Bruna de Almeida Porphirio Ferreira

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui experiência em Direito Constitucional. Integrou o quadro de pesquisadores Laboratório de Estudos Teóricos e Analíticos sobre o Comportamento das Instituições (LETACI) enquanto graduanda e realizou pesquisa relacionada a Democracia e Teoria das Instituições. https://www.linkedin.com/in/brunaporphirio/

Informações coletadas do Lattes em 13/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Direito

2011 - 2016

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A proteção dos refugiados e a preservação dos Direitos Humanos em concordância com a lei brasileiras de refúgio
Orientador: Alexandria dos Santos Alexim

Curso técnico/profissionalizante em Segurança do Trabalho

2008 - 2011

Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

Colégio Pedro II

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.

Organização de eventos

PORPHIRIO, B. A. F. . I JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE NACIONAL DE DIREITO. 2013. (Exposição).

BOLONHA, C. A. P. N. ; PORPHIRIO, B. A. F. . I Seminário Internacional de Teoria das Instituições: Diálogos Institucionais e Legitimidade. 2012. (Outro).

Participação em eventos

I JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE NACIONAL DE DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO.A perspectiva contramajoritária do Supremo Tribunal Federal: Um estudo comparado com base na teoria constitucional norte-americana.. 2013. (Seminário).

I SEMINÁRIO DE INCLUSÃO SOCIAL E INCLUSÃO DE GRUPOS VULNERÁVEIS. 2013. (Simpósio).

XIII JORNADA BRASILCON DE ATUALIZAÇÃO DO CDC. 2013. (Congresso).

II CONGRESSO INTERNACIONAL CONSTITUCIONALISMO E DEMOCRACIA. ?O contramajoritarismo do STF como representação de ativismo judicial: uma análise através dos direitos de minoria.?. 2012. (Congresso).

I SEMINÁRIO INTERNACIONAL "DIREITO E EXPERIÊNCIAS JURÍDICAS": DIÁLOGOS E VIVÊNCIAS INTERDISCIPLINARES.?A perspectiva contramajoritária do Supremo Tribunal Federal: Um estudo comparado com base na teoria constitucional norte-americana.?. 2012. (Seminário).

I Seminário Internacional de Teoria das Instituições: Diálogos Institucionais e Legitimidade.A dificuldade contramajoritária: desde Bickel a Peluzo. 2012. (Seminário).

IV Fórum de Grupos de Pesquisa em Direito Constitucional e Teoria do Direito.A perspectiva contramajoritária do Supremo Tribunal Federal: Um estudo comparado com base na teoria constitucional norte-americana. 2012. (Outra).

XXXIV JORNADA GIULIO MASSARANI DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA, ARTÍSTICA E CULTURAL. 2012. (Outra).

Comissão julgadora das bancas

Alessandra Dale Giacomin Terra

TERRA, A. D. G.; CORREA, B. K. N.; ALEXIM, A.. A proteção dos Refugiados e a Prresença dos Direitos Humanos em concordância com a lei brasileira de refúgio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Bianca Kremer Nogueira Corrêa

KREMER, B.; TERRA, A. D. G.; ALEXIM, A. S.. A proteção dos refugiados e a preservação dos direitos humanos em concordância com a lei brasileira de refúgio (coorientadora). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Foi orientado por

Carlos Alberto Pereira das Neves Bolonha

Regras Submajoritárias como Instrumento de Atuação das Minorias: uma Leitura do Diálogo Democrático Brasileiro Segundo a Teoria de Adrian Vermeule; 2013; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alberto Pereira das Neves Bolonha;

Carlos Alberto Pereira das Neves Bolonha

O Processo Administrativo Disciplinar em uma Análise Institucional: SRFB, INSS e UFRJ; 2013; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil; Orientador: Carlos Alberto Pereira das Neves Bolonha;

Carlos Alberto Pereira das Neves Bolonha

A Perspectiva Contramajoritária do Supremo Tribunal Federal: um Estudo Comparado com base na Teoria Constitucional Norte-Americana; 2013; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Carlos Alberto Pereira das Neves Bolonha;

Carina de Castro Quirino

O Processo Administrativo Disciplinar em uma Análise Institucional: SRFB, INSS e UFRJ; 2013; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Carina de Castro Quirino;

Produções bibliográficas

  • PORPHIRIO, B. A. F. ; DUTRA, L. G. ; REZENDE, M. D. B. ; BORGES NETO, M. L. M. . Regras Submajoritárias como Instrumento de Atuação das Minorias.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PORPHIRIO, B. A. F. ; BORGES NETO, M. L. M. ; VIEIRA, L. A. ; DUTRA, L. G. ; REZENDE, M. D. B. ; NAVARRO, A. M. N. P. ; ZETTEL, B. B. . A perspectiva contramajoritária do Supremo Tribunal Federal: Um estudo comparado com base na teoria constitucional norte-americana. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BORGES NETO, M. L. M. ; DUTRA, L. G. ; PORPHIRIO, B. A. F. . A dificuldade contramajoritária: desde Bickel a Peluzo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DUTRA, L. G. ; NAVARRO, A. M. N. P. ; BORGES NETO, M. L. M. ; REZENDE, M. D. B. ; ZETTEL, B. B. ; PORPHIRIO, B. A. F. ; VIEIRA, L. A. . A perspectiva contramajoritária do Supremo Tribunal Federal: Um estudo comparado com base na teoria constitucional norte-americana. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PORPHIRIO, B. A. F. ; DUTRA, L. G. . O contramajoritarismo do STF como representação de ativismo judicial: uma análise através dos direitos de minoria. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

PORPHIRIO, B. A. F. . A PROTEÇÃO DOS REFUGIADOS E A PRESERVAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS EM CONCORDÂNCIA COM A LEI BRASILEIRA DE REFÚGIO. 2016. (Monografia).

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2013

    O Processo Administrativo Disciplinar em uma análise institucional: SRFB, INSS e UFRJ, Descrição: O Processo Administrativo Disciplinar (PAD) representa um instrumento de essencial importância no controle da gestão pública. É possível inseri-lo, ainda, em uma pesquisa fundada em um marco teórico de caráter institucional, sobretudo submetendo este objeto aos conceitos de capacidades institucionais e de efeitos sistêmicos que têm sido desenvolvidos no âmbito da teoria constitucional. Tratam-se de elementos marcados por um profundo grau de atenção sobre a atividade de governo em termos de eficiência e resultados. Este instrumento correcional possui uma finalidade precipuamente compatível com a análise institucionalista apresentada acima. Pode-se afirmar que esta perspectiva elabora concepções que podem desempenhar um papel central na administração de interesses e bens públicos. Quando comparamos o Processo Administrativo Disciplinar, considerando suas condições próprias e características, com conceitos desta teoria institucional, busca-se esclarecer, por exemplo, qual seria a capacidade institucional das Comissões Disciplinares para instruí-lo com elementos comprobatórios, conduzir um procedimento isento de ilegalidades e arbítrios e que se encerre com uma decisão por parte de sua autoridade competente fundado em bases de legalidade estrita e em conformidade com a ordem constitucional e com os ensinamentos doutrinários e jurisprudenciais. Outro aspecto que pode ser apontado a título exemplificativo, seria buscar elementos que indiquem quais as repercussões originadas da forma com que os Processo Administrativos Disciplinares têm sido encaminhados, gerando efeitos como a judicialização de suas controvérsias e, inclusive, repercutindo em situações indenizatórias contra o erário. Em síntese, busca-se submeter o objeto do Processo Administrativo Disciplinar, nos limites definidos pela metodologia da presente proposta, a uma investigação empírica estabelecida sobre um marco teórico institucionalista, com ênfase na tentativa de destacar a capacidade institucional dialógica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Bruna de Almeida Porphirio Ferreira - Coordenador / Carlos Alberto Pereira das Neves Bolonha - Integrante., Financiador(es): Ministério da Justiça - Bolsa.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro. , Rua Moncorvo Filho, 8, Centro, 20211-340 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 22248904

Experiência profissional

2013 - 2014

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor de Direito dos Contratos, Carga horária: 20

2012 - 2014

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Outras informações:
Comparamos o Processo Administrativo Disciplinar, considerando suas condições próprias e características, com conceitos desta teoria institucional, buscando esclarecer, por exemplo, qual seria a capacidade institucional das Comissões Disciplinares para instruí-lo com elementos comprobatórios, conduzir um procedimento isento de ilegalidades e arbítrios e que se encerre com uma decisão por parte de sua autoridade competente fundado em bases de legalidade estrita e em conformidade com a ordem constitucional e com os ensinamentos doutrinários e jurisprudenciais na tentativa de destacar a capacidade institucional dialógica.

Atividades

  • 05/2012

    Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, .,Linhas de pesquisa

2012 - 2013

Ministério da Justiça

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador

2013 - 2016

Tribunal Regional Federal da 2ª Região, TRF/2ª Região

Vínculo: Estagiário de Direito, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20