Vladimir de Carvalho Luz

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia (2000), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e doutorado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2010). Professor do magistério Superior na Universidade Federal Fluminense, Adjunto 2, classe C. Foi Coordenador do Curso de Bacharelado em Segurança Pública e Social (UFF) e atualmente é Chefe do Departamento de Segurança Pública do InEAC (UFF). É professor credenciado no mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito (UFF). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: acesso à justiça, Assessoria Jurídica Popular teoria do direito e do Estado e teoria do direito constitucional

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Direito

2007 - 2010

Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: A verdade dos juristas - Senso Comum Teórico e pré-compreensão - Contribuições para uma Hermenêutica crítica do (e no) direito
Lenio Luiz Streck.

Mestrado em Direito

2004 - 2005

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Assessoria Jurídica Popular no Brasil,Ano de Obtenção: 2005
Antonio Carlos Wolkmer.

Graduação em DIREITO

1995 - 2000

Universidade Federal da Bahia

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

LUZ, V. C. . 1ª Semana do TaCAP: sistema punitivo, conflitos territoriais e Assessoria popular. 2015. (Outro).

LUZ, V. C. . I Jornada de Produção Científica em Direitos Fundamentais e Estado. 2007. 2007. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

V SEMINÁRIO NACIONAL DIREITOS, PESQUISA E MOVIMENTOS SOCIAIS.A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE UMAASSESSORIA JURÍDICA POPULAR UNIVERSITÁRIA:ESTUDO DE CASO DA FORMAÇÃO DO COLETIVO TACAP ? TAMOIOS COLETIVO DE ASSESSORIA JURÍDICA POPULAR NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (2014). 2015. (Seminário).

Agenda Acadêmica da UFF. Cine Debate: A Liberdade de Manifestação e a promoção da segurança pública.Debate sobre o filme: O povo contra Larry Flynt. 2013. (Seminário).

VII Semana do SAJU: Mesa de Debate Desafios da Assistência e Assessoria Jur. esafios da Assistência e Assessoria Jurídica. 2013. (Exposição).

1 Congresso Nacional sobre atuação da Defensoria Publica em Educação em Direitos. Educação jurídica popular e acesso a justiça: marcos teóricos e experienciass. 2011. (Congresso).

Assessoria Jurídica Popular no Brasil.Assessoria JUrídica Popular no Brasil. 2011. (Outra).

I simpósio de Direito e Literatura. 2010. (Simpósio).

Assessoria Jurídica Popular e ENsino Jurídico.Assessoria Jurídica Popular e ENsino Jurídico. 2009. (Oficina).

Congreso Latino-Americano de Direitos Humanos. Assistência Jurídica Integral como serviço público fundamental: o caso paradoxal de Santa Catarina. 2008. (Congresso).

II Jornada de Pesquisa e Extensão do Curso de Direito - UNESC.Apresentação dos Grupos de Pesquisa do Curso de Direito - UNESC. 2007. (Outra).

I jornada de Produção Científica em Direitos Fundamentais e Estado.Coordenador de mesa de apresentaçãode trabalhos- Eixo 9 Acesso à Justiça,serviçoslegais e cidadania. 2007. (Seminário).

XI Semana Jurídica do CA XI de Fevereiro.Acesso a Justiça e Assessoria Jurídica Popular. 2007. (Seminário).

1 Colóquio de Assessoria Jurídica Popular do Maranhão.Assessoria Jurídica Popular: paradoxos, legado e perspectivas. 2006. (Seminário).

I Seminário de Pesquisa e Extensão do Curso de Direito - UNIVALI.Universidade vs. profissões jurídicas?. 2006. (Seminário).

X Semana Jurídica do curso de Direito - UNESC.A defensoria dativa no Estado de Santa Catarina. 2006. (Seminário).

VII - ERENAJU - Encontro da Rede nacional de Assesoria Jurídica Universitária.Assessoria Jurídica Popular: história, paradigmas e perspectivas. 2005. (Oficina).

XIV Congresso Nacional do CONPEDI - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em direito. 2005. (Congresso).

Vi Semana Acadêmica do Curso de Direito e III Semana Interdisciplinar dos Cursos de CIências Sociais Aplicadas.Assessoria Jurídica Popular. 2002. (Seminário).

Justiça: direitos para todos ou direitos para poucos?.Justiça: direitos para todos ou direitos para poucos?. 1999. (Seminário).

IV Semana de Cultura Jurídica.Direito e Poder. 1998. (Seminário).

Tribunal Internacional dos Povos. 1998. (Outra).

III Encontro Internacional de Direito Alternativo. 1996. (Encontro).

I Seminário de Alternativas do Sistema pena e I Encontro de Direito Alternativo do Nordeste. 1995. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Vivian da Silva Scarpi

LUZ, V. C.; VENERIO, C. M. S.; LOIS, C. C.. O ensino jurídico na Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense: um olhar sobre a abiordagem do Pluralismo Jurídico no Processo de Aprendizagem sob a ótica do Pluralismo Jurídico. 2017. Dissertação (Mestrado em Direito Constitucional) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Solano Antanius de Sousa Santos

LUZ, V. C.; PIRES, L. S.; SILVA, J.. "Tá tranquilo, tá favorável": a ordem pública na Constituição entre a ordem civil e militar. 2016. Dissertação (Mestrado em Direito Constitucional) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Juliane dos Santos Ramos Souza

LUZ, V. C.; SANTOS, R. D.; VENERIO, C. M. S.. Anistia Política segundo Rui Barbosa e aderência do STF às suas idéias.. 2016. Dissertação (Mestrado em Direito Constitucional) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Bianca Kremer Nogueira Corrêa

LUZ, V. C.; VENERIO, C. M. S.; LOIS, C. C.. Jurisdição em tempos de decisionismo: o desfaio da concretização de direitos. 2016. Dissertação (Mestrado em Direito Constitucional) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Acioli Viana Silva

LUZ, V. C.. O direito fundamental à saúde e a resposta correta: os limites da responsabilidade dos municípios em pleitos de alta complexidade. 2015. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Igor Ramos Rosa

LUZ, V. C.. Os legitimados no controle concentrado de constitucionalidade: fundamentação e diálogo na sociedade aberta. 2015. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Sergio Rodrigues Dias Filho

LUZ, V. C.; SANTOS, R. D.; VENERIO, C. M. S.; CITTADINO, G. G.. O constitucionalismo de João Mangabeira: consenso, racionalidade e socialismo.. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Direito Constituciona) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Amanda Alves de Souza

LUZ, V. C.. Para uma pedagogia comunicativa do ensino jurídico: uma análise de experiências inovadoras de aprendizagem desenvolvidas em atividades de extensão universitária. 2013. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Livia Copelli Copatti

LUZ, V. C.; COSTA., M. M. M.; CUSTÓDIO, André Viana. O Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente e os instrumentos de participação social para garantia de direitos no município de Sananduva. 2011. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Ana Carolina Ghisleni

LUZ, V. C.. O descrédito na jurisdição e a mediação enquanto política pública eficaz no tratamento dos conflitos conforme a resolução n. 125 do Conselho Nacional de Justiça. 2011. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Roberto Carlos Gradin

LUZ, V. C.. DIREITOS FUNDAMENTAIS INDÍGENAS E MEIO AMBIENTE: UMA ANÁLISE SOBRE O CASO DA USINA HIDRELÉTRICA DE BELO MONTE NO RIO XINGU NO PARÁ. 2011. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Christiany Diogenes Maia

LUZ, V. C.. A Assessoria Juridica Popular eo seu potencial emancipatorio : uma alternativa a serviço dos movimentos sociais. 2013. Tese (Doutorado em Direito Constitucional) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Carlos Magno Spricigo Venerio

LUZ, V. C.. Universidade e comunidade: o ethos comunitário das universidades catarinenses mantidas por fundações municipais de direito privado, uma abordagem a partir do Pluralismo juridico. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em Direito) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Ricardo Ferraz Braida Lopes

FELGUEIRAS, C. L. T.;LUZ, V. C.; PADUA, J. P. C. V.; CARVALHO, L. C.. Literatura de cárcere e o preso da província. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia e Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Evelin Mara Cáceres Dan

PIRES, L. S.;LUZ, V. C.; LOBAO, R. J.; PLATERO, K.. Exame criminológico e seu alcance nas decisões de execução penal: fronteira tangíveis?. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia e Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Amanda Alves de Souza

FRAGALE FILHO, R.;LUZ, V. C.; ALVES, C. F.. Ensino Jurídicos e perfis ocentes: uma análise das disputas no campo do ensino jurídico e da relação entre teoria e prática. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia e Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Renan Vinicius Sotto Mayor de Oliveira

LUZ, V. C.; ALVES, C. F.; AZAMBUJA, M. K.. Defensoria Pública na Rua: limites e possibilidades de acesso à justiça à população em situação de rua no Rio de Janeiro. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia e Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Bianca Kremer Nogueira Corrêa

LUZ, V. C.; SANTOS, R. D.; VENERIO, C. M. S.. Hermenêutica e jurisdição em tempo de solipsismo: o desafio da concretização de direitos em contexto pós-positivista no pensamento de Lenio Streck. 2015.

Aluno: Bianca Kremer Nogueira Corrêa

VENERIO, C. M. S.; SANTOS, R. D.;LUZ, V. C.. Hermenêutica e Jurisdição em tempos de solipsismo: o desafio da concretização de direitos emcontexto pós-positivista no pensamento de Luiz Lênio Streck.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Direito Constitucional - PPGCD/UFF) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Juliane dos Santos Ramos Souza

SANTOS, R. D.; VENERIO, C. M. S.;LUZ, V. C.. Anistia penal no Rui Barbosa. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Direito Constituciona) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Sergio Rodrigues Dias Filho

LUZ, V. C.; SANTOS, R. D.; VENERIO, C. M. S.. O Supremo Tribunal Federal e o Constitucionalismo Antiliberal de Carl Schmitt: um diálogo entre o julgamento de João Mangabeira e a legitimação prévia do Estado Novo.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Direito Constituciona) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Nayla Velberto Til

CASTRO, P. R. A.;LUZ, V. C.; VASCONCELLOS, I. P. F.. Envelhecimento Populacional: um olhar sobre a prevenção em saúde no município de Ro das Ostras. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas e Gestão Governamental) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ana Carolina Thomaz de Oliveira

CASTRO, P. R. A.;LUZ, V. C.; VASCONCELLOS, I. P. F.. PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA (PMCMV): QUAIS CONTRIBUIÇÕES TAL POLÍTICA TRAZ PARA O ENFRENTAMENTO DO DÉFICIT HABITACIONAL ATRAVÉS DO O ACESSO A MORADIA POR FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA NO BRASIL?. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas e Gestão Governamental) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Marta Lisboa Kozlowski Caviquole

AREAS, J. A. M.;LUZ, V. C.; BARCANTE, L. S.; EPIFANI FILHO, M. A.. Como vencer a cultura do sigilo no cumprimento da Lei de acesso à informação na administração pública de Barra Mansa -RJ, fortalecendo o controle da gestão e a participação cidadã. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas e Gestão Governamental) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Vera Lúcia Dutra Porto

FERREIRA, M. A. G.; BARCANTE, L. S.;LUZ, V. C.; AREAS, A. M.. Autoatendimento orientado em ambiente fora da Receita Federal: um projeto em parceria com a Prefeitura de Macaé-RJ - o papeldo Núcleo de Apoio Contábil e Física - NAF na UFF com Projeto-Piloto em Macaé-RJ. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas e Gestão Governamental) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Graciella Faico Ferreira

FERREIRA, M. A. G.;LUZ, V. C.; BARCANTE, L. S.; AREAS, A. M.. Políticas de sustentabilidade na adimnistração pública: um olhar a partir das vivências no Tribunak de Justiça do Rio de Janeiro. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas e Gestão Governamental) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Glaucia Gomes Mendonca

MENEZES, A. S. H.;LUZ, V. C.; SANTOS, R. B.. Associação dos moradores da localidade de Rocha Leão, Rio das Ostras -RJ: limites e possibilidades.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas e Gestão Governamental) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: MARCO ANTÔNIO OLIVEIRA COSTA

BARCANTE, L. S.; AREAS, A. M.; EPIFANI FILHO, M. A.;LUZ, V. C.. Modelo de gestão e estrutura organizacional na Polícia Federal: a importância do aspecto motivacional dos policiais.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas e Gestão Governamental) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Nayara Lais Lustosa Neves Milanez

MENEZES, A. S. H.;LUZ, V. C.; ROMANO, M. V. B.. Atividade regulatória da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis: a missão institucional e a competência técnica dos agentes internos como determinantes na promoção da justiça social. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas e Gestão Governamental) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rogério Peres Azevedo

JUAREZ, R. W. B.; FERREIRA, M. A. G.; VERISSIMO, M.;LUZ, V. C.. Estão na mira! Os desafios da Segurança Pública através do olhar do GAESP. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Segurança Pública) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Alberto Serafim lessa

LUZ, V. C.; NEVES, F. H. C.; MIBIELLI, B. L.. TORCIDA ORGANIZADA DO FLAMENGO: RAÇA, AMOR, PAIXÃO E VIOLÊNCIA. REGRAS E COSTUMES DE UMA ?NAÇÃO? RUBRO- NEGRA.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Segurança Pública) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Daniel Campelo Selano

FERREIRA, M. A. G.;LUZ, V. C.. A incompatibilidade da presunção de inocência com o Código de Processo Penal Brasileiro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Segurança Pública) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Alberto Gomes dos Santos

LUZ, V. C.; PIRES, L. S.. O medo da morte violenta: sociedade (in) segurança e justiça - olhares sobre possíveis varáveis do pretenso aumento dos homicídios dolosos na cidade de São Gonçalo - RJ.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Segurança Pública) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Leonardo Rodrigues Peçanha

SANTOS, R. D.;LUZ, V. C.; SANTOS, J. R.. A inconstitucionalidade do art. 28 da Lei 11.343/2016. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Hugo Vinicius Silva Pereira

LUZ, V. C.; MARTINS, L. P. B.; ALBERNAZ, E. R.. Entre a escola e a cadeia: uma análise do conflito entre o viés punitivo e a socioeducação no Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Estado do Rio de Janeiro.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Segurança Pública) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: CLARA FERREIRA ARAUJO DE SOUZA

LUZ, V. C.; PLATERO, K.; NUNEZ, I.. Machismo no judiciário existe? Reflexões sobre a construção socio-moral da mulher na formação e na prática dos operadores do Direito. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Segurança Pública) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Júlia Vieira Freitas

LUZ, V. C.; PLATERO, K.; NUNEZ, I.. Mulheres, Grávidas, Mães e Presidiárias: Um olhar sobre o universo feminino no sistema penitenciário brasileiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Segurança Pública) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Fernando Henrique Cardoso Neves

LUZ, V. C.; PIRES, L.; ALBERNAZ, E. R.. Abolicionismo Penal e Extensão. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Débora Albuquerque Vidal

LUZ, V. C.; SILVA, E. M. A.; REMEDIO NETO, A.. Mídia e criminalidade: um estudo sobre a construção do estereótipo do criminoso a aprtir de recursos linguísticos e iconográficos nas notícias de segurança pública da seção cidade do jornal "O Fluminense". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Segurança Pública) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Carlos Gláuther Coutinho Florido

LUZ, V. C.. Esquerda punitiva: a assimilação do discurso da punição pelos movimentos sociais no Brasil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Thais Maia de Oliveira Queiroz

LUZ, V. C.. Diversidade de gênero e as modificações no direito de família brasileiro: estudo de caso das decisões do STF na ADI 4277 e ADPF 132. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Pedro Carvalho Villa

LUZ, V. C.; ALBERNAZ, E. R.. Conselho e participação social: uma análise dos Conselhos de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Segurança Pública) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Vanessa de Assis Martins

LUZ, V. C.. A responsabilidade dos agentes públicos e do Esatdo Brasileiro por violações de Direitos Humanos no período da ditadura militar brasileira (1964-1985): uma análise jurídico-política a partir do legado disciplinar de Hannha Arendt. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em direito) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Douglas Beckhauser de Freitas

LUZ, V. C.. A função do magistrado na busca da efetiva aplicação dos objetivos Fundamentais da República à luz das três concepções hermenêuticas contemporâneas: positivismo jurídico, neoconstitucionalismo e direito alternativo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Marco Ghandi de Assis Oliveira

LUZ, V. C.. O controle externo da polícia judiciária da união como forma fundamental de materialização do direito fundamental à segurança pública: alcance, significados e (re) leituras. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Passo Fundo.

Aluno: Alessandra Festugato

LUZ, V. C.. O direito de voto do preso provisório em relação aos direitos humanos: uma leitura penal-instrumental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Passo Fundo.

Aluno: Renan Borges Gonçalves

LUZ, V. C.. O confinamento de imigrantes descendentes de italianos e alemães durante a 2ª Guerra Mundial Mundial. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Jardel Medeiros Filho

LUZ, V. C.. A irrepetibilidade dos alimentos frente ao enriquecimento sem causa - artigos 884 a 886 da lei 10. 406/2002 (Código Civil). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Lucas Machado Fagundes

LUZ, V. C.; Schmidt, Ernani Santos. ACESSO À JUSTIÇA: A ASSESSORIA JURÍDICA POPULAR UNIVERSITÁRIA COMO ALTERNATIVA A INEFICÁCIA DOS PRECEITOS FUNDAMENTAIS NO ESPAÇO GLOBALIZADO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Católica de Pelotas.

Aluno: Chalton Richjard Rodrigues Schineider

LUZ, V. C.. O Direito Alternativo hoje. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em direito) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Susiane Formentin Mendes

LUZ, V. C.. O movimento pela Vida de Içara. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Giovani Bertollo Búrigo

LUZ, V. C.. O juiz leigo no Juizado Especial Cível sob o prisma da Lei 90099/95. 2008.

Aluno: Leandro Batista de Melo Silveira

LUZ, V. C.. Direitos da pessoa com deficiência no Brasil: educação especial ou terceiro setor. 2008.

Aluno: Poliana Bet

LUZ, V. C.. A personalidade do nascituro no ordenamento jurídico brasileiro. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em direito) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Flaviane Fretta Tomaz

LUZ, V. C.. Limitações ao direito de propriedade uirbana (privada). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em direito) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Rafael de Moraees batista

LUZ, V. C.. A caracterização do cheque pós-datado com a apresentação antes do prazo avençado e sua repercussão indenizatória. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Extremo Sul Catariense.

Aluno: Cladinéia Francelino Cecconi

LUZ, V. C.. Direito do nascituro no ordenamento juridico brasileiro. 2007.

Aluno: Priscila Leandro Pacheco

LUZ, V. C.. Imissão provisória na posse regulada pelo Decreto - Lei nº 1.075/70 e os princípios jurídicos constitucionais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em direito) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Jociane Vieira dos Santos Antunes

LUZ, V. C.. Titulação de Terras das comunidades Quilombolas na Constituição Federal Brasileira de 1988. 2006.

Aluno: Clarissa Signor

LUZ, V. C.. Libredade Religiosa, Autonomia da Vontade do paciente e Direito à vida: a problemática da recusa da terapia transfusional pelos Testemunhas de Jeová. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Solange Comin Lorenzon

LUZ, V. C.. O Ministério Público e a Investigação Criminal. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em direito) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Bárbara Minatto

LUZ, V. C.. A proteção do patrimônio no Código Penal Brasileiro à luz do labelling approach e a utilização da prisão como forma de reprodução das relações de poder nas modernas sociedades capitalistas ocidentais. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Luiz de Cesaro Cavaler Neto

LUZ, V. C.. Da aposentadoria por tempo de contribuição no âmbito do regime geral de previdência social. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Flávio Antônio Galina

LUZ, V. C.. Cobrança e outorga da [agua enquanto bem de domínio público. 2005.

Aluno: Marco Luciano Wächter

LUZ, V. C.. A Ação Civil Pública e o combate ao trabalho escravo no Brasil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Daniela Roswag

LUZ, V. C.. Aspectos Destacados do Direito Médico sob o Vértice da Reparação Civil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em direito) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Cheila Rampinelli

LUZ, V. C.. Liberdade de manifestação do pensamento e direito de privacidade: uma análise da colisão de direitos fundamentais na emissão de opiniões e na divulgação de imagens. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Jerry Zabot

LUZ, V. C.. Alimentos ao nascituro. 2004.

Aluno: Ronaldo Bernhardt

LUZ, V. C.. Usucapião Especial Urbano. 2004.

Aluno: Francis Carlos Mezzari

LUZ, V. C.. O Ministério Público na Investigação Criminal. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Jerry Zabot

LUZ, V. C.. Alimentos ao Nascituro. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Delcio Luiz Giehl

LUZ, V. C.. (Des) Caracterização do Leasing Financeiro em decorrência do pagamento antecipado do valor residual garantido. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Marecleo Vitto Bongiolo

LUZ, V. C.. Desapropriação judicial, o novo instituto civilista brasileiro - limites e perspectivas. 2003.

Aluno: Ricardo Geremias da Luz

LUZ, V. C.. O Neocontratualismo de John Rawls: aspectos gerais.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Marcio Teza de Bona

LUZ, V. C.. Comissões Parlamentares de Inquérito Federais e a Quebra dos Sigilos Constitucionalmente Assegurados. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Paulo Ricardo Vieira

LUZ, V. C.. A Importância da Prova Pericial Colhida no Inquérito Policial no Âmbito do Processo Criminal. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Amilcar Althoff

LUZ, V. C.. A impenhorabilidade do Bem de Família Argüida por Membro da Entidade que não é Parte na Execução e a Retroatividade da Lei Admitida em Oposição ao Direito Adquirido e o Ato Jurídico Perfeito. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em direito) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Julio Cesar Lopes

LUZ, V. C.. Da Individualidade Dos Direitos à Busca da Tutela Difusa pela Ação Civil Pública. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Alessandra Matos Silva

LUZ, V. C.. A solução de antinomias no direito do trabalho pela aplicação do princípio da regra da norma mais favorável e as decisões do Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em direito) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Fábio Luis Morau

LUZ, V. C.. Dano Moral e sua Mensuração Indenizatória. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em direito) - Universidade Federal de Santa Catarina.

LUZ, V. C.; MUNIZ, J. O.; GERALDO, P. H. B.. Seleção Simplificada Docente: História dos Sujeitos, Movimentos Sociais e Discursos Criminológicos. 2016. Universidade Federal Fluminense.

LUZ, V. C.; GERALDO, P. H. B.; PIRES, L.. Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor Substituto. 2014. Universidade Federal Fluminense.

LUZ, V. C.. Concurso Público para provimento de cargos de professor da Carreira do Magistério Público Superior. 2014. Universidade do Estado do Amazonas.

LUZ, V. C.. Banca Examinadora do Processo Seletivo para Contratação de Doicentes - Edital n. 012/2007. 2007. Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

LUZ, V. C.. Projeto As Faces da Exclusão: caracterização e processo de produção do espaço Bairro Ana Maria do Município de Criciúma. 2004. Universidade do Extremo Sul Catarinense.

LUZ, V. C.. Projeto Capacitação de Lideranças Populares. 2004.

LUZ, V. C.. Projeto Saúde Pública e Participação Popular. 2004. Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Antonio Carlos Nedel

NEDEL, A. C.; STRECK, L. Luis.; MORAIS, J. B. de.. Lei e Verdade - Genealogia do Senso Comum Teórico dos Juristas e sua (Re)produção no Pós-Positivismo. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Curso de pós Graduação Stricto Sensu - Doutorado - da UNISINOS) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

José Luís Bolzan de Morais

BOLZAN DE MORAIS, Jose Luis; STRECK, L.L; ROCHA, Leonel Severo; ROSA, Alexandre Morais da; Claudia Roesller. A Verdade dos Juristas: senso comum e pré-compreensão - contribuição para uma hermenêutica crítica do (e no) direito. 2010. Tese (Doutorado em Direito) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Olga Maria Boschi Aguiar de Oliveira

OLIVEIRA, O. M. B. A.. "Assessoria Jurídica Popular no Brasil".. 2005. Dissertação (Mestrado em Curso de Pós-Graduação em Direito) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Lenio Luiz Streck

STRECK, L. L.; ROSA, Alexandre Morais da; Roesler, C. R.; MORAIS, José Luis Bolzan de; ROCHA, Leonel Severo. A Verdade dos Juristas: senso comum teórico e pré-compreensão - contribuição para uma hermenêutica crítica do (e no) direito. 2010. Tese (Doutorado em Doutoramento em Direito) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Lenio Luiz Streck

STRECK, L. L.; MORAIS, José Luis Bolzan de; NEDEL, A. C.. Lei e Verdade - Genealogia do Senso Comum Teórico dos Juristas e sua (re)produção no pós-positivismo. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Direito) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Alexandre Morais da Rosa

MORAIS DA ROSA, A.. A verdade dos juristas: senso comum teórico e pré-compreensão - contribuição para uma hermenêutica crítica do (e no) Direito. 2010. Tese (Doutorado em Curso de pós Graduação Stricto Sensu - Doutorado - da UNISINOS) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Duane Moreno Pereira

A RELEVANCIA DA PRECARIZAÇÃO DAS PROFISSÕES JURIDICAS NA EFICÁCIA DO ACESSO À JUSTIÇA; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Sociologia e Direito) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Tatiana Vieira Lopes

Assessoria Jurídica Popular: uma análise sócio-historica sobre as múltiplas realidades experienciadas no cotidiano dos indivíduos em situação de carcere no Estado do Rio de Janeiro; ; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Sociologia e Direito) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Thiago José Aguiar da Silva

Advocacia de manifestações; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Sociologia e Direito) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Fernando Henrique Cardoso Neves

Abolicionismo penal e Assessoria Jurídica Popular- O percurso do TaCAP; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Sociologia e Direito) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Fernando Henrique Cardoso Neves

Abolicionismos penais; Início: 2018; Tese (Doutorado em Sociologia e Direito) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Evelin Mara Cáceres Dan

O EXAME CRIMINOLÓGICO E SEU ALCANCE NAS DECISÕES DE EXECUÇÃO PENAL: fronteiras tangíveis?; Início: 2018; Tese (Doutorado em Sociologia e Direito) - Universidade Federal Fluminense; (Coorientador);

Fernando Henrique Cardoso Neves

Vivências no Cárcere - abolicionismos penais e extensão universitária; 2018; Dissertação (Mestrado em Sociologia e Direito) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Vladimir de Carvalho Luz;

Leonardo Campos Paulistano de Santana

A transição para democracia no Brasil: a luta pela anistia e o movimento estudantil da Universidade Federal Fluminense (1975-1979); 2016; Dissertação (Mestrado em Direito Constitucional) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Vladimir de Carvalho Luz;

Juliana Borsatto Nuernberg

O regime jurídico das uniões homoafetivas no Brasil; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em direito) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Vladimir de Carvalho Luz;

Alberto Serafm Lessa

Torcida organizada: raça, amor, paixão e violência: regras e costumes; de uma nação rubro-negra; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Segurança Pública) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Vladimir de Carvalho Luz;

ERIC MACIEL TEIXEIRA

ESCOLA E VIOLÊCIA: UMA ANÁLISE DA SOCIALIZAÇÃO DOS SUJEITOS NUMA UNIDADE ESCOLAR LOCALIZADA NUM BAIRRO PERIFÉRICO; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Segurança Pública) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Vladimir de Carvalho Luz;

Diego Barros do Carmo

DESENROLO DE CADEIA: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO SOBRE PUNIÇÕES E CASTIGOS DENTRO DO SISTEMA PENITENCIÁRIO FLUMINENSE; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Segurança Pública) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Vladimir de Carvalho Luz;

Fernando Henrique Cardoso Neves

Abolicionismo penal e extensão; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Vladimir de Carvalho Luz;

José Maurício Linhares Barreto Neto

Abolicionismo penal; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Vladimir de Carvalho Luz;

Pedro Carvalho Villa

CONSELHOS E PARTICIPAÇÃO SOCIAL: UMA ANÁLISE DOS CONSELHOS COMO FORMA DE GESTÃO E A CRIAÇÃO DO CONSELHO DE SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Segurança Pública) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Vladimir de Carvalho Luz;

Débora Albuquerque Vidal

Mídia e criminalidade: um estudo sobre a a construção do estereótipo criminoso a partir de recursos linguísticos e iconográficos nas notícias de segurança pública da seção cidades do jornal "O Fluminense"; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Segurança Pública) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Vladimir de Carvalho Luz;

Gislaine Cardoso Monteiro

Quilombos no Brasil: Origem juríidica da propriedade, História, critérios e Perspectivas; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em direito) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Vladimir de Carvalho Luz;

Verner de Souza

Liberdade Religiosa: seus fundamentos na Carta acerca da tolerância de John Locke; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em direito) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Vladimir de Carvalho Luz;

Animeire Martignago de Lorenzi Cancelier

A proteção das pessoas portadoras de deficiência no Brasil; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em direito) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Vladimir de Carvalho Luz;

Renan David

Defensoria dativa no processo penal; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Vladimir de Carvalho Luz;

Gladis Helena de Farias

A virtude da justiça em Ética a Nicômacos de Aristóteles; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Vladimir de Carvalho Luz;

Rodrigo Maciel

Função Social Propriedade Agrária em face da reintegração de posse: violação ou efetivação?; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Vladimir de Carvalho Luz;

Robson Luiz Ceron

Instrumentos de democracia direta e controle judicial: uma análise do orçamento participativo; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Vladimir de Carvalho Luz;

Fernando Rech

Regulamentação da profissão de músico e o livre exercício da profissão; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em direito) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Vladimir de Carvalho Luz;

Rogério Brunelli

Usucapião Especial Urbano; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Vladimir de Carvalho Luz;

Suzana Martinhago

Juizado Especial Cível e Acesso à Justiça; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em direito) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Vladimir de Carvalho Luz;

Nicole Ávila

Princípio da retribuição: história e influencia do direito contemporaneo; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Vladimir de Carvalho Luz;

LILIAN CAMILA FALCÃO DOS REIS

Regularização Fundiária Urbana em Áreas Públicas: um estudo de caso em Criciúma; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Vladimir de Carvalho Luz;

Alexsander Pasquali Dagostim

O Direito à Moradia em face da Posse e da Propriedade no Ordenamento Jurídico Brasileiro; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Vladimir de Carvalho Luz;

Fernando Henrique Cardoso Neves

A sensibilidade Punitiva dos Formandos em Direito - Uma análise empírica dos fatores discursivos dominantes sobre a função do direito penal e da piunição; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vladimir de Carvalho Luz;

Raisa de Barros Franca Mota

APOIO JURÍDICO POPULAR NO RIO DE JANEIRO: MAPEAMENTO DE ENTIDADES, CAMPOS E ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vladimir de Carvalho Luz;

Hugo Vinicius Silva Pereira

O PERFIL DISCENTE DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA E SOCIAL ? UFF (2012/2014): UMA ANÁLISE DAS EXPECTATIVAS E PERCEPÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO E O CAMPO PROFISSIONAL; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Segurança Pública) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Vladimir de Carvalho Luz;

Patricia Thome e Suelen Rosa

O acesso dos portadores de deficiência física e visual aos órgãos da administração direta e indireta do Município de Criciúma; 2008; Iniciação Científica - United Nations Educational, Scientific And Cultural Organization; Orientador: Vladimir de Carvalho Luz;

Nahiani Frasson Debiasi

ALCANCES, LIMITES E PERSPECTIVAS DO ACESSO À JUSTIÇA EM CRICIÚMA:Um estudo de caso sobre a efetividade das Casas da Cidadania; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Vladimir de Carvalho Luz;

Gabriel Ferreira do Nascimento

Curso de Segurança Pública e campo profissional: avaliação das expectativas discentes; 2017; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Vladimir de Carvalho Luz;

ANDRESSA CORREA BARCELLOS BONIN

Curso de Segurança Pública e campo profissional: avaliação das expectativas discentes; 2017; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Vladimir de Carvalho Luz;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Wálber Araujo Carneiro

Início: 2019; Universidade Federal da Bahia;

Lenio Luiz Streck

A Verdade dos Juristas: senso comum teórico e pré-compreensão - contribuição para uma hermenêutica crítica do (e no) Direito; 2010; Tese (Doutorado em Curso de pós Graduação Stricto Sensu - Doutorado - da UNISINOS) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos,; Orientador: Lenio Luiz Streck;

Antônio Carlos Wolkmer

Assessoria Jurídica Popular no Brasil; 2005; Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Antonio Carlos Wolkmer;

Maria de Fatima Schumacher Wolkmer

Assessoria Jurídica Popular no Brasil; 2004; Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Coorientador: Maria de Fatima Schumacher Wolkmer;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LUZ, V. C. . O PROCESSO HISTÓRICO DE EVOLUÇÃO DO DIREITO NA SOCIOLOGIA DE NIKLAS LUHMANN. Confluências , v. 19, p. 1-200, 2017.

  • LUZ, V. C. . Os Juristas da Tradição Ocidental: discursos e arquétipos fundamentais. Sequencia , v. 33, p. 161-193, 2012.

  • LUZ, V. C. ; PAZ, V.C. . Novo constitucionalismo e mundialização do direito: notas sobre a atuação jurisdicional transnacional. Justiça do Direito (UPF) , v. 25, p. 5, 2011.

  • LUZ, V. C. . A INVISIBILIDADE DA CRÍTICA KELSENIANA SOBRE OS LIMITES DA DOGMÁTICA JURÍDICA: UM SENSO COMUM TEÓRICO AINDA NÃO DESVELADO. Crítica Jurídica , v. 27, p. 247-263, 2009.

  • LUZ, V. C. . Democracia dos pós-modernos? Notas sobre a democracia representativa e a liberdade no mundo contemporâneo.. Amicus Curiae (UNESC) , v. 3, p. 7-33, 2006.

  • LUZ, V. C. . Formação da Assessoria Jurídica Popular no Brasil. Revista do SAJU , v. 5, p. 97-114, 2006.

  • LUZ, V. C. ; DEBIASI, N. F. . ALCANCES, LIMITES E PERSPECTIVAS DO ACESSO À JUSTIÇA EM CRICIÚMA:Um estudo de caso sobre a efetividade das Casas da Cidadania. Revista de Ciências Humanas (Criciúma) , v. 12, p. 45-76, 2006.

  • LUZ, V. C. . Servicios legales universitarios en Brasil: breve cotejo de dos paradigmas. El Otro Derecho , v. 1, p. 281-293, 2006.

  • LUZ, V. C. . Para que serve o Direito. Recrie (Florianópolis) , Florianópolis, v. 1, n.2, p. 96-100, 2005.

  • LUZ, V. C. . Neopositivismo e Teoria Pura do Direito - Notas Sobre a influência do verificacionismo Lógico no pensamento de Hans Kelsen. Sequência (UFSC) , v. 47, p. 11-32, 2003.

  • LUZ, V. C. . O SAJU e sua Paidéia: a experiência sajuana na formação de novos paradigmas para o Ensino Jurídico.. Revista do SAJU, Porto Alegre, v. 02, p. 169-190, 1999.

  • LUZ, V. C. . Enciclopédia Latino-Americana dos Direitos Humanos (Verbete). 1. ed. Blumenau: EdiFurb, 2016. v. 1. 760p .

  • LUZ, V. C. . Assessoria Jurídica Popular no Brasil: marcos teóricos, formação histórica e perspectivas (2 ed.). 2. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2014.

  • LUZ, V. C. . Assessoria Jurídica Popular no Brasil. 1. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2007. v. 1. 246p .

  • LUZ, V. C. ; MARTEL, L. C. V. (Org.) ; CAMARGO, M. O. (Org.) ; SALEH, S. M. (Org.) . Revista de Ciências Humanas/ Universidade do Extremo Sul Catarinense - Edição comemorativa dos 10 anos do NUPEC. 2. ed. Criciúma: Editora Universitária/ FUCRI UNESC, 2006. v. 12. 180p .

  • GARAU, M. G. R. ; LUZ, V. C. . EDUCAÇÃO EM DIREITOS: SENTIDOS E PRÁTICAS A PARTIR DO CONTRASTE E DO DIÁLOGO ENTRE AS EXPERIÊNCIAS DAS DEFENSORIAS PÚBLICAS E DA ASSESSORIA JURÍDICA POPULAR. In: Martha Priscylla Monteiro Joca Martins; Talita de Fátima Pereira Furtado Montezuma; Vinicius Alves. (Org.). Defensoria Pública, assessoria jurídica e popular e movimentos sociais e populares: novos caminhos traçados na concreti- zação do direito de acesso à justiça. 1ed.Goiás: IPDMS, 2017, v. 2, p. 23-633.

  • LUZ, V. C. ; SANTANA, L. C. P. . A Lei de Anistia (6.683/79) no contexto da transição Democrática e sua Interpretação Histórica pelo Supremo Tribunal Federal (ADPF 153). In: Iranice Gonçalves Muniz; Edjane Esmerina. (Org.). Memória, verdade e justiça de transição [Recurso eletrônico on-line]. 1ed.Florianópolis: CONPEDI, 2014, v. , p. 69-89.

  • LUZ, V. C. ; PAZ, V.C. . DEFENSORIA DATIVA CATARINENSE E ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO: NOTAS SOBRE A CONTROVÉRSIA ACERCA DO PACTO FEDERATIVO E A OBRIGATORIEDADE DE IMPLANTAÇÃO DE DEFENSORIAS PÚBLICAS. In: Jorge Renato dos Reis, Rogério Gesta Leal, Marli Marlene Moraes da Costa e Mônia Clarissa Hennig Leal. (Org.). As políticas públicas no constitucionalismo contemporâneo Tomo 3. Santa Cruz do SUl: EDUNISC, 2011, v. 3, p. 442-649.

  • LUZ, V. C. . Senso Comum teórico e pós-positivismo: os casos Dworkin e Alexy. In: Martel; Letícia Campos Velho. (Org.). Estudos Contemporâneos de Direitos Fundamentais. v 2ed.Criciúma: Lumen Juris, 2009, v. 2, p. 27-42.

  • LUZ, V. C. . Defensoria Pública e Direitos Fundamentais: silêncios e obviedades sobre a defensoria dativa catarinense. In: CAMARGO, Mônica Ovisnki; CUSTÓDIO, André Vian a de. (Org.). ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS DE DIREITOS FUNDAMENTAIS - VISÕES INTERDISCIPLINARES. Curitiba: Multidéia, 2008, v. 1, p. 53-74.

  • LUZ, V. C. . Notas Introdutórias Sobre o Pensamento Político de Karl Marx. In: Antonio Carlos Wolkmer. (Org.). Introdução ao Pensamento Político. Rio de Janeiro: RENOVAR, 2002, v. , p. -.

  • LUZ, V. C. . OAB recomenda. Jornal da Manhã, Criciúma, p. 4 - 4, 25 abr. 2007.

  • LUZ, V. C. . Gênio Indomável. Jornal da Manhã, Criciúma, 25 jul. 2006.

  • LUZ, V. C. . O outro lado do rio. Jornal da Manhã, Criciúma, 23 jun. 2006.

  • LUZ, V. C. . O Direito e a Vida. Jornal da Manhã, Criciúma, p. 4 - 4, 10 out. 2005.

  • LUZ, V. C. . A Guerra Oculta. Jornal da Manhã.

  • LUZ, V. C. . Educação e Utopia. Jornal da manhã.

  • LUZ, V. C. . CIVITATES Blog. Entrevista sobre Defensoria Públcia em Santa Catarina.

  • LUZ, V. C. . Benjamin Button. Jornal da Manhã, Criciúma.

  • LUZ, V. C. . Pierre Fatumbi Verger. Jornall da Manhã, Criciúma.

  • LUZ, V. C. . Menina de Ouro. Jornal da Manhã, Criciúma.

  • LUZ, V. C. ; VASCONCELLOS, I. P. F. . A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE UMA ASSESSORIA JURÍDICA POPULAR UNIVERSITÁRIA: ESTUDO DE CASO DA FORMAÇÃO DO COLETIVO TACAP ? TAMOIOS COLETIVO DE ASSESSORIA JURÍDICA POPULAR NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. In: https://ipdms.files.wordpress.com/2016/09/anais-2015-finalizado.pdf, 2015, Espírito Santo. Anais do V Seminário Direitos, Pesquisa e Movimentos Sociais. Brasília: IPDMS, 2015. p. 47-70.

  • LUZ, V. C. ; PAZ, V.C. . NEOCONSTITUCIONALISMO E PENSAMENTO CRITICO NO BRASIL: INTERFACES E DIÁLOGOS (NECESSÁRIOS) EM TEMPOS DE CRISE. In: IX SEMINÁRIO INTERNACIONAL DEMANDAS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, 2012, Santa Cruz do Sul. IX SEMINÁRIO INTERNACIONAL DEMANDAS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, 2012.

  • LUZ, V. C. ; PAZ, V.C. . DEFENSORIA DATIVA CATARINENSE E ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO: Notas sobre a controvérsia acerca do pacto federativo e a obrigatoriedade de implantação de Defensorias Públicas. In: VIII Seminário Internacional: Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contenporânea - IV Amostra de Trabalhos Jurídicos Científicos, 2011, Santa Cruz do Sul. Anais do VIII Seminário Internacional de Demandas Sociais e politicas Publicas na Sociedade contemporânea. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2011.

  • LUZ, V. C. . A invisibilidade da crítica kelseniana sobre os limites da dogmática jurídica: um senso comum teórico ainda não desvelado?. In: XIV Congresso Nacional do Conselho Superior de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito, 2006, Fortaleza. ANAIS DO XIV CONGRESSO DO CONPEDI. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2005. p. 423-424.

  • LUZ, V. C. ; VASCONCELLOS, I. P. F. . A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE UMAASSESSORIA JURÍDICA POPULAR UNIVERSITÁRIA:ESTUDO DE CASO DA FORMAÇÃO DO COLETIVO TACAP ? TAMOIOS COLETIVO DE ASSESSORIA JURÍDICA POPULAR NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (2014). 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LUZ, V. C. . Assistência Jurídica como serviço público fundamental. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LUZ, V. C. . Apresentação do livro "A concepção de democracia em Hans Kelsen: relativismo ético, positivismo e reforma política". Criciúma, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • LUZ, V. C. . Fruto proibido. Criciúma: Academia Criciumense de Letras, 2007 (Poesia).

  • LUZ, V. C. . Cidadania, classe social e status ( Resenha). Criciúma: Editora da UNESC, 2006 (Resenha).

  • LUZ, V. C. . Mitologias Jurídicas da Modernidade ( Resenha). Criciúma: UNESC, 2005 (Resenha).

  • LUZ, V. C. . Ser. Criciúma: Academia Criciumense de Letras, 2005 (Poesia).

  • LUZ, V. C. . Isaac ( Conto). Criciúma: Academia de Lteras de Criciúma, 2005 (Conto).

  • LUZ, V. C. . Epígrafes. Criciuma: Academia Criciumense de Letras, 2004 (Poesia).

  • LUZ, V. C. . O Direito e as Cadeiras. Salvador: Centro Academico Rui barbosa, 2003 (Ensaio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

LUZ, V. C. . Consultoria para mudança da matriz curricular do curso de Direito da UNEMAT. 2012.

LUZ, V. C. . Avaliaçào para publcição do livro. 2010.

LUZ, V. C. . Avaliação e análise de artigos submetidos à Revista Amicus Curiae n. 4. 2007.

LUZ, V. C. . Avaliação e análise de artigos submetidos à Revista Amicus Curiae n. 3. 2006.

LUZ, V. C. . Projeto Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. 2006.

LUZ, V. C. . Avaliação e análise de artigos submetidos à Revista Amicus Curiae n. 2. 2005.

LUZ, V. C. . Responsabilidade do Estado de Santa Catarina no pagamento das indenizações e/ou reassentamento dos povos indígenas dooeste catarinense. 2004.

LUZ, V. C. . Agricultores da Sede Trentin: o direito que não está na lei. 2004.

LUZ, V. C. . Projeto de Lideranças Populares. 2004.

LUZ, V. C. . Projeto saúde Pública e Participação Popular. 2004.

LUZ, V. C. . Projeto As faces da exlcusão: caracterização e proceso de produção doespaço no Bairro Ana Maria do Município de Criciúma. 2004.

LUZ, V. C. . Entrevista - Enrique Haba. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LUZ, V. C. . Assessoria Jurídica Popular Universitária: e quando não há o Pai para matar?. 2016; Tema: Assessoria Jurídica Popular. (Site).

LUZ, V. C. . Disciplina Metodologia de Pesquisa. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

LUZ, V. C. . Parecer sobre a Lei Complementar 155/97 do Estado de Santa Catarina. 2007. (Parecer).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2015

    AVALIAÇÃO DO PROJETO JUSTIÇA COMUNITARIA - PROJETO DE PESQUISA BRA/12/013 - CONVOCAÇÃO nº 01/2015, Descrição: Esta proposta tem por objetivo geral avaliar e prover recomendações visando potencializar e atualizar o projeto ?Justiça Comunitária? inserido a partir da elaboração do Projeto BRA/12/013 ? ?Fortalecimento da Justiça Brasileira? ? uma parceria da Secretaria de Reforma do Judiciário (SRJ) com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Este objetivo geral será realizado por meio dos seguintes objetivos específicos, bem como método de trabalho.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . , Integrantes: Vladimir de Carvalho Luz - Integrante / Roberto Fragale Filho - Coordenador / Wilson Madeira Filho - Integrante / Delton Ricardo Soares Meirelles - Integrante / Edson Alvisi Neves - Integrante / edro Strozenberg - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Apoio Jurídico Popular no Rio de Janeiro, Descrição: Iniciação Científica - Projeto PIBIC. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vladimir de Carvalho Luz - Coordenador / Raisa de Barros F Motta - Integrante.

  • 2013 - 2014

    O perfil discente do curso de graduação em Segurança Pública e Social ? UFF (2012/2014): uma análise das expectativas e percepções sobre a formação e o campo profissional, Descrição: Projeto - PIBIC A presente pesquisa investiga o perfil do aluno do Curso de Segurança Pública (UFF). O perfil discente objeto da pesquisa é um dos fatores relevantes para a compreensão e construção do futuro campo profissional estabelecido no Projeto Político Pedagógico do Curso. Nesse sentido, mediante uma pesquisa empírica, de viés qualitativo, busca-se compreender os componentes do perfil (ou dos perfis) dos discentes desde a criação do curso em 2012 até o ano de 2015. A percepção empírica deste ?perfil? é realizada com a identificação das projeções (expectativas) comuns dos discentes em relação ao curso e ao futuro campo de atuação profissional, ou seja, quais seriam as funções, as especificidades, as instituições e as habilidades do futuro bacharel em Segurança Pública formado pela UFF. A pesquisa será realizada com entrevistas pré-ordenadas, a partir das quais serão identificadas as variáveis que evidenciem regularidades ou especificidades em relação às expectativas dos alunos na construção do campo profissional para o qual estão sendo formados. As expectativas avaliadas no processo de entrevistas, juntamente com a análise de dados socioeconômicos, formarão um quadro compreensivo do perfil do aluno de Segurança Pública. Contando com o relevante fato de que o curso de Segurança Pública ainda está em processo de formação, sendo experiência única em nível de bacharelado universal em Universidade Pública, a pesquisa aponta para a necessidade de uma percepção cada vez maior das variáveis que influenciam, direta ou indiretamente, na formação destes atores que serão os futuros profissionais de Segurança Pública.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Vladimir de Carvalho Luz - Coordenador / Hugo Vinicius Pereira - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Apoio Jurídico Popular no Rio de Janeiro: mapeamento de entidades, campos estratégias de atuação, Descrição: A pesquisa tem por objeto a identificação, descrição e análise empírica dos campos de abordagem e estratégias de atuação dos entes prestadores de apoio jurídico popular no Rio de Janeiro. Neste leque de variáveis existentes, os dados coletados e analisados, via trabalho de campo, podem indicar os diferentes níveis de compreensão e efetivação dos meios concretos de ?acesso à justiça? à população demandante deste tipo de apoio. O levantamento criterioso e sistemático de quais são e como atuam estas entidades podem, também, evidenciar níveis de complementariedades ou contradições, a partir da rica diversidade de estratégias das entidades de apoio jurídico popular estatais e não-estatais em atuação no Rio de Janeiro. Palavras-chave: Apoio Jurídico Popular; Acesso à justiça; Defensoria pública; Assessoria Popular; Administração de conflitos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Vladimir de Carvalho Luz - Coordenador.

  • 2012 - 2012

    JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL E DEMOCRACIA, Descrição: O projeto de pesquisa intitulado \\"JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL E DEMOCRACIA\\" tem por objeto de análise os fundamentos teóricos e práticos da jurisdição constitucional e da democracia na atualidade, a partir de dois campos de análise específicos: constituição, democracia e sistemas de justiça e novo constitucionalismo e transnacionalidade. Nesse espectro, o projeto de pesquisa abarca pesquisas avançadas que se situam no marco do novo constitucionalismo democrático e sua concretização (filtragem constitucional) na ampla esfera procedimental (sistemas de justiça) no Brasil, bem como em âmbito transnacional em razão do contexto da globalização que desafia a promoção de novas tutelas para além das fronteiras do Estado-Nação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) . , Integrantes: Vladimir de Carvalho Luz - Coordenador / Viviane Candeia Paz - Integrante / Adriana Fasolo Pilati Scheleder - Integrante / Caroline Müller Bitencourt - Integrante / Liton Lanes Pilau Sobrinho - Integrante / Gabriel Antinolfi Divan - Integrante / Ivan Guérios Curi - Integrante.

  • 2008 - 2010

    Formação Jurídica e cidadania no Brasil: teorias, prática e discursos, Descrição: A relação entre o tipo de formação dos operadores do direito e o grau de comprometimento social evelado por suas práticas profissionais têm estreita ligação. De formação originalmente coimbrã, no século XIX, os operadores do direito, no Brasil, grosso modo, sejam eles do campo profissional (v.g. Juízes, advogados e promotores), bem como aqueles dedicados ao labor docente e teórico, são identificados historicamente como agentes profissionais tradicionais. Diante deste perfil genérico, marcado por campos de ação tradicional e tecnicista, e, por conseqüência, por uma prática igualmente conservadora, é preciso entender como uma formação teórica, seja escolar ou profissional, são condicionantes ou determinantes na reprodução destas práticas; mais ainda: é preciso saber, com certo grau de rigor, como, efetivamente, tais práticas se revelam no cotidiano da sociedade, seus discursos e sua forma de reprodução. Assim, com um melhor entendimento deste fenômeno, poderi-se-a pesquisar, também, como as práticas e o discurso de operadores jurídicos críticos, voltados para cidadania, podem ganhar força e sustentação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Vladimir de Carvalho Luz - Coordenador.

  • 2008 - 2010

    Serviços Legais públicos e cidadania: uma análise crítica do modelo catarinense, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vladimir de Carvalho Luz - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Acesso À Justiça e litigiosidade familia: um estudo de caso da Lei 11.4441/07 e sua repercussão no campo da litigância familiar (separação e divórcio) na região da AMREC, Descrição: O projeto pretende avaliar, quantitativa e qualitativamente, a efetividade do acesso à justiça decorrente da desjudicilização dos procedimentos de separação e divórcio instaurados no ordenamento jurídico brasileiro com a vigência da Lei nº 11.441, em 5 de janeiro de 2007.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Vladimir de Carvalho Luz - Coordenador.

  • 2007 - 2010

    PIC -170 DEfensoria Dativa X Defensoria Pública: uma análise político-jurídico do acesso à justiça em Santa Catarina, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Vladimir de Carvalho Luz - Coordenador / Alísson xavier - Integrante / Chalton Richard Scheneider - Integrante.

  • 2007 - 2008

    O acesso dos portadores de deficiência fisica e visual aos órgãos da administração direta e indireta no município de Criciúma., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Vladimir de Carvalho Luz - Coordenador / Suélen Rosa - Integrante / Patrícia da Silva Thomé - Integrante., Financiador(es): Universidade do Extremo Sul Catarinense - Outra.

  • 2005 - 2006

    PIC 3 - ALCANCES, LIMITES E PERSPECTIVAS DO ACESSO À JUSTIÇA EM CRICIÚMA:Um estudo de caso sobre a efetividade das Casas da Cidadania, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vladimir de Carvalho Luz - Coordenador / Nahiane Frasson Debiasi - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2007

Concurso Literário - 3º Lugar: Categoria Poesia, Academia Criciumanese de Letras.

2005

Concurso Literário - 3º Lugar: Categoria Conto, Academia Criciumense de Letras.

2005

Concurso Literário - Menção Honrosa: Categoria Poesia, Academia Criciumense de Letras.

2005

Dissertação de Mestrado (Distinção e Louvor), GPGD/UFSC.

2004

Concurso Literário - Menção honrosa: Categoria Poesia, Academia Criciumense de Letras.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal Fluminense, Departamento de Segurança Pública UFF. , Rua Tiradentes, Ingá, 24210510 - Niterói, RJ - Brasil, Telefone: (021) 367474

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - Atual

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Adjunto II, Classe C, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Coordenador do Curso de Bacharelado em Segurança Pública e Social

  • 2017 - Atual

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Adjunto I, Classe C, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2014 - Atual

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Disciplina, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2013 - Atual

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Adjunto A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 02/2018

      Direção e administração, Departamento de Segurança Pública UFF, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

    • 02/2018

      Extensão universitária , Departamento de Segurança Pública UFF, .,Atividade de extensão realizada, UFF nas Ruas - Assessoria Popular em Administração de Conflitos.

    • 02/2016

      Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Segurança Pública UFF, .,Linhas de pesquisa

    • 01/2016

      Ensino, Segurança Pública, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estado, Sociedade e Teoria da Constituição; Teoria do Direito e do Estado Moderno II

    • 03/2015

      Ensino, Sociologia e Direito, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Assessoria Jurídica Popular

    • 02/2015

      Direção e administração, Departamento de Segurança Pública UFF, .,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Graduação em Segurança Pública e Social da Universidade Federal Fluminense.

    • 03/2014

      Ensino, Tecnologia e Segurança Pública e Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução ao Ensino a Distância, Conflitos e Sociedade

    • 03/2014

      Extensão universitária , Departamento de Segurança Pública UFF, .,Atividade de extensão realizada, Coordenador do Projeto de Extensão "Vivências no Cárcere".

    • 03/2014

      Extensão universitária , Departamento de Segurança Pública UFF, .,Atividade de extensão realizada, Coordenador do Projeto de Extensão "Conversas sobre Direito".

    • 02/2014

      Ensino, Segurança Pública, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estado, Sociedade e Teoria da Constituição, Teoria do Estado e do Direito Moderno

    • 08/2013

      Ensino, Segurança Pública, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria do Direito e do Estado Moderno, Estado, Sociedade e Teoria da Constituição, Oficina de produção de texto em Segurança Pública III

    • 03/2016 - 07/2016

      Ensino, Sociologia e Direito, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Assessoria Jurídica Popular

    • 02/2016 - 07/2016

      Ensino, Segurança Pública, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Conflitos e Sociaedade

    • 03/2015 - 07/2015

      Ensino, Segurança Pública, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estado, Sociedade e Teoria da Constituição, Teoria do Direito e do Estado Moderno II

    • 03/2014 - 01/2015

      Ensino, Mestrado em Direito Constitucional - PPGCD/UFF, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia do Direito, Teoria Críticas do Direito

    • 04/2013 - 08/2013

      Ensino, Segurança Pública, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História, Cidadania e Segurança Pública I, Estado, Sociedade e Teoria da Constituição

  • 2012 - 2013

    Universidade de Passo Fundo

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Prof. Iniciante, Carga horária: 40

  • 2011 - 2013

    Universidade de Passo Fundo

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor do Curso de Segurança Pública e Social da Faculdade de Direito da UFF

  • 2011 - 2012

    Universidade de Passo Fundo

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 30

    Atividades

    • 03/2012

      Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pratica Jurida (SAJUR), Hermeneutica Juridica, Historia do Direito

    • 02/2012

      Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Hermeneutica e Argumentacao Juridica, Historia do Direito

    • 08/2011

      Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Hermenêutica e argumentação Jurídica, Trabalho de Conclusão I, Trabalho de Conclusão II

    • 03/2011 - 07/2011

      Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Hermenêutica e argumentação jurídica, História do Direito

  • 2001 - 2011

    Universidade do Extremo Sul Catarinense

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto A, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Em licença sem vencimentos.

    Atividades

    • 04/2005

      Outras atividades técnico-científicas , Núcleo de Pesquisas em Direitos Humanos e Cidadania, Núcleo de Pesquisas em Direitos Humanos e Cidadania.,Atividade realizada, Pesquisador efetivo do NUPEC, responsável pela linha de pesquisa "Serviços Legais, acesso à justiça e cidadania".

    • 09/2001 - 06/2011

      Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio de Prática Jurídica IV/V, História do Pensamento e das Instituições Jurídicas

    • 08/2010 - 02/2011

      Direção e administração, Departamento de Ciências Jurídicas, .,Cargo ou função, Supervisor Pedagógico de Área.

    • 08/2010 - 02/2011

      Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio de Prática Jurídica IV e V, Filosofia do Direito, História do Pensamento e das Instituções Jurídicas

    • 02/2010 - 07/2010

      Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio de Prática Jurídica IV e V, Filosofia do Direito, Histórias do Pensamento e das Instituições Jurídicas

    • 08/2009 - 12/2009

      Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio de Prática Jurídica IV e V, Filosofia do Direito, História do Pensmento e das Instituições Jurídicas

    • 03/2007 - 02/2008

      Direção e administração, Departamento de Ciências Jurídicas, .,Cargo ou função, Supervisor de Área - disciplinas propedêuticas.

    • 02/2007 - 08/2007

      Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio de Prática Jurídica III e IV ( Escritório modelo), História do Pensamento e das Instituições Jurídicas

    • 08/2006 - 12/2006

      Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Pensamento e das Instituições Jurídicas

    • 03/2006 - 08/2006

      Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Pensamento e Instituições Jurídicas

    • 08/2005 - 12/2005

      Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio de Prática Juridica III eIV, História do Pensamento e das Instituições Jurídicas

    • 02/2005 - 08/2005

      Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho Monográfico I, Estágio de Prática Jurídica III e IV, História do Pensamento e Instituições Jurídicas

    • 08/2004 - 12/2004

      Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História de Prática Jurícia III, Estágio de Prática Juridica IV, Estágio de Prática Juricia II, Direito Civil V (Coisas), História do Pensamento Jurídico

    • 02/2004 - 07/2004

      Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio de Prática Jurídica III, História do Pensamento e das Institucições Jurídicas, Estágio de Prática Juridica I, Direito Civil V (Coisas), Estágio de Prática Jurídica IV

    • 01/2003 - 06/2004

      Direção e administração, Departamento de Ciências Jurídicas, .,Cargo ou função, Supervisor de Área: disiciplinas propedêuticas.

    • 02/2003 - 06/2003

      Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio de Prática Jurídica, Mandado de Segurança, Direito Civil V, Filosofia do Direito

    • 08/2002 - 12/2002

      Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio de Prática Jurídica, História do Pensamento e das Instuituições Jurídicas

    • 02/2002 - 07/2002

      Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio de Prática Jurídica I, Filosofia do Direito, Direito Civil V, HIstória do Pensamento e das Instituições Jurídicas

    • 08/2001 - 12/2001

      Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio de Prática JUrídica IV e V, Introdução ao Estudo do Direito