Bernardo Pinto Caramel

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense.

Informações coletadas do Lattes em 11/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Aperfeiçoamento em Ciências Biológicas

2008 - 2008

Universidade Federal Fluminense
Orientador: Agnaldo Nepumoceno Marques Jr

Graduação em biologia

2005 - 2008

Universidade Federal Fluminense
Orientador: Aguinaldo Nepomuceno Marques Junior

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2008 - 2008

Extensão universitária em Ciências Biológicas. (Carga horária: 50h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Ciências Biológicas. (Carga horária: 50h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Ciências Biológicas. (Carga horária: 50h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Ciências Biológicas. (Carga horária: 50h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Encontro Nacional dos Estudantes de Biologia. 2008. (Encontro).

IV Semana de Biologia-Conservação do SER: a interdisciplinaridade da vida.. IV Semana de Biologia-Conservação do SER: a interdisciplinaridade da vida...Técnicas de Plantio.. 2008. (Outra).

VIII Congresso de Ecologia do Brasil. 2007. (Congresso).

III Semana de Biologia e II Dia da Educação Ambiental. 2006. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Conceição Denise Nunes Barboza

BARBOZA, C. D. N.; Lema, M.L.C; Marques Júnior, A.N.. Fluxo de Nitrogênio no Setor Norte do Estuário de Cairu - BA.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense.

Eduardo de Medeiros Ferraz

Mercante CTJ; Tucci A;FERRAZ, E. M.. Produção Intensiva de trutas: Caracterização da qualidade da água e impacto sobre o corpo recptor. 2013 - Instituto de Pesca.

Neuza Sumico Takahashi

MERCANTE, C. T. J.; SANTOS, A. M. V.;TAKAHASHI, N. S.. Efeito de sistema intensivo de truticultura nas frações orgânicas e inorgânicas dos sólidos totais em suspensão na água. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Aquicultura e Pesca) - Instituto de Pesca.

André Martins Vaz dos Santos

MERCANTE, C. T. J.VAZ-DOS-SANTOS, A. M.; TAKAHASHI, N. S.. Efeito do sistema intensivo de truticultura nas suas frações orgânica e inorgânica dos sólidos totais em suspensão na água. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Aqüicultura e Pesca) - Instituto de Pesca.

Mauricio Lorenzo Cerda Lema

Nepomuceno, A.; DENISSE, C.;LEMA, M. L. C., Cerda, M. Fluxo de Nitrogênio no setor norte do Estuário de Cairu-BA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Ciências Biolólgicas) - Universidade Federal Fluminense.

Andréa Tucci

TUCCI, A.; FERRAZ, E. M.;MERCANTE, C. T. J.. Produção intensiva de trutas: Caracterização da qualidade da água e impacto sobre o corpo receptor. 2013. Dissertação (Mestrado em Aquicultura e Pesca) - Instituto de Pesca.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Aguinaldo Nepomuceno Marques Júnior

Fluxo de nitrogênio no setor norte do estuário de Cairu-BA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Aguinaldo Nepomuceno Marques Júnior;

Cacilda Thais Janson Mercante

Efeito do manejo sobre a descarga de nitrogênio e fósforo em sistema intensivo de truticultura; 2013; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Aquicultura e Pesca) - Instituto de Pesca, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Cacilda Thais Janson Mercante;

Cacilda Thais Janson Mercante

Efeito do manejo sobre a descarga de nitrogênio e fósforo em sistema intensivo de truticultura; 2010; Orientação de outra natureza - Instituto de Pesca, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Cacilda Thais Janson Mercante;

Odara Horta Boscolo

Conhecendo e aplicando técnicas e metodologias em Botânica; 2006; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Odara Horta Boscolo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CARAMEL, B. P. ; MERCANTE, C. T. J. ; CARMO, C. F. ; ISHIKAWA, C. ; MARCOS, ; LILIAN, ; ROSAL, Camila. . ESTUDO PRELIMINAR DE ALGUMAS VARIÁVEIS DE QUALIDADE DE ÁGUA EM UM SISTEMA INTENSIVO DE TRUTICULTURA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2012

    EFLUENTES DE SISTEMA INTENSIVO DE TRUTICULTURA: CARACTERIZAÇÃO E IMPACTO SOBRE O CORPO RECEPTOR, Descrição: : O impacto de sistemas intensivos de truticultura sobre rios depende do tamanho do empreendimento, das práticas de manejo, da natureza e do volume de água utilizado, da capacidade de diluição do corpo aquático e das características bacteriológicas do corpo receptor. Embora bem estudado no exterior, no Brasil poucas pesquisas em truticultura foram realizadas, notadamente em relação a qualidade da água despejada no corpo receptor. A proposta do projeto será o de avaliar o impacto ambiental gerado por um sistema de cultivo intensivo de trutas.. As amostragens serão realizadas em um empreendimento comercial (Trutario São Jose), localizado na Serra da Bocaina, cidade de Bananal, Estado de São Paulo (altitude de 1160m). Neste empreendimento serão estabelecidas as estações de amostragem, abrangendo pontos de abastecimento, lançamento de efluente e corpo receptor. O povoamento do trutário será feito com peixes que estarão em diferentes estágios de desenvolvimento quais sejam: de alevinagem, crescimento, engorda e abate. As coletas serão efetuadas durante 3 meses em intervalos semanais avaliando-se as seguintes variáveis: concentrações de nitrogênio total, fósforo total, nitrito, nitrato e amônia, sólidos totais em suspensão, matéria orgânica e clorofila a. Além do uso da sonda-multiparâmetros que fornecerá os dados de temperatura da água, oxigênio dissolvido, turbidez, pH e condutividade elétrica. Os parâmetros zootécnicos avaliados serão: ganho de peso e a conversão alimentar bruta do sistema de criação, obtida pela quantidade total de ração fornecida e o total de ganho em biomassa, incluindo os peixes retirados na despesca. Pretende-se correlacionar o manejo de produção com as alterações na qualidade da água permitindo inferir sobre o impacto gerado pela atividade. Com a finalidade de subsidiar o referido projeto e considerando o contemplado na Resolução CONAMA no 375 de 2005 que inclui a Ecotoxicologia como uma forte ferramenta utilizada para indicação de qualidade de á. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (3) . , Integrantes: Bernardo Pinto Caramel - Integrante / Marcos - Integrante / Clóvis Ferreira do Carmo - Integrante / JULIO VICENTE LOMBARDI - Integrante / João Saviolo OSti - Integrante / André Martins Vaz-dos-Santos - Integrante / Yara Aiko Tabata - Integrante / Carlos Ishikawa - Integrante / Cacilda Thais Janson Mercante - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2010 - 2012

    Instituto de Pesca

    Vínculo: bolsisita, Enquadramento Funcional: Biologo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2009 - 2010

    Trutário Sâo José

    Vínculo: responsável técnico, Enquadramento Funcional: Biologo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Atividades:Participaçao em todas as atividades da piscicultura desde o manejo sanitario dos tanques, tecnicas de biometria,planejamento da produçao,reproduçao assistida em laboratorio,e processamento do peixe.

  • 2005 - 2005

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Iniciaçao a pesquisa |, Enquadramento Funcional: Estagiario, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Estágio realizado no Laboratório de Etnobotânica com ênfase em técnicas de exsicata na Universidade Federal Fluminense.

    Atividades

    • 06/2007 - 12/2008

      Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Biologia Marinha, Instituto de Biologia, .,Atividade realizada, Participação em atividades de campo relativas ao projeto Fluxo de Nitrogênio no setor norte do estuário de Cairu-BA, coordenado pelo Dr.Aguinaldo Nepomuceno Marques Junior..

    • 06/2007 - 06/2008

      Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Botânica, Instituto de Biologia, .,Atividade realizada, Participação do Projejo Mudas e Jardim Didático-Sensorial..

    • 02/2006 - 08/2007

      Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Botânica, Instituto de Biologia, .,Atividade realizada, Participação do projeto REFLORESTA-UFF com ênfase em atividades de educação ambiental, paisagismo e recuperação do campus..