Marcelo Tavares Mincarelli

Graduado em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (2013). Cursando especialização em Gestão Cultural, na modalidade virtual, na Universidade Nacional de Córdoba, Argentina. Trabalhou por 4 anos como analista técnico no Ministério da Cultura - MinC na Secretaria de Financiamento e Incentivo à Cultura - Sefic. Atua com gestão de projetos culturais incentivados pela Lei Rouanet. Temas de interesse: Políticas culturais, Gestão Cultural e Projetos culturais.

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Gestão Cultural

2018 - Atual

Universidad Nacional de Córdoba - Argentina

Graduação em Produção Cultural

2008 - 2013

Universidade Federal Fluminense
Título: A Iinfluência da convenção sobre a diversidade cultural no plano nacional de cultura brasileiro
Orientador: Márcia Noronha Santos Ferran

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 - 2011

Extensão universitária em Seminário Permanente de Políticas Públicas de Cult. (Carga horária: 96h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Caio Augusto Matheus Branco

MINCARELLI, M. T.. Empreendimentos culturais e criativos: alternativas de financiamento. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense.

MINCARELLI, M. T.. Parecerista da comissão de análise de projetos culturais no processo seletivo do Edital n°11/2017. 2018. Assembléia Legislativa de Minas Gerais.

MINCARELLI, M. T.. Parecerista da comissão de análise de projetos culturais no processo seletivo 2016/2017. 2017. Secretaria Estadual de Cultura de Pernambuco.

MINCARELLI, M. T.. Membro da Comissão de Avaliação e Seleção do Edital Prêmio de Culturas Populares ? Edição Leandro Gomes de Barro. 2017. Ministério da Cultura.

MINCARELLI, M. T.. Parecerista da comissão de análise de projetos culturais da Lei de Incentivo a Cultura. 2015. Secretaria Municipal de Cultura de Sorocaba.

MINCARELLI, M. T.. Parecerista da comissão de análise de projetos culturais nos processos seletivos dos Editais n° 9 e 10. 2015. Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Adolfo Neves de Oliveira Júnior

de Oliveira, A. N.. Supervisor de campo das atividades de estágio obrigatório do estudante do curso de produção cultural da Universidade Federal Fluminense - UFF. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense.

Marcia de Noronha Santos Ferran

FERRAN, M. N. S.; CALABRE, Lia; RODRIGUES, L. A. F.; MELLO, M. S.. A Influência da Convenção sobre a diversidade cultural no Plano nacional de cultura brasileiro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense.

Luiz Augusto Fernandes Rodrigues

FERRAN, M. N. S.;RODRIGUES, L. A. F.; CALABRE, L.; MELLO, M. S.. A influência da Convenção sobre a Diversidade Cultural da UNESCO no Plano Nacional de Cultura. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense.

Marisa Schincariol de Mello

MELLO, Marisa S.; AZEVEDO, L. C.; FERRAN, M. N. S.; RODRIGUES, L. A. F.. A influência da convenção sobre a diversidade cultural da Unesco no Plano nacional de Cultura. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Marcia de Noronha Santos Ferran

A Influência da Convenção sobre a diversidade cultural no Plano nacional de cultura brasileiro; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Marcia de Noronha Santos Ferran;

Lia Calabre de Azevedo

A história da política cultural brasileira: um comparativo entre a Política Nacional de Cultura (1975) e o Plano Nacional de Cultura (2010); 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Politica cultural) - Fundação Casa de Rui Barbosa, FCRB - Programa de Incentivo ao Conhecimento; Orientador: Lia Calabre;

Marisa Schincariol de Mello

A influência da convenção sobre a diversidade cultural da Unesco no Plano Nacional de Cultura; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Marisa Schincariol de Mello;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MINCARELLI, M. T. . Relato de Experiência: curso de iniciação à Produção Cultural da Fiocruz Mata Atlântica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MINCARELLI, M. T. . As políticas para a Diversidade Cultural no Ministério da Cultura na gestão do governo Lula. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MINCARELLI, M. T. . A influência da Convenção sobre diversidade cultural no Plano Nacional de Cultura. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MINCARELLI, M. T. . As implicações da convenção sobre a proteção e promoção da diversidade das expressões culturais no Plano Nacional de Cultura.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2011

    História da política cultural no Brasil: 1964 aos anos 2000., Descrição: Projeto de iniciação científica realizado no setor de Políticas Culturais da Fundação Casa de Rui Barbosa, sob orientação de Lia Calabre.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - 2018

    Ministério da Cultura, MinC

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Contrato temporário, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Cargo: Técnico de Suporte III (Analista Técnico).

  • 2013 - 2013

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Produtor Cultural, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professor e coordenador do módulo de produção cultural do curso de iniciação à produção cultural para jovens.

  • 2010 - 2011

    Fundação Casa de Rui Barbosa

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 12

  • 2010 - 2010

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Trabalho de campo realizado como como estágio obrigatório na graduação no projeto de extensão "Implicações Socioculturais do Artesanato em Oriximiná/PA". Trata-se de um conjunto de ações de caráter cultural, social e educativo centrado no registro do artesanato produzido nas diferentes comunidades (indígenas, quilombolas, ribeirinhas, rurais de terra firme e outras). Destacam-se como possíveis desdobramentos a formação continuada de educadores nas metodologias da Educação Patrimonial e de História Oral para abordar a memória social e a preservação do patrimônio cultural local e a elaboração de um Programa de Educação Patrimonial.