Luna Karla Neves Melo

Médica formada pela Universidade Federal de Uberlândia (FAMED - UFU), tendo realizado durante a graduação intercâmbio acadêmico com duração de 8 meses na University College Cork- Irlanda. Não apresenta sanções disciplinares. A Universidade Federal de Uberlândia possui hospital próprio localizado em Uberlândia-MG. Atualmente cursa Residência Médica em Otorrinolaringologia na Universidade Federal de Uberlândia, com término em março de 2021.

Informações coletadas do Lattes em 28/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização - Residência médica em andamento

2018 - Atual

Universidade Federal de Uberlândia
Residência médica em: OtorrinolaringologiaNúmero do registro: . Bolsista do(a): Ministério da Educação, MEC, Brasil.

Graduação em andamento em Medicina

2011 - Atual

Universidade Federal de Uberlândia

Graduação em Medicina

2014 - 2015

University College Cork
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2007 - 2009

COLÉGIO SÃO PASCHOALL

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Curso de Atualização em Cirurgia Maxilo-facial- Trauma de face e ortognátic. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2018 - 2018

48º Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. (Carga horária: 25h). , Associação brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvicofacial, ABORL-CCF, Brasil.

2017 - 2017

Advanced Cardiovascular Life Support (ACLS). (Carga horária: 16h). , Cursos de Urgência e Emergência, CUREM, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MELO, L. K. N. . XXIII Intermed Minas. 2015. .

MELO, L. K. N. . IV Simpósio Sobre Doação e Transplante de Orgãos. 2013. (Outro).

MELO, L. K. N. . Minicurso de Aprimoramento Sobre o Câncer de Mama. 2013. (Outro).

MELO, L. K. N. . 2º Simpósio Sobre Câncer - Módulo Câncer de Mama. 2013. (Outro).

MELO, L. K. N. . 1º Encontro Sobre Câncer --- Módulo Câncer De Pulmão. 2012. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Curso de Iniciação da Residência Médica de Otorrinolaringologia da UFU. 2019. (Seminário).

Curso de Iniciação de Residencia Médica de Otorrinolaringologia da UFU. 2018. (Seminário).

2º Simpósio Sobre Câncer - Módulo Câncer de Mama. 2013. (Simpósio).

IV Simpósio Sobre Doação e transplante de Orgãos. 2013. (Simpósio).

Minicurso de Aprimoramento Sobre o Câncer de Mama. 2013. (Outra).

1º Encontro Sobre Câncer --- Módulo Câncer De Pulmão. 2012. (Simpósio).

I Simpósio da Liga Acadêmica de Trauma e Atendimento Pré Hospitalar - Traumas e emergências médicas no cotidiano.. 2012. (Simpósio).

I Simpósio sobre Medicina Legal do Grupo PET-Medicina da Universidade Federal de Uberlandia. 2012. (Simpósio).

I Simpósio de Anatomia e II Mostra de Anatomia Humana da UFU. 2011. (Simpósio).

I Simpósio de Cirurgia Plástica. 2011. (Simpósio).

XXII Semana Científica da Medicina: "Saúde, uma área de descobertas: acompanhe, descubra, desenvolva-se". 2011. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Frederico Balbino Lizardo

Orientação nas atividades didáticas e técnicas do Programa de Monitoria de Anatomia Humana da UFU; 2012; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Frederico Balbino Lizardo;

DANIELA CRISTINA DE OLIVEIRA SILVA

AVALIAÇÃO ELETROMIOGRÁFICA DA FADIGA MUSCULAR EM INDIVÍDUOS TREINADOS SUBMETIDOS A SUPLEMENTAÇÃO DE CREATINA; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Daniela Cristina de Oliveira Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILV, D. C. O. ; MELO, L. K. N. . V Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica da UFU. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2015

    Avaliação eletromiográfica da fadiga muscular em indivíduos treinados submetidos a suplementação de creatina, Descrição: A eletromiografia de superfície é um instrumento potencial para estudos anatômicos, clínicos e cinesiológicos da atividade elétrica muscular e tem sido aplicada para identificar padrões de ativação muscular associados com fadiga muscular. A suplementação de creatina tem sido utilizada para aumentar a eficiência muscular, bem como diminuir o início da fadiga muscular. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar a atividade eletromiográfica dos músculos bíceps braquial (BB), braquiorradial (BR) e flexor ulnar do carpo (FUC) em indivíduos submetidos à suplementação aguda e crônica de creatina. Vinte indivíduos do sexo masculino, idade 18-35 anos, treinados em exercícios resistidos (musculação), foram selecionados para este estudo duplo-cego, randomizado, placebo-controlado. Os voluntários foram divididos em dois grupos: creatina (5 g de creatina e 5 g de maltodextrina, n=10) e placebo (5 g de celulose e 5 g de maltodextrina, n=10). A suplementação foi ingerida quatro vezes ao dia durante os primeiros 7 dias, e uma vez ao dia durante os 49 dias subsequentes. Cada voluntário realizou contração voluntária isométrica máxima (CVIM) de flexão do antebraço com 80% CVIM, antes e após 7 e 56 dias de suplementação. Os sinais eletromiográficos foram captados utilizando eletrodos de superfície passivos conectados a um pré-amplificador, registrados em um eletromiógrafo computadorizado, e analisados pelo software Myosystem-Br1. Os dados eletromiográficos foram calculados pelos valores de amplitude (RMS - root mean square) e freqüência mediana (FM), e analisados por meio de curva de regressão linear, gerando coeficientes angulares de RMS e FM que foram considerados índices de eficiência e fadiga muscular, respectivamente. Comparações foram realizadas entre os diferentes tempos de suplementação no grupo CR e entre os grupos CR e PL em um mesmo tempo de suplementação. Os resultados mostraram que no grupo CR nenhuma diferença significante foi observada nos valores de coeficientes angulares de RMS e FM entre os tempos de suplementação, para todos os músculos. Adicionalmente, comparando os valores de coeficiente angulares de RMS e FM entre os grupos PL e CR nos diferentes tempos de suplementação, também não foi encontrado nenhuma diferença estatisticamente significante. Assim, pode ser concluído que tanto a suplementação aguda como a crônica de creatina não melhoram a eficiência muscular e não têm efeito benéfico na redução da fadiga muscular de BB, BR e FUC durante movimento de flexão do antebraço com alta intensidade de carga.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luna Karla Neves Melo - Coordenador / Daniela Cristina de Oliveira Silv - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - Atual

    Universidade Federal de Uberlândia

    Vínculo: Estágio supervisionado, Enquadramento Funcional: Externato na Área de Saúde Coletiva, Carga horária: 870, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Carga horário teórica de 150horas e carga horária prática de 720horas. Conclusão em 21/12/2017

  • 2017 - 2017

    Universidade Federal de Uberlândia

    Vínculo: Estágio supervisionado, Enquadramento Funcional: Internato hospitalar em Trauma e Urgências, Carga horária: 725, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Estágio supervisionado na Área de Trauma/Urgências e especialidades : Materno-infantil e Clínico-cirurgico de 725h. Sendo carga horária teórica de 90horas e prática de 635horas

  • 2016 - 2017

    Universidade Federal de Uberlândia

    Vínculo: Estágio supervisionado, Enquadramento Funcional: Internato hospitalar na Área ClínicoCirúrgico, Carga horária: 870, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Estágio supervisionado em Clínica de 435h abrangendo pronto socorro, enfermaria, ambulatórios. Estágio supervisionado em Cirurgia de 435h abrangendo pronto socorro, enfermaria, ambulatórios e centro cirúrgico.

  • 2016 - 2016

    Universidade Federal de Uberlândia

    Vínculo: Estágio supervisionado, Enquadramento Funcional: Internato hospitalar na Área Materno-Infantil, Carga horária: 870, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Estágio supervisionado em Ginecologia e Obstetrícia de 435h abrangendo pronto socorro, enfermaria, centro obstétrico, pré-parto e ambulatórios. Estágio supervisionado em Pediatria de 435h abrangendo enfermaria, pronto socorro, ambulatórios e neonatologia.

    Atividades

    • 03/2016 - 09/2016

      Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Medicina, Faculdade de Medicina.,Atividade realizada, Monitoria não Remunerada em Anatomia Humana sob orientação de Danielle Alves de Oliveira, com carga horária semanal de 12horas.

    • 10/2012 - 07/2014

      Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Medicina, Faculdade de Medicina.,Atividade realizada, Participação nas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvidas pela Liga Acadêmica de Apoio ao Paciente com Câncer da Universidade Federal de Uberlândia. Foi membro efetivo, com carga horária total de 140 horas..

    • 03/2012 - 09/2013

      Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Medicina, Faculdade de Medicina.,Atividade realizada, Participação nas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvidas pela Liga Acadêmica de Humanidades Médicas da Universidade Federal de Uberlândia. Foi membro efetivo, com carga horária total de 120 horas..

    • 02/2013 - 04/2013

      Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Medicina, Faculdade de Medicina.,Atividade realizada, Monitoria não Remunerada em Anatomia Humana sob orientação de Frederico Balbino Lizardo, com carga horária semanal de 12horas.

    • 03/2012 - 06/2012

      Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Medicina, Faculdade de Medicina.,Atividade realizada, Monitoria não remunerada disciplina Citologia, Histologia e Embriologia sob orientação de Juliana Gonzaga de Oliveira, com carga horária semanal de 12 horas.

  • 2014 - 2015

    University College Cork

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Intercâmbio Acadêmico no exterior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Intercâmbio acadêmico como bolsista do Programa Ciências sem Fronteiras (CAPES), realizado na University College Cork , Cork- Irlanda. Foram desempenhadas atividades curriculares da graduação.

  • 2013 - 2014

    ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA ACADÊMICA MARCEL RESENDE DAVI

    Vínculo: Atividade voluntária, Enquadramento Funcional: Coordenadora Vôlei Feminino, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Coordenadora da modalidade de Vôlei Feminino nos anos de 2013 e 2014. Visando a participação nos eventos esportivos: Intermed Minas e Olimpíadas Universitárias da UFU.

  • 2012 - 2014

    ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA ACADÊMICA MARCEL RESENDE DAVI

    Vínculo: Representatividade estudantil, Enquadramento Funcional: Membro da Diretoria Executiva, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Ingresso por meio de processos eleitorais de periodicidade anual, tendo exercido os cargos de Conselheira fiscal na gestão de 2012, Diretora de esportes na gestão de 2013 e Vice-presidente na gestão de 2014.

  • 2016 - 2016

    Universidade Federal de São Paulo

    Vínculo: Estágio Supervisionado Eletivo, Enquadramento Funcional: Estágio em Otorrinolaringologia na UNIFESP, Carga horária: 36

    Outras informações:
    Realizado Estágio em Otorrinolaringologia na Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, carga horária total de 145horas. Com sob supervisão de Dr. Eduardo Macoto Kosugi. Realizada avaliação teórico-prática sob a forma de mini-ciex, atingindo 100% da nota.