Ana Luisa Costa Fiorito

Mestranda em Engenharia Mineral pela Universidade Federal de Ouro Preto, com área de concentração em Lavra de Mina. Possui graduação em Engenharia de Minas (2018) e em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (2015) pela Universidade Federal de Alfenas, na qual participou de diversas atividades extracurriculares. Atualmente, desenvolve a pesquisa de mestrado focada em operação de mina com a utilização de gestão de dados e inteligência artificial, visando a otimização e redução de custos, através da melhoria dos indicadores operacionais relacionados aos equipamentos de transporte. Tem experiência na área de Engenharia de Minas, principalmente operação e planejamento de mina; obras de barragens ? geotecnia, atuação em laboratórios químicos, físicos, mecânicos, controle de qualidade, P&D e vivência na implementação de sistemas de qualidade. Além disso, apresenta conhecimentos sobre sistemas de qualidade (ISO 9001), metrologia (básico), preparação de procedimentos, treinamento e avaliação de funcionários, de modo a padronizar e garantir excelência na realização das atividades diárias. Realizou mobilidade acadêmica na Universidade Federal de Ouro Preto, onde cursou as seguintes disciplinas: Estabilidade de taludes, estabilidade de escavações subterrâneas, engenharia de processos, projeto de mina subterrânea e condicionamento de minas, além de estagiar no laboratório de Mecânica de solos.

Informações coletadas do Lattes em 22/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Engenharia Mineral

2018 - Atual

Universidade Federal de Ouro Preto
Título: Aumento da produtividade da frota de transporte pelo uso de indicadores de gestão ? Estudo de caso da mina Casa de Pedra em Congonhas/MG,Orientador: Carlos Enrique Arroyo Ortiz
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Lavra de mina; Operação de mina; Inteligência artificial; Gestão de dados; Otimização.Grande área: Engenharias

Graduação em Engenharia de Minas

2016 - 2018

Universidade Federal de Alfenas
Título: Análise dos ensaios de WI para o minério de ouro de Riacho dos Machados-MG
Orientador: Dra. Thammiris El Hajj Mohammed
com

Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia

2012 - 2015

Universidade Federal de Alfenas
Título: Estudo do teor de aditivos orgânicos na porosidade final de corpos cerâmicos para aplicação como filtros
Orientador: Drª Sylma Carvalho Maestrelli

Curso técnico/profissionalizante em Química

2009 - 2010

Instituto Educacional São João da Escócia - Colégio Pelicano

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Workshop de importação. (Carga horária: 1h). , Sigma Treinamentos, SIGMA, Brasil.

2017 - 2018

NR 22 - Segurança e saúde ocupacional na mineração. (Carga horária: 40h). , Sigma Treinamentos, SIGMA, Brasil.

2017 - 2018

Excel Avançado. (Carga horária: 10h). , Sigma Treinamentos, SIGMA, Brasil.

2016 - 2018

Representação gráfica de análise granulométrica. (Carga horária: 2h). , Sigma Treinamentos, SIGMA, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Importância da segurança em uma multinacional e seu papel em op. perigosas. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Tópicos introdutórios de Excel avançado. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em II Semana de Estudos da Engenharia de Minas. (Carga horária: 17h). , Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Gestão ágil de projetos (GAP). (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em I ExpoUnifal: Ciência, Tecnologia e Talentos. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em I Ciclo de debates, palestras e mesas-redondas da Engenharia de Minas. (Carga horária: 14h). , Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, Brasil.

2016 - 2016

Planilhas eletrônicas e ferramentas computacionais. (Carga horária: 14h). , Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, Brasil.

2016 - 2016

A importância das características pessoais para o sucesso profissional. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, Brasil.

2013 - 2016

Inglês. (Carga horária: 360h). , CNA Idiomas, CNA, Brasil.

2015 - 2015

NR-35: Trabalho em altura. (Carga horária: 8h). , Togni S/A Materiais Refratários, TOGNI, Brasil.

2015 - 2015

SIPAT 2015 - Trabalhe com Segurança, Alguém te Espera Sorrindo!. (Carga horária: 5h). , Togni S/A Materiais Refratários, TOGNI, Brasil.

2014 - 2014

SIPAT 2014 - Você e Eu, Somos Todos pela Segurança. (Carga horária: 5h). , Togni S/A Materiais Refratários, TOGNI, Brasil.

2013 - 2014

CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. (Carga horária: 20h). , Togni S/A Materiais Refratários, TOGNI, Brasil.

2013 - 2013

SIPAT 2013 - Segurança Hoje e Sempre. A Empresa Agradece Esta Escolha!. (Carga horária: 5h). , Togni S/A Materiais Refratários, TOGNI, Brasil.

2012 - 2012

SIPAT 2012 - Segurança, Uma Mão Amiga ao Alcance de Todos. (Carga horária: 5h). , Togni S/A Materiais Refratários, TOGNI, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Minas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

SIBRASB ? Simpósio Brasileiro de Segurança de Barragens. 2018. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Thammiris Mohamad El Hajj

El Hajj, T. M.; ANCELMI, M. F.; NAVARRO, F. C.. Análise dos ensaios de WI para um minério de ouro e calcário. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Minas) - Universidade Federal de Alfenas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Thammiris Mohamad El Hajj

Análise dos ensaios de WI para um minério de ouro e calcário; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Minas) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Thammiris Mohamad El Hajj;

CAROLINA DEL ROVERI

Orientação de Estágio Curricular; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Minas) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Carolina Del Roveri;

Rodolfo Foster Klein Gunnewiek

Avaliação microestrutural e aplicação cerâmica de rochas nefelina-sienito do maciço de Poços de Caldas após tratamento por micro-ondas; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Minas) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Rodolfo Foster Klein Gunnewiek;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FIORITO, A. L. C. ; GODINHO, L. M. ; RAFAEL, G. C. ; SOUZA, V. D. ; ROVERI, C. ; MARIANO, N. A. ; MAESTRELLI, S. C. . Avaliação das propriedades físico-mecânicas de cerâmicas obtidas com a adição de turfa. In: CBECIMAT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2014, Cuiabá. 21º CBECIMAT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2014. p. 347-354.

  • FIORITO, A. L. C. ; SOUZA, V. D. ; RAFAEL, G. C. ; GODINHO, L. M. ; MARIANO, N. A. ; MAESTRELLI, S. C. . Filtros cerâmicos obtidos a partir da adição de casca de café em corpos argilosos. In: Congresso Brasileiro de Cerâmica, 2014, Bento Gonçalves. Anais do 58º Congresso Brasileiro de Cerâmica, 2014. p. 281-289.

  • FIORITO, A. L. C. . PROSPEC Jr. - A empresa júnior da UNIFAL - MG. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2017

    Avaliação do uso de micro-ondas na cominuição da nefelina-sienito do maciço de Poços de Caldas, Descrição: A cominuição chega a ocupar 70% de todo o gasto energético das operações de beneficiamento. Dessa forma, técnicas estão em desenvolvimento com o intuito de reduzir essa dispêndio de energia, dentre elas a inserção de defeitos na estrutura da rocha, a partir de tratamento térmico por micro-ondas. O uso da radiação de micro-ondas (2,45 GHz) provoca um aquecimento preferencial e rápido, fazendo com a que a rocha apresente um aumento de temperatura volumétrico. Devido ao aquecimento seletivo, alguns mineriais podem sofrer expansão térmica diferencial, gerando microtrincas entre os grãos minerais constituintes que favorece o processo de cominuição. Diante disso, o presente trabalho visou o estudo do aquecimento em rochas nefelina-sienito por serem rochas heterogêneas e que sofreriam uma maior influência de seu aquecimento. As amostras geometria irregular foram submetidas a radiação de micro-ondas durante tempos de 5,10,15, 20 e 30 minutos e submetidas ao choque térmico severo, sendo submergidas em água a temperatura ambiente e próxima a zero grau. As trincas foram observadas macroscopicamente, o que dá indícios de redução drástica na energia de fratura e, consequentemente, também redução na energia gasta na operação de cominuição. Em alguns casos, a trinca transpassou a amostra, fraturando-a sem nenhuma solicitação puramente mecânica. A trinca, dessa forma, apresentou fratura de origem termomecânica, causada pelo aquecimento diferencial e consequente expansão térmica diferencial em cada uma das fases minerais, pela incidência de micro-ondas o que. No choque térmico severo (em água próxima a sua temperatura de congelamento) ocorreram as maiores trincas. Dessa forma, a técnica mostra-se promissora na redução da energia de fratura da rocha devido à inclusão de micro trincas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ana Luisa Costa Fiorito - Integrante / Rodolfo Foster Klein Gunnewiek - Coordenador.

  • 2013 - 2015

    Estudo da adição de casca de café na obtenção de corpos cerâmicos argilosos porosos para aplicação como filtros, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Ana Luisa Costa Fiorito - Integrante / Lucas Marcello Godinho - Integrante / Gabriel da Costa Rafael - Integrante / Valéria Dalbon de Souza - Integrante / Carolina Del Roveri - Integrante / Sylma Carvalho Maestrelli - Coordenador / Amanda Luisa Fonseca - Integrante / Keiliane Mendonça - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - 2018

    Salum Construções Ltda. (Fundação Renova)

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de qualidade, Carga horária: 44

    Outras informações:
    Principais atividades: Elaboração, revisão de documentação, planilhas, relatórios e demais documentos necessários para o processo de qualidade. Acompanhamento de sistemas, processos e métodos produtivos, de modo a garantir que os procedimentos sejam seguidos. Controle da rastreabilidade dos ensaios geotécnicos executados durante a obra e análise crítica. Acompanhamento da instalação e verificação da instrumentação geotécnica. (Obra: Construção da barragem Eixo 1, no Complexo de Germano em Mariana, MG.)

  • 2014 - 2016

    TOGNI S/A MATERIAIS REFRATÁRIOS

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa e Controle de Qualidad, Carga horária: 44

    Outras informações:
    Principais atividades: Supervisão da equipe do Laboratório Físico (5 colaboradores), responsável pela realização dos ensaios reológicos, físicos e mecânicos, tanto das matérias primas próprias e de terceiros, quanto dos produtos acabados (tijolos, concretos, argamassas, massas de socar, massas plásticas, entre outros), a fim de garantir a qualidade do material posteriormente enviado para o cliente. Conhecimentos sobre sistemas de qualidade (ISO 9001), metrologia (básico), preparação de procedimentos, treinamento e avaliação de funcionários, de modo a padronizar e garantir excelência na realização das atividades diárias.

  • 2014 - 2014

    TOGNI S/A MATERIAIS REFRATÁRIOS

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Auxiliar Administrativo, Carga horária: 44

    Outras informações:
    Principais atividades: Responsável pela emissão de certificados de qualidade para clientes, certificados de análise, inclusão e alteração de fórmulas, tabelas técnicas, fichas técnicas, especificações de matérias primas, cadastros de produtos e marcas, organização e manutenção de arquivos.

  • 2010 - 2014

    TOGNI S/A MATERIAIS REFRATÁRIOS

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Analista Químico, Carga horária: 44

    Outras informações:
    Principais atividades: Experiência em preparação de amostras, pesagem e fusão de materiais a serem analisados quantitativa e semiquantitativamente através de Fluorescência de Raios-X.

  • 2017 - 2018

    Prospec Jr - Empresa Júnior da Engenharia de Minas

    Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Diretora de Projetos

    Outras informações:
    Principais atividades: Responsável pelo acompanhamento, orientação e controle de qualidade dos projetos; análise de mercado e negociação dos prazos, preços e escopo dos mesmos.

  • 2015 - 2017

    Prospec Jr - Empresa Júnior da Engenharia de Minas

    Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Trainee

    Outras informações:
    Principais atividades: Membro da área técnica, responsável pela elaboração, desenvolvimento de projetos e execução dos ensaios laboratoriais.

  • 2018 - 2018

    Universidade Federal de Ouro Preto

    Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Estágiária, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Estagiária responsável pelo desenvolvimento de projetos que visam a operacionalização de rotinas de ensaios especiais existentes no laboratório em solos (ensaio CBR, ensaio de sedimentação em coluna), amostragem de campo (tensiometria e poropressão) e por projetos de pesquisa em andamento no laboratório (ensaio HCT).

  • 2016 - 2017

    Universidade Federal de Alfenas

    Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor

    Atividades

    • 08/2016 - 02/2017

      Outras atividades técnico-científicas , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.,Atividade realizada, Monitoria em Beneficiamento de minérios, com carga horária total de 90 horas..

  • 2016 - 2016

    Associação Internacional de Estudantes de Economia e Ciências Comerciais

    Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Team Member Programme

    Outras informações:
    Membro da área de OGX GCDP (Outgoing Exchange: Global Community Development Program): responsável em cuidar de todos os detalhes que envolvem a ida dos intercambistas brasileiros para intercâmbios sociais no exterior através do Programa Cidadão Global.