Clara Torres Peres

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco. Estudou na Universitá degli Studi Roma Tre - Italia, pelo programa da CAPES - Ciência sem Fronteiras. Atualmente está no Mestrado do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano da UFPE.

Informações coletadas do Lattes em 28/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano

2019 - Atual

Universidade Federal de Pernambuco
Orientador:Renata Campello Cabral.

Graduação em ARQUITETURA E URBANISMO

2010 - 2017

Universidade Federal de Pernambuco

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 -

Gestão e Prática de Obras de Conservação e Restauro do Patrimônio Cultural. , Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada, CECI, Brasil.

2013 - 2014

Extensão universitária em Scienze dell'Architettura.. , Università degli Studi Roma Tre, UNIROMA, Itália.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: História da Arquitetura e Urbanismo.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Conservação do Patrimônio Histórico.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Sociologia Urbana.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Seminário Urbanismo e Patrimônio Cultural: experiências na França e no Brasil,. 2016. (Seminário).

Exposição dos trabalhos da disciplina de Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo 7, realizada na Sociedade Olindense de Defesa da Cidade Alta ? SODECA,. Conservação do Sítio Histórico de Olinda. 2015. (Exposição).

Mesa redonda: O tombamento dos jardins de Burle Marx no Recife. 2015. (Outra).

65ª Reunião Anual da SBPC.A verticalização da paisagem em Recife e os sentidos da habitação em edifícios. 2013. (Outra).

Apresentação dos projetos de pesquisa dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica ? Pibic/Fundaj.A verticalização da paisagem em Recife e os sentidos da habitação em edifícios (séc. XX-XXI). 2013. (Seminário).

I Congresso e VIII Jornada Científica da Fundação Joaquim Nabuco. 2013. (Congresso).

Minicurso ?Normatização de Citações e Referências Bibliográficas de acordo com a ABNT?. 2013. (Oficina).

16º Jornada Científica da FACEPE.Documentação da Arquitetura Moderna Pernambucana: A obra de João Correa Lima na Secretaria de Viação e Obras Públicas. 2012. (Encontro).

4º DOCOMOMO (Documentação e Conservação dos edifícios, sítios e bairros do Movimento Moderno) norte/nordeste.Digitalização e Preservação do Patrimônio Iconográfico de Arquitetura: O Caso de Recife. 2012. (Encontro).

Mobilização: Internet das Coisas, Acessibilidade e Educação - CESAR. 2012. (Encontro).

V Semana do Patrimônio Cultural. 2012. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Renata Campello Cabral

CABRAL, Renata Campello; PONTUAL, Virgínia; ARAUJO, N. M. V.; CAMPELLO, Fátima.. O Bairro do Recife dos Cartões-Postais: o processo de invisibilidade da paisagem portuária em suas representações visuais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco.

Virgínia Pitta Pontual

CABRAL, Renata;PONTUAL, Virginia; VIEIRA, N. M.; CAMPELLO, Maria de Fátima. O bairro do Recife dos cartões postais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco.

Natalia Miranda Vieira de Araújo

CABRAL, Renata C.;VIEIRA-DE-ARAÙJO, Natália Miranda.; PONTUAL, V.; CAMPELLO, Fátima. O Bairro do Recife dos cartões postais: (in)visibilidade da natureza portuária.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Renata Campello Cabral

As transformações na paisagem do Bairro de Recife: os novos sentidos resultado da Operação Urbana Porto Novo; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano) - Universidade Federal de Pernambuco; (Orientador);

Guilah Naslavsky

Documentação da Arquitetura Moderna em Pernambuco; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Guilah Naslavsky;

Allan Rodrigo Arantes Monteiro

A verticalização da paisagem em Recife e os sentidos da habitação em edifícios (séc; XX-XXI); 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Allan Rodrigo Arantes Monteiro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • NASLAVSKY, G. ; OLIVEIRA, P. A. S. ; PERES, C. T. ; GOMES, C. . Digitalização e Preservação do patrimônio iconográfico de arquitetura: o caso de Recife. In: Teixeira, Rubenilson Brazão; Dantas, George Alexandre Ferreira. (Org.). Arquitetura em cidades ?sempre novas?: modernismo, projeto e patrimônio. 1ed.Natal: EDUFRN, 2014, v. 1, p. 211-223.

  • MONTEIRO, A. R. A. ; NASCIMENTO, C. F. B. ; PERES, C. T. ; SILVA, P. V. . O Recife inseguro: a contribuição do medo na mentalidade do consumo imobiliário habitacional. In: XXIX Congresso Latinoamericano de Sociologia, 2013, Santiago. Ciudades Latinoamericanas en el nuevo milenio, 2013.

  • PERES, C. T. . A verticalização da paisagem em Recife e os sentidos da habitação em edifícios (séc. XX-XXI). 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERES, C. T. . A verticalização da paisagem em Recife e os sentidos da habitação em edifícios. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PERES, C. T. . A obra de João Correa Lima na Secretaria de Viação e Obras Públicas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, P. A. ; NASLAVSKY, G. ; PERES, C. T. ; GOMES, C. . Digitalização e Preservação do Patrimônio Iconográfico de Arquitetura: O Caso de Recife. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2013

    A verticalização da paisagem em Recife e os sentidos da habitação em edifícios (séc. XX-XXI), Descrição: O objetivo desta pesquisa é investigar as transformações históricas, culturais e simbólicas ligadas à verticalização da paisagem em Recife, bem como apontar suas influências na dinâmica urbana e no modo de vida dos habitantes de edifícios, o que inclui as mudanças de mentalidade sobre as experiências de habitação, percepção e interação com o espaço físico e social da cidade. Por remontarem a períodos históricos distintos, os elementos da paisagem são diversos e passíveis de uma datação, cujo entendimento cobra a compreensão dos contextos que os originaram. É nesse sentido que se constitui o interesse dessa pesquisa, voltada a tomar os edifícios de habitação multifamiliar como elementos de análise da paisagem, ou seja, como "documentos" concretos e registros de época que exprimem valores da sociedade e estilos de habitação peculiares a cada momento histórico. A tendência recente na ampliação do número de vagas de garagens, no incremento de soluções de segurança e na oferta crescente de áreas de lazer e serviços internos aos condomínios verticais são algumas das características que podem ser apontadas como decorrentes das transformações adotadas na construção de edifícios, muitas vezes relacionadas a satisfação de questões de conforto, status social e segurança.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Clara Torres Peres - Integrante / Allan Rodrigo Arantes Monteiro - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2011 - 2012

    Documentação da Arquitetura Moderna Pernambucana, Descrição: O projeto visa dar continuidade às pesquisas de documentação e inventariação da arquitetura moderna em Pernambuco através da elaboração de registros documentais digitais e disponibilização em banco de dados dos documentos iconográficos (desenhos arquitetônicos) do Acervo da 1ª Gerência Regional da DIRCON filiada à Secretaria de Controle e Desenvolvimento Urbano, de modo a ampliar a sua acessibilidade a pesquisadores e maximizar os benefícios dessas estruturas para a geração de conhecimento no Estado de Pernambuco.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Clara Torres Peres - Integrante / Patrícia Ataíde Oliveira - Integrante / Camilla Gomes - Integrante / Guilah Naslavsky - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2012 - 2013

Fundação Joaquim Nabuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Atividade de pesquisa, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - 2012

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Atividade de pesquisa, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2014 - 2016

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.