Aline Cruvello Pancieri

Advogada da Associação Redes da Maré, no eixo de Segurança Pública. Mestre em Direitos Humanos, Sociedade e Arte pela Faculdade Nacional de Direito da UFRJ e graduada em Direito pela mesma instituição. Pesquisadora do Laboratório de Direitos Humanos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LADIH/UFRJ), desenvolvendo pesquisas na área de Política de Drogas, Direitos Humanos, Criminologia e Sistema Penitenciário. Tem experiência na área do Direito Penal, atuando principalmente nos seguintes temas: encarceramento feminino, seletividade penal, gênero, criminologia crítica e tráfico de drogas.

Informações coletadas do Lattes em 09/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Direito

2015 - 2017

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Traficantes grávidas no banco dos réus: um estudo feminista crítico do controle penal sobre mulheres em situação de maternidade no Rio de Janeiro.,Ano de Obtenção: 2017
Luciana Boiteux de Figueredo Rodrigues.Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil. Palavras-chave: Encarceramento feminino; Seletividade penal; Tráfico de drogas.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Criminologia Crítica. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direitos Humanos.

Graduação em Direito

2009 - 2014

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Mulheres mulas: tráfico de drogas, seletividade penal e vulnerabilidade de gênero
Orientador: Luciana Boiteux de Figueiredo
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 -

Biopolítica, Governamentalidade e o Cuidado de Si em Foucault. (Carga horária: 35h). , Escola Nômade de Filosofia, ENF, Brasil.

2017 - 2017

Energia e Sexualidade na Clínica Reichiana. (Carga horária: 26h). , Escola Pós-Reichiana Frederico Navarro, EFEN, Brasil.

2017 - 2017

Deleuze e Guattari políticos: Reler Mil Platôs. (Carga horária: 2017h). , Fundação Casa de Rui Barbosa, FCRB, Brasil.

2016 - 2016

Psicologia Política de Wilhelm Reich. (Carga horária: 20h). , Escola Pós-Reichiana Frederico Navarro, EFEN, Brasil.

2016 - 2016

Curso Marx e Deleuze. (Carga horária: 8h). , Fundação Casa de Rui Barbosa, FCRB, Brasil.

2014 - 2014

Especialização em Advocacia Criminal na Escola Superior de Advocacia da OAB. , Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional do Rio de Janeiro, OAB/RJ, Brasil.

2013 - 2013

Especialização em Política de Drogas na Escola Superior de Advocacia da OAB. (Carga horária: 20h). , Escola Superior da Advocacia, ESA/OAB, Brasil.

2012 - 2012

Intercâmbio Acadêmico. , Universidad de Salamanca, USAL, Espanha.

2009 - 2009

Cursos de Inglês de Longa Duração. (Carga horária: 180h). , Kaplan International English, KAPLAN, Nova Zelândia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Penal.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Criminologia Crítica.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direitos Humanos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PANCIERI, A. C. ; BOITEUX, L. ; MAGNO, P. . Seminário Gênero, feminismos e sistema de justiça. 2018. (Congresso).

BOITEUX, L. ; CHERNICHARO, L.P. ; PANCIERI, A. C. ; FIGUEIREDO, N. . Maconha Medicinal e Direitos Humanos. 2016. (Outro).

BOITEUX, L. ; CHERNICHARO, L.P. ; PANCIERI, A. C. ; FIGUEIREDO, N. . Acolha não puna: Política de Drogas e Gênero. 2015. (Outro).

BOITEUX, L. ; CHERNICHARO, L.P. ; PANCIERI, A. C. ; ALVES, D. ; FIGUEIREDO, N. . II Colóquio de Direito Penal, Democracia e Direitos Humanos. 2013. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Aula Aberta sobre o Decreto da Intervenção Federal.Aula Aberta sobre o Decreto da Intervenção Federal. 2018. (Encontro).

CineSociais - Debatendo Causas Invisíveis:Maternidade no Cárcere.Maternidade no Cárcere e suas causas invisíveis. 2018. (Encontro).

Gênero, feminismos e sistema de justiça.Prisões, Manicômios e Feminismos. 2018. (Seminário).

Gênero, feminismos e sistema de justiça.Prisões invisíveis: situação de maternidade e sistema de justiça. 2018. (Seminário).

II Seminário de Direito das Mulheres do Movimento Alis.A Situação da Mulher no Sistema Carcerário Brasileiro. 2018. (Seminário).

13º Mundos de Mulheres e Fazendo Gênero 11: Transformações, conexões, deslocamentos.Descolonizar a arte para transformar realidades: arte e Direitos Humanos como meios de reação cultural.. 2017. (Seminário).

I Congresso de Pesquisa em Ciências Criminais. 2017. (Congresso).

I Seminário de Inclusão, Diversidade e Direitos.Política de Drogas e Sistema Prisional Brasileiro. 2017. (Seminário).

I Seminário Feminista sobre Encarceramento.Maternidade no Cárcere. 2017. (Seminário).

O sistema prisional brasileiro.O sistema prisional brasileiro: um olhar sobre a maternidade no cárcere. 2017. (Oficina).

Solta o preso, Delegado! O Impacto da Legalização nas Cadeiras.Mulheres encarceradas e Tráfico de Drogas. 2017. (Oficina).

Violência contra mulher e o feminicídio no Brasil.Violência contra mulher e o feminicídio no Brasil. 2017. (Encontro).

XXXV Semana Jurídica do CACO.Traficantes grávidas no banco dos réus: uma análise feminista do controle penal sobre mulheres em situação de maternidade no Rio de Janeiro.. 2017. (Seminário).

Mulheres e cultura do uso de drogas.Vulnerabilização das mulheres "mulas" no tráfico de drogas. 2015. (Encontro).

A Construção do Medo na Cidade do Rio de Janeiro. 2014. (Encontro).

Descriminalização do Aborto e Saúde Reprodutiva. 2014. (Encontro).

Seminário Internacional Crítica e Questão Criminal na América Latina. 2014. (Seminário).

VIII Encontro Nacional da ANDHEP. Políticas Públicas para a Segurança Pública e os Direitos Humanos?.Mulheres Encarceradas, Seletividade Penal e Tráfico de Drogas no Rio de Janeiro. 2014. (Encontro).

A Cultura Punitiva no Brasil. 2013. (Encontro).

Crack e Internação Compulsória: para além dos Mitos que cercam a a questão. 2013. (Encontro).

Direito Penal a Marteladas: uma Mirada do Atuar Penal, a partir de Nietzsche em Tempos de Cólera Punitiva. 2013. (Encontro).

Drogas: dos Perigos da Proibição à Necessidade da Legalização. 2013. (Encontro).

II Seminário Nacional de Ciências Criminais do Rio de Janeiro. 2013. (Seminário).

II Seminário Nacional do Instituto Baiano de Direito Processual Penal. 2013. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Daniel Matheus de Freitas

PANCIERI, A. C.; OSORIO, L. F. B.; ABREU, M. A. A.. Política de Drogas: Um Estudo sobre as Convenções Internacionais e a Lei Antidrogas Brasileira.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Pública Para O Desenvolvimento Econômico e Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Bruna Banchick Mota Silva

PANCIERI, A. C.; BOITEUX, L.; TROTTA, M.. Encarceramento Feminino, Tráfico de Drogas e Maternidade: o Impacto da Política de Guerra às Drogas Contra as Mulheres.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Bruna Banchick Mota Silva

PANCIERI, A. C.; BOITEUX, L.; TROTTA, M.. Encarceramento Feminino, Tráfico de Drogas e Maternidade: o Impacto da Política de Guerra às Drogas Contra as Mulheres.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Bernardo Carvalho de Gois

PANCIERI, A. C.; OSORIO, L. F. B.; ABREU, M. A. A.. Política de Drogas: a Relação entre Estado e Usuário.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Pública Para O Desenvolvimento Econômico e Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Pedro Henrique Serra de Lara Rocha

PANCIERI, A. C.; BOITEUX, L.; SILVA, J. C. C.. Análise Crítica da Política de Drogas no Brasil e de Modelos Alternativos Internacionais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

PANCIERI, A. C.; XAVIER, J. R.. Avaliadora na IV Jornada de Iniciação Científica Da Faculdade Nacional de Direito (IV JIC-JUR). 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Luciana Peluzio Chernicharo

BOITEUX, L.;CHERNICHARO, L. P.; MARTINS, C. E.. Mulheres Mulas:tráfico de Drogas, Seletividade e Vulnerabilidade de Gênero. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Luciana Boiteux de Figueiredo Rodrigues

BOITEUX, Luciana; MENDES, Soraia da Rosa; TROTTA, Mariana. Traficantes grávidas no Banco dos Réus: um estudo feminista crítico sobre o controle penal de mulheres em situaçã. 2017. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Luciana Boiteux de Figueiredo Rodrigues

BOITEUX, Luciana; TROTTA, Mariana; BARLETTA, J. R.;BATISTA, Vanessa Oliveira. Traficantes Grávidas no Banco dos Réus: um estudo feminista crítico sobre o controle penal de mulheres gestantes no RJ. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Direito) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Carlos Eduardo Cunha Martins Silva

RODRIGUES, Luciana Boiteux de Figueiredo;MARTINS, Carlos Eduardo; CHERNICHARO, L. P.. Mulheres mulas, tráfico de drogas, seletividade e vulnerabilidade de gênero. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Mariana Trotta Dallalana Quintans

MENDES, S. R.;QUINTANS, Mariana Trotta Dallalana; BOITEUX, L.. Traficantes grávidas no banco dos réus: um estudo feminista crítico sobre o controle penal de mulheres em situação de maternidade no Rio de Janeiro. 2017. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Luciana Peluzio Chernicharo

Mulheres, Tráfico de Drogas e Seletividade Penal; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Luciana Peluzio Chernicharo;

Luciana Boiteux de Figueiredo Rodrigues

Traficantes Grávidas no Banco dos réus: um estudo feminista crítico sobre o Controle Penal de Mulheres em situação de maternidade no Rio de Janeiro; 2017; Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Luciana Boiteux de Figueiredo Rodrigues;

Luciana Boiteux de Figueiredo Rodrigues

Mulheres Mulas, Tráfico de Drogas, Seletividade e Vulnerabilidade de Gênero; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciana Boiteux de Figueiredo Rodrigues;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PANCIERI, A. C. ; CHERNICHARO, L. ; BANCHICK, B. . Mulheres Encarceradas, Seletividade Penal e Tráfico de Drogas no Rio de Janeiro. In: VIII Encontro da Associação Nacional de Direitos Humanos, Pesquisa e Pós-Graduação, 2014, São Paulo. Sistema Penitenciário e Direitos Humanos. São Paulo, 2014. v. G13. p. 3302-3317.

  • PANCIERI, A. C. ; BOITEUX, L. . O controle penal sobre as mulheres em situação de maternidade no Rio de Janeiro: uma análise crítica.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PANCIERI, A. C. ; BOITEUX, L. . Traficantes grávidas no banco dos réus: uma análise crítica do controle penal sobre mulheres em situação de maternidade no Rio de Janeiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PANCIERI, A. C. ; CHERNICHARO, L.P. ; FIGUEIREDO, N. . Uma trincheira aberta: o corpo feminino como objeto das drogas e o caso das mulheres mulas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PANCIERI, A. C. ; CHERNICHARO, Luciana ; BANCHICK, B. . Mulheres Encarceradas, Seletividade Penal e Tráfico de Drogas no Rio de Janeiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PANCIERI, A. C. ; BANCHICK, B. . Adolescentes em conflito com a lei do gênero feminino, tráfico de drogas e sistema socioeducativo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PANCIERI, A. C. ; BANCHICK, B. . Mulheres Encarceradas, Tráfico de Drogas e Seletividade Penal. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PANCIERI, A. C. . Mulheres Encarceradas, Seletividade Penal e Tráfico de Drogas.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PANCIERI, A. C. ; BANCHICK, B. ; CHERNICHARO, L.P. ; BOITEUX, L. . Adolescentes em conflito com a lei do gênero feminino, tráfico de drogas e sistema socioeducativo. Rio de Janeiro: XXXVI Jornada de Iniciação Científica,Tecnológica, Artística e Cultural do CCJE/UFRJ, 2014 (Resumos publicados em anais de congressos).

  • PANCIERI, A. C. ; CHERNICHARO, L.P. ; BOITEUX, L. ; BANCHICK, B. . Mulheres Encarceradas, Tráfico de Drogas e Seletividade Penal. Rio de Janeiro: II Jornada de Iniciação Científica da Faculdade Nacional de Direito, 2014 (Resumos publicados em anais de congressos).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PANCIERI, A. C. . Defensoria garante prisão domiciliar para 16 mulheres grávidas no Rio de Janeiro. 2017.

PANCIERI, A. C. . Mulheres Encarceradas e Maternidade no Cárcere. 2017.

PANCIERI, A. C. ; CHERNICHARO, L.P. ; BOITEUX, L. ; BANCHICK, B. ; FERNANDES, M. . Mulheres e Crianças Encarceradas: um estudo jurídico-social sobre a experiência da maternidade no sistema prisional do Rio de Janeiro.. 2016. (Relatório de Pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Mulheres e crianças encarceradas: um estudo jurídico-social da experiência da maternidade no sistema prisional do Rio de Janeiro, Descrição: A proposta é a de investigar a situação jurídico-social e a experiência da maternidade por presas de duas unidades prisionais femininas do Rio de Janeiro: Talavera Bruce e Unidade Materno Infantil (UMI) e recomendar propostas de mudanças legislativas e políticas públicas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Aline Cruvello Pancieri - Integrante / Luciana Boiteux - Coordenador / Luciana Chernicharo - Integrante / Bruna Banchick - Integrante.Financiador(es): Institute Of International Education - Auxílio financeiro.

  • 2013 - Atual

    Mulheres Encarceradas: uma proposta de pesquisa, ensino e extensão sobre mulheres presas do Rio de Janeiro, Descrição: O projeto de pesquisa pretende, a partir de resultados de pesquisa anteriores que apontaram para o alto crescimento do número de mulheres encarceradas e as questões humanas e sociais daí decorrentes, diante das complexas relações entre prisão e gênero, propor uma investigação da realidade carcerária feminina no Estado do Rio de Janeiro e uma intervenção social da Universidade no interior desses estabelecimentos prisionais. O objetivo principal é compreender esse universo prisional feminino por meio de visitas, entrevistas, análise de dados estatísticos e prestação de assistência jurídica às mulheres presas no Estado do Rio de Janeiro, além das agentes penitenciárias que exercem suas funções nesses locais, e propor, a partir desses resultados, políticas públicas garantidoras de direitos humanos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Aline Cruvello Pancieri - Integrante / Luciana Boiteux - Coordenador / Luciana Chernicharo - Integrante / Natália de Figueiredo - Integrante / Bruna Banchick - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Política de Drogas, Sistema Carcerário e Direitos Humanos, Descrição: O projeto investiga a interelação entre a política de drogas atual, seu impacto no sistema carcerário e as violações de direitos humanos daí recorrentes, com dois focos principais: i) a relação entre Drogas e Cárcere (com estudo comparado latino-americano); ii) a violação de direitos humanos pelos tratados internacionais de controle de drogas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

Test of English as a Foreign Language (TOEFL), University of Cambridge - ESOL Examinations.

2015

Aprovada em primeiro lugar no concurso de admissão ao Programa de pós graduação em Direito (PPGD) da Universidade Federal do Rio de Janeiro., Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2009

First Certificate in English - FCE, University of Cambridge ESOL Examinations..

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - Atual

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

  • 2014 - 2014

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC, Carga horária: 20

    Atividades

    • 03/2015

      Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós Gradução em Direito (PPGD/FND), .,Linhas de pesquisa

    • 01/2013

      Pesquisa e desenvolvimento , Laboratório de Direitos Humanos, .,Linhas de pesquisa

  • 2012 - 2014

    CRISSIUMA ADVOGADOS

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 30

  • 2011 - 2011

    Defensoria Publica Geral do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20

  • 2014 - Atual

    Conselho Penitenciário do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

    Outras informações:
    : um estudo jurídico-social do exercício da maternidade por mulheres presas no Rio de Janeiro". - Apoio na elaboração e emissão de pareceres sobre indulto e comutação de pena e na inspeção de estabelecimentos e serviços penais.

  • 2018 - Atual

    Associação Redes da Maré, Redes

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Advogada, Carga horária: 20