Humberto Aparecido de Oliveira Guido

O ofício docente é a minha atividade, em filosofia tudo começa nas salas de aula da graduação em filosofia e da pós-graduação (mestrado e doutorado; em educação e em filosofia na Universidade Federal de Uberlândia) depois de três décadas dedicadas à prática do filosofar muitas vivências foram acumuladas, boa parte delas produziram bons encontros, com Giambattista Vico - o meu mito da origem; Baruch Spinoza - o que pode um corpo?; Friedrich Nietzsche - q vontade de querer; Félix Guattari e Gilles Deleuze - o meu mito de chegada, ou o término da mais longa espera. Esses pensadores me deram a oportunidade de refazer a filosofia em mim, fui levado à criação de um pensamento cuja expressão ainda não está terminada, apesar de me encontrar no limiar da vida ativa. A imagem do pensamento em construção está conectada com às artes - literatura-pintura-música - elas liberam os blocos de perceptos para fazer de uma quase-memória imagens em devir que nunca atingem a plenitude, porque ao aflorarem na superfície do grande plano de imanência-da-vida correm o risco de serem capturadas, por isso o pensamento é necessário, como resistência e engajamento; como luta e combate. Essa busca desejante me põe em conexão com outras máquinas de escrita, chego a conceber o meu projeto como um diagrama mental destinado a perfurar a epistemologia clássica para liberar uma espécie de ontologia do singular, cuja intensidade me fará ultrapassar o niilismo e escapar em definitivo do humanismo, sem precisar me servir da sua arma hermenêutica-estratificadora. Bem diferente pode ser essa ontologia especial em devir: escapar, isto é, desvia o pensamento da tradição para buscar novos encontros, rumo ao inumano, mais que uma palavra, eis aí uma imagem do pensamento a ser realizada-diferenciada. Assim tenho prosseguido com as minhas leituras e as tenho projetado na escrita o limiar que devém - escrevo com Deleuze - uma experimentação. Sou capaz de orientar as novas gerações nessa experimentação entre as filosofias e as artes, aqui eu encontro a liberdade para filosofar, Professor Titular do Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia/MG (desde 01/02/1997). Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas/SP (1988). Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/SP (1999, bolsista CAPES/PICDT). Estágio de Pós-Doutorado em Filosofia na Universidade de São Paulo (2007-2008, bolsista sênior CNPq).

Informações coletadas do Lattes em 30/12/2021

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

1995 - 1999

Universidade Estadual de Campinas
Título: A infância e as ciências humanas na filosofia social de Giambattista Vico
Prof Dr. Hermas Gonçalves Arana. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Giambattista Vico; História da Filosofia Moderna; Filosofia das Ciências Humanas; Filosofia Social; Infância.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Filosofia da Educação. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia. Setores de atividade: Educação; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.

Mestrado em Educação

1991 - 1994

Universidade Estadual de Campinas
Título: A linguagem poética em Vico; a construção do conhecimento,Ano de Obtenção: 1994
Prof Dr. Hermas Gonçalves Arana.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Giambattista Vico; História da Filosofia Moderna; Filosofia da Linguagem; Filosofia Italiana.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Filosofia da Educação. Setores de atividade: Educação; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.

Pós-doutorado

2007 - 2008

Pós-Doutorado. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia. , Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética / Especialidade: Filosofia Política.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Metafísica/Especialidade: Filosofia da História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética/Especialidade: Filosofia Política.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Filosofia da Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética/Especialidade: Filosofia Social.

Organização de eventos

GUIDO, H. ; SAHD, Luiz Felipe Netto de Andrade e Silva ; BONELLA, Alcino Eduardo . Simpósio de Ética e Filosofia Política do planalto Central (UFU, UFG e UnB). 2007. (Outro).

GUIDO, H. . II Colóquio Nacional de Filosofia da História da ANPOF. 2003. (Congresso).

GUIDO, H. . IV Seminário de Iniciação Científica da FAPEMIG/UFU. 2000. (Congresso).

GUIDO, H. . VIII Semana de Filosofia da UFU. 2000. (Congresso).

Participação em eventos

As máscaras do sagrado.A religião: Feuerbach e Marx. 2015. (Simpósio).

Primeiro Colóquio Internacional de Filosofia Política e Diversidade.Marx e a leitura não dogmática de Hegel. 2015. (Simpósio).

Casadinho Cultural: gosto se discute.A disciplina como problema: a interdisciplinaridade na perspectiva da transdisciplinaridade. 2014. (Seminário).

II Congresso em homenagem a Giambattista Vico. A fábula dos bestioni na filosofia política de Vico. 2014. (Congresso).

XVI Encontro Nacional da ANPOF. A proposta de uma eterna república naturaal segundo Giambattista Vico. 2014. (Congresso).

Colóquio Filosofia, História, Educação: diálogos e cruzamentos.Nietzsche: o niilismo ativo para a educação crítica. 2012. (Simpósio).

Segundo Seminário de Incentivo à Docência.A transdisciplinaridade na perspectiva da pedagogia do conceito. 2012. (Seminário).

XV Encontro Nacional da ANPOF. O autor como intérprete: Vico leitor de Homero. 2012. (Congresso).

XV Semana de Filosofia "Natureza e História" - Congresso Internacional em homenagem a Vico. O (re) encontro dos mundos: América e Europa na obra de Vico. 2012. (Congresso).

Segunda Jornada de Epistemologia da Pesquisa Científica.Metodologias: tendências contemporâneas em pesquisa - a fenomenologia. 2011. (Simpósio).

Simpósio Internacional Marx e Gramsci - Pensar a sociedade contemporânea.Pasolini leitor de Gramsci, apontamentos sobre literatura e língua italiana. 2011. (Simpósio).

Seminário Integrado das Licenciaturas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineriro.A divulgação do conhecimento científico. 2010. (Seminário).

Segundo Colóquio Descartes "Descartes e o Grande Século".Leibniz e Arnauld - entendimento e consenso: a língua e a lógica moderna. 2009. (Simpósio).

Seminário Interdisciplinar sobre a Infância.A infantilização da infância. 2009. (Seminário).

V Colóquio Nacional de Filosofia da História da ANPOF.A constituição do discurso histórico e a interpretação filosófica dos tempos obscuros: o conceito de verdade na obra de Vico. 2009. (Simpósio).

Jornada Vico.A interpretação viconiana de conato: a tradição na modernidade. 2008. (Encontro).

Simpósio Nacional sobre Metafísica e Filosofia Contemporâena.A metafísica na orba de Vico: tradição e modernidade. 2008. (Simpósio).

XIII Encontro Nacional da ANPOF. O evento e narrativa: considerações sobre a história na obra de G. Vico. 2008. (Congresso).

Fórum Filosofia e Ensino de Filosofia.A Filosofia no Vestibular: uma ação possível. 2007. (Encontro).

IV Colóquio Nacional de Filosofia da História da ANPOF.Figuras da imaginação: a história das origens da sociedade civil em Giambattista Vico. 2007. (Simpósio).

Segundo Congresso Internacional de Educação "Educação humanizadora na sociedade globalizada. Filosofia da educação contemporânea: entre o anti-moderno e o ultra-moderno. 2007. (Congresso).

XII Encontro Nacional da ANPOF. A autonomia do mundo histórico na filosofia de Giambattista Vico. 2006. (Congresso).

Segunda Semana Acadêmica da UFU.Em defesa da filosofia: entre o engajamento e o compromisso. 2005. (Simpósio).

I Seminário Nacional de Filosofia e Educação.O ensino da filosofia: novas propostas. 2004. (Seminário).

I Simpósio Regional de Educação do Sudoeste Goiano.Educação e Humanidade na discussão da crise da Ciência Moderna. 2004. (Simpósio).

VI Encontro de Pedagogia.Contribuição da história oral para a reconstrução da educação pré escolar. 2004. (Encontro).

Abertura do Segundo Semestre Letivo do Curso de Filosofia da UFSJ.A crise do paradigma moderno da ciência e os desafios da ética contemporânea. 2003. (Outra).

II Colóquio Nacional de Filosofia da História da ANPOF.O tempo e a história como elaboração da memória: Vico e a história das ideias. 2003. (Simpósio).

II colóquio Nacional de Filosofia da Linguagem da ANPOF.História de moral raciocinada em conformidade com a linguagem dos antigos: Vico e a sabedoria poética. 2003. (Simpósio).

I Seminário de Filosofia Moderna e Contemporânea.Vico e a filosofia moderna: a nova perspectiva pra a ciência social.. 2003. (Seminário).

IX Semana de Filosofia da UFG. Conferência: A barbárie da reflexão e a decadência moral: a crítica de Vico à cultura da Ilustração. 2002. (Congresso).

Primeiro Simpósio Internacional de Ética - UFU.Conferência: Giambattista Vico e a fundação da ciência moral. 2002. (Simpósio).

Vico nelle cuture Ispaniche e lusitane.Conferência: Nuovi contribuizioni per gli studi vichiani nel Brasile, il progetto razionalista di Vico per le scienze umane.. 2002. (Simpósio).

X Encontro Nacional da ANPOF. A interpretação histórica como tarefa filosófica em Vico. 2002. (Congresso).

XI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. O ensino da filosofia e a aquisição do saber filosófico, para além do formalismo escolar.. 2002. (Congresso).

24ª Reunião Anual da ANPED. Apresentação do trabalho A concepção de infância nos primórdios da modernidade.. 2001. (Congresso).

Colóquio Internacional Khatarsis - UFMG. Apresentação do trabalho A imaginação em G. Vico: a catarse do pensamento e a construção poética.. 2001. (Congresso).

Encontro Internacional de Filosofia e Educação. Apresentação do trabalho A concepção filosófica de infância na modernidade: a contribuição humanista e racionalista.. 2001. (Congresso).

I Colóquio Nacional de Filosofia da História da ANPOF. Apresentação do trabalho Providência divina e razão na história: Vico e a filosofia moderna.. 2001. (Congresso).

III Encontro de Filosofia Contemporânea da FUNREI. Apresentação do trabalho Filosofia e hermenêutica, a ética no conhecimento contemporâneo.. 2001. (Congresso).

Colóquio Nacional Dialética Negativa, estética e educação. Apresentação do trabalho Razão e violencia: notas sobre a crise da filosofia moderna.. 2000. (Congresso).

Congresso Nacional de Professores de Filosofia: Filosofia, da legislação à sala de aula. O ssaber que sabe de si: a especificidade da filosofia. 2000. (Congresso).

Simpósio Nacional de Filosofia da PUC/PR.Genealogia, história e verdade na modernidade.. 2000. (Simpósio).

Colóquio Internacional Mímesis e Expressão - UFMG. Apresentação do trabalho A lógica poética de Vico. 1999. (Congresso).

Congreso Internacional Pensar para el Nuevo Siglo: Vico y la cultura europea. Apresentação do trabalho Vico e l'emancipazione delle belle arti: l'arte come creazione e expressione della mente umana. 1999. (Congresso).

Colóquio Nacional O ético, o estético, Adorno. Apresentação do trabalho Barbárie e esclarecimento: G. Vico e a Escola de Frankfurt.. 1998. (Congresso).

II Encontro de Filosofia Contemporânea da FUNREI. Apresentação do trabalho a questão do método nas ciências humanas e o retorno ao racionalismo.. 1998. (Congresso).

VIII Encontro Nacional da ANPOF. Apresentação do trabalho vico e nascimento das ciências humanas.. 1998. (Congresso).

IV Encontro de Filosofia Analítica. Apresentação do trabalho A linguagem matemática e a conformação da ciência moderna: a crítica de Vico.. 1997. (Congresso).

X Colóquio de História da Ciência: universalidade, racionalidade e progresso na ciência.A ideia de progresso no anti-iluminismo de Vico. 1997. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Douglas de Melo Ferreira Torquato

GUIDO, H.; AMITRANO, G. C.; BRANDAO, L.. A Filosofia da Imanência e a arte skateboard. 2021. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Dayana Ferreira de Sousa

GUIDO, H.; SAID, A. M.; GOMES, A. C. A.. Banalidade do mal: pensamento e juízo em Hannah Arendt. 2021. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Itamar Lopes Veloso

GUIDO, H.; ALMEIDA JÚNIOR, J. B.; OLIVEIRA, M. M.. O arbítrio humano e salvação: um debate entre Erasmo e Lutero. 2021. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Vitória Mércia Gonçalves dos Santos

GUIDO, H.; AMITRANO, G. C.; BARCELOS, T. M.. Composição e loucura: mil vias a lucidez. 2021. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Beatriz Sayuri Campaner Sakazaki

GUIDO, H.; LAURENTIZ, L. C.; ESTEVES JUNIOR, M.; GARREFA, F.. O paradoxo da fragmentariedade urbana em Uberlândia/MG: Granja Marileusa e Élisson Pietro. 2021. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Rosana Rodrigues de Oliveira

GUIDO, H.; SILVA NETO, S. A. E.; SANTOS, V. S.. A nova ciência de Giambattista Vico e a descoberta dos princípios norteadores do nascimento e desenvolvimento do mundo civil. 2020. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: José Carlos Souza Ferreira

GUIDO, H.; DANELON, M.; MARTINS, A. E. M.. A linguagem pensada a partir das filosofias de Nietzsche e de Wittgenstein. 2020. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Beatriz Sayuri Campaner Sakazaki

LAURENTIZ, L. C.;GUIDO, H.; GARREFA, F.; ESTEVES JUNIOR, M.. O paradoxo da fragmentariedade urbana em Uberlândia/MG: Granja Marileusa e Élisson Pietro. 2020. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Marcela Henriques Mendes Moreira

GUIDO, H.; AMITRANO, G. C.; MORAES, M. J. D.. Genealogia dos poderes punitivos e aporias da justiça. 2020. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Ilze Arduini Araújo

GUIDO, H.; SOUZA, S. T.; DANTAS, S. M.. O negro na Cidade Jardim: modernidade, educação e segregação na sociedade uberlandense - 1889-1960. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Samantha Lau Ferreira Almeida Faiola

GUIDO, H.; ALMEIDA JÚNIOR, J. B.; REIS, J. M. dos. Rousseau e as leis. 2019. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Leandro Dal Sasso Masson

GUIDO, H.; BOM-TEMPO, J. S.; REIS, T.. Caosmose: arquitetura, urbanismo e produção de subjetividade. 2019. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Tatyana Stefani Fanini

GUIDO, H.; ARAÚJO, José Carlos Souza; BRETTAS, A. C. F.. Proposta de um estudo sobre a filosofia espírita da educação. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Cláudia Barbosa de Carvalho

GUIDO, H.; DANELON, M.; FERNANDES, P. I. B.. Percursos da criança na modernidade: fenomenologia e educação infantil no movimento escolanovista. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Leonardo Batista dos Santos

GUIDO, H.; RESENDE, S. H.; FAVACHO, A. M. P.. A escola estadual Josias Pinto no projeto educacional do governo civil-militar - Nova Ponte/MG, 1965-1975. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Cláudio Henrique Euripides de Oliveira

GUIDO, H.; ALMEIDA JÚNIOR, J. B.; DANELON, M.. O corpo ecológico na interseção dos sistemas: linguagem e informação. 2016. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Regiani Cristina Jacinto Ferreira

GUIDO, H.; BOM-TEMPO, J. S.. O uno primordial e o vir a ser: o poder, a alegria e a força da vida que irrompe da natrueza. 2016. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Arthur Damasceno Ribeiro de Oliveira Leite

GUIDO, H.; SAID, A. M.; CASTELO BRANCO, M.. Vida-obra de Antonio Gramsci: a política de um filósofo imortalizada na sua literatura-filosofia. 2016. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Rones aureliano de Souza

GUIDO, H.; ALMEIDA JÚNIOR, J. B.; MATOS, J. C.. A educação em Rousseau: formando homens e cidadãos. 2015. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Natália de Andrade Pereira

GUIDO, H.; DANELON, M.; MEIRELES, I.. Wagner e Nietzsche: o problema da arte em torno da música. 2015. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Vinicius Vieira Silva

GUIDO, H.; CARVALHO,J. D.; KANGUSSU, I.. A poética filosófica e a ciência sensível: Baumgarten e o nascimento da Estética. 2015. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Talita Carolina Romualdo Rocha

GUIDO, H.; HADDOCK-LOBO, R.; AMITRANO, G. C.. Filosofia da alteridade, a questão do eu e do tu na filosofia da vontade de Schopenhauere Nietzsche. 2014. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Loyana Christian de Lima Tomaz

GUIDO, H.; ALMEIDA JÚNIOR, J. B.; DANELON, M.. A condenação de Rousseau em Genebra sob o prisma da legalidade. 2014. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Julielise Oliveira Lima

GUIDO, H.; ALMEIDA JÚNIOR, J. B.; MONTEAGUDO, R.. A administração pública sob a perspectiva de Thomas Hobbes. 2013. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Camila Rodrigues da Cunha Merola

GUIDO, H.; DANELON, M.; JULIÃO, J. N.. Sofrimento, a transvaloração da dor: o diálogo dos mundos: ocidente e oriente, a partir do conceito de niilismo em Nietzsche. 2013. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Solange Raquel Richter

GUIDO, H.; RESENDE, S. H.; ROTHEN, J. C.. A infância ans diretrizes curriculares de educação infantil do município de Uberlândia. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Paulo Fernando Ribeiro de Souza

GUIDO, H.; SILVA NETO, S. A. E.; SANTOS, V. S.. Entre brumas tempestuosas: o operar lógico da fantasia e a gênese das primeiras instituições em Vico. 2013. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Órfilo Rodrigues Fraga Júnior

GUIDO, H.; CARVALHO,J. D.; REZENDE, J. B.. Corpo, força e potência: Nietzsche e Espinosa no pensamento de Deleuze. 2013. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: João Carlos Oliveira Cavalcante

GUIDO, H.; SILVA NETO, S. A. E.; PALACIOS, G. A.. Da barbárie à vida social na teoria de Giambattista Vico: uma crítica ao contratualismo de Thomas Hobbes. 2011. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Alex Gonçalves Muniz

GUIDO, H.; SILVA NETO, S. A. E.; SANTOS, V. S.. A questão do conhecimento em Vico como fundamento para uma filosofia da história a partir do conceito de natureza humana. 2011. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Pâmela Faria Oliveira

GUIDO, H.; CARVALHO, C. H.; CURY, C. R. J.. Ações modernizadoras em Minas Gerais: a reforma educacional Francisco Campos. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Celso Eduardo Mendes Gonçalves

VALVERDE, A. J. R.;GUIDO, H.; RAGO FILHO, A.. A vertente Vico. 2011. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Janaína Balbino Lizardo

GUIDO, H.; RIBEIRO, Adriano Machado; MUYLAERTE, J. L.. A leitura filosófica dos clássicos: Vico, a Filosofia Moderna e a instauração da Filosofia da Arte. 2010. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Washington Luiz de Carvalho

GUIDO, H.; MUOZ, G. H. P.; RIOS, G. M.. O corpo administrado: biopolítica e disciplinarização na Revista Brasileira de Educação Física - 1972-1980.. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Márcia Helena Rodrigues de Matos

GUIDO, H.; ARAÚJO, José Carlos Souza; SCHELBAUER, A. R.. Educação e imprensa em palcos republicanos, análise de jornais de Patos de Minas/MG (1889-1930). 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Gabriel do Nascimento Vieira

GUIDO, H.; DANELON, M.; SOUZA, A. A.. O conceito de estetização da política em Walter Benjamin: a mídia e o Estado em tempos de barbárie. 2009. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Maryllú de Oliveira Caixeta

GUIDO, H.; TOLLENDAL, E. J.; LEITAO, C. C.. O paradoxo e o mito em Tutaméia. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Katia Regina Ferreira

GUIDO, H.; MUOZ, G. H. P.; SILVA, S. P.. Estudo sobre a autonomia profissional do(a) educador(a) no exercício da prática político-pedagógica. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Waldilena Silva Campos Araújo

GUIDO, H.; BATISTA, G. A.; RESENDE, S. H.. Ensino de Arte na Educação Municipal de Uberlândia: os impasses metodológicos e a realidade do ensino (1993-2003). 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Polyana Aparecida Roberta da Silva

GUIDO, H.; ARAÚJO, José Carlos Souza; ROTHEN, J. C.. Reconstruindo uma experiência em educação infantil: a história do Jardim de Infância Suzana de Paula Dias. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Antonio José Pereira Filho

GUIDO, H.; SILVA, F. L. E.; SOUZA, M. G.. G. B. Vico e a fratura moderna: o princípio do verum-factum e a idéia de história na Ciência nova. 2005. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Admário Luiz de Almeida

GUIDO, H.; GOMES, P. T.; GONÇALVES NETO, W.. Cristóvan Buarque e a UnB: a (re)democratização do papel social da univesidade (1985-1989). 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Lucianna Ribeiro de Lima

GUIDO, H.; ARAÚJO, José Carlos Souza; PAGOTTI, A. W.. Psicologia da Educação no Curso de Pedagogia da UFU: retrospectiva histórica. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Antonio Valter Kuntz

GUIDO, H.; ARAÚJO, José Carlos Souza; ROTHEN, J. C.. Hermenêutica, historicismo e a pedagogia de John Dewey. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Ari Raimann

GUIDO, H.; ARANA, H. G.; ARAÚJO, José Carlos Souza. O agir comunicativo em Habermas e o discurso docente nas vozes discentes do ensino superior. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Luiz Caetano de Salles

GUIDO, H.; SILVA, M. S. P.; RIBEIRO, B. O. L.. Saberes e práticas sobre o ensino jurídico no Brasil. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: José Humberto Rosa

GUIDO, H.; MARQUES, J. A. S.; BRITO, A. N.. Sabedoria, técnica e humanismo em Descartes. 2003. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Sertório Amorim e Silva Neto

GUIDO, H.; CALVET, M. T. V.; DUARTE, R. A. P.. O esclarecimento tardio: razão e barbárie na teoria crítica de Horkheimer. 2003. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Wilson Francisco Correia

GUIDO, H.; GALLO, S. D.; FONSECA, S. G.. Ethos, educação e currículo: a ética como saber escolar. 2002. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Beatriz de Oliveira Bar Carvalho

GUIDO, H.; MOURA, E. B. B.; INÁCIO FILHO, G.. A configuração do Grupo Escolar Júlio Bueno Brandão no contexto republicano (Uberabinha-MG 1911-1919). 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Silvano Severino Dias

GUIDO, H.; ARAÚJO, José Carlos Souza; SHULTZ, A.. Em busca dos fundamentos da teoria educacional de Álvaro Vieira Pinto. 2002. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Dami da Silva

GUIDO, H.; BERTOLDO, E. S.; AGUSTINI, C. L. H.; SILVEIRA, R. W. M.; BARCELOS, T. M.. "Que Paulo é esse?", "De onde saiu esse desejo?" - linguagem, experimentação e acompanhamento terapêutico.. 2019. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Angélica Pinho Martins Rocha

GUIDO, H.; BORGES, B. G.; FERREIRA, C. M.; RIBEIRO, B. O. L.; SOUZA, S. T.. A representação de infância nas obras de Lourenço Filho - 1932-1956. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Welbert Feitosa Pinheiro

GUIDO, H.; SANTOS, S. M. dos; MACIEL, F. I. P.; BORGES, V. J.; RIBEIRO, B. O. L.. Garimpeiro de memórias: práticas educativas de Ozildo Albano - Piaui, 1952-1989. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Nilton Ferreira Bitencourt Júnior

GUIDO, H.; DANELON, M.; RESENDE, L. A. V.; PEDROSA, J. G.; SOUZA, S. T.. Aspectos culturais do americanismo na construção do projeto dos ginásios polivalentes. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Bruno Borges Gonçalves

GUIDO, H.; DANELON, M.; GALLO, S. D.; BOM-TEMPO, J. S.; BRITO, M. R.. Adeus formação: o anti-Emílio anunciador do conceito de programa de vida. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Sílvia Cristina Fernandes Lima

GUIDO, H.; DANELON, M.; QUILLICI NETO, A.; BARRENECHEA, M. A.; BRITO, M. R.. Educação como experimentação de si: uma reflexão à luz do pensamento de Nietzsche. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Juan Guillermo Diaz Bernal

GUIDO, H.; BOM-TEMPO, J. S.; DANELON, M.; PONTIN, V. M. R.; BEZERRA, A. C. F.. Encontros de tecnologia e sociedade da informação: perspectivas da filosofia da educação no século XXI. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Jorge Luiz Abrantes Pinheiro

GUIDO, H.; RIBEIRO, Adriano Machado; BONELLA, Alcino Eduardo; NUNES SOBRINHO, R. G.; AZEVEDO, M. A. O.. Entre os dois abismos: o infortúnio que a morte inflige a quem morre, a identidade pessoal e o que é importante na sobrevivência. 2016. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Cleudio Marques Ferreira

GUIDO, H.; MARTINS, A. E. M.; DANELON, M.; ALMEIDA, I. B. S.; ALMEIDA JÚNIOR, J. B.. A arte como pressuposto da formação do ethos segundo os fundamentos rousseaunianos. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Polyana Aparecida Roberta da Silva

GUIDO, H.RAIMANN, Ari; LIMA, G. G. de; ARAÚJO, José Carlos Souza; RESENDE, S. H.. Infância e educação infantil: Programa de Formação Inicial Para Educadores em Exercício (2004-2010). 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Alexsara de Souza Maciel

GUIDO, H.; LUCENA, C. A.; DANELON, M.; MULLER, M. L. R.; DEUS, Z. A.. Da invisibilidade à ascensão social: história e memória de professores negros no Amapá. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Rosamaria de Souza Martins

GUIDO, H.; CARVALHO, C. H.; SOUZA, S. T.; ISOBE, R. M. R.; FARIA FILHO, L. M. de. A organização da instrução em Minas Gerais: o inspetor escolar enquanto agente do projeto racionalizador mineiro (1906-1938). 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Edna Alves Pereira Medeiros

GUIDO, H.; BONNAS, D. S.; BATISTA, G. A.; CARVALHO, C. H.; GONÇALVES NETO, W.. Políticas públicas educacionais e o PROEJA-FIC: interseção entre EJA e educação profissional. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Wander de Bortoli Pereira

GUIDO, H.; ARAÚJO, José Carlos Souza; BIZINOTO, L.; BATISTA, G. A.; CARVALHO, C. H.. A ordem política e a reforma uiniversitária: o processo de federalização da Faculdade de Odontologia de Uberlândia (1968-1978). 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Cladecir Alberto Schenkel

GUIDO, H.; FONSECA, S. G.; CUNHA, A. M. O.; MARQUES, P. H. C.; SOARES, A. M. D.. Gestão Ambiental: perfil profissional e formação em cursos superiores de tecnologia e de bacharelado. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Admário Luiz de Almeida

GUIDO, H.; LIMA, S. C. F.; ALMADA, L. F.; PEREIRA, S. J.; CARVALHO, C. H.. Do humanismo ao assistencialismo: o CRUTAC no Estado Militar - 1966-1985. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Antonio José Pereira Filho

GUIDO, H.; SOUZA, M. G.; CHAUI, M. S.; LIMA, J. E. P.; PECORA, A. A. B.. Linguaguem e praxis: Vico e a crítica cartesiana à concepção cartesiana de linguagem. 2010. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Sertório de Amorim e Silva Neto

GUIDO, H.; LIMA, J. E. P.; PEREIRA FILHO, A. J.; OLIVA, L. C. G.; SOUZA, M. G.. As razões da política: humanitas e barbárie em Giambattista Vico. 2010. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ivanna Sant'Ana Torres

GUIDO, H.; MARQUES, M. R. A.; SILVA, M. S. P.; PAIVA, O. A. F.; ARAUJO, V. C.. A fraternidade como categoria política: princípio anunciado na educação brasileira. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: José Benedito de Almeida Júnior

GUIDO, H.; SOUZA, M. G.; SAHD, Luiz Felipe Netto de Andrade e Silva; PISSARA, M. C. P.; FRANCISCO, M. F. S.. A filosofia contra a intolerância: política e religião no pensamento de Jean-Jacques Rousseau. 2009. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Vladimir Chaves dos Santos

GUIDO, H.; SILVA, R. R.; NETTO, F. B. S.; SOUZA, V. K. B.; MIRANDA, L. F. A.. O conceito de engenho e de invenção na Scie3nza nuova de Giambattista Vico. 2009. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Lázara Cristina da Silva

GUIDO, H.; MARQUES, M. R. A.; RODRIGUES, M. M.; GARCIA, R. M. C.; PRIETO, R. G.. Políticas públicas e formação de professores: vozes e vieses da educação inclusiva. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Maria Dulcinéa da Silva Loureiro

VALVERDE, A. J. R.; SEVERINO, A. J.; GARRIDO, E.; AMARAL, M. N. C. P.;GUIDO, H.. A institucionalização e a profissionalização da formação em Filosofia em universidades do Nordeste. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Juliana Merçon

KOHAN, W. O.;GUIDO, H.; GALLO, S. D.; ALBUQUERQUE, M. R.; VASCONCELLOS, V. M. R.. Aprendizado afetivo, moral e educação. Uma leitura spinozana. 2007. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: josé expedito passos lima

GUIDO, H.; VALVERDE, A. J. R.; KOSSOVITH, L.; FABRINI, R. N.. A Estética entre saberes antigos e modernos na nuova scienza de Giambattista Vico. 2006. Tese (Doutorado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Bárbara Romeika Rodrigues Marques

GUIDO, H.; PINTO, T. J. S.; CAMPELO, R. C. P. A.; LOPEZ, M. V.; NOGUEIRA, M. S. M.. O trabalho docente em travessia: atenção, forma e mistério. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Sílvia Cristina Fernandes Lima

GUIDO, H.; DANELON, M.; QUILLICI NETO, A.. Educação como experimentação de si: uma reflexão à luz do pensamento de Nietzsche. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Juan Guillermo Diaz Bernal

GUIDO, H.; LUCENA, C. A.; DANELON, M.. Encontros da tecnologia e sociedade da informação: perspectivas da filosofia da educação no século XXI. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Juan Guillermo Diaz Bernal

GUIDO, H.; DANELON, M.; LUCENA, C. A.. Encontros da tecnologia e sociedade da informação: perspectivas da filosofia da educação no século XXI. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Ivanna Sant'Ana Torres

SILVA, M. S. P.; MARQUES, M. R. A.;GUIDO, H.. A fraternidade como categoria política e o arcabouço jurídico da Educação Brasileira. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Rones aureliano de Souza

GUIDO, H.; ALMEIDA JÚNIOR, J. B.; ALMEIDA, I.. A educação em Rousseau: aspectos pedagógicos e políticos. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Celina Gonçalves Ferreira

GUIDO, H.; DRUMMOND, Arnaldo Fortes. A concepção hegeliana de Estado no Prefácio dos "Princípios da Filosofia do Direito" de Hegel. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História da Filosofia: tópicos especiais) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: André Silvério da Cruz

GUIDO, H.; BORGES, B. I.. Liberdade e educação: Erasmo de Rotterdam. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Ética e Filosofia Política) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Cláudia Regina Barreto Hirsch

GUIDO, H.; BORGES, B. I.. A dominação da sociedade contemporânea em Horkheimer. 2001 - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Nivaldo Aparecido de Gouveia

GUIDO, H.; SAID, A. M.. As relações sociais de produção e o Estado burguês - uma análise de Antonio Gramsci. 2001 - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Maria Ester Santana

GUIDO, H.; SASS, Simeão Donizeti. Um existencialismo para o marxismo. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ética e Filosofia Política) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Maria Batista da Cruz Silva

GUIDO, H.; RIBEIRO, Adriano Machado. A ética do guerreiro homérico na construção da polis. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ética e Filosofia Política) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Angelo Florentino Fernandes

GUIDO, H.; BORTOLOZO, M.. Análise em Maquiavel sobre a importância da fortuna e virtú para manter o poder do Príncipe. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ética e Filosofia Política) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Sirlene de Castro Oliveira

GUIDO, H.; ARAÚJO, José Carlos Souza; INÁCIO FILHO, G.. A filosofia na construção prática do conhecimento de mundo na terceira série do ensino fundamental. 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Para a Ciência) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Idalice Ribeiro Silva

GUIDO, H.; NUNES, S. C.; ARAÚJO, José Carlos Souza. Diretrizes da imprensa sobre a instituição da sociedade uberlandense. 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Para a Ciência) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Oldair Amadeu

GUIDO, H.; BONELLA, Alcino Eduardo. Relaçaões entre direito natural e soberania em Hobbes. 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Ética e Filosofia Política) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Gilberto Pereira da Silva

GUIDO, H.; ARAÚJO, José Carlos Souza. Uma reflexão sobre os jogos e brincadeiras na perspectiva da evolução da família moderna.. 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Ética e Filosofia Política) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Jiuvan Tadeu da Silva

GUIDO, H.; BIZINOTO, L.. Ética, hermenêutica e dogmática jurídica: breve análise das influências do pensamento contratualista na positivação dos direitos da pessoa na legislação brasileira. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Ética e Filosofia Política) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: José Renato Tavares

GUIDO, H.; BORGES, B. I.. Fetiche da mercadoria e indústria cultural. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Ética e Filosofia Política) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Adriel Ferreira de Souza

GUIDO, H.; RIBEIRO, Adriano Machado. Ética em Aristóteles, baseada na obra Ética a Nicomaco. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Ética e Filosofia Política) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Rosana Souza Alves

GUIDO, H.; SAID, A. M.. A crítica de Hannah Arendt ao conceito de história de Karl Marx. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Ética e Filosofia Política) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Silene Rodolfo Cajuella

GUIDO, H.; BARCELLOS, N. N. S.. Reflexos da sexualidade vivenciada no âmbito familiar, no relacionamento entre professores e alunos adolescentes. 1998. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Orientação Sexual) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Marta Ferreira Aparecido

GUIDO, H.; BARCELLOS, N. N. S.. Reflexo na escola da orientação sexual vivenciada no âmbito familiar pelos alunos adolescentes. 1998. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Orientação Sexual) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Manoel Palhares Neto

GUIDO, H.; ALMEIDA JÚNIOR, J. B.. Filosofia da religião: uma relação transcendental do homem com o mundo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Jocileide Vieira da Silva

GUIDO, H.; AMITRANO, G. C.. Transgênicos: as relações de poder na biotecnologia de organismos geneticamente modificados e sua utilização para fins produtivos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Gabriel Viviani Tagliacozzi

GUIDO, H.; ALMEIDA JÚNIOR, J. B.. A consciência nas obras de F. Dostoiévski. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Pedro Marques Cintra

GUIDO, H.; ALMEIDA JÚNIOR, J. B.. Kafka: sobre as narrativas de um quase marginal. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Rodrigo do Prado Zago

GUIDO, H.; AMITRANO, G. C.. Albeert Camus e a resistência ao absurdo da existência, uma análise do mito de Sísifo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: KAIQUE APARECIDO GONCALVES E SILVA

GUIDO, H.; SCHNEIDER, J. H. J.. A origem, a formação e a realização do Estado segundo a filosofia do direito de Hegel. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Vinicius Broetto Navarro

GUIDO, H.; SILVA, R. C.. Considerações acerca da indústria cultural em Adorno e Horkheimer. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Douglas de Melo Ferreira Torquato

GUIDO, H.; AMITRANO, G. C.. A ética dos encontros, as contribuições de Freud e Marcuse para uma sociedade não repressiva. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Mariana Fernandes Parreira

GUIDO, H.; SILVA NETO, S. A. E.. O conceito de vontade na filosofia de A. Schopenhauer. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Marcos Ayron de Melo Nascimento

GUIDO, H.; AMITRANO, G. C.. Educação e cultura nos primeiros escritos de Nietzsche. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Paulo Henrique Patriota

GUIDO, H.; AMITRANO, G. C.. Albert Camus e o confronto existencial do homem diante do absurdo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Fernando Tadeu Mondi Galine

GUIDO, H.; SAID, A. M.. O Estado à luz do materialismo histórico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Itamar Lopes Veloso

GUIDO, H.; ALMEIDA JÚNIOR, J. B.. Rousseau e a religião: uma relação entre Deus, Cristo e a bíblia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Líris Rejane Braid de Melo Crosara

GUIDO, H.; SILVA NETO, S. A. E.. "Les structrures maitresses de l'ouvre d'art" de Étienne Souriou. Tradução e comentário do capítulo "A transcendência na obra de arte".. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: José Pereira Prado Júniro

GUIDO, H.; SILVA NETO, S. A. E.. A transmissibilidade histórica do direito em Vico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Odélio Aparecido de Souza

GUIDO, H.; SOARES, A. G. T.. A concepção de providência divina em Agostinho e Vico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Rafael Gonçalves Queiroz

GUIDO, H.; SENEDA, Marcos César. Noção de monoteísmo e politeísmo em Hume. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Carlos Educardo Nicodemus

GUIDO, H.; SAID, A. M.. A origem da consciência e da linguagem no materialismo histórico de Marx. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Victor Rosa da Silva

GUIDO, H.; SAID, A. M.. Trabalho alienado e emancipação humana em Karl Marx. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Mateus Barbosa Verdu

PINHO, A.;GUIDO, H.. Teorias da História em Debate: Carlo Ginzburg e a crítica à máuina de ceticismo histórico do pós-modernismo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Núbio Raules de Oliveira

GUIDO, H.; SILVA NETO, S. A. E.. A natureza e o Estado em Hobbes: considerações sobre o homem civil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Roberto Rosa de Santana

GUIDO, H.; SILVA NETO, S. A. E.. Escrever e filosofar: a batalha do romeno EmilCioran contra as anemias do discruso e das ideias. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Marcelo Lacerda Ferreira

GUIDO, H.; CARVALHO,J. D.. O conceito de substância e a configuração do melhor dos mundos em Leibniz. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Felipe Lourenco Caetano de Siqueira

GUIDO, H.; ALMEIDA JÚNIOR, J. B.. O estado e a guerra em Locke e Hobbes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Maria Augusta Marques Ferreira

GUIDO, H.; SILVA NETO, S. A. E.. O conceito de providência em Vico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Valéria Silva de Lima

GUIDO, H.; CARVALHO,J. D.. A necessidsade da arte. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Isabela de Castro Mendonça

GUIDO, H.; FERREIRA, A. T.. O conceito de céu e o discurso ético-político nas obras Smnium Sciptionis e Tusculanae de Marco Túlio Cícero. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Kellen Ferreira de Moraes

GUIDO, H.; SILVA NETO, S. A. E.. O nascimento da língua natural: Vico e Platão. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Talita Carolina Romualdo Rocha

GUIDO, H.; AMITRANO, G. C.. Entre as vontades de Schpenhauer e Nietzsche sob um olhar da alteridade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Wesley Costa Xavier

GUIDO, H.; SCHNEIDER, J. H. J.. O termo catarse na filosofia de Arthur Schopenhauer. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: ANÉSIO AZEVEDO COSTA NETO

GUIDO, H.; SILVA NETO, S. A. E.. Entre antigos e modernos: a concepção de história em "História do Futuro" de Antonio Vieira e na "Ciência nvoa" de Giambattista Vico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Alexsander Costa

GUIDO, H.; ALMEIDA JÚNIOR, J. B.. Rousseau e as relações internacionais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Fernando Vieira Braga

GUIDO, H.; ALMEIDA JÚNIOR, J. B.. Felicidade e trabalho. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: André de ´Góes Cressoni

GUIDO, H.; SAHD, Luiz Felipe Netto de Andrade e Silva. Herança e origem da dialética do trabalho nos Manuscritos Parisienses de 1844. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Harley Juliano Mantovani

GUIDO, H.; SASS, Simeão Donizeti. Arqueologia fenomenológica de merleau-Ponty. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: João Carlos Oliveira Cavalcante

GUIDO, H.; RIBEIRO, Adriano Machado. A formação das primeiras sociedades gentílicas sob a perspectiva de G. Vico. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Mauro Antonio do Nascimento

GUIDO, H.; BONELLA, Alcino Eduardo. Educação e autonomia em Kant. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia.

GUIDO, H.; CARVALHO, H. B. A.; NASCIMENTO, M. M.; AGUIAR, O. A.; SILVA, E. S.. Direito natural, sociabilidade e religião na política de Samuel Pufendrf. 2021. Universidade Federal do Ceará.

GUIDO, H.; GONÇALVES, Y, A. F.; REY, S. T.; OLIVEIRA, L. S. da C.. Memorial descritivo. 2019. Universidade Federal de Uberlândia.

GUIDO, H.; OLIVEIRA, B. J.; FURTADO, J. L.. Memorial Descritivo. 2018. Universidade Federal de São João Del-Rei.

GUIDO, H.; FERRAZ, M. C. F.; BAUCHWITZ, O. F.; OLIVA, A.. Memorial Descritivo. 2017. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

GUIDO, H.; GOMES, N.; DUTRA, L. H. A.; MENDONCA, W. J. P.. Memorial descritivo. 2016. Universidade Federal de Uberlândia.

DANELON, M.; DALBÉRIO, O.; PORRECA, W.; JOSE FILHO, M.;GUIDO, H.. Concurso Público Para Professor Adjunto de Antropologia Filosófica. 2009. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

GUIDO, H.; CORREA, R. F. S.; SILVA, M. Z.. Concurso Público de Provas e Títulos Para professor Adjunto na área de Filosofia: ensino de Filosofia. 2008. Universidade Federal de Goiás.

GUIDO, H.; SENEDA, Marcos César; DRUMMOND, Arnaldo Fortes. Processo Seletivo Para Professor Substituto de Prática de Ensino em Filosofia.. 2003. Universidade Federal de Uberlândia.

GUIDO, H.; MUCHAIL, S. T.; SILVA, J. I.. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto na área de Filosofia Geral. 2002. Universidade Federal de Uberlândia.

GUIDO, H.; SAID, A. M.; BORTOLOZO, M.. Processo Seletivo para Professor Substituto de Prática de Ensino de Filosofia. 2001. Universidade Federal de Uberlândia.

GUIDO, H.; RIBEIRO, Adriano Machado; SASS, Simeão Donizeti. Processo seletivo para professor substituto nas áreas de filosofia da ciência e história da filosofia medieval. 2000. Universidade Federal de Uberlândia.

GUIDO, H.; RIBEIRO, Adriano Machado; SASS, Simeão Donizeti. Processo seletivo para professor substituto nas áreas de metodologia científica e filosofia geral. 1999. Universidade Federal de Uberlândia.

GUIDO, H.; TANNÚS, M. C.; BORGES, B. I.. Processo seletivo para professor substituto nas áreas de filosofia da ciência e metodologia científica. 1999. Universidade Federal de Uberlândia.

GUIDO, H.; TANNÚS, M. C.; ARAÚJO, José Carlos Souza. Processo seletivo para professor substituto nas áreas de metodologia científica e filosofia da ciência. 1998. Universidade Federal de Uberlândia.

GUIDO, H.; ARAÚJO, José Carlos Souza; BORTOLOZO, M.. Processo seletivo para professor substituto nas áreas de filosofia geral e estética. 1998. Universidade Federal de Uberlândia.

GUIDO, H.; TANNÚS, M. C.; XAVIER, D. G.. Processo Seletivo para Professor Substituto - áreas Filosofia Gera e Ética. 2011. Universidade Federal de Uberlândia.

GUIDO, H.. Processo de Seleção para o Mestrado em Educação da UFU, turma 2002. 2001. Universidade Federal de Uberlândia.

GUIDO, H.. V Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes das IFES Mineiras. 2001. Universidade Federal de Uberlândia.

Comissão julgadora das bancas

Martha Rosa Pisani Destro

DESTRO, M. R. P.. Filosofia da Educação. 1999. Tese (Doutorado em Filosofia da Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Silvio Ancisar Sanchez Gamboa

SÁNCHEZ GAMBOA, S.; ARANA, H. G.; ARAÚJO, J. C. S.; NOVELLI, P. G.. Da descoberta da infância ao nascimento das Ciências Humanas - A Filosofia Social de Vico.. 1999. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Silvio Donizetti de Oliveira Gallo

ARANA, Hermas Gonçalves;GALLO, S.; ARAÚJO, José Carlos Souza; NOVELLI, P. G. A.; DESTRO, Martha Rosa Pisani. Da descoberta da infância ao nascimento das ciências humanas - a filosofia social de Giambattista Vico. 1999. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Silvio Donizetti de Oliveira Gallo

ARANA, Hermas Gonçalves;GALLO, S.; ARAÚJO, José Carlos Souza. Da descoberta da infância ao nascimento das ciências humanas - a filosofia social de Giambattista Vico. 1998. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Jose Carlos Souza Araujo

ARAUJO. A infância e as ciências humnas na filosofia social Giambattista Vico. 1999. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Jose Carlos Souza Araujo

ARAUJO. Da descoberta da infância ao nascimento das ciências humanas: a filosofia social de Giambattista Vico. 1999. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Orientou

Talita da Silva Moreau

A PINTURA ABSTRATA POÉTICA CONTEMPORÂNEA DE JOAN MITCHELL SOB O OLHAR DE DELEUZE E A LÓGICA DA SENSAÇÃO; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia; (Orientador);

Éfer Aires da Silva

Ensino religioso e proselitismo confessional, a prática pedagógica dos profissionais da educação básica; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia; (Orientador);

Débora Teodoro Silva

A história da infância e o processo de escolarização; Um estudo da educação infantil no contexto de modernização da sociedade; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia; (Orientador);

Giselle Abreu de Oliveira

A Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro em Uberaba-MG e sua transformação em Universidade: uma análise comparativa com o processo de criação da Universidade de Uberlândia (1960 A 2005); Início: 2020; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia; (Orientador);

Priscila Muniz Coutinho

As mulheres e a construção do gênero da docência brasileira: a história não contada pelo Primeiro Governo de Getúlio Vargas; Início: 2020; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Lucca Fernandes Barroso

O Grande Sertão e suas veredas trágicas, uma análise à luz da Poética de Aristóteles; Início: 2021; Iniciação científica (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Northon Yan Comar Neves

Considerações sobre o modelo rizomático para as ciências humanas; Um estudo da obra Mil Platôs de Gilles Deleuze e Félix Guattari; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

IAN ABRAHAO DE OLIVEIRA

Subsídios da linguagem fílmica para as aulas de filosofia na educação básica; Início: 2018; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Uberlândia; Programa de Bolsas de Estágio na Graduação; (Orientador);

Douglas de Melo Ferreira Torquato

A Filosofia da Imanência e a arte skateboard; 2021; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Dayana Ferreira de Sousa

Banalidade do mal: pensamento e juízo em Hannah Arendt; 2021; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Vitória Mércia Gonçalves dos Santos

Composição e loucura: mil vias a lucidez; 2021; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

José Carlos Souza Ferreira

A linguagem pensada a partir das filosofias de Nietzsche e de Wittgenstein; 2020; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia,; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Beatriz Sayuri Campaner Sakazaki

O paradoxo da fragmentariedade urbana em Uberlândia/MG: Granja Marileusa e Élisson Pietro; 2020; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Uberlândia,; Coorientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Leonardo Dal Sasso Masson

Caosmose: arquitetura, urbanismo e produção de subjetividade; 2019; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Ilze Arduini de Araújo

O negro na Cidade Jardim: modernidade, educação e segregação na sociedade uberlandense - 1889-1869; 2019; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia,; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Tatyana Stefani Fanini

Proposta de um estudo sobre a filosofia espírita da educação; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Cláudia Barbosa de Carvalho

Percursos da criança na modernidade: fenomenologia e educação infantil no movimento escolanovista; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia,; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Regiani Cristina Jacinto Ferreira

O uno primordial e o vir a ser: o poder, a alegria e a força que irrompe da natureza; 2016; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Órfilo Rodrigues Fraga Júnior

Corpo, força e potência: Nietzsche e Spinoza no pensamento de Deleuze; 2013; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Camila Rodrigues da Cunha Merola

Sofrimento, a transvaloração da dor: o diálogo dos mundos - oriente e ocidente a partir do conceito de niilismo em Nietzsche; 2013; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia,; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

João Carlos Oliveira Cavalcante

Da barbárie à vida social na teoria de Giambattista Vico: uma crítica ao contratualismo de Thomas Hobbes; 2011; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia,; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Alex Gonçalves Muniz

A questão do conhecimento em Vico como fundamento para uma filosofia da história a partir do conceito de natureza humana; 2011; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia,; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Janaína Balbino Lizardo

A leitura filosófica dos clássicos: Vico, a Filosofia Moderna e a instauração da Filosofia da Arte; 2010; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Washington Luiz de Carvalho

O corpo administrado: biopolítica e disciplinarização na Revista Brasileira de Educação Física - 1972-1980; ; 2009; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia,; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Márcia Helena Rodrigues de Matos

Educação e Imprensa em palcos republicanos, análise de jornais de Patos de Minas/MG (1889-1930); 2009; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia,; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Gabriel do Nascimento Vieira

O conceito de estetização da política em Walter Benjamin: a mídia e o Estado em tempos de barbárie; 2009; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia,; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Katia Regina Ferreira

Estudo sobre a autonomia profissional do(a) educador(a) no exercício da prática político-pedagógica; 2008; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia,; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Waldilena Silva Campos Araújo

Ensino de Arte na Educação Municipal de Uberlândia: os impasses metodológicos e a realidade do ensino (1993-2003); 2008; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia,; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Admário Luiz de Almeida

Cristovam Buarque e a UnB : a (re)definição do papel social da universidade (1985-1989) /; 2006; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia,; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Polyana Aparecida Roberta da Silva

Reconstruindo uma experiência em educação infantil: a história do Jardim de InFância Suzana de Paula Dias; 2006; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

André Silvério da Cruz

O pensamento filosófico e o ensino da Filosofia na escola secundária brasileira: uma interpretação dos planos de curso do Colégio Pedro II (1837-1951); 2006; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia,; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Anderson da Cunha Baía

O esporte na consolidação e propagação do espírito Esaviano; 2006; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia,; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Dirceu Fernando Ferreira

Disciplina e liberdade: a autonomia do homem em Rousseau; 2004; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia,; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Lucianna Ribeiro de Lima

Psicologia da Educação no Curso de Pedagogia da UFU: retrospectiva histórica da disciplina; 2004; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia,; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Antonio Valter Kuntz

Hermenêutica, historicismo e a pedagogia de John Dewey; 2004; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia,; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Ari Raimann

O agir comunicativo em Habermas e o discurso docente nas vozes discentes do ensino superior; 2003; 148 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia,; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Angélica Pinho Martins Rocha

A representação de infância nas obras de Lourenço Filho - 1932-1956; 2019; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia,; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Nilton Ferreira Bittencourt Junior

Aspectos culturais do americanismo na construção do projeto dos ginásios polivalentes; 2018; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Juan Guillermo Diaz Bernal

Encontros de tecnologia e sociedade da informação: perspectivas da filosofia da educação no século XXI; 2017; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Organização dos Estados Americanos; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Cleudio Marques Ferreira

A arte como pressuposto para a formação do ethos segundo os fundamentos rousseaunianos; 2016; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia,; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Polyana Aparecida Roberta da Silva

Infância e educação infantil: Programa de Formação Inicial para Educadores em Exercício; 2014; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Alexsara de Souza Maciel

Da invisibilidade à ascensão social: história e memória de professores negros no Amapá (1970-1988); 2014; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Edna Alves Pereira Medeiros

Políticas públicas educacionais e o PROEJA-FIC: interseção entre EJA e educação profissional; 2013; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia,; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Wander de Bortoli Pereira

A ordem política e a reforma universitária: o processo de federalização da Faculdade de Ondontologia de Uberlândia (1968-1978); 2012; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Admário Luiz de Almeida

Do humanismo ao assistencialismo: o CRUTAC no Estado Militar - 1966-1985; 2011; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia,; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Ludmila Gomide Freitas

2015; Universidade Federal de Uberlândia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Oldair Amadeu

Relações entre direito natural e soberania em Hobbes; ; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Ética e Filosofia Política) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Gilberto Pereira da Silva

Uma reflexão sobre jogos e brincadeiras na perspectiva da evolução da família moderna; ; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Ética e Filosofia Política) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Sirlene de C Oliveira

A Filosofia na construção prática do conhecimento de mundo na 3ª Série do Ensino Fundamental; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Para a Ciência) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Jiuvan Tadeu da Silva

Ética, hermenêutica e dogmática jurídica: breve análise das influências do pensamento contratualista na positivação dos direitos fundamentais da pessoa humana na legalidade constitucional brasileira; ; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Ética e Filosofia Política) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

José Renato Tavares

Fetiche da mercadoria e indústria cultural; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Ética e Filosofia Política) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Marta Ferreira Aparecido

Reflexo na escola da orientação sexual vivenciada no âmbito familiar pelos alunos adolescentes; ; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Orientação Sexual) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Silene Rodolfo Cajuella

Reflexos da sexualidade vivenciada no âmbito familiar, no relacionamento entre professores e alunos adolescentes; ; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Orientação Sexual) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Manoel Palhares Neto

Filosofia da religião: a relação transcenental do homem com o mundo; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Douglas de Melo Ferreira Torquato

A ética dos encontros: as contribuições de Freud e Marcuse para uma sociedade não repressiva; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Eduardo Leite Neto

A ideia de uma história ideal eterna como corolário da História das Nações em Giambattista Vico; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Mariana Fernandes Parreira

O conceito de vontade na filosofia de Arthur Schopenhauer; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Marcos Ayron de Melo Nascimento

~Educação e cultura nos primeiros escritos de Nietzsche; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Líris Rejane Braid de Melo Crosara

"Les structures maitresses de l'oeuvre d' art" de ètinne Souriou - tradução e comentário do capítulo "A transcendência da obra de arte"; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

José Pereira Prado Junior

A transmissibilidade histórica do direito em Vico; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Marcelo Lacerda Ferreira

O conceito de substância e a configuração do melhor dos mundos em Leibniz; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Núbio Raules de Oliveira

A natureza e o Estado em Hobbes: considerações sobre o homem civil; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Maria Augusta Marques Ferreira

O conceito de Providência Divina em Vico; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Odélio Aparecido de Souza

O conceito de providência em Agostinho e Vico; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

ANÉSIO AZEVEDO COSTA NETO

Entre antigos e modernos: a oncepção de História em "História do Futuro" de Antonio Vieira e na "Ciência nova" de Giambattista Vico; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

ANÉSIO AZEVEDO COSTA NETO

Entre antigos e modernos: a concepção de história em "A história do futuro" de Antonio Vieira e a "Ciência nova" de Vico; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Luciano Borges de Carvalho

Karl Popper, refutabilidade como critério de demarcação entre ciência e pseudociência; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

REGIS CARDOSO

Análise de alguns conceitos fundamentais da teoria das idéias cartesianas; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

André de Góes Cressoni

Herança e origem da dialética do trabalho nos Manuscritos parisienses de 1844; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Alex Gonçalves Muniz

A questão do mito e a História em Vico; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Tassiane Cristina da Silva

A concepção nietzschiana de desejo e prazer; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Arcilvado Gomes da Silva

A Filosofia da Educação em Jean-Jacques Rousseau; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Mauro Antonio do Nascimento

Educação e autonomia em Kant; 2003; 53 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

João Carlos Oliveira Cavalcante

A formação das primeiras sociedades gentílicas, sob a perspectiva de G; Vico; 2003; 64 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Harley Juliano Mantovani

Arqueologia fenomenológica de Merleau-Ponty; 2003; 83 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Gabriel Galbiati Nunes

A crítica marxiana da teoria do Estado de Hegel; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Laís de Oliveira Franco

A boa saúde como condição do filosofar em Nietzsche; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

KAIQUE APARECIDO GONCALVES E SILVA

O conceito de liberdade na Filosofia do Direito de hegel; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Itamar Lopes Veloso

A providência divina e a história: religião e governo civil em Giambattista Vico; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Eduardo Leite Neto

A herança lucreciana na filosofia da educação de G; Vico; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Karla Cristina Pereira

O ensino de filosofia: entre a história da filosofia e o filosofar; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Marcelo Lacerda Ferreira

O conceito de substância simples como fundamento do melhor dos mundos e da justiça perfeita; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

ANÉSIO AZEVEDO COSTA NETO

O pensamento e a reabilitação da História: um estudo comparativo entre Antonio Vieira e Giambattista Vico; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Vanilda Honória dos Santos

Educação e bárbarie na obra de Giambattista Vico: reflexões sobre a Modernidade e a noção de progresso; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Janaína Balbino Lizardo

A leitura filosófica dos clássicos: Vico, a Filosofia Moderna ea instauração da Filosofia da Arte; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Janaína Balbino Lizardo

Filosofia Viquiana: fundamentações poéticas dos saberes; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Alex Gonçalves Muniz

A ordem das coisas em Vico e a ordem do saber em Aristóteles; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Harley Juliano Mantovani

Giambattista Vico: de uma verdade dada para uma verdade construída; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Harley Juliano Mantovani

Fenomenologia da Percepção e Faculdade Imaginativa em Vico e Merleau-Ponty; ; 2003; 25 f; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Léa Márcia de Castro

Conhecimento humano e natureza humana na Ciência Nova de G; Vico; ; 2003; 24 f; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Harley Juliano Mantovani

A metafísica das modificações mentais como história em Vico; ; 2002; 23 f; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Lúcio Flávio de Sousa Costa

O homem como criador do mundo civil na Ciência Nova de G; Vico; ; 2002; 24 f; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Léa Márcia de Castro

A dimensão histórica do pensamento humano em Vico; ; 2002; 23 f; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

ANA PAULA DE CASTRO SOUSA

A teologia civil raciocinada: história e memória em Vico; ; 2002; 24 f; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Lé Márcia de Castro

A História na filosofia de Vico: o epnsamento e a sinificação; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Harley Jiuliano Mantovani

Giambattista Vico: de uma verdade dada para uma verdade construída; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Léa Márcia de Castro

A moderna teoria do conhecimento na Ciência Nova de Giambattista Vico; 2001; 26 f; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Lúcio Flávio de Sousa Costa

A barbárie na perspectiva do materialismo dialético de Marx e na filosofia da história de Vico; ; 2001; 23 f; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Harley Juliano Mantovani

A primazia da consciência imaginativa em Vico e na Fenomenologia; ; 2001; 23 f; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Patrícia Tavares da Costa

A lógica poéitca como estabelecimento da estética; ; 2001; 23 f; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Patrícia Tavares da Costa

Estética, a filosofia da arte e do belo; ; 2000; 26 f; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Harley Juliano Mantovani

A sabedoria poética de Vico e o problema do conhecimento histórico; ; 2000; 25 f; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Sertório de Amorim e Silva Neto

Vico e Horkheimer e a crítica à ciência moderna; ; 1999; 54 f; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Adriano Eurípides Medeiros Martins

O anticartesianismo de G; Vico; 1999; 45 f; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Adriano Eurípides Medeiros Martins

O anticartesianismo no contexto da filosofia de giambattista Vico; 1998; 43 f; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Sertório de Amorim e Silva Neto

A crítica à modernidade; um estudo comprativo entre as posições de Vico e a Teoria Crítica de Max Horkheimer; ; 1998; 48 f; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Nayen Takahama Ide Tenani

Produção de Artefatos Culturais para o Ensino de Filosofia; 2018; Orientação de outra natureza; (Filosofia - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Bolsa de Graduação; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Eduardo Leite Neto

O estado da arte da filosofia no Brasil 2008-2014; 2018; Orientação de outra natureza; (Filosofia - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Bolsas de Estágio na Graduação; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Lucas Nogueira Borges

Aprimoramento das atividades de leitura e produção de texto filosófico; 2014; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Bolsas de Estágio na Graduação; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Foi orientado por

Hermas Gonçalves Arana

A linguagem poética em Vico: a construção do conhecimento; 1994; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Hermas Gonçalves Arana;

Hermas Gonçalves Arana

A infância e as ciências humanas na filosofia social de Giambattista Vico; 1999; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Hermas Gonçalves Arana;

Gustavo Rodrigues Rosato

Relações entre corpo, vontade e mundo como representação em Schopenhauer; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia; (Orientador);

Produções bibliográficas

  • GUIDO, H. . Mis encuentros con Vico: el historicismo, la epistemología y el paradigma estético de las ciencias humanas. Cuadernos sobre Vico , p. 147-153, 2019.

  • BOM-TEMPO, JULIANA SOARES ; GUIDO, HUMBERTO APARECIDO DE OLIVEIRA . Heterotopias das imagens: um combate aos clichês no filme Depois da chuva. PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE) , v. 29, p. 339-358, 2018.

  • GUIDO, H. ; BOM-TEMPO, J. S. . Artes e Oficina ? incursões na filosofia de Deleuze-Guattari. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA (UFU. IMPRESSO) , v. 31, p. 1525-1538, 2017.

  • GUIDO, H. ; BOM-TEMPO, J. S. . Oficina de criação do e no pensamento: o acontecimento como abertura da filosofia às artes. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA (UFU. IMPRESSO) , v. 31, p. 1625-1642, 2017.

  • GUIDO, H. . A história social da criança : subsídios para a pesquisa historiográfica da infância (1530-1599). Cadernos de História da Educação (UFU. Impresso) , v. 14, p. 599-618, 2015.

  • CARVALHO, W. L. ; GUIDO, H. . Fundamentos orientadores para as políticas públicas da Educação Física no Regime Militar - 1964-1985. Educação e Filosofia (UFU. Impresso) , v. 25, p. 583-606, 2011.

  • GUIDO, H. . Leibniz e Arnauld. entendimento e consenso: a língua e a lógica dos modernos. Educação e Filosofia (UFU. Impresso) , v. 25, p. 167-180, 2011.

  • GUIDO, H. . Nota Introdutória a tradução da Sinopse do Diritto Universale de Giambattista Vico. Educação e Filosofia , v. 23, p. 303-309, 2009.

  • GUIDO, H. . A barbárie do intelecto e a educação na obra de Giambattista Vico. Revista Litterarius (Santa Maria) , v. 8, p. 95-112, 2009.

  • GUIDO, H. . A escrita e a leitura: uma abordagem histórica. Evidência (Araxá) , v. 3, p. 19-35, 2007.

  • GUIDO, H. . Il contributo di Benedetto Croce nella formazione degli studi estetici in Brasile durante il novecento. Rivista di Studi Italiani , Ann Arbor, Michigan, EUA, v. 21, n.1, p. 76-85, 2005.

  • GUIDO, H. . Primo commento critico dei lavori su Vico nella cultura brasiliana. Bollettino del Centro di Studi Vichiani , Nápoles, v. 34, n.34, p. 255-268, 2004.

  • GUIDO, H. ; MANTOVANI, H. J. . A relação entre função sintética do espírito e conhecimento de si a partir de Vico. Primeiros Escritos Boletim de Pesquisa Em Filosofia, FFLCH/USP, São Paulo, v. 5, n.5, p. 92-99, 2003.

  • GUIDO, H. ; COSTA, L. F. S. . A realidade social dos primeiros homens encontrada na Ciência Nova de Gimabattista Vico.. Primeiros Escritos Boletim de Pesquisa Em Filosofia, FFLCH/USP São Paulo, v. 5, n.5, p. 125-130, 2003.

  • GUIDO, H. . A barbárie da reflexão e a decadência moral: a crítica de Vico à cultura do Iluminismo. Philósophos (UFG) , Goiânia, v. 7, n.2, p. 1-19, 2003.

  • GUIDO, H. . Michelet, la magistrature de l'histoire - Resenha do livro de Olivier Remaud. Educação e Filosofia , Uberlândia, v. 15, n.30, p. 205-208, 2002.

  • GUIDO, H. ; MANTOVANI, H. J. . A relação entre a função sintética do espírito e conhecimento de si a partir de Vico. Anais de Filosofia (UFSJ) , São João del Rei, v. 9, n.9, p. 277-282, 2002.

  • GUIDO, H. ; COSTA, L. F. S. . Giambattista Vico e Karl Marx: o conceito de homem.. Anais de Filosofia (UFSJ) , São João del Rei, v. 9, n.9, p. 301-307, 2002.

  • GUIDO, H. ; OLIVEIRA, S. C. . A filosofia na construção prática do conhecimento de mundo na terceira série do ensino fundamental.. Ensino em Revista , Uberlândia, v. 10, n.1, p. 61-73, 2002.

  • GUIDO, H. . tra ordine della storia e storicità. Saggi sui sapaeri della storia in Vico - Resenha do livro de Enrico Nuzzo.. Educação e Filosofia , Uberlândia, v. 16, n.32, p. 199-203, 2002.

  • GUIDO, H. ; SILVA NETO, S. A. E. . As críticas de Vico e Horkheimer ao racionalismo cartesiano: a negação da razão naturalista em nome da filosofia humanista. Educação e Filosofia , Uberlândia, v. 30, n.19, p. 175-198, 2001.

  • GUIDO, H. . Razão e Violência: notas sobre a crise da filosofia moderna. Educação e Filosofia , Uberlândia, v. 30, n.29, p. 199-210, 2001.

  • GUIDO, H. . O sentido racional da história: a redescoberta dos tempos obscuros segundo G. Vico. Philosophica (São Cristovão) , São Cristovão/Sergipe, v. 2, n.2, p. 71-104, 2001.

  • GUIDO, H. ; COSTA, P. T. . A lógica poética de Vico, o nascimento da estética. Primeiros Escritos, São Paulo, v. 3, n.3, p. 111-115, 2000.

  • GUIDO, H. ; SILVA NETO, S. A. E. . A Ciência Nova de Vico: o método para a compreensão do universo social e histórico do homem. Primeiros Escritos, São Paulo, v. 3, n.3, p. 139-144, 2000.

  • GUIDO, H. . La niez de Vico y la niez en la filosofia de Vico. Cuadernos Sobre Vico, Sevilha - Espanha, v. 11-12, n.11-12, p. 149-162, 2000.

  • GUIDO, H. . La Scienza Nuova en portugués. Cuadernos Sobre Vico, Sevilha - Espanha, v. 11-12, n.11-12, p. 331-334, 2000.

  • GUIDO, H. . A positivização da história como a negação do projeto de Vico para as ciências humanas.. Educação e Filosofia , Uberlândia, v. 13, n.25, p. 193-209, 1999.

  • GUIDO, H. . Vico e Horkheimer: a idéia de barbárie. Educação e Filosofia , Uberlândia, v. 12, n.24, p. 273-295, 1998.

  • GUIDO, H. ; MARTINS, A. E. M. . Vico contra Descartes: a história como Ciência Nova. Primeiros Escritos, São Paulo, v. 2, n.2, p. 99-102, 1998.

  • GUIDO, H. . O problema da linguagem na transição da filosofia humanista para a filosofia moderna.. Educação e Filosofia , Uberlândia, v. 11, n.21-22, p. 225-244, 1997.

  • LOMONACO, F. (Org.) ; GUIDO, H. (Org.) ; SILVA NETO, S. A. E. (Org.) . Metafísica do gênero humano: natureza e história na obra de Giambattista Vico. 1. ed. Uberlândia: EDUFU, 2018. v. 1. 307p .

  • GUIDO, H. ; ALMEIDA JÚNIOR, J. B. (Org.) ; DANELON, M. (Org.) . O transversal e o conceitual no ensino de filosofia. 1. ed. Uberlândia: Edufu, 2014. v. 1. 371p .

  • GUIDO, H. . A arte de aprender: metodologia do trabalho escolar na educação básica. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. v. 1. 142p .

  • GUIDO, H. ; SEVILLA, J. M. (Org.) ; SILVA NETO, S. A. E. (Org.) . Embates da razão: mito e filosofia na obra de Giambattista Vico. 1. ed. Uberlândia: Edufu, 2012. v. 1. 368p .

  • GUIDO, H. . A arte de aprender: metodologia do trabalho escolar na Educação Básica. Petropolis: Editora Vozes, 2008. v. 1. 144p .

  • GUIDO, H. ; SAHD, Luiz Felipe Netto de Andrade e Silva (Org.) . Tempo e História no pensamento ocidental. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2006. 256p .

  • MENEZES, Edmilson ; GUIDO, H. ; SOUZA, M. G. . História e Providência: Bossuet, Vico e Rousseau; textos e estudos. Ilhéus: Editus - Editora da UESC, 2006. 197p .

  • GUIDO, H. . Giambattista Vico: a filosofia e a educação da humanidade. 1. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2004. v. 1. 126p .

  • GUIDO, H. . As semióticas da primeira barbárie: O conceito de poiesis na Scienza nuova. In: Girard, P.; Silva Neto, S. de A. e. (Org.). Linguagem e estílio em Vico. 1ed.Campinas/SP: Editora PHI, 2021, v. , p. 77-90.

  • GUIDO, H. . A eterna república natural: direito, natureza e história nas obras de Vico. In: LOMONACO, F.; GUIDO, H.; SILVA NETO, S. A.. (Org.). Metafísico do gênero humano: natureza e história na obra de Giambattista Vico. 1ed.Uberlândia: EDUFU, 2018, v. 1, p. 137-156.

  • GUIDO, H. ; BOM-TEMPO, J. S. . O esgotamento do possível. Uma experimentação política-literária deleuze-guattariana entre Kafka e Melville. In: Marcelo Correia; Rafael Haddock-Lobo; Cíntia Vieira da Silva. (Org.). Deleuze, desconstrução e alteridade. 1ed.São Paulo: ANPOF, 2017, v. , p. 218-238.

  • GUIDO, H. . Os rios de Rosa: a cartografia do desejo em Grande Sertão, Veredas. In: Betina Ribeiro Rodrigues da Cunha. (Org.). Ave Rosa, leituras, registros, remates.... 1ed.Rio de Janeiro: 7 Letras, 2016, v. , p. 53-70.

  • MACIEL, A. S. ; GUIDO, H. . História de professores negros na década de 1970: racismo e ascensão social no Amapá. In: Norma-Iracema de Barros Ferreira. (Org.). Interfaces da Educação: história, política, saberes e práticas para além da fronteira amazônica. 1ed.Uberlândia/MG: Navegando Publicações, 2016, v. , p. 25-47.

  • GUIDO, H. . Ainda a educação filosófica, ou como resistir à barbárie na escola. In: HENNING, L. M. P.. (Org.). Filosofia e Educação - caminhos cruzados. 1ed.Curitiba: Appris, 2015, v. 1, p. 279-303.

  • GUIDO, H. . A proposta de uma eterna república natural segundo Giambattista Vico. In: CARVALHO, M.; FREITAS, J.; SANTOS, A. C. dos. (Org.). http://www.anpof.org/portal/images/Colecao_XVI_Encontro_ANPOF/CarvalhoM.FreitasJ.SantosA.C._Filosofia_do_Seculo_XVIII.pdf. 1ed.São Paulo: ANPOF, 2015, v. , p. 401-416.

  • GUIDO, H. . Pasolini leitor de Gramsci: a propósito da literatura e da língua italiana. In: Ana Maria Said (Org.). (Org.). Pensar a sociedade contemporânea: a atualidade do pensamento de Marx e Gramsci. 1ed.Uberlândia: Edufu, 2014, v. , p. 107-136.

  • GUIDO, H. . A propósito da interpretação fenomenológica do niilismo. In: GUIDO, H.; ALMEIDA JÚNIOR, J. B. de; DANELON, M.. (Org.). O transversal e o conceitual no ensino de filosofia. 1ed.Uberlândia: Edufu, 2014, v. 1, p. 343-366.

  • GUIDO, H. . Apontamentos sobre a língua e a literatura nos Quaderni de Gramsci (no prelo). In: Ana Maria Said. (Org.). Pensar a sociedade contemporânea: a atualidade do pensamento de Marx e Gramsci. 1ed.Uberlândia: Edufu, 2014, v. , p. 11-30.

  • GUIDO, H. ; GALLO, S. D. ; KOHAN, W. O. . Princípios e possibilidades para uma metodologia filosófica do ensino de filosofia: história, temas, problemas. In: CARVALHO, M.; CORNELLI, G.. (Org.). Ensinar Filosofia. 1ed.Cuiabá: Central de Texto, 2013, v. 2, p. 105-134.

  • GUIDO, H. . A Vênus púdica, a natureza libidinosa. Notas para um confronto entre Vico e Lucrécio. In: Guido, H.; Sevilla, J. M.; Silva Neto, S. de A.. (Org.). Embates da razão: mito e filosofia na obra de Giambattista Vico. 1ed.Uberlândia: Edufu, 2012, v. 1, p. 99-127.

  • GUIDO, H. ; GUIDO, L. F. E. . A poética do movimento: considerações preliminares ao cinema. In: Ronie A. T. da Silveira; Sérgio Schaefer. (Org.). Cinema brasileiro e a Filosofia. 1ed.Uberlândia: Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2012, v. , p. 7-29.

  • GUIDO, H. . A nova canção do exílio na lírica de Caetano Veloso - a metanarrativa como antimemória. In: SCHAEFER, S.; SILVEIRA, R. A. T.. (Org.). Caetano e a Filosofia. Salvador/Santa Cruz do Sul: EDUFBA/EDUNISC, 2011, v. , p. 55-73.

  • GUIDO, H. ; GUIDO, L. F. E. . Pós- Estruturalismo sem estruturalismo: Para além do temor da escrita, uma leitura de Deleuze. In: CREMONEZI, A. R.; BAPTISTELLA, R.. (Org.). Sociedade pós-moderna: luzes e sombras. Nova Petrópolis: Nova Harmonia, 2011, v. , p. 89-99.

  • GUIDO, H. . A crise da universidade, ou a aurora da nova cultura: Nietzsche como educador. In: José Carlos Souza Araújo. (Org.). A universidade iluminista: de Kant a Max Scheler (1798-1921). Brasília: Liber Livros, 2011, v. 1, p. 187-207.

  • GUIDO, H. . Cultura popular e ensino superior: Gramsci e a nova ordem social. In: José Carlos Souza Araújo. (Org.). A universidade iluminista: de Alfred Whitehead a Bologna (1929-2009). Brasília: Liber Livros, 2011, v. 2, p. 99-121.

  • GUIDO, H. . A construção do discurso histórico e a interpretação filosófica dos tempos obscuros: o conceito de verdade na obra de G. Vico. In: SILVA, G. F. da. (Org.). História e civilização. salvador: EDUFBA, 2011, v. , p. 223-233.

  • GUIDO, H. . O diálogo com os clássicos : o ensino da Filosofia como aprendizado da razão e a formação da pessoa. In: HENNING, L. M. P.. (Org.). Pesquisa, ensino e extensão no campo filosófico-educacional: debate contemporâneo sobre a educação filosófica. 1ed.Londrina: Editora da Universidade Estadual de Londrina - EDUEL, 2010, v. 2, p. 59-76.

  • GUIDO, H. . Figuras da imaginação: a história das origens da sociedade civil em Giambattista Vico. In: SANTOS, A. C.; HELFER, I.; PIRES, C.. (Org.). História e Barbárie. São Cristóvão: Editora UFS, 2009, v. , p. 117-135.

  • GUIDO, H. . Pessimismo metafísico e sensibilidade poética: algumas aproximações entre a filosofia e a poesia de Hilda Hilst. In: CINTRA, E. C.; SOUZA E. N. F.. (Org.). Roteiro poético de Hilda Hilst. 1ed.Uberlândia: EDUFU, 2009, v. , p. 191-212.

  • GUIDO, H. . A filosofia no vestibular: expansão do ensino e impasses metodológicos. In: Kohan, W. O,. (Org.). Filosofia: caminhos para seu ensino. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008, v. , p. 117-132.

  • GUIDO, H. . O direito natural e a história das idéias humanas: introdução á leitura da obra de Vico. In: PECORARO, Rossano. (Org.). Os filósofos: clássicos da filosofia, de Sócrates a Rousseau. Petrópolis / Rio de Janeiro: Vozes / Editora PUC-Rio, 2008, v. I, p. 313-336.

  • GUIDO, H. . Direito natural e sabedoria civil: a crítica de G. Vico ao formalismo jurídico da filosofia moderna. In: SEIXAS, J. ; CERASOLI, J.. (Org.). UFU Ano 30 - Tropeçando universos (Artes, Humanidades, Ciências). Uberlânida: EDUFU, 2008, v. , p. 179-200.

  • GUIDO, H. . Filosofia contemporânea da Educação: entre o anti-moderno e o ultra-moderno. In: Celson Ilgo Henz; Ricardo Rossato. (Org.). Educação humanizadora na sociedade globalizada. Santa Maria: Biblios Editoral, 2007, v. , p. 45-77.

  • GUIDO, H. . A poesia de CArlos Drummond de Andrade e a cultura do tempo. In: Schaefer, S.; Silveira, R. A. T. da.. (Org.). Drummond e a Filosofia. 143ed.Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2007, v. , p. -118.

  • GUIDO, H. . A Filosofia na Educação Básica; a sua história e o filosofar. In: MAAMARI, A.M.; BAIRROS, A.T. C. de; WEBER, J. F.. (Org.). Filosofia na Universidade. Ijuí: Editora Unijuí, 2006, v. , p. 137-150.

  • GUIDO, H. . O tempo e a história como elaborações da memória: G. Vico e a história das idéias humanas. In: GUIDO, H.; SAHD, L. F. N. de A. e S.. (Org.). Tempo e História no pensamento ocidental. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2006, v. , p. 37-52.

  • GUIDO, H. . Perspectivas conemporâneas para a atividade filosófica. In: Admilson Eustáquio Prates. (Org.). O fazer filosófico. Montes Claros: Editora Unimontes, 2006, v. , p. 7-12.

  • GUIDO, H. . Providência divina e ação humana, a ideia de história na Scienza nuova de Vico. In: MENEZES, E.; SOUZA, M. das G. de; GUIDO, H.. (Org.). História e Providência: Bossuet, Vico e Rousseau. 1ed.Ilhéus/BA: Editus, 2006, v. , p. 117-140.

  • GUIDO, H. . Literatura. In: Teles da Silveira, R. C. ; Ghiraldelli Jr, P.. (Org.). Humanidades. 1ed.Rio de Janeiro: DP & A; EDUNISC, 2005, v. , p. 135-154.

  • GUIDO, H. . Nuovi contributi per gli studi vichiani in Brasile: il progetto razionalista di Vico per le scienze umane. In: Cacciatore, G. ; Martirano, M.. (Org.). Vico nelle culture Iberiche e Lusitane. 1ed.Nápoles: Alfredo Guida Editore, 2004, v. , p. 169-184.

  • GUIDO, H. . Música e poesia. In: Carbonera, Ildo. (Org.). Enfim, juntos. Foz do Iguaçu: Edição do Autor, 2004, v. , p. 33-35.

  • GUIDO, H. . Providência Divina e razão na história: Vico e a filosofia moderna. In: Menezes, E. ; Donatelli, M.. (Org.). Modernidade e idéia de história. Ilhéus: Editus - Editora da UESC, 2003, v. , p. 30-43.

  • GUIDO, H. . A concepção filosófica de infância na modernidade: a contribuição humanista e racionalista.. In: Walter Omar Kohan. (Org.). Ensino de Filosofia. Perspectivas. Belo Horizonte: Autêntica, 2002, v. , p. 195-211.

  • GUIDO, H. . Vico e l'emancipazione delle belle arti: l'arte come creazione ed espressione della mente umana. In: HIDALGO-SERNA, E.; MARASSI, M.; SEVILLA, J.M.. (Org.). Pensar para el nuevo siglo: Giambattista Vico y la cultura europea. Nápoles: Città del Sole, 2001, v. , p. 175-188.

  • GUIDO, H. . Barbárie e esclarecimento: Vico e a Escola de Frankfurt. In: Pucci, B., Lastória, L.A.N., Costa, B.C. G. da. (Org.). Teoria Crítica, Ética e Educação. Piracicaba/São Paulo: Editora da UNIMEP/Autores Associados, 2001, v. , p. 173-182.

  • GUIDO, H. . A Filosofia no Ensino Méido: uma disciplina necessária.. In: Sílvio Gallo; Walter Omar Kohan. (Org.). Filosofia no Ensino Médio. 1ed.Petrópolis: Editora Vozes, 2000, v. VI, p. 81-93.

  • GUIDO, H. . Marx e a renovação da concepção dialética da história. In: XVII Semana do Curso de História da Universidade Estadual de Goiás - Campus Quirinópolis, 2015, Quirinópolis - GO. Revista de História da UEG Quirinópolis. Quirinópolis - GO, 2015. v. 1. p. 15-40.

  • MATOS, M. H. R. de ; GUIDO, H. . Educação e imprensa na Primeira República: análise dos jornais patenses entre 1889/1930. In: 9° Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED - Centro-Oeste, 2008, Brasília. Anais do 9° Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED - Centro-Oeste. Brasília: Faculdade de Educação - UnB, 2008. p. 307-322.

  • GUIDO, H. . Da necessidade da Filosofia, ou, a importância do filosofar. In: XIII ENDIPE, Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2006, Recife. Anais do XIII ENDIPE. Recife: UFPE/FINEP/Lapa Software, 2006. p. 1-14.

  • GUIDO, H. ; SILVA, A. G. . A Filosofia da Educação de Jean-Jacques Rousseau. In: Simpósio Internacional em Educação e Filosofia: perspectivas contemporâneas da Filosofia da Educação, 2006, Marília. Simpósio Internacional em Educação e Filosofia: perspectivas contemporâneas da Filosofia da Educação. Marília: Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP/Marília, 2006. p. 1-10.

  • GUIDO, H. . As margens da memória: a vida brasileira na poesia de Carlos Drummond de Andrade. In: X Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada, 2006, Rio de Janeiro. Lugares dos Discursos. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Literatura Comparada - ABRALIC, 2006. p. 1-14.

  • GUIDO, H. . A filosofia no vestibular: elitização do ensino ou democratização da filosofia?. In: Seminário Nacional de Filosofia e Educação: confluências, 2005, Santa Maria - RS. Filosofia e Educação: confluências. Santa Maria - RS: FACOS/UFSM, 2004. p. 55-66.

  • GUIDO, H. . Filosofia, vestibular, formação de professores: impasses metodológicos. In: XII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2004, Curitiba. XII ENDIPE, conhecimento local e conhecimento universal. Curitiba: PUC/PR, 2004. p. 3578-3590.

  • GUIDO, H. . A filosofia no vestibular: expansão do ensino e impasses metodológicos. In: II Encontro Internacional de Filosofia e Educação: Políticas do ensino de Filosofia, 2004, Rio de Janeiro. Filosofia: Caminhos para o seu ensino. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. p. 117-132.

  • ALMEIDA, Admário Luiz ; GUIDO, H. . A UnB e Cristovam Buarque: a gênese de duas trajetórias convergentes. In: VI Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste, 2003, Campo Grande/MS. Anais do VI Encontro de Pesquisa em Educação do Centro-Oeste. Campo Grande/MS: Editora UCDB, 2003. p. 1-12.

  • RAIMANN, Ari ; GUIDO, H. . O agir comunicativo como paradigma emergente para o Ensino Superior. In: VI Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste, 2003, Campo Grande/MS. Anais do VI Encontro de Pesquisa em Educação do Centro-Oeste. Campo Grande/MS: Editora UCDB, 2003. p. 1-11.

  • GUIDO, H. . Contribuição para a discussão sobre a universidade e a cultura. In: I Seminário de Política de Culturas, 2003, Uberlândia. I Seminário de Política de Culturas da Universidade Federal de Uberlândia, 2003. p. 1-7.

  • GUIDO, H. . G. Vico e T. Adorno contra o iluminismo. In: II Encontro Interno de Inicviação Científica e VI Seminário de Iniciação Científica da UFU, 2002, Uberlândia. Anais do II Encontro de Iniciação Científica e VI Seminário de Iniciação científica da UFU. Uberlândia: EDUFU, 2002. p. 503-503.

  • GUIDO, H. . O ensino da filosofia e a aquisição do saber filosófico, para além do formalismo escolar. In: XI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2002, Goiânia. Igualdade e diversidade na educação, Anais do XI ENDIPE. Rio de Janeiro: Multipolo, 2002. p. 1-13.

  • GUIDO, H. . A concepção filosófica de infância na modernidade: a contribuição humanista e racionalista. In: 24Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e pesquisa em Educação, 2001, Caxambu. Intelectuais, conhecimento e espaço público - Anais da 24 Reunião anual da ANPED. Rio de Janeiro: ANPED, 2001. p. 1-17.

  • GUIDO, H. . A questão do método nas ciências Humanas e o retorno ao racionalismo. In: II Encontro de Filosofia Contemporânea, 1998, São João del Rei. Anais de Filosofia (UFSJ) (Cessou em 2002. Cont. ISSN 1982-9123 Estudos Filosóficos). São João del Rei: Fundação de Ensino superior de São João del Rei, 1998. v. 6. p. 223-230.

  • GUIDO, H. ; SILVA NETO, S. A. E. . A barbárie como ponto convergente entre a filosofia da história de Vico e a teoria crítica de max Horkheimer.. In: II ENCONTRO DE FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA, 1998, São João del Rei. Anais de Filosofia (UFSJ) (Cessou em 2002. Cont. ISSN 1982-9123 Estudos Filosóficos). São João del Rei: Fundação de Ensino superior de São João del REi, 1998. v. vi. p. 131-137.

  • GUIDO, H. . Figuras da imaginação: a história das origens da sociedade civil em Giambattista Vico. In: IV Colóquio Nacional do Filosoifa da História, 2007, São Leopoldo. Caderno de Resumos do IV Colóquio Nacional de Filosofia da História. Saõ Leopoldo: Editora da UNISINOS, 2007. p. 43-54.

  • GUIDO, H. . O autor como interprete: Vico leitor de Homero. In: XV Encontro Nacional daANPOF, 2012, Curitiba. Caderno de Resumos - XV Encontro Nacional da ANPOF 2012. Curitiba: Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, 2012. v. 1. p. 337-337.

  • GUIDO, H. . O evento e a narrativa. Considerações sobr a História na obra de G. Vico. In: XIII Encontro Nacional de Filosofia - ANPOF, 2008, Canela. Livro de Atas do XIII Encontro Nacional de Filosofia - ANPOF. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2008. p. 304-305.

  • GUIDO, H. . Direito natural e sabedoria civil no Diritto universale de G, Vico. In: Simpósio de Ética e Filosofia Política do Planalto Central (UFU, UFG e UnB), 2007, Uberlândia. Caderno de Resumos do Simpósio de Ética e Filosofia Política do Planalto Central (UFU, UFG e UnB). Uberlândia: Gráfica da Universidade Federal de Uberlândia, 2007. p. 13-13.

  • GUIDO, H. ; SILVA, A. G. . A Filosofia da Educação de Jean-Jacques Rousseau. In: Simpósio Internacional em Educação e Filosofia: perspectivas contemporâneas da Filosofia da Educação, 2006, Marília. Simpósio Internacional em Educação e Filosofia: perspectivas contemporâneas da Filosofia da Educação. Marília: Gráfica da Faculdade de Filosofia e Ciências - Universidade Estadual Paulista, 2006. p. 19-20.

  • GUIDO, H. . A filosofia no vestibular: expansão do ensino e impasses metodológicos. In: II Encontro Internacional de Filosofia e Educação, 2004, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do II Encontro Internacional de Filosofia e Educação. Rio de Janeiro: Editora da UERJ, 2004. p. 39-39.

  • GUIDO, H. . A escrita dos clássicos e a interpretação do pensamento: a arte poética como história das idéias. In: 10 Simpósio Nacional de Letras e Lingüística, 2004, Uberlândia. Caderno de Resumos do 10 Simpósio Nacional de Letras e Lingüística. Uberlândia: EDUFU, 2004. p. 16-17.

  • GUIDO, H. . G. Vico: a filosoifa da história como história das idéias. In: XI Encontro Nacional de Filosofia - ANPOF, 2004, Salvador. Atas do XI Encontro Nacional de Filosofia - ANPOF. Salvador: Editora da UFBA, 2004. p. 201-201.

  • GUIDO, H. . Vico e a filosofia moderna: a nova perspectiva para a ciência social.. In: I Seminário de Filosofia Moderna e Contemporânea - UFG, 2003, Goiânia. Caderno de Resumos do I Seminário de Filosofia Moderna e Contemporânea - UFG. Goiânia: Editora da UFG, 2003. p. 02-03.

  • GUIDO, H. ; SOUSA, A. P. C. . Giambattista Vico: da teologia revelada para a teologia civil.. In: VII Encontro de Pesquisa em Filosofia na Graduação, 2003, São Paulo. Caderno de Resumos do VII Encontro de Pesquisa em Filosofia na Graduação. São Paulo: FFLECH/USP, 2003. p. 04-04.

  • GUIDO, H. ; MANTOVANI, H. J. . A metafísica das modificações mentais como história em Vico. In: VII Encontro de Pesquisa em Filosofia na Graduação, 2003, São Paulo. Caderno de Resumos do VII encontro de Pesquisa em Filosofia na Graduação. São Paulo: FFLECH/USP, 2003. p. 19-19.

  • GUIDO, H. ; CAVALCANTE, J. C. O. . Religião natural e razão na perspectiva de Giambattista Vico. In: VII Encontro de Pesquisa em Filosofia na Graduação, 2003, São Paulo. Caderno de Resumos do VII Encontro de Pesquisa em Filosofia na Graduação. São Paulo: FFLECH/USP, 2003. p. 22-22.

  • GUIDO, H. ; CASTRO, L. M. . O conhecimento e a verdadeira natureza humana: uma breve introdução à Ciência nova de G. Vico. In: VII Encontro de Pesquisa em Filosofia na Graduação, 2003, São Paulo. Cadernos de Resumos do VII Encontro de Pesquisa em Filosofia na Graduação. São Paulo: FFLECH/USP, 2003. p. 24-24.

  • CAIXÊTA, M. O. ; GUIDO, H. . A origem da poesia. In: VII Encontro de Pesquisa em Filosofia na Graduação, 2003, São Paulo. Caderno de Resumos do VII Encontro de Pesquisa em Filosofia na Graduação. São Paulo: FFLECH/USP, 2003. p. 31-31.

  • NASCIMENTO, M. A. ; GUIDO, H. . Educação e autonomia. In: VII Encontro de Pesquisa em Filosofia na Graduação, 2003, São paulo. Caderno de Resumos do VII Encontro de Pesquisa em Filosofia na Graduação. São Paulo: FFLECH/USP, 2003. p. 31-31.

  • GUIDO, H. . História de moral raciocinada em conformidade com a linguagem dos antigos: Vico e a sabedoriapoética. In: II Colóquio Nacional de Filosofia da Linguagem da ANPOF, 2003, Goiânia. Caderno de Resumos do II Colóquio Nacional de Filosofia da Linguagem da ANPOF. Goiânia: Editora da UFG, 2003. p. 15-16.

  • RAIMANN, Ari ; GUIDO, H. . O agir comunicativo como paradigma emergente para o Ensino Superior. In: VI Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste, 2003, Campo Grande/MS. Caderno de Resumos do VI Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste. Campo Grande/MS: Editora UCDB, 2003. p. 151-151.

  • ALMEIDA, Admário Luiz ; GUIDO, H. . A UnB e Cristovam Buarque: a gênese de duas trajetórias convergentes. In: VI Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste, 2003, Campo Grande/MS. Caderno de Resumos do VI Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste. Campo Grande/MS: Editora da UCDB, 2003. p. 56-57.

  • GUIDO, H. . O tempo e a história como elaboração da memória: Vico e a História das Idéias. In: II Colóquio Nacional de Filosofia da Hisatória da ANPOF, 2003, Uberlândia. Caderno de Resumos do II Colóquio Nacional de Filosofia da História da ANPOF, 2003. p. 17-17.

  • GUIDO, H. . Vico e a filosofia moderna: a nova perspectiva para a ciência social.. In: I Seminário de Filosofia Moderna e Contemporânea - UFG, 2003, Goiânia. Caderno de Resumos do I Seminário de Filosofia Moderna e Contemporânea. Goiânia: Editora da UFG, 2003. p. 2-3.

  • GUIDO, H. ; CAVALCANTE, J. C. O. . Giambattista Vico e a natureza social do homem. In: Primeiro Ecnontro de Pesquisa em Filosofia, 2003, Belo Horizonte. Caderno de Resumos do Primeiro Encontro de Pesquisa em Filosofia. Belo Horizonte: Gráfica da UFMG, 2003. p. 14-14.

  • GUIDO, H. ; NASCIMENTO, M. A. . Max Horkheimer: dos fundamentos da dominação. In: Primeiro Encontro de Pesquisa em Filosofia, 2003, Belo Horizonte. Caderno de Resumos do Primeiro Encontro de Pesquisa em Filosofia. Belo Horizonte: Gráfica da UFMG, 2003. p. 34-34.

  • GUIDO, H. ; CASTRO, L. M. . Uma reflexão sobre a construção do mundo histórico-social na Ciência Nova de Vico. In: Primeiro Encontro de Pesquisa em Filosofia, 2003, Belo Horizonte. Caderno de Resumos do Primeiro Encontro de Pesquisa em Filosofia. Belo Horizonte: Gráfica da UFMG, 2003. p. 38-38.

  • GUIDO, H. ; MANTOVANI, H. J. . A metaforização da linguagem em Vico como acesso à ontologia. In: II Encontro Interno de Inicviação Científica e VI Seminário de Iniciação Científica da UFU, 2002, Uberlândia. Anais do II Encontro Interno de Iniciação Científica e VI Seminário de Iniciação Científica da UFU. Uberlândia: EDUFU, 2002. p. 427-427.

  • GUIDO, H. ; SOUSA, A. P. C. . O estabelecimento das ciências humanas na Nova Ciência de Vico. In: II Encontro Interno de Inicviação Científica e VI Seminário de Iniciação Científica da UFU, 2002, Uberlândia. Anais do II encontro Interno de Iniciação Científica e VI Seminário de Iniciação Científica da UFU. Uberlândia: EDUFU, 2002. p. 433-433.

  • GUIDO, H. ; CASTRO, L. M. . O homem como criador da realidade histórico-social na Ciência Nova de Vico. In: II Encontro Interno de Inicviação Científica e VI Seminário de Iniciação Científica da UFU, 2002, Uberlândia. Anais do II Encontro Interno de Iniciação Científica e VI Seminário de Iniciação Científica da UFU. Uberlândia: EDUFU, 2002. p. 479-479.

  • GUIDO, H. . Giambattista Vico e a fundação da ciência moral. In: Primeiro simpósio Internacional de Ética, 2002, Uberlândia. Caderno de Resumos do Primeiro Simpósio Internacional de Ética. Uberlândia: Núcleo de Estudos em Filosofia e Humanidades, 2002. p. 14-14.

  • GUIDO, H. ; SOUSA, A. P. C. . A racionalidade em Vico como o fundamento do mundo social. In: VI Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia, 2002, São Paulo. Caderno de Resumos do VI Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia. São Paulo: Departamento de Filosofia - USP, 2002. p. 3-4.

  • GUIDO, H. ; CAVALCANTE, J. C. O. . O papel da providência divina nas primeiras sociedades, segundo G. Vico. In: VI Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia, 2002, São Paulo. Caderno de Resumos do VI Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosoifa. São Paulo: Departamento de Filosofia - USP, 2002. p. 15-16.

  • GUIDO, H. ; CASTRO, L. M. . A teoria do conhecimento em G. Vico. In: VI Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia, 2002, São Paulo. Cadernos do VI Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia. São Paulo: Departamento de Filosofia - USP, 2002. p. 17-18.

  • GUIDO, H. ; MANTOVANI, H. J. . A racionalidade das ciências do espírito em Vico. In: VI Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia, 2002, São Paulo. Caderno de Resumos do VI Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia. São Paulo: Departamento de Filosofia - USP, 2002. p. 14-14.

  • GUIDO, H. ; COSTA, L. F. S. . Criticidade da história em Vico. In: VI Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia, 2002, São Paulo. Caderno de Resumos do VI Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia. São Paulo: Departamento de Filosofia - USP, 2002. p. 19-20.

  • GUIDO, H. ; RAIMANN, Ari . Situação ideal de fala para ações transformadoras na educação - perspectiva em Habermas. In: I Encontro Estadual da ANFOPE, 2002, Uberlândia. Anais do I Encontroi Estadual da ANFOPE. Uberlândia: Gráfica e Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2002. p. 6-6.

  • GUIDO, H. . Rousseau: da autonomia à cidadania. In: V Encontro de Pesquisa em Educação do Centro-Oeste, 2002, Uberlândia. Caderno de Resumos do V Encontro de Pesquisa em Educação do Centro-Oeste. Uberlândia: Faculdade de Educação - UFU, 2002. p. 24-25.

  • GUIDO, H. ; RAIMANN, Ari . O agir comunicativo e os atos de fala - uma proposta para a educação emancipadora em Habermas. In: V Encontro de Pesquisa em Educação do Centro-Oeste, 2002, Uberlândia. Caderno de Resumos do V Encontro de Pesquisa em Educação do Centro-Oeste. Uberlândia: Faculdade de Educação - UFU. p. 144-144.

  • GUIDO, H. . O ensino da filosofia e a educação infantil: possibilidades de um diálogo educativo. In: II Fórum do Centro-Oeste sobre o Ensino e a Pesquisa emFilosofia, 2002, Goiânia. Anais do II Fórum do Centro-Oeste sobre o Ensino e a Pesquisa em Filosofia. Goiânia: Universidade Católica de Goiás, 2002. p. 40-40.

  • GUIDO, H. ; MANTOVANI, H. J. . Giambattista Vico: uma epistemologia humanista. In: II Fórum do Centro-Oeste sobre o Ensino e a Pesquisa emFilosofia, 2002, Goiânia. Anais do II Fórum do Centro-Oeste sobre o Ensino e a Pesquisa em Filosofia. Goiânia: Universidade Católica de Goiás, 2002. p. 20-20.

  • GUIDO, H. ; RAIMANN, Ari . Situação ideal de fala para ações transformadoras na educação na perspectiva da filosofia de Habermas. In: I Encontro Estadual da ANFOPE, 2002, Uberlândia. Anais do I Encontro Estadual da ANFOPE. Uberlândia: Faculdade de Educação - UFU, 2002. p. 06-06.

  • GUIDO, H. . A barbárie da reflexão e a decadêmcia moral: a crítica de Vico à cultura da Ilustração. In: IX Semana de Filosofia da UFG, 2002, Goiânia. Atas da IX Semana de Filosofia da UFG. Goiânia: Editra da UFG, 2002. p. 16-16.

  • GUIDO, H. . A interpretação histórica como tarefa filosófica em G. Vico. In: X Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF, 2002, São Paulo. Atas do X Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF. Campinas: Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, 2002. p. 145-145.

  • GUIDO, H. . Mathesis Universalis e ciência social: a contribuição de Vico para a ciência moderna. In: Segundo Simpósio Internacional Principia, 2001, Florianópolis. Segundo Simpósio Internacional Principia, em homenagem a Bertrand Russel. Florianópolis: NEL - Núcleo de Epistemologia e Lógica da UFSC, 2001. p. 15-16.

  • GUIDO, H. . A imaginação em G. Vico: a catarse do pensamento e a construção poética. In: Colóquio Internacional Khatarsis, 2001, Belo Horizonte. Colóquio Internacional Khatarsis - Caderno de Resumos. Belo Horizonte: FAFICH/UFMG Programa de Pós-Graduação em Filosofia, 2001. p. 13-13.

  • GUIDO, H. . a concepção filosófica de infância na modernidade: a contribuição humanista e racionalista. In: Encontro Internacional Filosofia e Educação, 2001, Brasília. Encontro Internacional de Filosofia e Educação - Caderno de Resumos. Brasília: Faculdade de Educação - UnB, 2001. p. 41-41.

  • GUIDO, H. ; SASS, Simeão Donizeti . Genealogia, história e verdade na modernidade. In: Simpósio Nacional em Filosofia da PUCPR, 2001, Curitiba. Filosofia. Curitiba: Editora da PUCPR, 2001. v. 13. p. 75-75.

  • GUIDO, H. . O ensino da filosofia e os conteúdos curriculares: avanços e inconvenientes da experiência do vestibular da UFU. In: Encontro Internacional Filosofia e Educação, 2001, Brasília. Encontro Internacional Filosofia e Educação - Caderno de Resumos. Brasília: Faculdade de Educação - UnB. p. 71-71.

  • GUIDO, H. . Filosofia e hermenêutica: a interpretação histórica e a vida ética no Estado. In: III Encontro de Filosofia Contemporânea, 2001, São João del Rei. A ética no conhecimento contemporâneo. São João del Rei: FUNREI - Departamento das Filosofias e Métodos, 2001. p. 49-49.

  • GUIDO, H. ; COSTA, P. T. . A filosofia do belo. In: III Encontro de Filosofia Contemporânea, 2001, São João del Rei. a ética no conhecimento contemporâneo. São João del Rei: FUNREI - Departamento das Filosofias e Métodos, 2001. p. 85-85.

  • GUIDO, H. . Giambattista Vico e Karl Marx: a natureza do homem. In: III encontro de Filosofia Contemporânea, 2001, São João del Rei. A ética no conhecimento contemporâneo. São João del Rei: FUNREI - Departamento das Filosofias e Métodos, 2001. p. 85-85.

  • GUIDO, H. ; CASTRO, L. M. . As modificações do pensamento humano na Ciência Nova de G. Vico. In: III encontro de Filosofia Contemporânea, 2001, São João del Rei. A ética no conhecimento contemporâneo. São João del Rei: FUNREI - Departamento das Filosofias e Métodos, 2001. p. 86-86.

  • GUIDO, H. . A importância da função ssintática do espírito para o conhecimento de si em Vico. In: III encontro de Filosofia Contemporânea, 2001, São João del Rei. A ética no conhecimento contemporâneo. são João del Rei: FUNREI - Departamento das filosofias e Métodos, 2001. p. 86-87.

  • GUIDO, H. ; CASTRO, L. M. . A capacidade do conhecimento humano na Ciência Nova de G. Vico. In: V Seminário de Iniciação Científica FAPEMIG/UFU, 2001, Uberlândia. Anais do V Seminário de Iniciação Científica FAPEMIG/UFU. Uberlândia: Diretoria de pesquisa - PROPP/UFU, 2001. p. 96-96.

  • GUIDO, H. . A filosofia de Marx sob a perspectiva do conceito de barbárie em G. Vico. In: V Seminário de Iniciação Científica da FAPEMIG/UFU, 2001, Uberlândia. Anais do V Seminário de Iniciação Científica FAPEMIG/UFU. Uberlândia: Diretoria de pesquisa - PROPP/UFU, 2001. p. 97-97.

  • GUIDO, H. ; COSTA, P. T. . A sabedoria primitiva. In: V Seminário de Iniciação Científica da FAPEMIG/UFU, 2001, Uberlândia. Anais do V Seminário de Iniciação Científica FAPEMIG/;UFU. Uberlândia: Diretoria de Pesquisa - PROPP/UFU, 2001. p. 99-99.

  • GUIDO, H. ; MANTOVANI, H. J. . Esboço da primazia da consciência imaginativa segundo Vico e a fenomenologia. In: V Seminário de Iniciação Científica FAPEMIG/UFU, 2001, Uberlândia. Anais do V Seminário de Iniciação Científica FAPEMIG/UFU. Uberlândia: Diretoria de Pesquisa - PROPP/UFU, 2001. p. 101-101.

  • GUIDO, H. . Providência divina e razão na história: Vico e a filosofia moderna. In: I Colóquio Nacional de Filosofia da História, 2001, Ilhéus. A modernidade e a idéia de história - caderno de resumos. Ilhéus: Editus, 2001. p. 28-28.

  • GUIDO, H. . A filosofia da história de Vico em oposição à filosofia cartesiana. In: II Seminário de Iniciação Científica da Universidade de Uberaba, 2001, Uberaba. Anais do II Seminário de Iniciação Científica da Universidade de Uberaba. Uberaba: A Universidade, 2001. p. 67-67.

  • GUIDO, H. ; SOUSA, A. P. C. . As implicações epistemológicas da passagem da cultura iletrada para a letrada na obra de Vico. In: II Seminário de Iniciação Científica da Universidade de Uberaba, 2001, Uberaba. Anais do II Seminário de Iniciação Científica da Univerisdade de Uberaba. Uberaba: A Universidade, 2001. p. 71-71.

  • GUIDO, H. ; CASTRO, L. M. . Vico e a investigação do mundo social.. In: II Seminário de Iniciação Científica da Universidade de Uberaba, 2001, Uberaba. Anais do II Seminário de Iniciação Científica da Universidade de Uberaba. Uberaba: A Universidade, 2001. p. 98-98.

  • GUIDO, H. ; MANTOVANI, H. J. . Vico e Ricoeur, o momento cético da pós-conceitualização.. In: II Seminário de Iniciação Científica da Universidade de Uberaba, 2001, Uberaba. Anais do II Seminário de Iniciação Científica da Universidade de Uberaba. Uberaba: A Universidade, 2001. p. 99-99.

  • GUIDO, H. . Razão e violência: notas sobre a crise da filosofia moderna. In: Colóquio Nacional Dialética Negativa, Estética e Educação, 2000, Piracicaba. Dialética Negativa, Estética e Educação. Piracicaba: Gráfica da UNIMEP, 2000. v. I. p. 13-13.

  • GUIDO, H. . Linguagem: o primórdio fantástico da sabedora.. In: IV Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia, 2000, São Paulo. Caderno de Resumos do IV Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia. São Paulo: FFLCH/USP, 2000. p. 10-10.

  • GUIDO, H. . Uma nova concepção de homem a partir da Ciência Nova de Vico. In: IV Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia, 2000, São Paulo. Caderno de Resumos do IV Ecnontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia. São Paulo: FFLCH/USP, 2000. p. 13-13.

  • GUIDO, H. ; COSTA, P. T. . A estética pós Baumgarten pressuposta em Vico. In: IV Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia, 2000, São Paulo. Caderno de Resumos do IV Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia. São Paulo: FFLCH/USP, 2000. p. 16-17.

  • GUIDO, H. . A pesquisa em Filosofia: apropriação e produção do conhecimento filosófico. In: VIII Semana de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia, 2000, Uberlândia. A Filosofia e a sua História: desafios e perspectivas. Uberlândia: Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2000. p. 23.

  • GUIDO, H. . Vico e a fenomenologia: sujeito e linguagem. In: VIII Semana de filosofia da Universidade Federal de Uberlândia, 2000, Uberlândia. A Filosofia e a sua História: desafios e perspectivas. Uberlândia: Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2000. p. 28-28.

  • GUIDO, H. . A filologia e o conhecimento da verdade, uma introdução à Scienza Nuova de G. Vico. In: VIII Semana de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia, 2000, Uberlândia. A Filosofia e a sua História: desafios e perspectivas. Uberlândia: Editora da Universidade Federal de uberlândia, 2000. p. 29-29.

  • GUIDO, H. . Razão e Barbárie na perspectiva de Giambattista Vico. In: VIII Semana de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia, 2000, Uberlândia. A Filosofia e a sua História: desafios e perspectivas. Uberlândia: Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2000. p. 30-30.

  • GUIDO, H. ; COSTA, P. T. . A estética das luzes e a obra deGiambattista vico. In: VIII Semana de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia, 2000, Uberlândia. A Filosofia e a sua História: desafios e perspectivas. Uberlândia: Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2000. p. 31-31.

  • GUIDO, H. . O saber que sabe de si: a especificidade da filosofia. In: Congresso Brasileiro de Professores de Filosofia, 2000, Piracicaba. Caderno de Resumos do Congresso Brasileiro de Professores de Filosofia. Piracicaba: Editora da Unimep, 2000. p. 31-31.

  • GUIDO, H. . A filosofia na construção prática do conhecimento de mundo na 3ª série do ensino fundamental. In: III Encontro de Pesquisa em Educação do Centro-Oeste, 2000, Cuiabá. Caderno de Resumos. Cuiabá: Editora da Universidade Federal do Mato Grosso, 2000. p. 157-158.

  • GUIDO, H. . A aproximação de Vico e a fenomenologia a partir da linguagem. In: IX Encontro de Iniciação Científica PIBIC CNPq UFU/UFG/UFMS/UCG/UCDB, 2000, Campo Grande. Anais do IX Congresso de Iniciação Científica. Campo Grande: Editora da Universidade Dom Bosco, 2000. p. 199-199.

  • GUIDO, H. . A dimensão histórica das modificações do pensamento humano em G. Vico. In: IX Encontro do Iniciação Científica PIBIC/CNPq UFU/UFG/UFMS/UCG/UCDB, 2000, Campo Grande. Anais do IX Encontro de Iniciação Científica. Campo Grande: Editora da Universidade Dom Bosco, 2000. p. 201-201.

  • GUIDO, H. . O homem como criador do mundo civil na Ciência Nova de Giambattista Vico. In: IX Encontro de Iniciação Científica PIBIC/CNPq UFU/UFG/UFMS/UCG/UCDB, 2000, Campo Grande. Anais do IX Encontro de Iniciação Científica. Campo Grande: Editora da Universidade Dom Bosco, 2000. p. 202-202.

  • GUIDO, H. ; COSTA, P. T. . A sabedoria poética em G. Vico: a arte e o nascimento da filosofia. In: IX Encontro de Iniciação Científica PIBIC CNPq UFU/UFG/UFMS/UCG/UCDB, 2000, Campo Grande. Anais do IX Encontro de Iniciação Científica. Campo Grande: Editora da Universidade Dom Bosco, 2000. p. 204-204.

  • GUIDO, H. . Vico y la emancipación de las bellas artes: el arte como creación y expresión de la mente humana. In: CONGRESO INTERNACIONAL PENSAR EL NUEVO SIGLO: G. VICO Y LA CULTURA EUROPEA, 1999, Sevilha. Pensar el Nuevo Siglo: Vico y la Cultura Europea. Città del Sole: Nápoles, 1999. v. I. p. 81-82.

  • GUIDO, H. . A lógica poética de Vico: o mito como expressão do primitivo.. In: Colóquio Internacional Mímesis e Expressao, 1999, Belo Horizonte. Mímesis e Expressão. Belo Horizonte: Gráfica da FAFICH/UFMG, 1999. v. I. p. 39-39.

  • GUIDO, H. ; SILVA NETO, S. A. E. . A Ciência Nova de Vico; o método para a compreensão do universo social e histórico do homem.. In: III Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia, 1999, São Paulo. III Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia. São Paulo: FFLCH/USP, 1999. v. I. p. 21-21.

  • GUIDO, H. ; SILVA NETO, S. A. E. . A crítica de Horkheimer ao projeto burguês: a negação da natureza humana e a afirmação da realidade contraditória. In: III Seminário de Iniciação Científica FAPEMIG/UFU, 1999, Uberlândia. Anais do III Seminário de Iniciação Científica FAPEMIG/UFU. Uberlândia: Diretoria de Pesquisa - UFU, 1999. v. I. p. 90-90.

  • GUIDO, H. ; COSTA, P. T. . A Estética de G.Vico: uma leitura da lógica poética.. In: VIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA CNPq/UFU/UFG/UFMS/UCG/UCDB, 1999, Campo Grande. CADERNOS DE RESUMOS DO VIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Campo Grande: UFMS, 1999. v. I. p. 363-363.

  • GUIDO, H. ; COSTA, P. T. . A lógica poética de Vico: o nascimento da Estética.. In: III Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia, 1999, São Paulo. Caderno de Resumos do III Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia. São Paulo: FFLCH/USP, 1999. v. I. p. 17-18.

  • GUIDO, H. ; COSTA, P. T. . A revelação do mito e a teoria da percepção artística na Ciência Nova de Giambattista Vico. In: III SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FAPEMIG/UFU, 1999, Uberlândia. Anais do III Seminário de Iniciação Científica FAPEMIG/UFU. Uberlândia: Diretoria de Pesquisa - UFU, 1999. v. I. p. 89-89.

  • GUIDO, H. . O projeto filosófico da Modernidade: Vico e o nascimento das ciências humanas.. In: VIII ENCONTRO NACIONAL DE FILOSOFIA DA ANPOF, 1998, Caxambu. Cadernos de REsumos do VIII Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF. Campinas/São Paulo: UNICAMP/CLE, FAPESP, 1998. v. I. p. 121-122.

  • GUIDO, H. . Barbárie e esclarecimento: Vico e a Escola de Frankfurt.. In: Colóquio Nacional O Ético, o Estético Adorno, 1998, Piracicaba. Caderno de Resumos do Colóquio Nacional O Ético, O Estético Adorno. Piracicaba: UNIMEP, 1998. v. I. p. 10-10.

  • GUIDO, H. ; SILVA NETO, S. A. E. . A crítica à modernidade: um estudo comparativo entre as posições de Vico e a teoria crítica de Max Horkheimer.. In: II SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FAPEMIG/UFU, 1998, Uberlândia. Anais do II Seminário de Iniciação Cientítica FAPEMIG/UFU. Uberlândia: Diretoria de Pesquisa - UFU, 1998. v. I. p. 76-76.

  • GUIDO, H. ; SILVA NETO, S. A. E. . A identidade da teoria crítica de Horkheiemr com o pensamento filosófico de Vico na perspectiva da crítica à modernidade.. In: VII ENONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC CNPq/UFU/UFG/UFMS/UCG/UCDB, 1998, Uberlândia. Anais do VII Encontro de Iniciação Científica PIBIC CNPq/UFU/UFG/UFMS/UCG/UCDB. Uberlândia: Diretoria de Pesquisa - UFU, 1998. v. I. p. 466-466.

  • GUIDO, H. ; SILVA NETO, S. A. E. . A modernidade e o sujeito a partir das posições de Vico e Horkheimer.. In: II ENCONTRO DE PESQUISA NA GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA, 1998, São Paulo. Caderno de Resumos do II Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia. São Paulo: FFLCH/USP, 1998. v. I. p. 23-23.

  • GUIDO, H. ; MARTINS, A. E. M. . Algumas especificidades inerentes à filosofia de Giambattistas Vico. In: II SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FAPEMIG/UFU, 1998, Uberlândia. anais do II Seminário de Iniciação Científica FAPEMIG/UFU. Uberlândia: Diretoria de Pesquisa - UFU, 1998. v. I. p. 75-75.

  • GUIDO, H. ; MARTINS, A. E. M. . Giambattista Vico: anticartesianismo e história.. In: VII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC CNPq/UFU/UFG/UFMS/UCG/UCDB, 1998, Uberlândia. Anais do VII Encontro de Iniciação Científica PIBIC CNPq/UFU/UFG/UFMS/UCG/UCDB. Uberlândia: Diretoria de Pesquisa - UFU, 1998. v. I. p. 465-465.

  • GUIDO, H. . A linguagem matemática e a conformação da ciência moderna: a crítica de Vico. In: IV ENCONTRO DE FILOSOFIA ANALÍTICA EM HOMENAGEM A THOMAS S. KUHN, 1997, Florianópolis. Caderno de Resumos do IV Encontro de Filosofia Analítica em homenagem a Thomas S. Kuhn. Florianópolis: Núcleo de Epistemologia e Lógica - UFSC, 1997. v. I. p. 25-25.

  • GUIDO, H. . A idéia de Progresso no anti-iluminismo de G. Vico.. In: X COLÓQUIO DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA: UNIVERSALIDADE, RACIONALIDADE E PROGRESSO NA CIÊNCIA, 1997, Campos do Jordão. Caderno de REsumos do X Colóquio de História da Ciência: universalidade, racionalidade e progresso na ciência. Campinas: Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência - UNICAMP, 1997. v. I. p. 60-60.

  • GUIDO, H. . Relazione senza relazione - Resenha do livro de J. Schilacci.. Educação e Filosofia , Uberlândia, v. 14, n.27-28, p. 283-286, 2000.

  • GUIDO, H. . Resnha dos livros All'ombra de Vico, saggi vichiani e Da Napoli a New York l'itinerario vichiano di Giorgio tagliacozzo. Educação e Filosofia , Uberlândia, v. 13, n.26, p. 281-285, 1999.

  • GUIDO, H. . Igreja, Religião Civil e Máfia (resenha do Número Especial da Revista Synaxis). Educação e Filosofia , Uberlândia, v. 11, n.21-22, p. 311-313, 1997.

  • BOM-TEMPO, J. S. ; GUIDO, H. . HETEROTOPIAS DAS IMAGENS: UM COMBATE AOS CLICHÊS NO FILME ?DEPOIS DA CHUVA'. Pro-Posicoes (UNICAMP. Impresso) , 2017.

  • GUIDO, H. ; BOM-TEMPO, J. S. . Oficina de criação do e no pensamento: o acontecimento como abertura da filosofia às artes. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA (UFU. IMPRESSO) , 2017.

  • GUIDO, H. . Considerações introdutórias para a fundamentação do paradigma estético de Giambattista Vico para as ciências humanas. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUIDO, H. . ?Um filme que esconde o visível pode mostrar as forças: a imagem-movimento na analítica imperceptível de Deleuze?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GUIDO, H. . Semióticas dos tempos obscuros e fabulosos - uma crítica de Vico ao humanismo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUIDO, H. . A originalidade do pensamento, ou a filosofia como prática cosmopolita. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUIDO, H. . O (re)encontro dos mundos: Europa e América na obra de Vico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUIDO, H. . A transdisciplinaridade e a pedagogia do conceito. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUIDO, H. . Pasolini leitor de Gramsci: apontamentos sobre literatura e língua nacional. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUIDO, H. . A perspectiva fenomenológica para a pesquisa em educação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUIDO, H. . Ainda a educação filosófica, ou como resistir à barbárie na escola. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUIDO, H. . Os saberes docentes e a divulgação do conhecimento na contemporaneidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUIDO, H. . A construção do discurso histórico e a interpretação filosófica dos tempos obscuros. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GUIDO, H. . O evento e a narrativa. Considerações sobre a História na obra de G. Vico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GUIDO, H. . Figuras da imaginação: a história das origens da sociedade civil em Giambattista Vico. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GUIDO, H. . X Congresso Internacional da Associação Brasiliera de Literatura Comparada. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GUIDO, H. . Apresentação - O estado da arte do ensino de filosofia. Uberlândia, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • GUIDO, H. . Apresentação - Vico no Brasil. Uberlândia, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • GUIDO, H. . A ciência e a prática da ciência nas bordas da modernidade. São Paulo, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • GUIDO, H. . Sinopse do Direito Universal. Uberlândia: Educação e Filosofia (Edufu), 2009. (Tradução/Artigo).

  • GUIDO, H. . Crítica da razão problemática. Introdução ao humanismo historicista de Vico. Uberlândia: Educação & Filosofia, 2002. (Tradução/Artigo).

Outras produções

GUIDO, H. ; SENEDA, Marcos César ; SOARES, A. G. T. ; SILVA, R. C. . Projeto de criação do Curso de Doutorado em Filosofia - Instituto de Filosofia da UFU. 2016.

GUIDO, H. . Emissão de parecer para Kinesis, Revista de estudos dos pós-graduandos em Filosofia da UNESP. 2012.

GUIDO, H. . Emissão de Parecer para a revista Pergaminho ISSN 2178-7674. 2011.

GUIDO, H. . Parecerista ad hoc. 2001.

GUIDO, H. . A estética da Modernidade. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GUIDO, H. . Uma historização do pensamento educacional e pedagógico de John Locke. 2003 (Banca de Exame de Qualificação - Mestrado) .

GUIDO, H. . A autonomia e liberdade no pensamento educacional de Jean-Jacques Rousseau.. 2003 (Banca de Exame de Qualificação - Mestrado) .

GUIDO, H. . A concepção de educação no pensamento de Álvaro Vieira Pinto. 2002 (Banca de Exame de Qualificação - Mestrado) .

GUIDO, H. . Profissão docente: histórias e memórias de professores, um olhar sobre a experiência.. 2002 (Banca de Exame de Qualificação - Mestrado) .

GUIDO, H. . Da ordem educacional ao progresso social: a concepção de educação veiculada pela imprensa uberlandense. 2002 (Banca de Exame de Qualificação - Mestrado) .

GUIDO, H. . Análise do discurso jornalístico: o Jornal Estado de Minas gerais e o Primeiro Congresso Mineiro de Educação (1983). 2002 (Banca de Exame de Qualificação - Mestrado) .

GUIDO, H. . A criança em conflito com a lei e o adolescente infrator nas escolas públicas e privadas de Uberlândia. 2001 (Banca de Exame de Qualificação - Mestrado) .

GUIDO, H. . Ethos e educação: ética como saber escolar. 2001 (Banca de Exame de Qualificação - Mestrado) .

GUIDO, H. . República e educação: o Grupo Escolar Júlio Bueno Brandão, caminho para Modernidade (Uberlândia, 1911-1929). 2001 (Banca de Exame de Qualificação - Mestrado) .

GUIDO, H. . Diretrizes da imprensa sobre a instituição da sociedade uberlandense. 2000 (Banca de Monografia de Especialização) .

GUIDO, H. . Cidadania como finalidade da educação: uma reflexão sobre as LDB's. 2000 (Banca de Exame de Qualificação - Mestrado) .

GUIDO, H. . A filosofia na construção prática do conhecimento de mundo na 3ª Série do Ensino fundamental. 2000 (Banca de Monografia de Especialização) .

GUIDO, H. . Da virtude, do bem e da felicidade do homem em Aristóteles. 2000 (Banca de Monografia de Especialização) .

GUIDO, H. . Uma reflexão sobre os jogos de brincadeiras na perspectiva da evolução da família moderna. 2000 (Banca de Monografia de Especialização) .

GUIDO, H. . Relação entre Direito Natural e Soberania em Hobbes. 2000 (Banca de Monografia de Especialização) .

GUIDO, H. . Ética, Hermêutica e Dogmática Jurídica: breve análise das influências do pensamento contratualista na positivação dos direitos fundamentais da pessoa humana na legalidade constitucional brasileira. 1999 (Banca de Monografia de Especialização) .

GUIDO, H. . Fetiche da mercadoria e indústria cultural. 1999 (Banca de Monografia de Especialização) .

GUIDO, H. . A crítica de Hannah Arendt ao conceito de história de Karl Marx. 1999 (Banca de Monografia de Especialização) .

GUIDO, H. . Ética em Aristóteles, baseada na obra Ética a Nicômaco. 1999 (Banca de Monografia de Especialização) .

GUIDO, H. . O conceito de infância em Rousseau. 1999 (Banca de Monografia de Especialização) .

GUIDO, H. . A filosofia de Jean-Paul Sartre e papel da literatura na abordagem de alguns temas existenciais. 1999 (Banca de Monografia de Especialização) .

GUIDO, H. . Reflexos da sexualidade vivenciada no âmbito familiar, no relacionamento entre professores e alunos adolescentes. 1998 (Banca de Monografia de Especialização) .

GUIDO, H. . Reflexo na escola da orientação sexual vivenciada no âmbito familiar pelos alunos adolescentes. 1998 (Banca de Monografia de Especialização) .

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    A crise do humanismo e as novas ontologias mediadas pelas tecnologias do ciberespaço. Um estudo do conceito de inumano na filosofia e na literatura do século XX., Descrição: O projeto tem o objetivo de desenvolver a crítica dos estudos referentes à crise do humanismo na filosofia alemã do século XX ? Martin Heidegger e seu existencialismo fenomenológico; A escola de Frankfurt, em especial T. Adorno e M. Horkheimer e a teoria crítica da sociedade industrial. O trabalho preliminar será de elucidação do declínio do humanismo nas filosofias tradicionais do século passado. A etapa seguinte consistirá na abordagem dos escritos filosóficos de Gilles Deleuze e Félix Guattari, os quais propuseram a ruptura com a filosofia da crise cuja estratégia mostrou-se como a reforma do humanismo; esta será a etapa central da pesquisa, cuja introdução será desenvolvida com um lançar de olhar para a filosofia moderna com o objetivo de elucidar o conceito de progresso do iluminismo e seu vínculo com o humanismo radical (a consolidação da objetivação da natureza e da coisificação do espírito), e, em seguida, será elucidado o conceito de barbárie elaborado pelo pensador italiano Giambattista Vico em suas obras filosóficas, tal conceito foi contemporâneo ao iluminismo, porém, destoa da mentalidade cientificista do período clássico da modernidade, mais que isto, o conceito de barbárie elaborado por Vico é uma crítica à ideia de progresso e um alerta pontual aos perigos dos desdobramentos da razão instrumental. Após a incursão no século XVIII, o trabalho de pesquisa se deterá na filosofia social do século XIX, a saber, em Marx e Nietzsche, dois pensadores com posições diferentes e contrastantes, mas, foram dois filósofos que elaboraram uma crítica contundente à sociedade burguesa e ao capitalismo. Marx dá a oportunidade para pensar o conceito de inumano a partir da expropriação do homem no capitalismo, assim como, Nietzsche oferece a perspectiva de ruptura com a decadência do ocidente moderno com a proposição do conceito de übermench ? aqui traduzido por além do homem. Esses conceitos do século XIX serão retomados na etapa avançada da investigação, quando o foco da pesquisa se deterá nos escritos de Deleuze e Guattari que visam o avanço na ruptura com a ordem moderna com o enfrentamento dos modos tradicionais de subjetivação da psique, estratificação dos indivíduos e assujeitamento da sociedade. Cada situação de dominação humanista será confrontada com o conceito de ruptura equivalente, são eles: corpo sem órgãos ? CsO, contra a subjetivação; ritornelo, contra a estratificação da vida; inumano contra o assujeitamento. Os três conceitos integrarão a composição do conceito de máquinas desejantes como uma possibilidade de ruptura com o humanismo. Equipe executora: Coordenador: Prof. Dr. Humberto Aparecido de Oliveira Guido Pesquisadores: Prof. Dr. Jairo Dias Carvalho; Prof. Dr. Sertório de Amorim e Silva Neto; Profª Ms. Raquel Tibery Espir. Estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado em filosofia e em educação), bolsistas de iniciação científica e do programa de bolsa de graduação (PROGRAD/UFU).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Humberto Aparecido de Oliveira Guido - Coordenador / Sertório de Amorim e Silva Neto - Integrante / Jairo Dias Carvalho - Integrante.

  • 2017 - 2019

    A ética como filosofia prática na perspectiva do conceito de inumano, uma abordagem estética-politica das obras de Gilles Deleuze e Félix Guattari, Descrição: A crise do ocidente em suas diferentes manifestações elucidam o limite do humanismo, a investigação delineia um caminho ético-estético-politico para desvelar a morte do indivíduo levada adiante pelos sistemas totalitários que atuam a partir da esfera econômica. O estudo que dá sustentação à pesquisa aborda os conceitos de força criados por Deleuze e Guattari em suas publicações no regime de coautoria e também aquelas individuais. Os principais conceitos a serem analisados serão estes: devir, hecceidade, inumano, corpo sem órgãos. Uma pesquisa se serve de percursos abertos previamente, por isso a execução das atividades extraem suas linhas de composição do modo rizomático de pensar o inconsciente formulado por Deleuze e Guattari em O anti-Édipo e em Mil Platôs, esta incursão na micropolítica desejante do inconsciente oferece a possibilidade de exploração do paradigma estético elaborado por Guattari a partir das experiências caósmicas do modo de produção de subjetividade esquizofrêncio, uma alteridade irredutível que põe tudo em discussão: o comportamento, a ciência, o capitalismo. Em suma, este projeto evita o trabalho negativo de refutação do humanismo, ao invés diste, desde o início das atividades pretenderemos realizar experimentações filosóficas-artísticas com textos filosóficos, literários e fílmicos para estabelecer um plano de imanência de criação conceitual com vistas ao combate dos agentes niilistas que se encarregam de mitificar a crise, sugerindo-a como invencível.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Humberto Aparecido de Oliveira Guido - Coordenador / Márcio Danelon - Integrante / Juliana Soares Bom-Tempo - Integrante.

  • 2015 - 2018

    Monumentos de cultura, monumentos de barbárie: Vico, Nietzsche, Horkheimer, Descrição: O projeto recupera e aglutina os trabalhos anteriores relativos á barbárie e a crise do ocidente. Nesta etapa, está planejado o estudo sistemáticos das obras dos pensadores sociais que trataram longamente do tema, que será estruturado da seguinte maneira: Vico e a barbárie dos sentidos - a barbárie benigna; Nietzsche e a barbárie da reflexão - a decadência da cultura burguesa; Horkheimer e a barbárie recorrente - o fascismo e a impossibilidade de qualquer humanismo. O projeto prioriza a análise conceitual da barbárie que possui diferentes significados, podendo, como Vico afirmava ser benigna no estágio de nascimento de uma determinada cultura, mas se torna nociva com a decadência da conduta humana nos tempos iluminados pela filosofia e a ciência. Outro conceito a ser problematizado é o progresso, tido como a promoção do melhor para a sociedade, mas que, historicamente criou o pesadelo do fascismo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Humberto Aparecido de Oliveira Guido - Coordenador / Sertório de Amorim e Silva Neto - Integrante / Luiz Felipe Netto de Andrade e Silva Sahd - Integrante.

  • 2015 - 2017

    O limite da revolução. Os princípios idealistas-materialistas dos escritos de juventude de Marx (1841-1848), Descrição: O projeto resgata as páginas dos escritos de juventude de Marx e também aquelas escritas em parceria como Engels. O objetivo da pesquisa é a análise do materialismo dialético e a sua importância para a compreensão do projeto político de Marx para a formação da classe operária.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Humberto Aparecido de Oliveira Guido - Coordenador / Sertório de Amorim e Silva Neto - Integrante / Márcio Danelon - Integrante / Maria Socorro Ramos Militão - Integrante.

  • 2010 - 2014

    A (re)introdução do ensino de Filosofia na escola brasileira: o estado da arte da Filosofia no Brasil (1996-2008), Descrição: O ensino de Filosofia na Educação Básica foi assegurado em 02 de junho de 2008, quando o Presidente da República em exercício sancionou a Lei N 11.684 que finalmente incluiu esta disciplina (e também a Sociologia) no currículo escolar do Ensino Médio. O ato presidencial foi saudado como o retorno da Filosofia à escola brasileira, contudo, cabe indagar se de fato a Filosofia se antes desse momento a disciplina, efetivamente, havia estado presente na educação básica do Brasil republicano. Esta indagação dá expressão à problemática deste projeto de pesquisa, que pretende confrontar a concepção de ensino de Filosofia sustentada pelos segmentos que estiveram empenhados, nas últimas três décadas, na defesa da obrigatoriedade desse ensino com as duas orientações metodológicas que historicamente responderam pelos breves momentos da experiência escolar da Filosofia era ensinada, essas orientações foram: a Antropologia Filosófica e a História da Filosofia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Humberto Aparecido de Oliveira Guido - Coordenador / Márcio Danelon - Integrante / José Benedito de Almeida Júnior - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2012

    DITADURA MILITAR E EDUCAÇÃO: TECNOCRACIA E REFORMAS EDUCACIONAIS (1968-1982), Descrição: O período de exceção constitucional instalado pelas forças políticas conservadoras deu ensejo para a revisão do sistema educacional brasileiro, que efetivamente não existia no país até então. Este projeto é dedicado à análise documental e à revisão bibliográfica do tema, com atenção detida nas reformas tecnocráticas da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 4.024) de 1961. Considerando a inserção do coordenador da pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Educação com orientação de teses de doutoramento, o projeto apresenta dois objetivos específicos: a) a reforma universitária (Lei 5.540/1968) e expansão da rede privada do ensino superior, o que proporcionou em escala menor, e subordinada aos interesses econômicos, o crescimento das Instituições Federais de Ensino Superior e de algumas novas universidades estaduais, neste segmento é notória a criação da Universidade Estadual de Campinas ? UNICAMP; b) a reforma da educação básica (Lei 5.692/1971), alterando significativamente a estrutura de funcionamento com a adoção de dois ciclos bem definidos, denominados de 1° e 2° Graus. O desenvolvimento do projeto permitirá também a discussão temática de questões que ainda estão em aberto na educação brasileira, como é o caso da obrigatoriedade da Filosofia e da Sociologia no ensino médio (antigo 2° Grau).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Humberto Aparecido de Oliveira Guido - Coordenador / Admário Luiz Almeida - Integrante / Washington Luiz de Carvalho - Integrante / Márcio Danelon - Integrante / José Benedito de Almeida Júnior - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 2008 - 2010

    O Estado liberal e o direito moderno: a fundamentação da ciência jurídica na obra de Giambattista Vico, Descrição: O objetivo central do Projeto é a discussão dos marcos teóricos do pensamento liberal a serem extraídos da Filosofia do Direito, pois, a análise das obras de Vico dá ensejo para adentrar o universo jurídico e, neste itinerário, o contato com o pensamento liberal. Este objetivo se torna relevante por causa do debate ainda em aberto a respeito das vantagens e dos inconvenientes do pensamento liberal para o funcionamento do Estado moderno. A centralidade da obra de Vico é outra qualidade deste Projeto que na sua execução amplia o conhecimento das obras deste pensador que muito contribuiu para a formação do novo campo epistemológico, que no século XIX ficou conhecido como as Ciências Humanas. É oportuno registrar que o programa de investigação social de Vico não se assemelha ao intento positivista que foi predominante nos últimos dois séculos; tampouco o paradigma formulado por Vico se confunde com as ciências do espírito surgidas na cultura filosófica do idealismo alemão. O Projeto oferecerá uma linha interpretativa que reconduzirá Vico à tradição do jusnaturlismo, movimento típico da Filosofia do Direito do Século XVII e que adentrou o século das grandes revoluções do mundo moderno. No desenvolvimento do projeto será dado destaque para a incursão de Vico nos domínios da História e do Jusnaturalismo, com os quais se pretende chegar à compreensão da sua filosofia política, cujo escopo foi a defesa da Idade dos Homens, ou o estágio plenamente racional, no qual o homem e a humanidade celebram a verdadeira natureza humana, compreendida em sua racionalidade e na sua sociabilidade; a posição de Vico permite a avaliação da eficácia do pensamento liberal para evitar uma nova barbárie ou, se for insuficiente para tanto, refletir sobre o seu papel no açodamento das relações sociais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (11) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Humberto Aparecido de Oliveira Guido - Coordenador / Sertório de Amorim e Silva Neto - Integrante / Luiz Felipe Netto de Andrade e Silva Sahd - Integrante / Janaína Balbino Lizardo - Integrante / Alex Gonçalves Muniz - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2008

    Direito Natural e Sabedoria Civil na Filosofia da História de G. Vico: a crítica ao formalismo da Filosofia Política do Século XVIII, Descrição: O projeto de Pesquisa está inserido nas atividades permanentes do Grupo de Estudo da Filosofia Social de G. Vico (1668-1744) e contempla o esforço de tradução da obra jurídica deste filósofo italiano, inédita em língua portuguesa. A execução do projeto permitirá o aprofundamento das discussões relativas à História da Filosofia Moderna com o resgate de uma contribuição original e pouco explorada, o que dará ensejo à confrontação de novas posições conceituais com as teses tradiconais do direito natural. A elucidação do conteúdo do direito natural encaminha a reflexão filosófica para a fundamentação da sociedade civil e demanda uma nova concepção de natureza humana, distinta das bases metafísicas que até então deram suporte para a definição de homem. O trabalho a ser realizado está ligado às áreas da Filosofia Política e da Filosofia da História, pois Vico quis encontrar a explicação do direito natural recorrendo à História, para descobrir a gênese do direito humano, porque o vocábulo natural está associado à natureza humana. Os resultados esperados com o andamento do trabalho contribuirão para disponibilizar à comunidade acadêmica brasileira uma obra significativa e que lança novas luzes sobre o tema que ocupou o pensamento político moderno, e oferecerá novos subsídios para a discussão da concepção moderna de Estado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Humberto Aparecido de Oliveira Guido - Coordenador / Sertório de Amorim e Silva Neto - Integrante / João Carlos Oliveira Cavalcante - Integrante / Admário Luiz Almeida - Integrante / Janaína Balbino Lizardo - Integrante / Alex Gonçalves Muniz - Integrante / Washington Luiz de Carvalho - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 21

  • 2002 - 2005

    A via racionalista para as ciências humanas, Vico e a filosofia moderna, Descrição: Após o minucioso trabalho de interpretação das obras de Vico, obtida com o estudo sistemático dos escritos do filsoofo italiano, uma nova etapa para os estudos viconianos se fez possível, este projeto propôs o trabalho específico de discussão da filiação de Vico ao racionalismo moderno, esta afirmação é polêmica, pois não há consenso sobre o lugar de Vico na Filosofia Moderna; a identificação do pensamento de Vico com o racionalismo não faz dele um mero partidário dessa corrente filosófica, o projeto elucidou os pontos convergentes e os gandes contrastes entre a obra de Vico e as bases do racionalismo clássico, o bjetivo da pesquisa, mais uma vez, foi a elucidação de uma nova perspectiva para as Ciências Humanas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Humberto Aparecido de Oliveira Guido - Coordenador / Sertório de Amorim e Silva Neto - Integrante / Léa Márcia de Castro - Integrante / Harley Juliano Mantovani - Integrante / Ana Paula de Castro Sousa - Integrante / João Carlos Oliveira Cavalcante - Integrante / Lúcio Flávio de Sousa Costa - Integrante / Ari Raimann - Integrante / Lucianna Ribeiro de Lima - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 87

  • 1999 - 2001

    O projeto racionalista de G. Vico: ciência rememorativa e filosofia emancipatória como diretrizes da ciência social, Descrição: Este projeto dá prosseguimento à investigação da obra de G. Vico, nesta etapa dos trabalhos foi feito o aprofundamento da interpertação da crítica formulada por Vico ao cartesianismo, que pode ser recebida como a primeira crítica ao cientificismo que se tornou hegemônico e cectário, desqualificando qualquer outra manifestação do entendimento humano e todos os movimentos sociais originários de outros segmentos da cultura que não a ciência dos modernos. O andamento do trabalho, coerente com a postura de Vico, não findou decretando a morte da ciência, e sim com a proposição de novas perxpectivas para a ciência; estas perspectivas aproximam o pensamento de Vico daquelas teorias críticas da sociedade e da ciência surgidas no decorrer do século XX.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Humberto Aparecido de Oliveira Guido - Coordenador / Sertório de Amorim e Silva Neto - Integrante / Léa Márcia de Castro - Integrante / João Carlos Oliveira Cavalcante - Integrante / Lúcio Flávio de Sousa Costa - Integrante / Maryllu de Oliveira Caixêta - Integrante / Arcivaldo Gomes da Silva - Integrante / Polyana Cristina Tidre - Integrante / Edson Artêmio dos Santos - Integrante / Janaína Balbino Lizardo - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa., Número de produções C, T & A: 91

  • 1997 - 1999

    A infância e as ciências humanas na filosofia social de G. Vico, Descrição: Projeto de doutoramento centrado na interpretação da filosofia de Giambattista Vico (1668-1744), vislumbrando ai os fundamentos epistemológicos para um programa de investigação do mundo social; a hipótese da pesquisa partiu da constatação de que a descoberta da infância está situada no início da Modernidade e um novo processo social, a escolarização da sociedade. Outro aspecto trabalhado na tese foi a associação estabelecida por Vico entre a infância e a barbárie, considerando a barbárie primitiva como a infância do mundo e a infância - momento singular da existência individual - como barbárie do intelecto. Os resultados alcançados com a pesquisa oferecem novas perspectivas para a discussão do estatuto epistemológico das Ciências Humanas com a finalidade da crítica e da superação dos paradigmas mecanicista e positivista, discussão esta que aproxima a obra de Vico de algumas manifestações filosóficas da segunda metade do século XX que estiveram imbuídas da crítica à ciência moderna.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Humberto Aparecido de Oliveira Guido - Coordenador / Sertório de Amorim e Silva Neto - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 21

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Departamento de Filosofia. , Av. João Naves de Ávila, 2121, Santa Mônica, 38408-100 - Uberlandia, MG - Brasil, Telefone: (34) 32394185, Fax: (34) 32394450, URL da Homepage:

Experiência profissional

1997 - Atual

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 04/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Filosofia.,Cargo ou função, Editor da área de Filosofia, Revista Educação e Filosofia.

  • 10/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Filosofia.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Graduação em Filosofia.

  • 06/2011

    Serviços técnicos especializados , Instituto de Filosofia.,Serviço realizado, Membro do Conselho do Instituto de Filosofia.

  • 03/2006

    Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais de Filosofia da História, Tópicos Especiais de Filosofia Política, Filosofia da Arte - Literatura Contemporânea

  • 02/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Mestrado Em Educação.,Cargo ou função, Membro do Conselho Consultivo dos Cadernos de História da Educação.

  • 03/2001

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias da Educação, Tópicos Especiais de Epistemologia e Educação

  • 02/1997

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Filosofia.,Linhas de pesquisa

  • 02/1997

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da História, História da Filosofia Moderna, História da Filosofia no Brasil, Teoria do Conhecimento

  • 02/1997

    Serviços técnicos especializados , Instituto de Filosofia.,Serviço realizado, Parecerista ad hoc da Revista Educação & Filosofia.

  • 12/2008 - 12/2012

    Direção e administração, Editora da UFU - EDUFU.,Cargo ou função, Diretor da Editora da Universidade Federal de Uberlândia.

  • 12/2008 - 12/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Editora da UFU - EDUFU.,Cargo ou função, Presidente do Conselho Editorial da Editora da Universidade Federal de Uberlândia.

  • 07/2003 - 06/2007

    Direção e administração, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais.,Cargo ou função, Diretor da Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais.

  • 09/1999 - 06/2005

    Extensão universitária , Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Departamento de Filosofia.,Atividade de extensão realizada, Tutor do Mini-Curso de História da Filosofia Para o Ensino Médio (45 h/a).

  • 02/1998 - 06/2005

    Estágios , Instituto de Filosofia.,Estágio realizado, Estágio Supervisionado de Ensino de Filosofia.

  • 06/2002 - 05/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Filosofia, Departamento de Filosofia.,Cargo ou função, Secretário Geral da Revista Educação & Filosofia.

  • 08/2003 - 08/2003

    Extensão universitária , Departamento de Filosofia, Departamento de Filosofia.,Atividade de extensão realizada, Mini-Curso A convivência no ambiente escolar (8 h/a), para professores da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia.

  • 02/2003 - 06/2003

    Direção e administração, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais.,Cargo ou função, Diretor Pro-Tempore da Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais.

  • 12/2002 - 12/2002

    Extensão universitária , Departamento de Filosofia, Departamento de Filosofia.,Atividade de extensão realizada, A estética da modernidade e a formação do homem para a liberdade (3 h/a), palestra proferida no Luau Filosófico promovido pelo SESC/MG.

  • 11/1999 - 12/2002

    Serviços técnicos especializados , Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Departamento de Filosofia.,Serviço realizado, Membro do Comitê Assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

  • 08/1999 - 09/2002

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas e Artes.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 08/2002 - 08/2002

    Extensão universitária , Departamento de Filosofia, Departamento de Filosofia.,Atividade de extensão realizada, Educação e cidadania, a escola e a sociedade em mudança (4 h/a), palestra proferida para duas turmas de professores e supervisores de ensino da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia, promovido pelo CEMEP/SME.

  • 02/2002 - 08/2002

    Direção e administração, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais.,Cargo ou função, Presidente da Câmara de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão FAFCS.

  • 01/2000 - 08/2002

    Direção e administração, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais.,Cargo ou função, Membro do Conselho da Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Humanas.

  • 08/2001 - 08/2001

    Extensão universitária , Departamento de Filosofia, Departamento de Filosofia.,Atividade de extensão realizada, A infância em G. Vico (3 h/a), palestra proferida para professores do ensino fundamental da REde Municipal de Ensino de Uberlândia, promovido pelo CEMEP/SME..

  • 05/2000 - 05/2001

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Filosofia.,Cargo ou função, Editor de Filosofia da Revista Educação & Filosofia.

  • 08/2000 - 09/2000

    Extensão universitária , Departamento de Filosofia, Departamento de Filosofia.,Atividade de extensão realizada, Oferecimento do Curso de Extensão "A estética na modernidade" (14 h/a) no Museu Universitário de Artes - Muna..

  • 05/1998 - 04/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Filosofia.,Cargo ou função, Membro de conselho editorial da Revista Educação & Filosofia.

  • 08/1999 - 12/1999

    Direção e administração, Instituto de Filosofia.,Cargo ou função, Membro de conselho do Centro de Ciências Humanas e Artes.