Grasiela Otto

Engenheira de Minas e Bacharel Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG. Possui graduação em trancamento no curso de Oceanografia pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Detém conhecimento nas áreas de Beneficiamento Mineral, Consultoria Ambiental, Modelagem Numérica, Monitoria em Laboratórios de Química e Saneamento Ambiental. Realizou graduação sanduíche por dois semestres na Technische Universität Bergakademie Freiberg - Alemanha, no curso de Engenharia de Minas (Bergbau).

Informações coletadas do Lattes em 22/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia de Minas

2011 - 2017

Universidade Federal de Alfenas
Orientador: em Technische Universität Bergakademie Freiberg ( Profa. Dra. Carolina Del Roveri)
com Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Bacharelado Interdisciplinar Ciência e Tecnologia

2011 - 2013

Universidade Federal de Alfenas
Título: Desenvolvimento de uma Coluna de Flotacao Piloto para o Beneficiamento de Minerais Ferrosos.
Orientador: Mauricio Guimaraes Bergerman

Graduação interrompida em 2010 em Oceanografia

2008 - Interrompido

Universidade do Vale do Itajaí
Ano de interrupção: 2010

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

Introd à simul. de circ. de cominuição de minérios. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, Brasil.

2013 - 2013

Gest Qual ABNT NBR ISO/IEC17025:2005 e Aud Interna. (Carga horária: 40h). , Rede Metrológica de Minas Gerais (MG), RMMG, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Projeto RONDON - Operação Capim Dourado. (Carga horária: 160h). , Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, Brasil.

2012 - 2012

Qualificação de Gestores e Técnicos Municipais. (Carga horária: 20h). , Instituto Mineiro de Gestão das Águas, IGAM, Brasil.

2012 - 2012

Cuidando das Águas. (Carga horária: 30h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Mergulho Autônomo. (Carga horária: 60h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.

2008 - 2008

Aplic Equip Acúst em Estudos Transp de Sedimentos. (Carga horária: 6h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Alemão

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FRANCO-MAGALHAES, A. O. B. ; PESSOA, M. M. ; SERAFIM, R. C. ; ANDRADE, B. ; OTTO, G. ; OLIVEIRA, M. T. ; OLIVEIRA, A. C. E. ; SILVEIRA, G. B. ; COUTINHO, L. . I Semana de Estudos da Engenharia de Minas. 2016. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

O aterro controlado de Poços de Caldas - Projetos Multidisciplinares - Integração do conhecimento. 2012. (Seminário).

Seminário sobre tópicos especiais de bombeamento de polpas. 2012. (Seminário).

A Substituição de Materiais na Defesa do Meio Ambiente. 2010. (Outra).

Controle da Poluição Ambiental e Gerenciamento de Áreas Contaminadas e Controle do Impacto Ambiental causado pela Exploração de Petróleo e Gás. 2010. (Outra).

Equipaindustria Multisetorial do Petróleo e Gás - "Perspectiva do Pré-Sal". 2010. (Seminário).

Perspectivas de Exploração e Produção de Petróleo na Região Sul do Brasil. 2010. (Outra).

Tecnologia e o Planejamento Empresarial, Novos Desafios. 2010. (Outra).

XX Semana Nacional de Oceanografia. 2008. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Gabriela Nogueira Campos

Campos, Maria G. N.. COMPARAÇÃO ENTRE DIFERENTES MÉTODOS DE DIMENSIONAMENTO DE ESPESSADOR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Minas) - Universidade Federal de Alfenas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

CAROLINA DEL ROVERI

Arcellor Mittal - France; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Minas) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Carolina Del Roveri;

Daniela Gomes Horta

COMPARAÇÃO ENTRE DIFERENTES MÉTODOS DE DIMENSIONAMENTO DE ESPESSADOR; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Minas) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Daniela Gomes Horta;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • XUAN, W. ; CORRENT, S. ; OTTO, G. ; ARAUJO, A. C. . APLICAÇÃO DE POLÍMERO SUPERABSORVENTE COM O OBJETIVO DE EVITAR O CONGELAMENTO DO CONCENTRADO DE MINÉRIO DE FERRO DURANTE O TRANSPORTE NO INVERNO. In: 17º Simpósio de Minério de Ferro, 2016, Rio de Janeiro. 46º Seminário de Redução de Minério de Ferro e Matérias-Prima. São Paulo: ABM, 2016. v. único.

  • BERGERMAN, M. G. ; HORTA, D. G. ; OTTO, G. ; COSTA, D. S. ; JOSE NETO, D. ; RODRIGUES, J. F. P. ; GOMES, K. D. ; MAIA, L. S. ; MAGALHAES, L. P. R. ; CASSANI, R. . DESENVOLVIMENTO DE UMA COLUNA DE FLOTAÇÃO PILOTO DE BAIXO CUSTO E EMPREGO NO BENEFICIAMENTO DE MINERAIS FERROSOS.. In: 43º Seminário de Redução de Minério de Ferro e Matérias-Prima, 2014, Belo Horizonte. 43º Seminário de Redução de Minério de Ferro e Matérias-Prima. São Paulo: ABM, 2014. v. único. p. 212-224.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - 2017

    E.B.M. MANOEL ANTONIO DE FREITAS

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor 1, Carga horária: 15

    Outras informações:
    Professor titular substituto da disciplina de Língua Estrangeira Moderna Espanhol, em regime de contratação temporária. Ministração de aulas, desenvolvimento de atividades e avaliações, com foco no ensino e compreensão do idioma para alunos de escola básica municipal, pertencentes aos anos finais (sexto à nono ano do ensino fundamental).

  • 2016 - 2017

    ArcelorMittal Maizières: Centro de Pesquisa e Desenvolvimento

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, Carga horária: 35, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Assistência em projetos relacionados à melhoria de minérios de ferro oriundos de diferentes minas da ArcelorMittal ao redor do mundo, dando suporte à plantas de beneficiamento e desenvolvendo novas rotas de processo. Caracterização de furos de sondagem e avaliação do desempenho deste minério no processo de beneficiamento. Preparação de amostras, caracterização mineralógica e física (resistência da rocha), bem como Standard Process Amenability Tests por diferentes métodos de separação gravítica e separação magnética.

  • 2015 - 2015

    ArcelorMittal Maizières: Centro de Pesquisa e Desenvolvimento

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, Carga horária: 35, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Assistência em projetos relacionados à melhoria de minérios de ferro oriundos de diferentes minas da ArcelorMittal ao redor do mundo, dando suporte à plantas de beneficiamento e desenvolvendo novas rotas de processo. Dimensionamento de espessadores por testes de sedimentação em batelada de bancada e aplicação dos métodos mais utilizados para dimensionamento, focado na reciclagem de água, visando as operações unitárias subsequêntes. Pesquisa na área de agentes anti congelamento para melhor descarregamento de vagões em transporte ferroviário. Assim como assistência em demais projetos do departamento.

  • 2012 - 2012

    PROECO - Estratégia Ambiental

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Consultoria e Assessoria Ambiental, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Auxílio no desenvolvimento do Plano de Gestão de Terras da Mina de Juruti, cuja empresa contratante é a Alcoa World Alumina. Corresponsável pela elaboração de trechos do plano, principalmente dos relacionados ao monitoramento de águas superficiais e subterrâneas, monitoramento biótico, ações de resgate de fauna e flora e aspectos sócio-ambientais. Acompanhamento da rotina de trabalhos da empresa, incluindo atendimento ao público, busca por novos projetos e fontes de financiamento, desenvolvimento de propostas. Participação em atividades e auxílio em outros projetos técnicos.

  • 2010 - 2010

    Universidade do Vale do Itajaí

    Vínculo: Estagiária Voluntária, Enquadramento Funcional: Lab de Oceanografia Física e Operacional, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Participação em projetos públicos e privados na coleta de dados (instalação, fundeio e configuração de equipamentos, tais como ADCP, CTD, CT, Termoresistores), além de tratamento dos mesmos através de softwares como Matlab. Construção de modelos numéricos hidrodinâmicos.

  • 2009 - 2009

    Universidade do Vale do Itajaí

    Vínculo: Monitora Bolsista, Enquadramento Funcional: Laboratório de Química e Saneamento Ambiental, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Titulação; Destilação; Preparo de Soluções; Preparo de aulas práticas; Manuseio de equipamentos (Espectrofotômetro, pHmetro, Bomba a vácuo, Mufla, Balança Analítica); Monitoramento de aulas práticas de diversas disciplinas dos cursos de Biotecnologia, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil e Oceanografia.

  • 2008 - 2008

    Universidade do Vale do Itajaí

    Vínculo: Monitora Voluntária, Enquadramento Funcional: Laboratório de Química Orgânica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Titulação; Destilação; Preparo de Soluções; Preparo de aulas práticas; Manuseio de equipamentos (Espectrofotômetro, pHmetro, Bomba a vácuo, Mufla, Balança Analítica); Monitoramento de aulas práticas de diversas disciplinas dos cursos de Biotecnologia, Engenharia Ambiental e Oceanografia.