Alex Veloso da Silveira

Bacharel em Engenharia de Computação (conceito capes 4) pela UNIPAMPA 1/2013. Possui conhecimento e interesses na área de aplicação de microcontroladores. Atualmente trabalha como engenheiro de aplicação na SMDH (Santa Maria Design House ).

Informações coletadas do Lattes em 09/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia de Computação

2006 - 2013

Universidade Federal do Pampa
Título: INTERFACE USB - I/O ANALÓGICA E DIGITAL
Orientador: Edson Massayuki Kakuno

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2012

Minicurso de Latex. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em TcheLinux 2010. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Introdução a Inteligência Artificial, Sistemas Esp. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Outros / Área: Microeletrônica / Subárea: microeletrônica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SILVEIRA, A. V. . Seminário de Software Livre Tchelinux. 2011. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Emicro 2013. 2013. (Outra).

MASTERs.Seminário Técnico Microchip Masters Brasil 2012. 2012. (Seminário).

Emicro 2010. 2010. (Outra).

1a Semana Acadêmica Engenharia de Computação..Semana Acadêmica Engenharia de Computação. 2009. (Outra).

EDUCATION IN FINLAND AND CODEWITZ NETWORK. 2009. (Outra).

Emicro 2008. 2008. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Bruno Silveira Neves

NEVES, B. S.. Estágio de Conclusão de Curso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Federal do Pampa.

Érico Marcelo Hoff do Amaral

KAKUNO, E.; HEINEN, M.;AMARAL, ERICO M. H.. Desenvolvimento de uma interface USB - I/O analógica e digital. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Federal do Pampa.

Edson Massayuki Kakuno

Kakuno, E.M.; Heinen, M.; Amaral, E.M.H.. Desenvolvimento de uma interface USB - I/O analógica e digital. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Eng. de Computação) - Fundação Universidade Federal do Pampa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Cristian Cechinel

Desenvolvimento de um Repositório de Objetos de Aprendizagem para o Apoio ao Ensino dos Fundamentos da Área de Conhecimento de Algoritmos e Programação e Estrutura de Dados; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Computação) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Cristian Cechinel;

João Baptista dos Santos Martins

Técnicas de Medidas de Fluxo de Àgua para Aplicação de IoT (Título Provisório); Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal de Santa Maria; (Orientador);

Edson Massayuki Kakuno

Desenvolvimento de uma interface USB - I/O analógica e digital; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Eng; de Computação) - Fundação Universidade Federal do Pampa; Orientador: Edson Massayuki Kakuno;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CECHINEL, C. ; SILVEIRA, A. V. . Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem para o Apoio à Disciplina de Algoritmos. Ws2 , v. 1, p. 2-3, 2008.

  • CECHINEL, C. ; SILVEIRA, A. V. . Objetos de Aprendizagem para o apoio ao Ensino da Linguagem de Programação C. Sulcomp 2008 , v. 4, p. 34, 2008.

  • SILVEIRA, A. V. . Configuração do particionamento de disco. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVEIRA, A. V. . Ubuntu: Instalação e configuração. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVEIRA, A. V. ; CECHINEL, C. . Apoio ao Ensino da Linguagem de Programação C. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVEIRA, A. V. . Algoritmos e Prática de Programação - Módulo Introdutório. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SILVEIRA, A. V. . Curso de algoritmos e prática de programação. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Integração de Nanosatélites - Desenvolvimento de Placa Integradora NCBR2, Descrição: O projeto tem por objetivos: - desenvolvimento de placa integradora de cargas úteis do nanosatélite - NANOSATC-BR2 - (NCBR2) e à integração de nanossatélites: - validação em solo, monitoramento e operação em órbita dos experimentos científicos e tecnológicos embarcados nos nanossatelites NANOSATC-BR1 - (NCBR1) & NCBR2 do Programa NANOSATC-BR, Projeto CONASAT e subsistemas compatíveis com plataformas CubeSats, em execução no âmbito do Convênio e Parceria do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, através de sua subunidade o Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais com a Universidade Federal de Santa Maria - Convênio INPE/MCTIC - UFSM e suas Parcerias no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alex Veloso da Silveira - Integrante / Cesar Augusto Prior - Coordenador.

  • 2015 - 2015

    Implementação de uma Interface de Aquisição e Processamento de Sinais de Oximetria com Comunicação Bluetooth e Sofware de Monitoramento., Descrição: Este trabalho propõem a implementação de uma interface de aquisição de dados de oximetria utilizando um oxímetro de pulso e prevê a comunicação com um dispositivo móvel através de Bluetooth. O oxímetro de pulso é um equipamento médico não-invasivo que fornece informações relativas a saturação de oxigênio no sangue arterial além das funções cardiorrespiratórias do paciente como o número de batimentos cardíacos por minuto e a curva de fluxo sanguíneo. Por ser um dispositivo versátil e de rápida resposta, é amplamente utilizado durante processos de anestesiologia, em processos cirúrgicos e emergenciais, em unidades de tratamento intensivo, transporte de pacientes, em unidades neonatais, diagnóstico de distúrbios respiratórios e em outras situações em que o monitoramento se faz necessário para a detecção prévia de problemas associados a baixa taxa de oxigênio presente nos tecidos do corpo, conhecido como hipóxia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Alex Veloso da Silveira - Integrante / Sandra Cossul - Integrante / Cesar Augusto Prior - Coordenador.

  • 2007 - 2010

    Desenvolvimento de um Repositório de Objetos de Aprendizagem para o Apoio ao Ensino dos Fundamentos da Área de Conhecimento de Algoritmos e Programação e Estrutura de Dados, Descrição: Objetivos Específicos do Projeto: 1) Identificar problemas e dificuldades de aprendizagem em relação aos fundamentos de Algoritmos e Programação e Estruturas de Dados dentro do contexto do Curso de Engenharia Computacional da Universidade Federal do Pampa e do Ensino Médio da cidade de Bagé; 2) Estudar o padrão LOM (Learning Object Metadata) para a descrição de Metadados em Objetos de Aprendizagem; 3) Testar ferramentas de edição de Metadados para Objetos de Aprendizagem que sigam as recomendações do padrão LOM recomendado pela IEEE; 4) Procurar Objetos de Aprendizagem prontos e que se encaixem com os problemas e dificuldades de aprendizagem identificadas e reaproveitá-los; 5) Modelar, descrever e desenvolver objetos de aprendizagem voltados para os problemas e dificuldades levantadas junto ao processo de ensino-aprendizagem; 6) Disponibilizar para os acadêmicos e professores os objetos construídos por meio de um Repositório de Objetos de Aprendizagem; 7) Estabelecer parcerias com universidades que possuem Repositórios de Objetos de Aprendizagem para o compartilhamento desses objetos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Alex Veloso da Silveira - Integrante / Cristian Cechinel - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2016 - Atual

    Integração de Nanosatélites - Desenvolvimento de Placa Integradora NCBR2, Descrição: O projeto tem por objetivos: - desenvolvimento de placa integradora de cargas úteis do nano satélite - NANOSATC-BR2 - (NCBR2) e à integração de nanossatélites: - validação em solo, monitoramento e operação em órbita dos experimentos científicos e tecnológicos embarcados nos nanossatelites NANOSATC-BR1 - (NCBR1) & NCBR2 do Programa NANOSATC-BR, Projeto CONASAT e subsistemas compatíveis com plataformas CubeSats, em execução no âmbito do Convênio e Parceria do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, através de sua subunidade o Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais com a Universidade Federal de Santa Maria - Convênio INPE/MCTIC - UFSM e suas Parcerias no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Alex Veloso da Silveira - Integrante / Andrei Piccinini Legg - Coordenador.

  • 2015 - 2015

    Implementação de uma Interface de Aquisição e Processamento de Sinais de Oximetria com Comunicação Bluetooth e Sofware de Monitoramento., Descrição: Este trabalho propõem a implementação de uma interface de aquisição de dados de oximetria utilizando um oxímetro de pulso e prevê a comunicação com um dispositivo móvel através de Bluetooth. O oxímetro de pulso é um equipamento médico não-invasivo que fornece informações relativas a saturação de oxigênio no sangue arterial além das funções cardiorrespiratórias do paciente como o número de batimentos cardíacos por minuto e a curva de fluxo sanguíneo. Por ser um dispositivo versátil e de rápida resposta, é amplamente utilizado durante processos de anestesiologia, em processos cirúrgicos e emergenciais, em unidades de tratamento intensivo, transporte de pacientes, em unidades neonatais, diagnóstico de distúrbios respiratórios e em outras situações em que o monitoramento se faz necessário para a detecção prévia de problemas associados a baixa taxa de oxigênio presente nos tecidos do corpo, conhecido como hipóxia.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Alex Veloso da Silveira - Integrante / Sandra Cossul - Integrante / Cesar Augusto Prior - Coordenador.

  • 2014 - Atual

    Implementação de Técnicas de Redução de Potência em Circuitos Integrados Digitais Aplicadas a Microcontroladores, Descrição: O processo de revolução tecnológica no qual o mundo se insere hoje pode ser observado na evolução contínua de muitos dispositivos, outrora simples e de aplicação restrita e tamanho consideráveis, são atualmente capazes de suportar as mais variadas funções em volume muito compacto. Este processo permite o desenvolvimento de sistemas de alta complexidade com índices de qualidade extremamente satisfatórios e com custos relativamente reduzidos. Na área da engenharia elétrica e computação, precisamente na área de microeletrônica e de sistemas analógicos e digitais integrados, o processo de revolução tecnológica é também bastante pronunciado. O processo de desenvolvimento de sistemas hoje é praticamente todo suportado por programas específicos de auxílio a projetos bem conhecidos como VLSI-CAD (Very Large Scale Integration - Compute Aided Design), o que permite a construção de equipamentos de natureza variada nas tantas áreas do conhecimento humano. Um microcontrolador é um pequeno computador integrado em apenas um circuito integrado, constituído por processador, memória e periféricos de entrada e saída, tanto digitais como analógicas. Atualmente estes dispositivos encontram inúmeras aplicações como sensores, controle de aparelhos eletrodomésticos, aplicações automotivas, militares, brinquedos, controle de energia, Rede de Sensores Sem Fio (RSSF), dentre outras. Sua importância advém da variedade de aplicações possíveis e das reduções de custo, tamanho e energia que proporciona nos produtos onde é aplicado. Desde 2011, a SMDH trabalha no desenvolvimento de um microcontrolador de 8 bits, denominado ZR16S08. Este microcontrolador possui um microprocessador de 8 bits, arquitetura RISC, tipo Harvard, com 24 instruções. A sua memória de programa é uma EEPROM com 1024x16bits e sua memória de dados é uma SRAM com 256 x 8 bits. Este microprocessador possui um conjunto de 16 registradores sendo 13 de uso geral. Tem também uma pilha de 4 posições para armazenar flags, controles e o program counter. O microprocessador conta com um sinal de interrupção por onde recebe a sinalização de interrupção vinda de diversos periféricos. Controla 9 saídas digitais, 6 entradas digitais, 3 saídas open drain ou espelho de corrente e 4 canais analógicos. É um dispositivo de baixo custo concebido para atender os mercados de iluminação, automação industrial, materiais elétricos de instalação, sistemas eletroeletrônicos prediais, utilidades domésticas e brinquedos, porém seu consumo de potência é elevado para aplicações que exijam baixa energia. Um novo microcontrolador de 16 bits que está em desenvolvimento na SMDH a partir da experiência obtida no de 8 bits será objeto de estudo para implementação de técnicas de redução de consumo. Este dispositivo tem como especificação as seguintes características: microprocessador RISC, arquitetura Harvard, 16Kx32 bits de memória de programa, 16Kx16 bits de memória de dados, 1 UART, 1 interface I2C ou SPI, A/D de 12 bits com 4 canais, terá até 16 entradas digitais e 16 saídas digitais, além de 4 saídas open drain ou espelho de corrente. Entre os blocos analógicos periféricos haverá 2 timers 16 bits que poderão ser usados em 2 PWM e watchdog, Este dispositivo obrigatoriamente terá que ter baixíssimo consumo de energia. Este projeto tem por objetivos: - Estudo e desenvolvimento de técnicas para redução do consumo de potência em circuitos integrados digitais e que terá aplicação direta e imediata no desenvolvimento do microcontrolador de 16 bits (ZR16LP16), o qual está sendo projetado pela SMDH; - Com as técnicas de redução de consumo desenvolvidas e implementadas, usá-las em outras aplicações como circuitos integrados para Rede de Sensores Sem Fio (RSSF) e circuitos com tecnologias nanométricas; - Aumentar a produção de artigos técnico-científicos, com a pesquisa a ser realizada; - Desenvolvimento de dissertações e teses na áre. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Alex Veloso da Silveira - Integrante / Cesar Augusto Prior - Integrante / João Baptista dos Santos Martins - Coordenador.

  • 2013 - 2016

    Redutor de Energia em StandBy Imply (RESBI), Descrição: O objetivo este projeto é desenvolver um equipamento redutor de energia em standby denominado RESBI, o qual conterá um microcontrolador de muito baixo consumo que fará o controle e redução da energia de equipamentos elétricos quando no modo standby. Este microcontrolador será projetado e desenvolvido pela UFSM atarvés da Santa Maria Design House (SMDH).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Alex Veloso da Silveira - Integrante / João Baptista dos Santos Martins - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    Integração de Nanosatélites - Desenvolvimento de Placa Integradora NCBR2, Descrição: O projeto tem por objetivos: - desenvolvimento de placa integradora de cargas úteis do nano satélite - NANOSATC-BR2 - (NCBR2) e à integração de nanossatélites: - validação em solo, monitoramento e operação em órbita dos experimentos científicos e tecnológicos embarcados nos nanossatelites NANOSATC-BR1 - (NCBR1) & NCBR2 do Programa NANOSATC-BR, Projeto CONASAT e subsistemas compatíveis com plataformas CubeSats, em execução no âmbito do Convênio e Parceria do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, através de sua subunidade o Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais com a Universidade Federal de Santa Maria - Convênio INPE/MCTIC - UFSM e suas Parcerias no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Alex Veloso da Silveira - Integrante / Andrei Piccinini Legg - Coordenador.

  • 2015 - 2015

    Implementação de uma Interface de Aquisição e Processamento de Sinais de Oximetria com Comunicação Bluetooth e Sofware de Monitoramento., Descrição: Este trabalho propõem a implementação de uma interface de aquisição de dados de oximetria utilizando um oxímetro de pulso e prevê a comunicação com um dispositivo móvel através de Bluetooth. O oxímetro de pulso é um equipamento médico não-invasivo que fornece informações relativas a saturação de oxigênio no sangue arterial além das funções cardiorrespiratórias do paciente como o número de batimentos cardíacos por minuto e a curva de fluxo sanguíneo. Por ser um dispositivo versátil e de rápida resposta, é amplamente utilizado durante processos de anestesiologia, em processos cirúrgicos e emergenciais, em unidades de tratamento intensivo, transporte de pacientes, em unidades neonatais, diagnóstico de distúrbios respiratórios e em outras situações em que o monitoramento se faz necessário para a detecção prévia de problemas associados a baixa taxa de oxigênio presente nos tecidos do corpo, conhecido como hipóxia.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Alex Veloso da Silveira - Integrante / Sandra Cossul - Integrante / Cesar Augusto Prior - Coordenador.

  • 2014 - Atual

    Implementação de Técnicas de Redução de Potência em Circuitos Integrados Digitais Aplicadas a Microcontroladores, Descrição: O processo de revolução tecnológica no qual o mundo se insere hoje pode ser observado na evolução contínua de muitos dispositivos, outrora simples e de aplicação restrita e tamanho consideráveis, são atualmente capazes de suportar as mais variadas funções em volume muito compacto. Este processo permite o desenvolvimento de sistemas de alta complexidade com índices de qualidade extremamente satisfatórios e com custos relativamente reduzidos. Na área da engenharia elétrica e computação, precisamente na área de microeletrônica e de sistemas analógicos e digitais integrados, o processo de revolução tecnológica é também bastante pronunciado. O processo de desenvolvimento de sistemas hoje é praticamente todo suportado por programas específicos de auxílio a projetos bem conhecidos como VLSI-CAD (Very Large Scale Integration - Compute Aided Design), o que permite a construção de equipamentos de natureza variada nas tantas áreas do conhecimento humano. Um microcontrolador é um pequeno computador integrado em apenas um circuito integrado, constituído por processador, memória e periféricos de entrada e saída, tanto digitais como analógicas. Atualmente estes dispositivos encontram inúmeras aplicações como sensores, controle de aparelhos eletrodomésticos, aplicações automotivas, militares, brinquedos, controle de energia, Rede de Sensores Sem Fio (RSSF), dentre outras. Sua importância advém da variedade de aplicações possíveis e das reduções de custo, tamanho e energia que proporciona nos produtos onde é aplicado. Desde 2011, a SMDH trabalha no desenvolvimento de um microcontrolador de 8 bits, denominado ZR16S08. Este microcontrolador possui um microprocessador de 8 bits, arquitetura RISC, tipo Harvard, com 24 instruções. A sua memória de programa é uma EEPROM com 1024x16bits e sua memória de dados é uma SRAM com 256 x 8 bits. Este microprocessador possui um conjunto de 16 registradores sendo 13 de uso geral. Tem também uma pilha de 4 posições para armazenar flags, controles e o program counter. O microprocessador conta com um sinal de interrupção por onde recebe a sinalização de interrupção vinda de diversos periféricos. Controla 9 saídas digitais, 6 entradas digitais, 3 saídas open drain ou espelho de corrente e 4 canais analógicos. É um dispositivo de baixo custo concebido para atender os mercados de iluminação, automação industrial, materiais elétricos de instalação, sistemas eletroeletrônicos prediais, utilidades domésticas e brinquedos, porém seu consumo de potência é elevado para aplicações que exijam baixa energia. Um novo microcontrolador de 16 bits que está em desenvolvimento na SMDH a partir da experiência obtida no de 8 bits será objeto de estudo para implementação de técnicas de redução de consumo. Este dispositivo tem como especificação as seguintes características: microprocessador RISC, arquitetura Harvard, 16Kx32 bits de memória de programa, 16Kx16 bits de memória de dados, 1 UART, 1 interface I2C ou SPI, A/D de 12 bits com 4 canais, terá até 16 entradas digitais e 16 saídas digitais, além de 4 saídas open drain ou espelho de corrente. Entre os blocos analógicos periféricos haverá 2 timers 16 bits que poderão ser usados em 2 PWM e watchdog, Este dispositivo obrigatoriamente terá que ter baixíssimo consumo de energia. Este projeto tem por objetivos: - Estudo e desenvolvimento de técnicas para redução do consumo de potência em circuitos integrados digitais e que terá aplicação direta e imediata no desenvolvimento do microcontrolador de 16 bits (ZR16LP16), o qual está sendo projetado pela SMDH; - Com as técnicas de redução de consumo desenvolvidas e implementadas, usá-las em outras aplicações como circuitos integrados para Rede de Sensores Sem Fio (RSSF) e circuitos com tecnologias nanométricas; - Aumentar a produção de artigos técnico-científicos, com a pesquisa a ser realizada; - Desenvolvimento de dissertações e teses na áre. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Alex Veloso da Silveira - Integrante / Cesar Augusto Prior - Integrante / João Baptista dos Santos Martins - Coordenador.

  • 2013 - 2016

    Redutor de Energia em StandBy Imply (RESBI), Descrição: O objetivo este projeto é desenvolver um equipamento redutor de energia em standby denominado RESBI, o qual conterá um microcontrolador de muito baixo consumo que fará o controle e redução da energia de equipamentos elétricos quando no modo standby. Este microcontrolador será projetado e desenvolvido pela UFSM atarvés da Santa Maria Design House (SMDH).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Alex Veloso da Silveira - Integrante / João Baptista dos Santos Martins - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Santa Maria Design House, FATEC. , Universidade Federal de Santa Maria, Rua Q, Prédio 67, Camobi, 97105900 - Santa Maria, RS - Brasil, Telefone: (055) 32208021, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional