Mario Ney Rodrigues Salvador

Graduação em Administração pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB, 2007). Mestrado (2012) e Doutorado (2020) em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ/CPDA). Atualmente é Professor efetivo do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Coxim. Foi Professor-Coordenador na Escola Estadual Indígena Prof Atanásio Alves, na Aldeia Lalima, Miranda-MS, no ano letivo de 2017, e Professor do Ensino Médio no ano letivo de 2018, na mesma escola. Foi Professor Substituto no curso de Administração na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana. Possui experiência na área de administração, assistência em administração e licitação e compras na administração pública. Foi servidor público municipal no cargo de assistente administrativo na Prefeitura Municipal de Campo Grande-MS. Prestou serviços de apoio administrativo à Fundação Nacional do Índio em Campo Grande-MS, como colaborador terceirizado. Estagiou no Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura - IICA, atendendo beneficiários do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e da agricultura familiar. Atualmente integra o Grupo de Pesquisa do Núcleo de Estudos do Poder da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (NEP/CPDA/UFRRJ/CNPq), o Grupo de Pesquisa sobre Trabalho da Universidade da Integração Latino Americana, campus Foz do Iguaçu (UNILA/CNPq) e o Coletivo Novo Bandung. Além disso, realiza pesquisas e/ou ações em agroecologia, etnossustentabilidade, movimentos sociais, relações interétnicas, relações de trabalho, desenvolvimento local sustentável, gestão ambiental e territorial, e comunidades indígenas.

Informações coletadas do Lattes em 09/09/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade

2018 - 2020

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: URBANIZAÇÃO E FORMAS DE RESISTÊNCIA INDÍGENA NA CIDADE DE CAMPO GRANDE-MS: INDUSTRIALIZAÇÃO, RELAÇÕES DE TRABALHO E TERRITORIALIZAÇÃO ÉTNICA
Andrey Cordeiro Ferreira. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade

2010 - 2011

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: Os Índios Terena e a Agroindústria no Mato Grosso do Sul: a relação capital-trabalho e a questão indígena atual,Ano de Obtenção: 2012
Andrey Cordeiro Ferreira.Bolsista do(a): Fundação Ford, FF, Estados Unidos.

Graduação em Administração

2004 - 2007

Universidade Católica Dom Bosco
Orientador: Ivanir Casagranda
Bolsista do(a): Fundação Nacional do Índio e Universidade Católica Dom Bosco, FUNAI/UCDB, Brasil.

Formação complementar

2021 - 2021

Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação. (Carga horária: 40h). , Fundação Lemann - Instituto Península, COURSERA, Estados Unidos.

2021 - 2021

METODOLOGIAS ATIVAS. (Carga horária: 1h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2021 - 2021

Curso de Implantação Cerne de Gestão de Incubadoras. (Carga horária: 24h). , Associação Nacional de Entidades Promotoras de Tecnologias Avançadas, ANPROTEC, Brasil.

2021 - 2021

METODOLOGIAS ATIVAS: CAMINHOS PARA A PRÁTICA. (Carga horária: 20h). , Escola Virtual Fundação Bradesco, EV, Brasil.

2020 - 2020

Moodle para Educadores. (Carga horária: 30h). , Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, IFMS, Brasil.

2013 - 2013

Línguas/Inglês. (Carga horária: 360h). , University of Arkansas, UARK, Estados Unidos.

2009 - 2009

Extensão universitária em LEITURA E REDAÇÃO NO CONTEXTO DA PÓS-GRADUAÇÃO. (Carga horária: 32h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

2003 - 2003

GESTÃO DE ALMOXARIFADO. (Carga horária: 20h). , SENAI, SENAI, Brasil.

2002 - 2003

PROFISSIONALIZANTE. (Carga horária: 160h). , CENTRO NACIONAL DE APRENDIZAGEM EMPRESARIAL, CENAEM, Brasil.

2001 - 2001

PROJETO MINICURSO - QUALIDADE DE VIDA NO COTIDIANO. (Carga horária: 30h). , Universidade Católica Dom Bosco, UCDB, Brasil.

1999 - 1999

INFORMÁTICA BÁSICA E AUTOGESTÃO. (Carga horária: 80h). , PROJETO AÇÃO EM VIDA, AÇÃO EM VIDA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública/Especialidade: Licitação e Compras.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Desenvolvimento Local.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnologia Indígena.

Organização de eventos

SALVADOR, Mario Ney R. . Semeando saberes agroecológicos para o desenvolvimento sustentável das comunidades indígenas. 2017. (Outro).

Participação em eventos

II Seminário Trabalho e Trabalhadores na América Latina e Caribe.Os índios Terena e a Agroindústria no Mato Grosso do Sul. 2019. (Seminário).

Criação agroecológica de galinha caipira e ovos. 2017. (Oficina).

Formação Pedagógica Presencial "Projeto Família e Escola". 2017. (Outra).

29ª Reunião Brasileira de Antropologia.A Hánaiti Ho'Únevo Têrenoe e o Conselho Aty Guaçu: o protagonismo indígena e suas reformulações etnopolíticas. 2014. (Outra).

Colóquio Ação Afirmativa na Pós-Graduação: o legado do IFP na America Latina. 2013. (Outra).

IX ENCONTRO BRASILEIRO DE BOLSISTAS DO IFP (INTERNATIONAL FELOWSHIP PROGRAM).RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: EDUCAÇÃO, TERRITÓRIO E CULTURA. 2012. (Encontro).

Seminario Equidad y diversidad en la formación de posgrado: experiencias, aportes y reflexiones desde el IFP en America Latina.A conquista de "novos mundos". 2012. (Seminário).

27ª Reunião Brasileira de Antropologia.Economia Doméstica Terena. 2010. (Outra).

4 CONGRESSO DE TECNOLOGIA NA CADEIA PRODUTIVA DA CANA DE AÇÚCAR EM MATO GROSSO DO SUL. 2010. (Congresso).

IV Encontro da Rede de Estudos Rurais.Indígenas canavieiros: avanço da cana de açúcar e as comunidades Terena do município de Miranda-MS. 2010. (Encontro).

PNGATI - Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial Indígena. 2010. (Outra).

POLÍTICAS PÚBLICAS E CONSTRUÇÃO DOS DIREITOS DAS MULHERES. 2010. (Outra).

Prêmio Culturas Indígenas.Apresentação do artesanato da Aldeia Lalima para o "Prêmio Culturas Indígenas". 2008. (Outra).

Video Indio Brasil.Oficina básica de cinema e vídeo para jovens indígenas de Mato Grosso do Sul. 2008. (Oficina).

4ª FENEG ? Feira de Negócios da UCDB.PROJETO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL ATRAVÉS DO ARTESANATO NA ALDEIA LALIMA NO MUNICÍPIO DE MIRANDA/MS. 2007. (Encontro).

Desafio Sebrae 2005/2006 e 2007.Jogo Virtual Desafio Sebrae 2005. 2005. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Carlos Alberto Mendonça Junior

SALVADOR, Mario Ney R.. Os Terena e os jogos indígenas de Aquidauana. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Jhennifer Vanessa Xavier dos Santos

SALVADOR, Mario Ney R.. Estresse ocupacional em trabalhadores da saúde: causas, agravos e consequências. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Walmir de Souza Ferreira

SALVADOR, Mario Ney R.. Uma aplicação do orçamento tradicional incremental numa pequena empresa do comércio esportivo em Aquidauana-MS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Manasses da Silva Nogueira

SALVADOR, Mario Ney R.. Inovação e competitividade: estudo de caso na empresa pontocom. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: João Paulo de Souza Ribeiro

SALVADOR, Mario Ney R.. Inovação sustentável na agricultura de precisão: Embrapas da região Centro-Oeste. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Renato Faustino de Oliveira

SALVADOR, Mario Ney R.. Inovação digital: "MEU INSS" facilita a vida dos usuários pela agência da previdência social (APS) em Aquidauana-MS?. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Guilherme Pinheiro da Silva

SALVADOR, Mario Ney R.. A saúde mental do trabalhador rural de Aquidauana sob a perspectiva do SUS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Renê da Silva Andrade

SALVADOR, Mario Ney R.. Atividade empreendedora como diferencial competitivo: estudo de caso na escola de idiomas CCAA polo de Aquidauana. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Euclésio Kirchhoff

SALVADOR, Mario Ney R.. Coleta e destinação de embalagens de defensivos agrícolas no município de Aquidauana-MS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Elzéber Paiz Flôres

SALVADOR, Mario Ney R.. O crescimento da economia indígena Terena da Aldeia Ipegue. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Anderson Mota Larrea

SALVADOR, Mario Ney R.. Logística reversa de baterias automotivas, um estudo multicaso sobre coleta e destinação em empresas de Aquidauana-MS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Renata Freitas dos Santos

SALVADOR, Mario Ney R.. Desafios e Perspectivas na Gestão de Resíduos Sólidos em Aquidauana-MS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Keilla Cardoso Bittencour

SALVADOR, Mario Ney R.. Trabalhadores de resíduos sólidos (catadores) de Aquidauana-MS: como está a sua QVT?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Silvana da Silva Dias

SILVA, R. F. da; ARO, D.;SALVADOR, Mario Ney R.. A Extensão Rural Pública: percepções dos agricultores familiares da Terra Indígena Nioaque, MS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Elinéia Rodrigues da Cruz

ARO, D.; BEZERRA, C. F.;SALVADOR, Mario Ney R.. Mulheres Assentadas: desafios na comercialização no Assentamento Neri Ramos Volpato. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Comissão julgadora das bancas

Leonilde Servolo de Medeiros

FERREIRA, A. C.;MEDEIROS, Leonilde Servolo de; ROMANO, J. O.. Índios Terena e as agrondústrias no Mato Grosso do Sul: estudos da relação de trabalho. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Izabel Missagia de Mattos

MATTOS, IZABEL MISSAGIA DE; CORDEIRO, Andrey; BENITES, T.; LEITE, S. P.; AMADO, L. H. E.. URBANIZAÇÃO E FORMAS DE RESISTÊNCIA INDÍGENA NA CIDADE DE CAMPO GRANDE-MS: INDUSTRIALIZAÇÃO, RELAÇÕES DE TRABALHO E TERRITORIALIZAÇÃO ÉTNICA. 2020. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Jorge Osvaldo Romano

ROMANO, J. O.. Os índios Terena e a agroindústri no Mato Grosso do Sul: a relação capital-trabalho e a questão indígena atual. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Jorge Osvaldo Romano

ROMANO, J. O.. Índios Terena e as agroindustrias no Mato-Grosso do sul: estudos da relação de trabalho. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Claudia Job Schmitt

FERREIRA, Andrey Cordeiro;SCHMITT, Claudia Job; LEITE, Sérgio Pereira; OLIVEIRA FILHO, João Pacheco. Urbanização Indígena ou Indigenização Urbana: trabalho, cidade e o desafio de ser índio no Século XXI. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Tonico Benites

Ferreira, Cordeiro A.; LEITE., S. P.; Mattos Missagia I.; Amado Eloy, H.L;BENITES, T.. URBANIZAÇÃO E FORMAS DE RESISTÊNCIA INDÍGENA NA CIDADE DE CAMPO GRANDE-MS: INDUSTRIALIZAÇÃO, RELAÇÕES DE TRABALHO E TERRITORIALIZAÇÃO ÉTNICA. 2020. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Luiz Henrique Eloy Amado

ELOY AMADO, LUIZ HENRIQUE; FERREIRA, A. C.; LEITE, S. P.; MATTOS, I. M.; BENITES, T.. URBANIZAÇÃO E FORMAS DE RESISTÊNCIA INDÍGENA NA CIDADE DE CAMPO GRANDE-MS: INDUSTRIALIZAÇÃO, RELAÇÕES DE TRABALHO E TERRITORIALIZAÇÃO ÉTNICA. 2020. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Andrey Cordeiro Ferreira

Ferreira, Andrey C. OS ÍNDIOS TERENA E A AGROINDÚSTRIA NO MATO GROSSO DO SUL: A RELAÇÃO CAPITAL-TRABALHO E A QUESTÃO INDÍGENA ATUAL. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - CPDA/UFRRJ.

Andrey Cordeiro Ferreira

Ferreira, Andrey C; LEITE, S. P.; Oliveira Filho. Urbanização indígena ou indianização urbana: trabalho, cidade e o desafio de ser índio no século XXI. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Ciências Sociais) - CPDA/UFRRJ.

Delma Pessanha Neves

CORDEIRO, Andrey; ROMANO, Jorge Osvaldo;NEVES, D. P.. Os índios terena e a agroindústria no Mato Grosso do Sul:a relação capital-trabalho e a questão indígena atual. 2012. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Sérgio Pereira Leite

FERREIRA, A. C.;LEITE, S.P.; MATTOS, I.M.; AMADO, L.H.E.; BENITES, T.. URBANIZAÇÃO E FORMAS DE RESISTÊNCIA INDÍGENA NA CIDADE DE CAMPO GRANDE-MS: INDUSTRIALIZAÇÃO, RELAÇÕES DE TRABALHO E TERRITORIALIZAÇÃO ÉTNICA. 2020. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Sérgio Pereira Leite

FERREIRA, A. C.; OLIVEIRA, J.P.;SCHMITT, C.LEITE, S.P.. Urbanização indígena ou indianização urbana: trabalho, cidade e o desafio de ser índio no século XXI. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Orientou

Daniel dos Reis Trindade

Como as mídias digitais influenciam no ramo alimentício em Aquidauana-MS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Mario Ney Rodrigues Salvador;

Foi orientado por

Daniela Althoff Philippi

Área de administração; 2019; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Daniela Althoff Philippi;

Daniela Althoff Philippi

Área de administração; 2018; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Daniela Althoff Philippi;

Daniela Althoff Philippi

Área de administração; 2017; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Daniela Althoff Philippi;

Teodomiro Fernandes da Silva

Administração; Início: 2008; Dissertação (Mestrado profissional em Administração) - Fundação Ford; (Orientador);

Andrey Cordeiro Ferreira

OS ÍNDOS ÍNDIOS TERENA E A AGROINDÚSTRIA NO MATO GROSSO DO SUL: A RELAÇÃO CAPITAL-TRABALHO E A QUESTÃO INDÍGENA ATUALS TERENA E A AGROINDÚSTRIA NO MATO GROSSO DO SUL: A RELAÇÃO CAPITAL-TRABALHO E A QUESTÃO INDÍGENA ATUAL; 2012; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - CPDA/UFRRJ, Fundação FORD; Orientador: Andrey Cordeiro Ferreira;

Andrey Cordeiro Ferreira

Urbanização e Formas de Resistência Indígena na Cidade de Campo Grande-MS: industrialização, relações de trabalho e territorialização étnica,; 2020; Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências Sociais) - CPDA/UFRRJ,; Orientador: Andrey Cordeiro Ferreira;

Andrey Cordeiro Ferreira

OS ÍNDIOS NA CIDADE: O NÚCLEO INDUSTRIAL E OS PÓLOS EMPRESARIAIS DE CAMPO GRANDE-MS ? ESTUDOS DAS RELAÇÕES DE TRABALHO; 2012; Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências Sociais) - CPDA/UFRRJ, Fundação Ford; Orientador: Andrey Cordeiro Ferreira;

Produções bibliográficas

  • SALVADOR, Mario Ney R. . A Hánaiti Ho'Únevo Têrenoe (Grande Assembleia Terena): o protagonismo indígena e suas reformulações etnopolíticas. In: Andrey Cordeiro Ferreira. (Org.). Pensamento e práticas insurgentes: anarquismo e autonomias nos levantes e resistências do capitalismo no século XXI. 1ed.Niterói: Alternativa Editora e Produção Cultura Ltda, 2016, v. II, p. 293-308.

  • SALVADOR, Mario Ney R. . Los Terena, pueblo que se levanta. La Jornada, p. 13 - 13, 08 ago. 2015.

  • SALVADOR, Mario Ney R. . Indígenas canavieiros: avanço da cana-de-açúcar e as comunidades Terena do município de Miranda-MS. In: IV Encontro da Rede de Estudos Rurais, 2010, Curitiba - PR. Rede de Estudos Rurais. Curitiba: Programa de Pós-Graduação em Sociologia - UFPR, 2010.

  • SALVADOR, Mario Ney R. . Capitalism, territorialization and ethnic resistance: a perspective from the Terena in Brazil. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SALVADOR, Mario Ney R. . Superexploração do Trabalho Indígena na Agroindústria. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SALVADOR, Mario Ney R. . Perspectivas de la encrucijada brasilea. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SALVADOR, Mario Ney R. . Movimiento indígena y lucha por la tierra en Mato Grosso do Sul, Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SALVADOR, Mario Ney R. . Os Índios Terena e a Agroindústria no Mato Grosso do Sul: a relação capital-trabalho e a questão indígena atual 2012 (Dissertação).

Outras produções

SALVADOR, Mario Ney R. . Perspectivas Indígenas: Mobilizações, Estado, Gênero e Território. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SALVADOR, Mario Ney R. . Etnossustentabilidade: princípios e prática. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SALVADOR, Mario Ney R. . Etnossustentabilidade: princípios e prática. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SALVADOR, Mario Ney R. . Gestão ambiental e territorial indígena. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2021 - Atual

    Culinária Terena: cultura, resistência e sabores milenares, Descrição: A proposta deste projeto de pesquisa é fazer um levantamento, registro e catalogação de ?pratos típicos? da culinária Terena, grupo étnico que habita a região centro oeste do estado de Mato Grosso do Sul. Em razão deste proponente pertencer ao povo Terena, o mesmo tem observado a carência de registros e pesquisas que vão neste sentido. Esta ideia surgiu a partir de um recente diálogo na Terra Indígena Lalima, localizado no município de Miranda, em que veio à tona (como de costume no modo tradicional, numa roda de conversa) ensinamentos dos ?mais velhos? sobre tipos e o modo de preparo de comidas, usando os próprios ingredientes ?da terra?, e que eram elaborados no tempo de ?antigamente?. Quando os ?mais velhos? se reúnem e começam a falar dos pratos típicos, é notório o estranhamento por parte de muitas crianças e adolescentes, tendo em vista que alguns ?pratos? já não são mais elaborados com frequência, geralmente em razão da maior frequência do consumo dos produtos da cidade. O objetivo é, ao final, produzir uma cartilha (em formato e-book) com informações, fotografias, relatos, histórias, modo de preparo, etc., da culinária Terena. A existência de memórias vivas, ou seja, o fato de existir pessoas com esse conhecimento demonstra a força da resistência étnica, mas também, nos incumbe a relevante tarefa de apropriar-se dos instrumentos modernos e eternizar seus conhecimentos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mario Ney Rodrigues Salvador - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    INDUSTRIALIZAÇÃO, RELAÇÕES DE TRABALHO E TERRITORIALIZAÇÃO ÉTNICA NA CIDADE DE CAMPO GRANDE-MS, Descrição: Projeto de pesquisa para obtenção do título de Doutor. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mario Ney Rodrigues Salvador - Coordenador.

Prêmios

2019

"Nome de Turma" dos Formandos em Administração, UFMS/CPAQ.

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - Atual

Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2017 - 2019

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

2017 - 2018

Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul

Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor coordenador / temporário, Carga horária: 20

2009 - 2011

Fundação Ford

Vínculo: Bolsista Mestrado, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.

2007 - 2007

Fundação Nacional do Índio AER/CGR

Vínculo: Prestador de Serv Terceirizado, Enquadramento Funcional: Assistente Administrativo, Carga horária: 40

2008 - 2009

Prefeitura Municipal de Campo Grande

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Administrativo II, Carga horária: 40

2005 - 2006

Instituto Interamericano de Cooperação Para Agricultura

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40

2008 - 2008

BRASIL TELECOM CALL CENTER

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Telemarketing - Agente de Atendimento, Carga horária: 36