Giselda Correa Dorileo

Possui graduação em Português/Inglês e Literaturas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2004) e mestrado em Profletras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2015). Atualmente é professor bolsista da Universidade do Estado de Mato Grosso e professor do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Avançado Diamantino. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente no seguinte tema: leitura; autoriai.

Informações coletadas do Lattes em 05/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Profletras

2013 - 2015

Universidade do Estado de Mato Grosso
Título: UMA PRÁTICA DE ENSINO DE LEITURA NO ENTREMEIO: O SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO POLÍTICO BRASILEIRO,Ano de Obtenção: 2015
Silvia Regina Nunes.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa / Especialidade: LINGUA PORTUGUESA. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Anáise do Discurso.

Especialização em Linguística e Literatura

2007 - 2008

Faculdade de Tecnologia Equipe DARWIN
Título: A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA GRAMÁTICA NA LINGUA PORTUGUESA
Orientador: João Militão

Graduação em Português/Inglês e Literaturas

2001 - 2004

Universidade do Estado de Mato Grosso
Título: Ensinar gramática, sim ou não?
Orientador: Helenice Joviano Roque de Faria

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: ingles.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

DORILÊO, G. C. . III JENPEX - JORNADA DE PESQUISA ENSINO E EXTENSÃO - DIAMANTINO. 2018. (Outro).

SANTOS, L. N. ; DORILÊO, G. C. . I MOSTRA DE TRABALHOS SOBRE MULHERES. 2017. (Outro).

DORILÊO, G. C. . V JORNADA CIENTÍFICA DO IFMT - CAMPUS JUINA. 2017. (Outro).

FORTE, R. A. ; DORILÊO, G. C. . IV JORNADA CIENTÍFICA DO IFMT - CAMPUS JUÍNA. 2016. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Mostra de Trabalhos sobre Mulheres - I MT MULHERES.I Mostra de Trabalhos sobre Mulheres - I MT MULHERES. 2017. (Outra).

SEAD VIII - O POLÍTICO NA ANÁLISE DO DISCURSO: CONTRADIÇÃO, SILENCIAMENTO, RESISTÊNCIA.O POLÍTICO NA LÍNGUA E A REPRESENTAÇÃO POLÍTICA BRASILEIRA COMO POSSIBILIDADES DE PRÁTICAS DE ENSINO. 2017. (Seminário).

VIII SEAD - Seminário de Estudos em Análise do Discurso.O político na língua e a representação política brasileira como possibilidades de práticas de ensino. 2017. (Seminário).

V JORNADA CIENTIFICA DO IFMT - CAMPUS JUÍNA.OFICINA DE LEITURA DE TEXTOS COM NOVOS GESTOS DE INTERPRETAÇÃO. 2017. (Outra).

I Congresso Regional do PROFLETRAS - Centro Oeste. Uma Leitura Discursiva sobre a Representação Política no Brasil. 2016. (Congresso).

1ª Jornada de Estudos da Linguagem. 2014. (Outra).

Colóquio Lingua(gem) e memória. 2014. (Seminário).

Conaell - Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários. UMA PRÁTICA DE ENSINO DE LEITURA NO ENTREMEIO: O SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO POLÍTICO BRASILEIRO. 2014. (Congresso).

Ensino, pesquisa e extensão no Ensino Fundamental. 2014. (Outra).

Gramática e ensino (conferência on line). 2014. (Outra).

Produções do Subprojeto PIBID UNEMAT/Letras/Cáceres, Práticas de leitura e escrita como constituição da memória. 2014. (Exposição).

SEMIEDU - I colóquio internacional escrileituras em Educação e II colóquio Nacional Pensamento da Diferença.UMA PRÁTICA DE ENSINO DE LEITURA NO ENTREMEIO: O SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO POLÍTICO BRASILEIRO. 2014. (Seminário).

Seminário de Fundamentação Teórica. 2014. (Seminário).

Alfabetização: uma travessia e deslocamentos (mini curso). 2013. (Oficina).

Um lugar para a pesquisa linguística no universo escolar (mini curso). 2013. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

DORILÊO, G. C.. Processo Seletivo Simplificado - Professor Substituto - Edital 26/2017. 2017. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

DORILÊO, G. C.. Processo Seletivo Simplificado - Professor Substituto - Edital 35/2016. 2016.

DORILÊO, G. C.. Processo Seletivo Simplificado - Professor Substituto - Edital 42/2016. 2016. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

DORILÊO, G. C.. Processo Seletivo Simplificado - Professor Substituto - Edital 51/2016. 2016. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marcus Vinicius Fráguas

FRÁGUAS, M. V.. Ensino da Gramática: por uma nova metodologia de ensino. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Solange Maria Leda Gallo

GALLO, S. L.; SARIAN, M. C.; NUNES, S. R.. Uma prática de ensino de leitura no entremeio: o sistema de representação político brasileiro. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Joelma Aparecida Bressanin

NUNES, S. R.; MOTTA, A. L. A. R.;BRESSANIN, Joelma Aparecida. Uma prática de ensino de leitura e escrita no entremeio: o sistema de representação político brasileiro. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Maristela Cury Sarian

NUNES, S. R.; GALLO, S. M. L.;SARIAN, M. C.. UMA PRÁTICA DE ENSINO DE LEITURA NO ENTREMEIO: O SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO POLÍTICO BRASILEIRO. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

LINDOMAR DOS ANJOS

LINDOMAR DOS ANJOS; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado de Mato Grosso; (Orientador);

SIRLENE VENANCIO DE ALMEIDA

PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA: REALIDADE ESCOLA PUBLICA x PRIVADA; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado de Mato Grosso; (Orientador);

Wilma Rickli

A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DA LEITURA NAS ESCOLAS COMO INSTRUMENTO NO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado de Mato Grosso; (Orientador);

FLANICE MEDRADO DE OLIVEIRA

A LEITURA E A ESCRITA NA ESCOLA COM POSSIBILIDADE DE TRABALHO COM RESPEITO AS DIFERENÇAS; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado de Mato Grosso; (Orientador);

GIUSIANE DA SILVA MARCOLINO DOS SANTOS

LEITURA NO CONTEXTO ESCOLAR; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado de Mato Grosso; (Orientador);

IONE DIAS NOGUEIRA

ANÁLISE DE PRODUÇÃO TEXTUAL DAS SERIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado de Mato Grosso; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Helenice Joviano Roque de Faria

ENSINAR GRAMÁTICA OU NÃO? UMA QUESTÃO REFLEXIVA; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LETRAS) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Helenice Joviano Roque de Faria;

Silvia Regina Nunes

Uma prática de ensino de leitura no entremeio: o sistema de representação político brasileiro; 2014; Dissertação (Mestrado em ProfLetras) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Silvia Regina Nunes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DORILÊO, G. C. ; NUNES, S. R. . UMA LEITURA DISCURSIVA SOBRE A REPRESENTAÇÃO POLÍTICA NO BRASIL. In: Elza Sabino da Silva Bueno; Neide Araújo Castilho Teno; Zélia Ramona Nolasco dos Santos Freire. (Org.). PRÁTICAS DE ENSINO DE LINGUAGENS Experiências do profletras. 1ªed.CURITIBA: Appris, 2018, v. 01, p. 175-188.

  • DORILÊO, G. C. ; OLIVEIRA, M. T. . A DOMINAÇÃO LINGUÍSTICA NO BRASIL E UMA PRÁTICA DE ENSINO DE LEITURA NO ENTREMEIO. Policromias - Revista de Estudos de Discurso, Imagem e Som, Rio de Janeiro - RJ, p. 203 - 219, 16 set. 2017.

  • DORILÊO, G. C. . O POLÍTICO NA LÍNGUA E A REPRESENTAÇÃO POLÍTICA BRASILEIRA COMO POSSIBILIDADES DE PRÁTICAS DE ENSINO. In: VII SEAD - O POLÍTICO NA ANÁLISE DO DISCURSO. Contradição, Silenciamento, Resistência, 2017, Recife. http://anaisdosead.com.br/sead8_posteres.html, 2017. v. VIII.

  • DORILÊO, G. C. . LEITURA DISCURSIVA SOBRE A REPRESENTAÇÃO POLÍTICA NO BRASIL COMO POSSIBILIDADES DE PRÁTICAS DE ENSINO. In: SEPRALIN, 2017, CÁCERES. http://siec.unemat.br/anais/sepralin/, 2017.

  • DORILÊO, G. C. . OFICINA DE LEITURA DE TEXTOS COM NOVOS GESTOS DE INTERPRETAÇÃO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DORILÊO, G. C. . O político na língua e a representação política brasileira como possibilidades de práticas de ensino. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DORILÊO, G. C. ; NUNES, S. R. . Uma Leitura Discursiva sobre a Representação Política no Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DORILÊO, G. C. ; NUNES, S. R. . Uma prática de Ensino de Leitura no Entremeio: o sistema de representação político brasileira. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DORILÊO, G. C. ; NUNES, S. R. . UMA PRÁTICA DE ENSINO DE LEITURA NO ENTREMEIO: O SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO POLÍTICO BRASILEIRO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

DORILÊO, G. C. . PRÁTICAS DE LEITURA NA ESCOLA. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

DORILÊO, G. C. . LEITURA DISCURSIVA SOBRE A REPRESENTAÇÃO POLÍTICA NO BRASIL COMO POSSIBILIDADES DE PRÁTICAS DE ENSINO. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

TOLEDO, E. O. ; DORILÊO, G. C. . Comissão de combate a Intimidação Sistemática (bullying) do IFMT Campus Juína. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração do regulamento de combate a Intimidação Sistemática do IFMT Campus Juína).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Vozes da Cidade, Descrição: O grupo participa de vários eventos da área, nacionais e internacionais, como a ABRALIN, a ANPOLL, o GELCO, o SEAD e o ENELIN, entre outros. Tem fomentado ainda a pesquisa na instituição, visto que promove eventos regulares, vinculados ao Centro de Estudos e Pesquisas em Linguagem (CEPEL), como o Encontro Nacional Linguagem, História e Cultura (ENALIHC); as Semanas de Letras nos 05 campi onde funcionam o curso; as Jornadas de Estudos do CEPEL; a Jornada Científica, ligada às bolsas de Iniciação Científica; os Grupos de Estudos em Análise do Discurso e Projeto de Extensão, agregando professores da rede pública de ensino, pesquisadores e alunos da graduação (TCCS e ICs) e da pós-graduação (mestrandos) da universidade. Os professores convidados de outras IES a comporem bancas participam de encontros visando à integração dos pesquisadores externos com os internos. Dessas parcerias resultam organizações, publicações de livros e capítulos e artigos (em periódicos Qualis).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Campus Diamantino. , Rodovia Roberto Campos, Novo Diamantivo, 78400970 - Diamantino, MT - Brasil, Telefone: (065) 98071834, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - Atual

    Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia de Mato Grosso

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnoló, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2017 - Atual

    Universidade do Estado de Mato Grosso

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Bolsista, Carga horária: 60

    Outras informações:
    Professora Orientadora de TCC

  • 2016 - 2016

    Universidade do Estado de Mato Grosso

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Bolsista, Carga horária: 60

    Outras informações:
    Professor da Disciplina Ensino e Aprendizagem das Habilidades Orais II (Língua Portuguesa: Fonética e Fonologia) do curso de Licenciatura em Letras: Português/Inglês da Unemat-DEAD

  • 2015 - 2015

    Universidade do Estado de Mato Grosso

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Bolsista, Carga horária: 60

    Outras informações:
    Professor da Disciplina Ensino e Aprendizagem das Habilidades Orais I (Analise de Discurso e Ensino) no curso de Licenciatura em Letras/Portugues/Inglês- Unemat/DEAD.

  • 2005 - 2016

    Governo do Estado do Mato Grosso

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Letras Portugues/Literatura/Ingles, Carga horária: 30

  • 2005 - 2008

    Prefeitura Municipal de Sinop, PM/Sinop

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Letras Portugues/Ingles, Carga horária: 40