Daniel Thomaz

Possui Graduação e Mestrado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp (2005 e 2008). Foi bolsista de iniciação científica de 2002-2005 e neste período adquiriu total experiência sobre técnicas da microbiologia básica. Foi aluno de mestrado junto ao Programa de Pós-graduação em Química, do Instituto de Química da Unesp, como bolsista da CAPES (2006-2008). Assim, durante sua formação adquiriu experiência na área de microbiologia, com ênfase em microbiologia aplicada, tendo realizado pesquisas sobre: a) isolamento de levedura e sua estabilidade durante o processo de produção de etanol a temperaturas elevadas; b) secreção das enzimas lipases e amilases por leveduras; c) aumento da resistência da levedura seca ao processo de hidratação. Após seu mestrado passou a prestar serviços, voltados à pesquisa e desenvolvimento, à Empresa Bioexx Centro de Inovação, Pesquisa, Analises e Desenvolvimento Tecnológico Ltda-Me. Durante esse período adquiriu experiência na produção biotecnológica de xilitol (2008-2009), no processo de dessalgação e dissulfurização de óleo combustível (2009), na clarificação de açúcar com ozônio (2010-2011), realizou treinamento em bancada piloto visando estudos e montagens de experimentos técnicos em efluentes da água para processos de tratamento físico e químico (coagulação, floculação e decantação), tratamento aeróbico, tratamento anaeróbico, filtração em carvão ativado, filtração em areia e osmose reversa (2013 - 2105) e no processo produtivo de biodiesel de 2010-atualidade. Na área de projetos industriais foi o Químico Responsável pelo projeto de uma unidade produtora de biodiesel via transesterificação e esterificação com capacidade produtiva de 1 milhão de litros por dia (2011-2012). Atualmente é docente da Universidade de Araraquara - Uniara e ministra aulas de Introdução a Química, Química Geral e Experimental e Termodinâmica para os cursos de Eng. Mecatrônica e Eng. de Produção. Na mesma universidade é o responsável pela Unidade Experimental de Produção de Biodiesel desde 2010, onde atua principalmente no desenvolvimento de pesquisas voltadas à produção de biodiesel: a) neutralização de óleo residual de fritura com glicerina bruta para produção de biodiesel; b) purificação do biodiesel com adsorventes naturais (cinzas de casca de arroz e cinzas de bagaço de cana) e com fibra de carbono ativada; c) purificação da água de lavagem do biodiesel com fibra de carbono ativada. c) recuperação de materiais orgânicos não gliceróis presentes na glicerina bruta; d) produção de biodiesel via esterificação a partir de materiais orgânicos não gliceróis extraídos da glicerina bruta.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Química

2006 - 2008

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: MELHORAMENTO DA LEVEDURA COMERCIAL SECA DE PANIFICAÇÃO QUANDO PRÉ-TRATADA COM SOLUÇÕES DE ADITIVOS,Ano de Obtenção: 2008
Cecília Laluce.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Química Licenciatura

2001 - 2005

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Entendendo a Responsabilidade Técnica. (Carga horária: 5h). , Conselho Regional de Química IV Região, CRQ-IV, Brasil.

2004 - 2004

Química na Cozinha. (Carga horária: 3h). , Instituto de Química Unesp Campus de Araraquara, IQ*, Brasil.

2004 - 2004

Comunicação Oral e Escrita. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual Paulista Ilha Solteira, UNESP*, Brasil.

2004 - 2004

Elaboração de Resumos. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual Paulista Ilha Solteira, UNESP*, Brasil.

2004 - 2004

Jogos Didáticos no Ensino de Química. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2004 - 2004

Materiais Aplicados na Medicina. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2004 - 2004

Saneamento Ambiental Água Esgoto e Meio Ambiente. (Carga horária: 16h). , Instituto de Química Unesp Campus de Araraquara, IQ*, Brasil.

2004 - 2004

Estratégias de Ensino Aprendizagem Em Química. (Carga horária: 12h). , Instituto de Química Unesp Campus de Araraquara, IQ*, Brasil.

2003 - 2003

Química dos Alimentos. (Carga horária: 14h). , Instituto de Química Unesp Campus de Araraquara, IQ*, Brasil.

2003 - 2003

Os Fenômenos de Superfícies. (Carga horária: 7h). , Instituto de Química Unesp Campus de Araraquara, IQ*, Brasil.

2003 - 2003

Educar e Ensinar Em Química. (Carga horária: 6h). , Instituto de Química Unesp Campus de Araraquara, IQ*, Brasil.

2003 - 2003

A Experiência de Escolarização e a Futura Docência. (Carga horária: 6h). , Instituto de Química Unesp Campus de Araraquara, IQ*, Brasil.

2002 - 2002

Química Forense. (Carga horária: 6h). , Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.

2002 - 2002

Leitura Instrumental de Textos Acadêmicos. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual Paulista - Presidente Prudente, UNESP, Brasil.

2002 - 2002

Normalização Para Referências Bibliograficas de Do. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual Paulista - Presidente Prudente, UNESP, Brasil.

2002 - 2002

Novas Metodologias de Ensino Para Professores. (Carga horária: 8h). , Instituto de Química Unesp Campus de Araraquara, IQ*, Brasil.

1999 - 2001

Extensão universitária. , Microcamp ABC, MICROC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada/Especialidade: Microbiologia Industrial e de Fermentação.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Bioquímica dos Microorganismos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XI - Congresso de Iniciação Científica da Uniara. PROJEÇÃO DE UM SISTEMA SOLAR PARA ALIMENTAÇÃO DA UNIDADE EXPERIMENTAL DE BIODIESEL DO INSTITUTO DE BIOTECNOLOGIA DA UNIARA. 2016. (Congresso).

X Congresso de Iniciação Científica da UNIARA. TRATAMENTO DA ÁGUA DE LAVAGEM DO BIODIESEL PELO USO DE FIBRA DE CARBONO ATIVADA. 2015. (Congresso).

X Congresso de Iniciação Científica da UNIARA. AVALIAÇÃO DO USO DA FIBRA DE CARBONO ATIVADA NO PROCESSO DE PURIFICAÇÃO DO BIODIESEL. 2015. (Congresso).

IX Congresso de Iniciação Cientifica da UNIARA. UTILIZAÇÃO DA GLICERINA OBTIDA NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL PARA NEUTRALIZAÇÃO E ÓLEO VEGETAL RESIDUAL. 2014. (Congresso).

VIII Workshop Agroenergia: matérias primas. UTILIZAÇÃO DA GLICERINA OBTIDA NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL PARA NEUTRALIZAÇÃO E ÓLEO VEGETAL RESIDUAL. 2014. (Congresso).

8 Congresso Internacional de Bioenergia. Utilização da glicerina obtida na produção de biodiesel para neutralização de óleo vegetal residual.. 2013. (Congresso).

VI Fórum de Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente.Utilização da glicerina obtida na produção de biodiesel para neutralização de óleo vegetal residual.. 2013. (Outra).

VI Fórum de Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente.Purificação do biodiesel utilizando a cinza do bagaço da caná-de-açúcar como alternativa à lavagem a seco.. 2013. (Outra).

VIII Congresso de Iniciação Cientifica da Uniara. Utilização da glicerina obtida na produção de biodiesel para neutralização de óleo vegetal residual.. 2013. (Congresso).

VIII Congresso de Iniciação Cientifica da Uniara. Purifição do biodiesel utilizando a cinza do bagaço da cana-de-açúcar como alternativa à lavagem a seco.. 2013. (Congresso).

VIII Congresso de Iniciação Cientifica da Uniara. Extração e quantificação da matéria orgânica não glicerol presente na glicerina para reutilização no processo de produção de biodiesel.. 2013. (Congresso).

Centro Universitário de Araraquara Uniara. UTILIZAÇÃO DA CINZA DO BAGAÇO DA CANA DE AÇÚCAR E DA CINZA DA CASCA DO ARROZ NO PROCESSO DE PURIFICAÇÃO DO BIODIESEL. 2012. (Congresso).

VII Congresso de Iniciação Cientifica da Uniara. Produção de biodiesel via transesterificação: otimização do processo produtivo em planta piloto. 2012. (Congresso).

VII Congresso de Iniciação Cientifica da Uniara. PROCESSO DE TRATAMENTO DE ÓLEO RESIDUAL. 2012. (Congresso).

XLVII Congresso Brasileiro de Química - CBQ. Conditions to improve fermentation activity and viability of commercial dry yeast during the hydration process. 2007. (Congresso).

5 Simpósio Internacional de Producción de alcoholes y levaduras.Genetic heterogenity developed in a yeast population producing ethanol at increasing temperatures. 2005. (Simpósio).

XVII Congresso de Iniciação Científica da Unesp. Enzimas Produzidas por Leveduras de uso Potencial em Biotranformações. 2005. (Congresso).

XVI Congresso de Iniciação Científica da Unesp. Esporulação e Reação de Acasalamento como Indicativos de Alterações na População de Leveduras em Processo de Produção de Etanol. 2004. (Congresso).

XV Congresso de Iniciação Científica da Unesp. Segregantes induzidos por temperatura e resistência a recombinações em um processo aeróbio e contínuo de produção de etanol combustível a partir de melaço. 2003. (Congresso).

XXXIII Semana da Química. Segregantes induzidos por temperatura e resistência a recombinações em um processo aeróbio e contínuo de produção de etanol combustível a partir de melaço. 2003. (Congresso).

XIV Congresso de Iniciação Científica da Unesp. Uso do KIT API ID 32C e da chave taxonômica de Middelhoven na identificação de levedura selvagens.. 2002. (Congresso).

XXXII Semana da Química. Uso do KIT API ID 32C e da chave taxonômica de Middelhoven na identificação de levedura selvagens. 2002. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Priscila Girdzyauskas Cottige

Flumifnan, D. L; Toledo, J. B.;THOMAZ, D.. DETERMINAÇÃO E VALIDAÇÃO DO TEOR DE METANOL EM ÁLCOOL DE CEREAIS POR CROMATOGRAFIA GASOSA. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação) - Instituto Federal de São Paulo.

Aluno: DANIEL ROGER CAMARGO TEODORO

THOMAZ, D.; MENDONCA, J. E.; CUNHA, A.. AVALIAÇÃO DO USO DA FIBRA DE CARBONO ATIVADA NO PROCESSO DE PURIFICAÇÃO DO BIODIESEL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energias Renováveis e Ambiente) - Universidade de Araraquara.

Aluno: Antônio Esquinca

THOMAZ, D.; MENDONCA, J. E.; Anhesine, M.. ANALISADOR DE CONDENSADO DE VAPOR PARA USINAS DE AÇÚCAR E ETANOL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energias Renováveis e Ambiente) - Universidade de Araraquara.

Aluno: Lais Fernanda Magri

THOMAZ, D.; MENDONCA, J. E.; COSTA, L. V. C.. CORRELAÇÃO DO TEOR DE ÉSTER DO BIODIESEL COM OS TEORES DE GLICERINA TOTAL, ÁCIDOS GRAXOS LIVRES, METANOS E UMIDADE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energias Renováveis e Ambiente) - Universidade de Araraquara.

Aluno: Lucas Henrique Amancio

THOMAZ, D.; MENDONCA, J. E.; CUNHA, A.. TRATAMENTO DA ÁGUA DE LAVAGEM DO BIODIESEL PELO USO DE FIBRA DE CARBONO ATIVADA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energias Renováveis e Ambiente) - Universidade de Araraquara.

Aluno: Rafael Albino

THOMAZ, D.; MENDONCA, J. E.; Anhesine, M.. AVALIAÇÃO DA REGENERAÇÃO DA RESINA DE TROCA IÔNICA COMERCIAL UTILIZADA NA PURIFICAÇÃO DE BIODIESEL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energias Renováveis e Ambiente) - Universidade de Araraquara.

Aluno: GABRIEL MARTINS POPIM

MENDONCA, J. E.;THOMAZ, D.; COSTA, L. V. C.. PRODUÇÃO DE ETANOL UTILIZANDO COMO MATÉRIA PRIMA O FRUTO DA CARAMBOLA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energias Renováveis e Ambiente) - Universidade de Araraquara.

Aluno: NATÁLIA MUNIZ RUOCCO

MAINTINGUER, I.M.;THOMAZ, D.; COSTA, L. V. C.. PRODUÇÃO BIOLÓGICA DE BIOGÁS A PARTIR DE RESÍDUOS GERADOS EM USINAS DE BIODIESEL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energias Renováveis e Ambiente) - Universidade de Araraquara.

Aluno: MARCO ANTONIO DE OLIVEIRA JUNIOR

THOMAZ, D.. PRODUÇÃO DE ETANOL A PARTIR DO LICOR DE CASCA CÍTRICA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energias Renováveis e Ambiente) - Universidade de Araraquara.

Aluno: Greyce Borelli Caruso

MENDONCA, J. E.;THOMAZ, D.; COSTA, L. V. C.. POSSÍVEL UTILIZAÇÃO DO LODO RESIDUAL DE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA (ETAs) COMO BIOFERTILIZANTE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energias Renováveis e Ambiente) - Universidade de Araraquara.

Aluno: Maria Clara Ligabo

THOMAZ, D.; MENDONCA, J. E.; Anhesine, M.. UTILIZAÇÃO DA GLICERINA OBTIDA NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL PARA NEUTRALIZAÇÃO DE ÓLEO VEGETAL RESIDUAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energias Renováveis e Ambiente) - Universidade de Araraquara.

Aluno: Arthur Matos Pessoa

THOMAZ, D.; MENDONCA, J. E.; Bonoto, R.. EFEITO DO INDICE DE ACIDEZ DA MATÉIRA PRIMA NO RENDIMENTO DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL VIA TRANSESTERIFICAÇÃO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energias Renováveis e Ambiente) - Universidade de Araraquara.

Aluno: Haroldo Macedo Silva

THOMAZ, D.; Mendonça, J. E.; Anhesine, M.. OTIMIZAÇÃO DO TEMPO DE NEUTRALIZAÇÃO DO ÓLEO VEGETAL A PARTIR DA GLICERINA BRUTA GERADA NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energias Renováveis e Ambiente) - Universidade de Araraquara.

Aluno: Luiz Gustavo Waldemarin

MENDONCA, J. E.;THOMAZ, D.; Bonoto, R.. PRODUÇÃO E ANÁLISE DE UMA CELULA FOTOVOLTÁICA DE TiO2 SENSIBILIZADO POR UM CORANTE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energias Renováveis e Ambiente) - Universidade de Araraquara.

Aluno: Viviane Cristina Carvalho

Silva, E. C. C.; Azzolini, R.;THOMAZ, D.. APLICAÇÃO DO LEAN OFFICE NA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA: PESQUISA-AÇÃO EM UM DEPARTAMENTO DE TRANSITO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Araraquara.

Aluno: João Batista Toledo Marques

Silva, E. C. C.; Azzolini, R.;THOMAZ, D.. BALANCEAMENTO DE LINHA DE PRODUÇÃO EM UMA INDUSTRIA DO SEGMENTO AUTOMOTIVO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Araraquara.

Aluno: Amanda Carolina Sávio

Silva, E. C. C.; Azzolini, R.;THOMAZ, D.. LOGISTICA REVERSA DE ÓLEO VEGETAL: ESTUDO DE CASO EM UM RESTAURANTE FAST FOOD. 2014 - Universidade de Araraquara.

Aluno: Ariane Baptista de Camargo Conde

Silva, E. C. C.; Azzolini, R.;THOMAZ, D.. LEAN OFFICE: APLICAÇÃO EM UM PROCESSO DE COMPRAS EM UMA EMPRESA DE GRANDE PORTE DO SISTEMA AUTOMOTIVO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Araraquara.

Aluno: André Carlos Cardoso

THOMAZ, D.. PURIFICAÇÃO DO BIODIESEL UTILIZANDO A CINZA DO BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR COMO ALTERNATIVA À LAVAGEM A SECO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Bioenergética) - Universidade de Araraquara.

Aluno: Raul Felipe Garcia Silva

THOMAZ, D.. UTILIZAÇÃO DA GLICERINA GERADA NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL PARA PURIFICAÇÃO DE ÓLEO COM ELEVADO TEOR DE ACIDEZ. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Bioenergética) - Universidade de Araraquara.

Aluno: Felipe Palazzo Caetano

THOMAZ, D.. PURIFICAÇÃO DO BIODIESEL COM RESINA DE TROCA IÔNICA COMERCIAL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Bioenergética) - Universidade de Araraquara.

Aluno: Thiago Luiz Marques Gouvea

THOMAZ, D.. DETERMINAÇÃO DO TEMPO ÓTIMO DE DECANTAÇÃO EM UNIDADE PILOTO DE PRODUÇÃO DE BIODIESEL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Bioenergética) - Universidade de Araraquara.

Aluno: Daiane Ferreira da Cunha

THOMAZ, D.. VIABILIDADE TÉCNICA DE PRODUZIR BIODIESEL A PARTIR DA MATÉRIA ORGÂNICA, NÃO GLICEROL, PRESENTE NA GLICERINA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Bioenergética) - Universidade de Araraquara.

Aluno: Larise Gomiero Fornari

THOMAZ, D.. EXTRAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DA MATÉRIA ORGÂNICA NÃO GLICEROL PRESENTE NA GLICERINA PARA REUTILIZAÇÃO NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE BIODIESEL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Bioenergética) - Universidade de Araraquara.

Aluno: André Corrêa

THOMAZ, D.. REMOÇÃO DA UMIDADE E SEDIMENTOS DO ÓLEO VEGETAL RESIDUAL POR FILTRAÇÃO EM MEMBRANA DE RESINA DE CELULOSE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Bioenergética) - Universidade de Araraquara.

Aluno: Matheus Cesar Ronchi

THOMAZ, D.. ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A MOTIVAÇÃO E QUALIDADE EM UMA DISTRIBUIDORA DE REVISTAS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Bioenergética) - Universidade de Araraquara.

Aluno: Eduardo Pini Gonçalves

THOMAZ, D.; SEQUINEL, R.; MENDONCA, J. E.. PROCESSO DE TRATAMENTO DE ÓLEO RESIDUAL COM GLICERINA.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energias Renováveis e Ambiente) - Universidade de Araraquara.

Aluno: Alex Valério dos Santos

THOMAZ, D.; SEQUINEL, R.; MENDONCA, J. E.. PRODUÇÃO DE BIODIESEL VIA TRANSESTERIFICAÇÃO: OTIMIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES REACIONAIS PARA PRODUÇÃO EM PLANTA PILOTO.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energias Renováveis e Ambiente) - Universidade de Araraquara.

Aluno: Evelin C

THOMAZ, D.; SEQUINEL, R.; FLORIAN, F.. dos S. Fernandes.UTILIZAÇÃO DO BAGAÇO DA CANA-DE-AÇÚCAR E DA CASCA DE ARROZ NO PROCESSO DE LAVAGEM DO BIODIESEL.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energias Renováveis e Ambiente) - Universidade de Araraquara.

Aluno: Bruna Bonachini

THOMAZ, D.; SEQUINEL, R.; CUNHA, A.. ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA PARA PRODUÇÃO DE BIODIESEL EM PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energias Renováveis e Ambiente) - Universidade de Araraquara.

Aluno: Talita Cristina Barretos

THOMAZ, D.. PLÁSTICOS BIODEGRADAVEL - PHB. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Bioenergética) - Universidade de Araraquara.

Aluno: Lucas Tavares Garcia

THOMAZ, D.. AVALIAÇÃO DO BAGAÇO DE CANA DE AÇÚCAR COMO BIOADSORVENTE. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Bioenergética) - Universidade de Araraquara.

Aluno: Rafael Stringheta

THOMAZ, D.. AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE ETANOL E COGERAÇÃO DE ENERGIA. 2012.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maristela de Freitas Sanches Peres

MONTI, R.; SPONCHIADO, S. R. P.;PERES, MFS.. Melhoramento das condições de hidratação da levedura seca instantânes de panificação por tratamentos com soluções de aditivos. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Química) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Edegar Becker

THOMAZ, D.;BECKER, E.. A ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS NA EMPRESA AMC TÊXTIL. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário de Brusque.

Ivanir Schroeder

SCHROEDER, I.. A administração de materiais na empresa AMC Têxtil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário de Brusque.

Rubens Monti

MONTI, R.; SPONCHIADO, S. R. P.; PERES, Maristela de Freitas Sanches. Melhoramento das condições de hidratação da levedura seca instantãnea de panificação por tratamentos com soluções de aditivos. 2008. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Rubens Monti

MONTI, R.; PERES, Maristela de Freitas Sanches; SPONCHIADO, S. R. P.. Melhoramento das condições de hidratação da levedura seca instantânea de panificação por tratamentos com soluções de aditivos. 2008. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Sandra Regina Pombeiro Sponchiado

MONTI, Rubens;SPONCHIADO, S. R. P.; PEREIRA, Maristela. Melhoramento das condições de hidratação da levedura seca instantânea de panificação por tratamentos com soluções de aditivos.. 2008. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

João Carlos Matoso Junior

PROJEÇÃO DE UM SISTEMA AUTOMATIZADO DE FILTRAÇÃO DE ÓLEO RESIDUAL DE FRITURA PARA PRODUÇÃO DE BIODIESEL EM ESCALA PILOTO; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade de Araraquara; (Orientador);

Fabio Sola Gimenes

AUTOMAÇÃO DE UMA COLUNA PILOTO DE CRAQUEAMENTO; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade de Araraquara; (Orientador);

Rinaldo Ferrarezi Junior

SISTEMA DE AGITACÃO PARA UM RECUPERADOR DE METANOL EM UNIDADE PILOTO DE PRODUÇÃO DE BIODIESEL; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade de Araraquara; (Orientador);

Amanda Cristina Texeira Doria

IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE VÁCUO NA SAIDA DO CONDESADOR DE METANOL; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade de Araraquara; (Orientador);

Leonardo Marsal

AUTOMAÇÃO DE UMA UNIDADE PILOTO DE PRODUÇÃO DE BIODIESEL UTILIZANDO CLP; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade de Araraquara; (Orientador);

Lucas Antônio de Mattos

PROJEÇÃO DE UM REATOR PARA NEUTRALIZAÇÃO DE ÓLEO VEGETAL PARA PRODUÇÃO DE BIODIESEL; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade de Araraquara; (Orientador);

Fabio Barbieri Munhoz

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE MEDIÇÃO DA VAZÃO DE BIOGÁS EM BIODIGESTORES; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade de Araraquara; (Orientador);

Guilherme Sadao Aoki

SISTEMA AUTOMATIZADO PARA ABASTECIMENTO DE REATOR DE BIODIESEL; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade de Araraquara; (Orientador);

Wilian Aparecido Cruz

PURIFICAÇÃO DA GLICERINA BRUTA GERADA NO PROCESSO DE TRANSESTERIFICAÇÃO; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade de Araraquara; (Orientador);

Rogério Akira Nagata

BANCADA DE TESTES E SIMULADOR DE MOVIMENTO DE IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade de Araraquara; Orientador: Daniel Thomaz;

Fernando Marquês da Silva

CONTROLE E AUTOMAÇÃO DO REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade de Araraquara; Orientador: Daniel Thomaz;

Diógenes Henrique Viledra Tibério

PROJEÇÃO DE UM SISTEMA MEDIDOR DE NÍVEL NA COLUNA DE TROCA IÔNICA DE UMA UNIDADE EXPERIMENTAL DE BIODIESEL; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade de Araraquara; Orientador: Daniel Thomaz;

Leonardo Colombara

PROJEÇÃO DE UM RESERVATÓRIO AUTOMATIZADO DE ÓLEO VEGETAL PARA PRODUÇÃO DE BIODIESEL; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade de Araraquara; Orientador: Daniel Thomaz;

Lucas Balbino Machado

PROJEÇÃO DE UM SISTEMA AUTOMATIZADO PARA SEPARAÇÃO DA GLICERINA BRUTA DO BIODIESEL; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade de Araraquara; Orientador: Daniel Thomaz;

Vitor Anselmo de Souza

SISTEMA DE CONTROLE DE BRILHO DA ILUMINAÇÃO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade de Araraquara; Orientador: Daniel Thomaz;

Vinícius Viegas

TRATAMENTO DO EFLUENTE GERADO NA PURIFICAÇÃO VIA UMIDA DO BIODIESEL A PARTIR DA FIBRA DE CARBONO ATIVADA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Energias Renováveis e Ambiente) - Universidade de Araraquara; Orientador: Daniel Thomaz;

Guilherme Francisco

AUTOMAÇÃO DE UM CONJUNTO DE COLUNAS LABORATORIAIS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade de Araraquara; Orientador: Daniel Thomaz;

Renan Menezes Campos

PROJEÇÃO DE UM SISTEMA SOLAR PARA ALIMENTAÇÃO DA UNIDADE EXPERIMENTAL DE BIODIESEL DO BIOTEC - UNIARA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade de Araraquara; Orientador: Daniel Thomaz;

Cayque Caetano

AUTOMAÇÃO DE UM SISTEMA PARA REUTILIZAÇÃO DA ÁGUA NO PROCESSO DE CONDENSAÇÃO DE METANOL NA ETAPA DE SEPARAÇÃO DE METANOL DO BIODIESEL; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade de Araraquara; Orientador: Daniel Thomaz;

Leonardo Antônio Martinez

PROJEÇÃO DE UM FOTOBIORREATOR AUTOMATIZADO PARA CULTIVO DE MICROALGAS; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade de Araraquara; Orientador: Daniel Thomaz;

Lais Fernanda Magri

CORRELAÇÃO DO TEOR DE ÉSTER DO BIODIESEL COM OS TEORES DE GLICERINA TOTAL, ÁCIDOS GRAXOS LIVRES, METANOL E UMIDADE; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Bioenergética) - Universidade de Araraquara; Orientador: Daniel Thomaz;

Lucas Henrique Amancio

TRATAMENTO DA ÁGUA DE LAVAGEM DO BIODIESEL PELO USO DE FIBRA DE CARBONO ATIVADA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Energias Renováveis e Ambiente) - Universidade de Araraquara; Orientador: Daniel Thomaz;

Rafael Albino

REGENERAÇÃO DA RESINA DE TROCA IONICA UTILIZADA NA PURIFICAÇÃO DO BIODIESEL; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Energias Renováveis e Ambiente) - Universidade de Araraquara; Orientador: Daniel Thomaz;

Daniel Teodoro

AVALIAÇÃO DO USO DA FIBRA DE CARBONO ATIVADA NO PROCESSO DE PURIFICAÇÃO DO BIODIESEL; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Energias Renováveis e Ambiente) - Universidade de Araraquara; Orientador: Daniel Thomaz;

Antônico Esquinca

ANALISADOR DE CONDENSADO DE VAPOR PARA USINAS DE AÇÚCAR E ETANOL; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Energias Renováveis e Ambiente) - Universidade de Araraquara; Orientador: Daniel Thomaz;

Maria Clara Ligabo

UTILIZAÇÃO DA GLICERINA OBTIDA NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL PARA NEUTRALIZAÇÃO DE ÓLEO VEGETAL RESIDUAL; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Energias Renováveis e Ambiente) - Universidade de Araraquara; Orientador: Daniel Thomaz;

Artur Matos Pessoa

EFEITO DO INDICE DE ACIDEZ DA MATÉIRA PRIMA NO RENDIMENTO DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL VIA TRANSESTERIFICAÇÃO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Energias Renováveis e Ambiente) - Universidade de Araraquara; Orientador: Daniel Thomaz;

Haroldo Macedo Silva

OTIMIZAÇÃO DO TEMPO DE NEUTRALIZAÇÃO DO ÓLEO VEGETAL A PARTIR DA GLICERINA BRUTA GERADA NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Energias Renováveis e Ambiente) - Universidade de Araraquara; Orientador: Daniel Thomaz;

André Carlos Cardozo

PURIFICAÇÃO DO BIODIESEL UTILIZANDO A CINZA DO BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR COMO ALTERNATIVA À LAVAGEM A SECO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Energias Renováveis e Ambiente) - Universidade de Araraquara; Orientador: Daniel Thomaz;

Raul Felipe Garcia Silva

UTILIZAÇÃO DA GLICERINA GERADA NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL PARA PURIFICAÇÃO DE ÓLEO COM ELEVADO TEOR DE ACIDEZ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Energias Renováveis e Ambiente) - Universidade de Araraquara; Orientador: Daniel Thomaz;

Felipe Palazzo Caetano

PURIFICAÇÃO DO BIODIESEL COM RESINA DE TROCA IÔNICA COMERCIAL; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Energias Renováveis e Ambiente) - Universidade de Araraquara; Orientador: Daniel Thomaz;

Thiago Luiz Marques Gouvea

DETERMINAÇÃO DO TEMPO ÓTIMO DE DECANTAÇÃO EM UNIDADE PILOTO DE PRODUÇÃO DE BIODIESEL; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Energias Renováveis e Ambiente) - Universidade de Araraquara; Orientador: Daniel Thomaz;

adriano correa

REMOÇÃO DA UMIDADE E SEDIMENTOS DO ÓLEO VEGETAL RESIDUAL POR FILTRAÇÃO EM MEMBRANA DE RESINA DE CELULOSE; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Energias Renováveis e Ambiente) - Universidade de Araraquara; Orientador: Daniel Thomaz;

Matheus Cesar Ronchi

ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A MOTIVAÇÃO E QUALIDADE EM UMA DISTRIBUIDORA DE REVISTAS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Araraquara; Orientador: Daniel Thomaz;

Larise Gomiero Fornari

EXTRAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DA MATÉRIA ORGÂNICA NÃO GLICEROL PRESENTE NA GLICERINA PARA REUTILIZAÇÃO NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE BIODIESEL; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Energias Renováveis e Ambiente) - Universidade de Araraquara; Orientador: Daniel Thomaz;

Daiane Ferreira da Cunha

EXTRAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DA MATÉRIA ORGÂNICA NÃO GLICEROL PRESENTE NA GLICERINA PARA REUTILIZAÇÃO NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE BIODIESEL; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Energias Renováveis e Ambiente) - Universidade de Araraquara; Orientador: Daniel Thomaz;

Alex Valério dos Santos

PRODUÇÃO DE BIODIESEL VIA TRANSESTERIFICAÇÃO: OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO PRODUTIVO EM EM PLANTA PILOTO; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Energias Renováveis e Ambiente) - Universidade de Araraquara; Orientador: Daniel Thomaz;

Eduardo Pini Gonçalves

PROCESSO DE TRATAMENTO DE ÓLEO RESIDUAL COM GLICERINA; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Energias Renováveis e Ambiente) - Universidade de Araraquara; Orientador: Daniel Thomaz;

Evelin C

S; Fernandes; UTILIZAÇÃO DO BAGAÇO DA CANA-DE-AÇÚCAR E DA CASCA DE ARROZ NO PROCESSO DE LAVAGEM DO BIODIESEL; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Energias Renováveis e Ambiente) - Universidade de Araraquara; Orientador: Daniel Thomaz;

Bruna Bonachini

ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA PARA PRODUÇÃO DE BIODIESEL EM PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Energias Renováveis e Ambiente) - Universidade de Araraquara; Orientador: Daniel Thomaz;

Maria Clara Ligabo

UTILIZAÇÃO DA GLICERINA OBTIDA NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL PARA NEUTRALIZAÇÃO DE ÓLEO VEGETAL RESIDUAL; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Bioenergética) - Universidade de Araraquara, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Daniel Thomaz;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Artur Mattos Pessoa

Efeito do índice de acidez da matéria prima no rendimento da produção de biodiesel via transesterificação; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Energias Renováveis e Ambiente) - Centro Universitário de Araraquara; Orientador: Artur Mattos Pessoa;

Ivanir Schroeder

A administração de materiais na empresa AMC Têxtil; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro Universitário de Brusque; Orientador: Ivanir Schroeder;

Reinaldo Marchetto

Leveduras termotolerantes aplicadas em biotransformações em química orgânica; ; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Química) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Reinaldo Marchetto;

Cecilia Laluce

Melhoramanto das condições de hidratação da levedura seca instantanea de panificação por tratamentos com soluções de aditivos; 2008; Dissertação (Mestrado em Curso de pós-graduação em Química) - Instituto de Química da UNESP de Araraqauara, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Cecilia Laluce;

Cecilia Laluce

Mutações e recombinações em processos contínuos de fermentação destinados a produção de etanol; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Instituto de Química de Araraquara-UNESP, Cosenho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnoplogico; Orientador: Cecilia Laluce;

Cecilia Laluce

Caracterização de mutações e recombinações induzidas por temperaturas elevadas em leveduras do gênero Saccharomyces; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Instituto de Química de Araraquara-UNESP, Cosenho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnoplogico; Orientador: Cecilia Laluce;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CS, Souza ; THOMAZ, D. ; ER, Cides ; KF, Oliveira ; João O. Tognolli ; C, Laluce . Genetics and physiological alterations ocorring in a yeast population continuously propagated at increasing temperatures with cell recycling. World Journal of Microbiology & Biotechnology Incorporating the MIRCEN Journal of Applied Microbiology and Biotechnology (Dordrecht. Online) , v. 23, p. 1667-1677, 2006.

  • PERES, M. F. S. ; Souza CS ; THOMAZ, D. ; SOUZA, A. R. ; LALUCE, C. . Partitioning of the glucoamylase activity at the cell surfaces in cultures of Saccharomyces. Process Biochemistry (Cessou em 1990. Cont. c/ outro título e ISSN. Cessou novamente e voltou a ter o título anterior [Process Biochemistry]) , 2005.

  • THOMAZ, D. ; Ramos E P ; C, Laluce . Conditions to improve fermentation activity and viability of commercial dry yeast during the hydration process. In: XLVII Congresso Brasileiro de Química - CBQ, 2007, Natal. XLVII Congresso Brasileiro de Química - CBQ, 2007.

  • Souza CS ; THOMAZ, D. ; OLIVEIRA, K. F. ; LALUCE, C. . Genetic heterogenity developed in a yeast population producing ethanol at increasing temperatures. In: 5o. Simposio Internacional de Producción de alcoholes y levaduras, 2005, Campos do Jordão. 5o. Simposio Internacional de Producción de alcoholes y levaduras, 2005. v. 5. p. 79-79.

  • THOMAZ, D. ; MARCHETTO, Reinaldo ; LALUCE, Cecília ; TREVISAN, Henrique Celso . Enzimas Produzidas por Leveduras de uso Potencial em Biotranformações. In: XVII Congresso de Iniciação Científica da Unesp, 2005, Araraquara. XVII Congresso de Iniciação Cientifica da Unesp, 2005.

  • THOMAZ, D. ; LALUCE, Cecília ; Souza CS . Esporulação e Reação de Acasalamento como Indicativos de Alterações na População de Leveduras em Processo de Produção de Etanol. In: XVI Congresso de iniciação científica (CIC) da UNESP, 2004, Ilha Solteira. XVI Congresso de iniciação científica (CIC) da UNESP, 2004.

  • THOMAZ, D. ; LALUCE, C. ; Souza CS . Segregantes induzidos por temperatura e resistência a recombinações em um processo aeróbio e contínuo de produção de etanol combustível a partir de melaço. In: XXXIII Semana da Química, 2003, Araraquara. XXXIII Semana da Química, 2003.

  • THOMAZ, D. ; LALUCE, Cecília ; Souza CS . Segregantes induzidos por temperatura e resistência a recombinações em um processo aeróbio e contínuo de produção de etanol combustível a partir de melaço. In: XV Congresso de iniciação científica (CIC) da UNESP, 2003, Marília. XV Congresso de iniciação científica (CIC) da UNESP, 2003.

  • THOMAZ, D. ; LALUCE, Cecília ; Souza CS ; André MF . Uso do KIT API ID 32C e da chave taxonômica de Middelhoven na identificação de levedura selvagens.. In: XIV Congresso de Iniciação Cientifica (CIC) da Unesp, 2002, Presidente Prudente. XIV Conbresso de Iniciação Cientifica (CIC) da Unesp, 2002.

  • THOMAZ, D. ; LALUCE, Cecília ; Souza CS ; André MF . Uso do KIT API ID 32C e da chave taxonômica de Middelhoven na identificação de levedura selvagens. In: XXXII Semana da Química, 2002, Araraquara. XXXII Semana da Química, 2002.

  • THOMAZ, D. ; SILVA, J. B. . Escalonamento tecnológico para comprovação da viabilidade técnica.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2015

    Correlação do teor de éster do biodiesel com os teores de glicerina total, ácidos graxos livres, metanol e umidade, Descrição: A procura por um método alternativo e de baixo custo para avaliação do teor de éster é de extrema importância para o controle de qualidade do biodiesel, pois a aquisição de um cromatógrafo gasoso, equipamento normatizado para realização dessa analise, inviabilizaria a operação de pequenas unidades. Cabe ressaltar que esse método alternativo proporcionará resultados estimados, portanto não é objetivo substituir o método cromatográfico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Daniel Thomaz - Coordenador / Alex Valério dos Santos - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Purificação do biodiesel a partir da fibra de carbono ativada., Descrição: Esse projeto tem como objetivo aplicar a fibra de carbono ativada como agente adsorvente para remoção de glicerina, sais, sabões, etc, do biodiesel. Atualmente essa etapa é realizada com água e/ou resinas de troca iônica, a primeira consome muita água e consequentemente gera efluente e a segunda apresenta elevado custo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Daniel Thomaz - Coordenador / Alex Valério dos Santos - Integrante / Jossano Marcuzzo - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Regeneração da resina de troca iônica utilizada no processo de purificação do biodiesel, Descrição: Devido ao elevado custo da resina torna-se inviável a substituição da mesma toda vez que ocorrer a saturação, portanto o presente projeto visa a regeneração da resina para sua reutilização.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Daniel Thomaz - Coordenador / Alex Valério dos Santos - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Purificação da água de lavagem do biodiesel com fibra de carbono ativada., Descrição: A água de lavagem do biodiesel apresenta elevados índices de contaminantes (glicerina livre e total, mono, di e triglicerídeos, sais sabões, etc) e por esse motivo não pode ser descartada e/ou reutilizada sem que seja devidamente tratada, portanto esse projeto visa empregar um material adsorvente alternativo para purificar esse efluente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Daniel Thomaz - Coordenador / Alex Valério dos Santos - Integrante / Jossano Marcuzzo - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Analisador de condensado de vapor para usinas de açúcar e etanol, Descrição: Projeção de um equipamento com sistema de análise contínua e automatizado de carboidratos em condensado de vapor em usinas de açúcar e etanol.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Daniel Thomaz - Coordenador / Alex Valério dos Santos - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Remoção de sedimentos e umidade de óleos residuais a partir de filtração em membrana de resina de celulose., Descrição: Verificar a eficiência do pré-tratamento de óleos vegetais residuais, com intuito de realizar a remoção dos sedimentos e da umidade por filtração em membrana de resina de celulose antes de o resíduo ser submetido ao processo de produção de biodiesel via transesterificação.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Daniel Thomaz - Coordenador / Alex Valério dos Santos - Integrante / Adriano Correa - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Remoção de particulados sólidos e umidade do biodiesel a partir de filtração em membrana de resina de celulose., Descrição: Verificar a eficiência do processo de filtração em membrana de resina de celulose para remoção dos particulados sólidos e da umidade do biodiesel.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daniel Thomaz - Coordenador / Alex Valério dos Santos - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Purificação do biodiesel com resina de troca iônica comercial., Descrição: O presente trabalho tem como objetivo utilizar e avaliar a lavagem a seco do biodiesel a partir da utilização de resinas de troca iônica comerciais, definindo sua eficiência, estudando seu comportamento em relação à retirada de impurezas.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Daniel Thomaz - Coordenador / Alex Valério dos Santos - Integrante / Felipe Palazzo Caetano - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Otimização dos parâmetros do processo produtivo de biodiesel via transesterificação em escala piloto., Descrição: Otimizar os parâmetros de operação (tempo, temperatura, razão molar óleo:álcool:catalizador, tec.) do processo de produção de biodiesel via transesterificação em uma Unidade Experimental de Produção de Biodiesel, com capacidade produtiva de 100 L/batelada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Daniel Thomaz - Coordenador / Thiago Luiz Marques Gouvea - Integrante / Alex Valério dos Santos - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Neutralização de óleos residuais com elevada acidez com glicerina gerada no processo de produção de biodiesel., Descrição: Verificar a viabilidade técnica de se utilizar a glicerina, subproduto gerado no processo de produção do biodeisel, como agente neutralizante de óleos e gorduras residuais, para posterior aplicação dos mesmos na produção de biodiesel via transesterificação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Daniel Thomaz - Coordenador / Alex Valério dos Santos - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Purificação via seco do biodiesel com adsorventes alternativos, cinza de bagaço de cana de açúcar., Descrição: Encontrar um material alternativo e de baixo custo para substituir os adsorventes comerciais (custo elevado) e/ou o processo via umida (utiliza água como agente de lavagem) utilizados atualmente nos processos de purificação do biodiesel. Portanto, o presente projeto propõe a utilização da cinza do bagaço da cana de açúcar, subproduto agroindustrial abundante na região sudeste, por ser um material com elevado poder de adsorção e pelo seu baixo custo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Daniel Thomaz - Coordenador / Alex Valério dos Santos - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2010 - 2011

    Clarificação de açúcar com ozônio., Descrição: Substituição do carvão ativado, principal matéria prima dos processos convencionais de clarificação de açúcar (custo elevado) para utilização nas industrias alimentícias, por aplicação de ozônio.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Daniel Thomaz - Coordenador.

  • 2010 - Atual

    Pesquisa e desenvolvimento no processo produtivo de biodiesel, Descrição: Otimização do processo/etapas de produção do biodiesel em escala piloto.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Daniel Thomaz - Coordenador.

  • 2009 - 2009

    Dessalgação e dissulfurização de óleo combustível., Descrição: Desenvolvimento, em escala piloto, do processo de dessalgação e dissulfurização de óleo marítimo (óleo combustível) para utilização em caldeiras industriais.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Daniel Thomaz - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Escalonamento do processo de produção biotecnológica de xilitol., Descrição: O xilitol, um poliol com o mesmo poder adoçante da sacarose pode ser utilizado por diabéticos e possui poucas calorias, também tem poder terapeutico em diversas doenças, tais com osteoporose, anticaiogenico e outras. O xilitol é obtido de uma fermentação da xilose, açúcar de cinco carbonos encontrado em biomassa lignocelulosica, tais como bagaço de cana, biomassa de milho entre outras. O projeto se resume na extração da xilose, sua purificação, fermentação, purificação e cristalização do xilitol.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Daniel Thomaz - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    Clarificação de açúcar com ozônio., Descrição: Substituição do carvão ativado, principal matéria prima dos processos convencionais de clarificação de açúcar (custo elevado) para utilização nas industrias alimentícias, por aplicação de ozônio.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Daniel Thomaz - Coordenador.

  • 2010 - Atual

    Pesquisa e desenvolvimento no processo produtivo de biodiesel, Descrição: Otimização do processo/etapas de produção do biodiesel em escala piloto.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Daniel Thomaz - Coordenador.

  • 2009 - 2009

    Dessalgação e dissulfurização de óleo combustível., Descrição: Desenvolvimento, em escala piloto, do processo de dessalgação e dissulfurização de óleo marítimo (óleo combustível) para utilização em caldeiras industriais.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Daniel Thomaz - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Escalonamento do processo de produção biotecnológica de xilitol., Descrição: O xilitol, um poliol com o mesmo poder adoçante da sacarose pode ser utilizado por diabéticos e possui poucas calorias, também tem poder terapeutico em diversas doenças, tais com osteoporose, anticaiogenico e outras. O xilitol é obtido de uma fermentação da xilose, açúcar de cinco carbonos encontrado em biomassa lignocelulosica, tais como bagaço de cana, biomassa de milho entre outras. O projeto se resume na extração da xilose, sua purificação, fermentação, purificação e cristalização do xilitol.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Daniel Thomaz - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    Clarificação de açúcar com ozônio., Descrição: Substituição do carvão ativado, principal matéria prima dos processos convencionais de clarificação de açúcar (custo elevado) para utilização nas industrias alimentícias, por aplicação de ozônio.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Daniel Thomaz - Coordenador.

  • 2010 - Atual

    Pesquisa e desenvolvimento no processo produtivo de biodiesel, Descrição: Otimização do processo/etapas de produção do biodiesel em escala piloto.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Daniel Thomaz - Coordenador.

  • 2009 - 2009

    Dessalgação e dissulfurização de óleo combustível., Descrição: Desenvolvimento, em escala piloto, do processo de dessalgação e dissulfurização de óleo marítimo (óleo combustível) para utilização em caldeiras industriais.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Daniel Thomaz - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Escalonamento do processo de produção biotecnológica de xilitol., Descrição: O xilitol, um poliol com o mesmo poder adoçante da sacarose pode ser utilizado por diabéticos e possui poucas calorias, também tem poder terapeutico em diversas doenças, tais com osteoporose, anticaiogenico e outras. O xilitol é obtido de uma fermentação da xilose, açúcar de cinco carbonos encontrado em biomassa lignocelulosica, tais como bagaço de cana, biomassa de milho entre outras. O projeto se resume na extração da xilose, sua purificação, fermentação, purificação e cristalização do xilitol.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Daniel Thomaz - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    Clarificação de açúcar com ozônio., Descrição: Substituição do carvão ativado, principal matéria prima dos processos convencionais de clarificação de açúcar (custo elevado) para utilização nas industrias alimentícias, por aplicação de ozônio.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Daniel Thomaz - Coordenador.

  • 2010 - Atual

    Pesquisa e desenvolvimento no processo produtivo de biodiesel, Descrição: Neutralização de óleos vegetais com elevados índices de acidez para produção de biodiesel via transesterificação; Purificação do biodiesel com cinzas do bagaço de cana, cinzas da casca do arroz e fibra de carbono ativada; Purificação da água de lavagem do biodiesel com fibra de carbono ativada;. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Daniel Thomaz - Coordenador / Alex Valério dos Santos - Integrante / Jossano Marcuzzo - Integrante.

  • 2010 - Atual

    Pesquisa e desenvolvimento no processo produtivo de biodiesel, Descrição: Neutralização de óleos vegetais com elevados índices de acidez para produção de biodiesel via transesterificação; Purificação do biodiesel com cinzas do bagaço de cana, cinzas da casca do arroz e fibra de carbono ativada; Extração de materiais não gliceróis da glicerina bruta; Produção de biodiesel via esterificação a partir de materiais não gliceróis e extraidos da glicerina bruta; Purificação da água de lavagem do biodiesel com fibra de carbono ativada; Regeneração da resina de troca iônica utilizada no processo de purificação do biodiesel. Otimização do processo produtivo em unidade piloto; Correlação do teor de éster do biodiesel com os teores de glicerina total, ácidos graxos livres, metanol e umidade;. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Daniel Thomaz - Coordenador / Alex Valério dos Santos - Integrante / Jossano Marcuzzo - Integrante.

  • 2009 - 2009

    Dessalgação e dissulfurização de óleo combustível., Descrição: Desenvolvimento, em escala piloto, do processo de dessalgação e dissulfurização de óleo marítimo (óleo combustível) para utilização em caldeiras industriais.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Daniel Thomaz - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Escalonamento do processo de produção biotecnológica de xilitol., Descrição: O xilitol, um poliol com o mesmo poder adoçante da sacarose pode ser utilizado por diabéticos e possui poucas calorias, também tem poder terapeutico em diversas doenças, tais com osteoporose, anticaiogenico e outras. O xilitol é obtido de uma fermentação da xilose, açúcar de cinco carbonos encontrado em biomassa lignocelulosica, tais como bagaço de cana, biomassa de milho entre outras. O projeto se resume na extração da xilose, sua purificação, fermentação, purificação e cristalização do xilitol.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Daniel Thomaz - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    Clarificação de açúcar com ozônio., Descrição: Substituição do carvão ativado, principal matéria prima dos processos convencionais de clarificação de açúcar (custo elevado) para utilização nas industrias alimentícias, por aplicação de ozônio.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Daniel Thomaz - Coordenador.

  • 2010 - Atual

    Pesquisa e desenvolvimento no processo produtivo de biodiesel, Descrição: Neutralização de óleos vegetais com elevados índices de acidez para produção de biodiesel via transesterificação; Purificação do biodiesel com cinzas do bagaço de cana, cinzas da casca do arroz e fibra de carbono ativada; Purificação da água de lavagem do biodiesel com fibra de carbono ativada;. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Daniel Thomaz - Coordenador / Alex Valério dos Santos - Integrante / Jossano Marcuzzo - Integrante.

  • 2010 - Atual

    Pesquisa e desenvolvimento no processo produtivo de biodiesel, Descrição: Neutralização de óleos vegetais com elevados índices de acidez para produção de biodiesel via transesterificação; Purificação do biodiesel com cinzas do bagaço de cana, cinzas da casca do arroz e fibra de carbono ativada; Extração de materiais não gliceróis da glicerina bruta; Produção de biodiesel via esterificação a partir de materiais não gliceróis e extraidos da glicerina bruta; Purificação da água de lavagem do biodiesel com fibra de carbono ativada; Regeneração da resina de troca iônica utilizada no processo de purificação do biodiesel. Otimização do processo produtivo em unidade piloto; Correlação do teor de éster do biodiesel com os teores de glicerina total, ácidos graxos livres, metanol e umidade;. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Daniel Thomaz - Coordenador / Alex Valério dos Santos - Integrante / Jossano Marcuzzo - Integrante.

  • 2009 - 2009

    Dessalgação e dissulfurização de óleo combustível., Descrição: Desenvolvimento, em escala piloto, do processo de dessalgação e dissulfurização de óleo marítimo (óleo combustível) para utilização em caldeiras industriais.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Daniel Thomaz - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Escalonamento do processo de produção biotecnológica de xilitol., Descrição: O xilitol, um poliol com o mesmo poder adoçante da sacarose pode ser utilizado por diabéticos e possui poucas calorias, também tem poder terapeutico em diversas doenças, tais com osteoporose, anticaiogenico e outras. O xilitol é obtido de uma fermentação da xilose, açúcar de cinco carbonos encontrado em biomassa lignocelulosica, tais como bagaço de cana, biomassa de milho entre outras. O projeto se resume na extração da xilose, sua purificação, fermentação, purificação e cristalização do xilitol.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Daniel Thomaz - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    Clarificação de açúcar com ozônio., Descrição: Substituição do carvão ativado, principal matéria prima dos processos convencionais de clarificação de açúcar (custo elevado) para utilização nas industrias alimentícias, por aplicação de ozônio.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Daniel Thomaz - Coordenador.

  • 2010 - Atual

    Pesquisa e desenvolvimento no processo produtivo de biodiesel, Descrição: Neutralização de óleos vegetais com elevados índices de acidez para produção de biodiesel via transesterificação; Purificação do biodiesel com cinzas do bagaço de cana, cinzas da casca do arroz e fibra de carbono ativada; Purificação da água de lavagem do biodiesel com fibra de carbono ativada;. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Daniel Thomaz - Coordenador / Alex Valério dos Santos - Integrante / Jossano Marcuzzo - Integrante.

  • 2010 - Atual

    Pesquisa e desenvolvimento no processo produtivo de biodiesel, Descrição: Neutralização de óleos vegetais com elevados índices de acidez para produção de biodiesel via transesterificação; Purificação do biodiesel com cinzas do bagaço de cana, cinzas da casca do arroz e fibra de carbono ativada; Extração de materiais não gliceróis da glicerina bruta; Produção de biodiesel via esterificação a partir de materiais não gliceróis e extraidos da glicerina bruta; Purificação da água de lavagem do biodiesel com fibra de carbono ativada; Regeneração da resina de troca iônica utilizada no processo de purificação do biodiesel. Otimização do processo produtivo em unidade piloto; Correlação do teor de éster do biodiesel com os teores de glicerina total, ácidos graxos livres, metanol e umidade;. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Daniel Thomaz - Coordenador / Alex Valério dos Santos - Integrante / Jossano Marcuzzo - Integrante.

  • 2009 - 2009

    Dessalgação e dissulfurização de óleo combustível., Descrição: Desenvolvimento, em escala piloto, do processo de dessalgação e dissulfurização de óleo marítimo (óleo combustível) para utilização em caldeiras industriais.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Daniel Thomaz - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Escalonamento do processo de produção biotecnológica de xilitol., Descrição: O xilitol, um poliol com o mesmo poder adoçante da sacarose pode ser utilizado por diabéticos e possui poucas calorias, também tem poder terapeutico em diversas doenças, tais com osteoporose, anticaiogenico e outras. O xilitol é obtido de uma fermentação da xilose, açúcar de cinco carbonos encontrado em biomassa lignocelulosica, tais como bagaço de cana, biomassa de milho entre outras. O projeto se resume na extração da xilose, sua purificação, fermentação, purificação e cristalização do xilitol.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Daniel Thomaz - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2008

Mestrado em Química, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2005

Licenciatura em Química, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de Araraquara. , Rua Voluntários da Pátria - de 1045/1046 a 3165/3166, Centro, 14801320 - Araraquara, SP - Brasil, Telefone: (16) 33017400

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - Atual

    Universidade de Araraquara

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor/Pesquisador, Carga horária: 14

    Atividades

    • 03/2013

      Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Experimental

    • 08/2012

      Ensino, Engenharia Mecatrônica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Química, Química Aplicada, Química Experimental

    • 11/2010

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro Universitário de Araraquara - SP - Brasil, .,Linhas de pesquisa

    • 03/2013 - 12/2014

      Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Experimental, Química Tecnológica

    • 08/2012 - 12/2012

      Ensino, Engenharia de Energias Renováveis e Ambiente, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica Aplicada

  • 2008 - Atual

    Bioexx Biotecnologia Ambiental Ltda

    Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Químico, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Pesquisa e desenvolvimento voltados para transferência de tecnológicas.

    Atividades

    • 11/2010

      Pesquisa e desenvolvimento , Bioexx Centro de Inov, Pesq, Anal e Desenvolvimento Tecnoloógico Ltda-Me, .,Linhas de pesquisa

    • 01/2010 - 01/2011

      Pesquisa e desenvolvimento , Bioexx Centro de Inov, Pesq, Anal e Desenvolvimento Tecnoloógico Ltda-Me, .,Linhas de pesquisa

    • 03/2009 - 09/2009

      Pesquisa e desenvolvimento , Bioexx Centro de Inov, Pesq, Anal e Desenvolvimento Tecnoloógico Ltda-Me, .,Linhas de pesquisa

    • 03/2008 - 03/2009

      Pesquisa e desenvolvimento , Bioexx Centro de Inov, Pesq, Anal e Desenvolvimento Tecnoloógico Ltda-Me, .,Linhas de pesquisa