Ricardo Mattar Vilela

Mestrado em Administração pela FUCAPE; MBA em Gestão de Projetos pela Estácio; MBA em Gestão Empresarial pela FGV; graduação em Administração pela Faculdade Estácio e graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente é Coordenador dos cursos de Engenharia Civil, Elétrica e de Produção e professor da Faculdade Estácio de Vila Velha, FESVV e, sócio das empresas - Tirreno Consultoria Empresarial e Participações Ltda e Festa Artigos para Festa Ltda. Tem experiência na área de Engenharia e Administração de Empresas.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Administração de Empresas

2014 - 2017

Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças
Título: Expectativas dos alunos em uma instituição de Ensino Superior: uma análise de diferentes modalidades de oferta de cursos, Ano de Obtenção: 2017
Orientador: Felipe Ramos Ferreira
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Especialização em Gestão de Projetos

2015 - 2017

ESTÁCIO DE SÁ
Título: Estratégias para retenção de alunos: Uma análise de diferentes modalidades de ensino

Especialização em Gestão Empresarial

2011 - 2012

Fundação Getúlio Vargas
Título: ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA EMPRESA TERRA CONSULT - ES
Orientador: CLAÚDIO ALEXANDRE TOSTA, M Sc.

Graduação em Administração

2009 - 2013

Faculdade Estacio de Sá

Graduação em Engenharia Ambiental

2002 - 2008

Universidade Federal de Ouro Preto

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

TUTORIA EM EAD. (Carga horária: 8h). , Faculdade Estácio de Sá de Vila Velha, FESVV, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: THIAGO CARDOSO PINTO

VILELA, R. M.. Proposta para implantação de um sistema de gestão e segurança do trabalho: um estudo de caso da indústria da construção civil.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Estácio de Sá.

Aluno: Carlos Eduardo Vicente Lovato

VILELA, R. M.. Riscos do benzeno na indústria petroquímica: como minimizar a exposição a este agente.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Estácio de Sá.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Valcemiro Nossa

NOSSA, V.; TEIXEIRA, A.M.C.T.; FERREIRA, F. R.. Expectativas dos alunos em uma instituição de ensino superior: uma análise de diferentes modalidades de oferta de cursos. 2017. Dissertação (Mestrado em Administração (30007011002P6)) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças.

Arilda Magna Campagnaro Teixeira

FERREIRA, F. R.;TEIXEIRA, A.; NOSSA, V.. Expectativas dos Alunos em uma Instituição de Ensino Superior: uma análise de diferentes modalidades de oferta de cursos. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças.

Elton Santos Franco

FRANCO, E. S.; BRESCIA, J. L.; SANTI, A. M. M.. Proposta para Padronização dos Procedimentos de Licenciamento Ambiental na Samarco Mineração ? Unidade Germano. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Felipe Ramos Ferreira

EXPECTATIVA DOS ALUNOS EM UMA INSTITUICAO DE ENSINO SUPERIOR; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - Fundação Instituto Capixaba de Pesq; em Contabilidade, Economia e Finanças,; Orientador: Felipe Ramos Ferreira;

Auxiliadora Maria Moura Santi

Proposta para padronização dos procedimentos de licenciamento ambiental na Samarco Mineração - Unidade de Germano; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Auxiliadora Maria Moura Santi;

Auxiliadora Maria Moura Santi

Relatório de estágio curricular; SAMARCO Mineração SA; 2007; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Auxiliadora Maria Moura Santi;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • VILELA, R. M. . EXPECTATIVAS DOS ALUNOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DE DIFERENTES MODALIDADES DE OFERTA DE CURSOS. TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO. VOL. 15 N.1 JAN/ABR 2012 , v. 21, p. 67-81, 2018.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2011 - Atual

    Tirreno Consultoria Empresarial e Participações Ltda

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Sócio, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Empresa que atua no segmento de Engenharia, Consultoria Ambiental e Administração de Empresas, Prospecção e Participação em Negócios. Foco em empreendimentos Imobiliários, Marítimos e projetos de Engenharia.

  • 2018 - Atual

    Festa Artigos para Festa, Embalagens e Cobrança Ltda

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Sócio, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Empresa de artigos para festa especializada em balões metalizados com vendas em todo Brasil. Sócio e Responsável financeiro da empresa.

  • 2014 - Atual

    Faculdade Estácio de Sá de Vila Velha

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    - Coordenador dos cursos de Engenharia Civil, Elétrica e de Produção. Responsável pela coordenação dos cursos de engenharia da IES com aproximadamente 800 alunos. Atividades principais: Planejamento docente, Gestão de horários e contratos, Projetos, Atividades acadêmicas extra classe, Mediação de conflitos, controle de retenção de alunos, tratamento de não conformidades e reclamações. - Professor dos cursos de Engenharia e Administração. Disciplinas ministradas: Fundamentos da matemática, matemática para negócios, cálculo, recursos humanos, fundamentos da administração, estatística aplicada.

  • 2012 - 2018

    Servmetro Ltda

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Responsável Técnico

    Outras informações:
    Responsável Técnico da empresa

  • 2010 - 2011

    Fiat Automoveis - Matriz

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Líder de UTE, Carga horária: 44

    Outras informações:
    ? Analista de tecnologia - 09/2010 a 04/2011 - Último cargo - Gerenciamento do processo industrial de uma unidade tecnológica (UTE) com mais de 120 colaboradores. Responsável pela qualidade industrial, elaboração de ciclos de montagem, layouts e gestão na instalação dos mesmos em área produtiva, incluindo treinamento de equipes; - Participação e coordenação na implantação do projeto World Class Manufacturing, com reestruturação de atividades implantando 25% de poka yokes e Kaizens nos processos, redução de 2% nos refugos industriais; - Desenvolvimento de projetos industriais como a implantação dos novos elevadores e Skids para a remoção das portas dos carros e gravação de chassi - Redução do tempo de execução da operação proporcionando redução de MO, ganhos financeiros e melhoria da qualidade; ? Líder de UTE - 04/2010 a 08/2010 - Penúltimo cargo - Responsável pela gestão e coordenação das linhas de montagem 2 e 3 com uma equipe de 6 CPIs (supervisores de turno) e por uma equipe de 90 colaboradores; - Coordenação da Produção (saturação, posicionamento da MO e acompanhamento da produção); -Líder dos pilares de Qualidade e Meio Ambiente com foco no Melhoramento Contínuo (gerenciamento de metodologias da certificação mundial FAPS / WCM). - Responsável pelos Custos (perdas de MO, custo de transformação e refugo definitivo), pelo Posto de Trabalho (organização, segurança e limpeza da área - 5S) e Desenvolvimento de Pessoas (clima interno, treinamento da MO, ergonomia e absenteísmo).

  • 2008 - 2010

    Companhia de Bebidas das Américas - Ambev

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor de Processo, Carga horária: 44

    Outras informações:
    ? Supervisor de Processo - 12/2008 a 04/2010 - Gestor responsável pelo processo de fabricação de cerveja na unidade de Sete Lagoas com uma equipe de 42 pessoas; - Participação no startup da fábrica, acompanhando todo o projeto de instalação. Responsável pela contratação (processo seletivo) e treinamentos da equipe da área de Processo Cerveja. - Responsável pela otimização e programação das células da Brassagem, Adegas e filtração e as devidas interfaces com as gerências de Qualidade, Manutenção, Meio Ambiente (dono do pilar) e Logística; - Participação efetiva na implantação do Voyager Plant Optimization (VPO), projeto de Produtividade Corporativa da AmBev e na elaboração do plano de manutenção da fábrica; - Responsável pela implantação de ferramentas para o gerenciamento de Manutenção Autônoma, Qualidade, Padronização e Rastreabilidade como: SAP, MES, Isosystem, entre outros;

  • 2008 - 2008

    PIGMENTOS MINAS GERAIS LTDA

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 16

    Outras informações:
    ? Estágio em Engenharia - Participação na Implantação da ISO 17025 (Requisitos gerais para a competência de ensaio e calibração) no laboratório de análises e das Boas Práticas de Fabricação - BPF (Food and Safety); - Acompanhamento dos processos produtivos industriais na fabricação de sulfato e monóxido de Zinco. - Responsável pela reabilitação de áreas degradadas da empresa.

  • 2007 - 2007

    Fibria Celulose

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    ? Estágio em Engenharia - Acompanhamento do processo de fabricação da celulose e das atividades relacionadas ao meio ambiente da empresa (Gestão Ambiental, tratamento de resíduos, controle de emissões atmosféricas, reabilitação de áreas degradadas, licenciamento e compensações ambientais).

  • 2006 - 2007

    Samarco Mineração - Matriz

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    ? Estágio em Engenharia - Participação em processos de Licenciamento Ambiental da unidade; - Gerenciamento e tratamento de Resíduos Sólidos nas obras de expansão, otimizando o levantamento de dados e o monitoramento ambiental do projeto; - Participação no processo de reabilitação da cava do Germano (correta disposição do rejeito e recuperação de fauna e flora nativa).

  • 2004 - 2004

    Magnesita Refratários

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    ? Estágio em Engenharia - Acompanhamento do processo de produção da Magnesita e Talco e suas aplicações; - Monitoramento de impactos ambiental e licenciamento.