Fernando de Oliveira Linhares

Mestre em Design pela Universidade Federal de Campina Grande (2018). Graduado em Design pela Universidade Federal De Campina Grande (2015), onde foi monitor nas disciplinas de ergonomia e projeto de produto da grade curricular do curso e também desenvolveu pesquisa relacionada aos aspectos perceptivos e simbólicos das cores do design de embalagens; Desenhista copista (desenhista de calçados) pelo SENAI-PB de Campina Grande (2012). Ministrou workshops e oficinas de desenho de calçados em 2012 em dois encontros estudantis. Atualmente é mestrando na Universidade Federal de Campina Grande com pesquisa na área de Informação, Comunicação e Cultura. Faz parte do grupo de Estudos em Design e Semântica do Produto, onde desenvolve pesquisas nas áreas de Interação Significante (IS), Design, Emoção, Semântica e Pragmatismo.

Informações coletadas do Lattes em 04/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Design

2016 - 2018

Universidade Federal de Campina Grande
Título: Estudo das Relações Afetivas e Simbólicas dos Usuários com o Mobiliário Popular,Ano de Obtenção: 2018
Wellington Gomes de Medeiros.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Design; Mobiliário Popular; Estética; Semântica; Design e Emoção.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Semântica. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Estética e Filosofia da Arte.

Graduação em Design

2010 - 2015

Universidade Federal de Campina Grande
Título: BRINQUEDO MULTISSENSORIAL DE USO COLETIVO PARA PLAYGROUND
Orientador: PhD Wellington Gomes de Medeiros

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

Workshop em Design de Joias. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.

2012 - 2012

Desenhista Copista (Desenho de Calçados). (Carga horária: 160h). , SENAI - Departamento Regional da Paraíba, SENAI/DR/PB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Desenho de Produto.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: História da Arte.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

LINHARES, F. O. . VaiDesign. 2011. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

V Ergotrip Design: Design, Ergonomia e interaçãp. A Dimensão Estética e Simbólica da Cor no Mobiliário Popular: Estudo da Relação dos Consumidores Para com os Produtos. 2016. (Congresso).

Workshop Manhã de Empreendedorismo. 2014. (Outra).

Workshop Design de Joais. 2013. (Outra).

EitaDesign.Introdução ao Design de Calçados. 2012. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marconi Luiz França

MEDEIROS, Wellington de;FRANÇA, M. L.; OLIVEIRA, Natã Morais de. Brinquedo Multissensorial de uso coletivo para playground. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Campina Grande.

Ingrid Moura Wanderley

MEDEIROS, W. G.;WANDERLEY, I. M.; QUEIROZ, S. G.. Estudo das relações afetivas e simbólicas dos usuários com o mobiliário popular. 2018. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Campina Grande.

Ingrid Moura Wanderley

MEDEIROS, W. G.;WANDERLEY, I. M.; GOMES, S. Q.. A dimensão emocional no design do mobiliário popular: estudo das relações emotivas e simbólicas dos usuários. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Design) - Universidade Federal de Campina Grande.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Carla Patrícia de Araújo Pereira

Estudo de aspectos perceptivos e simbólicos das cores em embalagens de leite para identificação e localização de variedades; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Design) - Universidade Federal de Campina Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carla Patrícia de Araújo Pereira;

Wellington Gomes de Medeiros

Estudo das relações afetivas e simbólicas dos usuários com o mobiliário popular; 2018; Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Wellington Gomes de Medeiros;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LINHARES, FERNANDO DE OLIVEIRA ; GANEM, A. C. . A cor no produto: um experimento metodológico. Revista tríades: Transversalidades | Design | Linguagens, , v. 5, 01 nov. 2016.

  • LINHARES, F. O. . A DIMENSÃO ESTÉTICA E SIMBÓLICA DA COR NO MOBILIÁRIO POPULAR: estudo da relação dos consumidores para com os produtos. In: Ergotrip Design, 2016, Natal. Anais 5º Ergotrip Design. Rio de Janeiro: Rio Book's, 2016. v. 4. p. 496-508.

  • LINHARES, F. O. ; MEDEIROS, Wellington Gomes. . Brinquedo Multissensorial de Uso Coletivo pra Playground. In: Anais 5º Ergotrip Design, 2016, Natal. Anais 5º Ergotrip Design. Rio de Janeiro: Rio Book's, 2016. v. 4. p. 584-590.

  • PEREIRA, CARLA PATRÍCIA DE ARAÚJO ; LINHARES, FERNANDO DE OLIVEIRA . IDENTIFICAÇÃO DE CÓDIGOS CROMÁTICOS EM EMBALAGENS DE LEITE E A PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES. In: 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2014, Gramado. Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. v. 1. p. 47-57.

  • LINHARES, FERNANDO DE OLIVEIRA ; SOUZA, CLEONE FERREIRA DE . O DESIGN COMO FERRAMENTA DE VALORIZAÇÃO DO TERRITÓRIO: APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DE DESIGN E TERRITÓRIO EM UMA EMBALAGEM DE SAL MARINHO. In: 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2016, Belo Horizonte. Blucher Design Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2016. p. 5543.

  • GANEM, A. C. ; LINHARES, F. O. ; GUEDES, J. B. . A COR NO PRODUTO, UM EXPERIMENTO METODOLÓGICO. In: Salão de Iniciação Científica do Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2014, Porto Alegre. Anais Salão de Iniciação Científica do Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Porto Alegre: UniRitter, 2014. v. 11. p. 1-1.

  • LINHARES, F. O. ; PEREIRA, CARLA PATRÍCIA DE ARAÚJO . Estudo de aspectos perceptivos e simbólicos das cores em embalagens de leite para identificação e localização de variedades. In: XI Congresso de Iniciação Científica da UFCG, 2014, Campina Grande. Anais do XI Congresso de Iniciação Científica da UFCG. Campina Grande, 2014.

  • LINHARES, FERNANDO DE OLIVEIRA . Características e Influência das Cores em Projetos e Composição de Ambientes. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LINHARES, F. O. . Mercado de Trabalho e Criação de Portfólio. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LINHARES, FERNANDO DE OLIVEIRA ; MEDEIROS, Wellington Gomes. . Brinquedo Multissensorial de Uso Coletivo Para Playground. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LINHARES, FERNANDO DE OLIVEIRA . A Dimensão Estética e Simbólica da Cor no Mobiliário Popular: Estudo da Relação dos Consumidores para com os Produtos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LINHARES, F. O. ; SOUZA, C. F. . O Design Como Ferramenta de Valorização do Território: Aplicação da Metodologia de Design e Território em uma Embalagem de Sal Marinho. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LINHARES, F. O. ; PEREIRA, C. P. A. . Estudo de Aspectos Perceptivos e Simbólicos das Cores em Embalagens de Leite para Identificação e Localização de Variedades.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LINHARES, F. O. . Introdução ao Design de Calçados. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2014

    Códigos cromáticos do design de embalagens: estudo de aspectos perceptivos e simbólicos das cores visando à otimização da informação visual em embalagens de alimentos, Descrição: Este trabalho teve como objetivo apresentar resultados parciais de pesquisa em curso sobre o design de embalagens de leite, realizada na Universidade Federal de Campina Grande, com foco em investigar o papel da cor no design, seu poder de comunicação visual para com o consumidor, tendo como referência embalagens de leite dirigidas ao mercado brasileiro. Relata a pesquisa realizada em supermercados locais e em lojas online de redes supermercados de outras regiões do país.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Fernando de Oliveira Linhares - Integrante / CARLA PATRÍCIA DE ARAÚJO PEREIRA - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - 2015

    Universidade Federal de Campina Grande

    Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Projeto de Produto II, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Participação do Programa de Monitoria da UFCG, na qualidade monitor, vinculado ao Projeto de Ensino "Melhoria do Ensino de Graduação no Centro de Ciências e Tecnologia da UFCG", na disciplina de Projeto de Produto da Unidade Acadêmica de Design, no período letivo 2014.2.

  • 2012 - 2012

    Universidade Federal de Campina Grande

    Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Ergonomia e Design, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Participação do Programa de Monitoria da UFCG, na qualidade monitor voluntário e bolsista, vinculado ao Projeto de Ensino "Melhoria do Ensino de Graduação no Centro de Ciências e Tecnologia da UFCG", na disciplina de Ergonomia e Design na unidade academica de design, nos períodos letivos 2012.1 e 2012.2, respectivamente.

    Atividades

    • 03/2016

      Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Pró-Reitoria de Pós-Graduação.,Linhas de pesquisa