Carolina Sulz Campos Newton de Lemos

Atualmente é Bolsista de Iniciação Científica da Universidade Federal da Bahia.

Informações coletadas do Lattes em 09/09/2017

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Psicologia

2009 - Atual

Universidade Federal da Bahia

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 - 2011

Extensão universitária em O Saber sobre a Primeira Infância. (Carga horária: 40h). , Instituto Viva Infância.

2011 - 2011

Desenvolvimento Infantil e Aprendizado Escolar. (Carga horária: 20h). , Espaço Psi.

2011 - 2011

O lugar da orientação familiar infantill. (Carga horária: 3h). , ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental.

2011 - 2011

Avaliação e intervenção em terapia infantil. (Carga horária: 3h). , ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental.

2011 - 2011

Análise do comportamento e educação. (Carga horária: 3h). , ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental.

2011 - 2011

Sustainability research using the teachniques. (Carga horária: 3h). , ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III Simpósio de Neurociências do Hospital São Rafael.Teste de arrumação do armário - Construção de instrumento para a avaliação da memória de trabalho visoespacial. 2012. (Simpósio).

7º Congresso Norte e Nordeste da Psicologia. Participação do pai em cuidados e atividades com crianças de 30 meses; Projeto Atividade: Intervenção psicológica com dança sênior para idosos institucionalizados. 2011. (Congresso).

XX Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental e I Encontro Sul-Americano de Análise do Comportamento. Relações entre problemas internalizantes de pré-escolares e a depressão materna. 2011. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Juliana Prates Santana

Grupo Novos Pais: fortalecendo vínculos de mães e pais adolescentes e seus filhos; 2012; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal da Bahia, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão Universitária; Orientador: Juliana Prates Santana;

José Neander Silva Abreu

Investigação das propriedades psicométricas do Teste de Arrumação do Armário Infantil; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: José Neander Silva Abreu;

Janice Aparecida Janissek de Souza

PRÁTICAS INOVADORAS DE GESTÃO EM UNIVERSIDADES BAIANAS; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Janice Aparecida Janissek;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, A. M. ; SIQUARA, G. M. ; AZEVEDO, L. V. ; LEMOS, C. S. C. N. ; MOREIRA, N. A. ; NASCIMENTO, P. M. ; SUNANO, C. F. ; ABREU, N. . Teste de arrumação do armário - Construção de intrumento para avaliação da memória de trabalho visuoespacial. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Oliveira ; LINS, T. C. S. ; ALVARENGA, P. ; LEMOS, C. S. C. N. . Relações entre problemas internalizantes de pré-escolares e a depressão materna. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DIAS, G. S. ; ALMEIDA, E. P. ; SANTOS, H. C. ; LEMOS, C. S. C. N. ; ALVARENGA, P. . Participação do pai em cuidados e atividades com crianças de 30 meses. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COSTA, A. S. ; LEMOS, C. S. C. N. ; LIMA, F. B. ; BRITO, J. A. T. ; CARNEIRO, M. D. C. . Projeto Atividade: Intervenção psicológica com dança sênior para idosos institucionalizados. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2012

    Investigação Do Desempenho Escolar E Memória Operacional Verbal E Visuoespacial Em Crianças De 7-12 Anos, Descrição: A memória operacional ocupa um lugar significativo nos transtornos de aprendizagem e na predição do desempenho escolar. O projeto de pesquisa possui como objetivo investigar as características psicométricas e propor normas de interpretação dos escores de um novo teste para avaliação de memória visuoespacial para crianças baseado no modelo multicomponente de memória. A partir dos resultados, poderemos obter parâmetros confiáveis de interpretação dos escores da escala para uso clínico e da pesquisa, bem como observar como o desempenho escolar pode estar prejudicado por interferência dos processos de memória operacional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Carolina Sulz Campos Newton de Lemos - Integrante / José Neander da Silva Abreu - Coordenador.

  • 2010 - 2012

    O impacto da depressão e das práticas educativas maternas no desenvolvimento de problemas de externalização na infância, Descrição: Ao longo das últimas três décadas, a literatura empírica tem fornecido evidências das implicações de diferentes aspectos da parentalidade no desenvolvimento do comportamento antissocial. Esses estudos revelam o caráter preditivo de variáveis como as práticas educativas parentais e a saúde mental dos pais para os estágios iniciais do desenvolvimento do comportamento antissocial. O conceito de problemas de externalização, que são caracterizados por comportamentos como agressividade, impulsividade e comportamento desafiador, tem sido amplamente utilizado para designar e avaliar os estágios iniciais do desenvolvimento desse padrão comportamental. Muitos estudos têm revelado importantes preditores dos problemas de externalização em fatores ligados ao ambiente familiar e às interações que ocorrem nesse contexto. Diferentes fatores estariam relacionados aos padrões disfuncionais de interação e práticas educativas parentais ineficazes que promoveriam o desenvolvimento dos problemas de externalização, entre eles a depressão materna. O objetivo deste estudo é investigar o impacto da depressão e das práticas educativas maternas nos indicadores de problemas de externalização aos 36 meses de vida da criança. Através de um delineamento longitudinal, a depressão materna e as práticas educativas maternas, avaliadas aos 18 e aos 36 meses de vida da criança, serão investigadas como possíveis variáveis preditoras dos problemas de externalização. Participarão do estudo 30 díades mãe-criança selecionadas por acessibilidade em quatro maternidades públicas de Salvador. As 30 díades fazem parte da amostra do estudo longitudinal intitulado Determinantes sociodemográficos, familiares e individuais do comportamento antissocial na infância que avalia preditores e indicadores do comportamento antissocial e suas implicações em diferentes esferas do desenvolvimento infantil. Todas as díades da amostra serão com. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carolina Sulz Campos Newton de Lemos - Integrante / Patrícia Alvarenga - Coordenador.

  • 2010 - 2012

    O envolvimento paterno no 30º mês de vida da criança, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carolina Sulz Campos Newton de Lemos - Integrante / Patrícia Alvarenga - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional