Fernanda de Oliveira Tavares

Formada em Engenheira de Alimentos (2013) e em Engenharia Química (2018) pela Universidade estadual de Maringá, além de Especialista em Segurança do Trabalho (2015). Adicionalmente, Mestre (2016) e Doutora (2020) em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá, atuando, principalmente, em áreas de pesquisa com ênfase em métodos alternativos para a remediação de água e solos contaminados por metais pesados.

Informações coletadas do Lattes em 28/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia Química

2016 - 2020

Universidade Estadual de Maringá
Título: Síntese e aplicação de biochar de sabugo de milho para a remediação de solos contaminados com chumbo
Marcelino Luis Gimenez. Coorientador: Maria Angélica Simões Dornellas de Barros. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Engenharia Química

2014 - 2016

Universidade Estadual de Maringá
Título: UTILIZAÇÃO DO FRUTO DE Moringa Oleifera Lam NO PROCESSO DE BIOSSORÇÃO DE CHUMBO (II) DE ÁGUAS CONTAMINADAS,Ano de Obtenção: 2016
Orientador: Angélica Marquetotti Salcedo Vieira
Coorientador: Rosângela Bergamasco. Bolsista do(a): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FAADCT/PR, Brasil. Grande área: Engenharias

Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho

2013 - 2015

Universidade Estadual de Maringá
Título: "Importância da segurança do trabalho em laboratórios de pesquisa acadêmica"
Orientador: Osni Pereira

Graduação em Engenharia Química

2015 - 2018

Universidade Estadual de Maringá

Graduação em Engenharia de Alimentos

2009 - 2013

Universidade Estadual de Maringá

Ensino Médio (2º grau)

2005 - 2007

Colégio Prisma

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Curso de Elaboração de PPRA e Aperfeiçoamento da NR9. (Carga horária: 8h). , Associação dos Técnicos, Técnólogos e Engenheiros de Segurança do Trabalho, ATTESTPAR, Brasil.

2015 - 2015

Introdução à Geoquímica das Águas Subterrâneas. (Carga horária: 16h). , Unesp, UNESP, Brasil.

2014 - 2014

Lingua Inglesa. , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

2013 - 2013

Tratamento de água com o coagulante natural Mor.... (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

2013 - 2013

Dicas de Entrevista. (Carga horária: 8h). , Centro de Integração Empresa, ESCOLA DO PARANÁ, Brasil.

2011 - 2011

Tecnologia de embutidos. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

TAVARES, F. O. . II Encontro de Gestão Integrada de Águas Urbanas. 2019. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Tecnologia em Segurança no Trabalho.Toxicologia Ambiental e Ocupacional. 2016. (Outra).

12° Simpósio do Leite. 2015. (Simpósio).

6° Fórum Nacional de Lácteos. 2015. (Simpósio).

Enemp 2015- Congresso Brasileiro de Sistemas Particulados. 2015. (Congresso).

III Workshop do PPC. 2015. (Encontro).

IX EPCC- Encontro Internacional de Produção Científica. 2015. (Encontro).

II Encontro de Graduandos e Pós- Graduandos de Biotecnologia gia. 2014. (Encontro).

II Semana de Bioquímica - I Fórum do Curso de Bacharelado. 2014. (Encontro).

22°Encontro anual de iniciação científica."AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DE CLONES DE ELITE DE ESTÉVIA". 2013. (Encontro).

II Workshop do Programa de Pós Graduação em Eng. de Alimentostos. 2013. (Encontro).

2° Encontro anual de iniciação tecnológica e inovação. 2012. (Encontro).

21° Encontro anual de iniciação científica (Eaic)."AVALIAR A CAPACIDADE ANTIOXIDANTE, TEOR DE SUBSTÂNCIAS COM VALOR NUTRICIONAL E PRESENÇA DE ESTEREBINAS EM CLONES DE ELITE DE ESTÉVIA". 2012. (Encontro).

Encontro Anual de Iniciação Tenológica e Inovação.Atuação como monitor no Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação. 2012. (Encontro).

3° Conferência Municipal de Saúde. 2011. (Encontro).

Semanea - VII Semana de engenharia de alimentos. 2011. (Outra).

Simpea - V simpósio de engenharia de alimentos. 2011. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Karla Nayumi Mukai

TAVARES, F. O.. ANÁLISE DE RISCO DO SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS DE UMA INSTALAÇÃO HOSPITALAR. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Beatriz Amanda da Silva Regini

TAVARES, F. O.. CHECK-LIST DA NR 36 APLICADO A UM SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO POR AMÔNIA DE UM ABATEDOURO DE BOVINOS LOCALIZADO NO PARANÁ. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Jéssica Loraine Duenha Antigo

TAVARES, F. O.. ESTUDO DE CASO: ANÁLISE ERGONÔMICA DO SETOR DE EXPEDIÇÃO DE UMA EMPRESA DE RÓTULOS E EMBALAGENS LOCALIZADA EM MARIALVA-PR. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: LUCAS BRAGA CUONO

TAVARES, F. O.. ELABORAÇÃO DE UM PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS PARA UMA USINA DE PIRÓLISE EM MARINGÁ-PR. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Rubens de Carvalho Filho

TAVARES, F. O.. MODELAGEM PARA DETERMINAÇÃO DA DISTÂNCIA SEGURA ENTRE RESERVATÓRIOS DE AMÔNIA E AS INSTALAÇÕES DE UM ABATEDOURO DE FRANGO. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Daiane Marques de Oliveira

TAVARES, F. O.. PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS NO SETOR DE EVISCERAÇÃO DE UM ABATEDOURO NA CIDADE DE MARINGÁ. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Fabiana Henrique Barbosa

TAVARES, F. O.. ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCOS PARA A ÁREA DE ABASTECIMENTO DE UM POSTO REVENDEDOR DE COMBUSTÍVEIS: ESTUDO DE CASO. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Gustavo de Barros

TAVARES, F. O.. ANÁLISE ERGONÔMICA EM UM CHEKOUT DE UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE UM E-COMMERCE NA CIDADE DE MARINGÁ. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Luiz Gustavo Rivaroli de Morais

TAVARES, F. O.. AVALIAÇÃO E REGULAMENTAÇÃO DE VASOS DE PRESSÃO EM SISTEMAS DE AR COMPRIMIDO DE UMA OFICINA AUTOMOTIVA DO RAMO SUCROENERGÉTICO. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Matheus Donato Delfino

TAVARES, F. O.. ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCOS EM UMA EMPRESA DE TERRAPLANAGEM E PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Mônica Luiza Rivaroli de Morais Azenha

TAVARES, F. O.. AVALIAÇÃO DOS RISCOS À MANIPULAÇÃO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE EM UM LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ-PR. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Estadual de Maringá.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Gisele Cristina dos Santos Bazanella

BAZANELLA, Gisele Cristina dos Santos. Utilização do fruto de Moringa oleifera Lam no processo de biossorção de chumbo (II) de águas contaminadas. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Estadual de Maringá.

Liri Yoko Cruz Prieto Hojo

PEREIRA, O.; ENAMI, R. M.;HOJO, L. Y. C. P.. Importância da segurança do trabalho em laboratórios de pesquisa acadêmica. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Estadual de Maringá.

Maria Angélica Simões Dornellas de Barros

Maria Angélica Simoes Dornellas de Barros; RINALDI, A. W.;Ostroski, I. C.; Faria, S. H. B.;LIMA, Oswaldo Curty da Motta. Síntese e aplicação de biochar para a remediação de solos contaminados com metais tóxicos. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Química) - Universidade Estadual de Maringá.

Angélica Marquetotti Salcedo Vieira

VIEIRA, A. M. S.Gisele Cristina dos Santos Bazanella; Sérgio Henrique Bernardo de Faria. Utilização do fruto de Moringa oleifera Lam no processo de biossorção de chumbo (II) de águas contaminadas. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Engenharia Química) - Universidade Estadual de Maringá.

Fernanda Lini Seixas

GIMENES, M. L.; BARROS, M. A. S. D.; BARQUILHA, C. E. R.;SEIXAS, F. L.; LIMA, O. C. M.; FARIA, S. H. B.. Síntese e a aplicação de biochar de sabugo de milho para a remediação de solos contendo chumbo. 2020. Tese (Doutorado em Programa de pós-graduação em engenharia química) - Universidade Estadual de Maringá.

Sergio Henrique Bernardo de Faria

Barros, M. A.S. D.;Faria, Sérgio; RINALDI, A. W.; OSTROSKI, I. C.; LIMA, Oswaldo Curty da Motta. Síntese e Aplicação de biochar para a remediação de solos contaminados com metais tóxicos. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Engenharia Química) - Universidade Estadual de Maringá.

Carlos Eduardo Rodrigues Barquilha

GIMENES, M. L.; BARROS, M. A. S. D.;BARQUILHA, C. E. R.; SEIXAS, F. L.; LIMA, O. C. M.; FARIA, S. H. B.. Síntese e aplicação de biochar para a remediação de solos contaminados com metais tóxicos. 2020. Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Universidade Estadual de Maringá.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Angélica Simões Dornellas de Barros

Síntese e aplicação de biochar para a remediação de solos contaminados com metais tóxicos; Início: 2020; Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Universidade Estadual de Maringá; (Orientador);

Marcelino Luiz Gimenes

Sintese e Aplicação de Biochar para Remediação de Solos Contaminados com Metais Tóxicos; Início: 2016; Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

ROSANGELA BERGAMASCO

Utilização do fruto de Moringa oleifera Lam no processo de biossorção de chumbo (II) de águas contaminadas; 2016; Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Rosangela Bergamasco;

Silvio Claudio da Costa

AVALIAR A CAPACIDADE ANTIOXIDANTE, TEOR DE SUBSTÂNCIAS COM VALOR NUTRICIONAL E PRESENÇA DE ESTEREBINAS EM CLONES DE ELITE DE ESTÉVIA; 2011; Iniciação Científica - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sílvio Cláudio da Costa;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • TAVARES, F. O. ; PINTO, L. A. M. ; Vicentini, J.C.M. ; VIEIRA, M. F. ; BERGAMASCO, R. ; Vieira, A. M. S. . Analysis of the influence of natural adsorbent functionalization (Moringa oleifera) for Pb(II) removal from contaminated water. Environmental Progress & Sustainable Energy , v. 13318, p. 1-10, 2019.

  • TAVARES, F. O. ; PINTO, L. A. M. ; BASSETTI, F. J. ; VIEIRA, M. F. ; BERGAMASCO, R. ; Vieira, A. M. S. . Environmentally friendly biosorbents (husks, pods and seeds) from Moringa oleifera for Pb(II) removal from contaminated water. ENVIRONMENTAL TECHNOLOGY , v. 1, p. 1-11, 2017.

  • COELHO, A. L. S. ; TAVARES, F. O. ; LIMA, T. L. A. ; CARRERA, S. C. . Influência do pH e da temperatura na produção de pectinases produzidas por uma linhagem de levedura. REVISTA DE QUÍMICA INDUSTRIAL , v. 9, p. 40-48, 2016.

  • TAVARES, F. O. ; PINTO, L. A. M. ; CARNIEL, L. V. ; MILANI, P. G. ; POZZA, M. S. S. . A valorização do leite de caprino: Desenvolvimento e avaliação sensorial de sorvete à base de leite de cabra sabor abacaxi. Revista de Engenharia e Tecnologia , v. 7, p. 51-58, 2015.

  • PINTO, L. A. M. ; MATEUS, G. A. P ; TAVARES, F. O. ; BAPTISTA, A. T. A. ; HIRATA, A. K. ; SILVA, M. O. ; GOMES, R. G. ; BARGAMASCO, R. C. . Avaliação do efeito da secagem na viabilidade de microrganismos probióticos microencapsulados em alginato. Revista UNINGÁ Review (Online) , v. 23, p. 11-14, 2015.

  • PINTO, L. A. M. ; TAVARES, F. O. ; PINTO, M. M. ; HIRATA, A. K. ; MATEUS, G. A. P . Desenvolvimento e caracterização de salgadinho produzido a partir de gritz de milho nixtamalizado. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável , v. 10, p. 12-16, 2015.

  • PINTO, L. A. M. ; PINTO, M. M. ; BOVO, J. ; MATEUS, G. A. P ; TAVARES, F. O. ; BAPTISTA, A. T. A. ; HIRATA, A. K. . Aspectos Ambientais do Abate de Aves: Uma Revisão. Revista UNINGÁ Review (Online) , v. 22, p. 44-50, 2015.

  • TAVARES, F. O. ; PIERETTI, G. G. ; ANTIGO, J. L. ; POZZA, M. S. S. ; SCAPIM, M. R. ; MADRONA, G. S. . Cobertura comestível adicionada de óleos essenciais de orégano e alecrim para uso em ricota. DOI:10.14295/2238-6416.v69i4.309 , v. 69, p. 249-257, 2014.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2015

    DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA UTILIZANDO CARVÃO ATIVADO PARA REMOÇÃO DE ÍONS FLUORETOS PRESENTES EM ÁGUAS SUBTERRÂNEAS, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernanda de Oliveira Tavares - Integrante / Angélica Marquetotti Salcedo Vieira - Coordenador.

  • 2012 - 2013

    DETERMINAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DE CLONES DE ELITE DE ESTÉVIA ? Stevia rebaudiana (Bert.) Bertoni., Descrição: Este trabalho teve por objetivo selecionar os clones de elite de estévia de melhor composição centesimal, afim de melhorar as propriedades do adoçante.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Fernanda de Oliveira Tavares - Integrante / silvio claudio da costa - Coordenador.

  • 2012 - 2012

    AVALIAR A CAPACIDADE ANTIOXIDANTE, TEOR DE SUBSTÂNCIAS COM VALOR NUTRICIONAL E PRESENÇA DE ESTEREBINAS EM CLONES DE ELITE DE ESTÉVIA, Descrição: Os extratos de estévia (Stevia rebaudiana (Bert.) Bertoni), que tem como base o esteviosídeo, obtidos a partir de plantas não selecionadas. sendo os primeiros produtos de estévia a serem reconhecidos como edulcorantes e inseridos no mercado, por isso podem ser considerados Extratos de Estévia de Primeira Geração. Com o avanço das pesquisas foram desenvolvidos extratos que tem como base o rebaudiosideo A, um edulcorante com melhor perfil sensorial e maior solubilidade, características fundamentais para um adoçante de mesa. Estes extratos são obtidos a partir de plantas selecionadas que apresentam um alto teor de rebaudiosídeo A em suas folhas, como é o caso da variedade Stevia UEM-320 (razão rebA/Stev de 2,1), e podem ser denominados de Extratos de Estévia de Segunda Geração. É objetivo deste projeto realizar a análise de esterebinas em 98 diferentes clones de elite de estevia (clones com alto rendimento de fitobiomassa e excelente vigor de rebrota) com razão rebaudiosideo A/esteviosideo variando entre 0,5 e 6,4. A identificação de clones isentos de esterebinas ou com baixo teor de esterebinas poderá permitir a obtenção de extratos de alta qualidade (extratos de estévia de terceira geração) pelo emprego de tecnologias de extração e purificação de baixo custo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Fernanda de Oliveira Tavares - Integrante / silvio claudio da costa - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2015

2 LUGAR NA 4 MOSTRA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS DO SIMPÓSIO DO LEITE., ASSOCIAÇÃO DOS MÉDICOS VETERINÁRIOS DO ALTO URUGUAI - AMEVAU.