Érica Patrícia Barros de Assunção

Possui graduação em Letras Inglês (2010) e em Letras Português/Francês (2015) pela Universidade Federal do Piauí-UFPI. Mestra em Letras (2016-2018), concentração em Linguística, pela Universidade Federal do Piauí-UFPI. Professora de língua inglesa do quadro efetivo da Secretaria de Educação do Piauí-SEDUC. Possui experiência com ensino de língua inglesa e portuguesa em ensino básico público. É experiente em correções de redações em larga escala. Trabalha com revisão de textos em língua portuguesa e tradução das línguas inglesa e francesa para o Português e vice-versa. É poeta.

Informações coletadas do Lattes em 03/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Letras

2016 - Atual

Universidade Federal do Piauí
Orientador:João Benvindo de Moura.

Graduação em Letras - Português e Francês

2011 - 2015

Universidade Federal do Piauí

Graduação em Letras - Inglês

2007 - 2010

Universidade Federal do Piauí

Ensino Médio (2º grau)

2001 - 2003

Unidade Escolar Professor Edgar Tito

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Curso de capacitação a distância para avaliadores de redações do Enem 2017. (Carga horária: 90h). , Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, VUNESP, Brasil.

2015 - 2015

Curso de atualização e qualificação de avaliadores de redações do Enem 2015. (Carga horária: 120h). , Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event, CEBRASPE, Brasil.

2013 - 2013

CONTOS DE FADAS NA VIDA REAL. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

2012 - 2013

Extensão universitária em CURSO DE FRANCÊS ELEMENTAR. (Carga horária: 90h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

2012 - 2012

VICTOR HUGO: LEITOR DE SHAKESPEARE. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

2012 - 2012

CULTURE AND POETRY IN SHAKESPEARE. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

2009 - 2011

Extensão universitária em Extensão em Língua Inglesa - CECLI. (Carga horária: 270h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

2010 - 2010

SHAKESPEARE: AUTOR ROMÂNTICO FRANCÊS. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

2010 - 2010

TRADUÇÃO COM TRADUTOR OFICIAL. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

2008 - 2008

ESCRITURA ERÓTICA. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

2008 - 2008

ANÁLISE DO DISCURSO. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

2007 - 2007

I MINI CURSO DE POESIA AFROBRASILEIRA DO NEP. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Seminário de gêneros-acadêmicos e escrita na universidade. 2016. (Seminário).

I Encontro de Letras do Delta do Parnaíba.A PARATOPIA NO DISCURSO LITERÁRIO DE UM MANICACA. 2015. (Encontro).

I Encontro de Letras do Delta do Parnaíba.A PRÁTICA INTERDISCIPLINAR: RELAÇÕES ENTRE LITERATURA E PINTURA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO MÉDIO. 2015. (Encontro).

II ENFDM - Encontra Nacional de Ficção, Discurso e Memória.A construção da cenografia e o posicionamento do autor no discurso literário de Um manicaca. 2015. (Encontro).

IV SEMANA DE LETRAS DE PICOS: ?LINGUÍSTICA E LITERATURA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE ENSINO?.O ETHOS DISCURSIVO DAS PERSONAGENS PARATÓPICAS EM UM MANICACA. 2015. (Outra).

SEMINÁRIO DE INTRODUÇÃO AO CURSO LETRAS - UFPI.UMA ANÁLISE DOS RESQUÍCIOS DA LITERATURA ROMANA NA OBRA JULIUS CAESAR, DE WILLIAM SHAKESPEARE. 2015. (Seminário).

III ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UFPI.O ENSINO DE LITERATURA E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS: O USO DE DATASHOW NAS AULAS DE LITERATURA PARA O ENSINO MÉDIO. 2014. (Encontro).

IV COGITE - Colóquio sobre Gêneros e Textos.Discurso e identidade nacional na história em quadrinhos intitulada "Papagaio letrado", da revista "Zé Carioca". 2014. (Encontro).

IX Festiva Shakespeare - A língua de Shakespeare: cultura, artes, ensino.CONSIDERAÇÕES SOBRE A INFLUÊNCIA DA LITERATURA ROMANA NA LÍRICA SHAKESPEAREANA. 2014. (Outra).

V CONGRESSO NORTE-NORDESTE DA ABRAPLIP. Da lírica medieval à literatura de cordel: as representações identitárias da mulher nas cantigas galego-portuguesas e nos folhetos de cordel. 2014. (Congresso).

X Jornada de Estudos em Literatura e Culturas Ibéricas.A construção da identidade feminina no discurso literário de. 2014. (Encontro).

IX Jornada de Estudos em Literaturas e Culturas Ibéricas.Considerações sobre a influência da literatura romana em "Julius Caesar", de Shakespeare. 2013. (Encontro).

Seminário- Análise do Discurso: a linguagem em movimento. 2013. (Seminário).

VIII Festiva Shakespeare - As mil faces de Shakespeare.Considerações sobre a influência da literatura romana em Julius Caesar, de Shakespeare. 2013. (Outra).

VI ENCONTRO LINGUÍSTICO E LITERÁRIO DO MESTRADO EM LETRAS DA UFPI.UMA ANÁLISE INTERSEMIÓTICA DO LIRISMO E METÁFORAS DO POEMA "CASO DO VESTIDO" DE CARLOS DRUMMOND, TRADUZIDOS PARA O FILME "O VESTIDO". 2012. (Encontro).

VIII Jornada de Estudos em Literaturas e Culturas Ibéricas.UMA ANÁLISE INTERSEMIÓTICA DO LIRISMO E METÁFORAS DO POEMA. 2012. (Encontro).

VI FESTIVAL SHAKESPEARE - LINGUAGEM E PENSAMENTO EM SHAKESPEARE. 2011. (Outra).

V FESTIVAL SHAKESPEARE: SHAKESPEARE DE TODAS AS LETRAS. 2010. (Outra).

IV ENCONTRO LINGUÍSTICO E LITERÁRIO DO MESTRADO EM LETRAS DA UFPI. 2009. (Encontro).

V Jornada de Estudos em Literatura e Culturas Ibéricas. 2009. (Outra).

II ENCONTRO LINGUÍSTICO E LITERÁRIO DO MESTRADO EM LETRAS DA UFPI. 2008. (Encontro).

IV JORNADA DE ESTUDOS EM LÍNGUAS E CULTURAS IBÉRICAS. 2008. (Outra).

I COLÓQUIO SOBRE LITERATURA FANTÁSTICA. 2007. (Outra).

III JORNADA DE ESTUDOS EM LITERATURAS E CULTURAS IBÉRICAS. 2007. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Cleidiane Silva Pereira

MOURA, J. B.; QUEIROZ, M. M.;ASSUNÇÃO, É. P. B.. Legitimidade, credibilidade e captação: estratégias de encenação da informação nos discursos da Revista piauí. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Rita de Cássia Macêdo Costa

MOURA, J. B.; BATISTA JÚNIOR, J. R.;ASSUNÇÃO, É. P. B.. A construção do ethos do personagem Cecil Gaines no filme O mordomo da Casa Branca. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Eduardo Costa Soares

MOURA, J. B.ASSUNÇÃO, É. P. B.; ALVES, I. P. C.. Meu partido é um coração partido: a construção do ethos discursivo do compositor brasileiro Cazuza. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Piauí.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

João Benvindo de Moura

A paratopia criadora e o ethos de Abdias Neves: Análise do discurso literário de um autor marginal em Um Manicaca; 2018; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Joao Benvindo de Moura;

João Benvindo de Moura

Análise do Discurso literário: um estudo dos elementos paratópicos presentes na obra Um Manicaca, de Abdias Neves; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Joao Benvindo de Moura;

João Benvindo de Moura

Introdução à Linguística; 2008; Orientação de outra natureza; (Licenciatura Plena Em Letras Português) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Joao Benvindo de Moura;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ASSUNÇÃO, É. P. B. ; MOURA, J. B. . O paradoxo do autor: a paratopia criadora de Mário de Andrade no discurso literário de Macunaíma. DESENREDO (PPGL/UPF) , v. 13, p. 166-186, 2017.

  • ASSUNÇÃO, É. P. B. ; MOURA, J. B. . A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NO DISCURSO LITERÁRIO: A PARATOPIA NUMA PERSPECTIVA DE INTERFACE. Letras em Revista , v. 08, p. 437-450, 2017.

  • ASSUNÇÃO, É. P. B. . Os liames entre a sociolinguística e a literatura: análise da linguagem construída no romance Um manicaca. REVISTA ININGA , v. 3, p. 46-59, 2016.

  • ASSUNÇÃO, É. P. B. ; GOUDINHO, P. P. ; OLIVEIRA, N. . Toda versidade: antologia poética. 1. ed. Joinville: Clube de Autores, 2017. 132p .

  • ASSUNÇÃO, É. P. B. ; MOURA, J. B. . A cenografia e o posicionamento do autor no discurso literário de Um manicaca. In: Ivan Vale de Sousa. (Org.). Laços e desenlaces na literatura. 1ed.Paraná: Atena Editora, 2019, v. 1, p. 181-191.

  • ASSUNÇÃO, É. P. B. ; MOURA, J. B. . A construção de imagens anticlericais, cientificistas e subversivas no discurso literário. Linguagem em contexto: discurso e práticas cotidianas. 1ed.Teresina: Edufpi, 2018, v. 11, p. 69-90.

  • ASSUNÇÃO, É. P. B. ; MOURA, J. B. . A construção de imagens anticlericais, cientificistas e subversivas no discurso literário. In: LIMA, Francisco Renato; SILVA, Marcos Helam da.. (Org.). Linguagem em contexto: discurso e práticas cotidianas. 1ed.Teresina: Edufpi, 2018, v. 1, p. 69-90.

  • ASSUNÇÃO, É. P. B. ; MOURA, J. B. . O DISCURSO LITERÁRIO NA OBRA JÚLIO CÉSAR, DE SHAKESPEARE: DISPUTA DE SENTIDOS NUM JOGO DE IMAGENS. In: JOÃO BENVINDO DE MOURA; JOSÉ RIBAMAR LOPES BATISTA JÚNIOR; MARAISA LOPES. (Org.). SENTIDOS EM DISPUTA: DISCURSOS EM FUNCIONAMENTOS. 1ed.TERSINA: PEDRO & JOÃO EDITORES, 2017, v. , p. 7-.

  • ASSUNÇÃO, É. P. B. ; MOURA, J. B. . ANÁLISE DO DISCURSO LITERÁRIO: A PARATOPIA DO AUTOR ABDIAS NEVES NO ROMANCE UM MANICACA. In: João Benvindo de Moura, José Ribamar Lopes Batista Júnior, Maraisa Lopes (orgs.) DISCURSO,. (Org.). DISCURSO, MEMÓRIA E INCLUSÃO SOCIAL. 1ªed.Teresina: , 2015, v. , p. 11-.

  • ASSUNÇÃO, É. P. B. ; MOURA, J. B. . A construção do ethé do autor Abdias Neves no discurso literário de Um manicaca. In: Endis - Encontro Nacional Discurso, Identidade e Subjetividade, 2017, Teresina. Anais Endis 2017. Teresina: Edufpi, 2017. v. 3.

  • ASSUNÇÃO, É. P. B. ; MOURA, J. B. . A CONSTRUÇÃO DO ETHOS E O JOGO IMAGÉTICO NO DISCURSO LITERÁRIO DE JÚLIO CÉSAR. In: III SEDiAr - Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação, 2016, São Cristóvão-SE. Anais do III Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação (III SEDiAr), 2016.

  • ASSUNÇÃO, É. P. B. . A PARATOPIA DE VIRGINIA WOOLF NO DISCURSO LITERÁRIO DE UM TETO TODO SEU: QUEM É A IRMÃ DE SHAKESPEARE?. In: I Encontro Nacional Discurso, Identidade e Subjetividade - Endis., 2016, Teresina. Anais do I Encontro Nacional Discurso, Identidade e Subjetividade - Endis., 2016.

  • ASSUNÇÃO, É. P. B. ; MOURA, J. B. . A CONSTRUÇÃO DA CENOGRAFIA E O POSICIONAMENTO DO AUTOR NO DISCURSO LITERÁRIO DE UM MANICACA. In: II Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória, 2016, Teresina. Anais do II Encontro Nacional de Ficção Discurso e Memória. Teresina: EDUFPI, 2016. v. 2. p. 12-853.

  • ASSUNÇÃO, É. P. B. ; MOURA, J. B. . A PARATOPIA NO DISCURSO LITERÁRIO DE UM MANICACA. In: I Encontro de Letras do Delta do Parnaíba, 2015, Teresina. Anais do I Encontro de Letras do Delta do Parnaíba, 2015.

  • ASSUNÇÃO, É. P. B. . DISCURSO E IDENTIDADE NACIONAL NA HISTÓRIA EM QUADRINHOS INTITULADA PAPAGAIO LETRADO, DA REVISTA ZÉ CARIOCA. In: IV Colóquio sobre Gêneros e Textos, 2014, Teresina. IV Colóquio sobre Gêneros e Textos, 2014.

  • ASSUNÇÃO, É. P. B. ; S. Francisca Tuane ; SILVA FILHO, Francisco das Chagas Oliveira ; LEAL, Liliane Farias . O ENSINO DE LITERATURA E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS: O USO DE DATASHOW NAS AULAS DE LITERATURA PARA O ENSINO MÉDIO. In: III Encontro de Iniciação à Docênia, 2014, Teresina. Anais do III Encontro de Iniciação à Docência, 2014.

  • ASSUNÇÃO, É. P. B. ; MOURA, J. B. . A construção da cenografia e o posicionamento do autor no discurso literário de Um manicaca. In: II ENFDM - ENCONTRO NACIONAL DE FICÇÃO, DISCURSO E MEMÓRIA, 2015, Teresina. II ENFDM - CADERNO PROGRAMAÇÃO E RESUMOS, 2015.

  • ASSUNÇÃO, É. P. B. ; MOURA, S. M. . Da lírica medieval à literatura de cordel: as representações identitárias da mulher nas cantigas galego-portuguesas e nos folhetos de cordel. In: V CONGRESSO NORTE-NORDESTE DA ABRAPLIP, 2014, Teresina. V CONGRESSO NORTE-NORDESTE DA ABRAPLIP, 2014.

  • ASSUNÇÃO, É. P. B. . Discurso, discurso meu, existe autora mais paratópica do que eu?: análise da paratopia de Virginia Woolf no discurso literário de Orlando. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ASSUNÇÃO, É. P. B. ; MOURA, J. B. . A paratopia de Virginia Woolf no discurso literário de Um teto todo seu. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ASSUNÇÃO, É. P. B. ; MOURA, J. B. . A construção dos ethé do autor Abdias Neves no discurso literário da obra Um manicaca. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ASSUNÇÃO, É. P. B. . O discurso literário e o poder: o confronto de imagens em Júlio César. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ASSUNÇÃO, É. P. B. . Discurso e Literatura: aplicações das teorias da Análise do Discurso Literário em sala de aula. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ASSUNÇÃO, É. P. B. . A paratopia de Virginia Woolf: a irmã de Shakespeare no discurso literário de Um teto todo seu. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ASSUNÇÃO, É. P. B. ; MOURA, J. B. . A retórica shakespeariana: análise do ethos e o jogo de imagens no discurso literário de Júlio César. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ASSUNÇÃO, É. P. B. . A paratopia de Virginia Woolf no discurso literário de Um teto todo seu: quem é a irmã de Shakespeare?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ASSUNÇÃO, É. P. B. ; MOURA, J. B. . Ethos e identidade: a construção das representações femininas no discurso literário de Um manicaca. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ASSUNÇÃO, É. P. B. ; MOURA, J. B. . A construção do ethos e o jogo imagético no discurso literário de Júlio César. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ASSUNÇÃO, É. P. B. . A construção da cenografia e o posicionamento do autor no discurso literário de Um manicaca. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ASSUNÇÃO, É. P. B. ; MOURA, J. B. . A paratopia no discurso literário de Um manicaca. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ASSUNÇÃO, É. P. B. ; MOURA, J. B. . O ethos discursivo das personagens paratópica em Um manicaca. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ASSUNÇÃO, É. P. B. . Uma análise dos resquícios da literatura romana na obra Julius Caesar, de William Shakespeare. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ASSUNÇÃO, É. P. B. ; SOUZA, T. B. . A prática interdisciplinar: relações entre literatura e pintura nas aulas de língua portuguesa para o ensino médio. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ASSUNÇÃO, É. P. B. ; MOURA, S. M. . Da lírica medieval à literatura de cordel: as representações identitárias da mulher nas cantigas galego-portuguesas e nos folhetos de cordel. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ASSUNÇÃO, É. P. B. . Discurso e identidade nacional na história em quadrinhos intitulada Papagaio letrado, da revista Zé Carioca. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ASSUNÇÃO, É. P. B. . A construção da identidade feminina no discurso literário de 'Um manicaca'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ASSUNÇÃO, É. P. B. . Considerações sobre a influência da literatura romana na lírica shakespeariana. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ASSUNÇÃO, É. P. B. . Considerações sobre a influência da literatura romana em 'Julius Caesar', de Shakespeare. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MOURA, J. B. ; ASSUNÇÃO, É. P. B. ; VIEIRA, J. M. S. . Análise do Discurso Literário. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ASSUNÇÃO, É. P. B. ; MOURA, J. B. . A análise do discurso literário: um estudo dos elementos paratópicos presentes na obra Um manicaca, de Adias Neves. 2015. (Relatório de pesquisa).

ASSUNÇÃO, É. P. B. . Quem era a irmã de Shakespeare?: a visão de Virginia Woolf a respeito da relação entre mulher e literatura. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2010 - 2011

    Unidade Escola José Pereira da Silva

    Vínculo: Professora substituta, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Disciplina: Língua Inglesa para alunos do ensino fundamental (EJA-6º ao 9º) e Ensino Médio (1º e 2º)

  • 2017 - 2017

    Universidade Federal do Piauí

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Professora estagiária, Carga horária: 3

  • 2014 - 2016

    Universidade Federal do Piauí

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna vincula ao PIBID, Carga horária: 12

  • 2010 - 2010

    Universidade Federal do Piauí

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Disciplina: Inglês Técnico e Científico - Prof. Dr. Wellington Borges

  • 2009 - 2009

    Universidade Federal do Piauí

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora bolsista, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Curso de extensão em Inglês Instrumental direcionado à comunidade acadêmica em geral e aberto à comunidade.

  • 2008 - 2008

    Universidade Federal do Piauí

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Disciplina: Introdução à Linguística- Prof. Dr. João Benvindo de Moura

    Atividades

    • 08/2014 - 08/2015

      Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, .,Linhas de pesquisa

  • 2018 - Atual

    unidade escolar professora auristela soares lima

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de língua portuguesa e inglesa, Carga horária: 20

  • 2014 - 2014

    unidade escolar professora auristela soares lima

    Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professora de língua inglesa e portuguesa, Carga horária: 20

  • 2014 - 2014

    Unidade Escolar Professora Osmarina

    Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professora de língua inglesa, Carga horária: 2

  • 2013 - 2013

    Unidade Escolar Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

    Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professora de língua inglesa, Carga horária: 20