Jorge Antonio de Assumpção Nunes

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1992), mestrado em Biociências e Biotecnologia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (1998) e doutorado em Biociências e Biotecnologia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2004). Coordenou o Projeto Tamar/ICMBio para o RJ. Tem experiência nas áreas de Gestão Empresarial e Ecologia, com ênfase em Manejo e Conservação, Atuou como Instrutor de Mergulho com Certificação IANTD além de ter lecionado na Universidade Veiga de Almeida responsável pela Disciplina Metodologia do Mergulho. Possui como destaque a capacidade de utilizar a experiência acadêmica para melhor eficiência em gestão público/privada. Além de dirigir a Empresa de Consultoria Nekton Ambiental Ltda. atuou junto ao Poder Público como Assessor Técnico da Secretaria de Meio Ambiente de Campos dos Goytacazes - RJ, Sub-secretário Municipal de Meio Ambiente de Silva Jardim-RJ Sub-secretário Municipal de Planejamento de São João da Barra-RJ e Sub-secretário municipal de Meio Ambiente de São João da Barra-RJ.

Informações coletadas do Lattes em 21/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Biociências e Biotecnologia

1998 - 2004

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Título: Análise comparativa (1976 e 2000) do padrão espacial da paisagem de três ecossistemas de restinga no estado do rio de janeiro: aspectos edáficos, microclimáticos e espaciais da vegetação em moitas.
Carlos Eduardo de Rezende. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Ecologia Química; Ciências Ambientais; Restinga; Ecologia vegetal; Sistemas adaptativos complexos.Grande área: Ciências BiológicasSetores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.

Mestrado em Biociências e Biotecnologia

1996 - 1998

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Título: Caracterização estrutural florística e fisionômica da vegetação de restinga do complexo lagunar Grussaí/Iquipari - São João da Barra - RJ,Ano de Obtenção: 1998
Orientador: Marcelo Trindade do Nascimento
Bolsista do(a): Fundação Estadual do Norte Fluminense, FENORTE, Brasil. Palavras-chave: Restinga; Fitossociologia; Ecologia vegetal; Ciências Ambientais.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Fitogeografia. Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.

Especialização em Metodologia do Ensino

1993 - 1993

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Bolsista do(a): Secretaria Extraordinária de Programas Especiais, SEPERJ, Brasil.

Graduação em Ciências Biológicas

1988 - 1992

Universidade Santa Úrsula

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2003 - 2003

Extensão universitária em Metabólitos Secundários. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.

1999 - 1999

Análise Espacial de Dados Geográficos. (Carga horária: 20h). , Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, IMPA, Brasil.

1999 - 1999

Perspectives on Ecological Modelling. (Carga horária: 20h). , Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, IMPA, Brasil.

1995 - 1995

Extensão universitária em Introdução a Biologia Molecular. (Carga horária: 60h). , Universidade Santa Úrsula, USU, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Manejo e Conservação.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Química.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II SEMANA DA BIOLOGIA.O papel do Biólogo junto ao Poder Público. 2004. (Seminário).

SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS.Vegetação em moita nas restingas: Um padrão espacial estável ou em equilíbrio dinâmico ?. 2004. (Outra).

III CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISAS AMBIENTAIS E SAÚDE.. Manejo de Schinus terebinthifolius (Aroeira), uma proposta de desenvolvimento sustentável no norte do Estado do Rio de Janeiro.. 2003. (Congresso).

III CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISAS AMBIENTAIS E SAÚDE.. Mudança Fitofisionômica na comunidade de praia da Restinga de Iquipari, RJ, provocada por trânsito de veículos.. 2003. (Congresso).

III SEMANA DO MEIO AMBIENTE ? CEFET/CAMPOS.Ecologia de restingas. 1999. (Outra).

II SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RESTINGAS E LAGOAS COSTEIRAS.Importância da conservação da vegetação de restinga do complexo lagunar Grussaí/Iquipari em São João da Barra, RJ. 1998. (Seminário).

II SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RESTINGAS E LAGOAS COSTEIRAS.Variação de biomassa e composição metálica em Typha dominguensis Pers. na Lagoa de Iquipari, São João da Barra, RJ, antes e após a abertura da barra.. 1998. (Simpósio).

VII INTERNATIONAL CONGRESS OF ECOLOGY. Floristic and physiognomic aspects of a dry coastal ecosystem in Rio de Janeiro State, Brazil.. 1998. (Congresso).

54a REUNIÃO CIENTÍFICA DA SOCIEDADE BOTÂNICA DO BRASIL.Fitossociologia do componente arbustivo-arbóreo do complexo lagunar Grussaí/Iquipari, São João da Barra, RJ. 1997. (Simpósio).

SIMPÓSIO MUNICIPAL SOBRE MEIO AMBIENTE - SÃO JOÃO DA BARRA - RJ.A importância da restinga na região norte fluminense. 1997. (Simpósio).

VI CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA. Perfil sócio econômico da população envolvida na pesca durante abertura de barra de uma lagoa costeira do norte fluminense, RJ Brasil. 1997. (Congresso).

VI CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA. Avaliação do impacto causado às macrófitas aquáticas na laguna de Iquipari (São João da Barra) após a abertura da barra por ação humana. 1997. (Congresso).

I ENCONTRO DE ECOLOGIA VEGETAL DA UFRJ.Aspectos Florísticos e Fisionômicos da Restinga do Complexo Lagunar Grussaí / Iquipari.. 1996. (Encontro).

III CONGRESSO DE ECOLOGIA DO BRASIL. Composição Florística e Fitossociológica da Mata do Mergulhão - Campos dos Goytacazes - RJ. 1996. (Congresso).

III CONGRESSO DE ECOLOGIA DO BRASIL. Análise Fitossociológica da Mata de Restinga do Complexo Lagunar Grussaí / Iquipari.. 1996. (Congresso).

XLVII CONGRESSO BRASILEIRO DE BOTÂNICA. Aspectos Florísticos e Fisionômicos da Restinga do Complexo Lagunar Grussaí / Iquipari.. 1996. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Renata Ferreira

ASSUMPÇÃO, J.. Avaliação Histórica da Vegetação Nativa da Porção Inferior da Bacia do Rio Paraíba do Sul e sua Situação Atual. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Kenny Tanizaki-Fonseca

TANIZAKI, K.; NUNES, J. A. A.; MASSUNAGA, M. S. O.; MONTEIRO, L. R.; RESENDE, C. E.. Analise comparativa (1976 e 2000) do padrao espacial da paisagem de tres ecossistemas de restinga no Estado do Rio de Janeiro: Aspectos edáficos, microclimáticos e espacias da vegetação e moitas. 2004. Tese (Doutorado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Paulo Pedrosa

REZENDE, Carlos Eduardo de; FONSECA, Kenny Tanizaki; MASSUNAGA, Marcelo Shoey de O; MONTEIRO, Leandro Rabello;PEDROSA, Paulo; SOFFIATI NETTO, Aristides Arthur. Análise comparativa (1976 e 2000) do padrão espacial da paisagem de três ecossistemas de restinga no Estado do Rio de Janeiro: aspectos edáficos, microclimáticos, e espaciais da vegetação em moitas. 2004. Tese (Doutorado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Leandro Rabello Monteiro

MONTEIRO, L. R.. Análise Comparativa (1976 e 2000) do padrão espacial da paisagem de três ecossistemas de restinga no Estado do Rio de Janeiro: aspectos edáficos, microclimáticos e espaciais da vegetação em moitas.. 2004. Tese (Doutorado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Leandro Rabello Monteiro

MONTEIRO, L. R.. Ecologia de populações. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Dora Maria Villela

VILLELA, D. M.;REZENDE, Carlos Eduardo; MIRANDA, Carlos Ruiz. Competição. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Marcelo Shoey de Oliveira Massunaga

MASSUNAGA, M. S. O.. Análise comparativa (1976 e 2000) do padrão espacial da paisagem de três ecossistemas de restinga no Estado do Rio de Janeiro: aspectos edáficos, microclimáicos e espaciais da vegetação em moitas. 2004. Tese (Doutorado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Dorothy Sue Dunn de Araujo

ARAUJO, D.S.D.SCARANO, F. R.; NASCIMENTO, M. T.; OVALLE, A. R. C.. Caracterização estrutural, fisionômica e florística da vegetação de restinga do complexo lagunar Grussaí/Iquipari, São João da Barra, RJ. 1998. Dissertação (Mestrado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Carlos Eduardo de Rezende

Análise comparativa (1976 e 2000) do padrão espacial da paisagem de 3 ecossistemas de restinga no Estado do Rio de Janeiro: Aspectos Edáficos, Microclimáticos e Espacial da Vegetação em Moitas; 2004; 127 f; Tese (Doutorado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro; Orientador: Carlos Eduardo de Rezende;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LIMA, N. R. W. ; BIZERRIL, C. R. S. F. ; CANICALI, M. R. ; SUZUKI, M. S. ; ASSUMPÇÃO, J. . Atividade de pesca durante a abertura da barra da Lagoa de Iquipari, São João da Barra, RJ. Boletim do Instituto de Pesca (Online) , São Paulo, v. 27, n.2, p. 191-200, 2001.

  • ASSUMPÇÃO, J. ; NASCIMENTO, M. T. . Estrutura e composição florística de quatro formações vegetais de restinga no complexo lagunar Grussaí/Iquipari, São João da Barra, RJ.. Acta Botanica Brasilica , São Paulo, v. 14, n.3, p. 301-315, 2000.

  • ASSUMPÇÃO, J. ; NASCIMENTO, M. T. . Fitofisionomia do complexo lagunar Grussaí/Iquipari: um novo elemento no mosaico?. In: IV Simpósio Brasileiro de Ecossistemas, 1998, Águas de Lindóia. Anais do IV Simpósio Brasileiro de Ecossistemas. São Paulo: Academia de Ciências do Estado de São Paulo, 1998. v. 3. p. 158-164.

  • ASSUMPÇÃO, J. . O Ensino Circular e sua Relação com o Homem. 1993 (Monografia) .

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São João da Barra. , Calçadão Dirceu da Graça Raposo 39/altos, Centro, 28200000 - São João da Barra, RJ - Brasil, Telefone: (22) 27417878, Ramal: 262, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional