Nara de Moraes Cálipo

Doutora (2016) e Mestra (2012) em Artes da Cena pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (IA/UNICAMP), ambos sob a orientação da Profa. Dra. Graziela Rodrigues e realizados com o financiamento da FAPESP (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo). Graduada em Dança (2009) pela mesma Universidade. Atua como bailarina-pesquisadora-intérprete, diretora e professora na área da dança e processos criativos e investigativos. Professora colaboradora da Universidade Estadual do Paraná (Faculdade de Artes do Paraná - Campus Curitiba II) na área de Ensino e Aprendizagem da Dança. Possui experiência na área de Artes, processos de criação e de formação em artes da cena, com ênfase nos estudos e desenvolvimento do Método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI), no qual é formada como bailarina e diretora.

Informações coletadas do Lattes em 09/09/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em ARTES DA CENA

2012 - 2016

Universidade Estadual de Campinas
Título: Para quem você dança? A criação e a recepção da dança no método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI): Uma experiência com as mulheres quebradeiras de coco babaçu e com o terecô
Graziela Estela Fonseca Rodrigues. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Bailarino-Pesquisador-Intéprete; Terecô; Processo de Criação.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança / Especialidade: Pesquisa em Dança.

Mestrado em ARTES DA CENA

2010 - 2012

Universidade Estadual de Campinas
Título: Coabitares no corpo da bailarina-pesquisadora-intérprete: as mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu e seu Terecô,Ano de Obtenção: 2012
Graziela Estela Fonseca Rodrigues.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Bailarino-Pesquisador-Intéprete; Dança do Brasil; Co-habitar com a fonte.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança / Especialidade: Bailarino-Pesquisador-Intérprete. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança / Especialidade: Pesquisa em Dança. Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.

Graduação em Dança

2005 - 2009

Universidade Estadual de Campinas
Orientador: Graziela Estela Fonseca Rodrigues

Formação complementar

2021 - 2021

Egungun e Rituais em Honra às Memórias Existências de Terreiro. (Carga horária: 3h). , nstituto Livre de Estudos Avançados em Religiões Afro-brasileiras, ILE ARA, Brasil.

2021 - 2021

Iyami, a Cabaça Útera Ancestral do Mundo. (Carga horária: 3h). , Instituto Livre de Estudos Avançados em Religiões Afro-brasileiras, ILE ARA, Brasil.

2020 - 2021

Formação em Hatha Vinyasa Yoga. (Carga horária: 200h). , Camila Reitz Yoga, HVY, Brasil.

2020 - 2020

Corpo, Tecnologia & Arte. (Carga horária: 10h). , Lótus Cia Cênica, LÓTUS CIA CÊNICA, Brasil.

2019 - 2019

Eu, o espelho e o Outro - Arkadi Zaides. (Carga horária: 20h). , Mostra Internacional de Teatro, MIT, Brasil.

2019 - 2019

No tombo da cena: rastros de formatividade na brincadeira do cavalo marim. (Carga horária: 3h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2018 - 2018

Introdução ao Kutiyattam - Arte Teatral Tradicional do Sul da Índia. (Carga horária: 16h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2007 - 2016

Formação como Diretora no método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2006 - 2006

Tango- VIII Festival do Instituto de Artes. , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2005 - 2005

Maquiagem Cênica. , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2000 - 2004

Jazz. , Impacto Cia de Dança, ICD, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

, Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança/Especialidade: Bailarino-Pesquisador-Intérprete.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Ensino e aprendizagem da Dança.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Técnicas e Processos de Formação do Artista da Cena.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança/Especialidade: Pesquisa em Dança.

Organização de eventos

MARINELLI, R. ; CÁLIPO, N. M. ; SILVEIRA, D. ; SANTOS, G. ; VELOSO, L. ; BORSATTO, M. ; DUENHA, M. L. ; ROEL, R. S. . Laboratórios Criativos - Dançando para Libertar o Furuto. 2020. (Outro).

Marinelli, Princesa Ricardo ; CÁLIPO, NARA ; SILVEIRA, D. ; SANTOS, G. ; VELOSO, L. ; DUENHA, M. L. ; BORSATTO, M. ; ROEL, R. S. ; SARTURI, A. . Dançando para Libertar o Futuro ? colóquio indisciplinado. 2020. (Outro).

RODRIGUES, G. ; CÁLIPO, N. M. ; COSTA, E. ; BRAGA, F. C. ; FLORIANO, Mariana ; JORGE, M. D. ; ALLEONE, N. V. ; TURTELLI, Larisa Sato . I ENCONTRO INTERINSTITUCIONAL DE GRUPOS DE PESQUISA EM DANÇA. 2016. (Outro).

RODRIGUES, G. ; TURTELLI, Larisa Sato ; ALLEONE, N. V. ; BRAGA, F. C. ; CÁLIPO, N. M. ; COSTA, E. ; FLORIANO, Mariana . Encontro dos Pesquisadores em Dança da ABRACE. 2015. (Outro).

Participação em eventos

I Seminário Criar-Ensinar-Aprender Dança.Mediadora de mesa. 2021. (Seminário).

XI Congresso da ABRACE. O inventário no corpo e o encontro com a colonialidade. 2021. (Congresso).

5 METRODANÇA.Dança de Renúncia: caminhos possíveis do Bailarino-Pesquisador-Intérprete. 2020. (Outra).

Dançando para Libertar o Futuro - Colóquio Indisciplinado.Imaginar é um ato político (que também é corpo). 2020. (Outra).

Festival Social TUDANZAS.Lastro. 2020. (Outra).

II Seminário Internacional de Educação em Direitos Humanos: Humanos de Direitos e a Invenção de Futuros.Corpos Descolonizados em Invenção: Procedimento Performativo. 2020. (Seminário).

Poética do Habitar.A Terra é uma mulher. 2020. (Encontro).

Seminário da Convivência. 2020. (Seminário).

VIII Seminário Interno de Pesquisas do PPG Artes da Cena - Mario Santana.Experiências pedagógicas no método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI): revirando o corpo. 2020. (Seminário).

VII Seminário Interno de Pesquisas em Andamento Mario Santana. 2019. (Seminário).

X Reunião Científica da ABRACE. Luz Póstuma: a utilização das ferramentas do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete fora de seu escopo. 2019. (Congresso).

[+] Participa. 2018. (Outra).

Desmistifique sua Dança.Contextos e Emergências provenientes das ruas e do cotidiano urbano. 2018. (Encontro).

I Seminário Internacional de Educação em Direitos Humanos. 2018. (Seminário).

VIII Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação - I Fórum de Graduação da Unespar.Avaliação e Inovação. 2018. (Seminário).

X Congresso da ABRACE. Análise da recepção como procedimento de criação no método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI).. 2018. (Congresso).

V Seminário de Pesquisas do PPGADC - IA - UNICAMP.Debate Temático - Poéticas Daqui. 2017. (Seminário).

I Encontro Interinstitucional de Grupos de Pesquisa em Dança.Fragmentos de um esboço cênico: as personagens Rosinha e Margarida. 2016. (Encontro).

IV Seminário de Pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena.Olhando por uma fresta. 2016. (Seminário).

Encontro dos Pesquisadores em Dança da ABRACE. 2015. (Encontro).

I Encontro Internacional Repensando Mitos Contemporâneos: Simpósio Grotowski. 2015. (Simpósio).

III Seminário Interno do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena.Debate Aberto de Grupos de Pesquisa. 2015. (Seminário).

Mostra UNIDANÇA.Relicário - Trabalhos em Processo do Grupo BPI e Dança do Brasil. 2015. (Outra).

Society of Dance History Scholar/CORD Conference. Dancer-Researcher-Performer: A Brazilian Method. 2015. (Congresso).

VIII Reunião Científica da ABRACE - Associoção Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênica. 2015. (Outra).

2 Seminário do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena - encontros e diálogos.Integrante de Debate Aberto de Grupo de Pesquisa. 2014. (Seminário).

III Simpósio Internacional - Reflexões Cênicas e Contemporâneas. 2014. (Simpósio).

VIII Congresso da ABRACE. Para quem se quer dançar. 2014. (Congresso).

X Encontro do Programa de Apoio Didático e do Programa de Estagio Docente (PAD/PED). 2014. (Encontro).

Terceiro Seminário de Pesquisas em Andamento do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da USP (3 SPA -PPGAC).A recepção do produto artístico pela Fonte Coabitada: uma experiência com as mulheres quebradeiras de coco babaçu e seu terecô. 2013. (Seminário).

VII Congresso da Associoção Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas - ABRACE. Processi de Criação no método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete): co-habitares no corpo. 2012. (Congresso).

FICA - Festival Itajubense de Cultura e Arte.A Flor do Café. 2011. (Outra).

V Encontro da Mulher.A Flor do Café. 2011. (Encontro).

VI Reunião Científica da ABRACE - Associoção Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênica.O Co-habitar com as mulheres quebradeiras de coco babaçu e o Tereco. 2011. (Outra).

II Encontro do Programa de Apoio Didático do Programa de Estágio Docente (PAD/PED). 2010. (Encontro).

I Simpósio Internacional de Imagem Corporal & Congresso Brasileiro de Imagem Corporal. Co-habitando com as mulheres na lida com a terra. 2010. (Congresso).

I Simpósio Internacional de Imagem Corporal & I Congresso Brasileiro de Imagem Corporal. A Flor do Café (espetáculo de dança). 2010. (Congresso).

VI Congresso ABRACE - Arte e Ciência: abismo de rosas. Dança dos Brasis V: junto às mulheres do Jalapão. 2010. (Congresso).

XVII Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. "Estruturação da Personagem, método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete): A Dança Colhida nas Mulheres do Café". 2009. (Congresso).

5 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Estruturaçao da Personagem, metodo B.P.I. (Bailarino-Pesquisador-Inteprete): a dança colhida nas mulheres do cafe. 2008. (Congresso).

XVI Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. Experienciando o BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete) - Colhendo a Dança com as Mulheres do Café. 2008. (Congresso).

UPA - Unicamp de Portas Abertas. Monitora. 2007. (Exposição).

VII Feira de Leitura e Arte (UNICAMP)."Entre" - apresentação coreográfica. 2007. (Encontro).

VIII.Festival do Instituto de Artes (FEIA- UNICAMP)."Entre" - apresentação coreográfica. 2007. (Outra).

UPA - Unicamp de Portas Abertas. Monitora. 2006. (Exposição).

VII Festival do Instituto de Artes (FEIA- UNICAMP).?Quand je suis? - apresentação coreográfica. 2006. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Flávia Pagliusi

TURTELLI, Larisa Sato; RODRIGUES, G. E. F.;CÁLIPO, N. M.. Entre trilhas do Sertão do Cariri: o encontro entre o catimbozeiro e o romeiro de Padre Cícero. 2019. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Murilo Catarino

Marinelli, Princesa Ricardo;CÁLIPO, NARA; JESUS, A.. Dança apocalíptica do fim do mundo. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança - Bacharelado e Licenciatura) - Universidade Estadual do Paraná.

Aluno: Mariana Dias Jorge

TEIXEIRA, PAULA CARUSO;CÁLIPO, NARA; TURTELLI, LARISSA SATO. O processo de formação em Dança do Brasil pelo método BPI. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ana Carolina Saldanha de Souza

ROEL, R. S.; SIEDLER, M.;CÁLIPO, N. M.. REFUGO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança - Bacharelado e Licenciatura) - Universidade Estadual do Paraná.

Aluno: Rita de Cássia Bernardes Bambrila

BORSATTO, M.;CÁLIPO, N. M.; ROCHA, I.. O Pulso, a Dança e a Roda. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança - Bacharelado e Licenciatura) - Universidade Estadual do Paraná.

Aluno: Augusto Gabriel de Almeida Cristofolli

SIEDLER, E.;CÁLIPO, N. M.; JESUS, A.. CORPO URBANO: Processos de Estranheza. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança - Bacharelado e Licenciatura) - Universidade Estadual do Paraná.

Aluno: Matiely Semiguem

ROCHA, R.;CÁLIPO, N. M.; PROENCA, F.. Redes de Comunicação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança - Bacharelado e Licenciatura) - Universidade Estadual do Paraná.

CÁLIPO, N. M.. Analista de Pôsteres de Iniciação Científica - X Reunião Científica da ABRACE. 2019. ASSOCIACAO BRASILEIRA DE PESQUISA E POS GRADUACAO EM ARTES CENICAS.

Comissão julgadora das bancas

Daniela Gatti

GATTI, Daniela; RODRIGUES, G.; CARUSO, P.; LIMA, C. A. S.; OLIVEIRA, I. M. G.. Dançar para quem? A recepção da dança no metodo Bailarino-Pesquisador-Interprete: uma experiencia com as mulheres quebradeiras de coco babaçu e o terecô. 2016. Tese (Doutorado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

Larissa Sato Turtelli

RODRIGUES, Graziela;TURTELLI, Larissa Sato; MARTINS, Suzana M. C.. Confluindo Co-habitares no corpo do bailarino formado no método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete). 2012. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

Larissa Sato Turtelli

RODRIGUES, G. E. F.; GATTI, D.; TEIXEIRA, P. C.; OLIVEIRA, I. M. G.; LIMA, C. A. S.;TURTELLI, Larissa Sato. Dançar para quem? A recepção da dança no método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI): uma experiência com as mulheres quebradeiras de coco babaçu e o terecô. (Suplente). 2016. Tese (Doutorado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

Larissa Sato Turtelli

RODRIGUES, Graziela;TURTELLI, Larissa Sato; MELCHERT, Ana Carolina. Confluindo co-habitares no corpo do intérprete formado na metodologia BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete): estudo e análise. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

Graziela Estela Fonseca Rodrigues

RODRIGUES, Graziela Estela Fonseca. Confluindo Co-habitares no Corpo do bailarino formado no método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete). 2012. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

Graziela Estela Fonseca Rodrigues

RODRIGUES, Graziela Estela Fonseca; MELCHERT, Ana Carolina Lopes;TURTELLI, Larissa Sato. Banca de Qualificação: Confluindo co-habitares no corpo do intérprete formado na metodologia BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete): Estudo e Análise. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes da Cena) - Universidade Estadual de Campinas.

Graziela Estela Fonseca Rodrigues

RODRIGUES, Graziela Estela Fonseca; GATTI, D.; TEIXEIRA, Paula Caruso; OLIVEIRA, Isaira Maria Garcia de; LIMA, C. Dançar para quem? A recepção da dança no método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI): uma experiência com as mulheres quebradeiras de coco babaçu e o terecô. 2016. Tese (Doutorado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

Ana Carolina Lopes Melchert

RODRIGUES, Graziela; TUTELLI, Larissa Sato;MELCHERT, Ana Carolina Lopes. Confluindo Co-habitares no Corpo do Bailarino formado no método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete). 2012. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

Isaíra Maria Garcia de Oliveira

RODRIGUES, G. E. F.;OLIVEIRA; Daniela Gatti; Paula Caruso Teixeira; Carla Andrea Silva Lima. Dançar para quem? A recepção da dança no método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI):uma experiência com as mulheres quebradeiras de coco babaçu e o terecô. 2016. Tese (Doutorado em Artes da Cena) - Instituto de Artes / Unicamp.

Isaíra Maria Garcia de Oliveira

OLIVEIRA; RODRIGUES, G. E. F.; TURTELLI, L. S.. A Recepção do Produto Artístico pela fonte coabitada: Uma experiência com as mulheres quebradeiras de coco babaçu e seu terecô. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Artes da Cena) - Instituto de Artes / Unicamp.

Orientou

Karina Vieira Merêncio

Quantas mulheres que habitam em mim?; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança - Bacharelado e Licenciatura) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Nara de Moraes Cálipo;

Isabela Maria de Andrade

Habilidade de Existência: vocabulário de um corpo (des)coberto; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança - Bacharelado e Licenciatura) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Nara de Moraes Cálipo;

Gabriela Kozmiej

(Nó)s; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança - Bacharelado e Licenciatura) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Nara de Moraes Cálipo;

Laís Oliveira

My Pussy, El Poder; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança - Bacharelado e Licenciatura) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Nara de Moraes Cálipo;

Vitor Cardoso da Rosa

Trabalho em Processo; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança - Bacharelado e Licenciatura) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Nara de Moraes Cálipo;

Gabriela Cristina Terzian

ARTEVIDA: O lugar do corpo no mundo e suas manifestações e afetos; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Artes Cênicas) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Nara de Moraes Cálipo;

Ornella Guarnier Cardin Farias

Luz Póstuma: Possíveis dissoluções entre real e simbólico; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança - Bacharelado e Licenciatura) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Nara de Moraes Cálipo;

CAMILE MILANI CARBONARI FERNANDES

Impulsos (In)visíveis que movem meu corpo; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança - Bacharelado e Licenciatura) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Nara de Moraes Cálipo;

Matheus dos Anjos Margueritte

Estágio Supervisionado I - Ensino não formal; 2020; Orientação de outra natureza; (Dança - Bacharelado e Licenciatura) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Nara de Moraes Cálipo;

Renata Riss

Estágio Supervisionado I - Ensino não formalo; 2020; Orientação de outra natureza; (Dança - Bacharelado e Licenciatura) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Nara de Moraes Cálipo;

Jackson Moreira

Estágio Supervisionado I - Ensino não formal; 2020; Orientação de outra natureza; (Dança - Bacharelado e Licenciatura) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Nara de Moraes Cálipo;

Rafaela Lisboa Nogueira

Estágio Supervisionado I - Ensino não formal; 2020; Orientação de outra natureza; (Dança - Bacharelado e Licenciatura) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Nara de Moraes Cálipo;

Stephanie Fernandes

Estágio Supervisionado I - Ensino não formal; 2019; Orientação de outra natureza; (Dança - Bacharelado e Licenciatura) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Nara de Moraes Cálipo;

Jessica Samara Donanski

Estágio Supervisionado I - Ensino não formal; 2019; Orientação de outra natureza; (Dança - Bacharelado e Licenciatura) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Nara de Moraes Cálipo;

Paablo Carvalho Gongalves

Estágio Supervisionado I - Ensino não formal; 2018; Orientação de outra natureza; (Dança - Bacharelado e Licenciatura) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Nara de Moraes Cálipo;

Laysa Cardoso Morando

Estágio Supervisionado I - Ensino não formal; 2018; Orientação de outra natureza; (Dança - Bacharelado e Licenciatura) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Nara de Moraes Cálipo;

Rodrigo Mazurkevic

Estágio Supervisionado I - Ensino não formal; 2018; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Nara de Moraes Cálipo;

Laís Oliveira

Estágio Supervisionado I - Ensino não formal; 2018; Orientação de outra natureza; (Dança - Bacharelado e Licenciatura) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Nara de Moraes Cálipo;

Any Lindsay Rohrsetzer

Estágio Supervisionado I - Ensino não formal; 2018; Orientação de outra natureza; (Dança - Bacharelado e Licenciatura) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Nara de Moraes Cálipo;

Silvia Xavier

Estágio Supervisionado I - Ensino não formal; 2018; Orientação de outra natureza; (Dança - Bacharelado e Licenciatura) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Nara de Moraes Cálipo;

Silvia Xavier

Estágio Supervisionado III - Educação Infantil e Ensino Fundamental; ; 2018; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Nara de Moraes Cálipo;

Francielle Miranda Gallieri

Estágio Supervisionado III - Educação Infantil e Ensino Fundamental; ; 2018; Orientação de outra natureza; (Dança - Bacharelado e Licenciatura) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Nara de Moraes Cálipo;

Mariela Maia Guimarães de Araújo

Estágio Supervisionado III - Educação Infantil e Ensino Fundamental; ; 2018; Orientação de outra natureza; (Dança - Bacharelado e Licenciatura) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Nara de Moraes Cálipo;

Bruno Sales Gonçalves

Estágio Supervisionado II - Comunidade; 2018; Orientação de outra natureza; (Dança - Bacharelado e Licenciatura) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Nara de Moraes Cálipo;

Laysa Cardoso Morando

Estágio Supervisionado II - Comunidade; 2018; Orientação de outra natureza; (Dança - Bacharelado e Licenciatura) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Nara de Moraes Cálipo;

Foi orientado por

Graziela Estela Fonseca Rodrigues

Confluindo Co-habitares no corpo do intérperte formado na metodologia BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete): estudo e e análise; 2010; Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Graziela Estela Fonseca Rodrigues;

Graziela Estela Fonseca Rodrigues

Dançar para quem? A recepção da dança no método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI): uma experiência com as mulheres quebradeiras de coco babaçu e o terecô; (Suplente); 2017; Tese (Doutorado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Graziela Estela Fonseca Rodrigues;

Graziela Estela Fonseca Rodrigues

Estruturação da Personagem, método B; P; I; (Bailarino Pesquisador Intéprete): a Dança colhida nas mulheres do café; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Dança) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Graziela Estela Fonseca Rodrigues;

Graziela Estela Fonseca Rodrigues

Experienciando o BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete) - Colhendo a Dança com as mulheres do café; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Dança) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Graziela Estela Fonseca Rodrigues;

Produções bibliográficas

  • ROSA, Vitor Cardoso ; CÁLIPO, NARA . Diante do Existir: dançando a decolonialidade. O MOSAICO: REVISTA DE PESQUISA EM ARTES , v. 1, p. 75-88, 2021.

  • CÁLIPO, N. M. ; RODRIGUES, G. E. F. . Para quem você dança?. CONCEIÇÃO/CONCEPTION REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES DA CENA , v. 8, p. 148-162, 2019.

  • CÁLIPO, NARA ; RODRIGUES, GRAZIELA . Dancer-Researcher-Performer: A Brazilian Method. Congress on Research in Dance Conference Proceedings , v. 2016, p. 38-40, 2016.

  • RODRIGUES, GRAZIELA ESTELA FONSECA ; TURTELLI, LARISSA SATO ; TEIXEIRA, PAULA CARUSO ; CAMPOS, FLÁVIO ; COSTA, ELISA M. DA ; CÁLIPO, NARA ; FLORIANO, Mariana ; ALLEONI, NATÁLIA V. ; JORGE, MARIANA D. . Corpos em Expansão: a arte do encontro no método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI). REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DA PRESENÇA [EPERIODICO] , v. 6, p. 551-577, 2016.

  • CÁLIPO, NARA ; RODRIGUES, GRAZIELA . Bailarino-Pesquisador-Intérprete e Terecô: dinâmicas de transformação. CONCEIÇÃO/CONCEPTION REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES DA CENA , v. 2, p. 23, 2013.

  • CÁLIPO, NARA ; JORGE, M. D. . O corpo como protagonista na formação em Dança: Encruzilhadas pedagógicas para o movimento encarnado. In: Sousa, Ellen; Sidnei Nogueira; Tebet, Gabriela. (Org.). GIRO Epistemológico para uma educação Antirracista. 1ed.São Carlos: Pedro & João editores, 2022, v. 1, p. 195-208.

  • CÁLIPO, NARA . A Flor do Café: Jura. In: RODRIGUES, G. E. F.; TURTELLI, L. S.; ANDRAUS, M. B. M.. (Org.). Dançar o Nome: experiências no método Bailarino-Pesquisador-Intérprete. 1ed.Curitiba: Primas, 2018, v. 1, p. 285-321.

  • CÁLIPO, NARA . O inventário no corpo e o encontro com a colonialidade. In: XI Congresso da ABRACE, 2021, Campinas. Anais do XI Congresso da ABRACE, 2021. v. 21. p. 1-8.

  • CÁLIPO, N. M. . A criação da obra Luz Póstuma: utilização das Ferramentas do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete fora de seu escopo. In: X Reunião Científica da ABRACE, 2019, Campinas. Anais da X Reunião Cientifica da ABRACE, 2019.

  • CÁLIPO, NARA ; RODRIGUES, G. E. F. . Análise da recepção como procedimento de criação no método bailarino-pesquisador-intérprete (BPI). In: X Congresso da ABRACE, 2018, Natal/RN. Anais do X Congresso da ABRACE, 2018.

  • RODRIGUES, G. E. F. ; COSTA, E. ; BRAGA, F. C. ; JORGE, M. D. ; FLORIANO, Mariana ; CÁLIPO, N. M. ; ALLEONE, N. V. ; TEIXEIRA, P. C. . Vale da Esperança e Olhando por uma Fresta: pré-estreia e seis laboratórios abertos de pesquisas no método BPI. In: IV Seminário de Pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, 2016, Campinas. Anais do IV Seminário de Pesquisas do PPGADC - UNICAMP, 2016. v. IV. p. 01-13.

  • RODRIGUES, G. E. F. ; COSTA, E. ; BRAGA, F. C. ; TURTELLI, Larisa Sato ; JORGE, M. D. ; FLORIANO, Mariana ; CÁLIPO, N. M. ; ALLEONE, N. V. . Grupo de Pesquisa Bailarino-Pesquisador-Interprete. In: III Seminário de Pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, 2015, Campinas. Anais do III Seminário do Pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena - UNICAMP, 2015. v. i3. p. 01-05.

  • CÁLIPO, N. M. ; RODRIGUES, G. E. F. . A Recepção do Produto Artístico Pela Fonte Coabitada: Uma Experiência com as Mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu e seu Terecô. In: II Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, 2014, Campinas. Anais do Seminário de Pesquisas - Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena - UNICAMP, 2014.

  • CÁLIPO, N. M. ; RODRIGUES, G. E. F. . Para quem se quer dançar. In: VIII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cências - ABRACE, 2014, Belo Horizonte. Anais do VIII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cências - ABRACE, 2014.

  • CÁLIPO, N. M. ; RODRIGUES, G. . Processo de Criação no método BPI (Baila - rino-Pesquisador-Intérprete): co-habitares no corpo. In: VII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas - ABRACE, 2012, Porto Alegre. Anais do VII Congresso da ABRACE ? Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2012.

  • CÁLIPO, N. M. ; RODRIGUES, G. . O Co-habitar com as mulheres quebradeiras de coco babaçu e o Terecô. In: VI Reunião Científica da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas - ABRACE, 2011, Porto Alegre. Anais da VI Reunião Científica da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas - ABRACE, 2011.

  • CÁLIPO, N. M. ; RODRIGUES, G. . Dança dos Brasis V: junto às mulheres do Jalapão. In: VI Congresso da ABRACE - Arte e Ciência: abismo de rosas, 2010, São Paulo. Anais do VI Congresso da ABRACE - Arte e Ciência: abismo de rosas, 2010.

  • CÁLIPO, N. M. ; RODRIGUES, G. . Co-habitando com as mulheres na lida com a terra. In: I Simpósio Internacional de imagem Corporal e I Congresso Brasileiro de Imagem Corporal, 2010, Campinas. Anais do I Simpósio Internacional de imagem Corporal e I Congresso Brasileiro de Imagem Corporal, 2010.

  • CÁLIPO, NARA . Co-Inhabiting with the women that work in the soil. In: Simpósio Internacional de Imagem Corporal & I Congresso Brasileiro de Imagem Corporal, 2010, Campinas. Anais do Simpósio Internacional de Imagem Corporal & I Congresso Brasileiro de Imagem Corporal, 2010. v. v.1.

  • CÁLIPO, N. M. ; RODRIGUES, G. E. F. . A Recepção do Produto Artístico Pela Fonte Coabitada: Uma Experiência com as Mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu e seu Terecô. In: 3 Seminário de Pesquisas em Andamento do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da USP (3 SPA - PPGAC), 2013, São Paulo. Anais do 3 SPA - PPGAC, 2013. v. 1. p. 105-107.

  • CÁLIPO, N. M. ; RODRIGUES, G. . Estruturação da Personagem, método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete): a dança colhida nas mulheres do café. In: XVII Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp, 2009, Campinas. Caderno de Resumos do XVII Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp, 2009. p. 10-10.

  • CÁLIPO, N. M. ; RODRIGUES, G. . Experienciando o B.P.I. (Bailarino-Pesquisador-Intéprete): colhendo a dança com as mulheres do café. In: XVI Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp, 2008, Campinas. Caderno de Resumos do XVI Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp, 2008. p. 8-8.

  • CÁLIPO, NARA . Dança de Renúncia: caminhos possíveis do Bailarino-Pesquisador-Intérprete. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CÁLIPO, NARA . O inventário no corpo e o encontro com a colonialidade. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TURTELLI, Larisa Sato ; BRAGA, F. C. ; CÁLIPO, NARA ; TEIXEIRA, P. C. ; JORGE, M. D. ; CONSTANTINO, C. ; CAPOZZOLI, Y. B. . Experiências pedagógicas no método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI): revirando o corpo. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CÁLIPO, NARA . A criação da obra Luz Póstuma: utilização das Ferramentas do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete fora de seu escopo.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CÁLIPO, NARA . Integrante da mesa de abertura - Desmistifique sua Dança. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CÁLIPO, NARA . Análise da recepção como procedimento de criação no método bailarino-pesquisador-intérprete (BPI). 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RODRIGUES, G. E. F. ; COSTA, E. ; BRAGA, F. C. ; TURTELLI, Larisa Sato ; JORGE, M. D. ; FLORIANO, Mariana ; CÁLIPO, N. M. ; ALLEONE, N. V. . Olhando por uma Fresta. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CÁLIPO, N. M. ; RODRIGUES, G. E. F. . Dancer-Researcher-Performer: A Brazilian Method. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CÁLIPO, NARA ; RODRIGUES, G. E. F. . Superação - Integrante de Debate Aberto de Grupo de Pesquisa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CÁLIPO, N. M. ; RODRIGUES, G. . A recepção do produto artístico pela fonte coabitada - Integrante de Debate Aberto de Grupos de Pesquisa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CÁLIPO, NARA ; RODRIGUES, G. E. F. . Para quem se quer Dançar?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CÁLIPO, N. M. ; RODRIGUES, G. . A Recepção do Produto Artístico pela Fonte Coabitada: Uma Experiência com as Mulheres Quebradeiras de Coco-Babaçu e seu Terecô. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CÁLIPO, NARA ; RODRIGUES, G. E. F. . Processo de Criação no método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete):co-habitares no corpo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CÁLIPO, NARA ; RODRIGUES, G. E. F. . O Co-habitar com as mulheres quebradeiras de coco babaçu e o Terecô. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CÁLIPO, N. M. ; RODRIGUES, G. . Co-habitando com as mulheres na lida com a terra. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CÁLIPO, NARA ; RODRIGUES, G. E. F. . Dança dos Brasis V: junto às mulheres do Jalapão. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CÁLIPO, NARA ; RODRIGUES, G. E. F. . A Flor do Café. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CÁLIPO, N. M. . Estruturação da Personagem, Método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete): A Dança Colhida nas Mulheres do Café. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CÁLIPO, N. M. . Experienciando o BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete): A Dança Colhida nas Mulheres do Café. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CÁLIPO, NARA ; RODRIGUES, G. E. F. . Estruturação da Personagem, método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete): A Dança colhida nas mulheres do café. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CÁLIPO, NARA . Para quem você dança? A criação e a recepção da dança no método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI): uma experiência com as mulheres quebradeiras de coco baabçu e com o Terecô. Campinas. UNICAMP, 2016. (Tese de doutorado) 2016 (Tese de Doutorado).

  • CÁLIPO, NARA . Coabitares no corpo da bailarina-pesquisadora-intérprete: as mulheres quebradeiras de coco babaçu e seu Terecô. Campinas. Unicamp, 2012. (Dissertação de mestrado) 2012 (Dissertação de mestrado).

Outras produções

CÁLIPO, N. M. . O Corpo Simbólico nas Manifestações Populares Brasileiras. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RODRIGUES, G. E. F. ; TURTELLI, Larisa Sato ; FLORIANO, Mariana ; JORGE, M. D. ; ALLEONE, N. V. ; CÁLIPO, N. M. ; BRAGA, F. C. ; COSTA, E. . Dance and Music Workshop. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CÁLIPO, N. M. ; RODRIGUES, G. E. F. . 3 Relatório Científico Parcial referente ao processo FAPESP 2012/15352-7. 2015. (Relatório de pesquisa).

CÁLIPO, N. M. ; RODRIGUES, G. E. F. . 2 Relatório Científico Parcial referente ao processo FAPESP 2012/15352-7. 2014. (Relatório de pesquisa).

CÁLIPO, N. M. ; RODRIGUES, G. E. F. . 1 Relatório Cientifico Parcial referente ao processo FAPESP 2012/1535-7. 2013. (Relatório de pesquisa).

CÁLIPO, N. M. ; RODRIGUES, G. E. F. . 1 Relatório Cientifico Parcial referente ao processo FAPESP 2010/03428-3. 2012. (Relatório de pesquisa).

CÁLIPO, N. M. . Oficina: Corpo nas Danças Brasileiras. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CÁLIPO, N. M. ; COSTA, E. . Oficina: Danças do Brasil. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ROSA, Vitor Cardoso ; CÁLIPO, NARA . Diante do Existir. 2020. Coreográfica.

CÁLIPO, NARA . Tristeza - Uma carta dançada (Experimento n2). 2020. Coreográfica.

CÁLIPO, NARA . Lastro (Experimento n1). 2020. Coreográfica.

CÁLIPO, NARA ; RODRIGUES, G. E. F. . O Corpo como Relicário, um excerto.. 2018. Coreográfica.

RODRIGUES, G. E. F. ; TEIXEIRA, P. C. ; TURTELLI, Larisa Sato ; CÁLIPO, N. M. ; COSTA, E. ; BRAGA, F. C. ; ALLEONE, N. V. ; FLORIANO, Mariana ; JORGE, M. D. . O Corpo como Relicário: tudo é Divino. 2017. Coreográfica.

CÁLIPO, N. M. ; RODRIGUES, G. E. F. . Fragmento de um Esboço Cênico: Rosinha e Margarida. 2016. Coreográfica.

NOBOA, F. ; HERNANDEZ, V. L. ; RODRIGUES, G. E. F. ; TURTELLI, Larisa Sato ; CÁLIPO, N. M. . Hermandad. 2016. Coreográfica.

RODRIGUES, G. E. F. ; COSTA, E. ; BRAGA, F. C. ; TURTELLI, Larisa Sato ; JORGE, M. D. ; FLORIANO, Mariana ; CÁLIPO, N. M. ; ALLEONE, N. V. ; TEIXEIRA, P. C. . Olhando por uma Fresta. 2016. Coreográfica.

RODRIGUES, G. E. F. ; COSTA, E. ; BRAGA, F. C. ; CÁLIPO, N. M. ; JORGE, M. D. ; FLORIANO, Mariana ; ALLEONE, N. V. . Trabalhos em Processo do Grupo BPI e Dança do Brasil. 2015. Performática.

CÁLIPO, NARA ; RODRIGUES, G. E. F. . Superação. 2015. Performática.

CÁLIPO, N. M. ; RODRIGUES, G. E. F. . Dançar para a Fonte Coabitada - Bico do Papagaio/ Tocantins. 2014. Coreográfica.

FERREIRA, A. P. C. ; RODRIGUES, G. E. F. ; COSTA, E. ; CÁLIPO, N. M. . Balu Venta Brota Rosa. 2013. Coreográfica.

JORGE, M. D. ; RODRIGUES, G. E. F. ; TURTELLI, Larisa Sato ; CÁLIPO, N. M. . Coraci Mirongá. 2012. Coreográfica.

CÁLIPO, NARA ; RODRIGUES, G. E. F. . A Flor do Café. 2012. Coreográfica.

TURTELLI, Larisa Sato ; RODRIGUES, G. E. F. ; CÁLIPO, N. M. ; COSTA, E. . Fina Flor, Divino Amor. 2012. Coreográfica.

CÁLIPO, N. M. ; RODRIGUES, G. E. F. . A Flor do Café. 2011. Coreográfica.

CÁLIPO, N. M. ; RODRIGUES, G. E. F. . A Flor do Café. 2011. Coreográfica.

CÁLIPO, N. M. . A Flor do Café. 2010. Coreográfica.

CÁLIPO, N. M. ; COSTA, E. ; RODRIGUES, G. E. F. . Mulheres dos Brasis: Nascedou e A Flor do Café. 2009. Coreográfica.

CÁLIPO, N. M. . A Flor do Café. 2008. Coreográfica.

CÁLIPO, N. M. ; RODRIGUES, G. E. F. . JURA. 2008. Coreográfica.

CÁLIPO, N. M. ; RODRIGUES, L. . Entre. 2007. Coreográfica.

CÁLIPO, N. M. ; BRONIZESKI, C. ; ALLEONE, N. V. . Isto ou Aquilo. 2007. Coreográfica.

CÁLIPO, N. M. ; COLDEBELLA, A. (Adriana Coldebella) ; BALLAROTTI, L. ; FRANCESCHI, I. ; SANO, B. . Quand je Suis. 2006. Coreográfica.

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Novas proposições no método BPI: os laboratórios permanentes e as interações das personagens na verticalização de processos psicofísicos, Descrição: Este projeto está centrado na pesquisa de desenvolvimento de novos procedimentos dentro do método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete) com o objetivo de dinamizar e instaurar estados corporais no intérprete além daqueles trabalhados até o momento, buscando uma verticalização de processos psicofísicos, de modo a atuar em campos fundamentais das investigações em artes da cena, como: presença, interações interpessoais e relações interculturais. Existe atualmente um grupo de artistas da cena que trabalha com o método BPI de forma continuada há no mínimo cinco anos, havendo aqueles que estão nesse percurso há mais de 20 anos, tornando-se possível a concepção de novas experiências dentro desse método... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nara de Moraes Cálipo - Integrante / Natalia Vasconcellos Alleone - Integrante / Elisa Massariolli da Costa - Integrante / Larissa Sato Turtelli - Integrante / Flávio Campos Braga - Integrante / Mariana Floriano - Integrante / Mariana Dias Jorge - Integrante / Paula Caruso Teixeira - Integrante / Graziela Estela Fonseca Rodrigues - Coordenador / Jaqueline Soraia Rossi - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão - Auxílio financeiro.

  • 2016 - Atual

    O Brasil dos Esquecidos: Corporalidades da Resiliência, Descrição: A pesquisa em Artes da Cena que se propõe está baseada em pesquisas de campo realizadas desde 1980 em determinados segmentos sociais, comunidades e festividades à margem brasileira, destacando-se aquelas em que a resistência cultural se fazia mais presente, mostrando uma diversidade cultural com fronteiras flexíveis e portadoras de uma complexidade simbólica. O método BPI (Bailarino- Pesquisador-Intérprete) nasceu neste contexto e incorporou esta experiência de alteridade e identificação. Neste projeto se propõe um aprofundamento do método BPI através da personagem emanada do processo no sentido de que ela, incorporada ao interprete, seja a mensageira da pesquisa de campo, isto é, aquela que recebe corporalidades a serem reveladas. No método a personagem é uma síntese do processo que tráz consigo um mito regenerador porque foi ativado pela experiência do campo, a qual possibilitou ao intérprete revivê-lo. É através deste estado, como mensageira, que ocorrerá o estudo das corporalidades presentes nas pesquisas de campo. Criam-se também os Laboratórios Permanentes em que se potencializa o diálogo do diretor com o intérprete no cerne do processo de criação. Instalação dos Laboratórios Permanentes como um ?lócus? que amplia os sentidos a partir do corpo-próprio de cada pessoa e que faz a retroalimentação do corpo com o espaço através do movimento. Pretende-se alcançar distintas corporalidades, conhecê-las e elaborá-las até um procedimento de ruptura, que é a proposta estética a ser conquistada. Busca-se o desenvolvimento do intérprete através de uma escritura no corpo que proponha uma contínua descoberta em estranhar-se com o movimento do outro, para assim descobrir-se nele e possibilitar viver uma experiência de alteridade e afeto. Uma estética de corpo tecida pela força da resiliência propõe um corpo existencial mais escavado e pronto para novas expressões de uma dança contemporânea. Criação artística aliada à reflexão crítica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nara de Moraes Cálipo - Integrante / Natalia Vasconcellos Alleone - Integrante / Graziela Rodrigues - Coordenador / Elisa Massariolli da Costa - Integrante / Larissa Sato Turtelli - Integrante / Flávio Campos Braga - Integrante / Mariana Floriano - Integrante / Mariana Dias Jorge - Integrante / Paula Caruso Teixeira - Integrante / Jaqueline Soraia Rossi - Integrante / Yasmin Berzin Capozzoli - Integrante / Victoria Lima Hernandes Rincão - Integrante / Maria Julia Maranzato Alves - Integrante / Amanda Gonsales de Araujo - Integrante.

  • 2016 - Atual

    O Corpo como Relicário: tudo é Divino, Descrição: O Corpo como relicário: Tudo é divino Descrição: O projeto "O corpo como relicário: tudo é divino" tem como objetivo a concepção de uma obra cênica cujo espaço cenográfico caracteriza-se como instalações trabalhadas a partir do conteúdo pesquisado por cada bailarino-pesquisador-intérprete junto com a diretora do processo criativo.Trata-se de instalações coreográficas tendo a idéia do corpo como relicário, abrigado por um espaço como de vitrines. A proposta das instalações como vitrines coloca o trajeto pelo espaço de apresentação na mão do público, que terá diante de si as instalações, detendo-se o tempo que achar conveniente em cada uma delas, por um período total de uma hora. A proposta da direção artística para este projeto visa uma abordagem contemporânea de dança em que os bailarinos vivem o movimento em seus corpos com intensidade e organicidade, conferindo o desenvolvimento de uma identidade corporal que abrange uma amostragem dos povos do Brasil. A criação coreográfica será meticulosa e artesanal, a partir do desenvolvimento do método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete). A concepção de intérprete considerada nesse método para o bailarino envolve um despojamento e entrega para viver uma organicidade corporal e não um "representar" o papel ou reproduzir formas. Este formato de pesquisa corporal no método BPI é inovador, sendo uma das ações de um projeto maior, nomeado "O Brasil dos esquecidos: corporalidades da resiliência" de Graziela Rodrigues, no Departamento de Artes Corporais da UNICAMP... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nara de Moraes Cálipo - Integrante / Natalia Vasconcellos Alleone - Integrante / Elisa Massariolli da Costa - Integrante / Larissa Sato Turtelli - Integrante / Flávio Campos Braga - Integrante / Mariana Floriano - Integrante / Mariana Dias Jorge - Integrante / Paula Caruso Teixeira - Integrante / Graziela Estela Fonseca Rodrigues - Coordenador., Financiador(es): Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Universidade Estadual de Campinas - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2016

    Para quem você dança? A Criação e a Recepção da Dança no Método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI): Uma Experiência com as Mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu e com o Terecô, Descrição: Pesquisa de doutorado que abordou um exercício de recepção a partir do método Bailarino-Pesquisador- Intérprete (BPI), sendo que a criação artística esteve centralizada na comunicação com os espectadores os quais também foram a fonte coabitada. Essa experiência propiciou a ampliação da área de investigação, uma vez que o referido exercício desencadeou um desenvolvimento muito peculiar para o processo criativo que o sucedeu. Isso porque, após a realização da experiência de criar e dançar para a fonte coabitada, o desenvolvimento da pesquisa continuou ocorrendo no corpo da autora, tornando-se importante parte deste estudo. Foi constatado nesta pesquisa que a questão da recepção não excluiu a discussão e o desenvolvimento sobre o processo criativo, uma vez que se tornaram complementares. A pesquisa resultou em descrições acerca do terecô, manifestação proveniente do campo coabitado no processo de criação, realizado junto às mulheres quebradeiras de coco babaçu; do processo de criação e recepção dessas mulheres frente à obra apresentada; e do desenvolvimento do processo após a experiência, culminando na incorporação da personagem Rosinha/Margarida.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nara de Moraes Cálipo - Integrante / Graziela Estela Fonseca Rodrigues - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2010 - 2012

    Coabitares no Corpo da Bailarina-Pesquisadora-Intérprete: As Mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu e seu Terecô, Descrição: Estudo e análise do desenvolvimento do bailarino-pesquisador-intérprete que concluiu um processo artístico no método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete). A pesquisa se deu a partir da análise da confluência dos conteúdos vivenciados no corpo da pesquisadora- intérprete, na realização de pesquisas de campo no eixo Co-Habitar com a Fonte. Foi experimentada a transição e interseção de processos corporais no BPI, analisando-os e trazendo-os à tona. Para tanto, foram realizadas quatro idas a campo do eixo Co-habitar com a Fonte, em campos de qualidades corporais distintas: duas delas no Jalapão, e duas no Bico do Papagaio, ambas regiões do Tocantins. No Jalapão, o foco do co-habitar se deteve nasmulheres artesãs do Capim Dourado, e algumas das manifestações que permeiam seu universo, como a brincadeira da Roda-Chata e a reza da sexta- feira da Paixão, junto à Festa dos Caretas (personagens denominados ?fantasmas?). No Bico do Papagaio, o foco esteve nas mulheres quebradeiras de coco babaçu e no Terecô, manifestação religiosa agrária, presente no cotidiano destas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nara de Moraes Cálipo - Integrante / Graziela Estela Fonseca Rodrigues - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2008 - 2009

    Estruturação da Personagem, método B.P.I. (Bailarino-Pesquisador-Intérprete): A Dança colhida nas mulheres do Café, Descrição: Iniciação Científica - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nara de Moraes Cálipo - Integrante / Graziela Estela Fonseca Rodrigues - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2007 - 2008

    Experienciando o B.P.I. (Bailarino-Pesquisador-Intérprete): Colhendo a dança nas mulheres do café, Descrição: Iniciação Científica - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). *Projeto indicado ao VI Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Cientifica (CNPq), representando a Unicamp nas áreas de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nara de Moraes Cálipo - Integrante / Graziela Estela Fonseca Rodrigues - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Prêmios

2020

1 lugar na seleção de bolsista para o Programa Nacional de Pós- Doutorado da CAPES, Instituto de Artes - PPG Artes da Cena.

2019

Aprovada como Professora Doutora MS-3 no Departamento de Artes Corporais da UNICAMP, UNICAMP.

2018

Aprovada como professora Colaboradora no Curso de Bacharelado e Licenciatura em Dança da UNESPAR, UNESPAR.

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - 2022

Universidade Estadual do Paraná

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professora colaboradora do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Dança da Universidade Estadual do Paraná, na área de Ensino, Aprendizagem e Criação em Dança.

Atividades

  • 02/2019

    Ensino, Dança - Bacharelado e Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Abordagens e Lógicas da Dança V, Estágio Supervisionado I, Tópicos Epeciais em DançaVI: Pesquisa de Campo

  • 02/2019

    Ensino, Bacharelado em Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Estudos do Corpo I

  • 07/2018 - 12/2018

    Ensino, Dança - Bacharelado e Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Abordagens e Lógicas da Dança II, Abordagens e Lógicas da Dança VI, Estágio Supervisionado II, Tópicos Especiais em Dança X: Inventário no Corpo

  • 05/2018 - 07/2018

    Ensino, Dança - Bacharelado e Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Abordagens e Lógicas da Dança I, Dança Contemporânea, Estágio Supervisionado I, Estágio Supervisionado III

2016 - Atual

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Intgrande de Grupo de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

Outras informações:
Participa do Grupo de Pesquisa Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) e Dança do Brasil. Liderado pela Profa. Dra. Graziela Estela Fonseca Rodrigues http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/476497

2010 - 2016

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Discente, Enquadramento Funcional: Aluna - pós-graduanda, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 02/2016 - 07/2016

    Estágios , Instituto de Artes, Departamento de Artes Corporais.,Estágio realizado, Atividades de apoio a docência parcial.

  • 08/2015 - 12/2015

    Estágios , Instituto de Artes, Departamento de Artes Corporais.,Estágio realizado, Atividades de apoio a docência parcial.

  • 02/2015 - 07/2015

    Estágios , Instituto de Artes, Departamento de Artes Corporais.,Estágio realizado, Atividades de docência integral.

  • 08/2014 - 12/2014

    Estágios , Instituto de Artes, Departamento de Artes Corporais.,Estágio realizado, Atividades de docência integral.

  • 02/2014 - 07/2014

    Estágios , Instituto de Artes, Departamento de Artes Corporais.,Estágio realizado, Atividades de docência integral.

  • 02/2013 - 07/2013

    Estágios , Instituto de Artes, Departamento de Artes Corporais.,Estágio realizado, Atividades de apoio a docência parcial.

  • 02/2011 - 07/2011

    Estágios , Instituto de Artes, Departamento de Artes Corporais.,Estágio realizado, Atividades de apoio a docência parcial.

  • 08/2010 - 12/2010

    Estágios , Instituto de Artes, Departamento de Artes Corporais.,Estágio realizado, Atividades de apoio a docência parcial.

2017 - 2018

Acrônica - Grupo Experimental de Dança

Vínculo: Aulas regulares e workshops, Enquadramento Funcional: Coordenadora e professora, Carga horária: 20

Outras informações:
Ensino de dança para mulheres a partir de 50 anos

2017 - 2017

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo

Vínculo: Edital - ProAC, Enquadramento Funcional: Bailarina, Carga horária: 30

Outras informações:
Espetáculo desenvolvido através do Programa de Ação Cultural (ProAC): "O Corpo como relicário: tudo é divino". Núcleo BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete). Direção: Graziela Rodrigues.