Dalton Celso Martins Soares

Mestre em Musicologia (2007) e Bacharel em Música - Habilitação em Composição e Regência (2004), seu trabalho acadêmico concentra-se na reflexão sobre a história da historiografia musical brasileira, em que procura analisar a relação entre o objeto e a história política e cultural no Brasil. Docente no Curso de Licenciatura em Música da Faculdade de São Paulo (Grupo Educacional UNIESP) onde ministra as disciplinas Cultura Musical Brasileira e Regência Coral. Para além da academia, dedica-se a atividades de instrução relacionadas ao ensino de cordas coletivas (violino, viola e violoncelo) e ao ensino de harmonia e história da música.

Informações coletadas do Lattes em 04/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Música

2005 - 2007

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: O desenvolvimento, na primeira metade do século XX, da historiografia sobre a prática musical em São Paulo entre os séculos XVI e XIX.,Ano de Obtenção: 2008
Paulo Augusto Castagna.Palavras-chave: Musicologia Histórica; Historiografia musical.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em Bacharelado em Composição e Regência

1998 - 2004

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Musicologia Histórica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Simpósio de Pesquisa em Música.Evidências evolucionistas na historiografia da música sobre os jesuítas. 2006. (Simpósio).

VII Encontro de Musicologia Histórica.Aspectos da historiografia da música de São Paulo. 2006. (Encontro).

I Encontro Nacional de Pesquisadores em Filosofia da Música. 2005. (Encontro).

III Fórum de Debates Perspectivas interdisciplinares,.Interdisciplinaridade nos estudos musicais. 2005. (Outra).

De Música: visões e debates. 2003. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Jaelson Bitran Trindade

CASTAGNA, Paulo A.; NOGUEIRA, Marcos F. Pupo;TRINDADE, Jaelson Bitran. O desenvolvimento, na primeira metade do século XX, da historiografia sobre a prática musical em São Paulo. 2007. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Jaelson Bitran Trindade

CASTAGNA, Paulo A.; NOGUEIRA, Marcos F. Pupo;TRINDADE, Jaelson Bitran. O desenvolvimento, na primeira metade do século XX, da historiografia sobre a prática musical em São Paulo. 2007. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Marcos Fernandes Pupo Nogueira

CASTAGNA, P.;NOGUEIRA, M. P.; Trindade, Jaelson. O desenvolvimento na primeira metade do século XX, da historiografia sobre a prática musical em São Paulo entre os séculos XVI e XIX. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Instituto de Artes- Unesp.

Paulo Augusto Castagna

CASTAGNA, P. A.TRINDADE, J. B.; NOGUEIRA, M. F. P.. O desenvolvimento, na primeira metade do século XX, da historiografia sobre a ‎prática musical em são Paulo entre os séculos XVI e XIX. 2007. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação - Música) - Instituto de Artes - UNESP.

Paulo Augusto Castagna

CASTAGNA, P. A.TRINDADE, J. B.; NOGUEIRA, M. F. P.. O desenvolvimento, na primeira metade do século XX, da historiografia sobre a ‎prática musical em são Paulo entre os séculos XVI e XIX. 2006. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SOARES, Dalton Celso Martins . Aspectos da historiografia da música de São Paulo. In: VII Encontro de musicologia histórica, 2006, Juiz de Fora. Anais do VII Encontro de Musicologia Histórica. Juiz de Fora: Centro Cultural Pro-música, 2006. p. 148-157.

  • SOARES, Dalton Martins . Evidências evolucionistas na historiografia musical sobre os jesuítas. In: Simpósio de Pesquisa em Música, 2006, Curitiba. Anais do Simpósio de pesquisa em música DeArtes. Curitiba: DeArtes-UFPR, 2006. p. 27-31.

  • SOARES, Dalton Martins . Muito além do carnaval: entrudos vs.mascarados. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOARES, Dalton Celso Martins . Diretrizes para a elaboração de arranjos vocais para a aplicação em atividades pedagógicas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOARES, Dalton Martins . Um panorama sobre a obra de Heitor Villa-Lobos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOARES, Dalton Martins . Uma panorama sobre a prática musical brasileira entre os séculos XVI e XIX. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOARES, Dalton Celso Martins . Tenebroso (tango, 2013. (Partitura Musical/Orquestra).

  • SOARES, Dalton Celso Martins . Oito arranjos de peças musicais para orquestra jovem, 2012. (Partitura Musical/Orquestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SOARES, Dalton Celso Martins . Precursores do Nacionalismo Musical Brasileiro. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - tradução de verbetes do Grove´s Dictionary of Music and Musicians).

SOARES, Dalton Celso Martins . Andar com Fé. 2012. Trilha Sonora.

SOARES, Dalton Celso Martins . Mostra artística de alunos da rede pública de ensino de Diadema. 2012 (Mostra cultural).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - Atual

    Faculdade de Música Carlos Gomes

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor-mestre, Carga horária: 4

    Atividades

    • 08/2013

      Ensino, Licenciatura em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Historia da Musica I-II; Cultura Musical Brasileira I-II; Regência Coral I-II e Metodologia do trabalho científico.