Guilherme Sandoval Góes

Pós-doutor em Geopolítica, Cultura e Direito pela Universidade da Força Aérea (UNIFA). Doutor em Direito Internacional e da Integração Econômica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor Emérito da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME).Diplomado pelo ?Naval War College? dos Estados Unidos da América (Newport, Rhode Island, USA).Mestre em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui o curso de MBA em Gestão Internacional pelo Instituto COPPEAD da UFRJ. Bacharel em Direito pela UFRJ e Graduado em Ciências Navais pela Escola Naval. Professor de Direito Constitucional e de Direito Eleitoral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ).Professor de Geopolítica e de Direito Constitucional da Universidade Cândido Mendes (UCAM),. Membro do Corpo Docente do Programa de Doutorado e Mestrado Profissional em Ciências Aeroespaciais da UNIFA. Membro do Corpo Docente do Programa de Mestrado em Segurança Internacional e Defesa da Escola Superior de Guerra (ESG). Atuou como Chefe da Divisão de Geopolítica e Relações Internacionais da Escola Superior de Guerra (ESG).por mais de 12 anos, de 2007 a 2020. Exerceu, pioneiramente, a função de Coordenador da Disciplina "Strategy and Geopolitics" do Curso "Brazilian Army Strategic International Course" da ECEME, nos anos de 2014 e 2015, Atuou como Representante da Cruz Vermelha Brasileira na Comissão Nacional para a Difusão do Direito Internacional Humanitário (DIH) no Brasil nos anos de 2015 a 2018. Foi o Coordenador de Implantação do Curso de Pós-Graduação em Direito Público da UNESA no ano de 2014 e Co-Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Direito Constitucional a distância da UNESA no ano de 2007. Atualmente é Membro do Fórum Permanente de Direitos Humanos da EMERJ e Membro instituidor da Academia Brasileira de Estudos Estratégicos (ABRAEE).Faz parte do Corpo de Examinadores para concursos jurídicos da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do Corpo de Colaboradores do Centro de Estudos de Política e Estratégia da Escola de Guerra Naval (CEPE-EGN), É autor e co-autor de diversas obras acadêmicas sobre ciência política, direito, relações internacionais e geopolítica, dentre elas os seguintes livros: Direito Constitucional pela Editora Processo, Direito Constitucional Avançado e Ciência Política pela Editora SESES, Controle de Constitucionalidade pela Editora Freitas Bastos, Brasil e Chile: posição geopolítica no contexto mundial contemporâneo pela Editora da ESG e Diálogos Jurídicos na Contemporaneidade pela Editora Editar. Possui ainda entrevistas e artigos publicados e traduzidos para o italiano e espanhol.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Direito

2007 - 2009

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: O geodireito e a ordem jurídica internacional na era pós-social
Antônio Celso Alves Pereira. Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público / Especialidade: Direito Constitucional.

Mestrado em Direito

2004 - 2006

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: neoconstitucionalismo e estado pós-social: elementos para uma dogmática pós-positiva,Ano de Obtenção: 2006
BARROSO, LUÍS ROBERTO.Palavras-chave: neoconstitucionalismo; direito constitucional; interpretação constitucional; estado pós-social.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Outros Setores.

Especialização em Gestão Internacional

2002 - 2003

Instituto COPPEAD
Título: ALCA ou MERCOSUL: Elementos para uma inserção internacional independente do Brasil
Orientador: Angela da Rocha

Especialização em Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia Mi

2001 - 2001

Escola Superior de Guerra
Título: A Estratégia dos EUA e seus impactos no Brasil
Orientador: Paulo da Motta Banha

Especialização em Naval Staff College

1996 - 1996

U.S. Naval War College
Título: A new strategy for medium powers

Especialização em Análise de Sistemas

1989 - 1990

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Projeto Final

Aperfeiçoamento em Soberania Marítima e Política Oceânica

1996 - 1996

U.S. Naval War College
Título: The Brazil and the international law. Ano de finalização: 1996

Graduação em Direito

1997 - 2003

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A natureza político-jurídica da soberania no mundo globalizado
Orientador: ProfessorJosé Ivanildo da Silva

Graduação em ciências navais

1975 - 1978

Escola Naval

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2018

Pós-Doutorado. , Universidade da Força Aérea, UNIFA, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia / Especialidade: Manejo e Tratos Culturais. , Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.

2018

Pós-Doutorado. , Universidade da Força Aérea, UNIFA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Curso Básico de Voluntariado da Cruz Vermelha. , International Federation of red Cross and Red Crescent Societies, IFRCRCS, Suiça.

2011 - 2011

Metodologia do Caso Concreto. (Carga horária: 24h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2011 - 2011

Governança Corporativa. (Carga horária: 16h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Constitucional.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Internacional Público.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Política Internacional/Especialidade: Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

GÓES, Guilherme Sandoval . I SEMINÁRIO INTERNACIONAL ESG/WJPC GEOPOLÍTICA DOS RECURSOS NATURAIS. 2019. (Outro).

GÓES, Guilherme Sandoval ; ROCHA, M. ; LOURENCO, G. ; MATOS, F. ; FONSECA, M. V. R. ; MARCONDES, D. . Comissão Organizadora do Seminário com o Instituto de Defesa Nacional (IDN) de Portugal. 2019. (Outro).

BITENCOURT, L. ; GÓES, Guilherme Sandoval . Curso de Paradigmas de Análise Estratégica e Planejamento por Capacidade. 2019. (Outro).

GÓES, Guilherme Sandoval ; PENNAFORTE, C. ; CORREA, Fernada das Graças . II Encontro Nacional de Geopolítica (II ENGEOP). 2019. (Outro).

GÓES, Guilherme Sandoval . I SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOPOLÍTICA - NOVOS RUMOS DA GEOPOLÍTICA MUNDIAL COMISSÃO ORGANIZADORA. 2018. (Outro).

GÓES, Guilherme Sandoval ; WEBER, R. B. . Poder do Estado, relações internacionais e a ordem metaconstitucional de direitos humanos. 2018. (Outro).

PENNAFORTE, C. ; GÓES, Guilherme Sandoval . I ENCONTRO NACIONAL DE GEOPOLÍTICA ( I ENGEOP). 2017. (Outro).

GÓES, Guilherme Sandoval ; FERREIRA, L. P. . Globalização e Estado Democrático de Direito no espaço geopolítico sul-americano,. 2016. (Outro).

GÓES, Guilherme Sandoval . I SEMINÁRIO DE PESQUISA DO CURSO DE DIREITO - CAMPUS DORIVAL CAYMMI. 2016. (Outro).

FERREIRA, L. P. ; GÓES, Guilherme Sandoval . Geopolítica, Direito e Poder nas Américas. 2014. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

100ª reunião do Fórum Permanente de Direitos Humanos da EMERJ.A Reforma da Previdência e seus Reflexos sobre a Efetividade dos Direitos Humanos.. 2019. (Seminário).

1 CICLO DE ESTUDOS ESTRATÉGICOS DE DEFESA FIEMG.O cenário brasileiro perante os novos rumos da geopolítica global.. 2019. (Seminário).

A Proteção Internacional dos Direitos Humanos e o Controle da Convencionalidade.A Proteção Internacional dos Direitos Humanos e o Controle da Convencionalidade.. 2019. (Seminário).

COORDENAÇÃO DA MC 9 - IX FÓRUM DE DEBATES POVOS E CULTURAS DAS AMÉRICAS - GLOBALIZAÇÃO E O FUTURO DA DEMOCRACIA - CRISES, RUMOS E DESAFIOS. O metaconstitucionalismo e a proteção integral de crianças e adolescentes como capital humano do País. 2019. (Congresso).

Curso Superior de Defesa do Ministério da Defesa.Geopolítica e Relações Internacionais. 2019. (Outra).

Curso Willliam J. Perry Center (EUA) e ESG (BR).Paradigmas da Geopolítica Mundial. 2019. (Outra).

Encontro Centro de Altos Estudos Nacionais da República do Peru (CAEN) - Escola Superior de Guerra (ESG).A geopolítica e o Poder. 2019. (Encontro).

Encontro promovido pelo curso de relações internacionis da UNESA com a Embaixadora teresa Macedo..Portugal na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). 2019. (Encontro).

GEOPOLÍTICA INTERNACIONAL I DO INSTITUTO BRASILEIRO DE ESTUDOS ESTRATÉGICOS.RUMOS DA DIPLOMACIA CONTEMPORÂNEA. 2019. (Outra).

GEOPOLÍTICA INTERNACIONAL I DO INSTITUTO BRASILEIRO DE ESTUDOS ESTRATÉGICOS.O BRASIL E A GEOPOLÍTICA. 2019. (Outra).

I EVENTO DE INTEGRAÇÃO ENTRE A ADVOCACIA GERAL DA UNIÃO E AS FORÇAS ARMADAS.Geopolítica na Amazônia Abordada no Contexto Jurídico mediante a atuação das Forças Armadas. 2019. (Encontro).

II Encontro Nacional de Geopolítica (II ENGEOP).A reconfiguração da ordem mundial e a judicialização da geopolítica. 2019. (Encontro).

II Encontro Nacional de Geopolítica (II ENGEOP).A reconfiguração da ordem mundial e a judicialização da geopolítica. 2019. (Encontro).

INTERDH ? Congresso Interdisciplinar de Direitos Humanos (Edição 2019). Margem Nacional de Apreciação: Nova Possibilidade Exegética no Sistema Americano de Proteção dos Direitos Humanos?. 2019. (Congresso).

I SEMINÁRIO INTERNACIONAL ESG/WJPC GEOPOLÍTICA DOS RECURSOS NATURAIS.GEOPOLÍTICA DO ENTORNO ESTRATÉGICO. 2019. (Seminário).

IX Fórum de Debates Povos e Culturas das Américas.. MC 9 - A proteção integral de crianças e adolescentes como capital humano do País. 2019. (Congresso).

MESTRADO ACADÊMICO EM SEGURANÇA INTERNACIONAL E DEFESA DA ESG DE 2019.Geopolítica Clássica e Contemporânea. 2019. (Outra).

MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS AEROESPACIAIS DE 2019.Fundamentos de Relações Internacionais. 2019. (Outra).

O Poder Político do Juiz, Ética na Aplicação da Lei. O Legal do Justo e a Visão da Consequencialidade.O Poder Político do Juiz, Ética na Aplicação da Lei. O Legal do Justo e a Visão da Consequencialidade.. 2019. (Simpósio).

Questões Controvertidas na Proteção Integral Social e Jurídica dos Direitos Fundamentais da Criança e do Adolescente.A convenção do direito da criança no ordenamento jurídico brasileiro. 2019. (Seminário).

Seminário de Pesquisa II (MPOB-14) da UNIFA.Seminário de Pesquisa da UNIFA. 2019. (Seminário).

VII Jornada de Iniciação Científica, II mostra de Extensão da Estácio.. 2019. (Seminário).

XI Seminário de Pesquisa e II Mostra de Extensão da Estácio. VII Jornada de Iniciação Científica e VI Fórum de Extensão da UNES A.XI Seminário de Pesquisa da UNESA. 2019. (Seminário).

XI Seminário de Pesquisa e II Mostra de Extensão da Estácio. VII Jornada de Iniciação Científica e VI Fórum de Extensão da UNESA..A judicialização da geopolítica como última fronteira epistemológica do Estado Neoconstitucional de Direito... 2019. (Seminário).

1 Seminário de Estudo de Casos Harvard Docentes/Coordenadores UNESA.Estudos de Casos de Harvard. 2018. (Seminário).

6 CICLO DE ESTUDOS DO PROGRAMA LÍDER MS.As implicações da internacionalização das sociedades/economias e, consequentement, para o noso agronegócio. 2018. (Outra).

Curso Superior de Defesa do Ministério da Defesa.Geopolítica e Relações Internacionais. 2018. (Outra).

Debate entre os Candidatos à Presidência da OAB/RJ.Debate entre os Candidatos à Presidência da OAB/RJ. 2018. (Outra).

Fórum Anual de Docentes Estácio 2018.Fórum Anual de Docentes Estácio 2018. 2018. (Outra).

I Seminário do Laboratório de Estudos de Políticas de Defesa e Segurança Pública (LEPDESP).Conferência de Abertura - Contribuições da Constituição Federal de 1988 na Segurança Pública e Defesa Nacional. 2018. (Seminário).

I Seminário do Laboratório de Estudos de Políticas de Defesa e Segurança Pública (LEPDESP).O CONCEITO DE GUERRA HIBRIDA: SUA GENEALOGIA E CONTEÚDO PRESCRITIVO. 2018. (Seminário).

I Simpósio Nacional de Geopolítica - Novos Rumos da Geopolíotica Mundial.Membro da Comissão Científica Avaliadora dos Resumos enviados. 2018. (Simpósio).

I Workshop de Metodologia de Aplicação de Casos na Modalidade EaD.Aplicação de casos na modalidade Ead. 2018. (Outra).

MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS AEROESPACIAIS DE 2018.Fundamentos de Relações Internacionais- 45 horas/aula. 2018. (Outra).

Reunião do Corpo Docente e de Colegiado do Programa de pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais da UNIFA.Geopolítica e Relações Internacionais. 2018. (Encontro).

Seminários de Pesquisa II (MBOB-14).Seminário de Pesquisa da UNIFA. 2018. (Seminário).

VI CONGRESSO INTERNACIONAL DO NÚCLEO DE ESTUDOS DAS AMÉRICAS -. Neoconstitucionalismo, globalização e poder do Estado. 2018. (Congresso).

X SEMINÁRIO DE PESQUISA E I MOSTRA DE EXTENSÃO DA ESTÁCIO.DIÁLOGOS EPISTEMOLÓGICOS ENTRE O CONTROLE DE CONVENCIONALIDADE E O CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE: DESAFIOS DO ESTADO NEOCONSTITUCIONAL DE DIREIT. 2018. (Seminário).

A Resposta do Poder Judiciário às Vítimas de Violência Doméstica: Um Estudo das Medidas Protetivas de Urgência no Projeto Violeta.A Resposta do Poder Judiciário às Vítimas de Violência Doméstica: Um Estudo das Medidas Protetivas de Urgência no Projeto Violeta.. 2017. (Outra).

Ciclo de Debates da Comissão de Rel. Ext. e Def Nac. do Senado Federal.BREXIT: O crescimento dos nacionalismos e o futuro da União Europeia. A ponderação sobre o BREXIT e e a eleição do Presidente Donald Trump como sinais de uma nova era. desafios e oportunidades para o Brasil. Estender pontes ou erguer barreiras?. 2017. (Outra).

CICLO DE PAINÉIS COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA DO SENADO FEDERAL.Brexit: o crescimento dos nacionalismos e o futuro da União Europeia. Ponderação sobre o Brexit ( a saída do Reino Unido da União Europeia) e a eleição do Presidente Donald Trump como sinais de uma nova era. desafios e oportunidades para o Brasil.. 2017. (Outra).

Estupro Coletivo: uma nova semântica nos discursos judiciais realizada Núcleo de Estudos sobre Etnia, Raça e Gênero da EMERJ.Estupro Coletivo: uma nova semântica nos discursos judiciais. 2017. (Outra).

I ENCONTRO NACIONAL DE GEOPOLÍTICA.Cenários Geopolíticos Internacionais. 2017. (Encontro).

I ENCONTRO NACIONAL DE GEOPOLÍTICA.Comissão Científica do I Encontro Nacional de Geopolítica. 2017. (Encontro).

I ENCONTRO NACIONAL DE GEOPOLÍTICA.A geopolítica brasileira e a construção da ordem mundial multipolar. 2017. (Encontro).

MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS AEROESPACIAIS DE 2018.Fundamentos de Relações Internacionais- 45 horas/aula. 2017. (Outra).

I Seminário de Pesquisa de Direito - Campus Dorival Caymmi.Neoconstitucionalismo e dogmática pós-positivista. 2016. (Seminário).

I Seminário de Pesquisa de Direito - Campus Dorival Caymmi.Comissão Científica do I Seminário de Pesquisa de Direito - Campus Dorival Caymmi. 2016. (Seminário).

MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS AEROESPACIAIS DE 2018.Fundamentos de Relações Internacionais- 45 horas/aula. 2016. (Outra).

Seminário de Pesquisa II da Universidade da Força Aérea.Apresentação de disciplina (fundamentos de relações internacionais). 2016. (Seminário).

III Seminario de la Universidad de Chile - pesquisa conjunta da Escola Superior de Guerra com a Academia Nacional de Estudios Políticos e Estratégicos de Chile.Geopolítica, direito e poder do estado no contexto latino-americano. 2015. (Seminário).

MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS AEROESPACIAIS DE 2018.Fundamentos de Relações Internacionais- 45 horas/aula. 2015. (Outra).

Simpósio n 8: Integração na América Latina. Nações e Regiões. Interfaces entre a História, Direito e Cultura.Geopolítica, Direito e Poder do Estado no contexto da América Latina. 2015. (Simpósio).

VIII SEMINÁRIO DO CURSO DE DIREITO ESPECIAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.A fase metaconstitucional dos direitos humanos e a proteção da criança e do adolescente. 2015. (Seminário).

XI CURSO DE EXTENSÃO EM DEFESA NACIONAL.As teorias clássicas e contemporâneas da Geopolítica e sua adequação para a inserção internacional do Brasil. 2015. (Outra).

INICIATIVA LATINO-AMERICANA DE DIREITO, SOCIEDADE E CULTURA (ILADISC 2014).Direitos Humanos, Internacional e Constitucional. 2014. (Outra).

XXII Conferência Nacional dos Advogados - Constituição Democrática e Efetivação de Direitos. 2014. (Outra).

XVI SEMANA JURÍDICA.CONSTITUCIONALISMO GLOBAL, GEOPOLÍTICA E DIREITOS HUMANOS AO MEIO AMBIENTE. 2012. (Seminário).

XVI Semana Jurídica da Universidade Católica de Petrópolis.Meio Ambiente: questões contemporâneas. 2012. (Outra).

4ª Reunião do Fórum Permanente de Direito à Inforrmação s.Judiário e meios de comunicação social como agentes de implementação dos direitos fundamentais de terveira e quarta gerações. 2011. (Seminário).

XVII ENCONTRO REGIONAL DE PROFESSORES-GUIA DE OFICINA DE LEITURA.XVII ENCONTRO REGIONAL DE PROFESSORES-GUIA DE OFICINA DE LEITURA. 2011. (Encontro).

Ciclo de estudos do curso de altos estudos de política e administração do Exército.GEOPOLÍTICA DA GUERRA FRIA E NOVAS CONCEPÇÕES GEOPOLÍTICAS PARA O SÉCULO XXI. 2010. (Outra).

Ciclo de estudos do curso de altos estudos militares da ECEME.Principais tendências geopolíticas e geoestratégicas. 2010. (Outra).

CICLO DE ESTUDOS DO CURSO DE ALTOS ESTUDOS MILITARES DA ECEME.Correntes do pensamento geopolítico nos dias atuais. 2010. (Outra).

CONVÊNIO FIESP-ESG CICLO DE ESTUDOS CURSO DE GESTÃO EM RECURSOS DE DEFESA.Centros Mundiais de Poder. 2010. (Outra).

Curso de Altos Estudos Militares (CAEM) - ECEME.Principais Tendências Geopolíticas e Geoestratégicas. 2010. (Outra).

Curso de Altos Estudos Militares (CAEM) - ECEME.Correntes do Pensamento Geopolítico nos dias Atuais. 2010. (Outra).

Curso de Direito Internacional dos Conflitos Armados.A Constituição e a Proteção Internacional dos Direitos Humanos. 2010. (Outra).

CURSO DE DIREITO INTERNACIONAL DOS CONFLITOS ARMADOS.A CONSTITUIÇÃO E A PROTEÇÃO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS. 2010. (Outra).

Curso de Estudos de Política e Estratégia (CEPE) - ADESG / Rj.O Brasil e o Panorama Geopolítico Mundial. 2010. (Outra).

Curso de Gestão de Recursos de Defesa.Centros Mundiais de Poder. 2010. (Outra).

INTEGRAÇÃO E COOPERAÇÃO NO ESPAÇO SULAMERICANO.A ESTRATÉGIA DE COOPERAÇÃO E DESAFIOS NO ESPAÇO SULAMERICANO. 2010. (Seminário).

XXXVI CURSO DE ESTUDOS DE POLÍTICA E ESTRATÉGIA - CEPE.O BRASIL E O PANORAMA GEOPLÍTICO MUNDIAL. 2010. (Outra).

GEOPOLÍTICA E DIREITO INTERNACIONAL.Constituição Estratégica. 2009. (Seminário).

I CONGRESSO DE CIÊNCIAS MILITARES. A nova ordem mundial na era pós-bipolar. 2009. (Congresso).

I SEMINÁRIO DE GEOPOLÍTICA E ESTRATÉGIA GENERAL CARLOS DE MEIRA MATTOS.UMA NOVA VISÃO GEOPOLÍTICA APONTADA PARA O PRESENTE E FUTURO: GEODIREITO. 2009. (Seminário).

VIII ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS ESTRATÉGICOS.Elementos para uma geopolítica brasileira no século XXI. 2009. (Encontro).

A NOVA HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL.A dogmática pós-positivista e o neoconstitucionalismo. 2008. (Seminário).

VII ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS ESTRATÉGICOS.O geodireito e os centros mundiais de poder. 2008. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Nathália de Oliveira Souza

BEIRAO, A. P.; ZANELLA, T. V.;GÓES, Guilherme Sandoval. ?A regulação do mercado de reciclagem de embarcações sob a ótica da soberania no direito internacional. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Estudos Marítimos) - Escola de Guerra Naval.

Aluno: Andrew Fernandes Farias

GÓES, Guilherme Sandoval; JASPER, Flavio Neri Hadmann; MESQUITA, Ivan de; CABRAL, S.. Defesa Aeroespacial e Abate de Aeronaves: uma análise político-jurídica. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Aeroespaciais) - Universidade da Força Aérea.

Aluno: General Amauri Pereira Leite

FIGUEIREDO, E. L.; ROCHA, M.;GÓES, Guilherme Sandoval. O projeto piloto do Sistema integrado de Monitoramento de fronteiras (2012-2016). 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos da defesa e da Segurança) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Alessandra Veríssimo Lima Santos

TELLES, M. M.; FONSECA, M. V. R.;GÓES, Guilherme Sandoval. O estudo da inteligência cultural e a formação do oficial da Academia da Força Aérea: Uma questão estratégica. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Aeroespaciais) - Universidade da Força Aérea.

Aluno: Matheus Fraga Lopes

BEIRÃO, André Panno; ALMEIDA, Francisco Eduardo Alves de;GÓES, Guilherme Sandoval. Regulação internacional e concessão de bandeiras às embarcações: uma análise à luz da segurança marítima. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Estudos Marítimos) - Escola de Guerra Naval.

Aluno: Estefânia de Oliveira Gonçalves

GÓES, Guilherme Sandoval; MELLO, C. M.; GAIO JUNIOR, Antônio Pereira. A judicialização da política na concretização dos direitos fundamentais sociais. 2016. Dissertação (Mestrado em Hermenêutica e Direitos Fundamentais) - Universidade Presidente Antônio Carlos.

Aluno: Alessandra Veríssimo Lima Santos

TELLES, M. M.; FONSECA, M. V. R.;GÓES, Guilherme Sandoval. O ESTUDO DA INTELIGÊNCIA CULTURAL E A FORMAÇÃO DO OFICIAL DA ACADEMIA DA FORÇA AÉREA: uma questão estratégica. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Aeroespaciais) - Universidade da Força Aérea.

Aluno: Maria Cláudia de Jesus Machado

SILVA, M. C. B. R.;GÓES, Guilherme Sandoval; BARRADAS, J. S.; SILVA, A. C. E.. Ensino de Espanhol e suas implicações para a cooperação militar na América do Sul: percepções, cultura e identidade. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Aeroespaciais) - Universidade da Força Aérea.

Aluno: Wagner da Silva Reis

MORE, R. F.;GÓES, Guilherme Sandoval; CORREA, C. R.; ALMEIDA, N. N.. A exploração dos fundos oceânicos além da jurisdição nacional:um estudo de caso. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Estudos Marítimos) - Escola de Guerra Naval.

Aluno: Renato Augusto de Alcântara Philippini

SILVA, A. C. E.;GÓES, Guilherme Sandoval; COSTA, R. P.. FORÇA AÉREA BRASILEIRA: MULHERES, PAZ E SEGURANÇA. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Aeroespaciais) - Universidade da Força Aérea.

Aluno: Marcelo de Lima Pinheiro

FARIAS JUNIOR, A.; FREIRE, L. T.; FONSECA, O. A.;GÓES, Guilherme Sandoval. Poder aeroespacial e tráfego aéreo: impactos da implementação de projetos de Navegação Baseada em Performance. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Aeroespaciais) - Universidade da Força Aérea.

Aluno: Soraya Fonteneles de Menezes

BEIRÃO, André Panno;GÓES, Guilherme Sandoval; MOURA, J. A. A.. A territorialização do mar no século XXI: a estratégia marítima da república popular da China na ásia-Pacífico à luz do direito do mar. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Estudos Marítimos) - Escola de Guerra Naval.

Aluno: Christiane Schneiski

MENDONCA, J. V. S.; CYRIL, C. E.;GÓES, Guilherme Sandoval. Modulação dos efeitos temporais da decisão de inconstitucionalidade: uma abertura legislativa para a judicialização da política e o ativismo judicial. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direito) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: Ana Cristina Willerman Flores

IORIO FILHO, R. M.;GÓES, Guilherme Sandoval; NUNES, C. R. P.. A trajetória do desenvolvimento sustentável na sociedade de consumo. 2014. Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Mariana de Freitas Rassga

PEREIRA, Antonio Celso Alves; VILLAS BOAS, P. H.;GÓES, Guilherme Sandoval. A supralegalidade da convenção da Haia sobre os aspectos civis do sequestro internacional de crianças. 2013. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Gama Filho.

Aluno: MARIANA DE FREITAS RASGA

PEREIRA, Antonio Celso Alves; MELLO, C. M.;GÓES, Guilherme Sandoval; PEREIRA, J. E. A.. Direitos Humanos em Tempo de Crise: O Controle de Convencionalidade como Mecanismo de Salvaguarda da Dignidade Humana. 2020. Tese (Doutorado em doutorado) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: Daniel Henrique Galileu Severino de Lima Bezerra Cabral

SILVA, L. P.;GÓES, Guilherme Sandoval; TUBINO, M. F. A.; SIMOES, M.; FORTUNATO, R. A.. A gestão sustentável da pesca diante do cenário geopolítico global: uma contribuição para a oceanopolítica brasileira.. 2019. Tese (Doutorado em Doutorado) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Giovanni Latfalla

FERREIRA, L. P.; WEBER, R. B.;GÓES, Guilherme Sandoval; ADEODATO, B. F. E. S.; VELASCO JUNIOR, P. A. M.; SILVA, F. C. T.. Relações militares Brasil/Estados Unidos - 1939/943. 2016. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Aluno: Paulo Roberto Batista

MOREIRA, S. B.; SANTOS, P. P.; MACHADO, J. M. P.;GÓES, Guilherme Sandoval; CASTRO, R. V.. Poder aeroespacial - Defesa e Segurança: Imperativos constitucionais e as questões internacionais controversas. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências Aeroespaciais) - Universidade da Força Aérea.

Aluno: Rony Prudente Cavalcante

FIGUEIREDO, E. L.;GÓES, Guilherme Sandoval; HEYE, T. F.; ALMEIDA, Francisco Eduardo Alves de; JUAREZ, M. A. G.. O processo de integração da Amazônia: uma análise do papel do Exército Brasileiro.. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Daniela Duque Estrada

PEREIRA, Antonio Celso Alves; MELLO, C. M.;GÓES, Guilherme Sandoval. Assimetria Informacional e os crimes no mercado de capitais.. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em doutorado) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: MARIANA DE FREITAS RASGA

PEREIRA, Antonio Celso Alves; MELLO, C. M.;GÓES, Guilherme Sandoval. Direitos Humanos em Tempo de Crise: O Controle de Convencionalidade como Mecanismo de Salvaguarda da Dignidade Humana. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em doutorado) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: Andrew Fernandes Farias

GÓES, Guilherme Sandoval; CORTINHAS, J. S.; MESQUITA, Ivan de; JASPER, Flavio Neri Hadmann. Defesa aeroespacial e abate de aeronaves: uma análise jurídica. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ciências Aeroespaciais) - Universidade da Força Aérea.

Aluno: Bruno Ferraz Nobre

GÓES, Guilherme Sandoval; MESQUITA, Ivan de; SILVA, L. F. P.. Zonas livresde controle de tráfego: um panorama sobre a responsabilidade civil do Estado. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ciências Aeroespaciais) - Universidade da Força Aérea.

Aluno: Webert Leandro Barreto da Silva

GÓES, Guilherme Sandoval; MESQUITA, Ivan de; SANTOS, P. P.. Aeronaves remotamente pilotadas no Brasil: normas legais em conflitos armados. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ciências Aeroespaciais) - Universidade da Força Aérea.

Aluno: Alessandra Veríssimo Lima Santos

TELLES, M. M.;GÓES, Guilherme Sandoval; FONSECA, M. V. R.; SILVA, E. S. O.. O estudo da inteligência cultural e a formação do oficial da academia da força aérea: uma questão estratégica. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ciências Aeroespaciais) - Universidade da Força Aérea.

Aluno: Maj Inf Arones Lima da Rosa

GÓES, Guilherme Sandoval. O exercício do poder de polícia pelo Exército Brasileiro nas Operações de Apoio a Órgãos Governamentais no Rio de Janeiro. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIAS MILITARES) - Escola de Comando e Estado Maior do Exército.

Aluno: Estefânia de Oliveira Gonçalves

MELLO, C. M.;GÓES, Guilherme Sandoval; GAIO JUNIOR, Antônio Pereira. A judicialização da Política na Concretização dos Direitos Fundamentais. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Hermenêutica e Direitos Fundamentais) - Universidade Presidente Antônio Carlos.

Aluno: Marcelo de Lima Pinheiro

FARIAS JUNIOR, A.; FREIRE, L. T.; FONSECA, O. A.;GÓES, Guilherme Sandoval; DEONISIO, C. C. C.. Controle de tráfego aéreo no Brasil: Impactos da cultura organizacional no gerenciamento de projetos de navegação baseada em performance. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ciências Aeroespaciais) - Universidade da Força Aérea.

Aluno: Renato Augusto de Alcântara Philippini

SILVA, A. C. E.;GÓES, Guilherme Sandoval; OLIVEIRA, B. M.. A legislação referente à participação de militares da Força Aérea Brasileira em Operações de Paz, sob a ótica das resoluções do Conselho de Segurança. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ciências Aeroespaciais) - Universidade da Força Aérea.

Aluno: Maria Cláudia de Jesus Machado

SILVA, M. C. B. R.;GÓES, Guilherme Sandoval; BARRADAS, J. S.; SILVA, A. C. E.. Integração e Cooperação Militar na América do Sul: a lingua espanhola e a questão identitária. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ciências Aeroespaciais) - Universidade da Força Aérea.

Aluno: Érika Rigotti Furtado

GÓES, Guilherme Sandoval. O alcance das normas do tribunal penal internacional quanto às hipóteses de emprego do poder aéreo brasileiro. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ciências Aeroespaciais) - Universidade da Força Aérea.

Aluno: Camila Rita Frez de Miranda Fortes

PAIVA, R. M. Z.; MARTINS, V.;GÓES, Guilherme Sandoval. Uma análise do tempo máximo da medida socioeducativa de internação à luz do projeto de lei n 2169/2019: plantar flores para sufocar canhões.. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Direito Especial da Criança e do Adolescente) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcelo Marinho Simas

GÓES, Guilherme Sandoval; CAMARA, A.. A reconfiguração da ordem energética mundial e seus impactos geopolíticos no Brasil. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (C) - Escola Superior de Guerra.

Aluno: Promotora de Justiça Márcia Haydée Porto de Carvalho

GÓES, Guilherme Sandoval. A importância do desenvolvimento nacional na jurisprudência do STF: Estudo de casos. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (C) - Escola Superior de Guerra.

Aluno: Desembargador do Trabalho Alvaro Luiz Carvalho Moreira

GÓES, Guilherme Sandoval. A reforma trabalhista e suas consequências para o desenvolvimento e segurança das relações sociais no Brasil.. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (C) - Escola Superior de Guerra.

Aluno: Maria Rosana Mascarenhas Teixeira

GÓES, Guilherme Sandoval; LOPES, G.. Interferência Externa: um conceito em análise. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (C) - Escola Superior de Guerra.

Aluno: Procuradora Federal Laís Fraga Kauss

GÓES, Guilherme Sandoval; LAMEIRAS, Fortunato Lobo; COSTA, Lara Denise Góes da; Correa, Fernanda das Graças. A tecnologia como substituta da ação humana: dilemas do mundo jurídico. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia) - Escola Superior de Guerra.

Aluno: Promotor de Justiça Luciano Alessandro Winck Gallicchio

GÓES, Guilherme Sandoval; CORREA, Fernada das Graças; KALIL, Mariana. Segurança Jurídica e o Princípio Constitucional da Independência Funcional dos Membros do Ministério Público. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia) - Escola Superior de Guerra.

Aluno: Andréa de Penteado Fava

VIANNA, L. M. C.;GÓES, Guilherme Sandoval; LAMEIRAS, Fortunato Lobo. A cooptação de crianças e adolescentes pelas organizações criminosas e os desafios para o poder nacional. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia) - Escola Superior de Guerra.

Aluno: Promotor de Justiça Paulo Celso Ramos dos Santos

GÓES, Guilherme Sandoval; CORREA, Fernada das Graças; KALIL, Mariana. O princípio constitucional da independência funcional e sua repercussão no planejamento estratégico do Ministério Público brasileiro. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia) - Escola Superior de Guerra.

Aluno: Juiza de Direito Admara Schneider Falante

GÓES, Guilherme Sandoval; COSTA, Lara Denise Góes da; Correa, Fernanda das Graças. Geopolítica e sustentabilidade. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia) - Escola Superior de Guerra.

Aluno: Fernanda Caraline de Almeida Carvalhal

GÓES, Guilherme Sandoval. Direito notarial e registral. Entraves à ordem constitucional. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Isabela Costeira Galvão

GÓES, Guilherme Sandoval; FETZNER, N. L. C.; OLIVEIRA, C. B.; IORIO FILHO, R. M.. ENSAIO PARA A PROPOSIÇÃO DE UMA EPISTEMOLOGIA HERME NÊUTICA, Se Deus morreu quem tem aconselhado Hermes?. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da Escola da Magistratura do Estado do Ri) - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Luciene Doria da Rocha

GÓES, Guilherme Sandoval; OLIVEIRA, C.B.; IORIO FILHO, R. M.. A DEMOCRACIA E O POVO: LIMITES AO ATIVISMO JUDICIAL BRASILEIRO A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DA CONSTITUIÇÃO DE 88. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da Escola da Magistratura do Estado do Ri) - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Izabella Carvalho Mathias de Paulo Waldofsky

OLIVEIRA, C.B.;GÓES, Guilherme Sandoval; IORIO FILHO, R. M.. EQUILÍBRIO ENTRE A PROTEÇÃO AOS DIREITOS AUTORAIS E O ACESSO À CULTURA DIANTE DO PROGRESSO TECNOLÓGICO. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da Escola da Magistratura do Estado do Ri) - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Alex Tavares

GÓES, Guilherme Sandoval; LIMA, Marcelo Machado da Costa; RASGA, M. F.. Singelas Notas sobre Ação Direta de Inconstitucionalidade. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação em Direito Constitucional) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Luiz Fernando de Castro

GÓES, Guilherme Sandoval; TAVARES, F. A. M.; CARVALHO, A.. Da análise do direito sucessório sob os influxos da constitucionalização do direito: o artigo 1790 do CC sob o crivo dos princípios da isonomia e da vedação do retrocesso. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação em Direito Constitucional) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Ricardo Luiz de Rezende Carraretto

GÓES, Guilherme Sandoval; MORENO, R.. Abstrativização do controle concreto de constitucionalidade no direito brasileiro. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação em Direito Constitucional) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Michell Nunes Midlej Maron

ALMEIDA, M. P.; HADDAD, L. F. S.;GÓES, Guilherme Sandoval. A nobreza de conduta erigida ao quilate de norma jurídica: Tu quoque, Brutus, fili me? Rio de Janeiro 2011. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da Escola da Magistratura do Estado do Ri) - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Fernando Bastos Camacho

GÓES, Guilherme Sandoval; DELGADO, A. P. T.; CARVALHO, A.. Os princípios constitucionais nas decisões do Supremo Tribunal Federal em matéria eleitoral. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação de Direito Constitucional (EAD)) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: MARCIA MASSAD DE LA RIVA

GÓES, Guilherme Sandoval; LIMA, Marcelo Machado da Costa; DELGADO, A. P. T.. A EFICACIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS NAS RELACOES PRIVADAS/ O REGIME DA SEPARACAO OBRIGATORIA DE BENS AOS MAIORES DE SESSENTA ANOS E OS PRINCIPIOS DA LIBERDADE E DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação em Direito Constitucional) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: HILÁRIO FELIX FAGUNDES FILHO

GÓES, Guilherme Sandoval; CANELLAS, A.; LIMA, Marcelo Machado da Costa. PATERNIDADE SÓCIO-AFETIVA. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação de Direito Constitucional (EAD)) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: ALESSANDRA BENTO COUTO

CANELLAS, A.; LIMA, Marcelo Machado da Costa;GÓES, Guilherme Sandoval. A ARGUIÇÃO DE DESCUMPRIMENTO DE PRECEITO FUNDAMENTAL E A LEI N 9.882/99. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação de Direito Constitucional (EAD)) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: ERIKA DE OLIVEIRA RABELO

LIMA, Marcelo Machado da Costa;GÓES, Guilherme Sandoval; CANELLAS, A.. NEOCONSTITUCIONALISMO E EFETIVIDADE DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS: ARMAS JUDICIAIS NA DEFESA DOS HIPOSSUFICIENTES. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação de Direito Constitucional (EAD)) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: BENJAMIM VILA NOVA JUNIOR

LIMA, Marcelo Machado da Costa;GÓES, Guilherme Sandoval; CANELLAS, A.. A DERROGAÇÃO DA PRISÃO DO DEPOSITÁRIO INFIEL: NO ORDENAMENTO INTERNO. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação de Direito Constitucional (EAD)) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: PAULO RAMON NASCIMENTO DE ALMEIDA

CANELLAS, A.;GÓES, Guilherme Sandoval; LIMA, Marcelo Machado da Costa. A EXTENSÃO DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR POR EQUIPARAÇÃO. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação de Direito Constitucional (EAD)) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: DULCE REGINA TEIXEIRA DE QUEIROZ DE FREITAS

GÓES, Guilherme Sandoval; IORIO FILHO, R. M.; CARVALHO, A.. CONSIDERAÇÕES SOBRE A LEI DE ANISTIA. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação de Direito Constitucional (EAD)) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Bruno Medrado dos Santos

IORIO FILHO, R. M.;GÓES, Guilherme Sandoval; CARVALHO, A.. O abuso de poder do agente Público e o princípio da separação de poderes. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação de Direito Constitucional (EAD)) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Ítalo Pinto da Silva

IORIO FILHO, R. M.;GÓES, Guilherme Sandoval; CARVALHO, A.. Judicialização da Política de Saúde. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação de Direito Constitucional (EAD)) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Flavia Barros de Araújo Janot de Mattos

LIMA, Marcelo Machado da Costa;GÓES, Guilherme Sandoval; CANELLAS, A.. Direito dos Idosos - Proteção Constitucional à 3ª Idade. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação de Direito Constitucional (EAD)) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: ROBSON RAMOS FARIA

CANELLAS, A.; LIMA, Marcelo Machado da Costa;GÓES, Guilherme Sandoval. PRINCÍPIO DA SEPARAÇÃO DOS PODERES E O ATIVISMO JUDICIAL. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação de Direito Constitucional (EAD)) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Anna Carolina Pereira Carvalho Valente

GÓES, Guilherme Sandoval; ECCAUD, Wilson T. C.. Da necessidade de alteração do rol do artigo 1015 do CPC diante das controvérsias existentes. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: William Spycher freiburghaus

GÓES, Guilherme Sandoval; ECCAUD, Wilson T. C.. A cobrança de quota associativa por associação de moradores a morador não-associado. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Nathalia Calixto de Carvalho

GÓES, Guilherme Sandoval; ECCAUD, Wilson T. C.. Alienação parental: aplicabilidade e seus efeitos no regime de guarda compartilhada de filhos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: gabriel Seraphim da Costa

GÓES, Guilherme Sandoval; LIMA, Marcelo Machado da Costa. O ativismo judicial e o supremo tribunal federal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Agda Ferreira de Sá

GÓES, Guilherme Sandoval; LIMA, Marcelo Machado da Costa. A descriminalização do aborto: Conflitos de direitos e princípios constitucionais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Ramiro José Cavalcante Guerreiro

GÓES, Guilherme Sandoval; ECCAUD, Wilson T. C.. As ferramentas de materialização do direito e sua adequação: a reparação do dano moral. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: RENATA DA ROCHA SANTOS

GÓES, Guilherme Sandoval; LIMA, Marcelo Machado da Costa; RASGA, M. F.. O DIREITO FUNDAMENTAL À EDUCAÇÃO COMO MEIO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: LUCAS RICARDO COSTA GONÇALVES

GÓES, Guilherme Sandoval; LIMA, Marcelo Machado da Costa; RASGA, M. F.. LIMITES HERMENÊUTICOS AO ATIVISMO JUDICIAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Fernando Maurício D'Imperio Teixeira

GÓES, Guilherme Sandoval; RASGA, M. F.; LIMA, Marcelo Machado da Costa. O PODER DISCRICIONÁRIO DO ESTADO E O CREDENCIAMENTO DAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS DE SAÚDE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: TALYS MARIANA N

GÓES, Guilherme Sandoval; RASGA, M. F.; LIMA, Marcelo Machado da Costa. GRECCO GONÇALVES.O ESTATUTO DE ROMA E SUA COMPATIBILIDADE COM A CONSTITUIÇÃO FEDERAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: LUIZA BELA BARTOLI GUIMARÃES

GÓES, Guilherme Sandoval; LIMA, Marcelo Machado da Costa; RASGA, M. F.. AÇÕES AFIRMATIVAS E INCONSTITUCIONALIDADE DAS COTAS RACIAIS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: LEONARDO ANTONIO MOREIRA ROCHA

GÓES, Guilherme Sandoval; LIMA, Marcelo Machado da Costa; RASGA, M. F.. A LEGALIDADE DO SERVIÇO DE TRANSPORTE PRIVADO INDIVIDUAL OFERTADO PELA EMPRESA UBER.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: MARILIA KLEM BATISTA

GÓES, Guilherme Sandoval; RASGA, M. F.; LIMA, Marcelo Machado da Costa. A CORRUPÇÃO E A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Raquel Jorge do Vale

SOUZA., A. L. E.; LIMA, Marcelo Machado da Costa;GÓES, Guilherme Sandoval. A coordenação no sistema de saúde brasileiro : análise à luz dos direitos fundamentais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Paola Simões Araújo dos Santos

GÓES, Guilherme Sandoval; LIMA, Marcelo Machado da Costa; SOUZA., A. L. E.. O status hierárquico dos tratados de direitos humanos no ordenamento jurídico brasileiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Thais de Souza Rosa Oliveira

LIMA, Marcelo Machado da Costa;GÓES, Guilherme Sandoval; RASGA, M. F.. Direito do mar: os impactos causados pela falta de governança do alto-mar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: AMANDA DA C

GÓES, Guilherme Sandoval; LIMA, Marcelo Machado da Costa; GARCIA, E.. Gatto.Delimitação judicial do Direito à Saúde. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Andrea Simonato Caldas

GÓES, Guilherme Sandoval; LIMA, Marcelo Machado da Costa; GARCIA, E.. A prática da eutanásia, distanásia e ortotanásia sob a ótica do princípio da dignidade humana e o direito à vida. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Daniel Ayres G

GÓES, Guilherme Sandoval; GARCIA, E.; LIMA, Marcelo Machado da Costa. Rocha.A técnica da ponderação de interesses para dirimir conflitos entre princípios constitucionais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Henrique Rodrigues de Melo

BARCELLOS, A. P. G.; PAIVA, R. M. Z.;GÓES, Guilherme Sandoval. As omissões legislativas inconstitucionais e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Cecília Silva Cavalcante Siqueira

GÓES, Guilherme Sandoval; OLIVEIRA, C. M. B.. Lei Maria da Penha e a aplicação no direito penal militar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

GÓES, Guilherme Sandoval; LOURENCAO, H.; SILVA, E. S. O.; SILVA, M. C. B. R.. Concurso Público Processo Seletivo Aluno Mestrado Profissional da UNIFA. 2019. Universidade da Força Aérea.

GÓES, Guilherme Sandoval; FERNADES, L.; BRICK, E.. Concurso Público Processo Seletivo Aluno Mestrado Acadêmico em Segurança Internacional e Defesa da ESG. 2019. Escola Superior de Guerra.

GÓES, Guilherme Sandoval; JASPER, Flavio Neri Hadmann; MESQUITA, Ivan de. Concurso Público Processo Seletivo Aluno Mestrado Profissional da UNIFA. 2018. Universidade da Força Aérea.

GÓES, Guilherme Sandoval; SILVA, Antonio Ruy de Almeira; BRICK, Eduardo Siqueira; SANTOS, Marcos Cardoso dos; SILVA, Cristiane Dias Pontes da. Concurso Público Curso de Pós-Graduação em Segurança Internacional e Defesa (CPGSID) da Escola Superior de Guerra. 2017. Escola Superior de Guerra.

GÓES, Guilherme Sandoval; MESQUITA, Ivan de. Concurso Público Aluno Regular Curso de Mestrado Profissional da UNIFA. 2017. Universidade da Força Aérea.

BEIRÃO, André Panno;GÓES, Guilherme Sandoval; ESTEVES, A. M.. Concurso Público Professor Adjunto Federal Direito da Escola de Guerra Naval. 2017. Escola de Guerra Naval.

GÓES, Guilherme Sandoval; COSTA, D.; MEDEIROS, S. E.. Concurso Público para Magistério Superior Federal da Escola Superior de Guerra. 2017. Escola Superior de Guerra.

GÓES, Guilherme Sandoval; COSTA, D.; MEDEIROS, S. E.. Banca de Concurso Público - Docência Superior. 2017. Escola Superior de Guerra.

BEIRÃO, André Panno;GÓES, Guilherme Sandoval; ESTEVES, A. M.. Avaliação das provas didáticas e de Títulos do Concurso Público para Professor do Magistério Superior. 2017. Escola de Guerra Naval.

GÓES, Guilherme Sandoval; MESQUITA, Ivan de. Concurso Público Aluno Regular Mestrado Prissional em Ciências Aeroespaciais da UNIFA(PPGCA). 2016. Universidade da Força Aérea.

FONSECA, M. V. R.; KNUST, J.; ROVINA, D.P.M.; SOUZA, N.;GÓES, Guilherme Sandoval; SPILLER, E.; AZEVEDO, R.. Comissão de Avaliação e acompanhamento de processo seletivo de servidores públicos federais para cadastro de instrutores da ESG. 2015. Escola Superior de Guerra.

GÓES, Guilherme Sandoval; MESQUITA, Ivan de. Membro Titular das Bancas Examinadoras do Processo Seletivo para Aluno Regular do Curso de Mestrado Profissional da UNIFA. 2015. Universidade da Força Aérea.

GÓES, Guilherme Sandoval; MESQUITA, Ivan de. Membro das Bancas Examinadoras do Processo Seletivo para Aluno Regular do Curso de Mestrado Profissional da UNIFA. 2014. Universidade da Força Aérea.

GÓES, Guilherme Sandoval. VI CONCURSO INTERNO NACIONAL DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E PROJETOS DE EXTENSÃO DA UNESA. 2013. Universidade Estácio de Sá.

GÓES, Guilherme Sandoval. BANCAS DE ENTREVISTA DO PROCESSO SELETIVO PARA O MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS AEROESPACIAIS. 2013. Universidade da Força Aérea.

GÓES, Guilherme Sandoval. II CONCURSO DE ENSAIO. 2012.

GÓES, Guilherme Sandoval. V CONCURSO INTERNO NACIONAL DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E PROJETOS DE EXTENSÃO. 2012.

GÓES, Guilherme Sandoval. IV CONCURSO INTERNO NACIONAL DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E PROJETOS DE EXTENSÃO. 2011.

GÓES, Guilherme Sandoval; GARCIA, E.; LIMA, Marcelo Machado da Costa. XXVII Exame de Ordem Unificado do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. 2019. Fundação Getúlio Vargas.

GÓES, Guilherme Sandoval; GARCIA, E.; LIMA, Marcelo Machado da Costa. XXVIII Exame de Ordem Unificado do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. 2019. Fundação Getúlio Vargas.

GÓES, Guilherme Sandoval; GARCIA, E.; LIMA, Marcelo Machado da Costa. XXIX Exame de Ordem Unificado do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. 2019. Fundação Getúlio Vargas.

GÓES, Guilherme Sandoval; GARCIA, E.; LIMA, Marcelo Machado da Costa. XXIV Exame de Ordem Unificado do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. 2018. Fundação Getúlio Vargas.

GÓES, Guilherme Sandoval; GARCIA, E.; LIMA, Marcelo Machado da Costa. XXV Exame de Ordem Unificado do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. 2018. Fundação Getúlio Vargas.

GARCIA, E.; LIMA, Marcelo Machado da Costa;GÓES, Guilherme Sandoval. XXVI Exame de Ordem Unificado do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. 2018. Fundação Getúlio Vargas.

GÓES, Guilherme Sandoval. Classificação de Produção Técnica da área de Ciência Política e Relações Internacionais da CAPES. 2017. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

GARCIA, E.; LIMA, Marcelo Machado da Costa;GÓES, Guilherme Sandoval. XXII Exame de Ordem Unificado do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. 2017. Fundação Getúlio Vargas.

GÓES, Guilherme Sandoval; GARCIA, E.; LIMA, Marcelo Machado da Costa. XXIII Exame de Ordem Unificado do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. 2017. Fundação Getúlio Vargas.

GÓES, Guilherme Sandoval; DIAS, M.; BEIRÃO, André Panno; MEDEIROS, S. E.; ROCHA, M.; VALENCA, M.; LESKE, A.; BUARQUE, C.; KENKEL, K.; SANTORO, M.. Avaliação Quadrienal de Cursos de Ciência Política e Relações Internacionais da CAPES. 2017. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

GÓES, Guilherme Sandoval; LIMA, Marcelo Machado da Costa; IORIO FILHO, R. M.; MACHADO, J.. XIX Exame de Ordem Unificado do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.. 2016. Fundação Getúlio Vargas.

LIMA, Marcelo Machado da Costa;GÓES, Guilherme Sandoval; MACHADO, J.. XXI Exame de Ordem Unificado do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.. 2016. Fundação Getúlio Vargas.

GARCIA, E.;GÓES, Guilherme Sandoval; LIMA, Marcelo Machado da Costa. XX Exame de Ordem Unificado do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. 2016. Fundação Getúlio Vargas.

GARCIA, E.; LIMA, Marcelo Machado da Costa;GÓES, Guilherme Sandoval. XVI Exame de Ordem Unificado do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. 2015. Fundação Getúlio Vargas.

GARCIA, E.; LIMA, Marcelo Machado da Costa;GÓES, Guilherme Sandoval. XVII Exame de Ordem Unificado do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. 2015. Fundação Getúlio Vargas.

GARCIA, E.; LIMA, Marcelo Machado da Costa;GÓES, Guilherme Sandoval; IORIO FILHO, R. M.. XVIII Exame de Ordem Unificado do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. 2015. Fundação Getúlio Vargas.

GÓES, Guilherme Sandoval. Corpo Editorial do XI Seminário de Pesquisa da Estácio. 2019. Universidade Estácio de Sá.

SPILLER, E.;GÓES, Guilherme Sandoval; FONSECA, M. V. R.. Banca de Avaliação do Processo Seletivo Simplificado n. 02-2018 da Empresa Pública AMAZÕNIA AZUL TECNOLOGIAS DE DEFESA S.A. -AMAZUL. 2018. Amazônia Azul Tecnologias de Defesa.

GÓES, Guilherme Sandoval. Corpo Editorial do X Seminário de Pesquisa da Estácio. 2018. Universidade Estácio de Sá.

FONSECA, M. V. R.;GÓES, Guilherme Sandoval; BEIRÃO, André Panno. Banca de Avaliação do Processo Seletivo Simplificado n. 01-2017 da Empresa Pública AMAZÕNIA AZUL TECNOLOGIAS DE DEFESA S.A. -AMAZUL. 2017. Amazônia Azul Tecnologias de Defesa.

GÓES, Guilherme Sandoval. Comissão de Avaliação da Décima Edição do Concurso de Produção Científica, Projetos de Extensão e Ensaio. 2017. Universidade Estácio de Sá.

GÓES, Guilherme Sandoval; RASGA, M. F.; DELGADO, A. P. T.. Processo seletivo para professor do programa de pós-graduação em direito da UNESA. 2015. Universidade Estácio de Sá.

GÓES, Guilherme Sandoval. Comissão Permanente de Avaliação dos Trabalhos de Conclusão de Curso Pós-graduação. 2015. Escola Superior de Guerra.

GÓES, Guilherme Sandoval. VII CONCURSO INTERNO NACIONAL DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E PROJETOS DE EXTENSÃO DA UNESA. 2014. Universidade Estácio de Sá.

IORIO FILHO, R. M.;GÓES, Guilherme Sandoval; VARGAS, H. M.. Concurso para Seleção de Docentes de Ciência Política, Direito Constitucional e Jurisdição Constitucional.. 2011. Universidade Estácio de Sá.

GÓES, Guilherme Sandoval. Quarta Edição do Concurso de Teses sobre Defesa Nacional. 2010. Secretaria de Ensino, Mobilização, Logística, Ci~encia e Tecnologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Severino Bezerra Cabral Filho

CABRAL FILHO, S. B.; BARROSO, Luís Robero; BACELLOS, Ana Paula Gonçalves Pereira de. Neoconstitucionalismo e Estado pós-social: elementos para dogmática pós-positiva.. 2006. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Adilson Rodrigues Pires

PIRES, Adilson RodriguesPEREIRA, Antonio Celso AlvesPEREIRA, João Eduardo AlvesCABRAL FILHO, Severino BezerraMELLO, Cleyson de Moraes. O Geodireito e a Ordem Jurídica Internacional na Era Pós-Social. 2009. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Direito) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Luis Roberto Barroso

BARROSO, L. R.. Neoconstitucionalismo e Estado pós-social: elementos para uma dogmática pós-positiva. 2006. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Cleyson de Moraes Mello

MELLO, Cleyson de Moraes; PEREIRA, J. E. A.; CABRAL FILHO, S. B.; Antonio Celso Alves Pereira; PIRES, A. R.. O Geodireito e a Ordem Jurídica Internacional na era Pós-Social. 2009. Tese (Doutorado em Direito) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Antônio Celso Alves Pereira

PEREIRA, A. C. A.; PIRES, A. R.;PEREIRA, João Eduardo Alves; FILHO, S. B. C.; MELLO, C. M.. O Geodireito e a ordem internacional na era pós-social. 2009. Tese (Doutorado em Curso de Mestrado e Doutorado da UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Bernardo Salgado Rodrigues

Em Defesa do Eldorado: Disputa Internacional Pela Amazônia Brasileira; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Segurança Internacional e Defesa) - Escola Superior de Guerra; (Orientador);

Clara Sanchez

A geoestratégia da contenção e seus impactos para o Brasil; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Segurança Internacional e Defesa) - Escola Superior de Guerra; (Orientador);

Roberto Rodrigues Gomes Junior

a estratégia do lobo solitário; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ciências Aeroespaciais) - Universidade da Força Aérea; (Orientador);

Carlos Alberto Rattmann

Direito internacionalhumanitário: O emprego do poder aéreo em conflitos armados; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ciências Aeroespaciais) - Universidade da Força Aérea; (Orientador);

Bruno Ferraz Nobre

SIPAM/SIVAM: Uma análise sobre as consequências da falta de integração dos órgãos civis governamentais e o imapcto para a segurança e defesa nacionais; VERNAMENTAIS E O IMPACTO PARA A SEGURANÇA E DEFESA NACIONAIS; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ciências Aeroespaciais) - Universidade da Força Aérea; (Coorientador);

Juiz Vitor Manoel Sabino Xavier Bizerra

Ciber espaço: uma visão suprageográfica da ilha de poder Mackinderiana no século XXI; Início: 2018; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Defesa e Segurança Internacional) - Escola Superior de Guerra; (Orientador);

Andrew Fernandes Farias

Defesa aeroespacial e abate de aeronaves: uma análise político-jurídica; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Aeroespaciais) - Universidade da Força Aérea,; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Érika Rigotti Furtado

O alcance das normas do tribunal penal internacional quanto às hipóteses de emprego do poder aéreo brasileiro; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciências Aeroespaciais) - Universidade da Força Aérea,; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Promotora de Justiça Márcia Haydée Porto de Carvalho

A importância do desenvolvimento nacional na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal: Estudo de casos; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (C) - Escola Superior de Guerra; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Marcelo Marinho Simas

A reconfiguração da ordem energética mundial e seus impactos geopolíticos no Brasil; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (C) - Escola Superior de Guerra; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Maria Rosana Mascarenhas Teixeira

Interferência Externa: um conceito em análise; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (C) - Escola Superior de Guerra; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Desembargador do Trabalho Alvaro Luiz Carvalho Moreira

A reforma trabalhista e suas consequências para o desenvolvimento e segurança das relações sociais no Brasil; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (C) - Escola Superior de Guerra; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Livia nascimento Tinoco

INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA NO PROCESSO DECISÓRIO DO PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA: PROPOSTA E JUSTIFICATIVA DE IMPLEMENTAÇÃO; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Superior de Inteligência Estratégica; ) - Escola Superior de Guerra; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Promotor de Justiça Paulo Celso Ramos dos Santos

O princípio constitucional da independência funcional e sua repercussão no planejamento estratégico do Ministério Público brasileiro; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (C) - Escola Superior de Guerra; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Juiza de Direito Admara Schneider Falante

Geopolítica e sustentabilidade; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (C) - Escola Superior de Guerra; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Promotor de Justiça Luciano Alessandro Winck Gallicchio

Segurança Jurídica e o Princípio Constitucional da Independência Funcional dos Membros do Ministério Público; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (C) - Escola Superior de Guerra; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Marcio Fernando Bouças Laranjeira

A INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA NO ASSESSORAMENTO JURÍDICO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA PARA A CONDUÇÃO DA POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO SUPERIOR DE INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA) - Escola Superior de Guerra; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Procurador da República RENATO SILVA DE OLIVEIRA

CORRUPÇÃO E COMPLIANCE EM EMPRESAS ESTRATÉGICAS: a lei norte-americana anticorrupção no exterior (foreign corrupt practices act - FCPA); 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia) - Escola Superior de Guerra; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Advogada da União VIVIANE ALFRADIQUE MARTINS DE FIGUEIREDO M

ADMINISTRAÇÃO CONSENSUAL: UM CAMINHO PARA A QUEBRA DO PARADIGMA DA JUDICIALIZAÇÃO; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia) - Escola Superior de Guerra; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Alte SÉRGIO LUCAS DA SILVA

O ATLÂNTICO SUL E A ÁFRICA COMO VIA DE INSERÇÃO GLOBAL DO BRASIL; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia) - Escola Superior de Guerra; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Cristiane Arigoni Braga da Silva

Filh@ de pres@ presinh@ é? A questãio do direito à visitação e convivência dos pais privados de liberdade versus o direito da criança e do adolescente pelo olhar do princípio do melhor interesse; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Direito Especial da Criança e do Adolescente) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Angela Maria de Abreu

Os desafios da ressocialização de adolescentes; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Direito Especial da Criança e do Adolescente) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Desembargadora SÔNIA MARIA SCHMITZ

A Justiça sem título; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia) - Escola Superior de Guerra; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Anderson Soares Madeira

Aumento de receitas através da concessão de incentivos fiscais e fixação de percentual orçamentário ao Ministério da Defesa; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia) - Escola Superior de Guerra; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Leonardo Possidonio Domingos

Modelo capitalista brasileiro, direitos e políticas públicas de proteção da criança e do adolescente; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Direito Especial da Criança e do Adolescente) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Promotora de Justiça ANABELLE MACEDO SILVA

Panorama da ?Judicialização? do direito fundamental à saúde pública em ações e inquéritos civis públicos; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia) - Escola Superior de Guerra; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Oficial da Alemanha VOLKER FRITZ MARTIN

A União Europeia: Política de segurança e desafios estratégicos do século XXI; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia) - Escola Superior de Guerra; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Gabriel Rodrigues Miceli

Responsabilidade Civil do Estado na Segurança Pública: Incursões em Comunidades Carentes; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da Escola da Magistratura do Estado do RJ) - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Bruno Francisco Pires Lopes de Barros

Uma análise crítica da Lei 12; 734 de 2012; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da Escola da Magistratura do Estado do RJ) - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Marcos Rodrigo Silva Santos

A Constitucionalidade das Cotas Raciais; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da Escola da Magistratura do Estado do Ri) - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Mariane Vargas da Silva

Ativismo na Corte Constitucional Colombiana e a figura do ?Estado de Coisa Inconstitucional?; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da Escola da Magistratura do Estado do Ri) - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Juliana Albuquerque Mendes de Moraes

A nova detração na sentença penal condenatória; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da Escola da Magistratura do Estado do Ri) - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Leonardo Julião Bernardino

A possibilidade de fixação de valor indenizatório mínimo pelo juízo criminal ? análise do inciso IV do art; 387 do Código de Processo Penal, com redação determinada pela Lei n; 11; 719/2008; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da Escola da Magistratura do Estado do Ri) - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Eduardo Ligiero Rocha

As decisões do Poder Judiciário e as suas influências nas políticas públicas; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da Escola da Magistratura do Estado do Ri) - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

GUILHERME BECKER ATHERINO

A controvérsia acerca do poder investigatório do Ministério Público, à luz da doutrina e da jurisprudência dos Tribunais Superiores; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da Escola da Magistratura do Estado do Ri) - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Lívia Corrêa Batista Guimarães

O uso da prova ilícita no campo do Direito de Família; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da Escola da Magistratura do Estado do Ri) - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Desembargador do Trabalho Theocrito dos Santos Filho

A terceirização no serviço público e a defesa nacional; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia Mi) - Escola Superior de Guerra; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Isabela Costeira Galvão

Ensaio para a proposição de uma epistemologia hermenêutica, Se Deus morreu quem tem aconselhado Hermes?; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Preparação para a magistratura) - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

LEONARDO EL-AMME SOUZA E SILVA DA CUNHA

Aspectos controvertidos do dano moral punitivo-pedagógico; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da Escola da Magistratura do Estado do RJ) - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

GUILHERME SABBAGH LOURES VIEIRA

Delação Premiada; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da Escola da Magistratura do Estado do Ri) - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

CLÁUDIA MÁRCIA DE SOUZA PONTES FONTELES

A importação da teoria dos precedentes e sua eficácia no sistema jurídico brasileiro; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da Escola da Magistratura do Estado do Ri) - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

João Batista de Souza Filho

A antecipação dos efeitos da tutela contra a Fazenda Pública; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da Escola da Magistratura do Estado do Ri) - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Isabel Cristina Albinante

O Princípio da Fungibilidade Recursal e seus Efeitos no Ordenamento Jurídico; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da Escola da Magistratura do Estado do Ri) - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Marcela Barbosa Perrotta Cavalcanti

A possibilidade de aceitação do seguro-garantia como meio de garantir a execução fiscal; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da Escola da Magistratura do Estado do Ri) - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

URSULA MAIA DE ARAUJO

Da responsabilidade penal de pessoas jurídicas à luz do Substitutivo do Projeto de lei do Senado n; 226/12 - Projeto do Novo Código Penal; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da Escola da Magistratura do Estado do Ri) - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Gustavo Nehls Pinheiro

Possibilidade de a Pessoa Jurídica figurar como Suj Possibilidade de a Pessoa Jurídica figurar como Sujeito Passivo do Crime de Difamação; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da Escola da Magistratura do Estado do Ri) - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Juíza Federal do TRF 2ª Reg Frana Elizabeth Mendes

Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas: Um instrumento de efetivação à Justiça Social; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (C) - Escola Superior de Guerra; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Desembargador do Trabalho do TRT 1ª Região Marcos de Oliv

O fim do imposto sindical compulsório como fator de maior representatividade sindical dos trabalhadores no Brasil; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (C) - Escola Superior de Guerra; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Izabella Carvalho Mathias de Paulo Waldofsky

Equilíbrio entre a proteção aos direitos autorais e o acesso à cultura, diante do progresso tecnológico; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Preparação para a magistratura) - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Luciene Doria da Rocha

A democracia e o povo: limites ao ativismo judicial brasileiro a partir da experiência da lei da "ficha limpa" (LC 135/10); 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Preparação para a magistratura) - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Letícia Badini Martins Halfeld

Novo Código Florestal - uma análise constitucional sob a ótica do princípio da vedação ao retrocesso; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da Escola da Magistratura do Estado do RJ) - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Cristiano Moraes da Silva

Da prova ilícita: sua influência no ato de julgar; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da Escola da Magistratura do Estado do Ri) - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Cristiano Campos Babo

Os Reflexos das Demandas Coletivas para a Efetividade da Prestação Jurisdicional na Tutela dos Interesses Individuais nas Relações de Consumo; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da Escola da Magistratura do Estado do Ri) - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Talissa Camara Tinoco de Siqueira

Aspectos controvertidos do cumprimento da sentença com o advento da Lei n; 11; 232/2005; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da Escola da Magistratura do Estado do Ri) - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Juíza Juliana Bessa Ferraz Krykhtine

A logística nacional na era da segurança estratégica; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Logística e Mobilização) - Escola Superior de Guerra; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Juíza Mirella Correia de Miranda Alcântara Pereira

Capacitação do país para realizar as atividades de mobilização nacional; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Logística e Mobilização) - Escola Superior de Guerra; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Juíza Viviane Alonso Alkimim

As novas tendências do direito administrativo, sua vinculação à juridicidade e aos direitos fundamentais e um breve parorama sobre o papel regulador do estado; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia) - Escola Superior de Guerra; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Carlos Eduardo Cabral Pinheiro Moskovics

A Inversão do Ônus da Prova nas Relações de Consumo; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da Escola da Magistratura do Estado do Ri) - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Izabel Cristina Rosa dos Santos

A Responsabilidade Civil das Instituições Financeiras pela Inscrição Indevida do Nome do Consumidor em Cadastro Restritivo de Crédito por Fraude Perpetrada por Terceiro; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da Escola da Magistratura do Estado do Ri) - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Paula de Andrade e Souza

O Direito Penal do Inimigo e o Garantismo Penal; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da Escola da Magistratura do Estado do RJ) - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Desembargadora Sônia Silva Durvault Martins

Justiça Itinerante: meio para a garantia da segurança pública?; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (C) - Escola Superior de Guerra; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Izabel Cristina Rosa dos Santos

A Responsabilidade Civil das Instituições Financeiras pela Inscrição Indevida do Nome do Consumidor em Cadastro Restritivo de Crédito por Fraude Perpetrada por Terceiro; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da Escola da Magistratura do Estado do Ri) - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Ana Cristina Gomes de Almeida Castro

Neoconstitucionalismo no Brasil: um risco à separação de poderes?; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da Escola da Magistratura do Estado do Ri) - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Elisangela Barbosa da Silva

Tutela Penal nas Relações de Consumo: Laudo pericial e a impropriedade do produto; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da Escola da Magistratura do Estado do Ri) - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Aline Alves Daher

A Responsabilidade Civil dos Provedores de Hospedagem da Internet; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da Escola da Magistratura do Estado do Ri) - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Aryane Nascimento da Silva

A Proteção do Consumidor no Comércio Eletrônico: Desafios e Tendências na Atual Legislação Brasileira Consumerista; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da Escola da Magistratura do Estado do Ri) - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Miriam Correia Batista de Souza

A Teoria da Falta contra a Legalidade Constitucional: Análise da Responsabilidade Civil sem dano e os Acidentes de Consum; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da Escola da Magistratura do Estado do Ri) - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Eduardo Gatti Costa Miglio

; Limites da intervenção estatal nas relações de consumo; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da Escola da Magistratura do Estado do Ri) - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Desembargadora GEÓRGIA DE CARVALHO LIMA

Constituição e Estratégia nacional; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia) - Escola Superior de Guerra; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Renato Oliveira Teixeira

Efeitos Jurídicos da Transgenitalização sobre as Relações Jurídicas e Proteção dos Direitos Individuais; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da Escola da Magistratura do Estado do RJ) - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Eduardo Farsette Vieira DAssumpção

Psicopatia; A Psicologia na Esfera Criminal; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da Escola da Magistratura do Estado do Ri) - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

RODRIGO FRANCISCO ALVES NUNES

A Efetividade dos Direitos Humanos Diante da Soberania Estatal; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da Escola da Magistratura do Estado do Ri) - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Guilherme Corrêa de Araujo

O tipo penal do 2, do art; 1, da Lei; 9; 455/97 (Tortura); 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da Escola da Magistratura do Estado do Ri) - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Janine Rocha Martins

A Teoria da Desconsideração da Personalidade Jurídica e sua Aplicação no Direito de Família; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da Escola da Magistratura do Estado do Ri) - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Otto Guilherme Matos Almeida do Amaral

Constitucionalidade da Lei Complementar n 135/2010; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da Escola da Magistratura do Estado do Ri) - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Ariana Marques Melão

A Aplicação da Lei Maria da Penha nas Relações Afetivas; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da Escola da Magistratura do Estado do Ri) - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Alex Lebeis Pires

A Inidoneidade do Discrímen e da Aplicação do Princípio da Igualdade Material, para Viabilização da Política de Acesso Formal às Universidades; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da Escola da Magistratura do Estado do Ri) - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Gabriella Calmon Carneiro da Rocha Carvalho

A necessidade da manifestação do Advogado-Geral da União na Ação Declaratória de Constitucionalidade; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da Escola da Magistratura do Estado do Ri) - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Rui Da Fonseca Elia

AS FORÇAS ARMADAS À LUZ DA CONSTITUIÇÃO DE 1988; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação em Direito Constitucional) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Adriana de Sousa Barbosa

OS DIREITOS FUNDAMENTAIS E SEU PERFIL DE EVOLUÇÃO; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação em Direito Constitucional) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Patricia Tavares Herdy

Dignidade da Pessoa Humana, Mínimo Existencial e Reserva do Possível: desafios do constitucionalismo contemporâneo; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação em Direito Constitucional) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Daniel Soeiro Freitas

Ativismo Judicial: Legitimidade da Criação Jurispudencial do Direito; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação em Direito Constitucional) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Sylvio Paul Fróes

O Princípio da Subsidiariedade e a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação em Direito Constitucional) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Érika Lourenço Jurandy

Princípio da concordância prática na resolução de conflitos; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação em Direito Constitucional) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

LUCIANA GRIMIAO QUEIROZ

INELEGIBILIDADES CONSTITUCIONAIS: ANÁLISE DE QUESTÕES POLÊMICAS; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação em Direito Constitucional) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

MARCELA FARAH ARUEIRA FIGUEIRA

DESAFIOS DA CONSOLIDAÇÃO DO MERCOSUL; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação em Direito Constitucional) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Selma Magda Pereira Barbosa Barreto

A judicialização da política e os riscos do desequilíbrio democrática; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação em Direito Constitucional) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Airton Vasconcelos de Alencar

MORALIDADE ADMINISTRATIVA: IMPORTÂNCIA E EFICÁCIA DO PRINCÍPIO DA MORALIDADE ADMINISTRATIVA; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação em Direito Constitucional) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Luanda Cristine Alves de Oliveira

Colisão de princípios: ordem econômica X proteção do meio ambiente; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação em Direito Constitucional) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Jaeder Ferraz Ferrreira

Os intentos de nova revisão da Constituição de 1988 sob o prisma da hermeneutica pós-positivista; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação em Direito Constitucional) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Luís Felipe Honório de Azevedo

A evolução do estado moderno; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação em Direito Constitucional) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Roberta Almeida Adame Bucsky

O ativismo judicial do STF nas omissões legislativas inconstitucionais; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação em Direito Constitucional) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Paulo Perissé Bucsky

Modulação dos efeitos do controle de constitucionalidade; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação em Direito Constitucional) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Eliane Regina Valencio

Controle de Constitucionalidade: Interpretação Conforme a Constituição; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação em Direito Constitucional) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

CLAUDIA LEMOS PEREIRA MANSOUR GUERRA

A PRISÃO CIVIL DO DEPOSITÁRIO INFIEL EM FACE DO DIREITO BRASILEIRO E DO DIREITO INTERNACIONAL; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação em Direito Constitucional) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

LEÔNCIO PEREIRA DE SOUSA

O CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE DAS OMISSÕES LEGISLATIVAS; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação em Direito Constitucional) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Eduardo Souto Ferraz

Direito ao mínimo existencial e a dignidade da pessoa humana; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação em Direito Constitucional) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Márcio Luis Thomaz Badini

Ativismo judicial; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação em Direito Constitucional) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Renata Ribeiro Montenegro

A dignidade da pessoa humana como princípio norteador do Estado Democrático de Direito: reflexões acerca de uma aplicação jurídico-constitucional possível e necessária; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação em Direito Constitucional) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

ALBERTO JOSÉ BEZERRA MONTEIRO

O PRINCÍPIO DA DIGNIDADE HUMANA COMO FUNDAMENTO DA CF/88; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação em Direito Constitucional) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Robilsa Reisen Scardua Fiorotti

A Nova Interpretação Constitucional; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação em Direito Constitucional) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Paulo de Menezes Batista

O desvelar da cidadania a partir do desnivelamento social: reflexões e práticas sobre o pleno exercício de uma democracia e o confronto dialético com a Constituição brasileira dita cidadã; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação em Direito Constitucional) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

DANIELA GONÇALVES FERREIRA

A Ação de Insconstitucionalidade por Omissão e o Mandado de injunção: uma análise comparativa; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação em Direito Constitucional) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Procuradora Alda Cavaliere

O Crime Institucionalizado: As Milícias e a Ocupação do Estado; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia) - Escola Superior de Guerra; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Desembargador Federal José Amilcar de Queiroz Machado

Pacto Federativo no Brasil; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia) - Escola Superior de Guerra; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Defensora Pública Mariza Celente Pires Cassús

A Defensoria Pública como Instrumento de Acesso à Cidadania; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia) - Escola Superior de Guerra; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Claudio Detommazo Muniz

A Liderança do Brasil na América do Sul: ações estratégicas nacionais e o papel das Forças Armadas; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia) - Escola Superior de Guerra; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Jaguarari Grams Gentil

A Guerra Assimétrica e sua Evolução no Cenário Mundial Atual; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia) - Escola Superior de Guerra; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Juiz de Direito Joaquim Domingos de Almeida Neto

Uma Estratégia Jurídica para Emprego das Forças Armadas no Combate à Violência nos Grandes Centros Populacionais Brasileiros; ; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia) - Escola Superior de Guerra; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Juiz Federal Reginaldo Márcio Pereira

A judicialização de políticas públicas e a concretização dos direitos sociais; Reflexos no desenvolvimento e segurança nacionais; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia) - Escola Superior de Guerra; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

EVERTH NAZMI BAE-ZA ACHA

Novas concepções de Segu-rança e Defesa em um Sistema Regional; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia) - Escola Superior de Guerra; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

PEDRO FONSECA JU-NIOR

Interesses estratégicos do Bra-sil no Atlântico Sul; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia) - Escola Superior de Guerra; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

PEDRO MANUEL PÉ-REZ RODRIGUEZ

Integração energética sul-americana: análise e perspec-tivas; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia) - Escola Superior de Guerra; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

SECRETÁRIA DO MRE TÂNIA ALEXANDRA MALINSKI

O Brasil e a ordem mundial multipolar; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia) - Escola Superior de Guerra; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

DESMBARDAGORA MARIA DO CÉU CABRAL DUARTE

Desequilíbrios regionais no Pará: Políticas e Estratégias para sua correção; ; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia) - Escola Superior de Guerra; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

JUIZ TRT ANDRÉ RODRIGUES DA VEIGA DAMASCENO

A Questão Fundiária e a Segurança Nacional: a luta pela terra; ; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia) - Escola Superior de Guerra; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

EDSON LUNARDI

Questões jurídicas do emprego das Forças Armadas no combate à violência nos grandes centros populacionais brasileiros; ; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia) - Escola Superior de Guerra; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

PROMOTOR DE JUSTIÇA LUÍS AUGUSTO SOARES DE ANDRADE

O Tribunal Penal Internacional: análise jurídica e conseqüências para o Brasil; ; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia) - Escola Superior de Guerra; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

ECONOMISTA MARCIO HENRIQUE MONTEIRO DE CASTRO

Amazônia Legal: como mantê-la brasileira?; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia) - Escola Superior de Guerra; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

PROCURADOR DE JUSTIÇA MARIO ROMERA

Preservação dos Direitos Sociais e Institucionais na Constituição; ; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia) - Escola Superior de Guerra; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Rodrigo de J

Otalvaro Zamora; Política de Segurança Implementada pelo Presidente da Colômbia e suas Conseqüências no Conflito Colombiano e as Implicações a Nível Regional com os Países Vizinhos; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Especial de Altos Estudos de Política e Estr) - Escola Superior de Guerra; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

DESEMBARGADOR CAETANO ERNESTO DA FONSECA COSTA

A efetividade da prestação jurisdicional como instrumento de garantia da paz social; ; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia) - Escola Superior de Guerra; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

ALMIR TEODORO DOS SANTOS

Região Amazônica: novas ameaças e possíveis respostas; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia) - Escola Superior de Guerra; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

JOÃO ARTUR TEIXEIRA

Região Amazônica: novas ameaças e possíveis respostas; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia) - Escola Superior de Guerra; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

ALEXANDRE AUGUSTO MIRANDA DE SOUZA

Posição do Brasil com relação aos novos conceitos de Segurança Hemisférica; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia) - Escola Superior de Guerra; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

JOSÉ FERNANDO CRUZ FIÚZA

Região Amazônica: novas ameaças e possíveis respostas; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia) - Escola Superior de Guerra; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

FAUSTINO FERLIN

Cooperação internacional na área de segurança e defesa; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia) - Escola Superior de Guerra; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

PAULO CESAR MENDES BIASOLI

O EMPREGO DO PODER NAVAL COMO INSTRUMENTO DE POLÍTICA NAS MANOBRAS DE CRISE POLÍTICO-ESTRATÉGICAS; 2010; Orientação de outra natureza; (CURSO DE ALTOS ESTUDOS DE POLÍTICA ESTRATÉGICA) - Escola Superior de Guerra; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

ALEXANDRE AUGUSTO AMARAL DIAS DA CRUZ

O EMPREGO DO PODER MILITAR COMO INSTRUMENTO DE POLÍTICA NAS MANOBRAS DE CRISES; 2010; Orientação de outra natureza; (CURSO DE ALTOS ESTUDOS DE POLÍTICA ESTRATÉGICA) - Escola Superior de Guerra; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Luiz Thomaz Said

A PROCURADORIA GERAL DA FAZENDA NACIONAL E A JUSTIÇA FISCAL; 2010; Orientação de outra natureza; (CURSO DE ALTOS ESTUDOS DE POLÍTICA ESTRATÉGICA) - Escola Superior de Guerra; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

LAUDELINO DA COSTA MENDES NETO

ESTADO ESSENCIAL - UMA TERCEIRA VIA PARA O TRABALHO NO BRASIL; 2010; Orientação de outra natureza; (CURSO DE ALTOS ESTUDOS DE POLÍTICA ESTRATÉGICA) - Escola Superior de Guerra; Orientador: Guilherme Sandoval Góes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Luis Roberto Barroso

Neoconstitucionalismo e Estado pós-social: elementos para uma dogmática pós-positiva; 2006; Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Luis Roberto Barroso;

Maria Celia Barbosa Reis da Silva

2020; Universidade da Força Aérea,; Maria Celia Barbosa Reis da Silva;

Antônio Celso Alves Pereira

O Geodireito e a ordem internacional na era pós-socia; 2009; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Direito) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Antonio Celso Alves Pereira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GÓES, Guilherme Sandoval . Novas modalidades de eficácia constitucional em tempos de pós-positivismo. CADERNOS DA ESCOLA DA MAGISTRATURA REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO , v. 12, p. 75-110, 2020.

  • GÓES, Guilherme Sandoval . A reconfiguração da ordem mundial e a judicialização da geopolítica. Intellector (CENEGRI) , v. 16, p. 59-75, 2019.

  • GÓES, Guilherme Sandoval . O neoconstitucionalismo na era do geodireito. REVISTA INTERDISCIPLINAR DE DIREITO , v. 17, p. 167-187, 2019.

  • GÓES, Guilherme Sandoval ; MELLO, C. M. . O novo constitucionalismo e a superação do paradigma axiomático-dedutivo do direito. CADERNOS DA ESCOLA DA MAGISTRATURA REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO , v. 12, p. 143, 2019.

  • GOÉS, GUILHERME SANDOVAL . O Estado Neoconstitucional de Direito e a Eficácia das Normas Constitucionais | The neoconstitutional rule of law and the effectiveness of constitutional norms. REVISTA PUBLICUM , v. 5, p. 111-136, 2019.

  • MELLO,Adriana Ramos de ; PAIVA, Lívia de Meira Lima ; CUBER, S. ; GÓES, Guilherme Sandoval ; FREITAS, Caroline Rocha ; FALCAO, M. ; BRUGGER, V. . O DESAPARECIMENTO FORÇADO DE MENINAS NO RIO DE JANEIRO: DESAFIOS DO SISTEMA DE JUSTIÇA. Relatórios de Pesquisa do NUPEGRE , v. 3, p. 1-90, 2019.

  • GÓES, Guilherme Sandoval . Neoconstitucionalismo, Globalização e Poder do Estado. LATINIDADE (RIO DE JANEIRO) , v. 10, p. 157-185, 2018.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

GÓES, Guilherme Sandoval . Estudo prospectivo para a elaboração de um cenário futuro para o Plano Estratégico da Amazul.. 2018.

GÓES, Guilherme Sandoval . Parecer processo candidato programa PVE Junior da CAPES. 2018.

GÓES, Guilherme Sandoval . Parecer processo candidato Programa Doutorado Pleno no Exterior - Edital n 48/2017 Seleção 2018,. 2018.

GÓES, Guilherme Sandoval ; BEIRÃO, André Panno ; ROCHA, M. ; VALENCA, M. ; MEDEIROS, S. E. ; LESKE, A. ; BUARQUE, C. ; KENKEL, K. ; SANTORO, M. ; DIAS, M. . Membro da Comissão de Avaliação da Área de Ciência Política e Relações Internacionais da CAPES. 2017.

GÓES, Guilherme Sandoval . Revisão do Planejamento Estratégico da Marinha para o período de 2016-2035. 2015.

GÓES, Guilherme Sandoval . Consultoria Técnica: Estudo prospectivo visando a construção dos cenários do Exército Brasileiro apa 2030. 2010.

GÓES, Guilherme Sandoval . Participação em Grupo de Trabalho para proposta de Estrutura Organizacional da ESG. 2010.

GÓES, Guilherme Sandoval . Processo de Avaliação de Produção Técnica da Área de Ciência Política e relações internacionais da CAPES. 2017.

GÓES, Guilherme Sandoval . Abandono Efetivo e Material do Idoso. 2018.

GÓES, Guilherme Sandoval . Unificação dos Sistemas de Registro de Identificação no Brasil. 2018.

GÓES, Guilherme Sandoval . O enfrentamento jurídico da dependência química em contexto de práticas sexuais. 2018.

GÓES, Guilherme Sandoval . O dano moral por discriminação à pessoa em decorrência de sua orientação sexual. 2018.

GÓES, Guilherme Sandoval . Parecer Editorial da Revista Interdisciplinar da Faculdade de Direito de Valença. 2018.

GÓES, Guilherme Sandoval . De instrumento familiar a sujeito de direitos: a doutrina da proteção integral conferida a crianças e adolescentes e a efetivação do direito humano à alimentaçãor. 2018.

GÓES, Guilherme Sandoval . Violência contra a mulher. 2018.

GÓES, Guilherme Sandoval ; RASGA, M. F. . DIREITO CONSTITUCIONAL AVANÇADO. 2017.

GÓES, Guilherme Sandoval . Parecer Editorial da Revista Interdisciplinar da Faculdade de Direito de Valença. 2017.

GÓES, Guilherme Sandoval . Análise e avaliação de projeto sobre aeronaves remotamente pilotadas. 2017.

GÓES, Guilherme Sandoval . Processo Seletivo Turma 2018 do Mestrado em Ciências Aeroespaciais da UNIFA. 2017.

GÓES, Guilherme Sandoval . Parecer Editorial da Revista Interdisciplinar da Faculdade de Direito de Valença. 2016.

GÓES, Guilherme Sandoval ; LIMA, Marcelo Machado da Costa . Ciência Política. 2015.

GÓES, Guilherme Sandoval . Parecer Editorial da Revista Interdisciplinar da Faculdade de Direito de Valença. 2015.

GÓES, Guilherme Sandoval ; LIMA, Marcelo Machado da Costa ; DELGADO, A. P. T. ; CANELLAS, A. . Inovações da Teoria Constitucional. 2008.

GÓES, Guilherme Sandoval . O GEODIREITO E A ORDEM JURÍDICA INTERNACIONAL NA ERA PÓS-SOCIAL. 2007.

GÓES, Guilherme Sandoval . A REDE CONDOR. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

AMORIM, C. ; GÓES, Guilherme Sandoval ; DALGAARD, K. . Senado Notícias- Agenda Senado. 2017; Tema: Trump e Brexit sinalizam 'fim de ciclo', dizem participantes de audiência pública. (Site).

AMORIM, C. ; GÓES, Guilherme Sandoval ; DALGAARD, K. . TV SENADO. 2017; Tema: Especialistas apontam impactos da saída do Reino Unido da União Europeia. (Blog).

AMORIM, C. ; GÓES, Guilherme Sandoval ; DALGAARD, K. . e-cidadania Senado Federal - Evento Interativo. 2017; Tema: Ciclo de Debates. (Site).

AMORIM, C. ; GÓES, Guilherme Sandoval ; DALGAARD, K. . Notícias TV Senado. 2017; Tema: CRE analisa, com convidados, efeitos políticos e econômicos do Brexit. (Site).

AMORIM, C. ; GÓES, Guilherme Sandoval ; DALGAARD, K. . Senado Notícias - Portais. 2017; Tema: Comissão de Relações Exteriores debate o Brexit e a gestão de Donald Trump. (Site).

GÓES, Guilherme Sandoval . elementos teóricos da geopolítica e relações internacionais.. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GÓES, Guilherme Sandoval . Direitos e garantias fundamentais. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - direito constitucional).

GÓES, Guilherme Sandoval . Direito processual constitucional. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - direito constitucional).

GÓES, Guilherme Sandoval . Constitucionalização do direito. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - direito constitucional).

GÓES, Guilherme Sandoval . Disciplina Direitos e garantias fundamentais do Curso de Direito Público. 2017. (Elaboração de questões).

GÓES, Guilherme Sandoval . O perfil de evolução dos direitos humanos e sua fundamentação ética. 2017. (Material Didático para o Curso de Pós-Graduação em Direito Público).

GÓES, Guilherme Sandoval . Teoria dimensional dos direitos fundamentais. 2017. (Material Didático para o Curso de Pós-Graduação em Direito Público).

GÓES, Guilherme Sandoval . A dogmática pós-positivista e a normatividade dos princípios constitucionais. 2017. (Material Didático para o Curso de Pós-Graduação em Direito Público).

GÓES, Guilherme Sandoval . Caminhos hermenêuticos para a plena efetividade dos direitos fundamentais. 2017. (Material Didático para o Curso de Pós-Graduação em Direito Público).

GÓES, Guilherme Sandoval . Análise da eficácia dos direitos sociais em tempos de pós-positivismo jurídico. 2017. (Material Didático para o Curso de Pós-Graduação em Direito Público).

GÓES, Guilherme Sandoval . O núcleo essencial das normas constitucionais e dos direitos fundamentais. 2017. (Material Didático para o Curso de Pós-Graduação em Direito Público).

GÓES, Guilherme Sandoval . A colisão de direitos fundamentais: por uma estratégia hermenêutica pós-positivista de solução. 2017. (Material Didático para o Curso de Pós-Graduação em Direito Público).

GÓES, Guilherme Sandoval . A fase metaconstitucional dos direitos humanos. 2017. (Material Didático para o Curso de Pós-Graduação em Direito Público).

GÓES, Guilherme Sandoval . Disciplina Direito Processual Constitucional do Curso de Direito Público. 2017. (Elaboração de questões).

GÓES, Guilherme Sandoval . Gravação de vídeo aulas da Disciplina Direito Processual Constitucional do Curso de Direito Público. 2017. (gravação de vídeo aulas).

GÓES, Guilherme Sandoval . Gravação de vídeo aulas da Disciplina Direitos e garantias Fundamentais do Curso de Direito Público. 2017. (gravação de vídeo aula).

GÓES, Guilherme Sandoval . Constituição e Processo. 2017. (Material Didático para o Curso de Pós-Graduação em Direito Público).

GÓES, Guilherme Sandoval . Controle de Constitucionalidade. 2017. (Material Didático para o Curso de Pós-Graduação em Direito Público).

GÓES, Guilherme Sandoval . Controle Difuso de Constitucionalidade. 2017. (Material Didático para o Curso de Pós-Graduação em Direito Público).

GÓES, Guilherme Sandoval . Controle Abstrato de Constitucionalidade. 2017. (Material Didático para o Curso de Pós-Graduação em Direito Público).

GÓES, Guilherme Sandoval . Representação de inconstitucionalidade e Ação Direta Interventiva. 2017. (Material Didático para o Curso de Pós-Graduação em Direito Público).

GÓES, Guilherme Sandoval . Habeas Corpus e habeas Data. 2017. (Material Didático para o Curso de Pós-Graduação em Direito Público).

GÓES, Guilherme Sandoval . Mandado de Segurança e Ação Popular. 2017. (Material Didático para o Curso de Pós-Graduação em Direito Público).

GÓES, Guilherme Sandoval . Mandado de Injunção e Ação por Omissão. 2017. (Material Didático para o Curso de Pós-Graduação em Direito Público).

GÓES, Guilherme Sandoval . Disciplina Constitucionalização do Direito do Curso de Direito Público. 2017. (Elaboração de questões).

GÓES, Guilherme Sandoval . Gravação de vídeo aulas da Disciplina Constitucionalização do Direito do Curso de Direito Público. 2017. (gravação de vídeo aulas).

GÓES, Guilherme Sandoval . Bases Teóricas da Constitucionalização do Direito. 2017. (Material Didático para o Curso de Pós-Graduação em Direito Público).

GÓES, Guilherme Sandoval . A vinculação dos particulares aos direitos fundamentais. 2017. (Material Didático para o Curso de Pós-Graduação em Direito Público).

GÓES, Guilherme Sandoval . A fase de predominância do código civil. 2017. (Material Didático para o Curso de Pós-Graduação em Direito Público).

GÓES, Guilherme Sandoval . Fase de fragmentação do direito infraconstitucional. 2017. (Material Didático para o Curso de Pós-Graduação em Direito Público).

GÓES, Guilherme Sandoval . A fase de filtragem constitucional. 2017. (Material Didático para o Curso de Pós-Graduação em Direito Público).

GÓES, Guilherme Sandoval . O estado da arte da dogmática constitucional. 2017. (Material Didático para o Curso de Pós-Graduação em Direito Público).

GÓES, Guilherme Sandoval . Pós-modernidade, judicialização da (geo)política e constitucionalismo estratégico. 2017. (Material Didático para o Curso de Pós-Graduação em Direito Público).

GÓES, Guilherme Sandoval . curso MBA em Política e Defesa.. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

GÓES, Guilherme Sandoval . RECONFIGURATION OF THE WORLD ORDER IN THE 21th CENTURY. 2015. (Artigo para o Curso BRAZILIAN ARMY STRATEGIC STUDIES INTERNATIONAL COURSE).

GÓES, Guilherme Sandoval . Geopolitics and Post-modernity. 2015. (Artigo para o Curso BRAZILIAN ARMY STRATEGIC STUDIES INTERNATIONAL COURSE).

GÓES, Guilherme Sandoval ; LIMA, Marcelo Machado da Costa . Ciência Política. 2015. (Material Didático para o Curso de Pós-Graduação em Direito Público).

GÓES, Guilherme Sandoval . Tópicos de direito constitucional. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - direito constitucional).

GÓES, Guilherme Sandoval . A IMPORTÂNCIA DO GEODIREITO NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS. 2011. (ENTREVISTA).

GÓES, Guilherme Sandoval . Direitos Humanos. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - direito constitucional).

GÓES, Guilherme Sandoval . NEOCONSTITUCIONALISMO E ESTADO PÓS-SOCIAL: ELEMENTOS PARA UMA DOGMÁTICA PÓS-POSITIVISTA. 2009.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - 2020

    A judicialização da geopolítica como última fronteira epistemológica do Estado Neoconstitucional de Direito, Descrição: A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a necessária conexão epistemológica envolvendo o direito e a geopolítica, como elemento propulsor de uma nova hermenêutica do desenvolvimento nacional e, na sua esteira, da reconfiguração do regime jurídico de proteção dos direitos fundamentais. Para tanto, pretende examinar o fenômeno academicamente oculto no Brasil e que é a judicialização da geopolítica. Em consequência disso, os objetivos específicos da presente pesquisa são, em primeiro lugar, examinar os diálogos epistemológicos entre a Constituição e a Estratégia de Desenvolvimento Nacional. Assim, não basta reaproximar a ética e o direito, como o faz brilhantemente o paradigma neoconstitucionalista do direito; é preciso transpor limites para alcançar a plena sintonia entre geopolítica e direito, de modo a criar as bases teóricas do consequencialismo jurídico-estratégico das decisões judiciais, mormente em países de modernidade tardia, como é o caso do Brasil. O segundo objetivo específico da pesquisa é apresentar a hermenêutica do desenvolvimento nacional como um dos elementos fundantes do neoconstitucionalismo pós-positivista, cujo eixo central é a busca da dignidade da pessoa humana e a proteção das três grandes dimensões dos direitos fundamentais. Já o terceiro e último objetivo especifico da presente pesquisa é elaborar recomendações para o Estado brasileiro aperfeiçoar seu sistema protetivo de direitos, a partir da compreensão do jogo estratégico mundial. É nesse sentido que se sugere a potencialização da leitura ontológico-estratégica da Constituição, que leve em consideração a questão estratégica no processo de ponderação de valores constitucionais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Guilherme Sandoval Góes - Coordenador.

  • 2018 - 2019

    Diálogos epistemológicos entre o Controle de Convencionalidade e o Controle de Constitucionalidade: desafios do Estado Neoconstitucional de Direito., Descrição: A pesquisa refletiu sobre a formação da ordem metaconstitucional de direitos humanos, cujo elemento propulsor é a garantia e a consolidação de novos direitos universais cosmopolitas de inspiração kantiana. Ou seja, a pesquisa realizada analisou a necessária conexão epistemológica envolvendo a jurisdição interna e a jurisdição internacional, como meio capaz de orientar a reconfiguração de uma ordem jurídica protetiva calcada na proteção metaconstitucional dos direitos humanos. Para tanto, examinou a evolução do regime jurídico de proteção dos direitos humanos, aí incluída a problemática dos conflitos normativos envolvendo a legislação interna e a legislação internacional, bem como a analisou as principais teorias pós-positivistas do Estado Neoconstitucional de Direito. Em consequência disso, três grandes objetivos específicos foram traçados e examinados no bojo da pesquisa, quais sejam, em primeiro lugar, demonstrar a necessidade de fomentar um novo paradigma protetivo que permita o diálogo epistemológico necessário entre o controle de constitucionalidade e o controle de convencionalidade. Portanto, foi daqui que surgiu a necessidade de examinar o nível de proteção jurídica proporcionado pelos sistemas internacionais de direitos humanos, especialmente, o sistema interamericano, operacionalizado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), quando comparado com o sistema constitucional à luz da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. Foi nesse sentido que a pesquisa realizada nos três casos concretos das meninas desaparecidas constatou diversas falhas nos procedimentos de investigação policial, denúncia do Ministério Público e erros no decorrer das ações judiciais. Já o segundo objetivo específico da pesquisa realizada foi identificar o melhor paradigma constitucional a seguir diante de duas grandes perspectivas normativo-protetivas que são mutuamente exclusivas, mas que se apresentam juntas no âmbito da estatalidade pós-moderna: a revitalização do constitucionalismo neoliberal garantista de proteção da primeira dimensão de direitos negativos de defesa o gradual fortalecimento do metaconstitucionalismo universalizante de proteção de direitos humanos cosmopolitas. Finalmente, como terceiro objetivo, a pesquisa realizada procurou identificar os grandes desafios do Estado Neoconstitucional de Direito com relação à criação de um novo arcabouço teórico que se põe em busca de desenhar uma nova teoria da eficácia das normas constitucionais e, em especial, das normas garantidoras de direitos fundamentais dos hipossuficientes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Guilherme Sandoval Góes - Coordenador.

  • 2017 - 2018

    O desaparecimento forçado de meninas na cidade do Rio de Janeiro, Descrição: A pesquisa tem por objetivo geral avaliar os procedimentos de investigação e judicialização dos casos de desaparecimento forçado de três crianças no Estado Rio de Janeiro, além de mapear os obstáculos e lacunas que se apresentaram no decorrer dos processos de investigação e nos processos judiciais que levaram a um atendimento falho e à demora excessiva ou não resolução dos casos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . , Integrantes: Guilherme Sandoval Góes - Integrante / Paiva, Lívia de Meira Lima - Integrante / Pinto, Simone Cuber Araujo - Integrante / Freitas, Caroline Rocha - Integrante / Baptista, Michelly Ribeiro - Integrante / BRUGGER,Vanessa Albuquerque - Integrante / Adriana Ramos de Mello - Coordenador.

  • 2017 - 2017

    O discurso do Poder Judiciário nos crimes de estupro coletivo, Descrição: A pesquisa tem por objetivo avaliar os discursos das decisões judiciais em 2ª instância no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro sobre o estupro coletivo. Pretende-se uma discussão sobre o Projeto de lei que propõe a tipificação do "estupro coletivo" como um tipo autônomo, com pena acrescida de 1/4 do estupro simples. Por fim, relacionaremos os olhares de diversas áreas do saber acerca da "cultura do estupro" para fornecer críticas e novos olhares para o tema... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Guilherme Sandoval Góes - Integrante / Pinto, Simone Cuber Araujo - Integrante / Freitas, Caroline Rocha - Integrante / BRUGGER,Vanessa Albuquerque - Integrante / Adriana Ramos de Mello - Coordenador / Lívia De Meira Lima Paiva - Integrante.

  • 2016 - 2016

    A resposta do Poder Judiciário às mulheres em situação de violência doméstica: um estudo das medidas protetivas de urgência no Projeto Violeta, Descrição: A pesquisa tem como objeto o PROJETO VIOLETA e como objetivo a análise de sua efetividade no âmbito dos juizados de violência doméstica. Iniciado em junho de 2013 no I Juizado de violência doméstica e familiar contra a mulher, o Projeto Violeta visa garantir a segurança e a proteção máxima das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, acelerando o acesso à justiça daquelas que estão com sua integridade física e até mesmo com a vida em risco. A vítima registra o caso na delegacia, que o encaminha de imediato para apreciação do juiz e, após ser ouvida e orientada por uma equipe multidisciplinar do Juizado, ela sai com uma decisão judicial em mãos. O Governo do Estado do Rio de Janeiro, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), o Ministério Público e a Defensoria Pública assinaram em 09 de março de 2015 um protocolo de intenções para institucionalizar o Projeto Violeta, que pretende reduzir de quatro dias para quatro horas o tempo de resposta e adoção de medidas protetivas de urgência para as mulheres vítimas de violência, levando o projeto a todas as delegacias especializadas e consequentemente a todas as comarcas. O cumprimento do processo prescrito pelo projeto previne que as mulheres que fizeram a denúncia voltem para a situação de perigo enquanto aguardam uma decisão judicial. A celeridade do processo depende da diligência da polícia e do Juizado. É essa tramitação que o presente projeto de pesquisa quer mapear identificando, o perfil das vítimas, dos agressores, da violência doméstica perpetrada, as medidas protetivas, o grau de sucesso e possíveis falhas do Projeto Violeta.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Guilherme Sandoval Góes - Integrante / Paiva, Lívia de Meira Lima - Integrante / Pinto, Simone Cuber Araujo - Integrante / Freitas, Caroline Rocha - Integrante / Baptista, Michelly Ribeiro - Integrante / BRUGGER,Vanessa Albuquerque - Integrante / Lígia CAMPOS - Integrante / Adriana Ramos de Mello - Coordenador.

  • 2012 - 2015

    Brasil e Chile: Posição geopolítica no contexto mundial contemporâneo, Descrição: Descrição: Este projeto foi fruto de um longo esforço de aproximação institucional entre os Centros de Estudos Estratégicos da Escola Superior de Guerra (ESG - Brasil) e da Academia Nacional de Estudios Políticos y Estratégicos (ANEPE - Chile). Seu objetivo central é examinar a reconfiguração da ordem mundial pós-moderna para em seguida identificar a posição geopolítica do Brasil e do Chile nesse novo contexto. Nesse sentido, o projeto examinou as ?estruturas hegemônicas de poder? do centro da geopolítica mundial e seus impactos no sul global, especialmente a América do Sul. A ideia é identificar as diferentes cosmovisões com o fito de apresentar pontos de vista contrastantes da ordem mundial pós-moderna, que ainda se encontra em construção. È nesse diapasão que o projeto de pesquisa examina o fenômeno da globalização, produzido pela revolução técnico-científica e pelo giro estratégico gestado pela negação do princípio do alinhamento geopolítico necessário da Guerra Fria, procurando desvendar seus impactos para a reconfiguração da ordem mundial no século XXI. O resultado final desse projeto de pesquisa foi a publicação do livro Brasil e Chile: Posição geopolítica no contexto mundial contemporâneo, publicado pela Editora da ESG, ISBN 978-85-68649-01-5, 318 páginas. Situação: concluído, Natureza: pesquisa Integrantes: Guilherme Sandoval Góes (ESG) e Héctor Villagra Massera (ANEPE). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Guilherme Sandoval Góes - Coordenador / Héctor Villagra Massera - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2019

Título Honorífico de "MEMBRO HONORÁRIO DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA", Gabinete do Comandante da Aeronáutica.

2017

Madalha-Prêmio Almirante Marques de Leão, Centro de Instrução Almirante Wandenkolk da Marinha do Brasil.

2016

Medalha Ordem do Mérito Naval - Grau de Cavaleiro, Marinha do Brasil.

2015

MEDALHA EMERJ COMEMORATIVA DOS 27 ANOS, EMERJ.

2009

Analista Emérito, Centro de Estudos Políticos, Estratégicos e de Relações Internacionais.

2008

Patrono da 1ª Turma do Curso de Direito - Campus São João de Meriti, Universidade Estácio de Sá.

2007

Professor Emérito, Escola de Comando e Estado Maior do Exército.

2006

Medalha do Mérito Marechal Cordeiro de Farias, Escola Superior de Guerra.

1992

Medalha Evolução e Aplicação, Diretoria de Ensino da Marinha.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Escola Superior de Guerra, Divisão de Geopolítica e Relações Internacionais. , Fortaleza de São João - avenida João Luis Alves, s/nº., Urca, 22291-090 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 32239975, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2010 - 2012

Fundação Armando Álvares Penteado

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador

Outras informações:
Ministrou as disciplinas Relações Internacionais e Conjuntura Política Internacional no Curso de Estratégia Militar para a Gestão de Negócios

2010 - Atual

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Convidado

Outras informações:
Professor Convidado do Curso de Especialização em Direito Público e Privado, desde março de 2010. Membro do Fórum Permanente de Direitos Humanos. Parecerista da Revista Direito em Movimento.

2009 - Atual

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 0

Outras informações:
Membro do Fórum Permanente de Direitos Humanos.

2004 - 2019

Universidade Estácio de Sá

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 20

Outras informações:
Coordenador do Curso de Pós-Graduação On-Line em Direito Constitucional; Coordenador do Curso de Pós-graduação em Direito Público. Coordenador do Campus Tom Jobim. Professor conteudista das seguintes disciplinas na pós-graduação: teoria dos direitos fundamentais, teoria da constituição, direitos e garantias fundamentais, direito processual constitucional e constitucionalização do direito. Professor conteudista das seguintes disciplinas na graduação: direitos humanos, processo constitucional e direito constitucional III. Autor dos seguintes livros didáticos: Direito Constitucional Avançado, Ciência Política e Direito Constitucional I. Disciplinas ministradas na graduação: Ciência Política, Direito Constitucional I, Direito Constitucional II e Direito Constitucional III, Tópicos de Direito Constitucional, Direito Constitucional Avançado e Jurisdição Constitucional, Disciplinas ministradas na pós-graduação: teoria jurídica do estado, teoria dos direitos fundamentais, teoria da Constituição, Tópicos de Direito Constitucional, Constitucionalização do Direito, direitos e garantias fundamentais e direito processual constitucional. Desenvolveu os projetos pedagógicos dos seguintes cursos de pós-graduação: direito público e direito constitucional. Pesquisador produtividade nos biênios 2018-2019 e 2019-2020.

2003 - Atual

Escola Superior de Guerra

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Membro do Corpo Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Função atual: Coordenador da Divisão de Geopolítica e de Relações Internacionais

2014 - Atual

Universidade da Força Aérea

Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 10

2017 - Atual

Universidade Candido Mendes

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 10

2013 - 2015

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor Convidado na disciplina direitos humanos para o curso de pós-graduação lato sensu em direito especial da criança e do adolescente na Faculdade de Direito da UERJ.