Fabiana Taveira de Camargo

Atualmente é professora orientadora de Monografias do MBA de Gestão em Negócios da FIA/ USP/ CATERPILLAR - Turma 5. Possui Graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (2002) - Universidade de São Paulo - ESALQ/USP, Mestrado em Agronomia (Fitotecnia) (2007) e Licenciatura em Ciências Agrárias (incompleto) pela mesma Universidade. Pós-Graduação em Logística Empresarial e Gestão da Cadeia de Suprimentos pela Faculdade de Gestão de Negócios da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP. Experiência na área de Agronomia, com ênfase em Ecofisiologia e Agronegócio do Café, bem como, na área de Agricultura de Precisão, com o processamento de informações como resultados de análises, correção e adubação de solo e nutrição de plantas. Experiência como Auxiliar-docente na coordenação de MBA de Gestão em Negócios, in company, de 2010 à 2013.

Informações coletadas do Lattes em 22/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Agronomia (Fitotecnia)

2004 - 2007

Universidade de São Paulo
José Laércio Favarin.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Palavras-chave: irradiância; arborização; frutificação.Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia / Especialidade: Fisiologia de Plantas Cultivadas. Setores de atividade: Agricultura, Pecuária, Silvicultura e Exploração Florestal; Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas; Educação.

Graduação interrompida em 2004 em Licenciatura em Ciências Agrárias

2003 - Interrompido

Universidade de São Paulo
Ano de interrupção: 2004

Graduação em Engenharia Agronômica

1996 - 2002

Universidade de São Paulo
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2009 - 0

MBA em Logística Empresarial e Gestão da SCM. (Carga Horária: 360h). , Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Brasil. , Palavras-chave: Supply Chain; logística de transportes; distribuição.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia/Especialidade: Fisiologia de Plantas Cultivadas.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Transportes / Subárea: LOGÍSTICA EMPRESARIAL E GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: GESTÃO DE NEGÓCIOS.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IV Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil.Correlação entre os extratores DTPA e Melich e p teor de zinco em espécies de café. 2005. (Simpósio).

Seminário Internacional em Logística Agroindustrial. 2004. (Seminário).

Seminário: Agronegócio do Café na ESALQ. 1998. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

DOURADO-NETO, D.;CAMARGO, F. T.. Estágio Profissionalizante em engenharia Agronômica - Daniel Augusto Perissinoto. 2005. Universidade de São Paulo.

DOURADO-NETO, D.;CAMARGO, F. T.. Estágio Profissionalizante em engenharia Agronômica - Octavio Augusto De Melo Queiroz. 2005. Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

José Laércio Favarin

FAVARIN, J.L.; CORTEZ, J.G.; BERNARDES, M.S.. Crescimento e maturação do fruto de café (Coffea arabica L.) em sistema arborizado e em monocultivo. 2007. Dissertação (Mestrado em Fitotecnia) - Universidade de São Paulo - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Mariana Etelvina Martorini de Toledo

O PERFIL DO LÍDER DO FUTURO: A INFLUÊNCIA DO PERFIL DOS LÍDERES CONTEMPORÂNEOS E DAS TENDÊNCIAS EM LIDERANÇA; Início: 2013; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios) - Faculdade FIA de Administração e Negócios; (Orientador);

Ricardo Augusto Bastelli

ESTUDO DE CASO SOBRE O PROGRAMA DE TRAINEE DA CATERPILLAR BRASIL; Início: 2013; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios) - Faculdade FIA de Administração e Negócios; (Orientador);

José Garcia Zullo

AVALIAÇÃO DO ESTUDO DE VIABILIDADE DE UM PROJETO DE OUTSOURCING E PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CUSTO José Garcia Zullo; Início: 2013; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios) - Faculdade FIA de Administração e Negócios; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Helder de Oliveira

Estudo de gradientes de umidade e massa específica em substratos de xaxim e fibra de coco pela técnica de atenuação de radiação gama do 241Am; 2002; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade de São Paulo; Orientador: Helder de Oliveira;

José Laércio Favarin

Crescimento e maturação do fruto de café (Coffea arabica L; ) em sistema arborizado e em monocultivo; 2007; Dissertação (Mestrado em Agronomia Fitotecnia Esalq) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Laércio Favarin;

Iran José Oliveira da Silva

Avaliação do Sistema de Manejo de Cortinas, em Estufas Climatizadas; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz; Orientador: Iran José Oliveira da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • JESUS, JOVAN ; Bernardes, Marcos Silveira ; RIGHI, C.A. ; LUNZ, Aureny Maria Pereira ; FAVARIN, José Laércio ; CAMARGO, F. T. . Avaliação da Fertilidade do Solo e teor foliar de k do cafeeiro (Coffea arabica L.) em sistema agroflorestal em aléia de seringueira (Hevea brasiliensis Müell. Arg.) e em monocultivo. In: Cong. Bras. de Sist. Agroflorestais - Bases científicas para o desenvolvimento sustentável, 2006, Campo dos Goytacazes. VI Cong. Bras. de Sist. Agroflorestais - Bases científicas para o desenvolvimento sustentável, 2006.

  • FAVARIN, José Laércio ; VITTI, G.C. ; SALGADO, P.R. ; DOURADO-NETO, D. ; BERNARDES, Marcos Silveira ; RIGHI, C.A. ; CAMARGO, F. T. . Correlação entre os extratores DTPA e Melich e o teor de zinco em espécies de café. In: IV Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, 2005, Londrina. Anais do IV Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, 2005.

  • FAVARIN, José Laércio ; SALGADO, P.R. ; CAMARGO, F. T. ; BERNARDES, Marcos Silveira ; LUNZ, Aureny Maria Pereira . Volume e granulometria do substrato na qualidade de mudas formadas em tubetes. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CAMARGO, F. T. ; VIEIRA, Sidney Rosa . Variabilidade espacial e temporal da umidade do solo para aplicação em agricultura de precisão. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2004 - 2006

    Crescimento e Maturação do fruto do café (Coffea arabica L.) em sistema arborizado e em monocultivo, Descrição: Na busca por condições climáticas que minimizem efeitos negativos de extremos de temperatura e irradiância, a arborização pode viabilizar a cafeicultura brasileira, em particular, com o advento das mudanças climáticas. A pesquisa avaliou a dinâmica do crescimento e da maturação do fruto e a produtividade do café sob diferentes níveis de luminosidade. O experimento foi composto por seringueiras e cafeeiros, plantados dentro e na interface do seringal, e em monocultivo. O gradiente de radiação disponível aos cafeeiros nas diferentes distâncias das seringueiras foi de 40, 45, 80 e 100 % e caracterizou os tratamentos. Avaliou-se o acúmulo de matéria seca de frutos nas fases da frutificação e a produtividade. Nas fases chumbinho, expansão e granação, o incremento variou com a quantidade de frutos na planta. A expansão depende da irradiância e a granação, do tempo de deposição de reservas. A matéria seca de frutos verde, verde-cana e cereja foi superior nas plantas protegidas da face soalheira, favorecida pela exposição até 80 % de luminosidade. A produtividade aumenta, proporcionalmente, com a disponibilidade de luz, enquanto a expansão, o processo e a uniformidade da maturação são, também, beneficiados à exposição de até 80 % da radiação solar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Fabiana Taveira de Camargo - Coordenador / JESUS, JOVAN - Integrante / RIGHI, CIRO - Integrante / FAVARIN, José Laércio - Integrante / BERNARDES, Marcos Silveira - Integrante / LUNZ, Aureny Maria Pereira - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. , Avenida Pádua Dias, número 11, 13418-900 - Piracicaba, SP - Brasil - Caixa-postal: 9, Telefone: (19) 34294115, Ramal: 22, Fax: (19) 3429475, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2010 - Atual

    Faculdade FIA de Administração e Negócios

    Vínculo: AUTÔNOMO, Enquadramento Funcional: AUXILIAR-DOCENTE E ORIENTAÇÃO DE TCC

  • 2004 - 2007

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: coordenador, Enquadramento Funcional: Pesquisa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2007 - 2007

    Mosaic Fertilizantes do Brasil SA

    Vínculo: Assitente Técnico do Comercial, Enquadramento Funcional: Assistente Técnico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Responsável pelo desenvolvimento de produto e mercado do Setor Agronômico nas regiões do Triângulo Mineiro, estado de Goiás e Oeste Baiano. Desenvolvimento de demo-plots com visitas técnicas, ministrando palestras técnicas e treinamentos à Cooperativas, produtores, empresas e revendas agropecuárias.

  • 2008 - 2009

    Apagri - Consultoria Agronômica

    Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Gerente da Central de Processamento, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Serviço Técnicos Especializados: Recebimento, Gerenciamento de informações com base em dados de amostragem e resultados de análises de solo, bem como Execução e Encaminhamento dos produtos gerados (mapas de Fertilidade do Solo e Produtividade, Recomendação de adubação) às demais filiais.

  • 2003 - 2003

    KLEFFMANN & PARTNER

    Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Pesquisa de Mercado, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Pesquisa de mercado realizada em campo, diretamente com produtores de soja, milho e em feiras agropecuárias nos estados do RS, GO, MT.