Viviane Rezende Prates

Possui graduação Bacharel em Química pela Universidade do Grande Rio (2011) e mestrado em Engenharia de Biocombustíveis e Petroquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012) .Doutoranda em engenharia química - Tecnologia de processos químicos e bioquimicos pela Universidade Federal do rio de Janeiro (2014- 2019). Atualmente é professor e pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Possui experiência na área de Química, com ênfase em análises Físico-Química, métodos de recuperação de petróleo e docência em petróleo e gás.

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos

2009 - 2012

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Avaliação de Glicerol Residual da Produção de Biodiesel como Solvente para Polímero Hidrossolúvel, Ano de Obtenção: 2012
Orientador: Francisca Pessoa de frança
Palavras-chave: Polímero; Glicerina.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica / Especialidade: Métodos Óticos de Análise. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica / Especialidade: Físico-Química Orgânica. Setores de atividade: Atividades de Apoio à Extração de Minerais.

Graduação em Bacharel em Química

2007 - 2011

Universidade do Grande Rio

Graduação em Licenciatura Química

2005 - 2008

Universidade Salgado de Oliveira
Título: Energias Renováveis
Orientador: Renata Mainier

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2012

Intercâmbio. (Carga horária: 30h). , Malvern House, MH, Inglaterra.

2011 - 2011

Tecnologia de Perfuração e Sondagem de Poços. (Carga horária: 40h). , Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Processos de Separação de Gases. (Carga horária: 5h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2010 - 2010

SEGURANÇA E SAÚDE. , Pontofícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC, Brasil.

2007 - 2007

Seminário de Cromatografia Ambiental. (Carga horária: 8h). , Perkin-Elmer Corporation, P.E.C., Estados Unidos.

2006 - 2006

Petróleo em Campos Maduros. (Carga horária: 15h). , Instituto Brasileiro do Petróleo, IBP, Brasil.

2006 - 2006

Empreendedorismo. (Carga horária: 16h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro, SEBRAE/RJ, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em Reologia medições e aplicações. (Carga horária: 16h). , Pontofícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC, Brasil.

2001 - 2001

Microbiologia e parasitologia. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Tecnologia Química.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PRATES, V. R. . Sala de Comunicação Técnica - Experiência de discente. 2013. (Outro).

PRATES, V. R. . Parque de Energias. 2010. (Exposição).

PRATES, V. R. . Sala de Comunicação Técnica - Experiência de discente. 2013. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Encontro Internacional de Divulgadores da Ciência: 30 anos de divulgação científica no Brasil. Sala de Comunicação Técnica (SCT). 2013. (Congresso).

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA. ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL PARA FLUIDO DE INJEÇÃO EM RESERVATÓRIO DE PETRÓLEO. 2013. (Congresso).

XV SEMANA DE ENGENHARIA - 2013. 2013. (Congresso).

Indústria do Pré-Sal. 2010. (Encontro).

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE TRAÇADORES. 2008. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

WALTER BARREIRO CRAVO JUNIOR

CRAVO JUNIOR, W. B.. Avaliação da glicerina residual da produção de biodiesel como solvente de polímero hidrossolúvelutilizado na produção de petróleo. 2012. Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Maria Antonieta Peixoto Gimenes Couto

GIMENES,M.A.P.. Avaliação de Glicerina Residual de Produção de Biodiesel como Solvente de Polímeros Hidrossolúveis Utilizados na Recuperação de Petróleo. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Engenharia de Biocombustí) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Fernando Jorge Santos de Oliveira

COUTO, M. A. P. G.; CRAVO JR, W.B.;OLIVEIRA, F. J. S.FRANCA, F. P.. Avaliação de Glicerina Residual da Produção de Biodiesel com Solvente de Polímero Hidrossolúvel Utilizado na Recuperação de Petróleo. 2012. Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Maria José de Oliveira Cavalcanti Guimarães

GUIMARAES, Maria José O. C.; RANGEL, I. R.; ROCHA, T. C. J.. Desenvolvimento e Avaliação de um Método ASP para recuperação de Petróleo.. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Francisca Pessoa de França

Avaliação de Glicerina Residual da Produção de Biodiesel com Solvente de Polímeros Hidrossolúveis Utilizados na Recuperação de Petróleo; 2012; Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Francisca Pessoa de França;

Francisca Pessoa de França

Avaliação de Glicerol Residual da Produção de Biodiesel como Solvente para Polímeros Hidrossolúveis; 2010; Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Francisca Pessoa de França;

Helen Conceição Ferraz

Injeção de glicerina para recuperação avançada de petróleo; Início: 2014; Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Coorientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    DESENVOLVIMENTO DE UM DICIONÁRIO ILUSTRADO BILÍNGUE INGLÊS-PORTUGUÊS PARA PETRÓLEO E GÁS, Projeto certificado pela empresa Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz em 12/11/2013., Descrição: A relevância deste projeto está pautada na não disponibilidade no mercado de um dicionário específico, e que seja ilustrado, na área de petróleo e gás. Os dicionários ilustrados existentes no mercado abrangem várias áreas; não são necessariamente técnicos. Isso faz com que as informações relativas às partes específicas sejam bem restritas. Um dicionário específico contendo ilustrações que acompanhem as definições dos verbetes pode constituir uma ferramenta bastante aplicada nas aulas teóricas e experimentais nos cursos técnicos. Tome-se como exemplo o termo pig, em inglês. Ao buscarmos seu significado em um dicionário da área, deparamo-nos com as seguintes opções: ?raspa-tubo?; ?separador de bateladas?; ?calibrador interno?. (Buckley, 2001) Sem dúvida, o aluno/ profissional que consultar esse dicionário terá a informação que procura. Entretanto, acreditamos que, se o mesmo termo vier acompanhado de uma ilustração, ele será melhor compreendido. Do mesmo modo, aparelhos ou equipamentos para os quais exista mais de um tipo ? como plataformas de exploração de petróleo ? podem ser dispostas lado a lado, provendo ao aluno um escopo mais amplo de entendimento do assunto.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Viviane Rezende Prates - Coordenador / Adriana Mesquita Rigueira - Integrante.

  • 2013 - Atual

    EXPERIMENTOS PETROFISICOS, Descrição: Este projeto justifica-se pela oportunidade de desenvolver a curiosidade e motivação dos alunos através da vivência prática e experimental dos conteúdos teóricos relacionados à petrofísica. Este projeto será desenvolvido a partir da construção dos equipamentos abordando conteúdos já desenvolvidos ao longo da vida estudantil, assim como inserir novos conhecimentos para estimular, aguçar e desenvolver o aprendizado dos alunos através da experimentação. O conhecimento teórico necessário para desenvolver este projeto está de acordo com as disciplinas do curso de petróleo e gás envolvendo principalmente a disciplina Tecnologia de reservatório, química do petróleo, geologia do petróleo e outras, a concepção deste projeto interage interdisciplinarmente com todas as áreas dos cursos técnicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Viviane Rezende Prates - Coordenador / Sandro José Baptista - Integrante / Rafael Pereira Santana - Integrante.

  • 2012 - Atual

    REMODELAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DAS AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA DO PETRÓLEO, Descrição: O projeto Remodelação e atualização das aulas práticas de petróleo e gás é compostos por quatro subprojetos interdisciplinares envolvendo as disciplinas de geologia do petróleo, química do petróleo, biocombustíveis e análise instrumental. Este subprojeto em questão trata da remodelação e atualização das aulas práticas de química do petróleo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Viviane Rezende Prates - Coordenador / Michelle Costa da Silva - Integrante / Sandro José Baptista - Integrante / Fernanda Silva Soares - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2009

Prêmio Inventor, PETROBRAS/CENPES.

2007

Prêmio Inventor, PETROBRAS/ CENPES.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Centro Federal de Educação Tecnológica de Química RJ. , Avenida República do Paraguai, 120, Sarapuí - Duque de Caxias, Sarapuí, 25050100 - Duque de Caxias, RJ - Brasil, Telefone: (021) 37746616, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

Propriedade Intelectual

Patentes (2)