita ; Martin Steppe ; SCHAPOVAL, E. E. S. ; OPPE, T. P. . Determination of Dexamethasone acetate in cream by HPLC. Journal of Pharmaceutical and Biomedical Analysis , v. 31, p. 597-600, 2003.

  • BREIER, Ana Rita ; GARCIA, Cássia Virginia ; OPPE, T. P. ; Martin Steppe ; SCHAPOVAL, E. E. S. . Microbiological Assay for Azithromycin in Pharmaceutical Formulations. Journal of Pharmaceutical and Biomedical Analysis , v. 29, p. 957-961, 2002.

  • Tércio Paschke Oppe ; MENEGOLA, J. ; SCHAPOVAL, E. E. S. . Validação de método analítico por cromatografia líquida de alta eficiência para a determinação da cefpiroma na forma farmacêutica pó pra solução injetável. In: SIMCRO 2006, 2006, São Pedro. Livro de resumos. São Carlos: Instituto Internacional de Cromatografia, 2006. p. 171-171.

  • Daniela D. M. Ghisleni ; Tércio P. Oppe ; Martin Steppe ; SCHAPOVAL, E. E. S. . Validação de método analítico por cromatografia a líquido de alta eficîência para a determinação do cloridrato de epinastina em comprimidos revestidos. In: SIMCRO 2006, 2006, São Pedro. Livro de resumos SIMCRO 2006. São Carlos: Instituto Internacional de Cromatografia, 2006. p. 136-136.

  • MIRON, D. S. ; SCHAPOVAL, E. E. S. ; OPPE, T. P. . Determination of omeprazole by spectrophotometric method. In: VII PHARMATECH, IV ENECQ - International Conference on Pharmaceutical Technology and Quality Control, 2003, João Pessoa. VII PHARMATECH, IV ENECQ - Resumos, 2003. v. QC. p. QC031.

  • OPPE, T. P. ; MENEGOLA, J. ; SCHAPOVAL, E. E. S. . Microbiological assay for cefpirome. In: VII PHARMATECH, IV ENECQ - International Conference on Pharmaceutical Technology and Quality Control, 2003, João Pessoa. VII PHARMATECH, IV ENECQ - Resumos. v. QC. p. QC030.

  • MIORANZZA, S. ; GARCIA, Cássia Virginia ; WEISSHEIMER, V. ; OPPE, T. P. ; SCHAPOVAL, E. E. S. . Acetato de dexametasona: validação de método por CLAE para análise da forma farmacêutica creme. In: XIII Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2002, Porto Alegre. Livro de Resumos. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2002. p. 368.

  • PAIM, C. S. ; OPPE, T. P. . Quality control of digoxin capsules manufactured in pharmacies. In: Pharmaceutical Congress of The Americas, 2001, Orlando. Onsite Program Guide, 2001. p. 83.

  • PAIM, C. S. ; OPPE, T. P. . Microbiological assay for norfloxacin in tablets. In: Pharmaceutical Congress of The Americas, 2001, Orlando. Onsite program guide, 2001. p. 138-139.

  • GARCIA, Cássia Virginia ; OPPE, T. P. . Validação de métodos analíticos por CLAE para doseamento de acetato de dexametasona na forma farmacêutica creme. In: FARMAPOLIS 2001, 2001, Florianópolis. Cadernos de Resumos dos Trabalhos Científicos, 2001. p. 13-14.

  • PAIM, C. S. ; OPPE, T. P. . Controle de qualidade de cápsulas de digoxina produzidas em farmácia de manipulação. In: XII Salão de Iniciação Científica, 2000, Porto Alegre. XII Salão de Iniciação Científica e IX Feira de Iniciação Científica. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2000. p. 372.

  • PAIM, C. S. ; OPPE, T. P. . Controle de qualidade de cápsulas de digoxina preparadas em farmácias magistrais. In: Farmácia 2000 - II ENECQ, 2000, Porto Alegre. Farmácia 2000 - Programa oficial e resumo de trabalhos, 2000. p. 94.

  • PAIM, C. S. ; OPPE, T. P. . Validação de método analítico por CLAE para análise de digoxina. In: Farmácia 2000 - II ENECQ, 2000, Porto Alegre. Farmácia 2000 - Programa oficial e resumo de trabalhos, 2000. p. 94.

  • MARTINS, M. T. ; OPPE, T. P. . Controle de qualidade de cloridrato de propranolol em comprimidos. In: Farmácia 2000 - II ENECQ, 2000, Porto Alegre. Farmácia 2000 - Programa oficial e resumo de trabalhos, 2000. p. 94.

  • MARTINS, M. T. ; PAIM, C. S. ; OPPE, T. P. . Elaboração e validação de monografias para a Farmacopéia Brasileira 4. edição - ofloxacino. In: XI Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 1999, Porto Alegre. XI Salão de Iniciação Científica e VIII Feira de Iniciação Científica. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1999. p. 309-310.

  • PAIM, C. S. ; MARTINS, M. T. ; OPPE, T. P. . A Farmacopéia e o controle de qualidade. In: X Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 1998, Porto Alegre. X Salão de Iniciação Científica e VII Feira de Iniciação Científica. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1998. p. 298.

  • FUENTEFRIA, Alexandre M ; OPPE, T. P. . Controle de qualidade de cápsulas de carbonato de cálcio (500 mg) e de cálcio de ostras (500 mg) produzidas em farmácias magistrais.. Caderno de Farmácia , Porto Alegre, v. 18, n.2, p. 117-117, 2003.

  • MIRON, D. S. ; OPPE, T. P. . Validação de método analítico para doseamento por espectrofotometria no ultravioleta do omeprazol na forma farmacêutica cápsula. Caderno de Farmácia , Porto Alegre, v. 18, n.2, p. 121-122, 2003.

  • PEREZ, Leandro R R ; SCHAPOVAL, E. E. S. ; OPPE, T. P. . Validação de método analítico por espectrofotometria no ultravioleta para doseamento de tenoxicam nas formas farmacêuticas comprimido e cápsula. Caderno de Farmácia , Porto Alegre, v. 18, n.2, p. 123-123, 2003.

  • TEIXEIRA, Mário L ; OPPE, T. P. . Validação de método analítico por espectrofotometria no ultravioleta para doseamento de meloxicam nas formas farmacêuticas comprimido e cápsula. Caderno de Farmácia , Porto Alegre, v. 18, n.2, p. 126-126, 2003.

  • SASSO, D. D. ; OPPE, T. P. . Validação de metodologia analítica para sulfato de morfina - solução oral. Caderno de Farmácia , Porto Alegre, v. 17, n.2, p. 137, 2002.

  • GARCIA, Cássia Virginia ; OPPE, T. P. . Validação de método analítico por CLAE para doseamento de acetato de dexametasona na forma farmacêutica creme. Caderno de Farmácia , Porto de Alegre, v. 17, n.2, p. 139-139, 2002.

  • SASSO, Daniela Dal ; OPPE, T. P. . Validação de metodologia analítica para sulfato de morfina - solução oral. Caderno de Farmácia , Porto Alegre, v. 17, n.2, p. 137-137, 2002.

  • SEIB, A. ; OPPE, T. P. . Ácido Peracético: uma alternativa na desinfecção de artigos termossensíveis na área hospitalar. Caderno de Farmácia , Porto Alegre, v. 17, n.2, p. 146-147, 2002.

  • OPPE, T. P. ; MENGER, V. M. . Estudo da estabilidade de soluções de hipoclorito de sódio armazenadas e em uso no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Caderno de Farmácia , Porto Alegre, v. 17, n.1, p. 63, 2001.

  • WEDIG, S. ; OPPE, T. P. . Implantação de um laboratório de controle de qualidade em farmácia magistral segundo a Resolução ANVS RDC nº 33. Caderno de Farmácia , Porto Alegre, v. 17, n.1, p. 69, 2001.

  • Márcia C. N. COSTA ; Amanda T. Baldin ; Juliana M. M. Andrade ; Tércio P. Oppe ; Elfrides E. S. Schapoval . Quantitative evaluation of besifloxacin ophthalmic suspension by HPLC, application to bioassay method and cytotoxicity studies. Talanta (Oxford) , 2014.

  • SANTOS, M. L. R. ; OPPE, T. P. . Análise quantitativa da fluoxetina nas formas farmacêuticas comprimidos e cápsulas. Canoas: Editora da ULBRA, 1997 (Catálogo de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

OPPE, T. P. . Controle de qualidade de cremes, geis e suspensões em farmácia magistral. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OPPE, T. P. . Controle de qualidade de cremes e géis em farmácias magistrais. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OPPE, T. P. . Controle de qualidade de medicamentos. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OPPE, T. P. . Sistema de Garantia da Qualidade / Controle de Qualidade / Validação / Fundamentos Teóricos dos Conceitos de Estabilidade e Definição de Prazo de Validade. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OPPE, T. P. . O Farmacêutico no controle de qualidade. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OPPE, T. P. . Garantia da qualidade no preparo e distribuição de medicamentos intravenosos. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OPPE, T. P. . FormasfFarmacêuticas líquidas: produção e controle na farmácia de manipulação. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OPPE, T. P. ; MARTINEZ, M. N. ; HOFMEISTER, M. G. . Medicamentos falsificados: de quem é a responsabilidade. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OPPE, T. P. . Controle de qualidade e boas práticas de manipulação e encapsulados. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OPPE, T. P. . Controle de qualidade e boas práticas de manipulação em encapsulados. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2000 - Atual

    Validação de métodos analíticos para controle de qualidade da cefpiroma, Descrição: A garantia da qualidade vem sendo uma preocupação de todas as áreas profissionais, estabelecendo numerosos processos utilizados para caracterização e comparação dos métodos de análise. A produção de medicamentos sem controle de qualidade é inconcebível. Com o controle de qualidade visa-se fabricar produtos de determinada qualidade, de forma sistemática e uniforme; a produção e a conservação dessa qualidade durante todo o processo de comercialização interessam tanto aos fabricantes quanto aos consumidores. Muitos fabricantes devotam grande empenho, enquanto que outros não se preocupam o suficiente com a elaboração de seu produto sendo, neste caso, indispensável um controle de qualidade que garanta a eficácia do medicamento. Dentre os objetivos do controle de qualidade está a obtenção de medicamentos melhores, mais eficazes, menos tóxicos e mais estáveis e, principalmente, a garantia do conteúdo da substância ativa nas especialidades disponíveis no mercado. Cada formulação farmacêutica, onde existe um fármaco, significa um problema analítico específico a ser resolvido. O controle de qualidade no medicamento, ou seja, especialidade farmacêutica é um processo complexo, e para que se tenha confiabilidade nos resultados de uma análise, deve-se fazer várias considerações em relação às amostras, ao método empregado e ao analista. O objetivo principal das especificações de qualidade é de obter bases para decidir se o produto analisado pode ser considerado adequado para uso ou não. Os testes de análise de pureza são qualitativos e quantitativos, e não requerem exatidão, mas a sensibilidade do método é de grande importância. Os ensaios de qualidade e potência requerem o mais alto grau de precisão sendo indispensável a especificidade e sensibilidade. Os objetivos deste trabalho são o desenvolvimento e a validação de metodologia analítica para o controle de qualidade da cefpiroma na matéria-prima e na forma farmacêutica pó para solução injetável.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Tércio Paschke Oppe - Integrante / Elfrides Eva Scherman Schapoval - Coordenador / Julia Menegola - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 3

  • 1998 - Atual

    Elaboração de monografias para a Farmacopéia Brasileira 4. edição, Descrição: A garantia da qualidade vem sendo uma preocupação de todas as áreas profissionais, estabelecendo numerosos processos utilizados para caracterização e comparação dos métodos de análise. Neste crescente interesse, percebe-se a existência de duas opiniões antagônicas a respeito dos investimentos destinados ao controle de qualidade: necessidade ou modismo. A escolha de uma metodologia analítica adequada é de fundamental importância para se proceder ao controle de qualidade de uma substância ativa como tal, ou sob uma determinada forma farmacêutica e depende de uma série de fatores, tais como: a quantidade de amostra disponível, a faixa de quantidade relativa em que, presumivelmente, está situado o componente a determinar, a exatidão requerida, a composição química da amostra, o número de amostras a analisar e os recursos disponíveis. Um método de quantificação ideal seria aquele que reunisse com perfeito equilíbrio critérios como seletividade, sensibilidade, reprodutibilidade e baixo custo operacional. Os objetivos deste trabalho são desenvolvimento e validação de metodologias analíticas visando a elaboração de monografias para a Farmacopéia Brasileira 4a edição, como, por exemplo, os seguintes fármacos: albendazol, ampicilina, ampicilina sódica, benzmidazol, carbamazepina, ciprofloxacino, cloridrato de mefloquina, difosfato de cloroquina, norfloxacino, ofloxacino, pefloxacino e sulfadiazina.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Tércio Paschke Oppe - Coordenador / Clésio Soldateli paim - Integrante / Magda Targa Martins - Integrante / Cássia Virginia Garcia - Integrante / Elfrides Eva Scherman Schapoval - Integrante.Financiador(es): Comissão Permanente de Revisão da Farmacopéia Brasileira - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 13 / Número de orientações: 10

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Farmácia, Departamento de Produção e Controle de Medicamentos. , Avenida Ipiranga, 2752 sala 402B, Santana, 90610000 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 33085342, Fax: (51) 33085378, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1997 - Atual

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 12/2006

      Extensão universitária , Faculdade de Farmácia, Departamento de Produção e Controle de Medicamentos.,Atividade de extensão realizada, Coordenados Substituto pelo EQFAR.

    • 02/2005

      Extensão universitária , Faculdade de Farmácia, Departamento de Produção e Controle de Medicamentos.,Atividade de extensão realizada, Responsável Técnico pelo EQFAR 20.

    • 02/2005

      Extensão universitária , Faculdade de Farmácia, Departamento de Produção e Controle de Medicamentos.,Atividade de extensão realizada, Responsável Técnico Substituto ANALI 42.

    • 01/2005

      Extensão universitária , Faculdade de Farmácia, Departamento de Produção e Controle de Medicamentos.,Atividade de extensão realizada, Controle de Qualidade de Insumos, Medicamentos e Cosméticos.

    • 05/2003

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Farmácia, Departamento de Produção e Controle de Medicamentos.,Cargo ou função, Membro de comissão permanente.

    • 01/2002

      Extensão universitária , Faculdade de Farmácia, Departamento de Produção e Controle de Medicamentos.,Atividade de extensão realizada, Colaboração no Estudo de Certificação para Estabelecimento de Substância Química de Referência Certificada para a Farmacopéia Brasileira - Laboratório de Controle de Qualidade.

    • 04/2001

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Farmácia, Departamento de Produção e Controle de Medicamentos.,Cargo ou função, Membro de comissão temporária.

    • 07/1998

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Farmácia, Departamento de Produção e Controle de Medicamentos.,Cargo ou função, Membro de comissão.

    • 01/1998

      Extensão universitária , Faculdade de Farmácia, Departamento de Produção e Controle de Medicamentos.,Atividade de extensão realizada, Elaboração de Monografias para a Farmacopéia Brasileira.

    • 09/1997

      Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Controle de Qualidade em Farmácia, Controle de Qualidade de Produtos Farmacêuticos e Cosméticos, Estágio em Indústria Farmacêutica

    • 09/1997

      Extensão universitária , Faculdade de Farmácia, Departamento de Produção e Controle de Medicamentos.,Atividade de extensão realizada, Colaboração com a administração, execução de testes e assessoria no Laboratório de Controle de Qualidade Farmacêutico - LCQFAR.

    • 09/1997

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Farmácia, Departamento de Produção e Controle de Medicamentos.,Cargo ou função, Membro de conselho de unidade.

    • 03/1997

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Farmácia, Departamento de Produção e Controle de Medicamentos.,Linhas de pesquisa

    • 01/2001 - 12/2002

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Farmácia, Departamento de Produção e Controle de Medicamentos.,Cargo ou função, Membro de comissão permanente.

    • 06/2001 - 12/2001

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Farmácia, Departamento de Produção e Controle de Medicamentos.,Cargo ou função, Membro de comissão temporária.

    • 12/2000 - 07/2001

      Direção e administração, Faculdade de Farmácia, Departamento de Produção e Controle de Medicamentos.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

    • 01/2001 - 01/2001

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Farmácia, .,Cargo ou função, Outro.

    • 12/1998 - 12/2000

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Farmácia, Departamento de Produção e Controle de Medicamentos.,Cargo ou função, Membro de conselho.

    • 06/1998 - 12/2000

      Direção e administração, Faculdade de Farmácia, Departamento de Produção e Controle de Medicamentos.,Cargo ou função, Chefe substituto de Departamento.

    • 09/2000 - 09/2000

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Farmácia, Departamento de Produção e Controle de Medicamentos.,Cargo ou função, Membro de comissão temporária.

    • 06/1999 - 06/1999

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Farmácia, Departamento de Produção e Controle de Medicamentos.,Cargo ou função, Membro de comissão temporária.

    • 12/1998 - 12/1998

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Farmácia, Departamento de Produção e Controle de Medicamentos.,Cargo ou função, Membro de comissão temporária.

    • 10/1997 - 10/1997

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Farmácia, Departamento de Produção e Controle de Medicamentos.,Cargo ou função, Membro de comissão temporária.

  • 1993 - 1997

    Universidade Luterana do Brasil

    Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

    Atividades

    • 03/1995 - 09/1997

      Direção e administração, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Farmácia.,Cargo ou função, Membro de conselho de unidade.

    • 08/1993 - 09/1997

      Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Analítica Quantitativa, Química Analítica Qualitativa

    • 03/1994 - 12/1996

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências da Saúde, Curso de Farmácia.,Linhas de pesquisa