Aline Inácio Decker

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2012) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Realizou intercâmbio de graduação na Universidade americana Ashland (Ohio) - College of Education (2011). Atualmente é pedagoga - orientadora educacional do Instituto Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, políticas educacionais, ambientes virtuais de aprendizagem e material pedagógico. Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Participante do Grupo de Pesquisa Lutas Sociais, Trabalho e Educação.

Informações coletadas do Lattes em 28/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Educação

2019 - Atual

Universidade do Estado de Santa Catarina
Título: FIESC E FORMAÇÃO DOCENTE: O PROJETO POLÍTICO-EDUCACIONAL DO SETOR EMPRESARIAL CATARINENSE,
Marileia Maria da Silva. Palavras-chave: POLÍTICAS EDUCACIONAIS; FORMAÇÃO DOCENTE; FIESC.

Mestrado em Educação

2013 - 2015

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: A FORMAÇÃO DOCENTE NO PROJETO POLÍTICO DO BANCO MUNDIAL (2000-2014).,Ano de Obtenção: 2015
Olinda Evangelista.

Graduação em Pedagogia

2008 - 2012

Universidade do Estado de Santa Catarina
Título: Uma proposta de Orientação Profissional: práticas e reflexões no último ano do Ensino Médio Noturno.
Orientador: JOCEMARA TRICHES

Graduação interrompida em 2011 em Letras Inglês

2008 - Interrompido

Universidade Federal de Santa Catarina
Ano de interrupção: 2011

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2012

Science Education. (Carga horária: 200h). , Ashland University, AU, Estados Unidos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação Docente.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Política Educacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História da Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação de Adultos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

DECKER, A. I. ; MELO, S. M. M. . Formação de Educadores e Educação Sexual - Londrina/PR. 2009. (Outro).

DECKER, A. I. ; MELO, S. M. M. ; MENDES, P. O. E. S. P. ; CARVALHO, G. M. D. ; DELPIZZO, G. N. . I Congresso Brasileiro de Educação Sexual. 2008. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IV COLÓQUIO NACIONAL E I INTERNACIONAL A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO MÉDIO. 2017. (Congresso).

CONGRESSO DE EDUCAÇÃO BÁSICA. 2013. (Congresso).

21º Seminário de Iniciação Científica - UDESC.Trajetórias Sociais de egressos/as do curso clássico de uma instituição pública (1951-1960). 2011. (Seminário).

Oficina de Leitura e Interpretação Filosófica. 2011. (Outra).

Seminário Final de Estágios - FAED/UDESC.Uma proposta de Orientação Profissional: práticas e reflexões no último ano do Ensino Médio Noturno.. 2011. (Seminário).

Fórum PROEJA Sul II. 2010. (Encontro).

I Congresso de Iniciação Científica e Pós-Graduação - Sul Brasil. POR UMA DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. 2010. (Congresso).

I Congresso de Iniciação Científica e Pós-Graduação - Sul Brasil. 2010. (Congresso).

Seminário Final de Estágios.O Método de "Educar pela Pesquisa" e suas implicações na formação da EJA: um olhar do sujeito.. 2010. (Seminário).

V Colóquio: "Ensino Médio, História e Cidadania". 2010. (Encontro).

19º Seminário de Iniciação Científica.PRODUÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS E DE MATERIAS PEDAGÓGICOS EM EDUCAÇÃO SEXUAL: O DESENVOLVIMENTO DE UM MÓDULO VIRTUAL DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE. 2009. (Seminário).

VI ECAL - Encontro Catarinense de Letras. 2009. (Encontro).

18º SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FAED/UDESC.PRODUÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS E DE MATERIAS PEDAGÓGICOS EM EDUCAÇÃO SEXUAL: O DESENVOLVIMENTO DE UM MÓDULO VIRTUAL DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE. 2008. (Seminário).

1º CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO SEXUAL / 1º COLÓQUIO DE PESQUISADORES INICIANTES EM EDUCAÇÃO. AS POSSIBILIDADES DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO APOIO A UM PROCESSO DE EDUCAÇÃO SEXUAL EMANCIPATÓRIA: REFLEXÕES DE UMA BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. 2008. (Congresso).

1º CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO SEXUAL / 1º COLÓQUIO DE PESQUISADORES INICIANTES EM EDUCAÇÃO. 2008. (Congresso).

Ferramentas no Portal Periódico CAPES. 2008. (Encontro).

Ferramentas no Portal Periódico CAPES.Ferramentas no Portal Periódico CAPES. 2008. (Encontro).

O Feminismo e as Revoluções de 68. 2008. (Encontro).

Redação acadêmica: Resenha. 2008. (Oficina).

SEPEX/ UFSC "DO LEITOR A PROFESSOR DE LEITURA: ENSINO DE LÍNGUAS POR MEIO DE ETXTOS E GÊNERO". 2008. (Encontro).

SEPEX/UFSC MINI CURSO "RELIGIÃO, GÊNERO E (HOMO) SEXUALIDADES. 2008. (Encontro).

ENEL - ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE LETRAS. 2004. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Eneida Oto Shiroma

EVANGELISTA, OlindaShiroma, Eneida Oto; MAUES, O.; RODRIGUES, M.M.. A formação docente no projeto político do Banco Mundial (2000-2014). 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Eneida Oto Shiroma

EVANGELISTA, OlindaShiroma, Eneida OtoGARCIA, R. M. C.. Formação docemte: a análise do Banco Mundial sobre o Brasil pós-2000. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Jocemara Triches

Uma proposta de orientação profissional: práticas e reflexões no último ano do ensino médio noturno; 2011; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Jocemara Triches;

Sonia Maria Martins de Melo

PRODUÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS E DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS EM EDUCAÇÃO SEXUAL: O DESENVOLVIMENTO DE UM MÓDULO VIRTUAL DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE; ; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Sonia Maria Martins de Melo;

Olinda Evangelista

A FORMAÇÃO DOCENTE NO PROJETO POLÍTICO DO BANCO MUNDIAL (2000-2014); 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Olinda Evangelista;

Norberto Dallabrida

Trajetórias sociais de alunos/as egressos/as do Curso Clássico do Colégio Estadual Dias Velho (1951-1960); 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Norberto Dallabrida;

Mariléia Maria da Silva

O Projeto do empresariado catarinense para a formação docente; Início: 2019; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado de Santa Catarina; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DECKER, A. I. . A FORMAÇÃO DOCENTE NO PROJETO POLÍTICO DO BANCO MUNDIAL (2000-2014). In: Olinda Evangelista & Allan Kenji Seki. (Org.). FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: LEITURAS A CONTRAPELO. 1ed.SÃO PAULO: JUNQUEIRA E MARIN EDITORES, 2017, v. 1, p. 1-280.

  • MELO, S. M. M. ; DECKER, A. I. ; CORRÊA, P. R. . Produção de novas metodologias e de materiais pedagógicos em educação sexual: o desenvolvimento de um módulo virtual da Disciplina Educação e Sexualidade.. In: VI Encontro Virtual Educa Brasil, 2009, São José dos Campos - SP. Anais do VI Encontro Virtual Educa Brasil 2009. São José dos Campos - SP: Anais do VI Encontro Virtual Educa Brasil 2009, 2009. v. 1. p. 1-1.

  • DECKER, A. I. ; MELO, S. M. M. . As possibilidades das novas Tecnologias de Informação e Comunicação como apoio a um processo de Educação Sexual Emancipatória:. In: I CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO SEXUAL, 2008, Araraquara - SP. As possibilidades das novas Tecnologias de Informação e Comunicação como apoio a um processo de Educação Sexual Emancipatória: Reflexões de uma Bolsista de Iniciação Científica.. ARARAQUARA - SP: UNESP ARARAQUARA, 2009. v. 1. p. 1-1.

  • DECKER, A. I. ; MELO, S. M. M. . As possibilidades das novas Tecnologias de Informação e Comunicação como apoio a um processo de Educação Sexual Emancipatória:. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2011

    Trajetórias sociais de egressos/as dos colégios de ensino secundário de Florianópolis na década de 1950, Descrição: O presente projeto de pesquisa se propõe a analisar as trajetórias sociais de alunos/as egressos/as dos colégios de ensino secundário da cidade de Florianópolis na década 1950. Serão investigadas as turmas de formados no ensino secundário de três colégios de Florianópolis, a saber: Colégio Catarinense, Colégio Coração de Jesus e Colégio Estadual Dias Velho. A leitura das trajetórias desses/as egressos/as será feita a partir dos conceitos de capital cultural, capital social, capital simbólico e campo, elaborados pelo sociólogo Pierre Bourdieu, com o intuito de compreender a produção de desigualdades sociais e escolares. Além da utilização de fontes escritas como documentos avulsos e jornais de circulação local e estadual, as trajetórias dos/as egressas/os serão feitas por meio da aplicação de questionário (para todos/as os/as alunos/as formados/as no ensino secundário em Florianópolis nas décadas de 1950) e da realização de entrevistas semiestruturadas com aqueles alunos/as com trajetórias sociais e/ou memórias socialmente relevantes. Pretende-se também cotejar as trajetórias dos/as egressos/as dos três estabelecimentos de ensino selecionados, com o intuito de contrastar a cultura escolar dos colégios públicos e dos educandários privados, procurando compreender o campo do ensino secundário de Florianópolis. Acredita-se, enfim, que esse trabalho é relevante para a historiografia da educação na medida em que pretende constatar os condicionamentos econômicos e culturais e o ?efeito-colégio? nas trajetórias sociais de egressos/as do ensino secundário.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Aline Inácio Decker - Coordenador / Estela Maris Sartori Martini - Integrante / Norberto Dallabrida - Integrante / Juliana Topanotti dos Santos de Mello - Integrante / Maristela da Rosa - Integrante / Rômulo Ferreira Corrêa - Integrante.

  • 2007 - 2008

    Produção de novas tecnologias e de materiais pedagógicos em educação sexual: o desenvolvimento de um módulo virtual da disciplina Educação e Sexualidade, Descrição: São objetivos principais desse projeto de pesquisa: 1. continuar o processo de resgate das memórias e avaliação do processo de inserção intencional da temática educação sexual na formação de educadores na UDESC especificamente no que se refere a caminhada de construção de comunidades virtuais de aprendizagem sobre o tema educação sexual emancipatória,por meio do registro documental do processo de criação , desenvolvimento, implantação e implementação de novas metodologias e de materiais pedagógicos em várias linguagens midiáticas; 2.desenvolver e implementar o protótipo do módulo virtual da disciplina Educação e Sexualidade do Curso de Pedagogia utilizando a ferramenta MOODLE, registrando a caminhada;3.subsidiar a estruturação, implantação e implementação do Laboratório de Educação Sexual e Novas Tecnologias no CEAD. A metodologia utilizada será a pesquisa-ação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Aline Inácio Decker - Integrante / Sonia maria Martins de Melo - Coordenador / Carla Sofia Dias Brasil - Integrante / Dilma Luci de Freitas - Integrante / Graziela Naspoline Delpizzo - Integrante / Patrícia de Oliveira E Silva Pereira Mendes - Integrante / Gabriela Maria Dutra de Carvalho - Integrante., Financiador(es): Universidade do Estado de Santa Catarina - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Santa Catarina. , Rua José Lino Kretzer, Centro, 88103310 - São José, SC - Brasil, Telefone: (48) 33812842, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2010 - 2011

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC/Cnpq, Carga horária: 20

Outras informações:
Pesquisa intitulada ?Trajetórias sociais de egressos/as dos colégios de ensino secundário de Florianópolis na década de 1950?.

2008 - 2009

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista PROBIC, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista do projeto A produção de novas metodologias e de materiais pedagógicos em Educação Sexual: o desenvolvimento de um módulo virtual da disciplina educação e sexualidade. Coordenação profa Dra Sonia Maria Martins de Melo/FAED/UDESC

Atividades

  • 07/2010 - 07/2011

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências da Educação, .,Linhas de pesquisa

  • 04/2008 - 07/2009

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências da Educação, .,Linhas de pesquisa

2013 - Atual

Instituto Federal de Santa Catarina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PEDAGOGA - ORIENTADORA EDUCACIONAL, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.