Dirceu Piccinato Júnior

Possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Moura Lacerda (CUML-2001) e em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano (CEUCLAR-2008), mestrado em Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas-2012), doutorado em Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas-2016) com estágio de pesquisa na Universidade do Algarve (UAlg, Portugal-2015). Atualmente é Docente dos Programas de Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo da IMED (IMED-PPGARQ); Bolsista de Produtividade da Fundação Meridional e Pesquisador integrante do Grupo de Pesquisa Teoria e História da Habitação e da Cidade (THAC-IMED). Atua nas áreas de Planejamento Urbano e Regional e Projeto em Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo e Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo, principalmente nos seguintes temas: história urbana, da urbanização e da cidade, propriedade fundiária, produção do espaço urbano e territorial, patrimônio cultural, morfologia e paisagem do espaço construído, tipologia arquitetônica e estrutura, forma e transformação do espaço urbano.

Informações coletadas do Lattes em 31/01/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Urbanismo

2013 - 2016

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas
Título: Em chão urbano, o senhorio é santo: urbanização e aforamento de terras no Bispado do Ribeirão Preto entre o Brasil Império e a Primeira República
Orientador: em Universidade do Algarve ( Renata Malcher de Araújo)
com Ivone Salgado. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Chão Urbano; Patrimônio fundiário; Urbanização; Aforamento.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo / Especialidade: História da Arquitetura e Urbanismo. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: História da urbanização. Setores de atividade: Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental; Educação; Pesquisa e desenvolvimento científico.

Mestrado em Urbanismo

2010 - 2012

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas
Título: Terra urbana, patrimônio fundiário: uma análise histórica da apropriação do solo na configuração do urbano no nordeste paulista (1800-1930),Ano de Obtenção: 2012
Ivone Salgado.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: História urbana.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Graduação em Filosofia

2006 - 2008

Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT
Título: Ética e Felicidade no Pensamento de Hannah Arendt
Orientador: Eugenio Daniel

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

1996 - 2001

Centro Universitário Moura Lacerda
Título: Tecnologias, Tempo e o Espaço de Trabalho
Orientador: Denise Xavier de Mendonça

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Extensão universitária em Cidade e Urbanismo. (Carga horária: 320h). , Revista Políticas Públicas & Cidades, RPPC, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em Curso a distância de autoinstrução Operação Urbana Consorciada (OUC).. (Carga horária: 30h). , Programa Nacional de Capacitação das Cidades, CAPACIDADES, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em A sala de aula hoje: uma perspectiva de como lecionar. (Carga horária: 40h). , Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.

2019 - 2019

Data Sciense, Machine Learning e Sensoriamento Remoto. (Carga horária: 10h). , Faculdade Meridional, IMED, Brasil.

2019 - 2019

Elaboração de Projetos e Captação de Recursos. (Carga horária: 3h). , Faculdade Meridional, IMED, Brasil.

2017 - 2017

Aprovação de Loteamentos e Regularização Fundiária. (Carga horária: 8h). , Escola Brasileira de Administração Pública, EBAP, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Conhecimento através do corpo - sentido Filosófico. (Carga horária: 40h). , Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.

2007 - 2007

"Os desafios da Filosofia: uma breve reflexão". (Carga horária: 8h). , Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.

2006 - 2006

"A República, Platão: Primeiras Aproximações". (Carga horária: 4h). , Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.

2006 - 2006

"Platão e o Mito da Caverna". (Carga horária: 8h). , Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.

2006 - 2006

"Ética utilitarista e Sociedade Contemporânea". (Carga horária: 4h). , Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.

2006 - 2006

"Descartes e o cogito na Filosofia Contemporânea". (Carga horária: 4h). , Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.

2006 - 2006

"Heráclito e Parmênides: a questão da mutabilidade. (Carga horária: 4h). , Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PICCINATO JUNIOR, Dirceu ; NECKEL, A. ; SAUSEN, W. R. . XII Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e XI Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação IMED 2018. 2018. (Outro).

CARDOSO, G. T. ; PICCINATO JUNIOR, Dirceu . IX Chimarrão com Pesquisa. 2018. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

4 Congresso Internacional de Turismo da Região Uva e Vinho. Análise da Paisagem: O Patrimônio e a Paisagem Cultural em Veranópolis/RS ? Brasil. 2019. (Congresso).

Seminário de Arquitetura e Urbanismo - IMED.As contradições do espaço urbano contemporâneo. Estudo de caso: Loteamento Força e Luz, Passo Fundo/RS. 2019. (Seminário).

Seminário de Arquitetura e Urbanismo - IMED.Diagnóstico do bairro Victor Issler. 2019. (Seminário).

Xi Chimarrão com Pesquisa - Cidades Contemporâneas, Transformações e Resiliência Urbana. 2019. (Outra).

Chimarrão com Pesquisa. 2018. (Seminário).

V Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo.DO SERTÃO DO RIO PARDO AO BISPADO DO RIBEIRÃO PRETO: CONSTRUÇÃO E TRANSFORMAÇÃO SOCIOESPACIAL DE UM TERRITÓRIO. 2018. (Encontro).

VII Seminário Internacional de Construções Sustentáveis.O reuso de edificações patrimoniais: a construção de um conceito. 2018. (Seminário).

XII Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e XI Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação IMED 2018.Percepção do usuário: art déco e o edifício Lângaro em Passo Fundo - RS. 2018. (Seminário).

XII Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e XI Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação IMED 2018.Traçado urbano: o parcelamento agrícola e a produção do espaço urbano. Estudo de caso: Colônia de Caxias/RS. 2018. (Seminário).

I Congresso Internacional de História da Construção Luso-brasileira. Dos entrantes mineiros à imigração italiana: as três soluções construtivas e estilísticas para a Igreja Matriz de Batatais/SP. 2013. (Congresso).

Jornada de Arquitetura e Urbanismo - UNIFRAN.Estado da Arte na Configuração do Urbano. 2013. (Outra).

XII Seminário da História da Cidade e do Urbanismo.A formação e atuação do "bacharel urbanista" Washington Luis Pereira de Sousa na cidade de Batatais: o Código de Posturas de 1894. 2012. (Seminário).

Habitação e Espaços Livres nos Municípios da Região Metropolitana de Campinas: uma análise conjunta das ações que visam a promoção da Habitação de Interesse Social e da qualificação do Sistema de Espaços Livres de Edificação.Debates, Conflitos e Reflexões. 2010. (Oficina).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.(Re)Configuração tipológico-urbana: a formação de cidades na ocupação do nordeste do território paulista.. 2010. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Paula Fogaça

SANTIAGO, A. G.; KUJAWA, H. A.;PICCINATO JUNIOR, D.; LUCA, V. G.; PARABUONO, D.. Patrimônio e Paisagem Cultural: a imigração italiana em Veranópolis/RS - Brasil. 2019. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Meridional.

Aluno: Letícia Regina Lorenzi

PICCINATO JUNIOR, D.; ALMEIDA, C. C. O.; COSTA, Luiz Augusto Maia; SANTIAGO, A. G.. Fisionomia urbana: a arquitetura Art Déco e o projeto de modernização urbana da área central de Passo fundo entre os anos de 1930 e 1950. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo (PPGARQ)) - Faculdade Meridional.

Aluno: Gabriela Haubert Saraiva

MOSCARELLI, F. C.;PICCINATO JUNIOR, Dirceu; KUJAWA, H. A.; MAZO, L. M. S.. ARQUITETURA DE RESGATE SOCIAL - UM ESTUDO DA IMPLANTAÇÃO E DA EFETIVIDADE DOS PARQUES BIBLIOTECA DE MEDELLIN. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo (PPGARQ)) - Faculdade Meridional.

Aluno: Bruna Dal Agnol

PICCINATO JUNIOR, Dirceu; BORTOLUCCI, M. A. P. C. E. S.; SANTIAGO, A. G.; ALMEIDA, C. C. O.. O Processo de Formação e Transformação das Cidades de Serafina Corrêa, Casca e do Distrito de Evangelista - RS: Paisagem, Identidade e Percepção. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo (PPGARQ)) - Faculdade Meridional.

Aluno: Kátia Savaris Dametto

PICCINATO JUNIOR, D.; KUJAWA, H. A.;SALGADO, Ivone. Desenho urbano: a formação das colônias italianas e alemãs e a transformação do parcelamento agrícola em urbano no Rio Grande do Sul - século XIX. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Meridional.

Aluno: Laura Campagna Basso

RIBEIRO, L. A.;PICCINATO JUNIOR, Dirceu; MOSCARELLI, F. C.. Projeto urbano: análise de requalificação sustentável em vazios urbanos centrais de Passo Fundo. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo (PPGARQ)) - Faculdade Meridional.

Aluno: Mauricio Marcon

SANTIAGO, A. G.; KUJAWA, H. A.; CASARIN, V.;PICCINATO JUNIOR, Dirceu. Paisagem cultural: Rota das Araucárias como região turística do nordeste gaúcho. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo (PPGARQ)) - Faculdade Meridional.

Aluno: Letícia Regina Lorenzi

PICCINATO JUNIOR, DIRCEU; SILVA, C. C. O. A.; COSTA, Luiz Augusto Maia. O reuso como prática preservacionista: a arquitetura Art Déco e a transformação socioespacial em Passo Fundo/RS (1930-1950). 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo (PPGARQ)) - Faculdade Meridional.

Aluno: Renato Winter

SILVA, C. C. O. A.; KUJAWA, H. A.;PICCINATO JUNIOR, DIRCEU. Habitação social em Guarujá do Sul/SC: os conjuntos habitacionais no período de 1988 a 2012. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo (PPGARQ)) - Faculdade Meridional.

Aluno: Edgar de Souza

SILVA, C. C. O. A.; KUJAWA, H. A.;PICCINATO JUNIOR, DIRCEU. Habitação social: a atuação das CAP'S e dos IAP'S em Passo Fundo/RS (1930-1964). 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo (PPGARQ)) - Faculdade Meridional.

Aluno: Deyvid Andrade de Souza

PICCINATO JUNIOR, DIRCEU; KUJAWA, H. A.; MUSSI, A. Q.. A cidade e a festa: o festival dos bois-bumbás e as transformações urbanas na ilha de Tupinambarana- Parintins/AM. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo (PPGARQ)) - Faculdade Meridional.

Aluno: Carolina Dario

OLIVEIRA, M. L. S.; BATISTA, C. M.;PICCINATO JUNIOR, D.; TUTIKIAN, B. F.. Efeito da poluição nanométrica em patrimônio histórico. Estudo de caso do Conjunto Monumental Islâmico de Alhambra. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo (PPGARQ)) - Faculdade Meridional.

Aluno: Paula Polese

KUJAWA, H. A.; ALMEIDA, C. C. O.;PICCINATO JUNIOR, D.; NECKEL, A.. Caracterização da segregação socioespacial da cidade de Passo Fundo/RS - Brasil. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo (PPGARQ)) - Faculdade Meridional.

Aluno: Paloma Carollo Toscan

KUJAWA, H. A.; NECKEL, A.;PICCINATO JUNIOR, D.. Diretrizes para projeto adequado de cemitério na cidade de Passo Fundo/RS. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo (PPGARQ)) - Faculdade Meridional.

Aluno: Vitória Antunes Canali

NECKEL, A.;PICCINATO JUNIOR, D.; GRUB, J.. Projeto urbano resiliente: um estudo de caso voltado a proposição de diretrizes projetuais de mobilidade urbana. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo (PPGARQ)) - Faculdade Meridional.

Aluno: Camila Nardino

PICCINATO JUNIOR, D.; MUSSI, A. Q.; NECKEL, A.; RORATO, G. Z.. Dinâmicas do espaço urbano: os campi da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) como agente de transformação físico-territorial. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo (PPGARQ)) - Faculdade Meridional.

Aluno: Pedro Henrique Carretta Diniz

ALMEIDA, C. C. O.;PICCINATO JUNIOR, D.; CORREA, T. B.. Habitação e trabalho: as vilas operárias da cidade de Passo Fundo/RS - Brasil (1889-1964). 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo (PPGARQ)) - Faculdade Meridional.

Aluno: Daiza Lauermann Jorge Medeiros

SANTIAGO, A. G.;PICCINATO JUNIOR, D.; CARDOSO, G. T.. Apropriações e usos dos espaços construídos: uma análise comportamental de praças na área central da cidade de Passo Fundo/RS. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo (PPGARQ)) - Faculdade Meridional.

Aluno: Julia Cristina Clivatti

ALMEIDA, C. C. O.;PICCINATO JUNIOR, D.; NECKEL, A.. O Programa de Arrendamento Residencial na cidade de Passo Fundo/RS. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo (PPGARQ)) - Faculdade Meridional.

Aluno: Gabriela Haubert Saraiva

MOSCARELLI, F.; KUJAWA, H. A.;PICCINATO JUNIOR, Dirceu; PORTELLA, A.. Arquitetura de Resgate Social - Um Estudo da Implantação e da Gestão dos Parques Biblioteca de Medellín. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo (PPGARQ)) - Faculdade Meridional.

Aluno: Felipe Büller Bertuzzi

PICCINATO JUNIOR, D.; CARDOSO, G. T.; NOBRE, A. L. S.. Uso e apropriação do espaço construído: o legado do Parque Olímpico do Rio de Janeiro/RJ. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo (PPGARQ)) - Faculdade Meridional.

Aluno: Karisa Mezzomo Trevizan

PICCINATO JUNIOR, Dirceu; MENDES, A. O.; SILVA, J. L.. Centro de Apoio e Assistência ao Imigrante Refugiado - Nova Araçá/RS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Meridional.

Aluno: Bruna Alessandra Mombach Vieira

PICCINATO JUNIOR, Dirceu; CITRON, R. S.; COSTA, K.. Centro Cultural e Abrigo para Imigrantes. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Meridional.

Aluno: Pâmela Luana K

PICCINATO JUNIOR, Dirceu; MENDES, A. O.; CITRON, R. S.. Rauch.Centro de Apoio e Habitação Temporária para Imigrantes em Passo Fundo/RS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Meridional.

Aluno: Marcelo Montenegro Colvero

PICCINATO JUNIOR, Dirceu; MATTEI, M.; TALAMINI, J. P.. Sede do Quartel do 3º Batalhão de Operações Especiais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Meridional.

Aluno: Alana Brambatti Chaparin

PICCINATO JUNIOR, Dirceu; CEOLIN, E. D.; BERTONI, A. S.. Centro de Educação e Cultura na Reserva Indígena do Ligeiro - Charrua/RS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Meridional.

Aluno: Nayane Kogler

PICCINATO JUNIOR, Dirceu; MENDES, A. O.; CITRON, R. S.. Termas Resort na cidade de Quinze de Novembro - RS. 2018.

Aluno: Ícaro Dall Agnol Lottici

PICCINATO JUNIOR, Dirceu; TALAMINI, J. P.; MENDES, A. O.. Instituição de Longa Permanência para Idosos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Meridional.

Aluno: Willian Henrique Sperotto

PICCINATO JUNIOR, Dirceu; ALMEIDA, C. C. O.; BERTONI, A. S.. SESC Erechim/RS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Meridional.

Aluno: Pedro Henrique Carretta Diniz

PICCINATO JUNIOR, Dirceu; ALMEIDA, C. C. O.; BERTONI, A. S.. Habitação Operária e Desenvolvimento Urbano: o processo de formação e transformação do Parque Habitacional do Bairro São Cristóvão e os impactos da construção da Vila Operária Z. D. Costi. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Meridional.

Aluno: Nivaldo José Valer

PICCINATO JUNIOR, Dirceu; MENDES, A. O.; KUNZ, M.. Centro Pedagógico e Assistencial para APAE e Centro de Equoterapia para o município de Três Palmeiras - RS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Meridional.

Aluno: Brunna Marchiori Patussi

PICCINATO JUNIOR, Dirceu; MENDES, A. O.; POLTOSI, R.. Loteamento em Passo Fundo/RS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Meridional.

Aluno: Raiane Balbinot

PICCINATO JUNIOR, Dirceu; CITRON, R. S.; COSTA, K.. Centro Cultural - Serafina Corrêa/RS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Meridional.

Aluno: Ângela Trevizan

PICCINATO JUNIOR, Dirceu; PORTELLA, J.; BERTONI, A. S.. Loteamento de habitação de Interesse Social no Bairro Zacchia - Passo Fundo/RS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Meridional.

Aluno: Mariane Tramontina

PICCINATO JUNIOR, Dirceu; PORTELLA, J.; LEGONDE, C. K.. Lar de Idosos - Marau/RS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Meridional.

Aluno: Nívia Maria Lanzzarini

PICCINATO JUNIOR, Dirceu; PORTELLA, J.; LEGONDE, C. K.. Complexo Enoturístico Dom Bertuzzi. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Meridional.

Aluno: Amanda Belusso

PICCINATO JUNIOR, Dirceu; CEOLIN, E. D.; BERTONI, A. S.. Edifício de Uso Misto - Sananduva/RS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Meridional.

Aluno: Célio Krauze Basso

PICCINATO JUNIOR, Dirceu; LEGONDE, C. K.; OLIVEIRA, L.. Centro Profissionalizante Santa Marta. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Meridional.

Aluno: Lucas Tebaldi Ferrão

PICCINATO JUNIOR, Dirceu; RICCI, C.; MACHADO, N. R. S.. Hospital Cardiológico - Passo Fundo/RS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Meridional.

Aluno: Bernardo Schwaab de Oliveira Lanza

PICCINATO JUNIOR, D.; ALMEIDA, C. C. O.; FORMIGHERI, C. A.. Centro de Educação Ambiental e Parque Linear do rio Passo Fundo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Meridional.

Aluno: Flávia Soares Ludwig

PICCINATO JUNIOR, D.; ALMEIDA, C. C. O.; FORMIGHERI, C. A.. Centro Dia e de Convivência para a Terceira Idade no Município de Espumoso/RS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Meridional.

Aluno: Vinícius José Andrade Francisco

PICCINATO JUNIOR, D.; LEITTE, G. A. T.; GIAVANARDI, L.. Projeto Luce - Centro de Apoio à Mulher em Passo Fundo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Meridional.

Aluno: Iasmin Meinhard

PICCINATO JUNIOR, D.; LEITTE, G. A. T.; GIAVANARDI, L.. Instituição de Longa Permanência para Idosos - Morada dos Sábios. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Meridional.

Aluno: Camila Sommer

PICCINATO JUNIOR, D.; BENINCA, L.; GIAVANARDI, L.. Abrigo para Imigrantes Senegaleses em Passo Fundo - RS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Meridional.

Aluno: Ane Caroline da Trindade Bolson

PICCINATO JUNIOR, D.; CARDOSO, G. T.; GIAVANARDI, L.. Centro de Triagem e Remanufatura de Resíduos Sólidos Urbanos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Meridional.

Aluno: Carolina Dario

PICCINATO JUNIOR, D.; CARDOSO, G. T.; GIAVANARDI, L.. Abrigo de Acolhimento Institucional e Centro Comunitário em Nonoai - RS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Meridional.

Aluno: Patrícia Signor Dolci

PICCINATO JUNIOR, D.; CARDOSO, G. T.; GIAVANARDI, L.. Centro de Atenção Psicossocial - CAPS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Meridional.

Aluno: Caroline Langaro Pansera

PICCINATO JUNIOR, D.; MENDES, A. O.; GATTERMANN, L. S. S.. Sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e Centro de Equoterapia em Tapejara - RS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Meridional.

Aluno: Alana Santos de oliveira

PICCINATO JUNIOR, D.; MENDES, A. O.; GATTERMANN, L. S. S.. Restauração de uma Edificação Histórica de um Edifício na Cidade de Água Santa - RS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Meridional.

Aluno: Gláucia Portes da Silva Zancanaro

PICCINATO JUNIOR, D.; MENDES, A. O.; GATTERMANN, L. S. S.. Centro de Convivência para Meninas em Vulnerabilidade Social para Sarandi - RS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Meridional.

Aluno: Débora Bucker

PICCINATO JUNIOR, D.; BERTONI, A. S.; KUJAWA, H. A.. Complexo Fabril: Frigorífico e Residências para os Funcionários de uma Indústria Alimentícia - Arroio Grande - RS. 2018.

Aluno: Thaimy Maisa Passari

PICCINATO JUNIOR, D.; BERTONI, A. S.; KUJAWA, H. A.. Habitação de Interesse Social no bairro São Cristóvão/Ciríaco - RS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Meridional.

Aluno: Daniela Delavechia

PICCINATO JUNIOR, D.; CITRON, R. S.; RICCI, C.. Centro de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes em Situação de Vulnerabilidade Social. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Meridional.

Aluno: Jaqueline Machado de Azevedo

PICCINATO JUNIOR, D.; CITRON, R. S.; RICCI, C.. Centro Socioeducativo para Crianças e Adolescentes. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Meridional.

Aluno: Marco Antonio Galvan

PICCINATO JUNIOR, D.; CITRON, R. S.; RICCI, C.. Centro de Convivência do Idoso na cidade de São Jorge - RS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Meridional.

Aluno: Paula Cristiane Wegler

PICCINATO JUNIOR, D.; CITRON, R. S.; RICCI, C.. Arquitetura Sacra: Igreja Evangélica e Centro Social. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Meridional.

Aluno: Átila Frediani Lunardi

PICCINATO JUNIOR, Dirceu; MATTEI, M.; TALAMINI, J. P.. Teatro Passo Fundo/RS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Meridional.

Aluno: Gabriela dos Santos Piola

LANCHOTI, José Antônio; GIMENES, Francisco Carlos;PICCINATO JUNIOR, Dirceu. Rodoviária Municipal de Brodowski: novo equipamento urbano para Brodowski. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Moura Lacerda.

Aluno: Natália Carvalho

LANCHOTI, José Antônio; GIMENES, Francisco Carlos;PICCINATO JUNIOR, Dirceu. Diretrizes para elaboração do Plano Diretor de Brodowski. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Moura Lacerda.

Aluno: Lamís Veronez Lino

GARCIA, V. E.; MIRANDA, A.;PICCINATO JUNIOR, Dirceu. A visão da cidade sobre duas rodas: projeto de mobilidade urbana e requalificação da área do ginásio de esportes existentes na cidade de Guará - SP. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Paulista.

Aluno: Heloísa Helena Araujo Cavenaghi

GARCIA, V. E.; MIRANDA, A.;PICCINATO JUNIOR, Dirceu. Palacete Jorge Lobato: restaurante e escola de gastronomia Palacete. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Paulista.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Lucia Caira Gitahy

GITAHY, M. L. C.; SALGADO, I.; COSTA, L. A. M.. "Terra urbana, patrimônio fundiário: uma análise histórica da apropriação do solo na configuração do urbano no nordeste paulista (1800-1930)".. 2012. Dissertação (Mestrado em Urbanismo) - Pontificia Universidade Católica de Campinas.

Maria Lucia Caira Gitahy

GITAHY, M. L. C.; COSTA, L. A. M.; SALGADO, I.. Terra urbana, patrimônio fundiário: uma análise histórica da apropriação do solo na configuração do urbano no Nordeste Paulista (1800-1930). 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Urbanismo) - Pontificia Universidade Católica de Campinas.

Ivone Salgado

SALGADO, I.; ARAUJO, R. K. M.; BUENO, B. P. S.;PEREIRA, R. B.; COSTA, L. A. M.. Em chão urbano, o senhorio é santo: urbanização e aforamento de terras no Bispado do Ribeirão Preto entre o Brasil Império e a Primeira República. 2016. Tese (Doutorado em Urbanismo) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Ivone Salgado

BUENO, B. P. S.;SALGADO, I.; COSTA, L. A. M.. Em chão urbano, o senhorio é santo: urbanização e aforamento no nordeste paulista - século XIX. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Urbanismo) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno

SALGADO, Ivone;BUENO, Beatriz Piccolotto Siqueira; COSTA, Luiz Augusto Maia. Em chão urbano, o senhorio é santo: urbanização e aforamento no nordeste paulista ? século XIX. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Urbanismo) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Luiz Augusto Maia Costa

Salgado, Ivone;COSTA, L. A. M.; Gitahy, Maria Lucia Caira. Terra urbana, patrimônio Fundiario: uma análise histórica da apropriação do solo na configuração do urbano no nordeste paulista (1800-1930). 2012. Dissertação (Mestrado em Urbanismo) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Luiz Augusto Maia Costa

Salgado, Ivone; Pereira, Renata Baesso;COSTA, L. A. M.; Bueno, Beatriz Piccolotto Siqueira; Araújo, Renata. Em Chão urbano, o senhorio é santo: Urbanização e aforamento de terras no Bispado do Ribeirçao Preto entre o Brasil Império e a Primeira Republica. 2016. Tese (Doutorado em Urbanismo) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Renata Baesso Pereira

SALGADO, IvonePEREIRA, Renata B.; COSTA, L. A. M.; ARAUJO, R. K. M.; BUENO, B. P. S.. Em chão urbano, o senhorio é santo: urbanização e aforamento de terras no bispado do Ribeirão Preto entre o Brasil Império e a Primeira República. 2016. Tese (Doutorado em Urbanismo) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Daiza Lauermann Jorge Medeiros

Apropriações e usos dos espaços construídos: uma análise comportamental de praças na área central de Passo Fundo/RS; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo (PPGARQ)) - Faculdade Meridional; (Coorientador);

Camila Nardino

Dinâmica urbana: o campi Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) como eixo indutor de desenvolvimento físico-territorial; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo (PPGARQ)) - Faculdade Meridional; (Orientador);

Vitória Antunes Canali

Projeto urbano resiliente: um estudo de caso voltado a proposição de diretrizes projetuais de mobilidade urbana; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo (PPGARQ)) - Faculdade Meridional; (Coorientador);

Deyvid Andrade de Souza

A cidade e a festa: o festival dos bois-bumbás e as transformações urbanas na ilha de Tupinambarana-Parintins/AM; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo (PPGARQ)) - Faculdade Meridional; (Orientador);

Felipe Büller Bertuzzi

Uso e apropriação do espaço construído: o legado do Parque Olímpico do Rio de Janeiro/RJ; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo (PPGARQ)) - Faculdade Meridional, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Kátia Savaris Dametto

Desenho urbano: a formação das colônias italianas e alemãs e a transformação do parcelamento agrícola em urbano no Rio Grande do Sul - século XIX; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo (PPGARQ)) - Faculdade Meridional; (Orientador);

Letícia Regina Lorenzi

O reuso como prática preservacionista: a arquitetura Art Déco e a transformação socioespacial em Passo Fundo/RS; Estudo de caso: rua Morom (1930-1960); Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo (PPGARQ)) - Faculdade Meridional; (Orientador);

Patrick Kunz

Escola de Artes - Passo Fundo/RS; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Meridional; (Orientador);

Louize Carniel

Jardim Botânico - Passo Fundo/RS; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Meridional; (Orientador);

Débora Bucker

Complexo Cooperativista: desenvolvimento de um loteamento urbano em Arroio Grande/RS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Meridional; Orientador: Dirceu Piccinato Junior;

Thaimy Passari

Habitação de interesse social no Bairro São Cristóvão/Ciríaco-RS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Meridional; Orientador: Dirceu Piccinato Junior;

Maiara Panisson

Centro de Atenção Psicossocial - Tapejara/RS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Meridional; Orientador: Dirceu Piccinato Junior;

Juliano Gracioli Pozzebon

Santuário a São Francisco de Borja; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Meridional; Orientador: Dirceu Piccinato Junior;

Patrick Kunz

Escola de Artes - Passo Fundo/RS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Meridional; Orientador: Dirceu Piccinato Junior;

Louize Bruna Carniel

Jardim Botânico - Passo Fundo/RS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Meridional; Orientador: Dirceu Piccinato Junior;

Giovani Schmitt Ferreira Paz

Complexo Espírita Regional Ubuntu; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Meridional; Orientador: Dirceu Piccinato Junior;

Wallace dos Santos

Revitalização da Avenida Brasil em Passo Fundo/RS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Meridional; Orientador: Dirceu Piccinato Junior;

Karisa Mezzomo Trevizan

Centro de Integração e Assistência ao Imigrante Refugiado - Nova Araçá/RS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Meridional; Orientador: Dirceu Piccinato Junior;

Alana Brambatti Chaparin

Centro de Educação e Cultura na Reserva Indígena do Ligeiro - Charrua/RS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Meridional; Orientador: Dirceu Piccinato Junior;

Carine Giacomoli

Complexo Habitacional na cidade de Campinas do Sul/RS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Meridional; Orientador: Dirceu Piccinato Junior;

Giulia Centenaro Chiele

Parque Urbano Granstedepark; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Meridional; Orientador: Dirceu Piccinato Junior;

Camila Nardino

Estágio Docência; 2019; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Meridional; Orientador: Dirceu Piccinato Junior;

Pedro Henrique Carretta Diniz

Estágio Docência; 2019; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Meridional, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Dirceu Piccinato Junior;

Dominiki Rossi Ceolin

Estágio Docência; 2019; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Meridional; Orientador: Dirceu Piccinato Junior;

Felipe Büller Bertuzzi

Estágio Docência; 2018; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade Meridional; Orientador: Dirceu Piccinato Junior;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

EUGENIO DANIEL

"Ética e fidelidade no pensamento de Hannah Arendt"; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Claretiano Centro Universitário; Orientador: Eugenio Daniel;

Ivone Salgado

Em chão urbano, o senhorio é santo: urbanização e aforamento de terras no Bispado do Ribeirão Preto entre o Brasil Império e a Primeira República; 2016; Tese (Doutorado em Urbanismo) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Ivone Salgado;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PICCINATO JUNIOR, Dirceu ; SALGADO, Ivone . The spatial organization dialectics of the city of Jeriquara/SP, Brazil. Journal of Civil Engineering and Architecture , v. 13, p. 477-491, 2019.

  • PICCINATO JUNIOR, DIRCEU ; SALGADO, Ivone . Terra Urbana aforada: estrutura, forma e transformação no espaço urbano original de fundação da cidade de Ribeirão Preto/SP. REVISTA DE ARQUITETURA IMED , v. 7, p. 3-22, 2019.

  • BERTUZZI, F. B. ; CARDOSO, Grace Tibério ; PICCINATO JUNIOR, Dirceu ; MOSCARELLI, F. C. . The implementation of large-scale urban development projects in Brazilian cities. Case study: Rio de Janeiro/RJ. Journal of Civil Engineering and Architecture , v. 13, p. 752-761, 2019.

  • BERTUZZI, F. B. ; CARDOSO, Grace Tibério ; PICCINATO JUNIOR, Dirceu ; MOSCARELLI, F. C. . The implementation of large-scale urban development projects in Brazilian cities. Case study: Rio de Janeiro/RJ. JOURNAL OF CIVIL ENGINEERING AND ARCHITECTURE (ONLINE) , v. 13, p. 752-761, 2019.

  • PICCINATO JUNIOR, Dirceu ; SALGADO, Ivone . The spatial organization dialectics of the city of Jeriquara/SP, Brazil. JOURNAL OF CIVIL ENGINEERING AND ARCHITECTURE (ONLINE) , v. 13, p. 477-491, 2019.

  • PICCINATO JUNIOR, DIRCEU . Washington Luís Pereira de Sousa e a Ordenação do Espaço Urbano da cidade de Batatais/SP ? O Código de Posturas de 1894.. CADERNOS DE PÓS GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (MACKENZIE. ONLINE) , v. 18, p. 99-112, 2018.

  • PICCINATO JUNIOR, DIRCEU . SATURNINO DE BRITO E O PROJETO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA PARA A CIDADE DE PASSO FUNDO/RS.. Cadernos de Arquitetura e Urbanismo , v. 25, p. 16-56, 2018.

  • PICCINATO JUNIOR, DIRCEU ; SALGADO, Ivone . Lógica Urbana: o aforamento da propriedade fundiária e a configuração do espaço urbano da cidade de Ribeirão Preto/SP. P@ranoá (UNB) , v. 2, p. 1-15, 2018.

  • PICCINATO JUNIOR, DIRCEU . Dialética da propriedade fundiária privada no Brasil dos oitocentos. LABOR & ENGENHO , v. 11, p. 335-354, 2017.

  • PICCINATO JUNIOR, DIRCEU ; SALGADO, Ivone . Do vernacular ao erudito: a (re)construção da Igreja Matriz de Batatais-SP. CADERNOS DE ARQUITETURA E URBANISMO (PUCMG) , v. 24, p. 260-309, 2017.

  • SALGADO, Ivone ; PICCINATO JUNIOR, Dirceu . Ternure of Urban Land: Structure, Form and Transformation in Ribeirão Preto, Brazil. Journal of Civil Engineering and Architecture (Print) , v. 10, p. 108-121, 2016.

  • PICCINATO JUNIOR, Dirceu ; SALGADO, Ivone . A conflituosa relação entre igreja e poder público municipal no gerenciamento da terra urbana. Estudo de caso: Cruz das Posses, São Paulo. Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana , v. 8, p. 1-14, 2016.

  • PICCINATO JUNIOR, Dirceu ; SALGADO, I. . Tenure of Urban Land: Structure, Form and Transformation in Ribeirão Preto, Brazil. JOURNAL OF CIVIL ENGINEERING AND ARCHITECTURE (ONLINE) , v. 10, p. 108-121, 2016.

  • PICCINATO JUNIOR, Dirceu ; SALGADO, Ivone ; COSTA, Luiz Augusto Maia . Circular, sanear e embelezar, signos urbanos da construção da cidade burguesa: Franca-SP (1890-1930). Revista Cidades Grupo de Estudos Urbanos , v. 12, p. 141-175, 2015.

  • PICCINATO JUNIOR, Dirceu ; SALGADO, Ivone . Conflitos políticos e articulações sociais: a história dos limites entre São Paulo e Minas Gerais na formação do território nordeste paulista - 1720 a 1935. Paranoá (UnB) , v. II, p. 9-16, 2014.

  • PICCINATO JUNIOR, Dirceu ; SALGADO, Ivone . Tendências gerais dos status urbanos no nordeste paulista. Cadernos de Arquitetura e Urbanismo (PUCMG) , v. 21, p. 100-119, 2014.

  • PICCINATO JUNIOR, Dirceu ; SALGADO, Ivone . Terra urbana: a relação das instituições religiosa e pública no controle do patrimônio fundiário original da cidade de Buritizal/SP. Cadernos do PROARQ (UFRJ) , v. 18, p. 237-258, 2012.

  • SALGADO, Ivone ; PICCINATO JUNIOR, Dirceu . O Saber Técnico de Profissionais das Engenharias na Conformação do Urbano no Nordeste do Estado de São Paulo. Estudos de Caso: Cristais Paulista e Orlândia. Cadernos de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo (Mackenzie. Online) , v. 11, p. 1-20, 2011.

  • PICCINATO JUNIOR, Dirceu . Melhoramentos urbanos: Saturnino de Brito e o projeto de abastecimento de água para a cidade de Passo Fundo/RS. In: Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional - XVIII ENANPUR, 2019, Natal/RN. Anais dos Trabalhos. Natal/RN: XVIII ENANPUR, 2019. v. 1. p. 1-22.

  • FOGACA, P. ; SANTIAGO, A. G. ; PICCINATO JUNIOR, Dirceu . Análise da Paisagem: O Patrimônio e a Paisagem Cultural em Veranópolis/RS ? Brasil. In: 4 Congresso Internacional de Turismo da Região Uva e Vinho, 2019, Flores da Cunha/RS. Congresso Turismo Região Uva Vinho. Bento Gonçalves/RS: AtuaSerra, 2019. v. 1. p. 1-20.

  • PICCINATO JUNIOR, Dirceu . Saturnino de Brito e o traçado sanitário das cidades. Estudo de caso: Santa Maria/RS. In: PNUM MARINGÁ: FORMA URBANA E NATUREZA, 2019, Maringá/PR. Anais. Maringá/PR: PPU, 2019. v. 1. p. 590-605.

  • DAMETTO, K. S. ; PICCINATO JUNIOR, Dirceu . A forma urbana das cidades de origem de colônias agrícolas. Estudo de caso: Caxias do Sul/RS. In: PNUM MARINGÁ: FORMA URBANA E NATUREZA, 2019, Maringá/PR. Anais. Maringá/PR: PPU, 2019. v. 1. p. 666-682.

  • LORENZI, L. R. ; DINIZ, P. H. C. ; ALMEIDA, C. C. O. ; PICCINATO JUNIOR, DIRCEU . ART DÉCO E A CENTRALIDADE URBANA DE PASSO FUNDO/RS ? BRASIL: IMPACTOS DO CRESCIMENTO SOCIOESPACIAL E DA MUDANÇA DE USO NO REPERTÓRIO LOCAL. In: 13° Seminário Docomomo Brasil, 2019, Salvador/BA. Anais do 13º Seminário Docomomo Brasil. Salvador/BA: Instituto de Arquitetos do Brasil. Departamento da Bahia, 2019. v. 1. p. 1-16.

  • GIGLIOLI, A. ; KUJAWA, H. A. ; PICCINATO JUNIOR, DIRCEU . Patrimônio material e imaterial: construção da identidade e memória de Santo Antônio do Palma/RS, Brasil. In: 21 Congresso Brasileiro de Arquitetos, 2019, Porto Alegre/RS. Anais do 21 Congresso Brasileiro de Arquitetos. Porto Alegre: 21 Congresso Brasileiro de Arquitetos, 2019. v. 1. p. 1-22.

  • LORENZI, L. R. ; PICCINATO JUNIOR, Dirceu . Actas del 2 Congreso Ibero-americano de Historia Urbana. In: 2 Congreso Ibero-americano de Historia Urbana, 2019, Ciudad de México. Actas del 2 Congreso Ibero-americano de Historia Urbana. Ciudad de México: Asociacao lbero-americana de Historia Urbana, 2019. v. 2. p. 1336-1349.

  • PICCINATO JUNIOR, Dirceu . Hidrologia superficial: Saturnino de Brito e o projeto de abastecimento de água para Passo Fundo/RS. In: VII Seminário Internacional de Construções Sustentáveis, 2018, Passo Fundo. Anais do VII Seminário Internacional de Construções Sustentáveis. Passo Fundo: IMED, 2018. v. I. p. 321-331.

  • DAMETTO, K. S. ; PICCINATO JUNIOR, Dirceu . A construção territorial da colônia de Caxias: uma análise cartográfica do século XIX. In: VII Seminário Internacional de Construções Sustentáveis, 2018, Passo Fundo. Anais do VII Seminário Internacional de Construções Sustentáveis. Passo Fundo: IMED, 2018. v. I. p. 309-320.

  • LORENZI, L. R. ; PICCINATO JUNIOR, Dirceu . O reuso de edificações patrimoniais: a construção de um conceito. In: VII Seminário Internacional de Construções Sustentáveis, 2018, Passo Fundo. Anais do VII Seminário Internacional de Construções Sustentáveis. Passo Fundo: IMED, 2018. v. I. p. 378-392.

  • PICCINATO JUNIOR, Dirceu ; SALGADO, Ivone . DO SERTÃO DO RIO PARDO AO BISPADO DO RIBEIRÃO PRETO: CONSTRUÇÃO E TRANSFORMAÇÃO SOCIOESPACIAL DE UM TERRITÓRIO. In: V Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2018, Bahia. Anais V ENANPARQ. Bahia: V ENANPARQ, 2018. v. 8. p. 11787-11809.

  • LORENZI, L. R. ; SANTIAGO, A. G. ; PICCINATO JUNIOR, DIRCEU . PERCEPÇÃO DO USUÁRIO: ART DÉCO E O EDIFÍCIO LÂNGARO EM PASSO FUNDO ? RS. In: XII Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e XI Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação IMED 2018, 2018, Passo Fundo. Anais do Evento. Passo Fundo: IMED, 2018. v. I. p. 1-21.

  • DAMETTO, K. S. ; PICCINATO JUNIOR, Dirceu . TRAÇADO URBANO: O PARCELAMENTO AGRÍCOLA E A PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO. ESTUDO DE CASO: COLÔNIA DE CAXIAS/RS. In: XII Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e XI Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação IMED 2018, 2018, Passo Fundo. Anais do Evento. Passo Fundo: IMED, 2018. v. I. p. 1-12.

  • PICCINATO JUNIOR, Dirceu ; SALGADO, Ivone . Do vernacular ao erudito: a (re)construção da Igreja Matriz de Nosso Senhor Bom Jesus da Cana Verde - Batatais (SP). In: III Fórum Internacional sobre Patrimônio Arquitetônico Brasil - Portugal, 2016, Campinas. 3º FIPA 2016 - Campinas/SP - Brasil. Campinas, 2016. p. 424-431.

  • PICCINATO JUNIOR, Dirceu ; SALGADO, Ivone . O aforamento da terra urbana como mecanismo de urbanização: a cidade e o bispado de Ribeirão Preto. In: Primer Congreso Iberoamericano de Historia Urbana, 2016, Santiago. Actas Primer Congreso Iberoamericano de Historia Urbana. Santiago de Chile: Asociácion Iberoamericana de Historia Urbana, 2016. v. 1. p. 874-882.

  • PICCINATO JUNIOR, Dirceu ; SALGADO, Ivone . Conflitos políticos e articulações sociais: a história dos limites entre São Paulo e Minas Gerais na formação do território nordeste paulista - 1720 a 1935. In: XIII Seminário de História da Cidade e do Urbanismo, 2014, Brasília. Território, 2014.

  • PICCINATO JUNIOR, Dirceu ; SALGADO, Ivone . Urban conflict: the difficult relation between the church and the municipality in the management of the urban land in Brazil. In: XVI IPHS Conference - International Planning History Society, 2014, St. Augustine, Florida.. Select Full Papers, 2014. p. 872-885.

  • PICCINATO JUNIOR, Dirceu . A construção da cidade burguesa em Franca (SP) entre os anos de 1890-1930. In: III Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2014, São Paulo. Anais do III Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2014. p. 1-11.

  • PICCINATO JUNIOR, Dirceu ; SALGADO, Ivone . Tenure of urban land: structure, form and transformation of the original urban space of the city of Ribeirão Preto - SP, Brazil. In: XXI International Seminar Urban Form, 2014, Porto. Our common future in urban morphology, 2014. v. I. p. 788-797.

  • PICCINATO JUNIOR, Dirceu ; SALGADO, Ivone . Dos entrantes mineiros à imigração italiana: as três soluções construtivas e estilísticas para a Igreja Matriz de Batatais/SP. In: I Congresso Internacional de História da Construção Luso-brasileira, 2013, Vitória-ES. I Congresso Internacional de História da Construção Luso-brasileira, 2013. v. 1. p. 1-19.

  • PICCINATO JUNIOR, Dirceu . A formação e atuação do 'bacharel urbanista' Washington Luis Pereira de Sousa na cidade de Batatais/SP: o Código de Posturas de 1894. In: XII Seminário de História da Cidade e do Urbanismo, 2012, Porto Alegre. XII SHCU: A CIRCULAÇÃO DAS IDEIAS NA CONSTRUÇÃO DA CIDADE: UMA VIA DE MÃO DUPLA, 2012. p. 1-11.

  • LORENZI, L. R. ; PICCINATO JUNIOR, D. . A IMPORTÂNCIA DO ART DÉCO PARA O PATRIMÔNIO CULTURAL DA CIDADE DE PASSO FUNDO. In: XIII Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e XII Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação IMED 2019, 2019, Passo Fundo. Anais do Evento. Passo Fundo: IMED, 2019. v. 1. p. 1-6.

  • LORENZI, L. R. ; PICCINATO JUNIOR, Dirceu . Entre memoria e historia: la arquitectura Art Déco y el no reconocimiento de su valor histórico en la ciudad de Passo Fundo/RS, Brasil.. In: 2° CONGRESO IBEROAMERICANO DE HISTORIA URBANA, 2019, Cidade do México. Relación de mesas temáticas, 2019. v. 1. p. 304-305.

  • PICCINATO JUNIOR, Dirceu . Saturnino de Brito e o traçado sanitário das cidades. Estudo de caso: Santa Maria/RS. In: PNUM MARINGÁ: FORMA URBANA E NATUREZA, 2019, Maringá/PR. Caderno de resumos. Maringá/PR: PPU, 2019. v. 1. p. 66-67.

  • DAMETTO, K. S. ; PICCINATO JUNIOR, Dirceu . A forma urbana das cidades de origem de colônias agrícolas. Estudo de caso: Caxias do Sul/RS. In: PNUM MARINGÁ: FORMA URBANA E NATUREZA, 2019, Maringá/PR. Caderno de resumos. Maringá/RS: PPU, 2019. v. 1. p. 74-75.

  • PICCINATO JUNIOR, Dirceu ; SALGADO, Ivone . Patrimônio urbano, solo sagrado: a continuidade de um modelo de fundação de cidades no Brasil. In: 54 INTERNATIONAL CONGRESS OF AMERICANISTS 'BUILDING DIALOGUES IN THE AMERICAS', 2012, Viena. Simpósios: Áreas Temáticas (Estudos Pós Coloniais), 2012.

  • PICCINATO JUNIOR, Dirceu ; ALMEIDA, C. C. O. ; KUJAWA, H. A. . O IDEÁRIO URBANO DE SATURNINO DE BRITO E O PLANO DE MELHORAMENTOS PARA A CIDADE DE PASSO FUNDO/RS. OCULUM ENSAIOS , 2020.

  • PICCINATO JUNIOR, Dirceu ; SALGADO, Ivone . Terra urbana aforada: a regulação da produção social do espaço urbano em Jeriquara/SP. Risco: Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo (on line) , 2020.

  • BERTUZZI, F. B. ; CARDOSO, Grace Tibério ; PICCINATO JUNIOR, DIRCEU . O Parque Olímpico do Rio de Janeiro/RJ e os vestígios de sua utilização. CADERNOS DE PÓS GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (MACKENZIE. ONLINE) , 2019.

  • LORENZI, L. R. ; SANTIAGO, A. G. ; PICCINATO JUNIOR, Dirceu . Percepção do usuário: art déco e o edifício Lângaro em Passo Fundo - RS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DAMETTO, K. S. ; PICCINATO JUNIOR, Dirceu . Traçado urbano: o parcelamento agrícola e a produção do espaço urbano. Estudo de caso: Colônia de Caxias/RS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LORENZI, L. R. ; PICCINATO JUNIOR, Dirceu . O reuso de edificações patrimoniais: a construção de um conceito. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PICCINATO JUNIOR, Dirceu ; SALGADO, Ivone . Do vernacular ao erudito: a (re)construção da Igreja Matriz de Nosso Senhor Bom Jesus da Cana Verde - Batatais (SP). 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PICCINATO JUNIOR, Dirceu ; SALGADO, Ivone . Conflitos políticos e articulações sociais: a história dos limites entre São Paulo e Minas Gerais na formação do território nordeste paulista - 1720 a 1935. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PICCINATO JUNIOR, Dirceu ; SALGADO, Ivone . Tenure of urban land: structure, form and transformation of the original urban space of the city of Ribeirão Preto - SP, Brazil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PICCINATO JUNIOR, Dirceu . A construção da cidade burguesa em Franca (SP) entre os anos de 1890-1930. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PICCINATO JUNIOR, Dirceu ; SALGADO, Ivone . Urban conflict: the difficult relation between the church and the municipality in the management of the urban land in Brazil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PICCINATO JUNIOR, Dirceu ; SALGADO, Ivone . Dos entrantes mineiros à imigração italiana: as três soluções construtivas e estilísticas para a Igreja Matriz de Batatais/SP. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PICCINATO JUNIOR, Dirceu . O estado da arte na configuração do urbano. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PICCINATO JUNIOR, Dirceu . Terra urbana, patrimônio fundiário: uma análise histórica da apropriação do solo na configuração do urbano no nordeste paulista (1800-1930). 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PICCINATO JUNIOR, Dirceu . A formação e atuação do 'bacharel urbanista' Washington Luis Pereira de Sousa na cidade de Batatais: o Código de Posturas de 1894. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PICCINATO JUNIOR, Dirceu . O caminho do Anhanguera e suas possibilidades.. São Paulo: VITRUVIUS - Resenhasonline, 2015 (Resenha).

  • PICCINATO JUNIOR, Dirceu . Escritos sobre espaço e história.. Campinas: OCULUM ENSAIOS - Revista de Arquitetura e Urbanismo, 2015 (Resenha).

  • PICCINATO JUNIOR, Dirceu . A Produção do espaço urbano: agentes e processos, escalas e desafios. Recife: Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, v. 16, n. 2, 2014 (Resenha).

  • PICCINATO JUNIOR, Dirceu . Cidades do novo mundo: ensaios de urbanização e história.. Salvador: CADERNO CRH ? Revista do Centro de Recursos Humanos da Universidade Federal da Bahia, 2014 (Resenha).

  • PICCINATO JUNIOR, Dirceu . Escritos históricos e novas perspectivas urbanas. Salvador: UFBA - Revista Caderno CRH - Centro de Recursos Humanos, v. 27, n. 72, p. 647 - 649, Set./Dez. 2014., 2014 (Resenha).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PICCINATO JUNIOR, Dirceu . 3170 - Avaliação de Periódico Revista de Arquitetura IMED. 2019.

PICCINATO JUNIOR, DIRCEU . 3227 - Avaliação de Periódico Revista de Arquitetura IMED. 2019.

PICCINATO JUNIOR, DIRCEU . PES-2019-0137 - Avaliação de Trabalho Iniciação Científica UFFS - Erechim/RS. 2019.

PICCINATO JUNIOR, DIRCEU . XIII Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e XII Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação IMED. 2019.

PICCINATO JUNIOR, DIRCEU . XIII Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e XII Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação IMED. 2019.

PICCINATO JUNIOR, Dirceu . 3443 - Avaliação de Periódico Revista de Arquitetura IMED. 2019.

PICCINATO JUNIOR, Dirceu . 3261 - Avaliação de Periódico Revista de Engenharia Civil IMED. 2019.

PICCINATO JUNIOR, Dirceu . 34_SRAHG_025 Avaliação de Trabalho Seminário Arquitetura Humanitária. 2019.

PICCINATO JUNIOR, Dirceu . 3674 - Avaliação de Periódico Revista de Arquitetura IMED. 2019.

PICCINATO JUNIOR, Dirceu . Membro da Comissão Científica da XII Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e XI Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação da IMED 2018. 2018.

PICCINATO JUNIOR, Dirceu . Membro da Comissão Científica do VII Seminário Internacional de Construções Sustentáveis. 2018.

PICCINATO JUNIOR, Dirceu . 13840 - Avaliação de Periódico Arquitetura Revista Unisinos. 2018.

PICCINATO JUNIOR, Dirceu . 2754 - Avaliação de Periódico Revista de Arquitetura IMED. 2018.

PICCINATO JUNIOR, Dirceu . 3085 - Avaliação de Periódico Arquitetura Revista Unisinos. 2018.

PICCINATO JUNIOR, Dirceu . 2998 - Avaliação de Periódico Revista de Arquitetura IMED. 2018.

PICCINATO JUNIOR, Dirceu . Membro da Comissão Discente do Processo Seletivo Suplementar I - PPG-ARQ (2019/1). 2019.

PICCINATO JUNIOR, Dirceu . Membro da Comissão Discente do Processo Seletivo Suplementar II - PPG-ARQ (2019/2). 2019.

PICCINATO JUNIOR, Dirceu . Membro da Comissão Discente Prêmio Aluno Pesquisador PPGARQ - IMED. 2019.

PICCINATO JUNIOR, Dirceu . Membro da Comissão Científica do 1º Seminário Científico Latino-americano em questões de Risco, Arquitectura Humanitária e Gênero. 2019.

PICCINATO JUNIOR, Dirceu . Comissão de Seleção Discente (2018 - Turma 2019). 2018.

PICCINATO JUNIOR, Dirceu . Comissão de Seleção de Bolsas PPGARQ-IMED. 2018.

PICCINATO JUNIOR, Dirceu . Residência Edmar Gomieiro. 2009.

PICCINATO JUNIOR, Dirceu . Residência Charles Oliveira. 2006.

PICCINATO JUNIOR, Dirceu . Residência Antônia Lourdes Baioco Oliveira. 2006.

PICCINATO JUNIOR, Dirceu . Loja Recanto das Artes. 2005.

PICCINATO JUNIOR, Dirceu . Residência Luciano Bugliani. 2005.

PICCINATO JUNIOR, Dirceu . Residência Alexandre Pereira. 2004.

PICCINATO JUNIOR, Dirceu . Residência Paulo Quaiotti. 2004.

PICCINATO JUNIOR, Dirceu . Núcleo de Apoio ao POSURB - PUC-Campinas. 2013; Tema: Divulgação de eventos e informações do Programa de Pós-graduação em Urbanismo da PUC-Campinas. (Site). (Site).

PICCINATO JUNIOR, Dirceu . Reuso de Edificações e do Espaço Construído: Áreas de Interesse Histórico e Patrimônio. 2019. (Maquete).

PICCINATO JUNIOR, Dirceu . Representação discente no Conselho do POSURB. 2013. (Representante discente).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Ideário urbano: o urbanismo sanitarista de Saturnino de Brito para a cidade de Passo Fundo/RS ? Brasil, Descrição: A presente pesquisa busca analisar o projeto de Saturnino de Brito para a cidade de Passo Fundo/RS durante a Primeira República. O primeiro registro cartográfico da então Freguesia de Passo Fundo data de 1853. A planta retrata uma série de edificações agrupadas em quarteirões de formatos irregulares, tendo como eixo estruturador a antiga Estrada dos Tropeiros. Entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX a cidade passa por significativas transformações, fruto da implantação da malha ferroviária no ano de 1898. O traçado ferroviário possibilitou na alteração do processo de expansão e da paisagem da cidade. A presença da ferrovia, bem como da estação, representou o progresso, todavia, este momento contrastava com as condições urbanas da localidade. Problemas com doenças, a água, esgoto e ausência de higiene, dentre outros fatores, foram determinantes para contratar o Engenheiro Francisco Saturnino Rodrigues de Brito em 1919. O projeto de saneamento e expansão do espaço urbano elaborado pelo sanitarista não foi implantado, conquanto, defendemos a hipótese de que o mesmo redefiniu a perspectiva do espaço construído (e a ser construído) e o modo de atuação do poder público municipal de Passo Fundo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Dirceu Piccinato Junior - Coordenador / Henrique Aniceto Kujawa - Integrante / Caliane Christie Oliveira de Almeida - Integrante / Letícia Regina Lorenzi - Integrante / Kátia Savaris Dametto - Integrante / Dayvid Andrade de Souza - Integrante / Camila Nardino - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Planejamento, Projeto e Clima Urbano: o desenho urbano e suas implicações na vulnerabilidade, conforto e qualidade do espaço urbano, Descrição: O presente projeto temático tem por objetivo viabilizar pesquisas relacionadas à temática do planejamento urbano e suas interfaces relacionadas ao uso, apropriação e gestão das cidades, considerando aspectos morfológicos, sociais, culturais e físicos, como a caracterização climática local. O planejamento do uso e ocupação do solo é uma tarefa das mais complexas, uma vez que necessita de subsídios de várias disciplinas e é essencialmente um processo de gestão e tomada de decisões, manifestadas através da transformação do ambiente, natural e construído. Entretanto, na maioria das cidades brasileiras, o desenho e a densificação foram realizadas sem planejamento global, muitas vezes de forma desconectada do existente e, portanto, sem compromissos com os impactos que podem causar. O layout das cidades deve levar em conta as características do local, tais como posicionamento geográfico, que define em termos gerais o clima predominante, topografia, cobertura do solo e outros elementos da ecologia. No entanto, estes informações são muitas vezes não relacionadas ou incompletas, o dificulta a compreensão dos aspectos locais de forma mais ampla e a aplicação do conhecimento pelos planejadores. Neste sentido, os subprojetos vinculados à este projeto buscam caracterizar e analisar as relaçõesformais, físicas e tecnológicas presentes na cidade Passo Fundo-RS, e os impactos que as alterações nestas relações podem causar na qualidade de vida urbana. Dessa forma pretende-se obter um diagnóstico amplo e mais completo em relação ao uso e apropriação do espaço urbano, visando apoiar futuras ações de Planejamento Urbano na cidade de Passo Fundo-RS, nosso estudo de caso.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (17) . , Integrantes: Dirceu Piccinato Junior - Coordenador / Grace Tibério Cardoso - Integrante / Lauro André Ribeiro - Integrante / Fernanda da Cruz Moscarelli - Integrante / Thaísa Leal da Silva - Integrante / Celina Maria Britto Correa - Integrante / Saionara Dias Vianna - Integrante / Luciana Oliveira Fernandes - Integrante / Rolando Arturo Cubillos - Integrante / Brenda Tejada - Integrante.

  • 2018 - Atual

    CULTURAL HERITAGE, URBANISTICA E SVILUPPO LOCALE, Descrição: Desenvolvimento de atividades de pesquisa relacionadas à experiência de desenvolvimento local, preservação do patrimônio e atividades turísticas a partir dos Ecomuseus, resultante do convênio interinstitucional da IMED (PPGARQ e PPGD) com a Shongqing University of Arts and Sciences (China) e com a Università degli Studi di Perugia (Itália).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Dirceu Piccinato Junior - Integrante / Henrique Aniceto Kujawa - Coordenador / Caliane Christie Oliveira de Almeida Silva - Integrante / Daniele Pabuono - Integrante / Jacopo Paffarini - Integrante.

  • 2017 - Atual

    O poder público e o processo de formação e transformação do parque habitacional urbano no Rio Grande do Sul no século XX, Descrição: A identificação e análises das ações pensadas e concretizadas, programas e políticas públicas habitacionais empreendidas pelo poder público no Sul do país ao longo do século XX, bem como da produção de moradias resultante, sua arquitetura, urbanismo e profissionais envolvidos, se conformaram como os principais objetivos deste projeto de pesquisa, que iniciou suas atividades tomando o estado do Rio Grande do Sul como foco das apreciações. Um estudo empírico analítico, baseado em distintas fontes, sobretudo primárias, que dialogam em diferentes níveis para a (des)construção de verdades historiográficas sobre o tema e para o conhecimento de uma atuação ainda ofuscada por análises centradas na produção do sudeste do país. Assim, este projeto de pesquisa tem como temas ?o processo de formação, transformação e apropriação da cidade? e ?habitação urbana? e dentre as discussões que esta temática suscita, as preocupações centrais que norteiam a pesquisa se propõem a responder as questões: Como as políticas estatais formuladas entre as décadas de 1930 e 1980, sobretudo, lidaram com o problema da habitação no Rio Grande do Sul? Como se estruturou o quadro de ação dos órgãos que institucionalizam a moradia no estado? Que soluções físico-espaciais foram adotadas pelos corpos técnicos dos mencionados órgãos? Quais as constantes e as especificidades arquitetônicas das unidades financiadas e/ou construídas pelo poder público na mencionada localidade? O presente estudo se justifica, dentre outros aspectos, pela latente necessidade de se revisar a historiografia acerca da política pública habitacional do país, da produção habitacional estatal e da arquitetura resultante dessas ações, diante dos hiatos identificados nas publicações existentes sobre o assunto e pela escassez de dados e informações oficiais sobre a atuação do Estado no campo da moradia. Dessa forma, o registro e o estudo desses exemplares conformar-se-ão uma contribuição para a história da moradia no Brasil, bem como para o registro da memória e construção da história do Rio Grande do Sul e, consequentemente, da região sul do país.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Dirceu Piccinato Junior - Integrante / Henrique Aniceto Kujawa - Integrante / Caliane Christie Oliveira de Almeida - Coordenador / Angela Lúcia de Araújo Ferreira - Integrante / Wagner do Nascimento Rodrigues - Integrante / Pedro Henrique Carretta Diniz - Integrante.

  • 2016 - 2019

    Formação territorial, formação urbana e arquitetura da casa senhorial na Campinas do açúcar e do café: história social e cultura material, Descrição: A pesquisa pretende analisar os desmembramentos territoriais e a formação da rede urbana na região de Campinas e a produção do espaço construído, com destaque para o estudo da arquitetura da casa senhorial. No estudo da formação territorial pretende investigar a formação das primeiras sesmarias que deram origem aos engenhos de açúcar da região, os seus desmembramentos e a posterior formação das fazendas de café. O estudo se insere no campo da história social, portanto será investigada as relações e teias sociais que permeiam a formação do território com destaque para a análise das estratégias de manutenção pelo matrimônio das terras e propriedades nas mãos das famílias nobiliárquicas da região. No estudo da rede urbana pretendemos compreender a relação entre campo e cidade, a periodização das redes formadas historicamente, a questão fundiária regional, os desmembramentos territoriais e as lógicas de ocupação territorial que estruturaram a formação dos distritos históricos de Campinas (Sousas, Joaquim Egídio e Barão Geraldo). Na análise da produção do espaço construído e de sua arquitetura pretendemos investigar a formação espacial de cada núcleo (distrito), as técnicas construtivas dos edifícios representativos da organização social, no campo ( o engenho de açúcar e a fazenda de café) e na cidade (a capela, a matriz, a casa de câmara e cadeia, o sobrado urbano, com destaque para a casa senhorial). Na análise da casa senhorial pretendemos investigar as relações entre a tradição da arquitetura no contexto das relações sócias e culturais entre Brasil e Portugal na formação da casa senhorial (urbana e rural) que esteve presente na formação da sociedade da Colônia e do Império. No entendimento do processo de formação dos ideários urbanos que contribuem para a materialização do espaço estas três dimensões: formação territorial, formação urbana e materialização da arquitetura do casario senhorial delimitam o quadro conceitual da pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Dirceu Piccinato Junior - Integrante / Ivone Salgado - Coordenador / Antonio Carlos Rodrigues Lorette - Integrante / Daniela da Silva dos Santos Krogh - Integrante / Rodrigo Henrique Busnardo de Souza - Integrante / Caio Júlio Guedes - Integrante / Vitória Ribeiro - Integrante / Renan Alex Treft - Integrante.

  • 2015 - 2015

    A origem do sistema jurídico da enfiteuse na terra urbana em Portugal e sua manutenção no século XIX., Descrição: Considerando a discussão sobre a terra urbana aforada, o objetivo principal para o desenvolvimento do estágio e pesquisa em Portugal, na Universidade do Algarve, sob as orientações de Renata Klautau Malcher de Araújo, foi o de analisar e compreender a estrutura da propriedade fundiária urbana e os desdobramentos do processo de urbanização sob a instituição da enfiteuse em Portugal, suas origens e especificamente a manutenção deste instituto jurídico durante o século XIX. O Instituto da enfiteuse perdurou em Portugal até o ano de 1976, momento em que os poucos foros ainda em vigor à data foram objeto de remição e conversão em propriedade plena.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Dirceu Piccinato Junior - Integrante / Renata Klautau Malcher de Araújo - Coordenador.

  • 2014 - 2016

    Fundação de cidades e constituição da rede urbana na região de Campinas durante o ciclo do açúcar, Descrição: A pesquisa visa analisar a região de Campinas destacando a sua formação histórica no contexto de formação do território paulista e visa identificar o processo de fundação de cidades e de constituição da rede urbana neste território, assim como seus respectivos processos constitutivos do urbano e do patrimônio arquitetônico. Os objetivos gerais da pesquisa se colocam como os da identificação das cidades do território paulista, em especial da região denominada como primeiro oeste paulista, a região de Campinas, que ainda preservem vestígios de configurações urbanas representativas do ciclo econômico do açúcar. Através desta identificação, pretende-se subsidiar políticas de preservação patrimonial, com destaque para seus aspectos arquitetônicos e urbanísticos, para fins de preservação do conjunto do seu patrimônio urbano ou de seus vestígios de formação da urbes. O quadro teórico conceitual da pesquisa abrange: o conceito de rede urbana; aquele de formação urbana ?; e o de produção do espaço construído e arquitetura. Na abordagem da formação urbana pretende-se analisar o desmembramento fundiário do município, as relações entre poder civil e poder religioso, a economia e a demografia local e regional, as relações de produção e os agentes sociais envolvidos nesta produção, todas estas são categorias de análise necessárias para a compreensão da formação do urbano. Quanto à produção do espaço construído e sua arquitetura pretendemos considerar a configuração espacial de cada núcleo, as técnicas construtivas e os edifícios representativos da organização social.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Dirceu Piccinato Junior - Integrante / Ivone Salgado - Coordenador / Iara Fioravanti Sampaio - Integrante / Stephanie Louvet Guazzelli - Integrante / Helena Amaral Franceschinelli - Integrante / Mariana Batalin Amparo - Integrante / Vivian Helena Peronti Procópio - Integrante / Maria Clara de Oliveira Calil - Integrante.

  • 2014 - 2014

    Vestígios das configurações urbanas do ciclo cafeeiro: 1850 a 1930 - na região de Campinas., Descrição: A pesquisa visa estudar a formação do território paulista no ciclo do café, analisar o processo de fundação de cidades e de constituição da rede de cidades neste território e dos seus respectivos processos constitutivos do urbano. Os objetivos gerais da pesquisa visam a identificação de cidades do estado de São Paulo, em especial da Região Administrativa de Campinas, que ainda preservem vestígios da configuração urbana do ciclo cafeeiro no estado? 1850 a 1930. Através desta identificação, pretende-se subsidiar políticas de preservação patrimonial, com destaque para seus aspectos arquitetônicos e urbanísticos, para fins de preservação do conjunto do seu patrimônio urbano ou de seus vestígios de formação da urbes. A investigação utilizará como método o analítico e como técnicas de investigação a análise de séries históricas do IBGE e demais arquivos documentais, assim como séries cartográficas, em especial a do Instituto Geográfico e Cartográfico do Estado e São Paulo e séries iconográficas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Dirceu Piccinato Junior - Integrante / Ivone Salgado - Coordenador / Carolina Gonçalves Nunes - Integrante / Iara Fioravanti Sampaio - Integrante.

  • 2013 - 2016

    Em chão urbano, o senhorio é santo: urbanização e aforamento de terras no Bispado do Ribeirão Preto entre o Brasil Império e a Primeira República, Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo analisar e discutir a estrutura, a forma e as transformações dos espaços urbanos da região nordeste do estado de São Paulo, tendo por base a propriedade fundiária urbana sob o regime jurídico de enfiteuse, aforamento ou emprazamento. Foi recorrente no Brasil durante os períodos colonial, imperial e parte do republicano a concessão de terras à Igreja Católica para a fundação de cidades. Como essas terras eram destinadas à formação dos bens patrimoniais de um santo de devoção, elas não poderiam ser comercializadas. Como alternativa, a Igreja utilizou-se do aforamento como fonte de renda, por meio do parcelamento do solo. A enfiteuse expressa uma relação em que há um proprietário (o senhorio) que possui o domínio direto da terra urbana, concedendo a outro (o enfiteuta) o domínio útil da mesma, outorgando a este último o direito de usufruir. Esta legislatura foi empregada em Portugal a partir da Idade Média e foi transferida para Brasil por meio das Ordenações (Afonsinas, Manuelinas e Filipinas). Como essa conjuntura teve significativa influência no processo de urbanização nas cidades da região de Franca, Batatais e Ribeirão Preto, essencialmente durante o século XIX, com permanência desta condição de aforamento da terra urbana até os dias atuais, esta pesquisa se volta para esta análise, visando a esclarecer estes complexos processos de apropriação do chão urbano. Utilizaremos como método de investigação a análise dos Livros Tombos e as cartas de aforamento das cidades em estudo, documentações estas pertencentes às paróquias.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Dirceu Piccinato Junior - Integrante / Ivone Salgado - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Faculdade Meridional, FACULDADE MERIDIONAL. , Rua Senador Pinheiro, Vila Rodrigues, 99070220 - Passo Fundo, RS - Brasil, Telefone: (54) 30456100, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - Atual

    Faculdade Meridional

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente de Stricto Sensu-Mestrado Arq. e Urb, Carga horária: 28, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2018 - Atual

    Faculdade Meridional

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente da Graduação em Arq. e Urb., Carga horária: 12

    Atividades

    • 08/2019

      Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Urbanismo Contemporâneo (Turma A - manhã), Urbanismo Contemporâneo (Turma B - noite)

    • 08/2019

      Ensino, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo (PPGARQ), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Morfologia, Usos e Apropriações das Edificações e dos Espaços Urbanos

    • 02/2018

      Pesquisa e desenvolvimento , FACULDADE MERIDIONAL, .,Linhas de pesquisa

    • 04/2019 - 07/2019

      Ensino, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo (PPGARQ), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Reuso das edificações e dos espaços construídos: áreas de interesse histórico e patrimônio

    • 02/2019 - 07/2019

      Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Urbanismo Contemporâneo

    • 02/2019 - 07/2019

      Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento Urbano e Regional

    • 08/2018 - 12/2018

      Ensino, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo (PPGARQ), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Morfologia, Usos e Apropriações das Edificações e dos Espaços Urbanos

    • 08/2018 - 12/2018

      Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Urbanismo Contemporâneo

    • 02/2018 - 07/2018

      Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estética e História da Arte, História e Teoria da Arquitetura e do Urbanismo

    • 02/2018 - 07/2018

      Ensino, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo (PPGARQ), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Reuso das edificações e dos espaços construídos: áreas de interesse histórico e patrimônio

  • 2018 - Atual

    Fundação Meridional

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Produtividade de Pesquisa

    Outras informações:
    Bolsa não tributável

  • 2018 - Atual

    Fundação Meridional

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

    Outras informações:
    Colaboração em projeto de pesquisa para a aquisição de equipamentos da FAPERGS e a BPP.

  • 2017 - 2018

    Prefeitura Municipal de Sales Oliveira

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Arquiteto e Urbanista, Carga horária: 40

  • 2013 - 2016

    Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador/Estudante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2010 - 2012

    Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2010 - 2010

    Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Estagiário, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Professor Assistente da disciplina Arquitetura no Brasil

    Atividades

    • 02/2013 - 12/2016

      Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-graduação em Urbanismo, .,Linhas de pesquisa

    • 02/2010 - 02/2012

      Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-graduação em Urbanismo, .,Linhas de pesquisa

  • 2015 - 2015

    Universidade do Algarve

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador - Bolsista FAPESP, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Estágio de Pesquisa no Exterior (Reserva Técnica) - FAPESP, sob a supervisão da Profa. Dra. Renata Malcher de Araújo.

  • 2012 - 2013

    Universidade do Grande ABC

    Vínculo: Professor Adjunto, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

    Atividades

    • 08/2012 - 12/2012

      Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Questões do Mundo Contemporâneo, Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo II, Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo III, Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo IV

    • 02/2012 - 06/2012

      Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estética e História da Arte I, Estudos Sociais, Ambientais e Econômicos I

  • 2002 - 2003

    ConstruSales

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Arquiteto, Carga horária: 30

    Atividades

    • 08/2002 - 04/2003

      Serviços técnicos especializados , ConstruSales, .,Serviço realizado, Projeto de Lay-Out para a Diretoria da Faculdade de Economia e Administração, USP Ribeirão Preto, sob as responsabilidades da Construtora (ConstruSales)..

  • 2003 - 2010

    dpjr arquitetura

    Vínculo: Profissional técnico, Enquadramento Funcional: Arquiteto e Urbanista, Carga horária: 30

    Atividades

    • 07/2003 - 01/2010

      Direção e administração, dpjr arquitetura, .,Cargo ou função, Arquiteto e Urbanista.