Pollyana Ferreira Rosa

Professora Substituta de Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia. Mestra em Artes Visuais (Teoria, História e Crítica de Arte), pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2014), bolsista FAPESP). Especialista em Fotografia pelo Centro Universitário Senac-SP (2008) e Bacharel em Comunicação - Jornalismo pela Universidade de Brasília (2001). Cursa atualmente segunda graduação, em Teatro, na Universidade Federal de Uberlândia. Experiência como jornalista, fotógrafa, artista visual e professora nas áreas de artes, fotografia e comunicação. Pesquisadora interdisciplinar em artes visuais e cênicas, história e comunicação.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado interrompido em 2017 em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)

2015 - Atual

Universidade de São Paulo
Título: Gestus social, linguagens cômicas e crítica da ideologia: uma proposta de aproximação entre as montagens vanguardistas em Brecht e Heartfield no período entre guerras na Alemanha. (a ser retomado oportunamente),
Jorge Mattos de Almeida. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Ano de interrupção: 2017

Mestrado em Artes Visuais

2011 - 2014

Universidade de São Paulo
Título: A Comédia Satânica de Honoré Daumier: a caricatura política na aurora na comunicação de massas,Ano de Obtenção: 2014
Monica Baptista Tavares.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: caricatura; política; história da arte; comunicação de massas; artes gráficas.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teoria da Arte.

Especialização em Fotografia

2006 - 2008

Centro Universitário Senac
Título: Arte e Comunicação Radical: a Imagem Crítica das Gravuras Satíricas às Fotomontagens Políticas de John Heartfield
Orientador: Marcos Tadeu Fabris

Graduação em andamento em Teatro - Licenciatura Ou Bacharelado

2018 - Atual

Universidade Federal de Uberlândia

Graduação em Comunicação Social - Jornalismo

1996 - 2001

Universidade de Brasília, UnB
Título: Artistas das Vastas Ruas
Orientador: Wagner Rizzo e Márcia Marques

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2012

Extensão universitária em Inglês para escrita acadêmica. (Carga horária: 30h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Francês Instrumental II. (Carga horária: 30h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Francês Instrumental I. (Carga horária: 60h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Alemão para Leitura de Textos em Filosofia e Ci 2. (Carga horária: 30h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Alemão para Leitura de Textos em Filosofia e Ciênc. (Carga horária: 30h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Alemão para Leitura de Textos em Filosofia e Ciênc. (Carga horária: 60h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2009 - 2009

Oficina de Desenho. (Carga horária: 30h). , Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.

2009 - 2009

A Arte Moderna, do Iluminismo e da Revolução ao Pó. (Carga horária: 45h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2007 - 2007

Preparação de Docentes - Programa Educação para o. (Carga horária: 17h). , Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.

2007 - 2007

Concepção de Projetos para Montagem de Exposições. (Carga horária: 54h). , Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Alemão

, Lê Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes visuais.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Interpretação Teatral.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: História da Arte.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Linguagens Cômicas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Semana de História UFU 2018.A Montagem de Heartfield na guerra ideológica via revistas ilustradas às vésperas da ascensão nazista na Alemanha. 2018. (Seminário).

Forum de discussão: Nos caminhos da violência.Humor, violência e liberdade de expressão. 2015. (Outra).

VII Seminário de Pesquisa dos alunos de Pós-graduação do Dep. de Teoria Literária e Literatura Comparada.Gestus social, linguagem cômica e crítica da ideologia: uma proposta de aproximação entre as montagens vanguardistas em Brecht e Heartfield.. 2015. (Seminário).

Seminários Desformas - Plataforma Ovos de Serpente.A fotomontagem dada de Berlim. 2012. (Seminário).

V Seminario Internacional Politicas de la Memoria ? ?Arte y Memoria. Miradas sobre el pasado reciente?.O trauma da guerra e a revolução alemã: da fragmentação da forma à fotomontagem dada de Berlim.. 2012. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Isabel Maria Frederico Rodrigues Loureiro

MARTINS, L. R.; CHIARELLI, D. T.;LOUREIRO, I. M. F. R.. Comédia satânica: a sátira gráfica como arma política nas obras de Honoré Daumier e John Heartfield. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Visuais) - Universidade de São Paulo.

Monica Baptista Sampaio Tavares

TAVARES, Monica; GONÇALVES, Lisbeth Ruth Rebollo; SILVA, Anderson Gonçalves da. A comédia satânica de Honoré Daumier: a caricatura política na aurora da comunicação. 2014. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Escola de Comunicações e Artes da USP.

Paulo José Rossi

FABRIS, M.; FOGLIANO, F.;ROSSI, Paulo José. Arte e comunicação radical: a imagem crítica das gravuras às fotomontagens de John Heartfield. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Fotografia) - Centro Universitário Senac.

Anderson Gonçalves da Silva

GONÇALVES, A.; TAVARES, M. B. S.; GONCALVES, L. R. R.. A Comédia satânica de Honoré Daumier: a caricatura política na aurora da comunicação de massas. 2014. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Marcos Tadeu Fabris Gonçalves

Rossi, Paulo; Fernando Fogliano;FABRIS, M.. Arte e comunicação radical: a imagem crítica das gravuras às fotomontagens de John Heartfield. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação latu sensu em fotografia) - Centro Universitário Senac.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Monica Baptista Sampaio Tavares

A comédia satânica de Honoré Daumier: a caricatura política na aurora da comunicação de massas; 2014; Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Escola de Comunicações e Artes da USP,; Orientador: Monica Baptista Sampaio Tavares;

Marcos Tadeu Fabris Gonçalves

Arte e comunicação radical: a imagem crítica das gravuras às fotomontagens de John Heartfield; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação latu sensu em fotografia) - Centro Universitário Senac; Orientador: Marcos Tadeu Fabris Gonçalves;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ROSA, POLLYANA FERREIRA . A Montagem de Heartfield na Guerra Ideológica às vésperas da Ascensão Nazista na Alemanha. FRONTEIRAS (CAMPO GRANDE) , v. 21, p. 71-97, 2018.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ROSA, P. F. . Contraponto e fuga. 2008; Tema: Blog sobre artes, política e movimentos sociais em São Paulo. (Blog).

ROSA, P. F. . Site da Rádio Laboratório de Comunicação Comunitária da UnB (Ralacoco). 2003; Tema: Rádio Comunitária. (Site).

ROSA, P. F. . Oficina de Fotojornalismo. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ROSA, P. F. . Oficina de Fotojornalismo. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ROSA, P. F. . Oficina de Fotojornalismo. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ROSA, P. F. . Oficina de Fotografia. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ROSA, P. F. . Logo e Cardápio do Balaio Café (Brasília). 2006. (Editoração/Outra).

ROSA, P. F. . Relatório Anual ANATEL 2003. 2004. (Editoração/Outra).

ROSA, P. F. . Revista Toques DAngola. 2004. (Editoração/Periódico).

TELLES, N. ; ROSA, P. F. . Confessionários: Instaurações Cênico-Visuais. 2019. Teatral.

Aleixo, F. ; ROSA, P. F. . Vida e Morte. 2018. Teatral.

ROSA, P. F. . Exposição coletiva de fotografias ?Paixão e Morte?. 2000. Fotografia.

ROSA, P. F. . Exposição coletiva ?Marchas de Outubro?. 1999. Fotografia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2019

2 lugar no Festival EntreArtes - prêmio para montagem do projeto Confessionários: Instaurações Cênico-Visuais, Coordenação de Extensão do IARTE-UFU..

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - Atual

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta Arte e Tecnologia, Carga horária: 40

2015 - 2015

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Universidade de São Pau

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Suoervisionado PAE, Carga horária: 6

Outras informações:
Estágio Supervisionado do Programa de Aperfeiçoamento do Ensino na disciplina "Literatura e Cinema" do Departamento de Letras Modernas, ministrada pelo Prof.Dr. Marcos Soares.

2015 - 2017

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES - Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - 2011

Escola de Comunicações e Artes - Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Suoervisionado PAE, Carga horária: 6

Outras informações:
Estágio Supervisionado do Programa de Aperfeiçoamento do Ensino.

2011 - 2013

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista FAPESP - Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2008 - 2009

Universidade Nove de Julho

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Superior, Carga horária: 28

Outras informações:
Ministro as disciplinas: Fotojornalismo; Estética, Arte e Comunicação Teorias da Comunicação

2010 - 2011

Centro Universitário Senac

Vínculo: Contrato tempoário, Enquadramento Funcional: Tutora de EaD do curso Fotografia Digital, Carga horária: 20

2003 - 2006

Agência Nacional de Telecomunicações

Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Analista de Comunicação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Fotografia e design gráfico editorial.

2001 - 2003

Jornal Tribuna do Brasil

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Jornalista e Fotojornalista, Carga horária: 40

2001 - 2001

Escola de Música de Brasília

Vínculo: Contratato temporário, Enquadramento Funcional: Fotógrafa do 23 Curso Internacional de Verão, Carga horária: 40

2000 - 2000

Escola de Música de Brasília

Vínculo: Contratato temporário, Enquadramento Funcional: Fotógrafa do 22 Curso Internacional de Verão, Carga horária: 40