Carla Dias Tunes

Engenheira Agrônoma formada pela Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM), Universidade Federal de Pelotas (UFPel/RS), no ano de 2013. Mestra em Fitossanidade, área de concentração Fitopatologia, FAEM/UFPel, no ano de 2016, com pesquisa realizada nas áreas de indução de resistência e fungos fitopatogênicos. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes, FAEM/UFPel, trabalhando na busca de novas metodologias ao teste de germinação de sementes de soja tratadas, com conclusão prevista para março de 2019.

Informações coletadas do Lattes em 28/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Ciência e Tecnologia de Sementes

2016 - Atual

Universidade Federal de Pelotas
Géri Eduardo Meneghello. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Pós-Graduação em Fitossanidade

2014 - 2016

Universidade Federal de Pelotas e Universidade de São Paulo
Título: Mutantes de tomateiro para fitohormônios e tricomas: caracterização da resistência a patógenos e efeito do fosfito de potássio na requeima.,Ano de Obtenção: 2016
Leandro José Dallagnol.Coorientador: Lázaro Eustáquio Pereira Peres e Luís Eduardo Aranha Camargo. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Agronomia

2008 - 2013

Universidade Federal de Pelotas
Título: Relatório de estágio curricular obrigatório em Agronomia; Área: Produção de Sementes
Orientador: Luis Osmar Braga Schuch e Anderson Augusto Oliveira

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

42ª Reunião de Pesquisa de Soja da Região Sul.Desenvolvimento de plântulas de soja em função da qualidade das sementes. 2018. (Outra).

42ª Reunião de Pesquisa de Soja da Região Sul.Alternativas metodológicas para o teste de germinação com sementes de soja tratadas. 2018. (Outra).

42ª Reunião de Pesquisa de Soja da Região Sul.Tratamento de sementes de soja com fertilizante complexo potencializador. 2018. (Outra).

IX Seminário em Botânica UFPR.Caracterização biométrica de frutos e sementes de Lonchocarpus campestris MART. EX BENTH. 2018. (Seminário).

VIII Congresso Brasileiro de Soja. Desempenho de sementes de soja tratadas com fertilizantes potencializadores. 2018. (Congresso).

VIII Congresso Brasileiro de Soja. Curva de crescimento de plântulas de soja oriundas de sementes com diferentes níveis de vigor. 2018. (Congresso).

XI Semana Agropecuária da Escola Municipal Agropecuária Alaor Tarouco.O papel do Engenheiro Agrônomo: desafios e atualidades. 2018. (Outra).

Curso SEED VIGOR.Curso SEED VIGOR. 2017. (Outra).

XX Congresso Brasileiro de Sementes. Substratos para produção de mudas de tomate. 2017. (Congresso).

XX Congresso Brasileiro de Sementes. Ajustes metodológicos no teste de germinação para sementes de soja tratadas. 2017. (Congresso).

XX Congresso Brasileiro de Sementes. 2017. (Congresso).

Tecnologia para armazenamento de grãos. 2016. (Outra).

48º Congresso Brasileiro de Fitopatologia. 2015. (Congresso).

Curso de Aplicação Prática de Métodos Estatísticos em Agronomia.Curso de Aplicação Prática de Métodos Estatísticos em Agronomia. 2015. (Outra).

II Congresso Brasileiro de Patologia Pós Colheita. 2015. (Congresso).

Iniciação à Escrita Científica.Iniciação à Escrita Científica. 2015. (Outra).

Curso Read & Comprehend 1.Curso Read & Comprehend. 2014. (Outra).

VII Reunião Brasileira sobre Indução de Resistência em Plantas a Patógenos. 2014. (Congresso).

11 Mostra da produção universitária.Qualidade fitossanitária de sementes de feijão-miúdo. 2012. (Outra).

21º Congresso de Iniciação Cientifica. Qualidade fitossanitária de sementes de feijão-miúdo, produzidas no município de São José do Norte-RS. 2012. (Congresso).

45º Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Relação entre incidência de manchas em sementes de arroz e Bipolares oryzae. 2012. (Congresso).

45º Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Incidência de bipolaris em sementes de arroz após tratamento com Rizobactérias. 2012. (Congresso).

45º Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Transmissão de Bipolares oryzae, por sementes de arroz inoculadas com quatro concentrações do patógeno. 2012. (Congresso).

Plano ABC - Agricultura de Baixa Emissão de Carbono. 2012. (Outra).

XLII Semana acadêmica da FAEM. 2012. (Outra).

VIII Fórum de alternativas e inovações tecnológicas. 2011. (Outra).

XLI Semana acadêmica da FAEM. 2011. (Outra).

Ciclo de palestras de máquinas agrícolas. 2010. (Outra).

III Encontro de iniciação científica e pós-graduação. 2010. (Congresso).

Curso de Licenciamento Ambiental. 2009. (Outra).

XL Semana acadêmica da FAEM. 2009. (Outra).

XXXIX Semana acadêmica da FAEM. 2008. (Outra).

IPD, Windows 98 e ME, Word 2000 básico e avançado, Excel 2000 básico e o e avançado, PowerPoint 2000, Internet e secretariado informatizado.IPD, Windows 98 e ME, Word 2000 básico e avançado, Excel 2000 básico e o e avançado, PowerPoint 2000, Internet e secretariado informatizado. 2007. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Luís Osmar Braga Schuch

Schuch, Luis Osmar Braga; PEDROSO, CARLOS EDUARDO DA SILVA; TONIETTO, S. M.. Produção de sementes. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Pelotas.

Cândida Renata Jacobsen de Farias

DALLAGNOL, L.J.;FARIAS, CÂNDIDA RENATA JACOBSEN; ARAUJO FILHO, J. V.; DEUNER, S.. Caracterização de mutantes de tomateiro para fitohormônios e tricomas quanto à resistência contra patogenos.. 2016. Dissertação (Mestrado em Fitossanidade) - Universidade Federal de Pelotas.

Solange Machado Tonietto

Schuch, L. O. B.; Pedroso, C. E. da S.;TONIETTO, S. M.. Produção de Sementes. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal de Pelotas.

Daniel Bernardi

MENEGHELLO, G. E.; BARROS, A. C. S. A.; MORAES, D. M.;BERNARDI, D.; DEUNER, C.; TUNES, L. V. M.. Aspectos legais e Inovações Tecnológicas em Ciência e Tecnologia de Sementes. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência e Tecnologia de Sementes) - Universidade Federal de Pelotas.

Geri Eduardo Meneghello

MENEGHELLO, GÉRI E.; VILLELA, FRANCISCO A.; CARDOSOS, E. T.; MONZON, D. R.; RODRIGUES, D. B.. Substratos para teste de germinação em sementes de soja tratadas quimicamente. 2020. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia de Sementes) - Universidade Federal de Pelotas.

Geri Eduardo Meneghello

EDUARDO MENEGHELLO, GERI; BARROS, ANTONIO CARLOS ALBUQUERQUE;MORAES, D. M.DEUNER, C.; BERNARDI, D.. Legislação e Inovações tecnológicas em Ciência e Tecnologia de Sementes. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência e Tecnologia de Sementes) - Universidade Federal de Pelotas.

Jerônimo Vieira de Araujo Filho

FARIAS, C. R. J.;DE ARAUJO FILHO, J. V.; DALLAGNOL, L.J; DEUNER, S.. Carcterização de mutantes de tomateiro para fitohormônios e tricomas quanto à resistência contra patógenos. 2016. Dissertação (Mestrado em Fitossanidade) - Universidade Federal de Pelotas.

Leandro José Dallagnol

Dallagnol, L. J.; Farias, C. R. J.; Araujo Filho, J. V.; Deuner, S.. Mutantes de tomateiro para fitohormonios e tricomas: caracterização à resistência a patógenos e efeito de fosfito de potássio na requeima. 2016. Dissertação (Mestrado em Fitossanidade) - Universidade Federal de Pelotas.

Francisco Amaral Villela

MENEGHELLO, G.E.VILLELA, F. A.; RODRIGUES, D. B.; CARDOSO, E. T.. Substratos para teste de germinação em sementes de soja tratadas quimicamente. 2020. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia de Sementes) - Universidade Federal de Pelotas.

Sidnei Deuner

DALLAGNOL, L. J.; FARIAS, C. R. J.; ARAUJO FILHO, J. V.;DEUNER, Sidnei. Caracterização de mutantes de tomateiro para fitohormonios e tricomas quanto à resistência contra patógenos. 2016. Dissertação (Mestrado em Fitossanidade) - Universidade Federal de Pelotas.

Cristiane Deuner

MENEGHELLO, G. E.; BARROS, A. C. S. A.; MORAES, D. M.;DEUNER, C.; BERNARDI, D.. Legislação e Inovações tecnológicas em Ciência e Tecnologia de Sementes.. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência e Tecnologia de Sementes) - Universidade Federal de Pelotas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Luís Osmar Braga Schuch

Produção de sementes; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Luis Osmar Braga Schuch;

Lilian Vanussa Madruga de Tunes

Tratamento de sementes - metodologia alternativa dos testes de vigor; 2020; Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia de Sementes) - Universidade Federal de Pelotas,; Coorientador: Lilian Vanussa Madruga de Tunes;

Geri Eduardo Meneghello

Substratos para teste de germinação em sementes de soja tratadas quimicamente; 2020; Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia de Sementes) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Geri Eduardo Meneghello;

Leandro José Dallagnol

Mutantes de tomateiro para fitohormonios e tricomas: caracterização à resistência a patógenos e efeito de fosfito de potássio na requeima; 2016; Dissertação (Mestrado em Fitossanidade) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leandro José Dallagnol;

Andréia da Silva Almeida

A definir; Início: 2016; Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia de Sementes) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Andréa Bittencourt Moura

iniciação científica na área de fitopatologia; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andrea Bittencourt Moura;

Dori Edson Nava

Biologia de Agenaspis peleranoi (Brèthes 1924) (Hym; : Figitidae) em Anastrepha fraterculus (Dip; : Tephritidae); 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Dori Edson Nava;

Rafael da Silva Goncalves

Biologia de Agenaspis peleranoi (Brèthes 1924) (Hym; : Figitidae) em Anastrepha fraterculus (Dip; : Tephritidae); 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rafael da Silva Goncalves;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • TUNES, C. D. . O papel do Engenheiro Agrônomo: desafios e atualidades. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TUNES, C. D. ; DUBAL, I. T. P. ; BRANDSTETTER, D. R. ; SUÑÉ, A. S. ; MIGLIORINI, P. ; KONZEN, L. H. ; SOARES, V. N. ; TUNES, L. V. M. ; MENEGHELLO, G. E. . Substratos para produção de mudas de tomate. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TUNES, C. D. ; ZANCHET, M. G. ; HARTIWIG, I. ; HELING, V. ; MAASS, D. ; KERCHNER, A. ; TUNES, L. V. M. ; VILLELA, F. A. ; MENEGHELLO, G. E. . Ajustes metodológicos no teste de germinação para sementes de soja tratadas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TUNES, C. D. ; MOURA, A. B. ; FREITAS, D. A. C. . Qualidade fitossanitária de sementes de feijão-miúdo.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TUNES, C. D. ; MOURA, A. B. ; FREITAS, D. A. C. . Qualidade fitossanitária de sementes de feijão-miúdo, produzidas no município de São José do Norte/RS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROSA, T. D. ; HELGUEIRA, D. B. ; TUNES, C. D. ; BENETTI, C. ; AVILA, L. A. . Efeito do tratamento de sementes no estabelecimento inicial do arroz irrigado em diferentes temperaturas e épocas de semeadura. Fortaleza/CE: Revista Ciência Agronômica, 2015 (Artigo Submetido).

  • RODRIGUES, D. B. ; ROSA, T. D. ; TUNES, C. D. ; TUNES, L. M. ; VILLELA, F. A. . Profundidade de semeadura no desenvolvimento inicial de pseudocereais.. Ituverava/SP: Revistas Eletrônicas da Fundação Educacional de Ituverava, 2015 (Artigo Submetido).

  • TUNES, C. D. ; RODRIGUES, D. B. ; ROSA, T. D. ; TUNES, L. M. ; GULARTE, J. A. . Tratamento de sementes de arroz com diferentes doses do fertilizante Biozyme®. Goiânia/GO: Revista Ciência Agronômica, 2015 (Artigo Submetido).

  • RODRIGUES, D. B. ; RADKE, A. K. ; ROSA, T. D. ; TUNES, C. D. ; TUNES, L. M. . Diferentes períodos e tamanho da amostra para a determinação do teor de água em sementes de cenoura.. Goiânia/GO: Pesquisa Agropecuária Tropical, 2014 (Artigo).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2016

    Caracterização de mutantes de tomateiro para fitohormônios e tricomas, Descrição: Projeto de pesquisa desenvolvido para obtenção do título de Mestre em Fitossanidade. Desenvolvido em pareceria com a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Laboratório de Genética Molecular e Laboratory of Hormonal Control of Plant Development (HCPD).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Carla Dias Tunes - Coordenador / Leandro José Dallagnol - Integrante / Luis Eduardo Aranha Camargo - Integrante / Lázaro Eustáquio Pereira Peres - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - Atual

Universidade Federal de Pelotas e Universidade de São Paulo

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2013 - 2013

Aurora Sérios

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 40

Outras informações:
Estágio final obrigatório do curso de Agronomia da Universidades Federal de Pelotas, com orientações do Gerente da Unidade de Sementes Engº. Agrº. Anderson Augusto Oliveira e do professor Engº. Agrº. Dr. Luis Osmar Braga Schuch.

2010 - 2011

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária de Clima Temperado

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, com orientação do pesquisador Engº. Agrº. Dr. Dori Edson Nava.

2011 - 2012

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 12

Outras informações:
Bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, com orientação da professora Engª. Agrª. Drª. Andréa Bittencourt Moura.

2009 - 2010

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 12

Outras informações:
Bolsista de Graduação da Universidade federal de Pelotas, com orientação do professor Engº. Agrº. Me. Nelson Luiz Garibaldi.

2015 - 2015

Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"

Vínculo: Coorientada, Enquadramento Funcional: Aluna