Paulo Henrique Leal Martins

Graduando em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), pesquisador em iniciação científica, investiga o uso de elementos de jogos (gamificação) no contexto de ambiente colaborativo para desenvolvimento de software. Tem experiência na área de Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de projetos de software e gamificação aplicada a negócio de Tecnologia da Informação (TI). Participou do edital do programa Pró-Ativa 2013, da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD-UFOP), no período de 04/2013 à 11/2013, no qual foi destaque entre os melhores projetos apresentados na VI Mostra Pró-Ativa, por conseguir resultados satisfatórios através de inovação em monitoria de programação, que foi o uso de gamificação. Participou de dois editais de iniciação científica, um pela FAPEMIG 2014/2015 e outro pela UFOP 2015/2016, nos quais desempenhou o papel de analista de processo no período de 08/2013 a 01/2014 e gerente de projetos no período de 02/2014 a 04/2015 e de 08/2015 a 03/2016, ambos pelo laboratório INPE/UFOP para Modelagem e Simulação de Sistemas Terrestres (TerraLAB). Atuou como analista de sistema pela Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAD-UFOP) no período de 03/2015 a 07/2015 e desde 08/2016 participa de um edital de iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação (PIBITI) pela CNPq, no qual pretende desenvolver uma ferramenta para suporte à gamificação personalizada em ambiente colaborativo de desenvolvimento de software. Atualmente é conselheiro na empresa júnior Voluta Soluções Digitais, do Departamento de Computação (DECOM-UFOP), e presidente do Centro Acadêmico de Ciência da Computação (CACIC), chapa 2017/2018.

Informações coletadas do Lattes em 28/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Ciência da Computação

2012 - Atual

Universidade Federal de Ouro Preto
Título: Inovação em Gestão de Projetos de Software: Relato sobre uso de gamificação em gerenciamento de projeto em laboratório acadêmico
Orientador: Amanda Sávio Nascimento e Silva

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em microinformática

2006 - 2009

Colégio Técnico Padre de Man

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Congresso Brasileiro de Software (CBSoft). 2014. (Congresso).

International Symposium on String Processing and Information Retrieval. 2014. (Congresso).

I Workshop da Computação da Universidade Federal de Ouro Preto.Participação em maratona de programação do evento. 2014. (Outra).

Latin American Web Congress. 2014. (Congresso).

1 st Latin-American Colloquium on Model-Driven Software Engineering. 2013. (Outra).

1 st Latin-American School on Software Engineering. 2013. (Outra).

Encontro de Saberes, IV Mostra Pró-ativa.SOS BIXO: SUAVIZANDO A ENTRADA TARDIA DE CALOUROS DO PRIMEIRO PERÍODO DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. 2013. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

DAYANNE GOUVEIA COELHO

SILVA, A, S, N.; Assis, G. T;COELHO, D. G.. Gamificação Personalizada para Solucionar Adversidades em Ambientes Colaborativos: Um Framework para Seleção de Elementos de Jogos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Guilherme Tavares de Assis

SILVA, A. S. N. E.; COELHO, D. G.;ASSIS, G. T.. Gamificação personalizada para solucionar adversidades em ambientes colaborativos: framework para seleção de elementos de jogos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Amanda Sávio Nascimento e Silva

Inovação em Gestão de Projetos de Software: Relato sobre uso de gamificação em gerenciamento de projeto em laboratório acadêmico; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Ouro Preto; (Orientador);

Amanda Sávio Nascimento e Silva

Inovação em Gerenciamento de Projetos de Software: Efeitos do uso de gamification em startup de TI; Início: 2016; Iniciação científica (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Amanda Sávio Nascimento e Silva

Gamificação do processo BOPE de desenvolvimento de software: o caso da fábrica TerraLAB; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Paulo Henrique Leal Martins;

Tiago Garcia de Senna Carneiro

Melhoria do processo de desenvolvimento de software em laboratórios acadêmicos: O caso da fabrica de software TerraLAB; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Paulo Henrique Leal Martins;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Amanda Sávio Nascimento e Silva

Gamificação personalizada para solucionar adversidades em ambientes colaborativos: um framework para seleção de elementos de jogos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Amanda Sávio Nascimento e Silva;

Amanda Sávio Nascimento e Silva

Inovação em Gerenciamento de Projetos de Software: Efeitos do uso de gamification em startup de TI; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Amanda Sávio Nascimento e Silva;

Amanda Sávio Nascimento e Silva

Gamificação do Processo BOPE de Desenvolvimento de Software: O Caso da Fábrica TERRALAB; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Programa de Iniciação à Pesquisa da Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Amanda Sávio Nascimento e Silva;

Tiago Garcia de Senna Carneiro

Melhoria do Processo de Gestão de Projetos de Software do TerraLAB; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Tiago Garcia de Senna Carneiro;

Tiago Garcia de Senna Carneiro

Melhoria do processo de desenvolvimento de software em laboratórios acadêmicos: O caso da fabrica de software TerraLAB; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Tiago Garcia de Senna Carneiro;

Tiago Garcia de Senna Carneiro

Melhoria do processo de desenvolvimento de software em laboratórios acadêmicos: O caso da fabrica de software TerraLAB; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Tiago Garcia de Senna Carneiro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2015

    Melhoria do processo de desenvolvimento de software em laboratórios acadêmicos: O caso da fabrica de software TerraLAB, Descrição: Este trabalho tem como objetivo a padronização e evolução do processo de desenvolvimento de software do TerraLAB - Laboratório para Modelagem e Simulação de Sistemas Terrestres, aliada à implantação de uma metodologia de gestão de projetos a ser criada. Para isso, propõe-se que o processo de desenvolvimento de software Rational Unified Process (RUP) e métodos ágeis sejam combinados à metodologia de gestão de projetos estabelecida pelo Project Management Institute (PMI) e adaptadas à realidade de um laboratório acadêmico em computação, o TerraLAB. Pertencente ao Departamento de Computação da Universidade Federal de Ouro Preto, o TerraLAB é organizado como uma fábrica de software, cujos produtos atendem demandas de pesquisa, desenvolvimento e inovação em geoprocessamento e em modelagem e simulação computacional de processos ambientais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Paulo Henrique Leal Martins - Coordenador / Thiago Garcia de senna Carneiro - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2013

Destaque dentre os melhores projetos do Encontro de Saberes, Universidade Federal de Ouro Preto.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2017 - Atual

Universidade Federal de Ouro Preto

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Presidente do CACIC, Carga horária: 12

Outras informações:
Presidente do Centro Acadêmico de Ciência da Computação (CACIC) do Departamento de Computação (DECOM) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), campus Morro do Cruzeiro.

2015 - Atual

Universidade Federal de Ouro Preto

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Conselheiro na Voluta Soluções Digitais, Carga horária: 12

Outras informações:
Voluta Soluções Digitais é a empresa júnior do Departamento de Computação (DECOM) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

2015 - 2016

Universidade Federal de Ouro Preto

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Gerente de projetos, Carga horária: 20

2015 - 2015

Universidade Federal de Ouro Preto

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Analista de sistema, Carga horária: 20

2014 - 2015

Universidade Federal de Ouro Preto

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Gerente de projetos, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atua como gerente de projetos no Laboratório INPE/UFOP de Modelagem e Simulação de Sistemas Terrestres (TerraLAB) pela Universidade Federal de Ouro Preto. A pesquisa é desenvolvida em direção à criação e aprimoramento da metodologia de desenvolvimento de software da fábrica TerraLAB, BOPE Process. Metodologias ágeis são presentes nessa pesquisa.

2013 - 2014

Universidade Federal de Ouro Preto

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Analista de processo, Carga horária: 20

Outras informações:
Atua como trainee em gerência de projetos no Laboratório INPE/UFOP de Modelagem e Simulação de Sistemas Terrestres (TerraLAB) pela Universidade Federal de Ouro Preto.

2013 - 2013

Universidade Federal de Ouro Preto

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor em Introdução à Programação, Carga horária: 15

Outras informações:
Monitor da disciplina Introdução à Programação do curso Ciência da Computação pela Pró-Reitoria de graduação (PROGRAD) da Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP.

Atividades

  • 03/2015

    Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, .,Linhas de pesquisa

  • 03/2014 - 02/2015

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, .,Linhas de pesquisa

  • 08/2013 - 02/2014

    Treinamentos ministrados , Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, .,Treinamentos ministrados, Trainee em Gerência de Projetos

2013 - 2013

Ministério da Educação

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor SEB/MEC, Carga horária: 10

Outras informações:
Tutor à distância pelo Programa Nacional de Educação Continuada em Tecnologia Educacional (PROINFO Integrado), da Secretaria de Educação Básica, do Ministério da Educação (MEC).