Raul Alves de Oliveira

Doutor em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduou-se em Engenharia Química em 2010 pela UFRJ. Atualmente é pesquisador do Laboratório Bioetanol. Atua na área de Microbiologia Aplicada e Engenharia Química, com ênfase em produção de enzimas por fermentação submersa, pré-tratamento de biomassa, análise composicional da biomassa, concentração das enzimas por membranas e hidrólise enzimática da biomassa. É integrante do Projeto Bioetanol que visa à produção de etanol de segunda geração a partir da biomassa da cana-de-açúcar em escala piloto: pré-tratamento, produção de enzimas, hidrólise enzimática e fermentação alcoólica. Em 2007 ganhou o prêmio SIMBIO Jovem Pesquisador com o Tema: Produção de Etanol de Segunda Geração: desenvolvimento de enzimas eficientes para a hidrólise enzimática da biomassa da cana-de-açúcar e fermentação dos hidrolisados.

Informações coletadas do Lattes em 22/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Bioquímica

2012 - 2016

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Hidrólise do bagaço de cana-de-açúcar pré-tratado e fermentação em um mesmo biorreator: efeito do Tween 80 e do tipo de agitador.
Elba Pinta da Silva Bon. Coorientador: Suely Pereira Freitas. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Bagaço de cana-de-açúcar; Agitador helicoidal; Hidrólise e fermentação em um mesmo biorreator; Tween® 80.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Processos Industriais de Engenharia Química / Especialidade: Processos Bioquímicos. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Tecnologia Química / Especialidade: Álcool. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Mestrado em Bioquímica

2010 - 2012

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Recuperação das Celulases da hidrólise enzimática da biomassa usando membranas de microfiltração e ultrafiltração,Ano de Obtenção: 2012
Elba Pinto da Silva Bon.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Celulases; Hidrólise.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Operações Industriais e Equipamentos para Engenharia Química / Especialidade: Operações de Separação e Mistura.

Graduação em Engenharia Química

2002 - 2010

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: HIDRÓLISE ENZIMÁTICA ASSOCIADA À TECNOLOGIA DE MEMBRANAS NA OBTENÇÃO DE XAROPES DA BIOMASSA DE CANA-DE-AÇÚCAR
Orientador: Suely Pereira Freitas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2016

Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. , Grande área: Engenharias, Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Operações Industriais e Equipamentos para Engenharia Química / Especialidade: Operações de Separação e Mistura.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Training course on process modeling and optimizati. (Carga horária: 16h). , University of Colorado, UC, Estados Unidos.

2010 - 2010

A transformação da biomassa na plataforma bioquímica da biorrefinaria. (Carga horária: 40h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IX SEMINÁRIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA ENZIMÁTICA.CELLULASES RECOVERY FROM BIOMASS ENZYMATIC HYDROLYSIS EXPERIMENTS USING MICROFILTRATION AND ULTRAFILTRATION MEMBRANES. 2010. (Seminário).

IX Simpósio de Hidrólise Enzimática de Biomassa.Utilização de membranas para reaproveitamento das enzimas celulolíticas após hidrólise. 2009. (Simpósio).

VIII Seminário brasileiro de tecnologia enzimática.Estudo do Fungo Ceratocystis paradoxa para Produção de Enzimas Celulolíticas. 2008. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Alberto José Leandro Santos

OLIVEIRA, R. A.; MELLO, M.; PERLINGEIRO, C. A. G.. Avaliação econômica de uma biorrefinaria à base de microalgas para produção de carotenóides e bioetanol. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Antonieta Ferrara

Bom, C.D.A.; Alves, T.L.M.;Ferrara, M.A.; Teixeira, R.S.S.. Recuperação de enzima no processo de hidrólise enzimática do bagaço de cana-de-açúcar. 2012. Dissertação (Mestrado em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Maria Antonieta Ferrara

Bon, Elba P. S.; Pereira, M.D.; COELHO, M. A. Z.; Alves, T.L.M.; SECCHI, A. R.;Ferrara, Maria Antonieta. Hidrólise e fermentação em um mesmo biorreator do bagaço de cana-de-açúcar pré-tratado: Efeito do tween 80 e do tipo de agitador. 2016. Tese (Doutorado em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Argimiro Resende Secchi

SECCHI, A. R.. Hidrólise e Fermentação em um mesmo Biorreator do Bagaço de Cana-de-Açúcar Pré-Tratado: Efeito do Tween® 80 e do Tipo de Agitador. 2016. Tese (Doutorado em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Fábio César Sousa Nogueira

Nogueira, Fabio Cesar Sousa. Avaliação do conceito de sacarificação e fermentação sequencial para conversão de altas cargas de bagaço de cana-de-açucar a etanol combustível. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ana Claudia do Amaral Melo

MELO, A. C. A.; Ano Bom, C.D; Alves, TLM; Teixeira, R.S.S; Ferrara, M.A. Recuperação de Enzimas no Processo de Hidrólise Enzimática do Bagaço de Cana-de-Açúcar. 2012. Dissertação (Mestrado em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ricardo Sposina Sobral Teixeira

MELO, A. C. A.; ALVES, T. L. M.;Freitas, S. P.; Bom, C. D. A.;SPOSINA, R. S. T.Ferrara, M. A.. Recuperação de enzima no processo de hidrólise enzimática do bagaço de cana-de-açúcar. 2012. Dissertação (Mestrado em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Maria Alice Zarur Coelho

Coelho, M.A.Z.. Hidrólise e fermentação em um mesmo biorreator de bagaço de cana-de-açúcar pré-tratado: efeito do Tween 80 e do tipo de agitador. 2016. Tese (Doutorado em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Marcos Dias Pereira

BON, E. P. S.; Ferrara M.A.;PEREIRA, M. D.. Hidrólise e fermentação em um mesmo bioreator do bagaço de cana-de-açúcar pré-tratado: efeito do Tween 80 e do tipo de agitador.. 2016. Tese (Doutorado em Bioquímica) - Instituto de Química - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Viridiana santana Ferreira Leitão

Alves, TLM; Nogueira, FCS;Ferreira-Leitao, Viridiana. Avaliação do conceito de sacarificação e fermentação sequencial para conversão de altas cargas de bagaço de cana-de-açúcar a etanol combustível. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Cristiane Dinis Ano Bom

ANOBOM, C. D.. Recuperação de enzima no processo de hidrólise enzimática do bagaço da cana-de-açúcar. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-gradução em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Cid Fernandes de Castro Neto

Otimização de parâmetros do pré-tratamento físico por extrusão da palha de cana-de-açúcar; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Suely Pereira Freitas

recuperação da enzima no processo de hidrólise enzimática do bagaço de cana-de açúcar; 2012; Dissertação (Mestrado em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Instituto de Química, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Suely Pereira Freitas;

Suely Pereira Freitas

Etanol de segunda geração: integração da hidrólise enzimática do bagaço de cana-de-açucar tratado hidrotermicamente com a fermentação de xaropes C6; 2013; Tese (Doutorado em Bioquímica) - UFRJ - Instituto de Química, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Suely Pereira Freitas;

Leda Maria Fortes Gottschalk

Produção de celulases e estudo da hidrólise da biomassa da cana-de-açúcar; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Financiadora de Estudos e Projetos; Orientador: Leda Maria Fortes Gottschalk;

Elba Pinto da Silva Bon

Início: 2017; Universidade Federal do Rio de Janeiro;

Elba Pinto da Silva Bon

Recuperação de enzima no processo de hidrólise enzimática do bagaço de cana-de-açúcar; 2012; Dissertação (Mestrado em BIOQUÍMICA) - Instituto de Química da UFRJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Elba Pinto da Silva Bon;

Elba Pinto da Silva Bon

Hidrólise e fermentação em um mesmo biorreator do bagaço de cana-de-açúcar pré-tratado: efeito do Tween® 80 e do tipo de agitador; 2016; Tese (Doutorado em Bioquímica) - Instituto de Química da UFRJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Elba Pinto da Silva Bon;

Elba Pinto da Silva Bon

Hidrólise enzimática associada a tecnologia de membranas na obtenção de xarope da biomassa de cana-de-açúcar; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Escola de Química - UFRJ, Financiadora de Estudos e Projetos; Orientador: Elba Pinto da Silva Bon;

Elba Pinto da Silva Bon

Produção de enzimas celulolíticas por Ceratocystis paradoxa; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Escola de Química - UFRJ, Fundação Universitária José Bonifácio; Orientador: Elba Pinto da Silva Bon;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • TELES, A. S. C. ; CHAVEZ, D. W. H. ; DE OLIVEIRA, RAUL ALVES ; BON, E. P. S. ; TERZI, S. C. ; SOUZA, E. F. ; GOTTSCHALK, L. M. F. ; TONON, R. V. . Use of grape pomace for the production of hydrolytic enzymes by solid-state fermentation and recovery of its bioactive compounds. FOOD RESEARCH INTERNATIONAL , v. 120, p. 441-448, 2019.

  • DE BARROS, RODRIGO DA ROCHA OLIVIERI ; BECARELLI, PAOLO ; DE OLIVEIRA, RAUL ALVES ; TOGNOTTI, LEONARDO ; Bon, Elba Pinto da Silva . Triticum spelta straw hydrothermal pretreatment for the production of glucose syrups via enzymatic hydrolysis. BIOCHEMICAL ENGINEERING JOURNAL , v. 151, p. 107340, 2019.

  • DE OLIVEIRA, RAUL ALVES ; Gottschalk, Leda Maria Fortes ; FREITAS, SUELY PEREIRA ; Bon, Elba Pinto da Silva . One-vessel saccharification and fermentation of pretreated sugarcane bagasse using a helical impeller bioreactor. BIOMASS CONVERSION AND BIOREFINERY , v. 7, p. 1-10, 2017.

  • Gottschalk, Leda Maria Fortes ; Oliveira, Raul Alves ; Bon, Elba Pinto da Silva . Cellulases, xylanases, ?-glucosidase and ferulic acid esterase produced by Trichoderma and Aspergillus act synergistically in the hydrolysis of sugarcane bagasse. BIOCHEMICAL ENGINEERING JOURNAL , v. 51, p. 72-78, 2010.

  • Barros, Rodrigo R. O. ; Oliveira, Raul A. ; Gottschalk, Leda Maria F. ; Bon, Elba P. S. . Production of Cellulolytic Enzymes by Fungi Acrophialophora nainiana and Ceratocystis paradoxa Using Different Carbon Sources. APPLIED BIOCHEMISTRY AND BIOTECHNOLOGY , v. 161, p. 448-454, 2010.

  • QUEIROZ, S. S. ; OLIVEIRA, R. A. ; PEREIRA, L. T. C. ; FREITAS, S. P. ; BON, E. P. S. . FORMULAÇÃO POR MICROENCAPSULAMENTO DA β-GLICOSIDASE DE Aspergillus awamori: UMA EXPERIÊNCIA DE SUCESSO.. In: XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2018, São Paulo. Blucher Chemical Engineering Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2018. v. 1. p. 2299-3.

  • KNOPP, F. M. ; OLIVEIRA, R. A. ; Bon, Elba P. S. . COMPARAÇÃO DE DIFERENTES TIPOS DE PRÉ-TRATAMENTOS PARA HIDRÓLISE ENZIMÁTICA DO BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR. In: XIX SIMPÓSIO NACIONAL DE BIOPROCESSOS - X SIMPÓSIO DE HIDRÓLISE ENZIMÁTICA DE BIOMASSAS, 2013, Foz do Iguaçu. COMPARAÇÃO DE DIFERENTES TIPOS DE PRÉ-TRATAMENTOS PARA HIDRÓLISE ENZIMÁTICA DO BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR, 2013.

  • OLIVEIRA, R. A. ; GOTTSCHALK, L. M. F. ; BON, E. P. S. . Estudo do fungo ceratocystis paradoxa para a produção de enzimas celulolíticas. In: VIII Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática, 2008, Rio de Janeiro. Anais do ENZITEC 2008, 2008. v. 1. p. 192-192.

  • BARROS, R. R. O. ; OLIVEIRA, R. A. ; PROTECTOR, L. ; BON, E. P. S. . Análise de materiais ligno-celulósicos pré-tratados para a obtenção de açúcares fermentáveis mediante hidrólise enzimática. In: VIII Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática, 2008, Rio de Janeiro. Anais do ENZITEC 2008, 2008. v. 1. p. 190-190.

  • OLIVEIRA, R. A. ; BARROS, R. R. O. ; Gottschalk, Leda Maria F. ; BON, E. P. S. ; Freitas, S.P. . Cellulases recovery from biomass enzymatic hydrolysis experiments using microfiltration and ultrafiltration membranes. In: 33st Symposium on Biotechnology for Fuels and Chemicals, 2011, Seattle. 33st Symposium on Biotechnology for Fuels and Chemicals, 2011.

  • OLIVEIRA, R. A. ; BARROS, R. R. O. ; GOTTSCHALK, L. M. F. ; BON, E. P. S. ; Freitas, S.P. . CELLULASES RECOVERY FROM BIOMASS ENZYMATIC HYDROLYSIS EXPERIMENTS USING MICROFILTRATION AND ULTRAFILTRATION MEMBRANES. In: IX Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática, 2010, Rio de Janeiro. CELLULASES RECOVERY FROM BIOMASS ENZYMATIC HYDROLYSIS EXPERIMENTS USING MICROFILTRATION AND ULTRAFILTRATION MEMBRANES, 2010.

  • BARROS, R. R. O. ; OLIVEIRA, R. A. ; TEIXEIRA, R. S. S. ; GOTTSCHALK, L. M. F. ; BON, E. P. S. . OPTIMIZATION OF SACCHARIFICATION PARAMETERS OF SUGARCANE BAGASSE TREATED BY STEAM EXPLOSION. In: IX Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática, 2010, Rio de Janeiro. OPTIMIZATION OF SACCHARIFICATION PARAMETERS OF SUGARCANE BAGASSE TREATED BY STEAM EXPLOSION, 2010.

  • GOTTSCHALK, L. M. F. ; OLIVEIRA, R. A. ; BARROS, R. R. O. ; BON, E. P. S. . Synergistic enhancement of enzymatic hydrolysis of sugar cane bagasse by Trichoderma and Aspergillus cellulases and xylanases enzyme pools. In: 31th Symposium on Biotechnology for Fuels and Chemicals, 2009, San Francisco. Anais do 31Th Symposium on Biotechnology for Fuels and Chemicals, 2009. v. 1. p. 128-128.

  • BARROS, R. R. O. ; OLIVEIRA, R. A. ; GOTTSCHALK, L. M. F. ; BON, E. P. S. . Production of cellulolytic enzymes by fungi Acrophialophora nainiana and Ceratocystis paradoxa using different carbon sources. In: 31th Symposium on Biotechnology for Fuels and Chemicals, 2009, San Francisco. Anais do 31st Symposium on Biotechnology for Fuels and Chemicals, 2009. v. 1. p. 126-126.

  • OLIVEIRA, R. A. ; GOTTSCHALK, L. M. F. ; BON, E. P. S. . Caracterização do Material Lignocelulósico Pré-Tratado. In: XXXI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural, 2009, Rio de Janeiro. CD do XXXI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural, 2009.

  • OLIVEIRA, R. A. ; BARROS, R. R. O. ; Barreto, G.A. ; Freitas, S.P. ; BON, E. P. S. . Utilização de membranas para reaproveitamento das enzimas celulolíticas após hidrólise. In: IX Simpósio de Hidrólise Enzimática de Biomassa, 2009, Maringá. Anais do IX Simpósio de Hidrólise Enzimática de Biomassa, 2009.

  • BARROS, R. R. O. ; OLIVEIRA, R. A. ; Barreto, G.A. ; Freitas, S.P. ; BON, E. P. S. . Influência da concentração de substrato, carga enzimática e granulometria na hidrólise enzimática do bagaço de cana pré-tratado termicamente. In: IX Simpósio de Hidrólise Enzimática de Biomassa, 2009, Maringá. Anais do IX Simpósio de Hidrólise Enzimática de Biomassa, 2009.

  • GOTTSCHALK, L. M. F. ; OLIVEIRA, R. A. ; BARROS, R. R. O. ; BON, E. P. S. . Enzyme pools for sugarcane bagasse hydrolysis. In: 30th Symposium on Biotechnology for Fuels and Chemicals, 2008, New Orleans. Proceedings of the 30th Symposium on Biotechnology for Fuels and Chemicals, 2008. v. 1. p. 115-115.

  • OLIVEIRA, R. A. ; GOTTSCHALK, L. M. F. ; BON, E. P. S. . Produção de enzimas celulolíticas por Ceratocystis paradoxa. In: XXX Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural, 2008, Rio de Janeiro. CD do XXX Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural, 2008.

  • GOTTSCHALK, L. M. F. ; OLIVEIRA, R. A. ; BARROS, R. R. O. ; BON, E. P. S. . Hidrólise Enzimática do Bagaço da Cana-de-Açúcar. In: 24 Congresso Braileiro de Microbiologia, 2007, Brasília. CD do 24 Congresso Braileiro de Microbiologia, 2007.

  • OLIVEIRA, R. A. ; GOTTSCHALK, L. M. F. ; BON, E. P. S. . Hidrolise Enzimática do Bagaço da Cana de Açúcar. In: XXIX Jornada Guilio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2007, Rio de Janeiro. CD do XXIX Jornada Guilio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2007.

  • OLIVEIRA, R. A. ; BARROS, R. R. O. ; Barreto, G.A. ; Freitas, S.P. ; BON, E. P. S. . Utilização de membranas para reaproveitamento das enzimascelulolíticas após hidrólise enzimática. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • OLIVEIRA, R. A. ; GOTTSCHALK, L. M. F. ; BON, E. P. S. . Caracterização dos Materiais Lignocelulósicos Pré-tratados. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, R. A. ; GOTTSCHALK, L. M. F. ; BON, E. P. S. . Produção de Enzimas Celulolíticas por Ceratocystis paradoxa via fermentação Submersa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, R. A. ; GOTTSCHALK, L. M. F. ; BON, E. P. S. . Hidrólise Enzimática do Bagaço da Cana-de-açúcar. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2016

    Estimativa do Custo de Produção de Misturas Enzimáticas para a Hidrólise da Biomassa de cana-de-açúcar, Descrição: Neste projeto, através da aplicação de um software, simularam-se alguns cenários para auxiliarem na obtenção das melhores condições operacionais mantendo um custo baixo. Desta forma permitindo a elaboração de análise de sensibilidade de custo a partir de dados obtidos experimentalmente, levantamento de custos operacionais, custos fixos, custos de investimento, além de algumas premissas definidas. O objetivo principal consiste em avaliar diversos cenários distintos visando reduzir o custo de produção de enzimas celulolíticas e hemicelulolíticas por processo de batelada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Raul Alves de Oliveira - Integrante / Elba Pinto da Silva Bon - Coordenador / Rodrigo da Rocha Olivieri de Barros - Integrante / Tito Lívio Moitinho Alves - Integrante.

  • 2013 - 2016

    PROJETO PAISS - Bioetanol de 2ª geração - INST.QUI - 17015, Descrição: Projeto com colaboração da empresa Odebrecht Agroindustrial que visa o desenvolvimento da tecnologia de produção de etanol de segunda geração para futura implementação industrial.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Raul Alves de Oliveira - Integrante / Elba Pinto da Silva Bon - Coordenador / Rodrigo da Rocha Olivieri de Barros - Integrante / Ricardo Sposina Sobral Teixeira - Integrante / Lucas Tupi Caldas Pereira - Integrante.

  • 2011 - 2016

    PROETHANOL 2G - INTEGRATION OF BIOLOGY AND ENGINEERING INTO AN ECONOMICAL AND ENERGY-EFFICIENT 2G BIOETHANOL - Processo CNPq 490029/2009-4, Descrição: Projeto em parceria com a União Européia (FP7). O consórcio Brasileiro é coordenado pela UFRJ com o financiamento do CNPq e da FAPERJ. Tendo na sua composição 6 universidades (UFRJ, UFSC, UFPE, UFMG, FURB e UFRB), 1 instituto de pesquisa (INT-MCT) e 2 empresas (BIOMM e KL-Energy). Estão envolvidos pesquisadores de seis estados brasileiros de 3 diferentes regiões (Sul, Sudeste e Nordeste). O consórcio europeu é coordenado pelo Laboratório Nacional de Energia e Geologia de Portugal (LNEG) e conta com a participação de dez instituições, distribuídas em seis países: Bélgica (Universidade de Gent), Dinamarca (Universidade Técnica da Dinamarca, INBICON A/S, Holm Christensen BioSystemer), Alemanha (Instituto Fraunhofer), Espanha (CIEMAT), Suécia (Universidade de Lund) e Suíça (Green Value e Universidade de Lausanne). O projeto abrange o desenvolvimento de tecnologias avançadas para a produção de bioetanol de segunda geração, a partir de palha de trigo (equipe européia) e palha e bagaço de cana-de-açúcar (equipe brasileira). As atividades de pesquisa e desenvolvimento estão concentradas nas seguintes áreas: pré-tratamento do material lignocelulósico, tecnologias de conversão para obtenção de bioetanol de segunda geração (2G), tecnologias de conversão (usando materiais derivados do bioprocesso) para a geração de electricidade e outros produtos de valor agregado, integração do processo e avaliação da sustentabilidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Raul Alves de Oliveira - Integrante / Elba Pinto da Silva Bon - Coordenador / Rodrigo da Rocha Olivieri de Barros - Integrante / Ricardo Sposina Sobral Teixeira - Integrante / Viridiana Santana Ferreira-Leitão - Integrante / Boris Juan Carlos Ugarte Stambuk - Integrante / Jurgen Andreaus - Integrante.

  • 2009 - Atual

    ESCALONAMENTO DA PRODUÇÃO DE ENZIMAS CELULOLÍTICAS E ACESSÓRIAS E SUA UTILIZAÇÃO NA HIDRÓLISE DA BIOMASSA DA CANA E OUTRAS BIOMASSAS PRÉ-TRATADAS - BIOETANOL 2 (REF. FINEP 1421-08), Descrição: Desenvolvimento da tecnologia de produção de enzimas celulolíticas e acessórias visando o seu uso para a produção de etanol de biomassa. Estes estudos serão realizados de forma integrada ao estudo das etapas envolvidas na produção de etanol de biomassa (pré-tratamento da biomassa, sua hidrólise enzimática e fermentação alcoólica dos xaropes de biomassa), considerando a sua interdependência. Os experimentos serão realizados em escala pré-piloto.Os laboratórios envolvidos são: Laboratório de Tecnologia Enzimática do Instituto de Química/UFRJ, coordenado pela Profª Elba P.S. Bon; Laboratório de Investigação de Fatores de Estresse (LIFE) do Instituto de Química/ UFRJ, coordenado pela Profª Elis Cristina Araújo Eleuthério; Laboratório de Biologia Molecular do Instituto de Química/UFRJ, coordenado pela Professora Bianca Neves; Laboratório de Química de Proteinas do Instituto de Química/UFRJ, coordenado pelo Professor Gilberto Domont; Laboratório de Biotecnologia de Actinomicetos do Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes /UFRJ, coordenado pela Professora Rosalie Reed Coelho; Laboratório de Processos Enzimáticos do Departamento de Engenharia Química da Escola de Química/UFRJ, coordenado pela Professora Suely Pereira Freitas; Instituto Internacional de Mudanças Globais/COPPE/UFRJ, coordenado pelo professor Luiz Pinguelli Rosa; Laboratório de Biocatálise do INT, com a participação da doutora Viridiana Santana Ferreira-Leitão; Laboratório de Biologia Molecular e Biotecnologia de Leveduras (LBMBL) / UFSC sob coordenação do Prof. Boris U. Stambuk. A participação da empresa BIOMM neste projeto favorecerá a avaliação das ações de C&T sob o ponto de vista industrial.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Raul Alves de Oliveira - Integrante / Elba Pinto da Silva Bon - Coordenador / Viridiana Santana Ferreira-Leitão - Integrante / Elis Cristina Araújo Eleuthério - Integrante / Tito Lívio Moitinho Alves - Integrante / Bianca Cruz Neves - Integrante / Luiz Pinguelli Rosa - Integrante / Boris Juan Carlos Ugarte Stambuk - Integrante.

  • 2007 - 2010

    Produção de Etanol de 2ª Geração a Partir da Biomassa da Cana-de-açúcar em Escala Piloto: Pré-tratamento, Produção de Enzimas, Hidrólise Enzimática e Fermentação Alcoólica. Processo CNPq 552338/2007-9, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Elba Pinto da Silva Bon em 30/11/2015., Descrição: Aumento de escala do processo de produção de etanol de biomassa da cana-de-açúcar, envolvendo as etapas de produção de enzimas, pré-tratamento da biomassa, hidrólise enzimática e fermentação alcoólica, do estágio atual de desenvolvimento em escala de bancada (1litro) para escala piloto (100 litros). Este projeto esta sendo desenvolvido em colaboração com a empresa Dedini S/A Indústria de Base (www.dedini.com.br/en/organization.htm). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Raul Alves de Oliveira - Coordenador / Leda Maria Fortes Gottschalk - Integrante / Elba Pinto da Silva Bon - Integrante.

  • 2006 - 2010

    Projeto Bioetanol - Produção de etanol por hidrólise enzimática da biomassa da cana de açúcar - Convênio FINEP no. 01-06-004700, Descrição: Este projeto visa o desenvolvimento de tecnologia para a produção de etanol de biomassa da cana-de-açúcar (bagaço e palha), utilizando hidrólise enzimática da biomassa pré-tratada. Esta tecnologia resultará na intensificação da produção de álcool por hectare, em contraste com a simples expansão da lavoura de cana, o que permitirá o aumento de produção nas regiões mais competitivas, reduzindo riscos econômicos e ambientais, além de minimizar a necessidade de investimentos importantes em infra-estrutura e em logística. O desenvolvimento da produção de etanol do bagaço da cana de açúcar, via hidrólise enzimática, na forma aqui proposta, é especialmente favorecido no Brasil, que já detém a tecnologia de produção do etanol mais barato do mundo. A produção de bioetanol não será independente do processo tradicional, e sim complementar ao mesmo. O hidrolisado do bagaço (excedente de 4.7 x 106 ton de bagaço seco / ano), será misturado ao caldo da cana ou ao melaço, inserindo-se ao processo tradicional nas etapas subseqüentes de fermentação e destilação do etanol. A implementação desta tecnologia poderá aumentar, em até 12% a produção de etanol (1.7 x 106 m3 ethanol / ano) considerando apenas a utilização dos atuais 10% excedentes do bagaço. Existe previsão do aumento na disponibilidade de bagaço com a otimização energética das usinas e a proibição da queima da palha disponibilizará grandes quantidades desta biomassa a ser processada da forma proposta neste projeto; neste contexto existe grande demanda atual e por esta tecnologia. É fundamental a disponibilidade de enzimas de baixo custo, eficientes e desenvolvidas para as matérias-prima-alvo, a biomassa da cana. Apesar de existirem no mercado celulases e xilanases industriais e com alta atividade, os biocatalizadores são importados e de alto custo. A sua utilização significaria dependência tecnológica em uma etapa fundamental do processo, justificando o desenvolvimento da produção destas enzimas neste projeto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Raul Alves de Oliveira - Integrante / Leda Maria Fortes Gottschalk - Integrante / Elba Pinto da Silva Bon - Coordenador / Rodrigo da Rocha Olivieri de Barros - Integrante / Felipe Moura Knopp - Integrante / Ricardo Sposina Sobral Teixeira - Integrante / Ayla Sant'Ana da Silva - Integrante / Maria Antoneita Ferrara - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2007

Prêmo SIMBIO Jovem Pesquisador, III SIMBIO - Simpósio de Biotecnologia em etanol e biodiesel., .

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro. , Av. Athos da Silveira Ramos, 149 - Centro Tecnologia - Inst. Química - Laboratório de Tecnologia Enzimática - Bloco A - 5º andar - Sala A-539, Ilha do Fundão, 21941909 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25627359

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional