Jhany Martins dos Santos

Doutoranda em Ecologia e Conservação da Biodiversidade (UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso). Mestre em Ecologia e Conservação da Biodiversidade (UFMT- Universidade Federal de Mato Grosso) e graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas (UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso). Atua na área de Ecologia Vegetal.

Informações coletadas do Lattes em 09/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Ecologia e Conservação

2015 - Atual

Universidade do Estado de Mato Grosso
Título: Influências Espaciais e Edáficas sobre a Flora e os Atributos Funcionais da Vegetação Lenhosa de Formações Savânicas na Transição entre Cerrado e Amazônia, Brazil,
Orientador: Eddie Lenza
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade

2009 - 2011

Universidade Federal de Mato Grosso
Título: Dinâmica de um cambarazal (Floresta Monodominante de Vochysia divergens Pohl) no Pantanal de Mato Grosso, Brasil.,Ano de Obtenção: 2011
Fernando Pedroni.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Grande área: Ciências Biológicas

Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas

2005 - 2008

Universidade do Estado de Mato Grosso
Título: Estrutura da ictiofauna em dois ambientes aquáticos na Fazenda Tanguro, Bacia do Rio Xingu, MT Brasil
Orientador: Cesar Enrique de Melo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2018

Analista Ambiental. (Carga horária: 600h). , Programa de Educação Continuada do Portal Educação, PORTAL EDUCAÇÃO, Brasil.

2017 - 2017

Conservação da Biodiversidade. (Carga horária: 80h). , Programa de Educação Continuada do Portal Educação, PORTAL EDUCAÇÃO, Brasil.

2017 - 2017

Ética Ambiental. (Carga horária: 80h). , Programa de Educação Continuada do Portal Educação, PORTAL EDUCAÇÃO, Brasil.

2017 - 2017

Ecologia. (Carga horária: 80h). , Programa de Educação Continuada do Portal Educação, PORTAL EDUCAÇÃO, Brasil.

2017 - 2017

Avaliação de Impacto Ambiental. (Carga horária: 80h). , Programa de Educação Continuada do Portal Educação, PORTAL EDUCAÇÃO, Brasil.

2017 - 2017

Avaliação de Impacto Ambiental. (Carga horária: 30h). , Programa de Educação Continuada do Portal Educação, PORTAL EDUCAÇÃO, Brasil.

2011 - 2011

Botânica Geral. (Carga horária: 60h). , Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.

2008 - 2008

Genética e Evolução. (Carga horária: 80h). , Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.

2008 - 2008

Monitores de Trilhas Ecológicas Interpretativas. (Carga horária: 60h). , Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.

2008 - 2008

Introdução a Ecologia e Sistemática de Peixes. (Carga horária: 20h). , Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.

2008 - 2008

Biologia Celular. (Carga horária: 60h). , Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.

2008 - 2008

Normas e Técnicas de Segurança em Laboratório. (Carga horária: 20h). , Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.

2008 - 2008

Direito Ambiental. (Carga horária: 60h). , Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.

2008 - 2008

Genética na Escola. (Carga horária: 28h). , Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.

2008 - 2008

Estatística - o bicho não é tão feio quanto parece. (Carga horária: 12h). , Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.

2008 - 2008

Ensino de Fisica e Quimica no Ensino Fundamental. (Carga horária: 48h). , Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.

2007 - 2007

Curso de Oratória. (Carga horária: 20h). , Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.

2005 - 2005

Informática Básica. (Carga horária: 60h). , Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus de Nova Xavantina, UNEMAT, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Martins, J. . Cerimonial da Colação de Grau dos Alunos dos Cursos de Ciências Biológicas e Turismo. 2008. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Semana Acadêmica - UFMT.Dinâmica de um Cambarazal (Floresta monodominante de Vochysia divergens Pohl) no Pantanal Norte, MT, Brasil.. 2010. (Seminário).

III Congresso Internacional de Direito Agroambiental. 2009. (Congresso).

VI Semana da Biologia.Análise da Estrutura da Ictiofauna em dois ambientes aquaticos da Fazenda Tanguro, Bacia do Rio Xingu, MT, Brasil. 2008. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Angela Grespan

Martins, J.. Dinâmica da comunidade arbórea de cerradão em Barão de Melgaço, Pantanal Norte de Mato Grosso, Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Guilherme Guimarães Vilela

Martins, J.. Superação de dormência em sementes de canafístula (Peltophorum dubium). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Engenharia Agronomica) - Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus de Nova Xavantina.

Aluno: Indianara Kawana Bueno

Martins, J.. Relação entre estilo de vida e saúde de professores universitários da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Araguaia e Universidade Estadual do Oeste do paraná, Campus Cascaval. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Martins, J.. Contratação Temporária de Professor. 2013. Universidade do Estado de Mato Grosso.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Teresa Cristina da Silveira Anacleto

MELO, C. E.; LIMA, J. D.;ANACLETO, T. C. S.. Estrutura da ictiofauna em dois ambientes aquáticos na Fazenda Tanguro, Bacia do Rio Xingu, MT, Brasil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Biologicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Maryland Sanchez Lacerda

PEDRONI, F.SANCHEZ, M.; CUNHA, C. N.. DInâmica de um cabarazal (floresta monodominante de Vochysia divergens Polh) no Pantanal Norte, MT, Brasil. 2011. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Maryland Sanchez Lacerda

CUNHA, C. N.;PEDRONI, FernandoSANCHEZ, M.. DInâmica de um cabarazal (floresta monodominante de Vochysia divergens Polh) no Pantanal Norte, MT, Brasil. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Catia Nunes da Cunha

PEDRONI, F.SANCHEZ, M.NUNES DA CUNHA, CÁTIAMATHEUS, L. A. F.. Dinâmica de um cambarazal (floresta monodominante de Vechysia Divergens Polh), no Pantanal Norte, MT, Brasil. 2011. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Catia Nunes da Cunha

NUNES DA CUNHA, CÁTIA. Dinâmica de um Cambarazal (Floresta inundável monodominante de vochysia divergens pohl) no Pantanal Norte, MT, Brasil. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Estevão Alves da Silva

LENZA, E.; UMETSU, R. K.;SILVA, ESTEVAO ALVES. Padrões de diversidade de plantas lenhosas na transição Amazônia-Cerrado: implicações para a conservação. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia e Conservação) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Eddie Lenza de Oliveira

LENZA, Eddie; UMETSU, R. K.; SILVA, E. A.. Padrões de Diversidade de Plantas Lenhosas na Transição Amazônia-Cerrado: Implicações para Conservação. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia e Conservação) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Fernando Pedroni

PEDRONI, F.; CUNHA, Cátia N da;SANCHEZ, M.. Exame de Qualificação de Mestrado Dinâmica de uma floresta monodominante de Vochysia divergens no Pantanal de Mato Grosso. 2011. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Jane Dilvana Lima

MELO, Cesar E.LIMA, Jane Dilvana; ANACLETO, T. C. S.. Estrutura da ictiofauna em dois ambientes aquáticos na Fazenda Tanguro, Bacia do Rio Xingu, MT-Brasil.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Ricardo Keichi Umetsu

LENZA, EDDIE; SILVA, E. A.;UMETSU, R.K.. Padrões de Diversidade de Plantas Lenhosas na Transição Amazônia-Cerrado: Implicações para Conservação. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia e Conservação) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Angela Grespan

Dinâmica da comunidade arbórea de cerradão em Barão de Melgaço, Pantanal Norte de Mato Grosso, Brasil; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Jhany Martins dos Santos;

Indianara Kawana Bueno

Relação entre estilo de vida e saúde de professores universitários da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Araguaia e Universidade Estadual do Oeste do paraná, Campus Cascaval; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Jhany Martins dos Santos;

Guilherme Guimarães Vilela

Superação de dormência em sementes de canafístula (Peltophorum dubium); 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Engenharia Agronomica) - Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus de Nova Xavantina; Orientador: Jhany Martins dos Santos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

CESAR ENRIQUE DE MELO

Estrutura da ictiofauna em dois ambientes aquáticos na Fazenda Tanguro, Bacia do rio Xingu, MT, Brasil; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Cesar Enrique de Melo;

Alexandra Bächtold

Estágio docência; 2017; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Alexandra Bächtold;

Catia Nunes da Cunha

Dinâmica de um cambarazal (floresta monodominante de Vechysia Divergens Polh), no Pantanal Norte, MT, Brasil; 2009; Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso,; Coorientador: Catia Nunes da Cunha;

Fernando Pedroni

Dinâmica da comunidade arbórea em Cambarazal no pantanal de Mato Grosso; 2011; Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso; Orientador: Fernando Pedroni;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LENZA, EDDIE ; ABADIA, ANA CLARA ; MENEGAT, HÉLIO ; LÚCIO, NADJARRINY W. ; MARACAHIPES-SANTOS, LEONARDO ; MEWS, HENRIQUE A. ; SANTOS, JOSIAS O. DOS ; MARTINS, JHANY . Does fire determine distinct floristic composition of two Cerrado savanna communities on different substrates?. Acta Botanica Brasilica , v. 31, p. 250-259, 2017.

  • LIMA FILHO, JOÃO ALVES ; MARTINS, JHANY ; ARRUDA, RAFAEL ; CARVALHO, LUCÉLIA NOBRE . Air-breathing Behavior of the Jeju Fish Hoplerythrinus unitaeniatus in Amazonian Streams. BIOTROPICA , v. 44, p. 512-520, 2012.

  • MORAES, A. J. F. ; VELASQUEZ, C. L. ; MONTEIRO, D. S. ; Martins, J. . Eficiencia do reflorestamento com Teca na resiliência da mirmecofauna na fazenda São Nicolau, Cotriguaçu, MT. In: Silveira, Roberto de Moraes Lima | Izzo, Thiago Junqueira. (Org.). Curso de Ecologia de Campo. 1ed.: O.N.F. Brasil, 2015, v. 2, p. 80-84.

  • BENELLI, A. P. ; Martins, J. ; GAIOTTI, M. G. ; DOMINGOS, T. J. . Comportamento de captura de girinos de Phyllomedusa vaillanti (Anura: Hylidae) por Belostoma sp. (Hemiptera: belostomatidae). In: Silveira, Roberto de Moraes Lima | Izzo, Thiago Junqueira. (Org.). Curso de Ecologia de Campo. 1ed.: O.N.F. Brasil, 2015, v. 2, p. 100-102.

  • BENELLI, A. P. ; Martins, J. ; GAIOTTI, M. G. ; DOMINGOS, T. J. . Efeito do pastejo por gado bovino sobre a heterogeneidade de habitats na fazenda São Nicolau, Cotriguaçu, Mato Grosso. In: Silveira, Roberto de Moraes Lima | Izzo, Thiago Junqueira. (Org.). Curso de Ecologia de Campo. 1ed.: O.N.F. Brasil, 2015, v. 2, p. 104-107.

  • DOMINGOS, T. J. ; GAIOTTI, M. G. ; Martins, J. ; BENELLI, A. P. . Relação entre variaveis ambientais e a herpetofauna de areas de Mata Nativa, Mata Ciliar e Reflorestamento de Tectona Grandis. In: Silveira, Roberto de Moraes Lima | Izzo, Thiago Junqueira. (Org.). Curso de Ecologia de Campo. 2ed.: O.N.F. Brasil, 2015, v. 2, p. 108-111.

  • DOMINGOS, T. J. ; GAIOTTI, M. G. ; Martins, J. ; BENELLI, A. P. . Seleção de Micro-habitats de repouso de Nannorhamdia sp. em um igarapé da bacia Amazônica, MT, Brasil. In: Silveira, Roberto de Moraes Lima; Izzo, Thiago Junqueira.. (Org.). Seleção de Micro-habitats de repouso de Nannorhamdia sp. em um igarapé da bacia Amazônica, MT, Brasil. 1ed.: O.N.F. Brasil, 2015, v. 2, p. 112-116.

  • MORAES, A. J. F. ; VELASQUEZ, C. L. ; MONTEIRO, D. S. ; Martins, J. . Eficiência de captura de Scarabaeinae com o uso de diferentes tipo de excrementos humanos em armadilhas de queda. In: Silveira, Roberto de Moraes Lima;Izzo, Thiago Junqueira. (Org.). Curso de Ecologia de Campo. 2ed.: O.N.F. Brasil, 2015, v. 2, p. 131-134.

  • MORAES, A. J. F. ; VELASQUEZ, C. L. ; MONTEIRO, D. S. ; Martins, J. . Efeito da distância da mata sobre o crescimento de Teca (Tectona grandis) em uma area de reflorestamento na fazenda São Nicolau, Cotriguaçu, MT. In: Silveira, Roberto de Moraes Lima;Izzo, Thiago Junqueira. (Org.). Curso de Ecologia de Campo. 2ed.: O.N.F. Brasil, 2015, v. 2, p. 30-33.

  • Martins, J. ; FILHO, J. ; ARRUDA, R. ; CARVALHO, L. N. . Comportamento Territorialista e Táticas Anti-Predatórias do Peixe Jeju, Hoplerythrinus unitaeniatus, em um Igarapé da Bacia do Rio Juruena, Amazônia Meridional.. In: Domingos de Jesus Rodrigues; Thiago Junqueira Izzo; Leandro Dênis Battirola.. (Org.). Descobrindo a Amazônia Meridional: biodiversidade da Fazenda São Nicolau.. 1ed.Cuiabá: Pau e Prosa, 2011, v. 1, p. 259-272.

  • Martins, J. ; KREUTZ, M. ; SOUZA, A. C. S. ; Melo, C. E. . Estrutura da Ictiofauna eim dois ambientes aquáticos na Fazenda Tanguro, Bacia do Rio Xingu, MT, Brasil. In: X Congresso de Ecologia - I Simpósio de Sustentabilidade, 2011, São Lourenço. X Congresso de Ecologia - I Simpósio de Sustentabilidade, 2011.

  • MARTINS, J. ; Nunes da Cunha, C. ; SOUZA, I. A. ; SANTOS, D. M. ; AMORIM, I. ; Martins, J. . MUDANÇAS TEMPORAIS NA COMUNIDADE ARBÓREA DE UM CERRADÃO, NO PANTANAL DE MATO GROSSO, BRASIL. In: XIII Congresso de Ecologia do Brasil (XIII CEB); III International Symposium of Ecology and Evolution (III EcoEvol), 2017, Viçosa-MG. ?Múltiplas ecologias: evolução e diversidade?, 2017.

  • Martins, J. ; Nunes da Cunha, C. ; SOUZA, I. A. ; SANTOS, D. M. ; AMORIM, I. ; QUEIROZ, J. A. . DINÂMICA DA COMPOSIÇÃO E ESTRUTURA DE UMA FLORESTA ESTACIONAL DECIDUAL, NO PANTANAL MATOGROSSENSE, BRASIL. In: XIII Congresso de Ecologia do Brasil (XIII CEB); III International Symposium of Ecology and Evolution (III EcoEvol), 2017, Viçosa-MG. ?Múltiplas ecologias: evolução e diversidade?, 2017.

  • Martins, J. ; Nunes da Cunha, C. ; PEDRONI, F. . Dynamics of Cambarazal - a monodominant flooded forest of Vochysia divergens Pohl (Vochysiaceae) - in North Pantanal, Mato Grosso State, Brazil. In: ATBC 2012 - Ecology, Evolution and Sustainable Use of Tropical Biodiversity', 2012, Bonito-MS. 49th Annual Meeting of the Association for Tropical Biology and Conservation, 2012.

  • FILHO, J. ; Martins, J. ; ARRUDA, R. ; CARVALHO, L. N. . Comportamento respiratório do peixe Hoplerythrinus unitaeniatus em igarapés Amazônicos. In: XXIX Encontro Anual de Etologia, 2011, Uberlândia. XXIX Encontro Anual de Etologia, 2011.

  • Martins, J. ; PEDRONI, F. . Dinâmica de um Cambarazal (Floresta inundável monodominante de Vochysia divergens Pohl) no Pantanal Norte, MT, Brasil. In: I Semana Acadêmica III Mostra de Pós-Graduação, 2010, Cuiabá. Anais da III Mostra de Pós-Graduação - UFMT, 2010.

  • Martins, J. ; Melo, C. E. ; Carolina Mancini do Carmo . Análise da estrutura da ictiofauna em um córrego alterado por reservatório na bacia do Rio Xingu, Mato Grosso, Brasil. In: XVIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2009, Cuiabá. Anais do XVIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2009., 2009.

  • Jordão, B. O. ; Deprá, V. ; FALCAO, A. P. ; Martins, J. . Ocorrência de Isóptera (insecta) arborícola em espécies arbóreas no cerrado stricto sensu e cerradão. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Martins, J. . Análise da Estrutura da Ictiofauna em dois ambientes aquaticos da Fazenda Tanguro, Bacia do Rio Xingu, MT, Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Martins, J. . ?O uso do Excel como ferramenta para análise de dados ecológicos?. 2017. .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Fitogeografia, diversidade e atributos funcionais da vegetação lenhosa de cerrados da Serra do Roncador, leste mato-grossense: influências edáficas e espaciais e implicações para conservação, Descrição: O objetivo desse projeto é caracterizar a diversidade florística e os atributos funcionais de comunidades lenhosas de Cerrado sentido restrito, localizadas na Serra do Roncador na transição Cerrado/Amazônia. Testaremos as seguintes hipóteses: 1. As propriedades florísticas, estruturais e os atributos funcionais da vegetação são determinados pelas características físico-químicas dos solos; 2. A composição florística e a estrutura da vegetação são espacialmente estruturadas, ou seja, se modificam com o aumento da distância entre sítios; 3. Comunidades localizadas em região de transição são influenciadas por ambos os biomas, logo esperamos que essas comunidades apresentem maiores valores de diversidade (e.g. atributos funcionais) e particularidades florísticas quando comparadas àquelas do interior do Bioma Cerrado. A composição e as abundâncias relativas das espécies nas comunidades serão utilizadas para determinar padrões fitogeográficos, de ubiquidade, raridade e para embasar estratégias de conservação dos cerrados do leste matogrossense.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Jhany Martins dos Santos - Coordenador / Eddie Lenza de Oliveira - Integrante.

  • 2009 - 2011

    ?Dinâmica de Floresta Inundável Monodominante de Vochysia divergens no Pantanal de Mato Grosso, Brasil?, Descrição: Os objetivos desta pesquisa serão basicamente: - Reiventariar quatro parcelas de um Cambarazal na região da RPPN ? Sesc Pantanal. - Investigar variações na estrutura de tamanho (altura e diâmetro) das espécies vegetais na comunidade. - Estudar a dinâmica da comunidade estimando parâmetros como taxas de mortalidade, recrutamento e taxa de reposição (turnover). Os levantamentos em parcelas permanentes, realizados tanto com intervalos curtos quanto longos, são indispensáveis para a compreensão dos processos de mudança pelos quais a comunidade passa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Jhany Martins dos Santos - Integrante / Fernando Pedroni - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional