Carlos Vinícius Pereira Lacerda

Mestrando em Comunicação Social: Interações Midiáticas pela PUC-Minas. Graduado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela Universidade Fumec, Carlos Lacerda atua em eventos culturais como gestor de comunicação, entre eles o Savassi Festival (www.savassifestival.com.br) e a Mostra de Design, e como assessor de comunicação do Café com Letras (www.cafecomletras.com.br). Foi repórter do caderno cultural do jornal O Tempo durante dois anos, Magazine, e foi repórter do extinto blog do Governo de Minas (www.blog.mg.gov.br) e do projeto Votenaweb (www.votenaweb.com.br) enquanto trabalhava como comunicador na empresa de engajamento cívico Webcitizen.

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Comunicação Social: Interações Midiáticas

2016 - Atual

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Orientador:José Márcio Pinto de Moura Barros.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Graduação em Comunicação Social - Jornalismo

2004 - 2008

Universidade FUMEC

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

LACERDA, C. V. P. . Disco Puc - Possibilidades e Percusos. 2016. (Outro).

LACERDA, C. V. P. . Savassi Festival 2016. 2016. (Festival).

LACERDA, C. V. P. . Savassi Festival 2015. 2015. (Festival).

LACERDA, C. V. P. . Savassi Festival 2013. 2013. (Festival).

LACERDA, C. V. P. . Savassi Festival 2012. 2012. (Exposição).

LACERDA, C. V. P. . Mostra de Design 2012. 2012. .

LACERDA, C. V. P. . Savassi Festival 2011. 2011. (Festival).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Deleuze & Guattari ? O Anti-Édipo. 2017. (Outra).

Seminário Internacional Dispositivos: perspectivas teórico- metodológicas,. 2017. (Seminário).

Sexualidades, Gêneros e Saúde: desafios e possibilidades na assistência em saúde à população LGBTI. 2017. (Simpósio).

Simpósio Internacional Subjetividade e Cultural Digital. 2017. (Simpósio).

Congresso Nacional de Estudos da Comunicacionais da Puc Minas em Poços de Caldas - Conec. Interações Midiatizadas e Produção da Subjetividade: reflexões sobre as interconexões à luz do grupo de discussão online LGBT Brasil. 2016. (Congresso).

IX Encontro dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação de Minas Gerais - Ecomig 2016. PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE E INTERAÇÕES MIDIATIZADAS NA CIBERCULTURA: Reflexões Sobre Espaço, Articulações Sociais e Manifestação Do Eu. 2016. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Vanessa de Carvalho

CARVALHO, V.; FONSECA, C. C.; PENNACHIN, D.. Produção de subjetividade na internet: análise das imagens simulacrais do Orkut. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade FUMEC.

Deborah Lopes Pennachin

PENNACHIN, D. L.. "Produção da subjetividade na Internet: análise das imagens simulacrais do Orkut". 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade FUMEC.

Eduardo Antônio de Jesus

Jesus, Eduardo de; BARROS, J. M.; ALMEIDA, B. V.. Processos de Subjetivação em Comunidades Virtuais: uma análise netnográfica do grupo LGBT Brasil. 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social: Interações Midiáticas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Eduardo Antônio de Jesus

Jesus, Eduardo de; BARROS, J. M.; ALMEIDA, B. V.. Processos de subjetivação da minoria LGBT na cultura digital: uma análise netnográfica da comunidade virtual LGBT Brasil. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação Social: Interações Midiáticas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Bruno Vasconcelos de Almeida

Barros, J.M.; JESUS, E. A.;Vasconcelos de Almeida, B.. Processos de Subjetivação em Comunidades Virtuais: uma análise netnográfica do grupo LGBT Brasil. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM)) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Bruno Vasconcelos de Almeida

Barros, J.M.; Jesus, E.;Vasconcelos de Almeida, B.. Processos de Subjetivação da Minoria LGBT na Cultura Digital: uma análise netnográfica da comunidade virtual LGBT Brasil. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação Social: Interações Midiáticas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

José MArcio Pinto de Moura Barros

BARROS, José Márcio; VASCONCELOS, B.; Jesus, Eduardo de. Processos de subjetivação em comunidades virtuais:uma análise netnográfica do grupo LGBT Brasil. 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social: Interações Midiáticas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Cláudia Chaves Fonseca

Produção de Subjetividade na internet: análise das imagens simulacrais do orkut; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade FUMEC; Orientador: Claudia Chaves Fonseca;

José MArcio Pinto de Moura Barros

Processos de subjetivação em comunidades virtuais:uma análise netnográfica do grupo LGBT Brasil; 2018; Dissertação (Mestrado em Comunicação Social - Interações Midiáticas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: José Márcio Pinto de Moura Barros;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LACERDA, C. V. P. . 'The Newsroom' e a liberdade de expressão no jornalismo. Voz Acadêmica, Página 16, 06 abr. 2016.

  • LACERDA, C. V. P. . LGBTs para Menores - Os percalços e sucessos da literatura para crianças e jovens no Brasil com a temática gay; Georgina ressalta o importante papel de obras desse nicho. O Tempo, Belo Horizonte, 26 out. 2014.

  • LACERDA, C. V. P. . Tristemente atual - ?Aqueles Dois? provoca discussão sobre preconceito e identidade sexual. O Tempo, 05 out. 2014.

  • LACERDA, C. V. P. . Interações Midiatizadas e Produção da Subjetividade: reflexões sobre as interconexões à luz do grupo de discussão online LGBT Brasil. In: 1o Congresso Nacional de Estudos Comunicacionais da PUC Minas em Poços de Caldas, 2016, Poços de Caldas. Anais - 1o Congresso Nacional de Estudos Comunicacionais da PUC Minas em Poços de Caldas, 2017. p. 203-220.

  • ALBERTO, T. P. ; LACERDA, C. V. P. . (Não É) Só Um Jeito De Corpo: Experiência Estética, Identidade de Gênero e Midiatização em Liniker. In: Intercom, 2016, São Paulo. Anais XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016.

  • LACERDA, C. V. P. ; SILVA, R. P. . A Distopia É Agora: Estética da Violência, Catarse e Processos De Subjetivação n o Episódio Nosedive , De Black Mirror. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação , 2017.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

LACERDA, C. V. P. . Orgulho LGBTQI+. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Mediação em instituições de arte e cultura e a diversidade cultural: um estudo comparativo, Descrição: A mediação é aqui entendida como uma atividade de produção de sentidos. Ou seja, um conjunto de ações que configuram o espaço simbólico e representativo da emissão, recepção e resposta social. Se através da linguagem se faz a transição do sensível para o inteligível, por meio da mediação, o trânsito entre o eu e o outro se realiza. Mediação refere-se, portanto, à circulação de sentidos nos sistemas culturais, operando o percurso da espera pública para o espaço singular e individual e vice-versa. Trata-se aqui de se perguntar sobre os processos de mediação em instituições artísticas e culturais e sua capacidade de se configurar como espaço para a experiência da alteridade. Esta pesquisa buscará analisar de forma comparativa, as concepções e práticas de mediação no Instituto Cultural Inhotim e no Museu de Arte do Rio, de forma a compreender como práticas curatoriais e educativas promovem ou não a diversidade cultural, na medida em que promovem articulações entre ações e representações de diferentes temporalidades e matrizes culturais dos diferentes sujeitos envolvidos (artista, publico, educadores, curadores e gestores).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Vinícius Pereira Lacerda - Coordenador / José Márcio Pinto de Moura Barros - Integrante.

  • 2008 - 2009

    A imagem do pensamento e o ensino de jornalismo: por um agenciamento dos saberes na formação do profissional do acontecimento midiático. 2008/2009., Descrição: A imagem do pensamento e o ensino de jornalismo: por um agenciamento dos saberes na formação do profissional do acontecimento midiático.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Carlos Vinícius Pereira Lacerda - Integrante / Claudia Chaves Fonseca - Integrante / Rodrigo Fonseca e Rodrigues - Coordenador.

  • 2007 - 2008

    Possibilidades e Resistência na Comunicação P2P e as inter- ferências da Semiótica e as Teorias da Comunicação., Descrição: Possibilidades e Resistência na Comunicação P2P e as inter-ferências da Semiótica e as Teorias da Comunicação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Carlos Vinícius Pereira Lacerda - Integrante / Claudia Chaves Fonseca - Integrante / Rodrigo Fonseca e Rodrigues - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional